LeandroNarloch

É hora de acabar com a farra dos gabinetes

26.06.20

Escândalos de corrupção de vez em quando motivam boas mudanças institucionais. O cerco da Lava Jato ao petrolão rompeu o ciclo de políticos que corrompiam empresas que, por sua vez, corrompiam políticos. Pôs na pauta a proibição de financiamento eleitoral por pessoas jurídicas, o que fez despencar o custo das campanhas políticas no Brasil.

Agora, o escândalo das rachadinhas do gabinete de Flávio Bolsonaro deu ao país a oportunidade de uma nova mudança institucional. A oportunidade de acabar de vez com a farra das verbas de gabinetes de vereadores, deputados e senadores. De deixarmos de ser tolerantes com essa corrupção presente em todo parlamento brasileiro.

Os números são uma loucura. O leitor deve conhecê-los, mas não é demais lembrar. A Assembleia Estadual do Rio de Janeiro (Alerj) custa 1,3 bilhão de reais por ano. É quase o valor do repasse do Bolsa Família naquele estado (1,5 bilhão de reais). É mais que o dobro do orçamento do maior hospital público fluminense, o de Bonsucesso.

A Assembleia de São Paulo sai mais ou menos pelo mesmo preço. Equivale a 70% do orçamento do Hospital das Clínicas da USP, que é simplesmente o maior complexo hospitalar da América Latina. O maior complexo hospitalar da América Latina!

Para comparação, veja o caso do estado de Nova York. Sua economia tem o tamanho da do Brasil inteiro – 1,8 trilhão de dólares. Sua assembleia, com 150 deputados estaduais, custa 228 milhões de dólares. Mesmo com o dólar a estratosféricos 5,30 reais, sai 100 milhões de reais mais barato que a do Rio de Janeiro – que tem um décimo do PIB de Nova York. No valor está incluído o custo de 63 senadores estaduais nova-iorquinos.

E ainda nem estamos falando da assembleia legislativa mais cara do país, a de Minas Gerais. Custa 1,6 bilhão de reais por ano, mais que a de São Paulo, estado com o dobro da população.

Os deputados arranjam os jeitos mais criativos para se apoderar dessas fortunas. Superfaturam aluguel de carro, combustível, gráficas, combinam devolução de salários de funcionários fantasmas. No ano passado, cinco deputados do Distrito Federal (menor unidade da federação) gastaram com combustível o suficiente para dar oito voltas ao redor da Terra.

Mesmo concordando com a afirmação, bastante duvidosa, de que os deputados estaduais servem para alguma coisa, é razoável acreditar que as assembleias poderiam custar bem menos. A metade, dois terços menos. Oitenta por cento menos. A de São Paulo aprovou corte de 30% de salários durante a pandemia: as comissões seguem normalmente discutindo leis sem importância.

No total, sem contar câmaras de vereadores, o Congresso e as assembleias estaduais custam 23 bilhões de reais por ano. Se esse valor cair pela metade, teremos uma economia anual equivalente a mais de duas vezes o que a Operação Lava Jato recuperou.

Flávio Bolsonaro é um entre muitos, um entre milhares que devem ser punidos por esse crime. Que sirva de exemplo de uma tradição que precisa acabar no Brasil.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. sonhei que o Brasil era a China e todos os corruptos tinham sido condenados à pena de morte. Na hora h do fuzilamento, o despertador tocou, eu acordei tristemente confusa constatando que tudo fora apenas um sonho bom...

  2. Excelente artigo. Fico sempre imaginando se um dia isso vai mudar. So acrescentando , os Estados Unidos tem 50 Estados e mais de 300 milhões de habitantes, uma assembleia legislativa composta por 400 deputados, ja o Brasil com 220 milhões de habitantes tem 513 deputados ( se eu não estiver enganado).

  3. Essa farra nunca vai terminar, nós só elegemos corruptos, quem entra só pensa em enriquecer ilicitamente. É necessário atualizar as leis, tornar corrupção crime hediondo, extinguir as regalias, exigir que para ser um deputado, senador, prefeito, governador, presidente tenha o mínimo se preparo e ficha limpa de verdade, para isso ocorrer são esses corruptos que deveriam mudar as leis e eles não vão fazer isso nunca pois se fizerem serão presos.

