Presidência da República

‘Uma limpa’ na área ambiental

29.04.19 13:08

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 29, que negociou com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, “uma limpa” no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais, o Ibama, e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio.

A declaração foi dada na visita do presidente a uma feira do agronegócio (foto) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ao lado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina e de Salles.

“O que seria da nossa Tereza Cristina se o nosso ministro do Meio Ambiente tivesse o perfil de outros que ocuparam aquela pasta até pouco tempo? Pobre Tereza Cristina”, afirmou Bolsonaro no discurso que fez aos produtores. “Hoje, ela tem orgulho de estar ao lado do Ricardo Salles, que já integrou quadros do PSDB e também do Novo, um partido que nos apoia integralmente dentro da Câmara na questão da reforma da Previdência”, declarou

Salles vem mudando a orientação de trabalho dos dois órgãos de fiscalização e preservação  ambiental nos últimos meses, o que levou três diretores do ICMBio a pedirem exoneração na semana passada,  depois de o presidente do instituto também pedir afastamento.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quanta ignorância acerca da dinâmica da paisagem e dos efeitos da vegetação nativa nos serviços ecossistêmicos essenciais pra manutenção e produtividade da agricultura. Eu que sou agricultora de cacau (certificado), látex e pupunha e doutoranda em ecologia pesquisando pragas, fico estarrecida com o nível das discussões descabidas de argumentos razoáveis. A agricultura depende ABSOLUTAMENTE dos serviços prestados pela vegetação nativa. Serviços que NÃO PAGAMOS, ignorantes!

  2. Vou desenhar. Hoje, a China não come sem a soja brasileira. Produz menos de 15% da sua demanda. O 2º produtor mundial é o EUA que não possui capacidade de suprir a demanda chinesa, não chega nem na metade. O resto é resto, inclusive a Argentina. Pergunta de bobo: se vocês fossem do governo xing-ling, estariam preocupados e buscando apoio político dentro do Brasil, que também tem petróleo e minérios que eles precisam? As ditaduras vão ganhar ou vão respeitar e virar democracias?

  3. EXISTEM perigos sim: 1 - Os ruralistas querem perdão da dívida com o Funrural (11 bilhões ou mais), um absurdo; 2 - Fala-se em permitir redução ou eliminação das reservas de pequenas/médias propriedades - isso é crime ambiental, sim; 3 - O governo não pode permitir um hectare de desmatamento mais. 4 - A Amazônia deve ser protegida, sim. 5 - Expurgar os órgãos de petistas, tudo bem, mas colocar ali gente que venha a afetar os biomas em nome do agro-negócio é crime, sim.

    1. 1- Esta dívida é como cobrar de empresa quebrada, a maior parte é de não recolhimento por frigoríficos, atacadistas, laticínios, etc. O recolhimento estava suspenso no STF, na nossa insegurança jurídica. Após anos, agora está sendo recolhido. 2-Não é verdade, para quem tem muita APP não será obrigado a ter mais áreas de preservação(20%). 3- Se tiver na lei e não poder penaliza quem preservou. O correto é indenizar. 4- Concordo. 5- Concordo, mas o "crime" do ministro foi "discordar" da USP...

  4. O problema do "meio ambiente" é que virou moda e negócio. Passou a atrair todo tipo de idiotas e pilantras. (E obviamente, a turma com abstinência de tetas.)

    1. E você não sabe? (1) tecnologia gratuita desenvolvida por pesquisadores brasileiros, (2) terras públicas que foram dadas aos grandes latifundiários de graça; (3) água pública gratuita dado wque os ruralistas não pagam nada por ela; (4) poluição gratuita, pois ruralista polui o solo e a água e não paga absolutamente nada, transferindo o problema todo para a sociedade pagar. Em resumo: é uma atividade onde o lucro é privado e o preju;izo é coletivo. Morou?

    2. O que faz o Brasil um dos maiores exportadores de grãos é o MST ou os ecólogos esquerdistas?

    3. Joséf - LOgo percebe-se que você não sabe nada a Amazônia. Ruralista produz porcaria nenhuma. Tem uma área do tamanho da França desmatada que foi apropriada por um bando de ruralistas bandidos que não produzem absolutamente nada. Se fossem sérios, a região era uma potência econômica.

    4. A ignorância destes ruralistas é um horror. O Ministro, um condenado judicialmente por fraude, está arruinando a reputação ambiental brasileira. Deixou de cobrar as multas dos ruralistas e agora está incentivando a invasão de terras públicas na Amazônia por desmatadores e grileiros. Como consequência a violência no canmpo aumentou. O Bozo está acabando com o agronegócio brasileiro tirando-lhe a única vantagem competitiva que ele tinha. Vai afundar o pais! Aguardem os bloqueios!

  5. E isso ai, a Amazônia e uma reserva sim! mas e uma reserva do agronegócio! Um ministério do meio ambiente totalmente submisso ao ministério da agricultura... seria melhor extinguir logo, para dar mais transparência internacional, "ala pessoal o Brasil não tem um ministerio do meio ambiente, bora boicotar os produtos agrícolas deles... "

Mais notícias
Assine agora
TOPO