Reprodução

TSE manda Pros devolver R$ 11,2 milhões; partido comprou até avião

07.04.22 16:09

Um dos maiores escândalos por mau uso de recursos do fundo partidário envolveu a compra de um avião para o Pros — em 2016, o então presidente da sigla, Eurípedes Júnior, usou dinheiro público para comprar uma aeronave de uso pessoal. Quase seis anos depois, o Tribunal Superior Eleitoral determinou nesta quinta-feira, 7, que a legenda devolva 11,2 milhões de reais aos cofres públicos. A corte desaprovou as contas do diretório nacional da agremiação. A decisão foi unânime.

O voto original do relator, ministro Sérgio Banhos, previa a devolução de 13,2 milhões de reais, o equivalente a 80,54% dos recursos recebidos pelo partido em 2016. O montante acabou reduzido por sugestão do ministro Alexandre de Moraes.

O plenário do TSE também aplicou multa de 20% sobre esse valor. Além da compra irregular da aeronave, o TSE apontou ainda a destinação fraudulenta de dinheiro para gráficas, sem a comprovação dos serviços.

A compra do avião do Pros deu origem a uma apuração policial e Eurípedes chegou a ser alvo de uma ordem de prisão. A própria casa do ex-chefão do Pros teria sido comprada com dinheiro do fundo partidário. Segundo a ex-mulher, Eurípedes usou 600 mil reais do partido na aquisição da residência, em 2017. Depois, gastou mais de 1 milhão para reformar e ampliar o imóvel, em Planaltina de Goiás. Antes do escândalo envolvendo a compra do avião, Eurípedes já havia destinado recursos do Pros para a aquisição de um helicóptero (foto).

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Funcionário público em qualquer escala de poder, roubando ou usufruindo em causa própria do dinheiro público, tem que ficar impedido eternamente de exercer qualquer atividade pública direta ou indiretamente

    1. Acorda IVAN o Moro virou Muro ante anta incoerência e oportunismo o que é triste e lamentável e assim morre mais um herói e vira Macunaíma neste país de lunáticos .. imagine o que a escória fará com $5bilhões .. já pensou nisto? não? pois pense.

    2. O Brasil é dividido em gangs para todos os gostos. Petistas e similares, Bolsonaristas , Centrão, a máfia dos advogados , dos togados, das diversas polícias, dos jornalistas, do agronegócio, do MST e assemelhados, dos militares golpistas e/ ou corruptos, etc... Desde as capitanias hereditárias. Moro? um cavaleiro solitário honesto e sem malícia. Deu nisso

Mais notícias
Assine agora
TOPO