Adriano MachadoA fachada do prédio, localizado bem perto da Esplanada dos Ministérios

A sala secreta

A história de um escritório no coração de Brasília comprado pelos auxiliares mais próximos de Jair Bolsonaro e usado pelos filhos do presidente para “reuniões reservadas”
28.08.20

Na região central de Brasília, a pouco mais de três quilômetros da Praça dos Três Poderes, há um prédio de salas comerciais à prova (ou quase) de curiosos. Relativamente nova, a edificação destoa de grande parte dos endereços comerciais da capital por oferecer discrição a seus condôminos. Muitos, aliás, procuram o endereço justamente por essa razão. A região ficou conhecida por abrigar, juntamente com o exclusivo Lago Sul, uma das maiores concentrações de escritórios de lobistas da cidade.

No segundo semestre de 2017, uma das salas do 13º andar do prédio foi posta à venda. Não demorou muito para que aparecessem interessados. O negócio foi fechado em questão de dias. A venda da sala 1301, de quase 38 metros quadrados, foi registrada formalmente em cartório em 30 de outubro. O valor declarado do negócio: 235 mil reais, “pagos neste ato em moeda corrente nacional”, conforme a escritura. Os compradores eram três: Jorge Francisco, Jorge Antônio de Oliveira Francisco e Pedro Cesar Nunes Ferreira Marques de Sousa.

Os três trabalhavam na Câmara dos Deputados. Jorge Francisco, àquela altura, era o chefe de gabinete do então deputado Jair Bolsonaro. Jorge Antônio de Oliveira Francisco, filho dele, era o chefe de gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro. Pedro Cesar Nunes de Sousa, amigo de ambos, era assessor de Jair Bolsonaro.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéJorge: ele diz que, agora, quer se desfazer da sala
O trio desempenhava funções extremamente importantes para o clã Bolsonaro em Brasília. O militar da reserva Jorge Francisco, que viria a morrer no ano seguinte, durante a corrida presidencial, era o principal assessor de Jair. Uma espécie de faz-tudo. Como chefe de gabinete, tinha a atribuição, por exemplo, de administrar o entra-e-sai de assessores do deputado que viria a se tornar presidente da República.

Jorge conhecia Bolsonaro havia décadas. Tanto que Jorge Oliveira, seu filho, cresceu com os filhos do presidente, dos quais virou amigo-irmão, e, depois de se tornar oficial da Polícia Militar do Distrito Federal, deixou a farda de lado para seguir os passos do pai e se tornar, também ele, assessor da família no Congresso. Primeiro, no gabinete do próprio Jair. Mais tarde, quando Eduardo se elegeu deputado federal pela primeira vez, no gabinete do 03. Pedro Cesar, colega de quartel de Jorge, foi convidado a se juntar ao time.

A relação do grupo com o clã era tão estreita que, depois da vitória de Bolsonaro em 2018, tanto Jorge Oliveira quanto Pedro César passaram a ocupar posições de destaque no Palácio do Planalto (além de PMs da reserva, os dois são formados em direito). Jorge foi chamado para chefiar a área jurídica da Casa Civil. Depois, com a demissão de Gustavo Bebianno, foi promovido a ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele é um dos cotados para assumir uma das próximas cadeiras a vagarem no Supremo Tribunal Federal. Já Pedro César ocupa, desde 2 de janeiro de 2019, a prestigiosa posição de chefe de gabinete do presidente.

CrusoéCrusoéA entrada da sala 1301: a presença de filhos do presidente despertou atenção
A aquisição da sala, um ano antes da eleição, transcorreu na mais absoluta discrição. Embora Bolsonaro já estivesse perfilado para disputar o Planalto, o trio de compradores não era conhecido em Brasília. Tempos depois de o negócio ser fechado, porém, funcionários do prédio e ocupantes de outras salas perceberam que havia algo de diferente na 1301: ela passou a ser frequentada pelos filhos do presidente. Crusoé apurou que Eduardo e Flávio Bolsonaro, em especial, já foram vistos por lá algumas vezes – à noite e em finais de semana, inclusive. À boca miúda, a sala passou a ser conhecida por alguns dos vizinhos como o bunker secreto dos filhos de Bolsonaro.

Como a administração do prédio adota cuidados especiais para garantir a privacidade de quem tem salas por lá, nem todo mundo deixa rastro. Visitantes comuns precisam passar pela recepção e deixar nome e número de documento para entrar. Proprietários — e convidados especiais — podem entrar diretamente pela garagem, sem se identificar.

Nas últimas semanas, Crusoé falou com mais de uma dezena de pessoas, entre frequentadores assíduos do edifício e envolvidos no negócio. Também buscou, nos cartórios de Brasília, os registros da transação. Nesta sexta-feira, Pedro Cesar Nunes, o chefe de gabinete do presidente, disse primeiramente que “não lembra” se os filhos de Jair Bolsonaro já foram à sala. Depois, afirmou que, se eles já frequentaram o local, “foi em situações muito específicas, esporádicas” e que “direito de reunião é livre para qualquer pessoa”.

O chefe de gabinete diz que ele, Jorge Francisco e Jorge Oliveira compraram a sala para si próprios, enquanto trabalhavam nos gabinetes de Jair e Eduardo Bolsonaro, porque tinham planos de abrir juntos um escritório de advocacia. Mas com o resultado da eleição presidencial, afirma, a ideia ficou no papel. Ele se irritou ao ser indagado sobre o assunto. “Qual é o problema? Nós tivemos interesse de adquirir e adquirimos a sala.” Seguiu-se assim a conversa:

– Por que os filhos do presidente usam a sala?

– Não, não utilizam, cara. Não me lembro de terem… Isso é uma questão particular. Você me desculpe.

– Mas o sr. é uma pessoa pública, chefe de gabinete do presidente.

– O que você está perguntando não tem nada a ver com minha função aqui (no Planalto), entendeu?

Em seguida, Pedro Cesar, ou Major Pedro, como é conhecido, ameaçou processar a revista.

– Eu não vou mais responder pergunta sua não, tá, cara? Vou esperar para ver o que vão publicar e, se for o caso, vou entrar com direito de resposta. O senhor tá querendo saber demais.

– Queremos saber por que os filhos do presidente frequentam a sala.

– Cara, eu não lembro. Se os filhos do presidente foram a essa sala, foram situações muito específicas, esporádicas. Direito de reunião é livre para qualquer pessoa.

