Reprodução

Trump anuncia tarifas para o aço brasileiro

02.12.19 09:13

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na manhã desta segunda-feira, 2, que vai retomar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio do Brasil e da Argentina. A declaração foi feita no Twitter.

“Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para nossos agricultores”, acusou Trump. “Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todo o aço e o alumínio enviados para os EUA a partir desses países.”

Ao fazer o anúncio, o presidente dos Estados Unidos também criticou o Fed, o banco central do seu país. “O Federal Reserve deveria agir da mesma forma, para que países, que são muitos, não se aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportarem seus produtos de maneira justa”, disse.

Trump anunciou em agosto de 2018 um alívio na cobrança sobre as importações de aço e alumínio que excedessem as cotas livres do pagamento das sobretaxas impostas pelo governo dos Estados Unidos em março do mesmo ano. A decisão valeu para as cotas de aço da Coreia do Sul, do Brasil e da Argentina, e do alumínio da Argentina.

O presidente Jair Bolsonaro respondeu ao anúncio dizendo que irá conversar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a desvalorização. “Se for o caso, falo com Trump, tenho canal aberto”, acrescentou. Bolsonaro tem procurado desde o início do seu governo o alinhamento com o governo Trump.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Disse tudo! Eu tenho amigos de esquerda que são inteligentes e, portanto, justificam suas posições políticas com argumentos sofisticados. Aqui há militante pateta que ganha por mensagem postada ou tem cota mínima a cumprir. Chega pra mim!

  1. Jair Bolsonaro sempre foi, continua sendo e sempre será um completo idiota. Cadê os bozistas que comemoraram esse romance patético e ainda chamaram de invejosos os que criticavam essas ações?

  2. JB se apaixonou loucamente por Donald, confiou, entregou-se, cedeu a virgindade e, ao invés de obter a proposta de noivado, foi chutado como guenga latino-americana. E ainda acha que irá reatar o romance com um telefonema. Ai, que machão... Canal aberto... Aberto ficou outra coisa...

  3. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Nem as juras de amor do Bozo ao Trump resolveram. O Bozo é um idiota mesmo. Ele não sabia que o Trump gosta de maltratar as mulheres apaixonadas por ele? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Para mim tem outra história por trás. Está decisão foi uma represália ao fato do Bozo ter acusado o Leo. O Bozo não sabia que 90% das mulheres dos republicanos gostariam de estar no Titanic com o cara? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Bozo é um trouxa! Não acerta uma!

    1. O Jose está em êxtase! Tomou todos os Ecstasy da farmácia do seu bairro. Cuidado cara, pare com essa crise de riso.

    2. Luis -/ Deixa de ser retardado. A corrupção continua como nunca. A economia patina cada vez mais. O desemprego não cai e a violência continua igual. Bozista deslumbrado e tão néscio quanto petista fanático.

    3. quem acertou mesmo foi o condenado solto né Zé, um ano sem qualquer escândalo no governo é não acertar nada, que coisa cabulosa, emprego voltando, violência caindo, inflação caindo, só analfabeto funcional não enxerga o progresso do novo governo

  4. Nossa, praticamente só tem comuna comentando aqui. Tudo que Bolsonaro faz é errado. Não entendo qual seria a vantagem de hostilizar um cara vaidoso e instável como o Trump.

    1. Eu acredito que aqui haja um único militante remunerado com vários perfis. As mensagens são todas parecidas e igualmente medíocres. Seguem todas o mesmo script. Zzzzz Que preguiça.

    2. Creio que a Diana ainda sonha em ser atacada por um comuna com fome. Deve ser isso que a faz viver no passado.

  5. Ao invés de governar sério, nosso "gênio" presidencial fica acusando sem provas o ator Leonardo di Caprio e causa mais um vexame de repercussão internacional. Foi desmentido e não tem provas. JB não tem condições de ser presidente nem de escola de samba do último grupo. A escola seria rebaixada para o lixo.

  6. I LOVE YOU, TRUMP !!! Bolsonaro, o "gênio" presidencial brasileiro, obteve mais um de seus "sucessos" no puxa-saquismo ao Trump. É a Economia, estúpido !!!