  4. penso que fora os salários, o custo das assembleias poderia ser um porcentual da arrecadacao, como nas universidades de SP, por exemplo 5%, os vereadores, deputados e senadores deveriam se virar com essa verba.

  5. Já passou da hora de essa sangria intencional terminar. Chega de pagarmos o circo em troca de migalhas mofadas de um pão que nunca nos alimenta de verdade!

  6. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM E COMUNICAÇÃO & POLÍTICA

  7. Apoio essa premissa. Flávio é um exemplo dos muitos políticos que se aproveitam da liberdade a eles oferecida pelas facilidades do cargo que ocupam . Mudança deveria ser radical

  8. Leandro, seu artigo não poderia ser melhor! Factual e objetivo. O tipo de artigo que joga a favor da ilha! Jornalistas com sua envergadura estão faltando em todas as mídias que poluem o país! Mídias com jornalistas e repórteres que se dobraram ao papel de marionetes sob controle de seus "patrões"! Uma vergonha! Jamais desista de sua independência!

  9. OSwaldo Eustáquio é JORNALISTA Registrado (Preso injustamente por Alexandre Tirano de Moraes), mas O Antas e a CU$OÈ insistem em chamá-lo de Blogueiro! Esse é o Jornalismo PORCO da Cu$OÈ e ANTAS!!!

  10. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM!! Moro é PLAGIADOR! Quem diria hein? Podem buscar na internet, vejam quem é o verdadeiro Moro!

  11. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM!! Moro é PLAGIADOR! Quem diria hein? Podem buscar na internet, vejam quem é o verdadeiro Moro!

  12. Narloch, precisamos encontrar uma forma de higienizar essas instituições brasileiras. Primeiramente, reduzindo em, pelo menos, 1/3 do número de vereadores e prefeituras. Em uma 2ª etapa, fazer o mesmo nas Assembléias Legislativas, Câmara Federal, Senado, e Governo federal. Não esquecendo do Judiciário, STJ, STF, Tribunais estaduais. Reduzir, também em pelo menos 1/3, o número de assessores, mordomos, motoristas, ascensoristas, e muitos outros excessos, que nós pagamos com nossos impostos.

    1. Com certeza tem que reduzir mais que 2/3, é muita gente para não produzir nada, muitas cidades brasileiras também, vereadores não deveriam receber salários, pois não tem praticamente função alguma, seria uma espécie de trabalho voluntário, como já foi anos passados!

    2. Não é exagero. Diminuído 2/3 ainda ficariam com muitos assessores

    3. Acho que teria muita folga e o correto seria diminuir 2/3.

  13. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM!! Moro é PLAGIADOR! Quem diria hein? Podem buscar na internet, vejam quem é o verdadeiro Moro!

  14. Para reduzir estes números é necessário enxugar a máquina pública e fazer uma REFORMA POLÍTICA reduzindo para no máximo 5 partidos políticos, reduzir o número de parlamentares para 1/3 e acabar com o símbolo do desperdício de dinheiro público que são as "rachadinhas", os CCs devolvem parte de seus salários por que nada produzem de valor para a sociedade. Diminuindo o número de parasitas o estado se torna mais ágil e saudável para dar respostas na educação, saúde, segurança para todos.

    1. Outro aspecto importante é acabar definitivamente com os privilégios nos três podes, executivo, legislativo e judiciário, as instituições foram aparelhadas para consumir os tributos do povo brasileiro sem se importar com a qualidade dos serviços e causando um enorme prejuízo com mordomias, altos salários, impunidade para uma parcela privilegiada de servidores públicos. Isto tem que acabar. Estado mínimo com recursos tecnológicos e dinâmico como empresas do ramo privado.

  15. Leandro Narloch sempre contundente, conciso e objetivo em suas análises da conjuntura brasileira. Parabéns, precisamos acabar com essas safadezas.

  16. Excelentes dados e opinião Narloch, parabéns. Já passou da hora dos contribuintes que trabalham duro contra todas as dificuldades estruturais e conjunturais da economia bancarem um sistema politico (muitas vezes corrupto) dessa monta. Essa deve ser uma exigência que os eleitores devem cobrar de seus representantes. Sou filiado ao NOVO e farei minha parte.

