Geraldo Bubniak/AGB/FolhapressO general Villas Bôas: tuíte com tom vagamente ameaçador

Villas Bôas tenta constranger a imprensa

Ex-comandante do Exército pretende constranger os meios de comunicação a divulgar cada passo de um movimento golpista que ele elogia
16.11.22 14:07

O ex-comandante do Exército Eduardo Villas Bôas foi às redes para enquadrar os meios de comunicação nesta terça-feira, 15. No feriado que celebra a proclamação da República, ele se utilizou do Twitter, como faz de vez em quando, para reclamar da “indiferença da imprensa” em relação às manifestações que ocorrem em frente a quartéis de diversas cidades, desde o fim das eleições, em 30 de outubro.

“Talvez nossos jornalistas acreditem que ignorando a movimentação de milhões de pessoas elas desaparecerão”, escreveu Villas Bôas. “Não se apercebem eles que ao tentar isolar as manifestações pode estar criando mais um fator de insatisfação. A mídia totalmente controlada pelos países da cortina de ferro não impediu a queda do Muro de Berlim. A história ensina que pessoas que lutam pela liberdade jamais serão vencidas.”

Estou disposto a falar sobre as manifestações, mas desconfio que o general não vai gostar. Meu alcance é modesto. Não sou um canal apto a divulgar as tais vigílias de maneira que elas atraiam milhões de verdade, e não os milhares que têm comparecido. Além disso, não posso ratificar a visão edulcorada que o general apresenta do movimento.

Segundo descobri pelos jornais nesta quarta-feira, até a Jovem Pan, o veículo mais bolsonarista da imprensa brasileira, começou a ser hostilizada pelo público dos quartéis. No feriado, um repórter da emissora tentava cobrir os acontecimentos em frente ao Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, quando foi acusado aos gritos de ser mentiroso. Ele dizia que os manifestantes pedem uma intervenção militar, mas foi obrigado a se “corrigir”: eles não desejam que as Forças Armadas assumam o poder, mas sim que impeçam a posse do presidente eleito (num pleito em que elas mesmas não identificaram fraudes) e garantam a permanência de Jair Bolsonaro na presidência até a realização de novas eleições, num dia qualquer do futuro.

Aí está a informação, precisa e direta da fonte. Vejam que a imprensa não está assim tão distraída.

Um número ínfimo de bolsonaristas hiperexcitados quer que as armas dos militares sejam usadas para impedir a transferência de poder de um presidente a outro, no momento previsto pelas leis. É preciso torcer a lógica, os fatos e as palavras para chamar isso de “luta pela liberdade”, como faz Villas Bôas. Não há “luta pela liberdade” quando uma ínfima minoria quer impor sua vontade na marra a 98 milhões de eleitores que não escolheram Bolsonaro. O nome correto disso é golpe de Estado. Ainda que os 58 milhões de eleitores de Bolsonaro decidissem ir às ruas, a conclusão seria a mesma.

O general Villas Bôas acredita há tempos que a participação dos militares no debate público deve ser naturalizada. Segundo ele, o fato de controlarem tanques e jatos de guerra não deve impedir os comandantes das Forças Armadas de se imiscuir na política quando acharem oportuno.

O problema dessa “doutrina” não está apenas no fato de países com tradição democrática muito mais consolidada que o Brasil jamais a terem adotado. O problema é também que o debate público pressupõe igualdade entre os participantes, ao passo que os militares brasileiros se enxergam como uma entidade “moderadora”, pairando acima dos cidadãos comuns. Vem daí o tom vagamente ameaçador de notas e mensagens públicas que os militares têm divulgado nos últimos meses. O tom do tuíte em que o general Villas Bôas pretende constranger a “grande imprensa” a divulgar cada passo de um movimento golpista que ele elogia.

——————————————-

PS: Um Poder Moderador só existiu no Brasil durante a vigência da Constituição de 1824. Ele era atribuído ao imperador. Os militares tiveram papel central na proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, e também na promulgação da primeira constituição republicana, em 1891. Cinquenta e cinco integrantes das Forças Armadas participaram da elaboração da carta, que não traz menção nenhuma ao poder moderador, nem muito menos o atribui aos fardados. Na nota que divulgaram na semana passada, os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica mencionaram os “valores e tradições” das Forças Armadas, “sempre presentes e moderadoras nos mais importantes momentos de nossa história”. A tradição de que eles falaram certamente não é aquela dos que fundaram a República.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ninguém dessa revista abordou o massacre que o Ditador de toga Alexandre de morais esta2 imprimindo à sociedade. Se ligam isentões.

