Adriano Machado/Crusoé

TSE pede ao STF investigação de Bolsonaro por vazamento de inquérito sigiloso

09.08.21 17:53

O Tribunal Superior Eleitoral encaminhou ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira, 9, pedido de investigação do presidente Jair Bolsonaro (foto) pelo vazamento de um inquérito sigiloso. A peça é assinada por todos os ministros da corte.

A notícia-crime será avaliada pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do processo que investiga a difusão de notícias falsas e supostos ataques a integrantes da corte. O pedido de apuração alcança ainda o deputado Filipe Barros, do PSL, e o delegado da Polícia Federal que preside o inquérito.

A Justiça Eleitoral tomou providências cinco dias após o presidente da República divulgar, em entrevista à rádio Jovem Pan, detalhes de uma investigação sobre um ataque ao sistema interno do tribunal, ocorrido em 2018. Ele estava ao lado de Barros, que atuou como relator da PEC do voto impresso em uma comissão especial instalada na Câmara. Bolsonaro ainda publicou as informações nas redes sociais.

A corte quer que Bolsonaro seja investigado com base no artigo 153 do Código de Processo Penal, que define como crime “divulgar, sem justa causa, informações sigilosas ou reservadas, assim definidas em lei, contidas ou não nos sistemas de informações ou banco de dados da Administração Pública”.

Além da apuração, o TSE pediu a determinação da remoção das postagens, que tratam de um “conjunto de informações que deveriam ser de acesso restrito e podem causar danos à Justiça Eleitoral e ao próprio processo democrático de realização e apuração das eleições“.

Esta é a segunda notícia-crime apresentada pelo TSE contra Bolsonaro. Na semana passada, a corte pediu ao STF a investigação do presidente pela disseminação de informações falsas sobre as urnas eletrônicas e de teses conspiratórias sobre supostas fraudes nas eleições.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Impressionante, foi a primeira coisa que percebi. Olhar de louco, de insano com certeza.😳😱

  1. É crime denunciar ? Não. Não é. Há que se apurar e punir o malfeitor ! Aí sim é estado democrático de direito. Aí sim é democracia.

    1. Denunciar precisa de base. Denunciar sem base é crime. O único crime que existe é a morte de mais de 550 mil pessoas por genocídio liderado por um ser bestial apoiado por um bando de seres decrépitos, delinquentes e pervertidos. Não é vera verão?

    1. Para de zurrar Nyco Penyco. Gente honesta quer o teu dono na cadeia. Nyco Penyco! Nyco Penyco! O muar mais decrépito entre os bozogenocidas.

    2. Que povo cara pálida esquerdopata, se 90% está do lado do PR? ,,, Aguarde o dia 7 de setembro e verás.

    3. Vamos combinar, amiga, que só o povo nas ruas viabilizará a resposta institucional prevista na Constituição que ele merece: impeachment.

  2. Triste o GADO que defende o Bozobosta!!!! Se não foi enganados nas eleições?? Então sao genocidas, corruptos, sempre foram Centrão, contra Lava Toga , A favor do voto de Kassio para soltar Lulaladrao!!! É muito difícil se igualar a Ptzada , tá difícil defender!!!!vão ter que comecar a se esconder!!! Os blindados devem ser por isto , esconder os gados de vergonha !!!

  3. Maravilha. Cadeia no Bozogenocida. A cada novo processo os muares como o William, o Nyco Penyco, o Joãozinho Decrépito e o Takagado zurram como nunca. Zurrem muares, zurrem. Esta é a única coisa que vocês podem fazer!

  4. Da uma justa causa para o delegado que vazou para o Bozobosta, aí mais um abandonado pelo caminho , o bozo não segura ninguém, cagao , só pensa nele e na familicia (filhos)!!! Resto de brasileiros , inclusive os seus GADOS que se danem!!!! Terceira via já!!!

    1. Humberto — o chiquinho está desesperado. Deve ser overdose de cloroquina pelo esfíncter.

    2. Menos o Bozoladrao vagabundo e mentiroso,filho da puta ,miliciano; E o Lulaladrao vagabundo e bandido ,igual ao bozobosta !!! Fora estes dois , começaremos a abrir a mente para escolhermos melhor !!!

    3. Quem é essa terceira via O calça apertada? A bicha do RS? O ladrao do CE? Quem??

  5. A prova da manipulação do voto eletrônico esta mostrada.. porque querem esconder? .. fez bem o PR mostrar provas que diziam nao existir.. voto auditável é a prova da verdade .. não do sigilo

    1. Leia-se você. Bem, pensando bem muares não deveriam ser tratados como você. Joãozinho Necrófilo, o mais bestial dos muares bozogenocidas.

    2. Joãozinho Necrófilo, assim não dá! Vice não conhece mais a lambada do teu carrasco? Está me confundindo é? Só por isso ficarás sem a tua alfafa diária, sua criatura imprestavel!

    3. O gado realmenreestá tao cego quanto seu ídolo imbecil. O idiota não apresentouprivas porque não as tinha..

  6. A notícia é comprovação dos motivos do afastamento de Moro do governo . A intervenção no polícia federal como elevou o honrado ex-juiz.

    1. Todo dia esse sociopata apronta alguma. Realmente ele acha que pode tudo. É um louco. Tem que ser removido do cargo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO