Igo Estrela/Estadão Conteúdo/AEO candidato do PSL posa em frente ao Planalto em março do ano passado: beneficiário do voto antipetista, ele ampliou a vantagem sobre Fernando Haddad

Todos contra Bolsonaro

O jogo é esse na campanha de primeiro turno, não importam o partido e a ideologia. Será que o capitão vai resistir aos ataques, com um tempo de propaganda de TV tão exíguo? Se ele conseguir sobreviver, já terá uma cumprido uma façanha que não se verifica desde 1989
17.08.18

Jair Bolsonaro é um raro fenômeno eleitoral. Não tem partido forte, capilaridade ou tempo de TV, nem experiência administrativa em governos para mostrar. Nunca participou de uma eleição majoritária e exibe alto índice de rejeição. A grande imprensa o detesta porque é de direita e desfere coronhadas no politicamente correto (o amor é recíproco). Ainda assim, ele é impelido por um discurso que, divulgado profusamente pelas redes sociais, agrada em cheio uma parte da população que está saturada de tudo-isso-que-está-aí. Com as condições precárias da sua campanha, Bolsonaro lidera todos os cenários para o primeiro turno da eleição presidencial, com Lula fora do páreo, apesar do teatrinho do PT. É hoje o favorito para ir ao segundo turno. Os políticos tradicionais lutam pela outra vaga. O jogo que já está em andamento é para tirar votos de Bolsonaro, principalmente, e a aposta é de que a candidatura do deputado perderá fôlego a partir do início oficial da campanha.

Bolsonaro performa bem em pesquisas de intenção de voto há pelo menos 15 meses, mas os políticos não davam muita bola para isso. Achavam que esse desempenho era apenas momentâneo, fruto de uma indignação do eleitor que minguaria como as manifestações de rua em prol da Lava Jato. Pois bem, o esperado não ocorreu até aqui, e os concorrentes correm contra o tempo para, em menos de dois meses, fazer com que a campanha na TV e nas ruas seja suficiente para tirar votos do candidato do nanico PSL – mesmo que ele continue com força suficiente para seguir ao segundo turno, auxiliado pelo não-candidato Sr. Ninguém, o preferido do enorme número de eleitores que declaram que vão se abster, votar  branco ou nulo. Se nas últimas eleições os brasileiros sempre depararam com a hegemonia de PT e PSDB, o jogo atual é diferente: todos contra Bolsonaro.

Nessa disputa, Geraldo Alckmin é o que mais conta com a possibilidade de conquistar votos de simpatizantes moderados de Bolsonaro (sim, existem) – aqueles que orbitam em torno do nome do capitão da reserva do Exército, mas ainda podem mudar de lado. O primeiro passo de Alckmin foi escolher a senadora gaúcha Ana Amélia, do PP. Ela é de direita, do Sul (onde o militar vai bem) e tem forte discurso contra a corrupção. A avaliação do PSDB é que parte da dificuldade eleitoral de Alckmin até aqui deve-se ao fato de que o partido perdeu uma parcela de seu eleitorado mais à direita. Era um público que nas últimas eleições votava no PSDB, mas que passou a flertar com Bolsonaro desde que Aécio Neves foi parar na Lava Jato. E é aí que entra Ana Amélia. A ideia é explorar a defesa que a parlamentar sempre fez da operação. Ela, é verdade, pediu votos para Aécio em 2014. No Senado, porém, votou em 2017 a favor do seu afastamento. Ana Amélia também reforça a imagem de anti-Lula que Alckmin quer projetar. Esse público de “ex-tucanos” é o foco de Alckmin. Ele sabe que sua capacidade de desmobilizar o eleitor aguerrido de Bolsonaro é limitada.

Com tempo de sobra na TV, o PSDB irá atacar o candidato do PSL nas inserções diárias, espalhadas pela programação. A ofensiva na TV será relativamente light, de modo a evitar direito de resposta – o que seria precioso para Bolsonaro, cujo espaço na programação é pífio. “O raciocínio central é: o Brasil precisa de mais radicalismo, instabilidade e inexperiência? Bolsonaro nunca administrou nada e tem posições muito radicais. Ele aponta para a permanência da instabilidade”, diz o secretário-geral do PSDB, deputado Marcus Pestana. O plano anti-Bolsonaro foi discutido em uma reunião interna do partido, na última terça-feira, 14, em Brasília. Alckmin, que estava presente, autorizou a estratégia de atacá-lo, desde que não fosse ofensivo e não o envolvesse diretamente — ele se lembra bem como a sua atitude agressiva no debate com Lula, em 2006, ajudou a que tivesse menos votos no segundo turno do que no primeiro. A equipe do presidenciável apresentou números expressivos: mil colaboradores voluntários, compromissados e treinados para atuar na internet de acordo com o comando da campanha.

ReproduçãoDivulgação/Ana AméliaAna Amélia, entre Alckmin e sua esposa, Lu: a senadora foi escolhida pelo tucano para ser o contraponto a Bolsonaro
Um dos eixos do programa de Alckmin se coaduna explicitamente com o plano para tirar votos de Bolsonaro: “O Brasil da indignação”. O problema é que o alvo da indignação é, além do PT, o Centrão aliado do tucano. O projeto de governo do PSDB, vale dizer, ainda é apenas um pacote de generalidades, resumido em nove páginas. Mas já está claro que vai enfatizar a necessidade de lutar contra a criminalidade, um dos pontos de maior apelo entre os simpatizantes do candidato do PSL. Alckmin promete a criação de uma nova polícia federal, de caráter militar, para atuar em todo o país sob o nome de “Guarda Nacional” – muito embora ainda não tenha dito como conseguirá dinheiro para isso. E bate na tecla de que o estado de São Paulo, sob o seu governo, experimentou uma queda significativa no número de homicídios.