  2. A tradição militar brasileira é: interferência política, golpe de estado, rasgando constituições. É assim desde o golpe de 15 de novembro de 1889. Em alguns momentos, canalhas de farda resolvem sair da toca (caserna) e ameaçar a sociedade civil. A única maneira de nos livrarmos disso é formando melhores militares, rompendo essa tradição nefasta. Só eles podem faze-lo.

  3. Pela tendência esquerdista dessa revista, assim como do Antagonista, mandei cancelar o cartão de crédito que pagava por minha assinatura. Tendo em vista que tentei cancelar via e-mail ao financeiro desses esquerdeopatas, e me foi negado alegando eles que o prazo de cancelamento já havia expirado, diante disso só me restou cancelar o cartão. Bem como estou publicando em minhas redes sociais, orientando as PESSOAS CONSERVADORAS DA FAMÍLIA, DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, A FAZEREM O MESMO, CANCELAREM.

  4. Acho que enganado está você Carlos Graieb, o que nós queremos é que está apuração , das eleições , sejam transparentes , o que está longe , muito longe disso

  5. Quem constrange o assinante é a Crosué e o Antagonista que desde a saída de Diogo Maynard e Mario Sabino, se prostituiu. Não vejo a hora de encerrar a minha assinatura. Vocês vão falir por abandonarem o Propósito e venderem a alma!

  6. O SR GRAIEB PETISTA DOENTE QUE RESOLVEU TIRAR A MÁSCARA, SE SINTIU OFENDIDO PELA MATÉRIA DO GENERAL VILAS CONTRA OS JORNALISTAS PETISTAS DOENTES E COMUNAS, OU ALGUEM DUVIDA DISSO! MOVIMENTO CONTRA ELEIÇÕES JUSTTAS E LIMPAS SR.GRAIEB? VOCÊS SABEM QUE Ñ? QUE FORAM AFANADAS, SURRUPIADAS, POR ISSO VOCÊS PETISTAS TEM MEDO E ESCONDEM OS MOVIMENTOS DAS RUAS, NUNCA PENSEI QUE O ANTAGONISTA IA VIRAR PETISTA! CADÊ O JORNALISMO INDEPENDENTE,APARTIDARIO QUE O CLAUDIO SEMPRE ENCHE A BOCA PRA DIZER! TRISTEZA

  7. Tá difícil ouvir/ler as postagens e comentários deste Carlos Craieb ..... Que saudades do Mário Sabino, Diogo Mainardi.

  8. Por fim, se estão de fato preocupados em ser "justos" façam isso com todos que padecem nas prisões Brasil afora, ou esse "tal rigor" só vale pra quem pode pagar, é isso? Ou tudo isso só vale apenas com um SUJEITO que "assistiu" (na visão dos semideuses...) o maior caso de CORRUPÇÃO do BRASIL (quiçá do mundo) e não fez nada.

  9. Continuando.... "Milicos" como qualqer um são pessoas imperfeitas, mas pra chegar a ter ALTA PATENTE o sujeito pode ser tudo mesmo IGNORANTE ou IDIOTA, assim como nós mortais que "pensamos...questionamos" não é razoável aceitar que apenas numa "canetada de um semideus" todo o processo seja simplesmente anulado e comece do zero. Onde está a segurança jurídica, as provas, as delações, tudo simplesmente NÃO VALEM, é isso? Assim entendo e acho justificável a dificuldade em aceitar ter "Comandante

  10. Parabéns! Matéria muito bem lançada! Os militares têm o velho hábito de se proclamarem os "guardiães" da Pátria. Como se vê esse espírito vem desde a Proclamação da República. Para mim o lugar deles é no quartel, subsumidos à lei.

  11. Na minha parca ignorância o grande problema da caserna é ter que dá continência a um CONDENADO em 3 instâncias e depois "descondenado" apenas por firulas jurídicas que raiam o ridículo. Não sou advogado, muito menos semideus - juízes em qualquer esfera, porém anular todo um processo por "achar" que houve suspeição no caso de Sérgio Moro apenas por ele ter aceito o convite pra ser Ministro da Justiça do BOZO, não convence a ninguém que PENSE, muito menos aos milicos de ALTA PATENTE.