  17. Concordo com Leandro, mas talvez o que tenha desmotivado o presidente de ter deixado Flavio se virar, tal qual a frase: Pariu Mateus, que o embale ! é que todos sabemos que ninguém mais será punido. Vejam que 75% dos bolsonaros não fizeram a rachid, se tivessem feito, saberíamos. Para iniciar ter-se-ia que cortar 50% do valor recebido e do número de assessores. Avalio que temos mais de 50.000 políticos fazendo o mesmo no Brasil. Justifica Flavio ? Claro que não, mas ninguém comenta do resto.

  18. Ótimo texto Narloch. Parece que você e o Sabino voltaram a análise imparcial dos fatos. Tentem contaminar o Mainardi com este vírus.

  19. Parabéns pelo seu comentário, mas deixamos bem claro quem poderá reduzir as Assembleias Legislativas,Câmaras Municipais, Câmara Federal e o Senado e seus Suplentes , Gabinetes com a super população de ajudantes, A mordomia de ajudantes dos ex presidentes , a grandiosa farra das férias dos Juízes e seus salários ( o judiciário brasileiro é um dos mais onerosos do Mundo), e mais 03 senadores por federação e oito anos de mandatos? Grito da Sociedade?Urnas? PELOS POLÍTICOS BRASILEIROS?

    1. Boa! Se conseguíssemos a reduzir as despesas com esses agentes públicos em, ao menos, 70%, bem como extinguir totalmente as estatais, o Brasil alcançaria, em 5 anos, no mínimo, 100 anos.

  20. Sensacional! LN, agora vamos divulgar isso em rede nacional! Colocar em pauta, falar, falar, falar...Pode começar na CNN quando estiver fazendo suas análises! Total apoio! Segue firme! Estamos juntos!

  21. Não tem como. Tudo isso tem que ser demolido e começar tudo de novo. Uma nova constituição encabeçada pelo povo e sem a participação de políticos corruptos é o que pode ser feito. A constituição atual tem muita coisa que favorece os três poderes para continuar sem controlar coisa alguma. É o tempo todo os três poderes sendo alvos de denúncias de falcatruas. E co o dizia um comediante: "... E o povo óhhh..."

  22. Caramba, DUAS LAVA JATO POR ANO! e o foco são alguns milhares de Flávio. Com certeza não estão preocupados com a corrupção. Tá certo, desde de que atiinja o filho do presidente, o volume de valores de corrupção não importa.

    1. Não nos esqueçamos q o grosso da corrupção é aquela "legalizada", a ineficiência, a ineficácia e os custos mal dimrnsionados.

  23. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM!! Moro é PLAGIADOR! Quem diria hein? Podem buscar na internet, vejam quem é o verdadeiro Moro!

  24. Exceto o segundo e o último parágrafo, considero o seu texto muito esclarecedor, além de válido. Mas você esqueceu - de propósito? - de mencionar o petista vagabundo e corrupto (qual deles não é?), que é o PRIMEIRO da lista da qual o Flávio Bolsonaro é o DÉCIMO SÉTIMO. Óbviamente que isso não significa que se o senador for culpado não deva ser punido. Mas a fila tem que ser respeitada. E você ser menos tendencioso.

  25. uma vergonha essas assembléias estaduais e câmaras de vereadores. geralmente não aprovam nada de importância. Na minha cidade a única coisa que fazem é aprovar homenagens a pessoas

  26. Caro Narloch, a classe política brasileira não cortará seus próprios salários, sua ganância e apego ao poder. Cabe a todos nós escolher políticos comprometidos com uma reforma política profunda (e urgente). Se isso não acontecer, a opção poderá vir a ser uma nova Queda da Bastilha ...

  27. Até que enfim uma coluna que presta! O resto está sofrível, o Mainardi delirando, o procurador colocando Moro na centro direita! Não tá fácil.

    1. Concordo com você Delamar enfim uma coluna que justifica o não cancelamento minha assinatura falta de conteúdo dessa decadente revista.

  28. Enquanto não houver uma reforma política séria no Brasil, a tendência é continuar aumentando esses gastos. Como tudo no Congresso é "meia boca", se houver uma reforma, isso ficará de fora, com certeza.

    1. Temos que ter um novo sistema político e eleitoral, com voto distrital rígido e com um número reduzido de 70% dos parlamentares. Para isto acontecer, somente com uma reforma constitucional. O que temos é 99% podre!