A crer nas pesquisas de intenções de voto, quem está no mesmo patamar de Bolsonaro é Marina Silva. Ex-petista, ela costuma ser alvo de chacotas dos seguidores do deputado. É chamada de “melancia” – verde por fora, vermelha por dentro. A despeito da metáfora frutífera, há pontos em comum entre os dois: aquele senhor que costuma ser representado com barba branca e que tudo sabe e tudo vê. Bolsonaro tem como lema “Deus acima de todos”. Marina é a única candidata relevante que é evangélica – e que cultiva o hábito de consultar a Bíblia em momentos decisivos. Marina divide ainda outra parcela dos eleitores de Bolsonaro. Mais especificamente, empresários endinheirados e operadores do mercado financeiro. Trata-se de um público que obviamente não tem uma grande quantidade de votos, e sim bastante influência, capacidade de arrecadação — e que pode tornar a vida de um candidato bem mais tranquila se não apostar contra ele na Bolsa e no mercado de câmbio. Para cativar esse público seleto, Bolsonaro escalou o economista Paulo Guedes, um dos fundadores do Banco Pactual e anunciado como futuro super-ministro de um eventual governo. Marina segue o mesmo roteiro. Ela tem a seu lado André Lara Resende, um dos formuladores do Plano Real, e Eduardo Giannetti, que foi professor na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Em abril, durante um evento em São Paulo com empresários do setor imobiliário, Giannetti disse que a relação do deputado com Guedes e a recém-conversão do capitão ao liberalismo econômico eram uma enganação. Isso porque, na visão do marineiro, eles têm posições antagônicas sobre a economia: o capitão da reserva é nacionalista-intervencionista e seu guru econômico é extremamente liberal. Até na política externa Marina tem um discurso pronto para esses eleitores: mais negócios, menos ideologia. Igualzinho a Bolsonaro, tirando a eloquência do capitão contra o Foro de São Paulo.

Assim como Marina, o pedetista Ciro Gomes está à esquerda de Bolsonaro, mas nem por isso descarta tirar votos dele. Os dois compartilham de pecha idêntica: o destempero (ou espontaneidade, a depender do ponto de vista).  A campanha do PDT quer vendê-lo como “o cara que entende de economia”, repisando que ele foi ministro da Fazenda. Ciro, dessa forma, pretende explorar o maior calcanhar de Aquiles de Bolsonaro: em um país com 13 milhões de desempregados, diz que não entende de economia. Na área de segurança, embora seja contra a facilitação do porte de armas, ele passou a prometer mais equipamentos para as forças da ordem e a criação de uma polícia de fronteiras. “O que tem feito Ciro crescer, devagar mas consistentemente, é mostrar a experiência administrativa dele, que é o que falta ao Bolsonaro. Ele nunca teve experiência em nada. Nunca foi executivo, nunca foi prefeito, nunca foi administrador, nunca foi secretário”, diz o presidente do PDT, Carlos Lupi, deixando de lado que, ao contrário do seu candidato, Bolsonaro também nunca prometeu tirar os brasileiros endividados do SPC. Seja como for, as últimas três pesquisas qualitativas encomendadas pelo comitê de campanha mostram que a rejeição a Bolsonaro tem aumentado continuamente, ao passo que a aprovação não cresce. O PDT acredita que é questão de tempo até ele cair nas pesquisas. Os demais partidos idem. Todos adorariam ter o capitão como oponente no segundo turno, porque acham que seria fácil vencer o que chamam de radical de direita na reta final.

Marcelo Camargo/Agência BrasilMarcelo Camargo/Agência BrasilCiro e a vice Kátia Abreu: aposta que o militar perderá votos pela falta de experiência
Nesse jogo para tirar votos de Bolsonaro no primeiro turno e viabilizar a chegada no segundo, o senador Alvaro Dias, do Podemos, não tem estrutura, nem tempo de TV e vai muito mal nas pesquisas. Corre por fora na disputa. Mas sempre foi da ala mais refratária a Lula, não importa o partido em que estivesse. Tal qual Bolsonaro, repete à exaustão o seu apoio à Lava Jato, incluindo a promessa de convidar o juiz Sergio Moro para ser ministro da Justiça. Alvaro Dias bate na tecla de que ele, sim, é o candidato anti-Lula, com a vantagem de ter experiência administrativa. Tem na ponta da língua a afirmação de que foi um governador bem avaliado no Paraná – ainda que 30 anos atrás. Alvaro Dias conta com esse repertório para tentar crescer nas urnas e Alckmin e Marina contam com Alvaro Dias para corroer o cacife bolsonarista no Sul.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéAlvaro Dias: ele quer ser o candidato anti-PT
Diante do cenário, o PT fechou o plano de, num primeiro momento, esquivar-se de Bolsonaro. Imerso nas próprias crises com a prisão de Lula, o partido representa a antítese do militar e não espera ter votos entre os simpatizantes do deputado. O objetivo é lutar para garantir a transferência de votos de Lula, de dentro da prisão, para Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e pouco conhecido no Nordeste, onde o partido vai bem. No PT, a expectativa de uma campanha anti-Bolsonaro, por parte dos demais concorrentes, é tão otimista que já há quem trabalhe com o cenário de Alckmin passar o capitão da reserva do Exército e ir para o segundo turno juntamente com o poste lulista. O dado curioso é que, se o PT não espera ter votos entre os bolsonaristas, Bolsonaro pode ter eleitores entre uma parte dos lulistas desencantados com postes, como mostram pesquisas recentes.