  7. Bolsonaro poderia começar cancelando as concessões feitas aos EUA, como a cessão da base de Alcântara, isenção de visto e de tarifas do álcool. Poderia também ameaçar adotar o 5G da China. Trump morre de medo disso. Nossa política externa está nas mãos de amadores, por questões ideológicas. Assim não dá!

  8. Ler comentários é como torturar a si próprio...Pela madrugada... A idiotice e cegueira tomaram conta do ser humano. Só se sabe xingar e esculhambar o próximo...

    1. Concordo! Este seu comentário é o mais correto de todos... Chamar os outros de estúpido como fazem uns apos o traíra do TRUMP fazer o q fez é fácil...

  9. O câmbio é flutuante, a cotação do dólar sobe e desce, conforme a evolução da economia. Não tem como o Paulo Guedes interferir nisso daí. Agora só falta mexer artificialmente na cotação do dólar para atender ao Trump?

  10. Importantissimo e o titular da presidencia de plantao se preocupar com nossos assuntos principais e nao so com barrakos. Falando em ACO, durante seu processo eleitoreiro falou muito no NIOBIO, e ate agora NADA.

    1. o problema maior e que o niobio sai daqui a 50 dolares o kilo, e no mercado internacional vale 2 000 dolares, tem sim mercado e muito.

    2. Não adianta ter uma reserva enorme de nióbio, e não ter mercado para isso.

  11. Trump age como negociador, e Bolsonaro tenta um laço de amizade. Acho que seria melhor separar as coisas. Amigos... amigos, negócios a parte.

    1. Trump é esse perfil. Essa manobra dele do aço é puramente eleitoral. Não tem fundamento e econômico nenhum.

  12. Bolsonaro é família se acham íntimos do Trump! Vejamos agora se o Trump se importa com o que pensam os Bolsonaros! Acho que o pragmatismo americano falará mais alto! Some -se o fato de que o presidente americano não reluta em jogar os amigos às traças quando estão em jogo interesses pessoais ou do estado!

  13. Certo está o Trump, por defender os interesses de seu país e errado está esse puxa saco e idiota do Bolsonaro com aquele vergonhoso "I love you Trump". Seu canal anal deve mesmo estar aberto para o Trump, seu ridículo!

  14. Bolsonaro , sou seu eleitor , mas caia na real , Trump está se lixando para seu apoio . Interesses dos usa em primeiro lugar , porque vc não taxa o álcool deles ....coloca vc debaixo do balaio e o deixa quieto...

    1. O álcool ainda está sendo taxado. Talvez se fizer uma troca, o aço pelo álcool ele aceite.

  15. Corretíssimo. Em politica externa ha que se observar, sempre, o velho adágio. “ Entre países e chefes de estado não há favores, somente interesses.

  16. Ótimo está defendendo os interesses de seu país, cabe ao presidente Bolsonaro fazer o mesmo. Poderia taxar também o equivalente em produtos americanos, Apple windows, DELL, Amazon, Netflix etc etc

    1. exatamente. amigos, amigos, negócios a parte. hora do Brasil virar adulto.

  17. Quá quá quá quá...com os gringos não existe amizade e nem puxasaquismo. Política externa é coisa para profissionais gabaritados. Amadores deslumbrados quebram a cara, não é Bolsonaro?

    1. Pois é. Bem diferente do que a petralhada fazia, onde aumentaram o preço para os BRASILEIROS, e deram feijão de graça pra Cuba

  18. Toma, vai chupar o saco de Trump. Tá pensando o que? Eles não estão nem aí para o Brasil e vc fica paparicando o cara. Aprenda. E vê se se enquadra, e a seus recrutas zeros também.

  19. ‘Se for o caso’ é ótimo! Acha que negócios e diplomacia são feitos apenas nos gestuais de simpatia e amizade. Parece que ignora propositalmente o ditado ‘amigos amigos negócios a parte!’

    1. Isso aí. Fica babando Trump e acha que é suficiente pra receber regalias daquele país. Eles protegem verdadeiramente o país.

Mais notícias
Assine agora
TOPO