    1. Mas bater continência para um "mau soldado" ( ex-presidente Ernesto Geisel), que foi expulso do Exército exatamente por ser um mau soldado, isso pode, né? Os generais devem ficar felizes da vida.

  12. Vou assinar o grobo !!!!Deve se melhor que ler o IMBECIL do pseudo jornalista dessa porcaria de crusoé.

  13. Somente o rigor da Lei pode pôr a Casa em ordem. E esse general também deve ser submetido a esse rigor. Não é possível tolerar tamanha leviandade. O STF, capitaneado por Xandão, deve exigir o cumprimento da Constituição Federal, independentemente de quem a esteja ferindo, sendo ele general, padre, político... Seja lá quem for, precisa respeitar a Constituição!

    1. Difícil, já que o próprio Xandão está ferindo a Constituição a todo momento.

    2. O Gen. Villas Boas perdeu uma grande oportunidade de ficar calado. Falou bobagem.

  14. Esse general deveria ficar calado e envergonhado de continuar apoiando esse napoleão de hospício que chamam de Bozzo!!! O Brasil vem optando pelo fracasso, há anos!

  15. Nós, brasileiros, deveríamos ter ido às ruas para que um ladrão, corrupto fosse impedido de concorrer às eleições. Falar de eleições limpas com todo o judiciário trabalhando a favor de Lula, piada.

  16. Que moral tem esta imprensa cínica que aceita passivamente e até se autocensura em óbvia cumplicudade a uma quadrilha? será que são tão idiotas que não enxergam que o jogo está só começando e que o "carnaval" virá quentíssimo? alguém que defende ceriminosos que estupram a liberdade de opínião deveriam ficar calados e respeitar seus assinantes e leitores ... nossa imprensa é hoje um imenso lixo a feder incomensuravelmente ... e por gentileza não censurem estas duras verdades.

  17. Graieb,voce achou correta ou tendenciosa a censura do STF durante a campanha eleitoral? censura ao filme ,a chamar de descondenado, corrupto, ladrao? genocida pode? a macaca aqui so queria entender...os tratamentos diferentes,me explica?

    1. Capim? ... prefiro "pastar" sua dama corno cínico.

    2. Chiquinho 4 patas, vá comer capim. 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

    3. Oi Maria, e vc. achou correto utilizar todos histrumentos se recursos da presidência, fartos dinheiros distribuidos à igrejas, parlamentares, camioneitos, indigentes ou presumidos tais ....para esse Bo-sta se reeleger? Furar todas as regras eleitorais? Mah...ke país! ...e quantos ga-dos sem noção!

    4. A prostituta anônima covarde agora ataca mulheres pois na verdade não é chegado e por isto lhe reduzem belos chifres a adornar um cérebro pôdre ... toma vergonha vagabundo ... qualhira ... xibungo frouxo.

    5. Filha, é entendivel a sua frustração, mas as respostas as suas perguntas estão na lei. Quer cobrar alguem? Então cobre o congresso para reformular essas leis ao invés de sempre trabalhar somente em causa própria.

  18. a sua opiniao sobre a manifestacao nao tem nada a ver com dar noticias,sejam boas ou ruins,sao a realidade do pais! para isso serve a imprensa! nao para esconder! dê nome aos bois,mas mostra eles!

  19. Materiazinha sem vergonha.....Crusué cada dia pior. Vencendo a minha assinatura, pulo fora. Sou assinante da revista desde o início pq acreditava na proposta de um jornalismo independente e imparcial, capaz de bem informar aqueles não se alinham a nenhum dos dois espectros políticos radicais do Brasil de hoje. Porém, me deparo com um lixo de matéria mal escrita e com viés esquerdista. Perdi meu precioso tempo. Crusoé cavando seu túmulo...isso sim!

    1. Francisco, estou chegando a mesma conclusão, $ jogado no lixo, terminado assinatura pulo fora também!

    2. Você é um fanático intelectualmente limitado, que só quer ler e ouvir análises que enalteçam a pessoa que você idolatra. O país está esse lixo por causa de pessoas como você, que ao invés de cobrar o político que elegeu, se submete a essa idolatria doente. Vai assinar a porra da revista Oeste, lá eles só lambem o saco do mito.