    2. Mas a reforma será feita por eles aí não adianta nada

  29. Doce ilusão achar que só o Flávio Bolsonaro pratica “rachadinha” ... enquanto se discute o “bandido da vez” mas não a causa, o fato vai continuar se repetindo de norte a sul do país, desde as câmaras de vereadores, passando pelas assembleias legislativas até chegar ao Congresso ... esses são os verdadeiros “parasitas” do Estado ...

  30. A conclusão é que sustentamos uma gama enorme de indigentes intelectuais, analfabetos funcionais, corruptos e vagabundos a peso de ouro. Precisamos mudar isso já faz tempo.

  31. É quase inacreditável que esses números sejam reais e, muito pior, em sendo real a comparação com cidades de países "civilizados".

  32. Sinceramente não sei o q podemos fazer de imediato p acabar c esse furto. Ah, já sei: votar no Partido NOVO. Se praticarem o que dizem uma hora acaba.

  33. ACESSEM O CANAL TERÇA LIVRE NO YOUTUBE! MELHOR CANAL CONSERVADOR DO BRASIL! E TAMBÉM O DO KIM PAIM!! Moro é PLAGIADOR! Quem diria hein? Podem buscar na internet, vejam quem é o verdadeiro Moro!

  34. Ah, quer dizer que a cada 100 reais gastos com o HC corresponde a 70 gastos com nossa "eficiente" Assembleia? Precisa mesmo acabar essa sensação de que cargo público no Brasil é sinônimo de "ser servido" e não "servidor" do povo.

  35. Muito boa análise. Parabéns. Pergunto: quem fiscaliza estes gastos absurdos, como gasto com combustíveis desta monta? Serão as raposas que controlam as demais que assaltam o galinheiro legislativo( as galinhas que me perdoem a comparação...)? Os nomes destes eleitos devem ser publicados e lembrados na próxima eleição e investigados pelo judiciário. Será que este poder só age por provocação? Não basta o fato em si? Difícil mudar o destino do nosso dinheiro, né!

  36. Excelente texto! Nos eleitores temos q procurar sempre não votar mais que um mandato p esses deputados , senadores e Governo Federal !

  37. Esses "legisladores" escudam-se em regulamentos absurdos q "legalizam o roubo". É o roubo legalizado, cujo ápice foi o financiamento público das campanhas eleitorais, "bilhões"! Rui Barbosa os chamou assim: "comensais do Erário; ratazanas do Tesouro; mercadores do Parlamento; sanguessugas da riqueza pública; falsificadores de eleições; compradores de jornais; corruptores do sistema republicano; oligarcas estaduais; estadistas de impostura; diplomatas de marca estrangeira".Quem diria melhor?

    1. Gostei do artigo! É preciso investigar TODOS! e não arranjar um Cristo!

    2. Rui disse +: "Não! O Brasil não é essa nacionalidade fria, deliquescente, cadaverizada, que receba na testa, sem estremecer, o carimbo de uma camarilha, como a messalina recebe no braço a tatuagem do amante, ou o calceta, no dorso, a flordelis do verdugo. Não! O Brasil não aceita a cova, que lhe estão cavando os cavadores do Tesouro, a cova onde o acabariam de roer até aos ossos os tatus canastras da politicalha. Nada, nada disso é o Brasil". Mais do q na hora de o Brasil se livrar dessa corja!

  38. Vamos falar bem claro: as Assembleias Legislativas não servem para quase nada e as Câmaras de Vereadores para absolutamente nada. No Brasil quase toda a legislação é federal

  39. Texto que deveria ser lido toda manhã pelo cidadão, jornalista ou leitor. Reforma política na direção da democracia de fato deve incluir voto distrital puro, recall de eleitos e nomeados, referendo de leis e legislação impositiva. Cidadão deve ser chefe de seus representantes temporários. No Brasil, temos o exato contrário. Jornalistas precisam abraçar esse objetivo e contribuir para desatar os nós originais do país que não pratica democracia e interesse público.

  40. Esta farra vem desde o Congresso Nacional , passa pelos Estados e Municípios. No Judiciário, tribunais superiores em especial da mesma forma. Custam mutuuuuito e entregam quase nada. Como a mudança depende dos próprios o povo brasileiro pode perder as esperanças.