O presidente do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, estima que o horário eleitoral gratuito será decisivo. “É difícil construir uma candidatura na televisão. Mas destruir é fácil. E no caso específico de Bolsonaro, a TV terá força para destruir, porque ele não terá tempo de defesa à altura do tempo de ataque que sofrerá”, afirma ele. Hidalgo avalia que os adversários utilizarão esse espaço para desconstruir Bolsonaro muito mais em questões pessoais do que em relação ao programa de governo. “Como não há grandes diferenças nas propostas, a estratégia dos adversários será desidratá-lo por meio de ataques ao indivíduo”, diz.

Resta saber se as redes sociais terão força para conter a destruição que será promovida na TV. Lucas de Aragão, cientista político da Arko Advice, opina que não. Ele diz que parte do sucesso de Bolsonaro deve-se ao fato de que, até aqui, a campanha foi exclusivamente digital – onde o deputado nadou de braçada, sozinho. Agora se inicia uma nova fase, analógica. “Mais da metade do eleitorado está em cidades com menos de 200 mil habitantes e nelas ter estrutura e gente é fundamental. A história nos mostra que estruturas partidárias, prefeituras, capilaridade e tempo de TV dão resultado”, afirma Aragão.

Ou seja, uma tormenta se avizinha de Bolsonaro. E ele não tem ilusões a respeito. A estratégia é focar no eleitor fiel, porque ele e o seu entourage calculam que, apenas com público mais aguerrido, já tem votos suficientes para ir ao segundo turno. Seria uma espécie de plano Rocky Balboa: o boxeador protagonizado por Sylvester Stallone que dizia que, para vencer, é preciso saber apanhar e tentar continuar no ringue. A escolha do general Mourão como candidato a vice é o sinal mais evidente da prioridade aos apoiadores mais conservadores. Bolsonaro, contudo, não pretende partir para o confronto pessoal, como ficou claro no debate da Bandeirantes. Até porque não tem tempo de propaganda de TV suficiente. Para tanto, ele dispōe de um grande e eficiente exército à disposição nas redes sociais.

Se os programas de TV e os palanques regionais continuam essenciais para o êxito de uma campanha, a internet será um campo de batalha mais importante do que nunca nestas eleições. A própria dimensão assumida por Bolsonaro é prova disso. Os brasileiros estão ligadíssimos nas redes sociais, terreno propício para os candidatos jogarem lama uns nos outros, inclusive de forma indireta. Em 2014, 95 milhões de cidadãos tinham acesso à internet. Hoje, são 121 milhões — e, para a esmagadora maioria, internet é sinônimo de Facebook, Instagram e Twitter. No mundo digital, a campanha explícita já começou faz meses. Em junho, por exemplo, Bolsonaro acionou o Tribunal Superior Eleitoral, porque Alckmin sugeriu nas redes que eleitores fizessem uma busca por “motivos para votar em Bolsonaro”. O resultado no Google colocava como primeira sugestão um site que dizia: “Não existe nenhum”. O tucano nega ser o criador do site apócrifo. Mas Alckmin já foi direto na internet: acusou Bolsonaro de “sempre” votar na Câmara com o PT — o que causa coceira nos simpatizantes do deputado.

Até a angelical Marina vem usando as redes para alfinetar o general Mourão e enfatizar que Bolsonaro mantinha uma funcionária fantasma paga com dinheiro público. Henrique Meirelles, nome do MDB que se coloca como um equilibrado “candidato da economia e do emprego”, também ataca o capitão na internet. “Não sabe fazer conta”, criticou no Twitter. E um vídeo da campanha do emedebista, tratado feito mulher de malandro pelos caciques do partido, que o consideram “bom de trair”, mostra Bolsonaro como um misógino empedernido. O que candidato do PSL começa a experimentar na internet é do seu próprio veneno. Ele, os seus filhos e seguidores — anônimos ou não — não têm freios nas redes, num estilo semelhante ao de Donald Trump.  “Alckmin, estou aguardando alguém da sua laia me chamar de corrupto”, escreveu Bolsonaro. Marina, por sua vez, “lava suas mãos no politicamente correto” e Ciro Gomes “sabia tudo” o que acontecia nos governos petistas.

Em cada frente, o jogo de todos contra Bolsonaro e de Bolsonaro contra todos está só no começo, mas, como a campanha será a mais curta da história, o fim está tão próximo como o de uma blitzkrieg. Se conseguir sobreviver, o capitão terá cumprido uma façanha que não se verifica desde 1989: ir para o segundo turno sem tempo de TV e a bordo de um partido nanico.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que me espanta no cenário atual é a rejeição acirrada dos candidatos/esquerda contra o Bolsonaro. Esta miopia em relação ao presente do pais cada vez mais afundado, a falta de exposição do Foro de São Paulo, os processos contra a maioria dos candidatos que estão parados "por foro privilegiado" - O PT venceu em 2002, 2006, 2010 e 2014 e agora o discurso é que precisa mudar a constituinte (constituição) para consertar o pais que está destruído ?! Quem destruiu ?

  2. Eu não vi uma linha nesse noticiário dos destemperos do Bolsonaro, e dessa verdade que eles querem passar que só o que é militar é que presta na sociedade brasileira num vi nenhum comentário sobre as denuncias de negócios imobiliários da família Bolsonaro no rio de janeiro enquanto o reportado sobre os outros candidatos não teve o mesmo zelo....