Pouco depois, o ministro Jorge Oliveira deu a seguinte explicação para a aquisição da sala, que Crusoé reproduz na íntegra:

“A compra dessa sala não tem nada a ver com a minha posição funcional hoje, né? É particular, enfim, dentro da legalidade, declarada, registrada nos cartórios oficialmente. Eu vou explicar o contexto. O Pedro Cesar, que hoje é o chefe de gabinete do presidente, trabalhava no gabinete do deputado Bolsonaro, na época, né? E é amigo meu de alguns anos, é policial militar como eu, egresso da PM como eu. Trabalhou comigo em algumas funções na PM enquanto estávamos a serviço da PM. Meu pai também trabalhava no gabinete do deputado Bolsonaro. Era chefe de gabinete lá, e ele trabalhou diretamente lá com eles e eu como chefe de gabinete do Eduardo Bolsonaro. Em 2017, nós tínhamos uma perspectiva de que 2018 seria um ano de campanha, não tínhamos a certeza de que o presidente seria eleito. Meu pai estava com idade um pouco mais avançada, e entendeu por bem querer montar o escritório. Para advogar, lá tinha um espaço físico para que ele advogasse, e ele quis montar um escritório. Eu, obviamente, me coloquei à disposição dele. Pedro tinha uma boa relação com meu pai, meu pai tratava ele como se fosse um filho, pela relação que tinha tanto pelo ambiente pessoal quanto profissional, ele mostrou interesse também de participar desse projeto, que era um projeto pessoal nosso. Ou seja, tínhamos a visão de que no ano seguinte, teria a campanha, meu pai queria ficar numa situação um pouco mais confortável, queria ter um escritório para ter uma ocupação. Ele estava com 68 para 69 anos. Fizemos várias pesquisas, achamos um ponto comercial interessante, vimos ali quanto custava, dividimos por três as despesas, cada um tinha uma reserva, e resolvemos comprar.”

ReproduçãoO discreto Pedro Cesar: “Direito de reunião é livre para qualquer pessoa”
Inicialmente, o ministro disse não saber se os filhos do presidente Jair Bolsonaro usaram a sala. Depois, afirmou: “Na verdade, o que eu me recordo, é que em uma oportunidade eu fui lá com o Eduardo. Não sei se o Flávio ou o Carluxo foram com o Pedro. Não me recordo, não posso precisar. Eu me lembro de uma oportunidade em que fui com o Eduardo lá. Não me lembro de outras oportunidades. Pode ter acontecido, mas eu não me recordo”.

Jorge Oliveira diz que esteve na sala com Eduardo Bolsonaro para um “papo mais reservado” quando ainda era chefe de gabinete do deputado na Câmara. “Eu era chefe de gabinete dele. A gente tratava de coisas pessoais, (era um) lugar para bater um papo mais reservado. Eu sou padrinho do Eduardo. Eles eram muito apegados ao meu pai também. Acho que na época eu tava no gabinete dele. Foi em 2018, se não me falha a memória. Fomos lá falar de coisas pessoais, sentamos lá, conversamos.”

O ministro afirma ainda que, de 2018 para cá, esteve poucas vezes na sala. “Deixamos o espaço físico lá, vez por outra alguém vai lá para estudar, fazer alguma coisa. Eu mesmo, faz tempo que nem vou. A sala tá lá, disponível para uso futuro, e a gente tem aquilo como um patrimônio. Eu mesmo venho pensando em me desfazer, conversar com o Pedro sobre isso.” Ele prossegue dizendo que, depois da morte do pai, evitar ir à sala. “Até por uma questão pessoal, cara, eu não me sinto bem de frequentar.”

Pedro Ladeira/FolhapressPedro Ladeira/FolhapressFlávio e Eduardo Bolsonaro: encontros fora de hora
Jorge Francisco morreu de infarto no dia 1º de abril de 2018, aos 69 anos. Jair Bolsonaro estava em pré-campanha. Embora o ministro diga que perdeu o interesse pela sala após a morte do pai, documentos de cartório mostram que ele e Pedro Cesar, o chefe de gabinete do presidente, continuaram a investir no imóvel. No mês seguinte, precisamente em 22 de maio, os dois compraram uma vaga de garagem no prédio, pelo valor declarado de 43 mil reais. Em junho, houve uma nova aquisição. Desta vez, de mais duas vagas de garagem no subsolo, ao preço de 76 mil reais. Somadas, a sala e as posições no estacionamento privativo do prédio custaram 354 mil reais.

Após comprarem a sala, os então assessores dos Bolsonaro encomendaram uma reforma. Instalaram divisórias e mobiliaram o ambiente. Hoje, na pequena placa ao lado da porta não há qualquer indicação do que funciona ali. A sala passa a maior parte dos dias fechada.

Para além dos escritórios de lobistas e das bancas de advocacia, o trânsito de políticos e de outras figuras conhecidas do noticiário pelo prédio é, de certa forma, rotineiro. Dois andares abaixo da sala registrada em nome do ministro Jorge Oliveira e do chefe de gabinete de Bolsonaro funciona a sede nacional do PSD, o partido de Gilberto Kassab. No auge do processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, a então presidente irrompeu em um dos elevadores do edifício para um encontro reservado com caciques da sigla – era uma última tentativa de convencer a turma de Kassab a apoiá-la.

A chegada da petista foi precedida de um pedido à administração do condomínio: os funcionários deveriam cuidar para que a visita não vazasse para o distinto público. Àquela altura, o PSD era um dos principais focos do esforço do governo para impedir que a oposição conseguisse contabilizar na Câmara os 342 votos necessários para que o processo de afastamento seguisse para o Senado. No prédio também funciona a filial brasiliense do escritório de Roberto Teixeira, o compadre de Lula que virou alvo de investigação da Lava Jato.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que desgaste de energia escrever sobre uma salinha de 35 metros quadrados, comprada por amigos dos filhos do presidente!!!! A quem interessa essa xaropada toda?!?!?!!!

  2. Que reportagem forçada ! Coisa de irmãs Cajazeiras ! Blábláblá sobre uma salinha, comprada por três pessoas, Cem mil de vaquinha cada um !!!! Que pobreza !!! Nem se aproxima daquele Hotel faustoso em Brasília, de proprietários "quase" desconhecidos, de onde Zé Dirceu "despachava" , quando a Petezada começou a feder. Ou aquele rendez-vous de Antonio Palocci, que o derrubou e enterrou de vez, e acabou prejudicando o coitado do caseiro Francenildo Costa !!! Esses eram escândalos de verdade !!!

  3. Bom dia, renovei a assinatura ha poucos dias, me parece que tem até uma possibilidade de cancelamento em alguns dias. Enfim, estou avaliando infelizmente. As reportagens carecem de algum elemento mais consistente. Nao é a primeira, imagino a ligaçao do reporter somente para o entrevistado com esse tipo de pergunta. Amanha irão ligar para o amigo que tem uma padaria e se eles compraram pao lá? Para o barbeiro, se alguem deles cortaram o cabelo lá?

  4. Ta vendo é esse tipo de trabalho onde se perde tempo e vira sempre especulaçao, não ha mais realidade como aquela do Sabino em pleno centro de SP..mostrando a Grafica fantasma do PT...Aquilo era noticia..isso ai é especulaçao pura. To decepcionado!.