  41. Estes comparativos de despesas são feitos quase que com regularidade, mas nunca são levados a sério. Precisamos pensar no sistema representativo que temos. Será que funciona ? Você se sente representado pelo seu deputado ? Pelo seu vereador ? pelo seu governador ? pelo seu senador ? Eu, você e todos precisamos mudar isto. Não podemos esperar que "eles, nossos representantes " mudem isto. Eles se aproveitam disto.

    1. Precisamos ter algum instrumento que através de votos distritais demita eleitos. Ex. Senador por oito anos e prometeu coisas mas faz outras, algum mecanismo de rejeição antes do fim do mandato.

    2. Perfeito! Voto distrital puro, recall de eleitos e nomeados, referendo de leis e legislação impositiva do cidadão. Democracia de verdade! Começa na próxima eleição!

  42. Eu não entendo porque o foco dessa rachadinha é o Senador Flávio. o primeiro da lista com roubo de 49 milhões não é um deputado do PT? estão atrás do 17 colocado, que coisa!!!, que inveja!!! Vocês estão perdendo o sentido dos fatos, editando com o fígado!!

    1. Engraçado, para os bolsonaristas roubar pouco pode......,,🤨

    1. Como é fácil aceitar estas despesas todas e o contribuinte paga, e paga tambem a mesam farra para os tribunais de contas que dizem que isto está correto.

  43. Toda a razão para este comentário . E acho que o filho do Bolsonaro tem que pagar também. E acabar com todas as mordomias de juízes e outros altos cargos da república

  44. Parabéns, Narloch pela ótima reportagem. Nada vai mudar se continuarmos a votar em políticos ruins, sem compromisso com a coisa pública, tais como PP, PT, PSOL, MDB, etc... Só o partido Novo leva a sério enxugar o Estado. O resto é tudo picareta.

  45. a reforma política já deveria está em discussão. pois tem vereador na minha cidade que está na câmara há mais de 20 anos ( 5 legislatura ) isso deveria acabar. era pra ser no máximo 8 anos ( 2 legislatura ) o indivíduo não se candidatar-se a outro cargo ( deputado estadual ) porque sabe que não ganha. aí fica mamando nas tetas da câmara que não deixa de ser um salário muito bom ( 12 mil + verbas de gabinete, gasolina, conta do celular , plano de saúde, escola particular prós filhos e etc.

  46. Perfeito! O problema é que para acabar com a farra desses cabides de emprego em todas as esferas depende dos próprios infratores, e no que depender deles essa sangria dos cofres públicos só vai aumentar. Somente uma pressão popular com o apoio de uma imprensa livre e independente, teríamos alguma luz no fim do túnel para promover essa mudança tão necessária

  47. Não há ponderação para a classe política, nenhuma casa legislativa escapa do “se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”. Ninguém consegue mexer na configuração parlamentar, um verdadeiro covil de malfeitores. Quando será que esta “farra” vai acabar de verdade?

  48. Comentário imparcial, sem paixão nem partidarismos. Leandro, por favor ensine aos seus colegas "jornalistas" do grupo Cruzoé/ Antagonista como escrever com honestidade. Só uma pergunt: - o campeão em rachadinhas da Alerg não é um deputado do PT?

  49. Não só Flavio mas provavelmente todos,todos vereadores ,deputados e etc,etc, sempre operaram desta maneira. Basta querer e "apertar" a turma contratada de gabinetes. Temos que fazer uma reformar politica que alem de diminuir cargos ,profissionalizar dando oportunidades a todos. Ajude o pais Srs Senadores e Deputados ,AJUDE

  50. Estes número assustam mas paradoxalmente é uma esperança. Se acabarmos com a corrupção (incluindo as que ocorrem nos gabinetes) teremos recursos para investimento em setores essenciais à melhoria de vida da população e à melhoria da imagem do país, imprescindível para a atração de investimentos privados.

  51. Que essa matéria possa ser divulgada, informada ao povo brasileiro. Infelizmente, a maioria da população não está consciente da importância do voto, das escolhas que são feitas. Acham que qualquer um serve. Ledo engano! É o momento de mudanças e não podemos perder a oportunidade de participar dessa mudança, de mostrar que damos importância a política do nosso país.

