Foto: Saulo Rolim / Sérgio Lima / Danilo Martins - Podemos

Vice do PSL: filiação de Moro ao União Brasil pode ser ‘ímã’ para a terceira via

23.01.22 11:05

A possibilidade de Sergio Moro migrar do Podemos para o União Brasil ganhou corpo na última semana, mas a ideia não é propriamente nova nos bastidores da pré-campanha do ex-juiz. Interlocutores próximos de Moro garantem que a mudança já é considerada há algum tempo, e vem ganhando força.

“Converso diariamente com a Renata (Abreu, presidente do Podemos). Já é algo que vínhamos avaliando internamente. Existe afinidade e simpatia de lideranças do União Brasil a esse respeito. Não é algo de supetão. Estamos fazendo uma avaliação da conjuntura política e vendo o que é mais razoável para que o projeto seja vitorioso”, afirma o deputado federal Junior Bozzella, vice-presidente nacional do PSL e presidente do diretório regional do partido em São Paulo.

Próximos ao pré-candidato, Bozzella entende que a mudança de Moro para o União Brasil, legenda criada a partir da fusão do PSL com o DEM, poderá trazer outras legendas interessadas em fortalecer a terceira via. “O partido pode ser uma espécie de um ímã para atrair outras forças da terceira via. Essa é a ideia principal. O fator preponderante é unir forças”, diz.

Quando formalizado, o União Brasil reunirá a maior bancada da Câmara e terá quase 1 bilhão de reais dos fundos eleitoral e partidário, além de capilaridade pelo país, o que facilita a montagem dos palanques regionais. Se Moro permanecer no Podemos, sem eventual aliança com a nova legenda, irá dispor de uma estrutura bem mais acanhada. O ex-juiz se filiou ao partido comandado por Renata Abreu em 10 de novembro do ano passado. “Nos preocupa não conseguir agregar todas as forças políticas da terceira via, e isso é importante para vencer a polarização. Chegar ao segundo turno passa por essa matemática. Temos que fazer conta”, afirma Bozzella.

Durante a semana, Renata Abreu admitiu que as negociações para troca de partido estão acontecendo. “As chances de ele ir são pequenas. Alguns parlamentares do União pediram para avaliarmos esta possibilidade, mas não temos de fato nada concreto.”

Um dos cenários apontados por quem é simpático à mudança de partido de Moro envolve a escolha da própria Renata Abreu como vice da chapa — assim o Podemos seguiria contemplado. A parlamentar não descarta a hipótese: “Eu gostaria de ser deputada federal, mas poderemos fazer qualquer construção para que a terceira via ganhe as eleições”, disse ela a Crusoé nesta sexta-feira, 21.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Moro 2022! É preciso maiores e mais constantes movimentos da campanha pois a concorrência desleal e criminosa está a todo vapor.

  2. Vai ser difícil algum partido liberar muita grana para 11% de um juíz que não conseguiu nem sustentar a prisão do maior corruPTo do Brasil 😄😆😂🐁

  3. Mais grana, o leilão já começou, o Podemos quer ser vice e mais grana. Ir para União Brasil onde só tem da velha política só pôde ser brincadeira. FOLHETIM MORNO 😅😁😄😆😂😃🤣🐁

  4. como pode ser a ida dele ao Senado ou retorno sistema EUA .. barbeuragem pura um vice deste tal centrissimo aí talvez.

  5. Renata Abreu, saia para deputado. Coloque um nome com projeção e articulação política nacional como vice.O Moro é um símbolo, como foi o Lula, mas a diferença é a ideologia, formação,berço e capacidades.Se o Ciro Gomes não fosse Ciro, seria um nome.Precisamos de votos dos pobres e nordestinos e de alguém que seja brigão, como vice. Uma Simone Tebet seria um nome razoável e trará o MDB (sempre ele… e seus políticos corruptos). Meditemos !

    1. o centrão já escolheu o Renan Calheiros como presidente do senado, e aí não tem terceira via que resolva se esse cara for presidente, ela tem que ficar no senado e com o apoio dos partidos da terceira via ser a presidente do senado.

    2. Simone Seria ideal. O fato de ser do MDB, não faz mal. Pedro Simon também é.

  6. O Podemos poderia fazer coligação com o União Brasil seria o Certo. Vamos alavancar a candidatura de Sérgio Moro.🇧🇷

  7. Tudo conspira contra o Moro2022 - PSL ok, mas o DEM... Com deus comandados cheio de senão ao ex Juiz, uma vez que muitos enrolados nisso... Não se vê apoio politico... O maior apoio seria dos liberais.... Porém, se conseguir vencer essa bareira politica, e com apoio da população para uma via nova... talvez dará...

    1. A bancada vai querer cargo ... e recursos igual o centrão .. isso só tem que ser feito de maneira democrática...

  8. Moro depois de ter aceito ministerio de Bolsonaro, tera coragem de sair candidato por partido fisiologico parte do centrão como esse uniao brasil e ainda ter uma dona de partido como a Renata como vive?

  9. Quanta esperança no Moro. Esse é mais um produto feito pela midia. Se vcs oconhecessem na sua intimidade opinaramuito diferente. Vejam a comparação: • Cachaça X vinho (na mesma proporção etílica) • Poder X poder. • Roubo X falcatruas nas surdinas • Acordos nojentos X acordos escusos. ACORDA BRASIL.