  3. Seria DE GRANDE VALIA PROPOR-SE AOS ELEITORTES A RENOVAÇÃO MÁXIMA DE TODOS OS QUADROS POLÍTICOS. Simplesmente, BASTARIA NÃO VOTAR EM CANDIDATOS QUE OCUPAM OU TENHAM OCUPADO CARGO ELETIVO ANTES. Somente DEIXARIA DE OCORRER RENOVAÇÃO - APENAS - EM PARTE DO SENADO DA REPÚBLICA. O que deixaria TODOS os permanecentes, EM ESTADO DE REFLEXÃO quanto as suas habituais práticas. Proponho A IDÉIA DO "VOTO RENOVAÇÃO", a única maneira de iniciar uma DECANTAÇÃO VERDADEIRA. Fora disso, há, apenas, punheta !

  4. JÁ PASSOU DA HORA DE AGIR ! AS PESSOAS DE BEM - MORMENTE AS QUE TEM MEIOS - PRECISAM LARGAR A PASSIVIDADE E ASSUMIR A DEFESA DE SUAS IDÉIAS, DE FORMA OBJETIVA E CORAJOSA. O ALCANCE DA VIRTUDE REQUER UM MÍNIMO DE CORAGEM E OUSADIA. O SUCESSO EXIGE OUSADIA MÀXIMA E LIUTA FERRENHA. O povo eleitor precisa ser esclarecido sobre O PODER REAL DO VOTO. Não há como garantir-se um VOTO CERTO, por ignorar-se a índole verdadeira de candidatos descohecidos. Mas, sabeemos da má indole dos já conhecidos.

  5. É sabido por todos que a CANALHICE PROSPERA, QUASE SEMPRE, MUITO MAIS PELO SILÊNCIO OMISSIVO DOS HOMENS DE BEM DO QUE PELA OUSADIA DOS MAUS. Até quando será assim ? Os principais intelectuais, artistas, jornalistas e demais formadores de opinião DE BOM CARÁTER sempre se contiveram, em nome de princípios de fidelidade e respeito ao direito de livre arbítrio alheio. Eis aí o CAMPO PROPÍCIO PARA SEMEAR O VÍCIO. Forçoso admitir que a VIRTUDE dos bons É USADA COMO UMA FRAQUEZA, muito bem explorada.

  6. Penso que a caótica situação política, econômica, ética e moral, mas, sobretudo, de DESGOVERNANÇA do Brasil impõem atitudes concretas e objetivas POR PARTE DE TODOS OS SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE CIVIL, INCLUSIVE DA IMPRENSA RESPONSÁVEL. Está óbvio que o SILÊNCIO OMISSIIVO, mantido até agora, dos formadores de opinião A PRETEXTO DA NECESSIDADE DE ISENÇÃO E NEUTRALIDADE DE OPINIÕES ditado por UM JORNALISMO POLÍTICAMENTE CORRETO tem sido responsável pelo AVANÇO da CANALHA.

  7. Bolsonaro deve continuar a mostrar a desconstrução da família e a falta de ética e moral que está grassando no meio político e não se importar com o que vem da esquerda, pois só vem baixaria e roubalheira e tudo que não presta. Basta da esquerda burra. Se querem “bom governo e democracia” se mudem para a Venezuela de Maduro. Pra frente Bolsonaro e pau neles. Everardo Gueiros, advogado, ex-vereador e ex-vice prefeito de Garanhuns- PE.

  8. Pensei que estava enganado e li e reli esta reportagem. Achei que havia uma tendência esquerdopata somente do jornalista que assinou a reportagem sobre a Marina. Não estou enganado esta ilha vai afundar. Puts! mais do mesmo.

  9. Os outros partidos podem ter o tempo que for nas Tv's, o povo já despertou e estão dando audiência com força as mídias sociais. Bolsonaro não precisa ir a debates para se expor as mesmas cretinices dos outros partidos. Deixa que seus próprios seguidores repliquem oque ele quer de fato. É o anseio do povo que já está farto desses esquerdistas, comunistas, socialistas, progressistas, taxista, bicicletista, barista, etc. ELE IRÁ GANHAR NO PRIMEIRO TURNO.

  10. Maior capilaridade que os militares, não existe. E, nos rincões do país, a população não só se afeiçoa aos militares, respeitando-os e mantendo amizade, como têm orgulho de suas companhias. Quem viver, verá.

  11. Não tem como votar em outro candidato a não ser no Bolsonaro, ele tá comprometido com a educação séria e rígida que é o que mais interessa e precisamos nesse momento, sou Bolsonaro

  12. Pra começar, é um absurdo esse partideco de aluguel nos custar 9,2 milhões do fundo partidário para eleger um sujeito que sempre viveu do estado, com vocabulário pobre, soluções simplistas para um país complexo, ou seja um complexo ignorante. Pode até ter bons propósitos, mas pq nunca tentou usá-los para resolver os problemas de violência no seu Rio? São quase 3 décadas de vida pública onde só defendeu sua categoria, sempre votou com o PT e agora oportunamente se coloca como oposição ao PT.

    1. Até agora os debates foram ridículos, engessados. Mas tivemos algumas boas sabatinas, na GloboNews como ele sabia que não saberia responder aos questionamentos partiu para cima dos jornalistas, na Jovem Pan foi um fiasco não conseguindo responder satisfatoriamente nenhuma pergunta e, prevendo o desastre do debate do dia 27 já está sinalizando não ter agenda. Seu posto Ipiranga tb até agora não confirmou participação hj na GloboNews. Tudo pq não tem o que apresentar, trata-se de uma fraude.

