RuyGoiaba

Daciolo e a Loucademia de Política

17.08.18

O que é o Cabo Daciolo, senhoras e senhores?

Para alguns, o candidato do Patriota é, mais que uma evidência de que a lei eleitoral falhou –graças à bancada do partido no Congresso, as emissoras de TV são obrigadas a chamá-lo para todos os debates–, uma prova de que o movimento antimanicomial venceu triunfalmente.

Há quem ache que é uma consequência de a Justiça Eleitoral não aplicar exame psicotécnico a quem disputa eleições. Outros, que é uma conspiração dos demais candidatos para que todo mundo pareça normalzinho perto dele. Outros ainda, que o cabo é uma teoria conspiratória de WhatsApp que ganhou vida e as pessoas –inclusive eu, neste texto– simplesmente não resistem a repassar.

Houve coisa pior: o PSOL achou que Daciolo, que liderara uma greve de bombeiros no Rio, era uma espécie de herói soviético e cedeu a legenda para que ele se elegesse deputado federal em 2014, puxado pelos votos de Chico Alencar e Jean Wyllys. Foi expulso do partido depois, mas é um lindo exemplo dos critérios de seleção psolistas.

Eu me confesso fascinado pelo vídeo do cabo “orando e jejuando” no monte, que deve ser a coisa mais Glauber Rocha que Glauber não fez: se filmarem um “Terra em Transe Reloaded”, sua presença será imprescindível. Mas me pergunto o que há de performance nisso tudo. Há método na loucura de Daciolo, como dizia Polônio de Hamlet? Ou ele é mesmo a “mistura de Antônio Conselheiro, Floriano Peixoto e Beato Salu” descrita por um historiador no Twitter?

Uma coisa é certa: de todas as coisas doidas ditas no vídeo (subir ao monte, ameaça dos illuminati, “guerra no plano espiritual”, “a diferença do Cabo Daciolo com Enéas é a intimidade com Deus”), a mais maluca é “não tem déficit na Previdência”. E não queria ser alarmista, mas há outros candidatos por aí dizendo isso. Na verdade, o filme com Daciolo devia se chamar “Loucademia de Política”.

Paulo Lopes/Futura Press/FolhapressDaciolo achando referência à “nação brasileira” na Bíblia (Paulo Lopes/Folhapress)

***

A GOIABICE DA SEMANA

Não há concorrência à patacoada do registro da “candidatura” de Lula pelos petistas – feita ao mesmo tempo em que o partido planeja as viagens de campanha do poste Fernando Haddad. O petista gritando do alto do carro de som “concentrem aqui para a gente fazer a imagem”, como relatou O Antagonista, é o melhor resumo da coisa.

Mas não custa lembrar: todo mundo que foi lá comparar Sua Lulidade a Cristo ou o vê como uma espécie de dom Sebastião que voltará para redimir o Brasil merece ir orar e jejuar no monte com o Daciolo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que me deixa indignado é o dinheiro público pra esse tipo de circo. Se não for eliminado fundo partidário pior do que "ta" fica

  2. Lembra do Armando Correia, que se ganhasse distribuiria zebrinhas no Viaduto do Chá? Bosta por bosta vote em Geraldo Costa, Lembra do marronzinho??? Esse vociferava milhões de palavrões, tudo reflexo do Brasil profundo! Sim Daciolo é literalmente o triunfo da lei anti manicomial!

  3. Gente o Boulos conseguiu fazer o TSE retirar o youtube e face do Diego Rox. Pelo que entendi, ele chamou o Boulos de terrorista e invasor de terras. Diego tem até amanhã de prazo. ADVOGADOS! e O DIREITO DE EXPRESSÃO? Façam alguma coisa! O canal do cidadão será deletado amanhã.

  4. Daciolo é impagável. Foi a salvação de debates insossos nos quais os candidatos, seguindo o conselho dos marqueteiros, falam qualquer coisa que os eleitores queiram ouvir. Depois do primeiro debate, revi a mensagem final do cabo várias vezes, rolando de rir. Preciso ver a tal cena do monte. Preciso rir mais um pouco.

    1. Leiam de novo. A crusoé não comparou o daciolo com o Eneas

    2. Quem se comparou ao Enéas foi o próprio Daciolo, não a Crusoé.

    3. Tambem nao gostei. Comparar um homem letrado e expert em varias ciencias com Daciolo eh no minimo ridiculo por parte da Crusoe. Parece comparacao da IstoE.

  5. Qual o problema de Lula conduzir o país da cadeia? Isto já é pratica comum, exemplo não falta, Fernandinho Beira-mar, Marcola agora o maior ladrão Lula. Quanto ao cabo mais um louco no asilo xamado Brasil. E as patente diminuindo, capitão.... cabo.... soldado.... recruta zero.

  6. Na verdade, dentre os candidatos, o cabo Daciolo é o mais autentico representante da desdentada e ignorante nação brasileira. Os demais candidatos representam no máximo 10% da população.

  7. Uma grossura só, esse Cabo Daciolo. Não sei como um partido político apresenta um homem desse para candidato a Presidente da República. Vai ver que é para usar o dinheiro que a lei reserva às agremiações partidárias.