  5. Estou vendo muitos comentários classificando esta reportagem como irrelevante. Ou mesma a considerei assim. Porém, penso que, num futuro talvez não tão distante, perceberemos a relevância dela...aguardemos...

  6. Que reportagem é essa? Vou cancelar essa porcaria. Totalmente tendenciosa. Não diz nada. Vergonha essa revista. Tá cada dia pior

  7. Pelo amor de Deus, que falta de assunto. Se investigaram e não deu em nada, não publiquem. Tá na hora de investigar o Witzel, o Doria, e os desvios da saúde. Estou chateado pq vcs eram uma revista de direita sem rabo preso, mas agora parece que "compraram" a agenda de impeachment do Bolsonaro e só pensam nisto. Pq, qual o interesse? Tá na hora de mudar de página, não vai rolar. Se continuar assim vou avaliar se devo manter minha assinatura, vcs só estão contribuindo para que a esquerda volte.

    1. Fui eleitora do Bolsonaro contra o PT. Daí se pode deduzir que não sou esquerda. Apenas quero algumas 'coisinhas": governos que não sejam corruptos, incompetentes, perigosos, etc. Isso não é ser de direita, nem de esquerda; é apenas querer um governo que governe "como tem que ser". Isso o Bolsonaro não faz. Se por ideologia, se por incompetência, se por despreparo, se por não conhecer como se faz, não importa. O que está acontecendo é que já estamos há dois anos na m***!!! Até quando?!?

    2. Esse "jornalista" Luiz Vassallo poderia alterar o nome para "Left Vassalo"!!!

  8. Confesso que não entendi o porquê essa matéria ser uma reportagem de capa. Matéria baseada em suposições. Nada comprovado. Dececionante. Digna de programas de fofocas.

  9. Reportagem sem nenhuma importância, "Sala Secreta" que fica sempre fechada. Crusoé vamos melhorar essas reportagens, muitos Prefeitos e Governadores desviando dinheiro da Saúde fica ai a sugestão para a próxima reportagem.

  10. É triste, é penoso uma NAÇÃO que tem a impressa tendenciosa. Sempre puxando para baixo sem medir as consequências geradas pelo noticiário plantado sistematicamente em suas matérias. Só para lembrar tivemos quase 20 anos PETISTA com tudo que já sabemos... e tudo passou em "brancas nuvens" sem qualquer acusação da imprensa "comprada".... que IMPRENSA é essa nossa?

  11. Cada vez são revelados mais segredos e menos explicações... O Minto e os Zeros à Esquerda não valem uma caixinha de cloroquina... Eles podem falar o que quiserem, mas nós sabemos o que eles fizeram nos verões passados. Conhecemos a verdade e ela os prenderá! Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar!!

  12. Sinceramente, não entendi a razão da reportagem... não demonstraram uso de dinheiro ilícito, nem reuniões secretas interessantes, nem lavagem de dinheiro... Enfim, nada. Só elocubrações não demonstradas...

    1. Entendo que a matéria Questiona o que homens públicos fazem conjuntamente em escritório em Brasília. A estrutura estatal brasileira para o topo do executivo federal é mais do que suficiente para suas reuniões e trabalho. Como a administração pública é regida pelo princípio da publicidade, é curioso que quem conte com uma estrutura tão palaciana queira se utilizar de uma "sala de reunião secreta".

  13. Essa revista deve estar com falta de assunto para transformar em matéria jornalística. Com tanta coisa acontecendo no país, vcs se preocupam onde os irmãos Bolsonaro se reúnem ou não. Ou é falta de assunto ou invenção de pauta mesmo.

    1. O que tem haver o principio da Publicidade com isso? as pessoas deixam de ter direito a privacidade e a intimidade por serem parlamentares? Alias, q

  14. Sinceramente não entendi a razão dessa reportagem. Não gosto dos Bolsonaro,mas o que tem a ver essa sala com qualquer fato que mereça ser notícia?

  15. Mainardy, gostávamos de vc , até perceber que virou puxa saco da Globo e perdeu todo nosso respeito. Viver na Itália é fácil, igual FHC socialista caviar que vive as custas do nosso dinheiro público a muitos anos, nunca mais vocês vão ver um BRASILEIRO DE VERDADE que Luta pelo Brasil. Vc e FHC DEVERIAM IR MORAR EM CUBA OU VENEZUELA, porque BRASIL FOI MUITO TEMPO EXPLORADO , e agora que seria hora de todos darmos as mãos pra ser MELHOR QUE EUA, o que vc fazer ? Querem destruir o PR! Cego é cego!

  16. Muita gente ficou desapontado com CRUZOE e ANTAGONISTA, pois ACOBERTAM OS GOVERNADORES E PREFEITOS que nada ou quase nada fizeram deixando o povo mais pobre BRASILEIRO morrer a míngua, com hospitais de LONA “ FAZ DE CONTA “ Uma pena que vcs só se importem com Bozo e assim tão ajudando Brasil Ir p caminho do comunismo ( vcs nunca mais!)

  17. Comecei a ler a matéria na suposição de que algo importante seria revelado. Perdi meu tempo. Crusoe estaria se igualando à Folha, Globo e outras porcarias?

    1. Exatamente. Uma inutilidade gritante, com escusos interesses. Parece, afinal, que a mídia inteira está mancomunada.

    1. Opa, há, sim, um propósito: recrudescer ataques ao poder constituído.

  18. Melhor realizar uma reunião secreta paga com seu próprio dinheiro do que fazê-la semelhante à prática que era uma rotina diária no passado recente. Reuniões secretas na calada da noite no Jaburu ou Torto.

  19. Resumo da notícia: 3 caras ligados à família Bolsonaro se juntaram e compraram uma sala comercial. Os filhos do Bolsonaro foram lá algumas vezes. Impressionante!

  20. O salário de assessor parlamentar não parece proporcional ao poder aquisitivo dos compradores. Uma auditoria da Receita poderia determinar se há incoerência aí.

  21. Pesquisa recente mostra que bozista não liga em ser roubado. Na verdade, possuem prazer em serem roubados. Isto explica o gadismo tão peculiar deste grupo. Prazer em ser roubado é também um atributo dos petralhistas. Portanto, bozistas = petralhistas. Simples assim!

  22. Acho que ainda está em tempo de fazer a pergunta que não quer calar: Excelentíssimo Sr. Jair Bolsonaro, Presidente da República Federativa do Brasil, por que o Queiroz depositou 89.000,00 reais na conta da sua esposa, Michele Bolsonaro?

