Arte: Matheus CastroTodas as capas principais fechadas pelo time da revista em 2020: furos em meio à pandemia

Feliz recomeço!

01.01.21
Da Redação

Caríssimo leitor,

Felizmente, 2020 foi embora. O Ano Novo chega trazendo para todos nós a esperança de, tão logo seja possível, retomarmos a vida depois de meses tão estranhos e sombrios. É uma oportunidade para o recomeço.

Aqui na Crusoé, de casa durante o longo período de isolamento, nosso time seguiu no esforço para levar até você reportagens interessantes e reveladoras, sempre em linha com o espírito que define a revista desde seu lançamento, em maio de 2018.

Mesmo com as limitações impostas pela pandemia, trouxemos boas histórias. Algumas, justamente por tratarem de temas tabus que só são abordados por aqui, repercutiram apenas dentro dos limites da nossa ilha. É o caso, por exemplo, do pacote de revelações do empreiteiro Marcelo Odebrecht sobre o ministro Dias Toffoli. Outras, como o furo acerca das dezenas de cheques da família Queiroz para a primeira-dama Michelle Bolsonaro e os plágios de Kassio Marques, ganharam o mundo.

Também seguimos firmes na missão de cobrir criticamente os fatos mais comezinhos do dia a dia do poder, em todas as suas esferas, e por isso fomos atacados. Sofremos campanhas de ódio nas redes sociais, oriundas das torcidas de sempre. Mas nada disso nos abala. Continuaremos vigilantes, a despeito dos ataques, porque entendemos que essa é a melhor forma de contribuirmos para que o Brasil avance de verdade.

Avançar, aliás, nunca foi algo tão primordial. Para além dos horrores da doença, 2020 nos mostrou que estamos em um país quase à deriva, dependente de autoridades que parecem viver em um mundo paralelo, movidas pelas próprias patetices e perdidas na própria inépcia. E a corrupção, a despeito do discurso etéreo desses mesmos poderosos, continua a grassar pelos gabinetes. Tudo isso mostra que não nos faltará trabalho tão cedo.

Esta edição especial, em que trazemos artigos de dez convidados aos quais pedimos para traçar as perspectivas para 2021, não poderia deixar de transparecer um pouco do pessimismo imposto pelo quadro geral desagradável que vivemos no ano que acabou. Mas, o mais importante, também aponta caminhos e mostra que há portas de saída — e que é possível, sim, recomeçar.

Em nome de todos que fazem a Crusoé, desejo a você e a seus familiares um ótimo recomeço. Feliz 2021!

Rodrigo Rangel
Diretor de redação

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bom dia, Rodrigo. Parabéns à toda equipe e FELIZ ANO NOVO para vocês. Não desistam porquê teremos muita luta pela frente!

  2. DESEJO A TODOS DE CRUSOÉ UM BOM ANO NOVO. AGORA, PEDIR PARA COMENTARMOS SOBRE ESSE GOVERNO SEM CONTEÚDOS OFENSIVOS É ABSOLUTAMENTE IMPOSSÍVEL.

  3. Minha assinatura já está paga pelo cartão de crédito Master, previsto para o di 10. Vocês aceitaram o pgto por essa forma. Não estou entendendo essa cobrança.

  4. Agradeço muito a vocês por manterem a muito custo a informação da realidade que nos atinge mortalmente. Vida longa e saúde a todos, porque terão muito trabalho pela frente. Grande abraço a toda a equipe, continuaremos juntos

  5. Só agradecimentos por todo bem que prestam no esclarecimento da verdade a todos. Vamos seguir em frente com o mesmo propósito que fundamentou o seu surgimento. Parabéns a toda equipe.

  6. Agradeço à Crusoé pela atuação marcante no jornalismo, mais uma vez, nesse 2020, o "ano que vivemos em perigo". Em perigo, tanto pela pandemia, mas, principalmente, pela atuação caótica

  7. Obrigada Crusoé pelos momentos verdadeiros que vocês da sua equipe nos proporcionam. Às vezes ouvir essas verdades me faz muito mal, mas são verdades e precisam ser sabidas. Um grande abraço a todos. Desejo um que esse Ano Novo seja melhor.