  10. O Mecanismo trama uma CPI contra o CIDADÃO SERGIO MORO. Esse é um precedente perigoso, deixando EXPLÍCITO, que não existe mais democracia no Brasil. Todos os candidatos devem compactuar com a cartilha do Mecanismo. Hoje Moro, amanhã Alessandro Vieira, e assim o Mecanismo vai acabando com os adversários. Moro é o único capaz de vencer o ex-presidiário Lula. E vai vencer. O Mecanismo está apavorado. MORO PRESIDENTE 🇧🇷

    1. Gasto enorme de dinheiro público e tempo dos servidores DA POPULAÇÃO, para uma CPI perseguir um civil que nunca atuou como político? Mais repulsivo, só Gilmar Mendes - que, com certeza, deve estar por trás disso..

  11. Nao podemos conceber em hipotese alguma que os eleitores nao reflitam sobre a roubalheira tanto do Luladrao, quanto do governo no BolsoCentrao, os quais saquearam os cofres publicos no passado quanto no presente com a explosao do teto de gastos e a economia indo pras cucuia. E haja mansoes pros familicia e emendas parlamentares superfaturadas em 200%. Nao votando nestes safados, vagabundos lesa patria, comecaremos a mudar o destino do Brasil. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

  12. Meus Deus. O Brasil não presta mesmo. Lula, ladrão bozo ladrão, moro sem noção do que ser presidente do Brasil. Mulher dela, cara de alma, não conhece nem o interior do Paraná. Estamos fudidos.

  13. A matemática na próxima eleição é simples. Podemos (Moro) + Cidadania + Novo ± UNIÃO BRASIL = MAIS BRASIL Lula + Bolsonaro = ZERO Brasil O cálculo do bolsolulismo é o seguinte: 1 + 1 = 0 x = 1 X² = 1² x² - 1² = 0 (x + 1) (x -1) = 0 (x + 1) (x -1) = 0 __________       _____ (x -1)                 (x -1) x + 1 = 0 1 + 1 = 0 MORO PRESIDENTE 🇧🇷

    1. Mas o Mandetta sempre se deu bem com Moro que considero abrirá mão de bom grado pró Moro se este ganhar a única possibilidade da 3ª Via .

  14. Bem, ter como partido de apoio uma fusão do DEM e PSL é um tiro no pé para quem quer se posicionar como um candidato anti-corrupção. Os dois partidos têm uma longa história de corrupção e outros mal feitos.

    1. Não seria melhor o Podemos se aliar ou entrar para União Brasil e Moro continuar filiado ao Podemos

  15. Que coisa repulsiva essa praga de imposição de vice e ministros pelos partidos!!! DEIXEM QUE O🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞 PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO 🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞 ESCOLHA LIVREMENTE O SEU VICE, COM SUAS AFINIDADES E OS CRITÉRIOS TÉCNICOS QUE LHE INTERESSAM PARA UM GOVERNO PLENAMENTE COOPERATIVO O QUE, CONSEQUENTEMENTE, INTERESSA AO BRASIL. DEIXEM QUE ELE ESCALE INTEGRALMENTE O SEU TIME. ELE ACERTA RÁ NO ALVO.

    1. Cabe aos partidos apenas - por vias legais - a supervisão, a concordância ou a discordância para com os atos administrativos, manifestando o seu posicionamento e sugerindo encaminhamentos melhores de acordo com os anseios legais, justos, justificáveis e legítimos do seu representado, o POVO BRASILEIRO. As chantagens espúrias figuram é no CÓDIGO PENAL.

    2. Essa imoral imposição de nomes pelos partidos NUNCA FOI CONSTITUCIONAL.

    3. Chantagear apoio em troca de nomes impostos, não é ""negociação"": é crime!!!! 🔊""Ratos e urubús, larguem a nossa legítima, decente e realista fantasia""!!!! ⚖💡🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷💡⚖

    4. A lógica é: se os partidos confiam NELE para candidato à Presidência, é um absurdo que não confiem e não lhe outorguem a liberdade plena para suas próprias escolhas na formação do SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS!!!! 🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞 Não importa o partido, todos estarão muitíssimo bem e edificantemente representados com as escolhas certas do 🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞 DR. SÉRGIO FERNANDO MORO🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞. CHEGA de chantagens espúrias no EXERCÍCIO da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA!!!!

  16. Precisamos vencer o Satanas e o Barrabas !! Vale tudo agora !! Terceira via tem de crescer ; explodir ; viralizar !!!

  17. A hora e de união!! Os interesses pessoais devem ser deixados de lado, pois os 02 opoentes de Moro , jogam sujo e vão fazer de tudo para derrubado. Moro tem que se mostrar ao país como o único candidato capaz de vencer esta polarização, e para isto será preciso fechar alianças em todo o país!!

  18. Mais que nunca agora tem que saber jogar, ou seja estabelecer as estrategias e parcerias e ou adesoes com todos os partidos que queiram apoiar Moro pelo fato dele ser a terceira via mais competitiva, e com reais chances de passar a frente de todos que se apresentam como opcao, e tenho certeza que em breve, Moro se apresentara na dianteira de todos os demais. Hora de deixar de lado interesses pessoais e lutar pelo interesse maior da nacao. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

    1. Não deve sair do podemos. A União Brasil se quisesse Moro presidente, teria segurado sua filiação ao Podemos.. Pode até se aliar....mas não confio, acho que estão querendo fazer com Moro o que o PT está fazendo com Alckmin só desgasta-lo..

Mais notícias
Assine agora
TOPO