  23. Incrível como os fiéis da seita bolsonariana são destrutivos e venenosos! Assinam a revista só pra tentar desacreditar o trabalho sério dessa equipe de jornalistas sérios e competentes, perseguidos pelos ladrões de plantão! Acordem! O Brasil está sendo vendido em liquidação, e o que restar, destruído por essa gente desqualificada e perigosa que os enganou e pelo visto, continua a enganá-los.

  24. Assinei pra isso? Matéria de capa? Poxa, sinceramente, Crusoé.. Os maiores ícones do jornalismo do país permitem que esse tipo de matéria, fraquinha, sem substância alguma, vire capa? Isso no máximo era uma nota de sexta-feira.. Não me façam perder esperanças do último jornalismo de verdade no país. Está difícil..

    1. Crusoé é a revista com mais assinantes insatisfeitos, mas que não largam o capim de jeito nenhum. Todo hora é essa baboseira de que vão deixar de ser assinantes.

    2. Francisco e Alcindo comprem a revista da mônica, lá sim é tudo fantasia, só ilusão, pura ficção. Se vcs não enxergam o ruim da situação desta sala é pq precisam ler mais.

    3. Amigo, essa revista perdeu a credibilidade faz tempo...hoje eles prestam uma desinformaçao ao leitor.

  25. Como em todas as transações comerciais em que o "clã" que cheira a enxofre se envolve, o DINHEIRO EM ESPÉCIE é a única forma de pagamento. Cartão de crédito, transferência bancária, promissória... tantas e tantas formas rastreáveis e modernas de se fazer pagamentos e os caras só no DINHEIRO VIVO! Deve ser por isso que a nota de R$ 200,00 vai entrar em circulação. um apartamento vai caber em uma maleta.

    1. Aiai.. não tens alternativa.. achou que ia entrar só pra esculhambar a revista e cair fora né? Ferrou-se.. agora só ano que vem qdo vencer tua assinatura.. vai ter que ler na marra.. quaquaqua..

  26. Revistinha vagabunda. Quando assinei vocês se propunham a fazer reportagens verdadeiras, com jornalismo isento. Viraram uma Globinho-lixo. Maynard, você é inteligente. O que é? Esperava receber dinheiro do governo é isso não está acontecendo? Está fazendo chantagem como a Globo? Não verão maus minha assinatura. Aliás, podem cancela-la!

  27. Reportagem totalmente irrelevante... ainda mais para servir de capa... o que que tem existir uma sala de reunião, comprada legalmente, escriturada e tal... direiro de reunião é livre... vai investigar o milionário do filho do Lula...

    1. Comprada com dinheiro vivo, a moda dos lavadores, traficantes, milicianos e mafiosos.

    1. kkkkk Não exija muito do pobre bozista. Querer que alguém que acredita em cloroquina e ozônio retal entenda o funcionamento de qualquer coisa, por mais simples que seja, é pressionar demais. Deixa eles espernearem. São tontos ou, pior, pagos, com nosso dinheiro, pra isso.

  28. Reportagem de capa irrelevante, descabida. Pensei que fosse uma matéria assinada pelo fofoqueiro Nelson Rubens. Cancelamento a vista!

  29. Crusoé. Continua uma ilha..........de desinformação e contrainformação, e desestabilização. Mas não vão conseguir seu lugarzinho ao sol. Continuarão na escuridão, fazendo o mesmo papel de jornalecos...não há no Brasil 210 milhões de trouxas como querem crer....

  30. Gentemmm!!!! Comecei a ler e não aguentei ir até o final... de tão podre e idiota essa reportagem. Pela madrugada... parece um conto da carochinha... atenção ! Tem um prédio ali ,... !!! uma sala foi comprada!!! por quem!!! pelo clã Bolsonaro !!! Eihn? Sim!!! O que eles falam lá dentro, quantas vezes se reunem???.... Me poupem!!!

  31. putz... assinei a revista esses dias e me deparo com um notícias estilo fofoca. Não concluí nada. Vou ler outra notícia agora. Vejamos como será.

  32. Depois de ler esta matéria cheguei a conclusão que sou retardado pois não entendi nada. Vai ter a parte dois? Eu acho que está faltando assunto.

  33. Taí uma ótima pauta pra próxima edição semanal da Crusoé: uso de dinheiro público pelo tal gabinete do ódio, instalado confortavelmente no 3º andar do Planalto, para fazer assinatura da revista, só pra tentar desacredita-la, com os comentários abaixo postados. Cambada de salafrários. apscosta/df

  34. Maynard-globo-novela-trama. Aguardem os próximos capítulos de mais uma tentativa de desestabilização do GOVERNO CENTRAL, com participação de Crusoé. Patrocínio exclusivo da empresa q ultrapassou a Petrobras este mês em faturamentos, a JBS, que é a nossa maior VERGONHA.

    1. que reportagem ridícula , se foi falta de pauta eu posso dar dezenas de opções

  35. Vou aguardar a continuidade, pois parece q vem aí uma série de tv .. A conferir, uma vez q o 1⁰ capítulo não diz muita coisa..

  36. "Sobre bundões" Realmente o Fiuza desmistificou a canalhice. Crusoé jogando sujo vem preparando os próximos lances dessa trama macabra prenunciada pelo guerrilheiro Ze Dirceu.

  37. Fica tão evidente a "tomada da bastilha jornalística" representada pela Crusoé, hj um dos mais aguerridos "bastiões" da mídia independente, que a trinca Mainardi, Sabino e Dantas estão exultantes. Justiça se faça, por dois efeitos retumbantes: bom jornalismo e "globo" (citações nos telejornais). Alvaro Costa/Df (@brasília_urgente)

  38. Matéria muito superficial e sem um objetivo claro... parece mais um fuxico. Isso não é jornalismo. Vocês são capazes de fazer melhor.

  39. sou crítico em vários aspectos do governo Bolsonaro, mas essa matéria da Crusoé é superficial e força a barra para dar ares de gravidade há algo que não no fundo não demonstra nada de concreto.

  40. Vocês estão se transformando em uma revista de quinta categoria. Porque vocês não se dedicam a discutir os problemas da justiça do nosso país? STF, relação Senado / STF, demora dos processos, custo da justiça, altos salários do judiciário, justiça trabalhista etc, etc.... Isso ajudaria demais a todos os brasileiros. Reportagens iguais a essa, poluem a lata de lixo e não ajudam.

  41. A mesma coisa que petistas fizeram. A Gleisi mantinha uma sala no coração de um dos bairros mais elitizados de Curitiba onde até carrinho adesivado de pão com mortadela era mantido na garagem. Lá se encontrava com Dilma, Haddad et caterva nos dias de manifestações na cidade. E dali saíam de vermelho sempre, para o espanto dos demais condôminos.

  42. Parabéns pela investigação! Muito boa! Furo! 👏👏 Sei que vem mais por aí Uma dúvida: por quê pessoas assinam a revista só pra criticar? 🤔🧐

  43. Tadinha da Bidita! Desse jeito vai ter que voltar ao morro e subi-lo a pé. Nem moto taxi vai querer transpostá-la. Lugar de corrupta é onde mesmo?