  8. Parabéns a Crusoé. Infelizmente é a única revista comprometida em divulgar a verdadeira notícia. Parabéns 👏👏 👏

  9. Parabéns a Crusoé. Infelizmente é a única revista comprometida em divulgar a verdadeira notícia. Parabéns 👏👏 👏

  10. Estamos no OBA!OBA! da vacina. Em uma tragédia nacional. Esperamos todos uma vacinação em massa. A VIDA É BELA. Diogo Mainardi, estamos todos necessitando de conseguir rir , um mínimo, dentro desta tragédia. Aguardamos, ansiosamente pelo próximo livro. Que este livro tenha seu lançamento na FLIP 2021. Será uma honra para a FLIP, em Paraty, RJ. Aguardamos ansiosamente. CULTURA é uma mistura de conhecimento , conteúdo, atualização, leitura, e, um mínimo de diversão.

  11. A ÚNICA revista no Brasil que se pode assinar que não seja fútil, vazia e mentirosa. Sérgio Moro em 2022 e vida longa para a lava-jato

  12. não enxergar o giro de 180 graus pelo qual está passando a política no Brasil é querer ser caolho em terra de cego, o governo Federal montou o melhor e mais competente ministério das últimas décadas, teve sucesso nas decisões econômicas, apesar da pandemia vive hoje uma plena recuperação do mercado, emprego alta, não tem feito mais porque o 7jCN não quer ver sua bola cheia,i prefere prejudicar a nação em nome de seus projetos pessoais, o enxugamento das verbas públicas na mídia faz a diferença.

    1. Puxasaquismo tem limite. Ou deveria ter. O Brasil, para se livrar de uma quadrilha petista no poder por 4 mandatos, elegeu um louco que vende uma imagem de honesto sendo o rei das rachadinhas e usando o estado para encobrir os crimes dos filhos. Os ministros que se destacavam foram alijados por ciúme do nefasto Bozó.

    2. Manoel que mora em outro planeta? O MUNDO está em crise econômica e de saúde. Antagonista e Crusoe não recebem verba pública. Sua cegueira é de mentirinha e provavelmente paga para escrever seus absurdos. Exceto, claro, que de fato você esteja em outro planeta.

  13. Alguém precisa ter a coragem de não ser isentão e, assim, ter coragem para discernir sobre todas informações a respeito deste governo fanfarrão e atrapalhado, criticando seus erros e aplaudindo seus acertos. Pobre destes que engolem tudo, apoiam tudo, não veem erro em nada, e transformam a ideologia em torcida...

  14. Apesar de achar que o Diego Mainard e o Felipe Moura Brasil forcem muito a barra como antagonistas, a revista é ótima. Nenhum outro veículo de comunicação consegue notícias como vocês.

  15. Parabéns à Crusoé e todos os seus colaboradores. Um excelente recomeço para todos nós - equipe da revista e leitores!

  16. Sou assinante desde o primeiro dia. Deixei de acompanhar por cinco meses e me senti alienado. De volta há um mês e já com o vazio preenchido. Sucesso a todos que fazem a revista acontecer e a todos que a assinam, convergentes e divergentes, pois a soma das partes faz o todo ser mais interessante.

  17. Feliz 2021 Revista Crusoé. Seu trabalho tem sido fundamental para manter a nossa vigilância sobre a corrupção política e institucional enraizada em nossa nação. Continuem firme no propósito em nos mostrar alternativas a um Brasil melhor!

  18. Que em 2021, a revista continue ativa e presente, nas situações que mereçam ser levadas ao conhecimento do público!! Vamos acompanhar sempre!!!

  19. Agradeço a companhia desta revista no meu dia a dia. Pude divergir, apoiar opiniões, com o sentimento de liberdade.Um louvor a Deus.2021 está diante de nossos narizes.Desejo à redação e aos assinantes como eu, um ANO NOVO, com outro horizonte, um Arco Íris de esperança com luz brilhante do sol, e o aconchego da Lua Cheia. Xô, Xô, Covid-19.

  20. Enquanto muitos dizem que não vão renovar a assinatura (pq a CRUSOÉ não compartilha com sua pequinês), eu não vejo a hora de renova-la....é o melhor INVESTIMENTO que fiz nos ultimos anos. Parabéns!!!