    3. Todo analista moderado, como o Graieb, acaba sendo criticado por gente radical. Pois, exatamente por ter analistas moderados q vou sempre renovar minha assinatura da Crusoé, com "s".

    4. Segundo Toffoli, o poder moderador é do STF. GRAIEB deve ter esquecido. Eles podem falar e, poucos comentaram. Vergonhosa essa revista. JÁ CNCELEII A RENOVAÇÃO.

  20. 3/5 NÃO querem o ladrão. Podia ser qualquer um MENOS o ladrão. Jamais poderia ter saído da cadeia, o LADRÃO. 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮

    1. Davidson, com certeza. Mas foi o proprio Zé Povinho que caiu no conto das duas sereias demoníacas e abraçou a polarização da morte e da corrupção. Agora nao adianta ficar bravinho e espernear, muito menos um generaleco aposentado e de pijama vir falar abrobrinha sobre algo tão grotesco. Foram eles, generais, o bolsonaro e sua trupe de idiotas, junto com o povo sequelado que idolatra eles, que ressussitaram a jararaca q estava morta. Chega de mimimi e vida que segue.

    2. Qual messsias ? Vc não entendeu o ponto. Até o cangaciro é melhor que o LADRÃO, amigo !!!

    3. Agora é tarde amigo. Quando o seu Messias mexeu os pauzinhos para tirar o corrupto da cadeia vcs ficaram quietinhos, quando tornaram ele ficha limpa vcs continuaram na miuda, pois era bom para o falso messias a polarização. Agora que o ladrão puxou o tapete do genocida não adianta ficar de mimimi. Isso é o que vcs merecem por ficar dizendo "amém" e "eu autorizo" para cada barbaridade perpetrada pelo miliciano mestre das rachadinhas.

  21. Renata e Fernandes, essa é a lógica da questão. Ninguém, absolutamente ninguém tem maioria. Por isso, qualquer um dos dois deve governar para o todo. Mas, esquecer o que fez a alma mais honesta do mundo, é um pouco demais, né?

    1. Um roubou bilhões, outro patrocinou o genocídio de seu próprio povo. Na boa, qualquer brasileito honesto, integro, humano e sensato, não irá esquecer o que os dois fizeram. Agora para de mimimi e aceita q vc apostou numa fraude que conseguiu perder para outra fraude. Vida que segue...

  22. Só lembrando. Haviam 150 milhões de brasileiros aptos a votarem. 60 votaram em Lula. 58 votaram em Bolsonaro. 32 não quiseram nenhum dos dois, ou seja, 90 milhões não votaram em Lula. Acho que a maioria da população não apoia Lula, pois não?

    1. José, usando deus números: 60 milhões votaram em Lula 32 milhões não votaram... ou seja, 92 milhões não votaram em Bostonaro.

    2. Sr. José, por esta lógica, então, 92 milhões não quiseram Bolsonaro.

    3. BLOG DO NOBLAT Sente falta de Bolsonaro? Enquete: Bolsonaro está desaparecido desde que foi derrotado por Lula. Sente falta dele? Respostas de 4.161 leitores: Muita - 14,8% Nenhuma - 85,2%

  23. Se constrangeu a imprensa já está no caminho certo. Vc acha q citar Jovem Pan causa comoção? "xingou jornalista da JP de mentiroso"... se há distorção na interpretação da carta por parte desta revista é óbvio que vc não vai entender os anseios populares! Olha, que são pessoas como eu que assinam essa revista, pagando salário de vcs, que já está de saco cheio de reportagens distorcidas e mentirosas! Parabéns, General!!!

    1. Vcs são minoria sim, do contrário o Palhaço Assassino e sem coração teria ganho a eleição.

  24. A primeira piada da fala do Generaleco: "...movimentação de MILHÕES de pessoas..." (destaque por minha conta). Daí é melhor nem ler o resto...

    1. É a mania de grandeza. Completo de superioridade. Se acham superiores.

  25. Perfeito Graieb. O STF está dando muito mole pra estes caras. Já era pra terem peitado certos milicos. Sou mais as Forças Desarmadas do Fachin. As FFAA só têm força porque estão armadas. Os militares se acham: Se acham bem preparados para qualquer função, mesmo para aquelas que nada entendem (vide Pazuello); Se acham os guardiões da pátria e da democracia (21 anos de ditadura); Se acham o Quarto Poder (só se for pra PODER participar do butim!). (continua)

    1. Lugar de milico é no quartel e não na política. E quando se aposentarem deveriam virar Civis. Nada de militares da reserva, só servem para falar bobagem.