  44. Isso foi uma reportagem?? Façam um favor a todos os leitores: vão trabalhar na Globo. Ah esqueci, a Globo não está contratando.

  45. Porque tudo que se refere a essa família é mal contado? ? Aproveitando a deixa, porque Queiroz depositou 86.000,00 na conta de Micbeque?

  46. Estou constatando, com grande satisfação, que, diante da importância que a Crusoé adquiriu, os bolsonaristas de raiz tiveram de gastar o seu dinheirinho "suado" para assinar a revista e, assim, poder emitir os seus juízos de "gado marcado".

    1. E o seu dinheirinho da assinatura não foi "suado"? É dinheiro público desviado, fruto de corrupção? Não entendi!

    1. Olha a coisa sendo descascada!!! milicianos no Planalto. simples assim

  47. Lamentável!!!! Nem tenho vontade de ver mais nada q vcs publicam!! Vcs ja se tornaram ridículos!! Falta bem pouco p/ Du nunca receber mais nada de vcs!!!

  48. Eu acho muito estranho pessoas comprarem coisas de valor em dinheiro vivo!!!! Desconfio sempre, que tal pagar com cheque, transferência bancária etc, agora dinheiro vivo, aí tem além de ser um Lugar frequentado por pessoas ligadas à política, advogados..... desconfio algo tem....

  49. ?????????????????????????????????????????????????? ?????????? Não entendi ?????????????????????????? Que matéria é essa?????????????????? Aqui é a Globo?????????????

    1. 89.000, ui que dinheirão, comprou um carro pra esposa.

    2. pq Queiroz depositou RS 89.000 na conta de micheque? verdade incômoda boiada?

  50. Gostaria de participar das reuniões do Antagonista / Crusoé. Ah ! não posso ? Por que ? As reuniões são SECRETAS ? Se não, qualquer um pode participar, e tomar conhecimento ? Desculpem, mas estão alcançando um nível "GLOBO" de critérios para suas pautas. A mudança de direção não é explicada, e portanto nos leva a concluir que possam estar sendo pagos para lançar no ar tais descalabros. Triste ver um Moura esquecer o que aprendeu na Jovem Pan. Aquele é um time, esse pensa que faz jornalismo.

    1. Concordo. Depois daquela reportagem dos cachorrinhos da Michele, essa agora. Fofoca inútil. Todo deputado/senador tem esses assessores, mais próximos, que os acompanha por muitos anos. Se tiver alguma irregularidade na aquisição, etc, pesquisem mais e melhor e depois façam uma reportagem embasada. Senão, é só fofoca, coisa para revista Caras e Sônia Abraão.

  51. Os filhotes DEVERIAM EXERCER A FUNÇÃO PARA QUAL FORAM ELEITOS :O ANENCÉFALO DO CARLUXO OPERA EM BRASÍLIA E NÃO NO RIO ,O FRITADOR DE HAMBÚRGUER O QUE FAZ EM RELAÇÃO A CORRUPÇÃO DA ALERJ E O RACHADINHA ,NÃO VOTA NADA QUE INTERESSA AO PAÍS :PRISÃO EM 2 INSTÂNCIA ,FIM DO FORO PRIVILEGIADO ETC ,.O QUE ESSA QUADRILHA FAZ EM BRASÍLIA ??

  52. Nao acredito...Meu Deus! Esses filhos do presidente devem ganhar salario minimo pros antas e Crusoe ataca-los. Fofoqueiros, politicos ganham 35.000 de salario mais uma infinidade de benesses. Parem de perseguir o presidente e familia. Desistam, fofoqueiros!

  53. Sou leitor assíduo e admirador da Crusoé, cujo corpo editorial é da mais alta qualidade e competência. Mas, essa reportagem é completamente vazia de significado e relevância.

    1. Exatamente. Parece mais uma futrica. Quase bocejei... E é a capa da revista que a cada dia mira somente no executivo e de boa passa pano para o STF - quando não ignora ou apoia - e fica tranquilo com Maia e Davi Calheiros querendo se reeleger.

    2. É surreal essa reportagem ! Deviam ter vergonha as pessoas não são burras para vocês escreverem essa reportagem de quinta categoria! Inacreditável!

    3. Na falta de um caso relevante de corrupção ou tráfico de influência, publicam isso. E as mansões do Lago Sul, há décadas utilizadas para lojistas "recepcionarem" políticos e altos magistrados, como ficam, Crusoé! Há tempos virou um Pasquim nojento, salvo Sabino, Ruy Goiaba, Sérgio Moro e Carlos Fer.

  54. Sinceramente, achei essa reportagem uma inutilidade. Tanta conversa para dizer o que? Que os filhos do presidente frequentaram um local ? Se não tem nada de relevante para falar, é melhor calar......

  55. Que falta faz não ter assuntos! lamentável Crusoé, assinei a revista acreditando que é possível fazer jornalismo de alto padrão, será que enganei-me? uma sala e nada mais!!!

    1. Realmente surreal! Acho que esses caras acham que podem nos impor uma “reportagem “ tão ridícula quanto essa! Kkkk

  56. Tem coisas que ou vc explica sucintamente em 30 segundos e começar a cheirar algo podre. investiu pra ser escritório de advocacia? Ok Quais clientes potenciais teria? Sala para conversa reservada? Desculpa, um café na padaria é um lugar que não custa nada e é reservado, desde que as pessoas sejam de bem e tratem de coisas honestas. Vai vender? Por que então o investimento? Investir em vaga de estacionamento, fazer reforma, não me parece muito racional diante do contexto citado. Cheira mau.

    1. Gostaria de saber o que existe de ilegal na utilização de um imóvel. E falar em cheirar mau que desatino, independente de torcer para o Flamengo ou Fluminense, diga o que viu de errado nesse texto, além do próprio ? Aliás seria bom utilizá-lo como estudo de caso na faculdade de jornalismo (tão desprestigiada que nem necessitaria existir). Esse texto deveria servir de exemplo de como não deveria ser o NUESTRO jornalismo. Infelizmente quando não se consegue ser engenheiro, advogado ou médico.....

    1. Esse aí é "gado novo"...chegou agora..quaquaqua..tá na cara.. apscosta/df

    1. Hã??? Como é que é??? RS... Vc bebeu! Ah, só pode!

  57. Embora alguns leitores não tenham entendido, vamos tentar desenhar. A história continua a mesma. Com que dinheiro o apartamento foi comprado? O prédio é o mesmo onde existem outros caciques da bancada do centrão. Isso não lembra nada para o leitor/eleitor? O discurso de campanha foi um, mas estão tentando mostrar aos "inocentes" que realmente era tudo mentira. O Centrão já estava incrustado na família. Ehhhh. Por isso que o Brasil vai continuar assim. Leiam as entrelinhas e raciocinem uma vez só

    1. Os bolsominos estão cada vez mais semelhantes aos mortadelas, alguns babam, fingem não ver as irregularidades, outros preferem enfiar a cabeça enfiada na areia e a grande maioria são analfabetos funcionais, não entenderam nada mesmo. Desalentador!