    1. Eu também, nunca gostei de revistas, como dizia Schopennauer - leitura leviana de salão de beleza, mas a Crusoé é raríssima exceção.

  21. Governo da Bahia não paga a folha de pagamento de dezembro/2020 dos defensores públicos estaduais. Somente vcs da Crusoé/Antagonista para apurar esse fato. Lá nenhum meio de comunicação veiculou o atraso.

  22. Feliz 2021 à todos da redação de Crusoé e O Antagonista! Vocês são uma ilha de realidade e verdade neste caos chamado Brasil. Não se deixem intimidar por um desgoverno que não tem noção de respeito, responsabilidade e competência com o povo que o elegeu. Como todos os anteriores, vai passar!

  23. O trabalho de vocês é mais do que bem vindo. A Crusoé é essencial para o Brasil! Desejo a vocês um 2021 de muito sucesso!

    1. Aleluia Amigo! SÉRGIO MORO EM 2022 E VIDA LONGA PARA A LAVA-JATO

  24. DEPOIS DE TER ASSINADO A REVISTA PERCEBI QUE TINHA UM PORTO SEGURO PARA BUSCAR INFORMAÇÕES VERDADEIRAS. PARABÉNS A TODA EQUIPE FELIZ ANO NOVO A TODOS.

  25. Vocês conseguem nos colocar no meio disso tudo e nos fazem entender como é esse nosso país. Parabéns a todos da redação. Um feliz 2021 e que esse país possa ser um pouco melhor para nós todos...

  26. Inicialmente , parabéns por essa edição e, em especial , pelo jornalismo independente , inteligente da revista Grusoé . Avancemos

    1. Em regra, intelectuais não costumam assinar revistas, mas ler livros - se tanto, acham revista uma leitura leviana e mentirosa. A Crusoé veio para destruir essa bobagem e fazer um jornalismo investigativo que nada fica a dever aos grandes do mundo. Sergio Moro em 2022 e vida longa para a lava-jato

    2. parabéns a todos vocês, jornalistas de verdade! um feliz 2021 para nós! lena

  27. Parabéns a toda equipe da Crusoé que, mesmo nesse ano de trevas, jamais deixou de informar a todos nós, seus assinantes, a verdade nua e crua. Obrigada pela seriedade com que cada um nos traz a informação correta, os comentários que nos esclarecem com seriedade o que acontece no Brasil e no Mundo e que os demais meios de comunicação procuram esconder ou acham que não dará 'ibope"!!! Feliz 2021 para todos que trabalham nessa grande fonte de informação e que continuemos juntos até sempre!!!

  28. Sinto ,como assinante desde o 1º dia, que a Crusoe passou por uma transformação ideológica marcante.Seus editores,repórteres,passaram a fazer parte da imprensa marrom que assola o Brasil.Esta Revista não representa mais minha opinião.Triste,mas real.EA

    1. Acho o oposto. Crusoé teve a coragem de assumir suas opiniões, assim como muitos dos seus assinantes. Foi um exemplo de inteligência, capacidade de reflexão e coragem para divulgar suas posições. Parabéns à Crusoé.

    2. Cara! Se não te representa cai fora logo e nào enche o saco com baboseiras

    3. O que você procura é uma imprensa chapa branca, então, realmente, tem que procurar em outro lugar.

  29. Gratidão pelo profissionalismo de todos da Crusoé. Compartilhamos esses tempos das trevas , do estranhamento e vibramos tb com os avanços da crítica pelo bem coletivo! Que em 2021 o bom senso prevaleça! MTA força pra todos brasileiros de bem!

  30. Desejo que 2021 seja de saúde e só alegrias para toda a equipe e seus familiares. Que Crusoé tenha mais um ano de vigor e sucesso. Obrigada por tudo!

    1. Parabéns para todos vocês ! Quando eu tenho alguma dúvida é com a Crusoe que tiro. (Esse será o último ano do bozo...)