  26. O povo não quer ditadura,não quer Bolsonaro. O povo reage porque não quer a volta do Ladron que antes da posse dobrou o número de ministérios,aumentou o salário mínimo,voltou com a lei Ruanet ,ressuscitou o movimento do sem terra e ainda quer furar o teto de gastos com duzentos bilhões de empréstimo...só isso Graieb...a gastanca do PT não tem limites...

  27. O exército e os militares sempre tem que ser respeitado. Ainda mais quando se tem um ladrão querendo governar o país #lulaladrão

    1. Marcos, só na cabeça do gado é que o Palhaço Genocida não é corrupto. Vcs precisam entender que não existiu nenhuma cruzada do bem contra o mal nesse pleito eleitoral. Foi apenas uma briga suja de duas quadrilhas para ver quem iria ganhar o direito constitucional de explorar e saquear o Brasil. Aceita logo que o seu lado corrupto perdeu para um bandido ex-presidiario pinguço.

  28. Que pena que tenho que aguentar a Crusoé até Julho de 2023. A propósito, votei no Ciro e não quero um Ladrão que roubou milhões da Petrobras no governo. Pelo menos o Diogo e o Mário não apoiavam o PT. Se vocês não respeitam o povo que está nas ruas pelo menos respeitem as forças armadas e o General Villas Boas!!!

    1. As FA para serem respeitadas precisam se dar ao respeito, simples assim!

  29. Muito bom Graieb! Uma pena que o feriado de 15 de novembro não foi lembrado pelo público que está aglomerado em frente aos quartéis.

  30. Carlos Graieb, parabéns pelo texto!!!! Pelos posicionamentos d'OANTAGONISTA depois da saída do Diogo, considerava que Vcs. estão a favor da DITADURA MILITAR!!!

  31. O General, Humberto Castello Branco, no seu governo, proibiu a politização dos quartéis. O militar na ativa não tem o direito de fazer política-partidária. Villas Boas deveria respeitar a Constituição de 1988.

  32. Este jorMUNISTA estúpido maniqueista que apoia a censura e amordaçamento da imprensa perdeu excelente oportunidade de enfiar a língua no bolso ... um general, soldado ou médico é cidadão como qualquer outro e AINDA tem direito à opinião ... já não se fazem jornalistas ou generais como antigamente?

  33. O melhor a fazer é não dar vozes a esses caras. A opinião do general é somente a opinião dele. Ponto final. Esqueçam o cara.

  34. Os militares sempre seguiram seu lider Bolsonaro e também se calaram quando o STF, 'desinteressadamente', reabilitaram o corrupto Lula. Agora a Inês é morta e segue o jogo

    1. Concordo plenamente! Pagaram cara pra ver.

  35. Nem FA sai poder moderador nem a imprensa tradicional, STF e TSE foram imparciais nesta parada! Hegemonicamente, mostraram e agiram pró um lado, tá? Ciro advertiu que essa eleição seria um "ESTELIONATO"! Parece que foi e precisa provar que não foi. Acho que os manifestantes não vão às portas do Congresso porque não confiam nele nem no Judiciário, morou?

  36. Mas que a imprensa anda esquisita, isso anda! Nem que eu procure, encontro similaridades com o que já foi uma imprensa livre e igualitária .

  37. Absurdoooo total desse General !! Aonde já se viu forças armadas, general serem politizadas ??? Cada macaco no seu galho !! Eu einh !!

    1. Gadaiada pira loucamente com a queda do ídolo Deus deles...rs... 🤡🐄🐄🐄🤣

    2. A imprensa fala que está livre, mas esses jornalistas publicam essas reportagens enviesadas... para com isso!!!

    3. Sr Greib as forças armadas os militares , são sim acima do cidadão comum, ninguém até hoje bateu continência pra quando me cumprimenta , e não me lembro que o sr mostrou nenhuma indignação quando , lula foi descondenado, depois de julgado e condenado por um juiz .não seria no caso um golpe contra o judiciário????

    4. ..O comentário do Graieb está vergastado, reducionista e anuviado à realidade da crise político institucional como um todo. Imprensa está com peneira e trava nas lentes!

Mais notícias
Assine agora
TOPO