  52. Muito boas reflexões. Penso ser necessário ampliar o escopo da discussão para todos os órgaos e entidades da Adm Pública. Temos tolerado desvios de finalidade e de função de órgãos e agentes públicos em larga medida. Em um Estado cheio de mazelas sociais como o Brasil, por maior motivo não podemos nos dar ao luxo de que recursos públicos sejam absorvidos para a manutenção de projetos pessoais. Como esperar eficiência e regularidade se não primamos pela meritocracia, impessoalidade e tecnicidade?

  53. Se alguém souber de uma, apenas uma, iniciativa concreta pra acabar com essa bandalheira no Legislativo (sem falar nos demais poderes), por favor, nos diga. E pensar que essas Excelências vivem alugando nossos ouvidos e torrando nossa paciência com discursos cada vez mais inócuos e cínicos. Falso moralismo, enganação no combate à corrupção, mordomias: essas são algumas das práticas desses bandidos.

  54. Excelente artigo. Fico impressionado como a imprensa não aproveita esse caso para atacar o absurdo Desses gastos com assessores, verba de gabinete etc. Parece que há um conformismo , do tipo “sempre foi assim, não vai mudar nunca”.

  55. Finalmente o negacionista escreveu alguma coisa sensata! É isso mesmo, é preciso EXEMPLOS de punição para os legisladores criminosos!

  56. Sob a desculpa de compesar o regime militar, a Constituição de 1988 criou uma democracia caríssima, que na realidade mais atrapalha que melhora, com leis inúteis, anti capitalistas ou puramente assistencialistas ou populistas. Pagamos caro por algo que nos atrapalha a vida.

  57. Quero ver QUEM vai acabar? Alguém quer acabar? Porque passa eleição e fica tudo igual. Isso é uma INDECÊNCIA no mínimo. Sustentar essas cortes não dá mais! Faz tempo.

  58. Concordo 100% com tudo. Mas para que as mudanças ocorram, a imprensa primeiro tem que acordar e ajustar sua pauta para o que é realmente importante. Existem rachadinhas e outros absurdos pelo país inteiro? Claro que sim! Mas o jeito de se resolver isso é lutar pelo fim da estrutura LEGAL que permite que esses absurdos aconteçam...

  59. Essa farra tem que acabar. Ganham sempre os mesmos por causa dessas boquinhas, assessores, auxiliares,puxa sacos,baba ovos, e toda estrutura corrupta que envolve esse bordel de politicagens em todos os estados. Ah,esqueci,tem funcionários fantasmas a dar com pau. Resumo, farra total com dinheiro público.

  60. O candidato que lançar a proposta de reduzir, ou mais objetivamente, propor a extinção da remuneração dos mandatos políticos, começando pelos vereadores, será o futuro presidente da República. Se ninguém lançar essa idéia, lançarei eu. apscosta/df

  61. excelente e direto ao ponto. Estes vermes precisam ser banidos e defenestrados da vida pública, e o povo agradece. Será q ainda vou ver isto ou meus netos? Acredito ainda nó Bolsonaro.

  62. Exemplo do Partido Novo deve ser seguido pelo: MBL , Cidadania, Solidariedade e outros. Novo tempos com eleitores mais atentos. A continuação das velhas práticas deve ser escancaradas ao público. Parabéns pelo artigo!

  63. Isso sim é jornalismo. Focar onde realmente está a origem da corrupção. Até as pedras sabem o que acontece com os rendimentos astronômicos que os políticos recebem para “custear” seus gastos e hoje vemos na maioria da imprensa como uma aberração o caso Queiroz.(as chamadas desta Cruzoe são um exemplo disso). Ou seja como tem o nome de Bolsonaro envolvido é mais conveniente olhar a árvore do que a floresta. Parabéns Leandro.

  64. Infelizmente o Brasil do século XXI ainda vive como aquele do século XIX. Precisamos avançar 200 anos na política dos gastos públicos. Pois o país continua a sustentar uma elite de políticos e servidores públicos em detrimento do bem estar da população. O tempo do Império ainda reina no Brasil.

  65. Excelente. Que sirva como exemplo de uma traição que precisa acabar no Brasil de Flávio Bolsonaro (Republicanos), Renan Calheiros (MDB) e André Ceciliano (PT).