  13. Tinha intenção de votar em João Amoedo. Mas diante do massacre que estão deferindo contra o Bolsonaro, semelhante ao que a mídia, artistas de hollyudianos e democratas, resolvi votar em Bolsonaro. Outro dia ouvi uma pessoa dizer que Bolsonaro é burro. Para mim não é, tentei por passar no concurso das agulhas negras e não consegui, Ele passou. Não me considero uma pessoa néscia, portanto o Bolsonaro também não o é.

  14. Pesquisei no Google: "Como posso ajudar na campanha do Bolsonaro" e encontrei quase nada. Coordenador da campanha, daria para criar uma pagina ajudando aqueles que querem colaborar?

  15. Acho que está matéria está um tanto tendenciosa, e sendo um tanto repetitiva com um certo viés esquerdista e algumas pitadas de fake (funcionaria fantasma) sinto que a CRUSOÉ está deixando entrar raposa no galinheiro. Vamos retomar a imparcialidade , essa é a verdadeira essência da revista onde se informa a verdade, ou será que estão buscando um público que prefere ser agradado com mentiras, PENSE NISSO assim a abril infelizmente demitiu 600 país e mães de família

    1. Desculpe Edson, mas na verdade precisamos de uma galinha para cuidar do raposeiro. O Antagonista e a Crusoe sao claramente canhotos, sempre em campanha para desmoralizar o Bolsonaro. A chamada imprensa isenta esta ainda para ser criada. O que esses caras querem? Alckmin, Marina, Ciro, grana?

  16. Salve as mulheres do brasil! que podem salvar o Brasil!! A esperança de nos homens são vocês donas de casa- encare com audácia as esquerdalhas delirantes, votem em Bolsonaro.

    1. As mulheres varonis [que têm coragem] votam em Bolsonaro.

    1. MEDO!! É o que roupa tem!! Com a esquerda já estão familiarizados! Farinha do mesmo saco! Que perdição!!!

  17. Finalizando a leitura da matéria, penso o seguinte: um agente muito importante a favor do Bolsonaro está sendo esquecido pelos partidos e pelo repórter. Seus eleitores fazem o papel de cabo eleitoral angariador de votos com uma perfeição que nenhum cabo eleitoral pago faria. A cada dia, mais pessoas apoiam o capitão devido a esse fator. Quanto mais a mídia ataca mais forte se torna esse exército. A propaganda televisiva irá confirmar isso. Confiram!

  18. Só vejo boas referências a Amoedo. Mas a questão é que o momento está para Bolsonaro em quem voto. Gosto também de Álvaro Dias, mas não é o seu momento.

    1. não foi façanha, foram os atleticanos psicopatas que votaram nele.

  19. Se houver fraude nas eleições o Bolsonaro vai pôr a boca no mundo. Ele teve peito para pedir aos organizadores do debate na Rede TV para tirarem o púlpito do Lula. Os outros candidatos concordaram. Quer dizer, concordaram, mas não tiveram a iniciativa de pedirem individualmente.

    1. A gravidade desse vídeo sobre fraudes na urna eletrônica só não é maior considerando a desinformação dos ministros. Como assim? Foram obtidos tais resultados e a divulgação dos mesmos foi medíocre? Não se conversa sobre isso? Uma instância não dialoga com outra sobre assuntos graves??

    2. ...recolocando... Madame, assisti o vídeo. É de ficarmos com a pulga atrás da orelha. O advogado, muito competente, representa o Sindicato dos peritos criminais federais. Os Ministros ficaram inquietos. Parecia que tinha pulga nas cadeiras.Portanto, a possibilidade de fraude existe.

    3. Este papo de que foi Bolsonaro já foi desmentido. Estes fake News criado pelos seus fas mais espanta eleitores do que atrai. Estamos cansados de mentira e manipulação. Se jogar limpo Bolsonaro crescerá.. se ficar inventando mentiras cairá.

  20. Concordo com o comentário de Henrique abaixo. Deviam fazer uma reportagem sobre o que a CBN noticiou. Dívida de 5 bilhões de gente relacionada ao PSDB.

    1. Mas, não esqueça que serão as Smartmatics de novo !!!!

  21. Nessa eleição o objetivo principal é afastar definitivamente, a esquerda do poder. Para isso, existem duas possibilidades. Bolsonaro ( a mais possível) e João Amoedo ( a ideal). Boa sorte para o Brasil.

    1. Fiquei desanimado com o Amoedo a partir de sua entrevista no roda viva. Ali ficou claro que ele não tinha peito para peitar o stablishment.

    2. O mais interessante que vejo, são eleitores do Bolsonaro, querendo os votos do Amoedo. O Amoedo é o ideal e em quem eu vou votar. Ele é o único que está fazendo uma campanha limpa, sem críticas ou baixarias, e visando os brancos e nulos, que tem uma porcentagem maior. Uma campanha inteligente, mas com pouco tempo de TV. Um sujeito inteligente, mas que poucos pesquisam sobre ele.

    3. Observador, não é porque eu vou votar em Bolsonaro que vou baixar a guarda. Nós eleitores de Bolsonaro temos que que estar vigilantes no decorrer do governo dele.

    4. Concordo plenamente com seu comentário. Minha unica dúvida é: se não votarmos no ideal será que conseguimos mudar o país ?