    2. Precisa fazer um desenho... das entrelinhas. A gente vê coisas assustadoras por aí, principalmente no Twitter. Ironia, então, desconhecem. Não adianta pedir mais. Geração Paulo Freire.

    3. É pedir demais para lerem nas entrelinhas, já que nem nas linhas não conseguem interpretar....

  58. Há 6 meses, qdo Crusoé foi chamada no saco pelo STF, Eu q era assinante dos antigos, me sentí super gratificado c o que lia, pois afinal, "o amigo do amigo do meu pai" e o beiçola tiveram q afastar as investigações q se aproximavam de suas esposas causídicas. Mas a revista mudou o seu enredo novelístico e passou a atacar Bolsonaro de graça, em contrapartida será pq!!!. Eu q sou conservador e cristão, então decidí pedir p ñ renovarem minha assinatura, sendo domingo o último dia. POR FAVOR CRUSOÉ

  59. Excelente reportagem, investigação jornalística, papel da imprensa. Quem tem a esconder reage como reagiram. Apoiador não gosta .

    1. Concordo plenamente. Rportagem ridícula! Procurando pelo em ovo...

  60. Qual o problema em comprar uma sala e receber quem você quiser nessa sala? Não entendi o porque da matéria. O que há de errado nisso?

    1. Ridicula mesmo. Mainard te acompanho desde a Veja. Hoje senti vergonha por você.

  61. Li essa reportagem, pasma! Tremenda decepção! O que de errado tem isso ? Matéria de candinha fofoqueira. CRUSOE JA FOI MELHOR !Nao renovo minha assinatura. Imprensa lixo!

  62. Li toda a matéria esperando encontrar algo de relevante. E, nada! Reportagem ridícula. Vergonha para a classe jornalística. A censura do STF transformou essa mídia num pasquim.

  63. Continuando: "Processam sem ouvir. Colocam o Réu, sem defesa, na prisão da opinião pública. Enfim, condenam sem julgar. Na ânsia da denúncia, que vende e dá prestígio, são imprudentes. .... Mas como não estão obrigados ã imparcialidade e serenidade próprias do julgamento judicial o resultado é uma justiça pelas próprias mãos. Lavam as mãos diante do conteúdo da notícia, entregam-se de corpo e alma à forma: denúncia. O que não é bom nem para o cidadão, nem, para o repórter, nem para o Juiz."

  64. Que subespécie repulsiva, cheia de porões, de gavetas fechadas, de penumbras, de sombras, de obscuridades e de obscurantismo!!!!!

  65. Mas que notícia relevante! Agora nem vou dormir ao saber que os filhos do Presidente se reúnem! 🤣🤣🍺🍺🤣🤣🤣🍺

  66. Srs. Crusoé, o Prof Joaquim Falcão em 6/6/1993, escreveu um artigo aula que muito vem ensinando através dos anos intitulado "A Imprensa e a Justiça", muito própria nos dias de hoje e dizia: "Ser o que não se é, é errado. Imprensa não é Justiça. Esta relação é um remendo. Um desvio institucional. Jornal não é fórum. Repórter não é juiz. Nem editor é desembargador. E quando, por acaso, acreditam ser, transformam a dignidade da informação na arrogância da autoridade que não tem. "

    1. Bonito discurso se de fato as instituições por aqui funcionassem corretamente. O que certamente não acontece. A função aqui é informar. A interpretação do texto é livre. E, exatamente aí é o ponto central da questão.

    2. Se por acaso comprar uma sala, primeiro vou informar Crusoé e dar a lista das pessoas que lá vou receber. E mais quais o assuntos que trataremos lá. Eita democracia.

  67. E ainda colocam uma tarja vermelha e a palavra “Exclusivo” numa matéria dessas! Claro que é exclusivo! Quem mais vai colocar sua credibilidade em jogo pra apresentar uma matéria ridícula como essa na capa da sua publicação semanal?! Só Carta Capital e seus pares! Perderam completamente o bom senso!

  68. Sou fã e assinante da Crusoé desde a edição de número 1. Contudo, sendo bem franco e construtivo, essa reportagem pareceu-me um pouco vazia, sem grandes fatos que merecessem ser a reportagem de destaque, a primeira no topp desta semana. vale refletir! no Mais, continuem o excelente trabalho!

  69. Qual é o problema de se ter uma sala para reuniões em sigilo. Qual é a proibição que existe? Antes o ladrao fazia na cara dura em um quarto de hotel ou na casa que o caseiro Francelino quase foi preso. Uma notícia sem nenhum objetivo, essa é a marca de vocês atualmente...

    1. Kkk kk... Leia de novo, cara. Ou não entendeu a profundidade do Furo ou recebe me$ada do escritório do ódio do Carluxo. E se retrucar piora e vai ganhar junto com a ‘Patricia’ e a ‘Leila’, um “Abraço” bem apertado, rsrs.

  70. Ainda tenho que aguentar a assinatura dessa porcaria ,que não consegui cancelar, até abril...fiquem atentos com a pegadinha da renovação automática

  71. Como sempre, ridículos! Isso aí é mesmo uma Revista?? Algum foca deve estar substituindo o redator-chefe acometido de COVID-19!!

  72. Eu realmente nao entendo nada de publicidade, mas tenho dicernimento pra entender que no momento atual brasileiro o que nao falta e material pra capa semanal. Gov. do Rio , senador Jose Serra, desmandos STF. e serio muito mais consistentes do que uma sala em Brasilia...pqp

  73. Como essa revista medíocre tem se especializado? O melhor GOVERNO é aquele bem fiscalizado. Pena q Crusoé em 20 anos ñ viu nada, e por isto chegamos onde chegamos. Parabéns Crusoé, pela isenção com a esquerda.

  74. O desgoverno BolnoNero que trabalha com "milicianos". Todo este dinheiro vivo investido em imoveis, é dinheiro roubado nessa rachadinha e sabe-se lá, mais aonde roubam. Querem esconder tanto que caem em contradições em seus depoimentos e depois tem a cara de pau de postarem que a verdade liberta, sendo isso é algo que não existe na vida desses corruptos. BolsoPetismo mostrando sua cara desde quando falou mal de Deltan.