  66. Ótimo artigo. Infelizmente, onde vc mexer no setor público tem. Mas quem vai por o guizo no gato ? É o Brasil condenado ao eterno atraso ...

  67. Concordo totalmente! O problema é quem irá fazer essa reforma,eles mesmos? Precisa de muita pressão popular. Acho que o partido NOVO tem boas propostas nesse sentido.

  68. Essa é a pior pandemia que subtrai a saúde dos cofres públicos em prol de agentes públicos, que em vez de servidores, se servem corporativamente que em finalidade deveriam prezar, mostrar transparência e serviços relevantes aos que se sacrificam em mante-los em suas benesses.

    1. A escolha do que o autor do texto (i) chama de "exemplo" e (ii) do momento bom para supostamente resolver a nefasta prática, isso evidencia a intenção de apenas "fazer onda" visando desconstruir o que está sendo construído no País sem as amarras da ditadura dos partidos, ditadura essa reforçada em 1988 pelo artigo 14 da CF em uma de suas alíneas. Lamentável que de informativo esta mídia tenha se transformado em ativista com a aparência de pseudo isentona.

    2. Teu marido te traiu de novo? Ô vida dura! Vai, eu de dou um troço pro ônibus!

  69. Parabéns Narlock! Continue lembrando a todos nós o que devemos fazer. No momento o que posso fazer é votar no NOVO30, de vereador a presidente.

    1. Exatamente, é o que parece ser possível salvar a política brasileira no momento. Até aparecer algum escândalo( que acho difícil de acontecer), votarei 30 de ponta a ponta

  70. Quem sabe uma hora se consiga! Ah, o nosso Judiciário, em especial o STF, também é bastante econômico, não? Sugiro-lhe essa pauta!

    1. Sim no stf cada ministro tem pendurado 220 funcionários.

  71. A culpa pelas rachadinhas e corrupção nas assembleias municipais e estaduais é sem duvida do PR Bolsonaro. Este Bolsonaro é muito malvado.

    1. Primeiro informe-se depois opine. Temos no Brasil 5570 municípios, com um prefeito e um vice-prefeito o número de vereadores de 6 ou 9 os municípios menores, sem contar as capitais exemplo Porto Alegre 36 vereadores, temos 55 deputados com direito a 25 assessores cada. É mole. Pobre dos brasileiros pobres. Todos os partidos politicos são IRRESPONSAVEIS!!! Daniel / Um nativo da ilha

  72. As corporações tomaram o Estado para si, empobrecendo uma população inteira. O remédio purgante que temos no presente chama-se Bolsonaro.

  73. Qualquer reforma nesse sentido passa pelo Novo30. Único partido que efetivamente reduz o Estado por onde passa. Menos Estado=menos corrupção.

  74. Na verdade em momentos como este das divulgações das costumeiras e seculares rachadinhas aumentam as discussões de como controlar... controlar o quê !? Existem, todos sabem e o pior, as estruturas permitem. Nós vamos continuar enxugando gelo enquanto a famosa reforma política (que nunca vai ocorrer) acabem com a infinidade de assessores que os políticos mantem debaixo das suas asas. Simples assim.

  75. Parabéns pelo texto! Há exemplos, como o dado pelo partido Novo, de que os mandatos parlamentares podem e devem custar menos da metade do que custam atualmente. Tais exemplos devem ser celebrados e massivamente divulgados, para constranger quem exerce os abusos que, grotescamente, viraram regra. Precisamos pressionar pela redução dos custos de todas as instâncias parlamentares, para que não se tome dinheiro do povo, para sustentar trambiques e o enriquecimento ilícito dos políticos.

    1. A farra de gabinete dos parlamentares não acaba tão fácil, isto vem de muitos anos, os parlamentares estão viciados na grana extra. Não há punições, e quando há punição é no máximo, um aqui outro acolá, no Brisil o crime compensa. Para acabar com isto tem que prender e cumprir a pena na cadeia. Os recursos para em segunda instância e, se procedente, transitar em julgado e zefini É isto.

    2. Tem que ter foco : no momento as rachadinhas levam a discussão das verbas de gabinete. Elas são imorais e vexatorias para o país: um cupim corroendo os cofres públicos, uma vergonha para os políticos de todo país. Tem que ter uma campanha nacional contra esse esbanjo e descaminho de dinheiro!

Mais notícias
Assine agora
TOPO