  31. Só desejo que vocês parem de pegar no pé do Presidente Bolsonaro e reconheçam que o STF tirou seus poderes frente a "pandemídia" no País e assim mesmo continuam colocar nele a culpa pelos mortos...Ele não é adepto do terror pregado pela mídia e preocupa -se com a economia que se falir causará muito mais mortos

    1. Sozinho não é responsável. Mas tem grande culpa por ser péssimo governante, péssimo exemplo e péssimo caráter. STF reafirmou o que a CF desde 1988 dispõe, sendo que quando interessa julga como o PR quer. Achava que os petistas tinham sido horríveis. JB conseguiu ser pior.

    2. Parabéns Marta pelo seu comentário. Faço minhas suas palavras.

    3. Se você quer imprensa chapa branca, não encontra aqui. Aqui tem investigação e fatos, e a boa imprensa tem, também,este grande papel, meter o dedo na ferida.

    4. Concordo que o STF é péssimo,mas qd o Pr teve a oportunidade de melhora-lo,o que ele fez?Indicou o Kássio Nunes,que só vota a favor dos bandidos. E na PGR,colocou o Aras,que não precisa de comentários!Então,de inocente,ele não tem nada!

    5. “Pandemídia” é uma ofensa para quem como eu, perdeu familiares e outras pessoas queridas. É o tipo de coisa que repetem sem pensar, sem se colocar no lugar do outro em nome da paixão por um político. Não estou sequer entrando no mérito de tudo que a pessoa fez ou deixou de fazer, mas na agressão que é esse desrespeito pela dor do outro, tão brasileiro quanto, tão dependente de uma vacina quanto, enfim, tão lascado em 2021 quanto quem o venera.

    6. Jornalismo é pegação no pé, o resto é conversa pra passar o tempo.

  32. Desejo a todos um Ano novo com mais ponderação, reflexão, compreensão, cooperação, empatia, simpatia e garantia de mais oportunidade, solidariedade, fraternidade e amor ao próximo! Muita paz e realizações produtivas em 2021!

  33. Obrigada time brilhante e querido por me manterem informada 24h. Como tenho tempo, leio tudoooo e atualizo as minhas filhas kkkk que venha 2021, que venha a vacina, que venha um pouco de normalidade na nossa vida! Agora só tô por out/22 e ver o que nos espera??? Feliz ano equipe. Abraço

  34. Matérias valorosas, a despeito do cenário devastador em que vivemos, mas não podemos nos furtar, isentar a esta realidade . sigamos em frente nos informando!

  35. Agradeço pela competência e por nos fornecer informações relevantes e verdadeiras. Que 2021 nos traga esperança para superarmos esse momento tão obscuro ! Saúde!

  36. O nosso agradecimento por todas as reportagens e nós esclarecer em várias situações, confio em vocês, estamos com vocês, apesar das emissoras de rádio e TV, não comentarem nada, mas sei que o Ministro Marco Aurélio lê, ouvi ele comentando em uma entrevista, sucesso sempre, parabéns pelo trabalho de toda a equipe nos esclarecendo para tentar fazer o Brasil melhor, estarei sempre com vocês! Feliz Ano Novo, que venha 2021!

  37. A posse de Joe Biden e Kamala Harris em 20 do corrente mês será precedida pelo repicar de sinos nas igrejas e templos do país em sinal de respeito pelas vítimas da pandemia, que totalizam quase 400 mil. Não há cerimônia que possa razoavelmente ignorar a dor dos familiares e amigos de tantos mortos. Somente sociopatas se mostrariam indiferentes a tamanha calamidade, associada com tantas outras desgraças. Conter a COVID-19 constituirá prioridade máxima da nova Equipe, essencial à normalização.

  38. Meus caríssimos da equipe Crusoé, tenho muita gratidão pelo excelente trabalho de vocês e desejo sempre muito sucesso a esta grande revista, que continue fazendo a diferença e nos informando com a realidade. Obrigada e parabéns!

    1. A cada nova edição, vocês arrebentam a boca do balão!!! Esta está excelente, com artigos fantásticos!

  39. Estamos juntos neste propósito. Como assinante, torço para um jornalismo sério e atuante. calar a boa e isenta imprensa jamais doa a quem doer. Antônio Cedraz.