  22. O MITO VAI ESTAR NA REGIÃO DE ARAÇATUBA COMITIVA DE GLICÉRIO VAI FESTEJAR O SEU FILHO ILUSTRE - FUTURO PRESIDENTE DA REPUBLICA

    1. Quem disse que nasceu alí foi ele mesmo por diversas vezes. O pai era telegrafista da saudosa NOB Foi registrado em Campinas, mas nasceu em Glicério- sp

  23. É o que digo sempre aos meus amigos... podem espernear...apesar de que a minha vontade inicial é eleger AMOEDO, estou ciente de que precisaremos escolher em um segundo turno: votar em BOLSONARO ou em qualquer outro... esquerda JAMAIS!! E pra piorar, FHC dizendo que não descartar uma aliança no segundo turno com o PT... tudo indica BOLSONARO como o nosso próximo presidente! Ainda mais com essas afirmações desastrosas como a do FHC.

    1. Não podemos perder as esperanças; não sendo nessa, AMOÊDO na próxima eleição, em 2022.

  24. Sobre economia, pensando na campanha de Bolsonaro, lembrei de um pequeno texto do economista Von Mises que dizia que a Economia já tem muitos casos empíricos que deram certo, olhando-se para o mundo todo. Assim, cabe a Bolsonaro saber o que deu certo nos países desenvolvidos e aplicar no Brasil. Haja coragem, que é o que não lhe falta.

  25. Querida revista: Chamar alguém de "funcionária fantasma" sem nenhuma evidência ou julgamento é calúnia e difamação. Vocês sabem muito bem que nenhuma regra pra assessores foi violada, pois não são retardados e sabem ler o site da câmara.

    1. É sabida a prática de operar com "funcionários fantasma". O parlamentar nomeia alguém com um salário bem maior do que R$ 1.300,00 e faz o "cabo racha" com o nomeado que fica com uma parte do "salário" (na verdade propina por emprestar o nome). Esse nunca aparece em lugar nenhum (e nem por quê). O que fizeram nesse caso dessa assessora foi deturpar os fatos pra tentar criar uma "denúncia" fantasiosa.

  26. Alckmin é muito provavelmente um bandido, e aliado com outros bandidos. Álvaro botou o militante Fachini no STF, onde ele quer legalizar o aborto. Marina é uma falsa evangélica, da teologia da libertação, que até hj se recusa a chamar o Lula de bandido abertamente, Meirelles estava no governo quando os crimes ocorriam na área dele e "não sabe de nada", Ana Amélia pregou voto na comunista Manuela D'Ávila e se diz fã de Brizola, oq só é direita na cabeça de tucanos e inocentes.

  27. Madame, essa história de não depender do estado paquide'rmico ou de governos me faz lembrar de um ótimo pedreiro já idoso que não tem a carteirinha de passe livre para tomar ônibus. Ele paga a passagem. Disse-me não querer isso. A princípio achei estranho, mas depois pensei: quanto mais livre dos governos ou estado, melhor.

  28. Muito bom, Madame, compartilhei. Eu não entro para a política porque não tenho condiçoes de ser uma Margareth Thatcher!!!

  29. Na reportagem, dizem que a divida é maior que a da PETROBRAS... Então na atual conjuntura, falar dos outros candidatos, todos inclusive Alkimin, são contra a LAVA JATO, o BRASIL tem a RESPONSABILIDADE de eleger BOLSONARO ...

  30. Nós não podemos acreditar que ALKIMIN seja a melhor opção, ele é um LULA UPGRADE.. A lava jato em SP não anda, porque ele colocou seus comparsas em todos os cartórios/ MP ETC bloqueando tudo que existe contra ele e seus PROTEGIDOS, em um dos processos, a divida de uma empresa do interior de SP, Ribeirão Preto, uma rede de Farmácias, distribuidora de medicamentos, onde seu proprietário é filiado ao PSDB a 20 anos, e amigo do atual prefeito, também do PSDB, deve sozinha R$ 5 BILHÕES ao governo SP

  31. Tá de brincadeira! A Amélia é de direita! Será que temos dois petistas na crusoé? Seria esse mais um caso de Janaína, ou melhor, o famoso cavalo de troia!

    1. Estou achando que assinei uma revista de esquerda. Sempre as matérias publicadas repisam indiretamente em rótulos/pecha que denegride Bolsonaro, repassando a ideia de verdadeiros. Que é que é isso gente. Mário Sabino afirmou num artigo dele que não votaria em Bolsonaro, porquê?? Vai votar no quadrilhão de Alckmin ou vai dispersar seu voto com candidatos com 1% nas pesquisas?? Será que quer o Comunismo no Brasil? Bolsonaro pode o salvador da Pátria, mas será uma maneira de afastarmos a esquerda d

  32. Ao invés de ficarem procurando "Madames" mundo afora, procurem a OEA para que ela denuncie ao mundo a farsa eleitoral que se avizinha. Afinal o "resultado das urnas" de ponta a ponta no país, já foi definido nos vários encontros notúrnicos fora de agenda nos porões do Jaburu entre o Min. Beiçola (TSE) e o chefe do quadrilhão Michel Temer, o senhor dos portos. Acordem bando de palhaços!!!!!

    1. Isso é verdade ""Quem vota e como vota não conta nada; quem conta os votos é que realmente importa." (STALIN). Com nosso TSE, não há forma de auditar, A APURAÇÃO É SECRETA. Bem que o BOLSONARO tentou, aprovando a emenda do voto impresso, mas nosso belíssimo STF fez o favor de suspender.