    1. Da mesma forma que chamam a sala de "sala secreta" - ou seja, qualquer um que alugue uma sala estará suspeito, segundo a Crusoé - poderiam ir com toda essa fleuma investigativa para a "cama secreta", que o Lula compartilhou em mais de 25 viagens internacionais com a amante Rose. Quais segredos essa moça não guarda para ser "cuidada" por advogados estrelados que ninguém sabe quem paga,

  75. Olha o tipo de reportagem estampada na Capa da Crusoe! 🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️ Que forçação de barra absurda e sem noção! Vale tudo para emplacar uma nova narrativa, inclusive ilações! É por conta de reportagens como essa que Bolsonaro cresce mais a cada dia! Atuação enviesada ao quadrado! Zombam de nossa inteligência! E o mais absurdo é tal reportagem ser a capa da revista! 😲 Ou falta conteúdo no Brasil para os “imparciais” investigarem, ou falta responsabilidade para fazerem jornalismo de verdade!

    1. Sobre a “2ª imbecilidade”, agradeço o alerta e a orientação, apesar de sua grosseria! 👍🏽

    2. Álvaro, sobre a “1ª imbecilidade”, pelo comentário é fácil perceber q é iludido. Você vive no país das maravilhas, confia cegamente em Crusoe e outros. Não percebe o viés. O simples fato de ler algo sobre a exclusão de comentário, deveria despertar dúvida. Mas, você prefere confiar cegamente. Crusoe manipula os comentários e retira pontualmente do debate opiniões divergentes. Consigo te provar! Tenho print do meu comentário excluído! Se você quiser, te passo meu perfil de Insta e envio o print.

    3. Cometestes duas imbecilidades, meu chapa. 1ª) achares que a Crusoé sabota comentaristas palermas como tu. 2ª) "agora à pouco" doeu até na saco. Melhor estudares um pouco mais o emprego do verbo haver, e uso da crase. Tá combinado? Quawuaqua..apscosta/df

    4. Comentando novamente, devido a Crusoe ter excluído esse meu comentário agora à pouco! Fazem o maior mimimi quando são censurados, até mandam alerta no celular quabdo acontece “Bia Kcis censurou e blábláblá”, mas não permitem às opiniões divergentes em seus próprios comentários! Uma vergonha! 👎🏽👎🏽👎🏽

  76. É impressionante como os titulares de posições de poder e seus sabujos padecem de amnésia instantânea quando confrontados com situações nebulosas resultantes de suas práticas públicas ou privadas... Na verdade, o que é privado e o que é público se confundem, se misturam nesta ambiência de promiscuidade que é marcada pela apropriação do que é "público" pelos interesses privados/corporativos... É a "democracia de laços"...

  77. Com certeza, mais um furo de reportagem da Crusoé. Agora, vejam o endereço: 13° andar, sala: 1301... depois alguns não vêem coincidências do 13 do PT com a turma BolZonarista.

    1. Mais uma fora do contexto, de pessoas como vc e Crusoé, que deveriam na verdade focar os plantonistas de esquerda da hora, o STF.

  78. Ridículo a matéria. quando assinei essa porcaria pensei que era um jornalismo sério, mas me arrependo amargamente. Tentei cancelar a assinatura e nenhum dos canais me deram acesso. É claro que o débito veio no meu cartão. Lamentável.

  79. Não Entendi essa reportagem.....muito fraca, a manchete da reportagem não tem nada a ver com o conteúdo..... Um imóvel comprado muito antes da campanha por assessores dos filhos do presidente......e por um chefe de gabinete que faleceu?????????

  80. Quem usa $$$ vivo é bandido. As igrejas evangélicas são as maiores contribuintes. Há de aparecer muito coisa nessa sala,vide seus vizinhos tudo gente boa. investiguem e nos informem. 👏👏👏

  81. Baixíssimo nível e sem conteúdo essa matéria. Onde já se viu uma sala de $235,000;l-(duzentos e trinta e cinco mil reais”

  82. Olha o tipo de matéria estampada na capa da Crusoe ultimamente! 🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️Que porcaria de matéria é essa???? Que forçação de barra absurda e sem noção! Zombam de nossa inteligência e por isso Bolsonaro se fortalece a cada dia. Vale tudo pra emplacar uma nova narrativa, inclusive ilações! E o mais absurdo é tal matéria ser a capa da revista na semana! 😲😲😲 Ou está faltando conteúdo no Brasil para os “imparciais” investigarem, ou falta caráter a eles pra fazer jornalismo de verdade! Absurdo total! 👎🏽👎🏽👎🏽

  83. Que pouca vergonha para a ESSA REVISTA QUE ACABEI DE ASSINAR ONTEM!!!VCS ESTÃO SEM ASSUNTO PARA FAZER UMA PAUTA DO INTERRESSE DA NAÇÃO?PRA MIM VCS ESTÃO SENDO UMA NOVA”CARTA CAPITAL”DA VIDA!!!I TRISTE,MUITO TRISTE VER VCS DESCENDO A SERRA!!!Peter

  84. Realmente, Frederico , concordo com você, absurdo uma manchete de capa, não ter nada de interessante e nem comprovação de nada, a não ser FOFOCa, só isso.

  85. ACHO QUE VCS DEVERIAM DAR UMA NOTICIA CONCRETA ( BOLSONARO ROUBOU SE CORROMPEU ) VCS SÃO UNS FOFOQUEIROS QUEREM DERRUBAR BOLSONARO PARA COLOCAR A ESQUERDA NO PODER ?

  86. Que vergonha de ter assinado essa porcaria de revista! Isso não é jornalismo. Parece aqueles programas de fofoca que passam na TV para quem está atoa na vida. Não tenho tempo para esse tipo de jornalismo forçado pela ideologia dos “donos” dessa péssima revista. Nos primórdios foi até interessante pela postura neutra e sem cunho ideológico. Mas agora está difícil de aguentar os últimos meses da assinatura. Não renovo nunca mais!

    1. É verdade. Quando as mentiras aparecem, machuca mesmo.

  87. Se não bastassem os três covis oficiais, agora tem mais esse. As cobras gostam mesmo de rastejar sorrateiramente sem que ninguém atrapalhe.

  88. Pode até ser uma pena de galinha, mas diante se tantas mentiras expostas pela família Bolsonato, não será estranho o aparecimento de uma avestruz.

  89. Os perfis fakes bozomerdas são os que primeiro chegam aqui. Não ficam sem a Crusoé. A exemplo do jumento líder dessa seita de corruptos

    1. Falou em jumento é com você, nós somos gados e não asnos...

    2. Infelizmente bolsominions e petistas usam métodos semelhantes de intimidação e desqualificação dos adversários. São fracos em argumentos.