  40. Feliz 2021 para todos os brasileiros sensatos e do bem. E a toda equipe da Crusoé que faz parte desse time, cujo objetivo é ter um BRASIL NOVO ou um NOVO BRASIL. "Se podemos imaginar um Brasil melhor, podemos construir um Brasil melhor."

  41. Contamos com vocês para nos mostrarem sempre os bastidoores deste governo sujo, o Brasil há de mudar, continuaremos na luta por isso sempre, com a ajuda de Crusoé e O Antagonista e também de todos os brasileiros de bem. Feliz 2021 à todos!

  42. Por favor, continuem denunciando, informando para a sociedade brasileira, os casos de roubo e corrupção, tanto de autoridades como de empresários. Se esses denunciassem as tentativas de corrupção da classe política o Brasil não seria o que é.... Sabemos que é um sonho, mas o que custa sonhar por uma sociedade mais honesta para as próximas gerações? Continuem trabalhando, o futuro agradece!!!!

  43. Crusoé, a utopia do jornalismo 100° isento, é chocante, mas é a realidade, a digitalização permitiu a maior diversificação na produção de informações e diferentes versões de um mesmo fato ou dado. A imprensa marron distorcia e falsificava notícias com o objetivo de conquistar leitores e por faturamento em publicidade, creio que não seja o caso da Crusoé.

    1. O que seria , então, jornalismo na sua opinião? Ignorar aparelhamento das instituições? Aplaudir o enorme esforço do papi em livrar Huguinho, Zezinho e Luizinho ( ou melhor, os irmãos Metralha) das punições pelos crimes cometidos? Fechar os olhos para as provas concretas da total ma fé , ou seria incompetência, (ou os dois juntos) na gestão da coisa pública? Se esse é o jornalismo que vc deseja entrou na porta errada.

    2. Na Jovem Pano, SBT e RECORD só tem elogios ao governo. Antagonista e Crusoé não se vendem

    3. William, faça um comentário e liste as virtudes deste governo. Aqui você e todos os bolsonaristas tem esse direito. Só que aqui tem mentes que pensam para refutar. Aqui não tem espaço para fake news. Aqui não têm espaço para a desonestidade intelectual. Concluindo, aqui não tem vez para os bolsonaristas.

  44. Desejo a toda essa equipe de jornalistas que atua com honestidade e honra a profissão que exerce que em 2021 nos brinde com reportagens iguais às que sempre publicaram. A bandidagem política deste pobre país dará farto material para que isso aconteça. Só espero que o bem comece a triunfar sobre o mal o que não tem acontecido.

  45. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  46. Parabéns pela relevância, vocês ocuparam o lugar deixado pela Veja. Hoje me informo através do Crusoe e O Antagonista. Feliz 2021 a todos!

  47. Parabéns pelo excelente e incansável trabalho de vocês todos!!!! Um feliz e abençoado 2021 a todos vocês e suas famílias!!!!

  48. parabéns pelo trabalho corajoso e competente que vcs veem desempenhando. trabalho essencial neste momento de tanta mentira e desinformação

  49. A Crusoé se tornou essencial em pouquíssimo tempo por praticar jornalismo de verdade e com competência. Se um dia o Brasil não precisar mais de vocês é porque o objetivo maior - um país honesto e voltado para o bem estar da população - foi alcançado. E vocês serão parcela muito importante dessa conquista.

  50. Agradeço e parabenizo pela luta de vocês, hoje são um dos pouquíssimos veículos que prezam pela verdade, relatando os fatos, no intuito de buscar o fortalecimento dos valores democráticos.

    1. PARABÉNS CRUSOÉ, pelas reportagens e pelo nível de pessoas que vocês entrevistaram.Pessoas do nível de Joaquim Falcão e outros que fazem,como vocês, a diferença nesse país de políticos corruptos .Continuem pondo"o pau na mesa" mostrando o submundo que estamos imersos !!!

  51. Parabéns Crusué. Em um tempo tão obscuro, onde populan a mediocridade, a mentira, a corrupção e a ignorância, vocês nos brindam com reportagens e artigos corajosos, inteligentes, patrióticos. Que continuem assim, arregimentando forças e energia que sejam sementes para plantação das ideias e verdades, que nos leve à colheita da comprometimento da sociedade para promover as mudanças de que tanto precisamos.

