Reprodução

Ucranianos que vivem em Moscou são interrogados por agentes da inteligência russa

20.03.22 14:03

A agência de inteligência da Rússia, FSB, antiga KGB, e o Ministério de Assuntos Internos do país ordenaram a coleta de depoimentos de cidadãos ucranianos que vivem em Moscou.

Desde que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou a invasão militar à Ucrânia, a ONG de direitos humanos OVD-Info calcula que cerca de 15 mil pessoas já foram detidas por participar de manifestações pela paz. Pessoas que se manifestaram em redes sociais ou penduraram cartazes na janela contra a guerra foram questionadas pela política.

Nesta quinta-feira, 17, a OVD-Info afirmou que a repressão russa vai mais além: tem interpelado cidadãos que moram em Moscou apenas pelo fato de serem ucranianos.

Nos últimos dias, a ONG ouviu duas pessoas que foram alvo dessa abordagem. Uma garota que foi intimada a comparecer a uma delegacia e um estudante universitário convocado a depor no quarto dia do conflito. À entidade de direitos humanos, a garota contou que um agente russo pediu para verificar seu telefone celular. Na delegacia, também perguntaram se ela tinha a bandeira da Ucrânia em casa ou alguma obra de “literatura proibida. Ao questionar o que seria isso, os policiais responderam que também não sabiam.

Já ao estudante, os agentes da FSB perguntaram se ele frequentava protestos e se poderia passar o nome de alguém que participava de manifestações. Ele havia tentado deixar Moscou em um ônibus, mas acabou interpelado por policiais e levado a uma delegacia, onde passou uma noite.

Tanto a garota quanto o estudante disseram ter visto outros ucranianos sendo interrogados por agentes do governo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Carniceiro do Kremlin merece prisão perpétua e a destinação de todos os seus bens para reconstruir os estragos perpetrados por ele contra os ucranianos. Volte para o inferno, aberração do retrocesso!

  2. Essa FSB deveria interrogar o Putin. Putin tem que explicar os milhares de mortos, entre crianças, mulheres, adultos civis e soldados, e responder criminalmente pelos seus atos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO