Foto: Adriano Machado/Crusoé

Vai dar tempo para Bolsonaro?

03.08.22 13:00

Uma pergunta ronda os empresários com os quais converso: o aumento do Auxílio Brasil de Jair Bolsonaro (foto) lhe dará chance de acirrar a disputa contra Lula e talvez virar o jogo? A minha resposta tem sido que talvez não haja tempo para que isso ocorra, inclusive porque há sempre uma defasagem entre o recebimento efetivo do benefício, a percepção da diferença que ele pode fazer na vida das pessoas e, não menos importante, o crédito a quem seria o benfeitor.

A dois meses do primeiro turno, o tempo está muito curto para Jair Bolsonaro. A pesquisa Qaest divulgada hoje mostra que, entre os que recebem o Auxílio Brasil, a vantagem eleitoral de Lula sobre o presidente da República caiu de 35 para 23 pontos. Nesse recorte, o chefão petista conta com 52% das intenções de voto, contra 29% de Jair Bolsonaro. No mês passado, segundo a Qaest, Lula tinha 62% e o presidente da República, 27%. Em janeiro, o chefão petista aparecia com 57% e Jair Bolsonaro tinha apenas 18%. Ou seja, a simples aprovação do aumento do Auxílio Brasil no mês passado, de 400 reais para 600 reais, parece ter tido efeito.

A questão é que o pagamento do aumento só começa no próximo dia 9, e aí entramos no terreno da defasagem apontada por mim. Além disso, a diferença nas intenções de voto desse público continua grande demais em desfavor de Jair Bolsonaro. Um dos motivos é que boa parte desses eleitores sabe que o presidente da República buscou um ganho eleitoreiro com o aumento do Auxílio Brasil, que ele não é fiador de nada — e que com Lula, dono de histórico consistente no terreno do assistencialismo desbragado, o tamanho do benefício não diminuirá.

O outro ponto que a pesquisa Qaest mostra é que o cenário é de estabilidade na disputa entre os eleitores que não recebem o Auxílio Brasil — Lula tem 41 pontos, contra 34 de Jair Bolsonaro. Ou seja, o presidente da República não está conseguindo tirar votos do chefão petista. Resta saber se, com o início oficial da campanha eleitoral, no próximo dia 16, as pedradas contra a vidraça de corrupção do chefão petista serão suficientes para levar a eleição presidencial para o segundo turno — e se dará para capitalizar a contento o Auxílio Brasil.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O plano de governo divulgado pelo Felipe D’Avila apresenta metas sérias e mensuráveis, um caminho para o futuro que merecemos. Com candidatos como Simone Tebet e Felipe D’Avila, é decepcionante ver tanta atenção sendo dispensada a Lula e Bolsonaro

  2. Eu, particularmente, não acredito que Bolsonaro consiga se reeleger, tendo em vista o péssimo mandato que ele exerceu. Agora, uma coisa eu digo: dando Lula ou Bolsonaro, o país está f****. Tristes momentos nos aguardam.

  3. qual o valor dessa Qaest que em ouras eleições trabalhou para Pimentel e Dilma, colocando-os sempre a frente e no final uma derrota humilhante. Não dá para acreditar e muito menos fazer analises baseados neles

    1. Pode e será por vontade dia ditadores do STF e se eleito destruirá o Brasil ou isto que chamamos União ou Federação ...inevitável.

  4. Sinuca de bico. Votar num corrupto, presidiário, ou votar num desequilibrado mental.Por princípio não votarei em nenhum dos dois. Se forem para o segundo turno, o melhor candidato é o voto nulo. O voto da indignação. O voto, álcool gel, voto das mãos limpas. "Troque suas folhas, mas não perca suas raízes.Mude sua opinião mas não perca seus princípios".

  5. Seria o caso de comemorar uma notícia ruim pro Bolsonaro, mas quando a gente se dá conta que o beneficiário é Lula, dá vontade de sumir. A esperança é que estamos no mês de agosto, quando coisas estranhas acontecem. Será?! ...

  6. Há quatro anos ninguém imaginaria Lula a frente das pesquisas. Mas Bolsonaro é tão despreparado que a história vai se repetir. Infelizmente parece não haver saída.

  7. O jogo só acaba, quando termina(acho até que a frase é do Bolsonaro, rs)mas o sociopata tá liquidado por que é muito burro.O Brasil não merecia o Lula de volta, mas, entre um louco e um mão leve, parece que a inteligência é a força.

    1. Sim. Esta deveria ser a pergunta do artigo. Dará tempo para Simone Tebet deslocar um dos dois bandidos e ir ao segundo turno?

  8. Nem um nem outro, existe vida inteligente além dessa disputa infame. Está tudo de pernas pro ar quando as pessoas definem para todos, que não querer Bolsonaro significa querer Lula.

  9. Teremos segundo turno, Mario. Inconcebível que o comuna genocida que desgraçou os hospitais até a chegada da pandemia não esteja preso e cagando num buraco, pela graça de um pseudojuiz petista. Vivam nossos heróis Moro e Dallagnol !!!!

  10. Mário, tem que dar tempo para o eleitor pensar direito e no 1° turno escolher algo diferente desses 2 farsantes, mesmo com as poucas opções disponíveis.

  11. Mario Sabino, vc é um cara que escreve tão bem e é tão inteligente não é possível que não acha muito estranhas estas pesquisas? Dizem que Deus é Brasileiro, não é possível que um cara : Velho,Gagá, Ladrão, Desonesto, esteja na frente de qualquer que seja.Nem á rua ele tem Coragem de ir.Desculpe a franqueza mas sou uma Senhora de 80 anos e já posso dizer o que quero.

    1. A minha morreu ainda na década de 1980, tendo de lidar com gente que vendia facilidades. ... Tinha pessoa jurídica e 40 funcionários.

  12. O que esperar de dois populistas? Só sabem dar esmolas. Conduzir os brasileiros para suas independências financeiras não é tarefa para esses tram.bi.queiros.

Mais notícias
Assine agora
TOPO