  8. Nada de novo no manicômio brasileiro. As pessoas defendem que ladrão seja presidente. O STE permite que um ladrão preso se candidate. Por que não? Se ele também permite que deputado cumpra seu mandato de dia e a noite durma na cadeia? O STF deixa os crimes dos políticos compadres (todos são compadres) prescrevam para não puni-los. Ah! Lembram que a Dilma não foi cassada? O Daciolo é café pequeno se comparado com tudo o mais permitido pelas cortes superiores do Br. Out!!!

  9. Interessante no debate qdo anunciaram a Boulos que deveria fazer a pergunta ao cabo houve um certo menosprezo da parte do Boulos ,como se ele fosse superior ,só que não, Daciolo tem alguns princípios que faltam ao Boulos como respeito a propriedade privada ,crer em Deus defesa da família e pela ordem e justiça coisa que muito dos outros candidatos não defendem cheguei a conclusão que demência e esse pessoal da esquerda que desenvolveu e querem a todo custo impor a sua loucura a nação haja manicô

  10. Cabo Daciolo é um sujeito singular!!! Mas me pergunto: " ele é o louco por crer em Deus e viver aquilo em que acredita! Ou um Lula, FHC, Geraldo, Fernando, que apesar de se dizerem "ateus" se é que isso existe! Pois se não creio em nada, creio que o nada existe! Dizem crer num plano para o Brasil acabar com a desigualdade e pobreza, mas trabalham em favor de escravizar nosso povo miserável, analfabeto funcional, acéfalo. Uma doutrina que tem o único intuito de sorver a esperança da Nação??

  11. Em nome de deus - no qual realmente não acredito - já se queimaram pessoas, já se iniciaram sangrentas guerras, já se transferiram bilhões de dólares de (muitos) pobres para (poucos) ricos... os comunistas pelo menos têm isso de bom: acreditam em roubar o máximo possível dos que trabalham, mas não pedem a proteção de nenhuma impossibilidade teórica...

  12. O Realismo fantástico não é mais um estilo literário latino americano. Materializou-se! O marxismo não é mais uma ideologia falida, virou a religião da "burricia" atéia acadêmica (melhor uma tradicional). O Daciolo aqui é apenas um louco comum, normal.

  13. Aqui no Bananão (grande Ivan Lessa!), onde se discute a sério a possibilidade de um presidiário, condenado em segunda instância, poder participar como candidato a presidente da República, o cabo Daciolo cumpre o papel da criança da fábula que grita "o rei está nú". No manicômio do Bananão a normalidade é a loucura. Sã loucura!

  14. Nosso Brasil virou um circo de horrores... A Amazônia, como uma lona, já cobriu quase a metade... A outra parte vem se cobrindo por si só.... A cargo do grupo de políticos e pseudos-governantes.... Este "espetáculo" , não quero, mas sou obrigado a assistir, pois, mesmo não sendo convidado faço parte, compulsoriamente da platéia....

  15. Esse Daciolo é reflexo de muitos brasileiros, macho pra xuxu, apegado a crendices, baixa escolaridade, baixa renda. Terá votos e aí saberemos quantos Daciolo existem por aí!

    1. Eu já estou achando que há uma epidemia por aí cujo vírus é muito agressivo, ataca e decompõe o cérebro das pessoas. A turma do PT e do PSOL tem sido a mais atacada pelo vírus. A Gleisi por exemplo está muito atacada, coitada.

    1. Como podem ver no trecho abaixo, a comparação foi feita pelo próprio Cabo Daciolo no vídeo citado: "Uma coisa é certa: de todas as COISAS DOIDAS DITAS NO VÍDEO (subir ao monte, ameaça dos illuminati, "guerra no plano espiritual", "a diferença do Cabo Daciolo com Enéas é a intimidade com Deus")"

    2. Pior comparação que eu já li em meus 36 anos de idade. Esses Antagonistas estão pisando na bola...

  16. Parece que apertaram o "replay" e soltaram o "vídeo-tape" da Hora Cachrinha ! Tem de tudo, tudo misturado, mas o que anima mesmo são as bolsonetes rebolando no fundo!

  17. Trata-se de um paciente psiquiátrico com alucinações( verdadeiras ou ensaiadas).Mas que exigiu participar do debate sem ter meio por cento , nas oesquisas.Os jornalistas da imprensa marrom comemoraram isso e o Boulos, "agitaram o debate". Conclusão :quem cria essas bizarrices são os da imprensa.Continuam alimentando com entrevistas e rapapés

  18. Trata-se de um paciente psiquiátrico com alucinações( verdadeiras ou ensaiadas).Mas que exigiu participar do debate sem ter meio por cento , nas oesquisas.Os jornalistas da imprensa marrom comemoraram isso e o Boulos, "agitaram o debate". Conclusão :quem cria essas bizarrices são os da imprensa.Continuam alimentando com entrevistas e rapapés

  19. Goiaba, claro que tem método nisso. Ele foi no d3vate da Band a cortina de fumaça do Bolsonaro. Outra coisa é a necessidade de exame psiquiátrico para o candidato, afinal o Brasil parece gostar de eleger desequilibrados, já tivemos Jânio e suas forças ocultas, o bipolar Collor em crise maníaca, o bebum Lula. Não podemos nos esquecer que na eleição passada Luciana Genro tb nos presenteou com um memes. A cadeira presidencial parece gostar de Rivotril.

    1. Chris, nao esqueca de acrescentar a sua lista a Dilmanta, elogiada nas ruas de BH como uma FDP. De verdade o que ela eh.

Mais notícias
Assine agora
TOPO