  52. Faço votos que a revista espelhe sempre a realidade, sem tendências ideológicas, e siga uma coerente linha, sem mudar-se de lado o que infelizmente ocorreu na sua curta história .

    1. O que talvez você esteja chamando de MUDAR DE LADO é ter acordado e mudado para o lado certo. Viseira existe só para quem não quer (ou não consegue ?) enxergar a realidade. A Crusoé, como tantos outros, acreditou na proposta do "elemento" e como a outra opção era o indesejável, assim que percebeu que tinha se equivocado, corrigiu o rumo.

  53. Feliz Ano Novo Crusoé. O trabalho de vocês em 2020 foi além de excelente. Entretanto, discordo do título do editorial. Recomeço haveria se o Bozo já tivesse sido expulso da presidência e do país. Como ele está ainda aí liderando o massacre da população brasileira, há razões para pensar que um feliz recomeço não teremos. A não ser, é claro, que vocês, como eu, estão projetando a queda do genocida para breve, muito breve. Continuaremos na luta por um país melhor, desenvolvido e civilizado.

  54. Sou assinante da Crusoé e do O Antagonista, quase desde o início dessas duas fontes de informações. A motivação para assinar a revista Crusoé deu-se pelas reportagens que lia de combate à CORRUPÇÃO. Em 2018, os jornalistas com suas matérias mostravam a podridão dos governos do PT e de todos os seus aliados. Quando o Bolsonaro assumiu, ainda que cético, eu acreditei que ele iria pelo menos fazer um pouco do que prometera no combate à corrupção. Me enganei redondamente.

  55. Agradeço pela existência da Crusoe, assino desde o princípio é sempre espero ansiosa pela sexta feira. Que 2021 traga um pouco de esperança a todos.

  56. Crusoe e O Antagonista sempre nos mantiveram informados do que acontecia, denunciando, para que as autoridades competentes investiguem, muitas denúncias evitaram mal maior, continuem assim!! 👏👏 meu desejo é de um 2021 melhor !!!🥂

  57. Desejo para 2021 que outros veículos de imprensa profissional no Brasil adotem um pouco da independência, da capacidade investigativa e da coragem da Crusoé. Faria enorme diferença para renovar nossa já precária esperança de um futuro melhor para o nosso País. Que o ótimo trabalho continue em 2021, equipe Crusoé! E obrigada!

  58. Desejo a todos dessa equipe e familiares um 2021 próspero de saúde e paz. Que o trabalho realmente siga o caminho que nos coloque no rumo da verdade. Só me resta parabeniza-los e que venha um ano de novas conquistas.

  59. Eu sei que é inevitável esse tipo de edição logo no começo do ano. Mas, sinceramente, não deu vontade nem de "folhear" a revista. Gosto de Crusoé (já vou pelo segundo ano de assinatura), mas acho que não tenho mais paciência para uma edição inteira de "artigos". Outra coisa: não dá pra ver o artigo do Sérgio Moro e não enxergar nele uma peça de autopromoção (já está em campanha!). Que não se queira colocar outro no andor de onde o Bolsonaro de barro caiu, espatifando-se miseravelmente. Prudência

    1. Paulo, com tudo o que você disse, O Antagonista e Crusoé não fizeram Todas as Necessárias Ressalvas ao Bolsonaro. Pesou mais o Antipetismo. Quanto a SM, sinceramente, não tenho ilusões. Sempre gosto de lembra a fala do personagem de Al Pacino ,em O Advogado do Diabo: " vaidade, meu pecado predileto".

    2. Fique tranquilo LEANDRO. A incompetência do senhor Bolsonaro não foi surpresa para mim e acredito que para muitos brasileiros. Ele está na política faz trinta anos. Seus filhos são todos políticos. Sempre foi um deputado do Centrão, que buscou o enfrentamento, a bola dividida e levou isso para a presidência e estamos vivenciando o resultado desse perfil, nas questões prementes que o Brasil enfrenta. Dr Sergio Moro tem grandeza moral e uma atuação ilibada em tudo. Será um grande presidente.