  33. Respeito o voto de qualquer pessoa, seja em Bolsonaro, seja em Lula, seja no Cabo Daciolo. Mas quem observa e acompanha a política com um mínimo de racionalidade percebe que os eleitores de Bolsonaro parecem que entraram numa máquina do tempo e voltaram aos tempos da Guerra Fria... Quem não é Bolsonaro é considerado comunista! É um discurso anacrônico, raso e infantil... Espero que a esquerda (a verdadeira esquerda!) não retorne ao poder; mas também desejo que ele não vá às mãos de Bolsonaro.

    1. Esta conversinha mole e existencial está chata, até porque filósofos e "pensadores" tupiniquins ninguém merece. O que de fato está em discussão por aqui é apenas quem presta e quem não presta, simples assim e ponto final!!!!

    2. Eu, por exemplo, acho que quem vota no LULA, nessa altura do campeonato, ou é RETARDADO MENTAL ou CÚMPLICE DA ORCRIM, quem votou na DILMA E NO TEMER é inocente útil ou seguidor do CHEFE CORRUPTO LAVADOR DE DINHEIRO, ou então é simplesmente OTÁRIO MESMO. Quem vota no ALCKMIM, é... bom...quem se importa?

    3. CARLOS, continuando..."Mas, no Brasil, "respeitar a opinião alheia" tem uma nuance especial: significa abster-se de tentar mudá-la. E, se não tento mudar uma opinião da qual discordo, é que não me importo de que o sujeito a tenha. Ele que pense o que quiser. "Respeitar a opinião alheia" significa então desprezá-la. O brasileiro é hoje um dos povos mais confusos do planeta."(Olavo de Carvalho)

    4. CARLOS, preste atenção num argumento RACIONAL : "Respeitar as opiniões alheias". É sempre o maldito pensamento metonímico. Respeitar é valorizar. Se valorizo uma opinião, faço-a também minha ao menos parcialmente, e neste caso não estou respeitando uma opinião alheia, e sim a minha própria. O que se pode respeitar é o DIREITO de ter uma opinião que, em si, não merece respeito nenhum." (Olavo de Carvalho)

    5. CARLOS, se você respeita tudo, quer dizer que tudo tem o mesmo valor, ou seja, NENHUM?

    1. Nofa, que meda...RODERICK, vai estudar, se informar um mínimo para poder "comentar" ou então vai catar coquinho

  34. Acho que a campanha do Bolsonaro deve enfatizar ao máxima mais uma idiotice do FHC, mas uma idiotice especialmente repulsiva: a aliança entre PT e PSDB. Essa aliança tiraria boa parte dos eleitores do PSDB que são anti-PT, sobretudo

    1. Sim, sempre estive a par desta proximidade histórica dos dois partidos, mas houve um distanciamento marcante , um distanciamento que é tb de propostas e FHC vem sugerir uma aliança nessas eleições...

  35. Crusoé está meio decepcionante. Há duas ou três edições que traz como matéria de capa reportagens que só requentam coisas que já são ditas e repetidas na TV e no rádio. Só faz paráfrase do que já é dito todo dia nos comentários políticos. Essa matéria sobre Bolsonaro só traz obviedades e não acrescenta nada. Quanto mais os políticos tradicionais, a velha mídia esquerdosa e os artistas transados se juntarem contra o Bolsonaro, mais ele crescerá. Ele se consolidará como o oposto desse status quo.

    1. VOU PEDIR PARA SAIR. NUNCA VI TANTA BOBAGEM ESCRITA TANTO NA REVISTA COMO NOS COMENTÁRIOS.

    2. DANIEL, você é o "verdadeiro leitor"? Preste ATENÇÃO NOS SENSACIONAIS FUROS DA CRUSOÉ, leia a edição do GILMR MENDES e do TOFFOLI, assuntos GRAVÍSSIMOS que fariam tremer qualquer república que se preze, e aqui no BANANÃO simplesmente os SUPOSTOS JORNAIS E REVISTAS SEMANAIS simplesmente IGNORARAM. Está reclamando do quê rapaz? Que o máximo que tem contra o BOLSONARO é uma funcionária do gabinete que tem uma banca de Açaí? FRANCAMENTE, perderam totalmente o SENSO DAS PROPORÇÕES.

    3. Chamar a maioria aqui de bolsonarista fanático, é desnecessário. E mesmo que o seja, não seriam o público da revista? Eu pelo menos sou um conservador tradicionalista, mas não sou um Bolsonarista hardline, mas acho válido se eles atingem primeiramente o público de impacto financeiro. Aliás, meu medo e crítica será quando começarem a criar sonhos e minimizar realidade a quem apoia Bolsonaro. Sociais Democratas que me perdoem, mas nao quero mais paz a esquerda que é o que o PSDB fez por 12 anos

    4. Isso mesmo, Ricardo. A revista tem sido uma grande decepção. As reportagens limitam-se a requentar fatos noticiados diariamente pela "grande imprensa" para fazer propaganda velada a favor de Jair Bolsonaro. É exatamente o oposto do "bom jornalismo" tão propagado e pregado por Mario Sabino e Diogo Mainardi em O antagonista, site que acompanho desde o primeiro dia de sua existência. Infelizmente, o verdadeiro leitor não é ouvido. Só há ouvidos para robôs, "madames" etc. Eles fazem a pauta...