  90. Os petralhas tinham uma casa para as traficâncias. Já a quadrilha bozomerda preferiu ser mais discreta. Terão o mesmo fim. Família desgraçada

    1. Sinto falta das matérias do Igor Gadelha! Muito afiado nos furos e em reportagens grandes!

    1. Tem mais gente vagando... e com problemas nas sinapses cerebrais.

    2. Não gosto dos filhos do presidente, mas qual o problema de frequentar uma sala comercial???

    1. Dá vontade de rir mesmo. Ainda mais quando a verdade sobre os Bolsonarovvêm a tona.

  91. Gostei da reportagem! O bom repórter está onde há o menor sinal suspeito de irregularidade. Pode ser que não se chegue a nada de comprometedor mas pode ser que sim. Jornalismo se faz investigando.

    1. E daí?? Vamos dar a notícia quando dor noticia. Por enquanto são fofocas e suposições. Se essa sala estava sen d o usada para atividades escusas e ilegais, com essa reportagem chula veio apenas a atrapalhar.

    2. Kkkkkkkkkkk, investigando o que? Que crime se comete frequentando uma sala comercial? Inteligência rara

  92. Sou assinante da revista desde o início da publicação. Recentemente, percebo a elaboração de matérias panfletárias com único objetivo de lançar suspeitas , sem quaisquer elementos indiciários mínimos , contra o presidente e sua família. Isso fica patente nessa publicação. Malfeitos devem ser investigados , porém os leitores conseguem perceber quando uma reportagem é feita com o único objetivo de desconstruir a imagem das pessoas . A continuar, a revista vai perdendo a credibilidade.

  93. Essa matéria é pura fofóca! Qual o problema que alguém comprar ou alugar um espaço para ter privacidade e tentar se livrar de jornalistas-bisbilhoteiros?

    1. Jornalistas bisbilhoteiros? Os caras não são homens publicos?

  94. Mentira pra cá, mentira repaginada. Mentira pra lá, mentira reformulada. Filhos de um, filhos de outro, família daqui, família de lá, milícia de lá, polícia daqui,tudo junto e misturado ao melhor estilo venezuelano .

  95. Sugiro que usem o Cone do Silêncio para reuniões secretas, é mais discreto do que usar salas compradas por assessores assalariados. 1301. Nossa. Faltou colocarem uma cabala na porta a fim de tornarem-na mais mística e chamativa.

  96. um "jornalismo"que se presta fazer um comentário de que,a casa verde e amarela é azul, Crusoé virou revista de fofoca, tremenda propaganda enganosa!!!!

  97. Que mal há em 3 pessoas dividir uma sala comercial ? todos têm o direito de se reunir onde desejarem. Pelo menos, lá não estão armazenados os milhões dos PTralhas.

    1. Vera, se a turma da favela Sol Nascente baixar na praça dos 3 poderes, você vai lá na frente explicar pra eles o que tem a ver, tá bom ?

  98. Os meninos são bem mais discretos que o Zé Dirceu, que tinha uma suíte em hotel 5 estrelas... só mudam as figurinhas, o enredo é o mesmo... novela ruim essa a nossa!

  99. Que matéria ridícula Crusoe! Tanto assunto para focar...conclusão: integrantes do governo estão se reunindo em uma sala comercial? UAU!

    1. Robozinhos bozomerdas. Tudo fake. A casa tá caindo, corruptos de merda6

    2. Os robotzinhos resolveram adotar o nome de barbies loiras agora ? Vera, Marisa, Michelle, etc

    1. Não tem do que se arrepender, era Bozo ou Lula e só agora vemos que são duas caras da mesma moeda

  100. Colocaram na capa uma matéria que não é digna nem de nota. Começam com um enredo sem pé e sem cabeça e não chegam a lugar algum. O que há de estranho nisso? A ânsia pela crítica é tão grande que estão se perdendo em bobagens.

  101. Por favor,virem o disco,ninguém dos assinantes desde a primeira hora aguentam a insistência da revista em pegar no pé do presidente. O Mário Sabino está visivelmente constrangido,deveria migrar para a Oeste.Muitos assinantes,nos quais me incluo,renovarão a assinatura.

  102. Simples conversas não podem ser realizadas por telefone? Qual o motivo de reuniões na calada da noite ou em fins de semanas?

  103. Que matéria mais sem pé nem cabeça. Qual o problema dos Francisco terem a sala? É lavagem de dinheiro para o Flávio Bolsonaro? Se sim, qual é a relevância no governo?

    1. Sabe de nada, inocente. Pessoas tão próximas do presidente, investindo juma sala privativa desse jeito, sugerem que ali existem conversas que Flávio e Eduardo não querem ter publicamente. Com quem estão se encontrando? Eles são homens públicos e têm obrigação de agirem às claras.

  104. Nada a ver essa matéria. Qual o problema de o cara ter uma salinha de 38 metros pra trabalhar? Qual o problema de os filhos do presidente terem ido lá? Tanto assunto nesse país e eu perdendo tempo lendo essa reportagem sem conteúdo.

  105. Tá endendido porque o minto quer levar o tal jorginho pro STF porque sabe muito e amizade do peleguismo vai continuar, só falcatrua

  106. Mônica Benício em reportagem a ISTOÉ diz q é "pública a ligação do clã BOLSONARO com as MILÍCIAS".O objetivo do clã é aparelhar o Estado c esse tipo de gente para q possam "trabalhar" sem problemas.A lei no país vai mudar a favor do clã daí JÁ ÉRAMOS!! Vão se estabelecer d tal forma irreversível que sabe lá sob q desmandos passaremos a viver.

  107. As explicações relutantes dos proprietários deixa transparecer que era para a prática de lobby e o pagamento da compra do imóvel feito em dinheiro vivo é muito estranho. Essa gente não gosta de banco, por quê?

  108. Vamos lá, que matéria ridícula! Um enredo enorme (vamos ser objetivos) para chegar aonde mesmo??? Qual o crime aí, qual a denúncia de ter uma sala reservada?? Desculpa gente, mas vocês precisam melhorar essa matéria, ser críticos por qualquer coisa é ridículo!

    1. Ô meu chapa, ilustre integrante da quadrilha carluxiana. Melhor estudares o emprego do verbo haver antes de comentar qqer coisa.. kkk apscosta/df

  109. Um pouco de fofocas vcs não acham, salas comerciais compram-se, vendem-se. Estes reunem-se que quando quser, ou será outros deputados nao fazem reuniões Pensem nisto

    1. Péssima reportagem! Tá mais pra matéria da ti-ti-ti.

    2. Não acrescenta nem esclarece nada, e olha que nem partidário do Bozó sou, dezenas de escritórios são usados por políticos e empresários !

    3. Realmente não esclarece nada, nem traz à luz fatos relevantes, dezenas de salas são usadas por políticos e empresários, e olha que nem partidário do Bozo sou.

    4. Pura fofoca! Matéria que não leva a lugar nenhum. Decepção com a Crusoe.

    5. Nao entendi o intetesse da materia. seus leitores merecem melhor

Mais notícias
Assine agora
TOPO