  60. Acompanho vcs desde a primeira edição. obrigada por vcs existirem, senão estaríamos a mercê da mídia implacavelmente dirigida pelo establishment. Parabéns!!!!!👏👏👏👏👏👏

  61. Obrigada pela companhia nos dias de isolamento. As sextas-feiras foram especialmente interessantes e muito aguardadas! Feliz 2021 à toda a equipe, suas famílias e aos leitores.

  62. Crusoé é nosso porto seguro. Aqui sabemos daquilo que autoridades e mesmo parte da mídia querem ver escondidos. Aqui discutimos os temas cruciais para que o País possa encontrar a trilha do desenvolvimento. Obrigado, Crusoé!

  63. Parabéns a Crusoé pelas matérias interessantes e reveladoras que nos apresenta !Que em 2021 nossa esperança, num mundo melhor, continue !

  64. Parabéns a toda equipe !!! Esperança que 2021 seja bem melhor ... e a vigilância e jornalismo praticado ajude a mudar os rumos do país tão desgovernado !

  65. Nunca foi tão fundamental ter um veículo que nos trouxesse de forma simples e direta, as entranhas e intestinos das esferas do poder, num tempo em que sair de casa era risco de morte. Enquanto vocês lutavam e se arriscavam, os de sempre tramavam, nem sempre à sombra, para tirar os impecilhos à sanha de roubar tudo de todos, da esperança de maior responsabilidade com o dinheiro público ao auxílio emergencial aos que nada tem. Confiamos no excepcional trabalho de informação que a Crusoé presta.

  66. É assim. Esses artigos estão muito longos e pouco interessantes. É compreensível que a Revista, busque uma edição especial, por ser hoje, precisamente, o primeiro dia de um novo ano. Mormente, por estarmos, quase todos, banidos do mundo real, por uma baita ressaca, obviamente justificada. Melhor seria fazer uma retrospectiva mais condensada das notícias do ano que terminou. A Crusoé deu um fora com esse número dito "especial". E o resultado está à vista. Alvaro Costa/df

    1. Álvaro, o Papo Antagonista, no YouTube, já fez essa retrospectiva, se não me engano, durante duas semanas inteiras, rememorando todos os fatos principais de 2020. Foi uma retrospectiva excelente, diga-se de passagem (vale a pena conferir). Agora, é bola pra frente, com as reflexões dos articulistas da revista. Eu gostei desse formato logo no primeiro dia de 2021. Feliz Ano novo pra você!

  67. Parabéns à Crusoé e Maisantagonista. Continuem mais persistentes ainda nesta ilha em busca das verdades e mais antagonistas ainda ao “status quo” dos poderosos assaltantes do estado brasileiro.

  68. Crusoé já faz parte da história do Brasil, mesmo sendo um país em que grande parte dos cidadãos 'esquecem' de tudo. ... Crusoé é história.

  69. Parabéns à revista pelo seu pioneirismo. Também pela coragem. Fui apresentado à Crusoé por um amigo e logo que comecei a ler, vi que era diferente. Fiz a assinatura imediatamente. Feliz ano novo para todos vocês da Crusoé! Em 2021 estaremos juntos!

  70. Vivendo fora do Brasil há 25 anos, tenho na Crusoe e no Antagonista minhas melhores fontes de informação sobre meu pobre país. Continuo sonhando com mais justiça e com o combate à rompante e absurda impunidade no Brasil. Vocês são uma essencial e evidente ferramenta nesse processo. Feliz 2021!

  71. parabéns a toda equipe da Crusoé ... ainda bem que temos vocês que nos trazem a sanidade mental para continuarmos acreditando num futuro melhor para nós e para o nosso Brasil ... Deus abençoe todos vocês 🙏

    1. O caráter combativo da Crusoé deve-se continuar em 2021, É tudo que esperamos. No bom combate há críticas ácidas e os elogios de reconhecimento pela derrota ou vitória! Não esqueçam de apresentar os 2 lados da história!! A omissão provoca repulsa!! Nunca devam transparecer que estão a favor ou contra uma causa!! Investigar e relatar a matéria nua e crua sempre pega muito bem. Feliz Ano Novo...

    2. parabéns a toda equipe desejando que continuem agindo dessa forma,perdoando alguns percalços. Que 2021 venha com toda saúde força e união.

Mais notícias
Assine agora
TOPO