    5. Realmente, a matéria é meio "boring", porque o cara é FICHA LIMPA (mesmo estando há 30 anos na política) e a vida dele é NORMAL (no sentido de nunca foi preso, nunca se juntou a uma quadrilha para roubar bilhões, nunca fraudou licitações, nunca invadiu terra dos outros, nunca fez putaria) . Se quer "emoções fortes" e "furos", espere e/ou procure nas edições sobre os outros candidatos e os ministros do STF.

    1. MÁXIMA, eu estava sendo irônica...Mas não é "rocket science": gaste menos do que ganhe, corte custos + aumente a produtividade, aumente a receita + diminua as despesas, seja frugal, trabalhe duro, seja sério, estude, seja honesto, mantenha sua palavra, evite soluções mágicas e atalhos, seja profissional e, last but not least, retire o governo paquidérmico das costas de quem produz riqueza (o governo APENAS SUGA E GASTA), diminua a burocracia e faça comércio com todo mundo sem fazer pirraça. Viu?

    2. A economia de um país não é tão simples a ponto de dizermos que as donas de casa têm condições de doma'-la. Senão não existiria um Paulo Guedes. O Bolsonaro mesmo diz que temos de negociar com todos os países, independente da ideologia dos governantes. E muitos dizem que é preciso liberalizar a economia, o que comunistas não tem interesse em fazer.

    3. Mais importante que a economia é a questão da hegemonia cultural esquerdista e da inversão completa de valores. A população Brasileira é majoritariamente conservadora nesse sentido, e vem sendo representada há DÉCADAS apenas por pessoas que defendem os valores que vem prontinhos da elite global esquerdista, via ONU, ou por aqueles que não se importam e só querem se dar bem. É por isso que o BOLSONARO apavora o establishment. A economia, bom, toda dona de casa sabe o que tem que fazer.

  36. Já declarei meu voto aqui. Depois verifiquei que pelo menos uns 70% dos comentários postados aqui são a favor de Bolsonaro. Podem espernear à vontade, o choro é livre. Mas Bolsonaro será o nosso futuro Presidente.

  37. Sempre fui eleitora do PSDB, nunca me considerei "de direita",votarei em Bolsonaro, embora só mencione minha intenção de voto aos simpatizantes do candidato. Acredito que há muitas pessoas que como eu não divulguem seu voto em função de retaliações. Acredito ainda que as pesquisas não revelam o percentual que está convencido a votar nele. As pessoas mentem em pesquisas e como há uma escandalosa campanha midiática contra o candidato, certos eleitores podem se intimidar diante dos pesquisadores.

  38. Em quem votar eu já decide, não vai ser a televisão que vai mudar. Vcs lembram de Fernando color ? Qual era a estrutura e o partido dele? Quem venceu aquela eleição?

  39. Viram que no debate da Rede TV Bolsonaro pediu para tirar o púlpito com o nome de Lula. E foi tirado. Assim, não brinquem com Bolsonaro. Se fraudarem as urnas ele vai lutar. E nós junto com ele.

  40. Bolsonaro 2018 Pra acabar com esta bobagem de Forum de São Paulo, Bolivarianismo, esquerda Caviar, Comunismo . Estatismo, Politicamente corretos. Etc

  41. Bolsonaro terá pouco tempo na TV neste primeiro turno. Se ganhar no primeiro turno será bom. Mas se for para o segundo turno terá mais tempo na TV o que lhe ajudará bastante.

  42. Bolsonaro pode ser acusado de não ter traquejo verbal, de tergiversar quando questionado sobre projetos específicos, de não dominar os assuntos de sua predileção, mas transmite a imagem para a sociedade de que, mesmo desconhecendo os detalhes do problema, terá o destemor e a disposição para enfrentá-lo. O importante é defender ideias, não pessoas e Bolsonaro é o candidato que mais se aproxima de uma plataforma mais liberal. E por isso merece todo o meu apoio. Brasil acima de tudo!

  43. Comentando o esceito por Werner. A ignorância ou loucura. Quem ataca o Bolsonaro e defende aquele que nem merece ter seu nome reproduzido, não pode ser considerado nem ignorante e nem louco. Deve ser considerado um VERME!! E aí nos chamam de radicais de direita! Liberdade de expressão só é permitida aos verme-lhinhos!!!!

  44. Fico tenso em perceber que estaremos sujeitos a permanecer com o fatiamento do Brasil. O Bolsonaro, mesmo com suas deficiencias, é sim a última esperanca antes de nos tornarmos um Pais da democracia socilalista, ou seja comunismo falido, tirando daqueles que sempre trabalharam e o futuro acho que até tomar propriedades privadas. Como viveremos???

    1. Apoiado. Ele representa um grupo de brasileiros que está de saco cheio “do mesmo”. Trump, mesmo criticado, consegue representar uma classe que esteve esquecida sempre “pelos mesmos”

  45. E mais... os diretores das mídias sociais também entraram no boicote a #BolsonaroPresidente. O que aumenta ainda o empenho dos seus eleitores. É uma campanha como nunca outra foi vista. Ele tem o povo cansado ao seu lado.

  46. Bobossauro representa o atraso, o retrocesso! É o verdadeiro espelho da ignorância, dos analfabetos funcionais do país! Vergonha de ser brasileira!

    1. WERNER, troque “BOBOSSAURO” por “LULA” na sua frase, e ela ficará, como num passe de mágica, absolutamente correta e precisa.

    2. 'Bobossauro' deve ser mesmo a senhora Werner!!... ' o verdadeiro espelho da ignorância' e da corrupção é .... o PT e seus seguidores, que, juntamente com o Lula, Dilma e seus asseclas, fizeram das instituições brasileiras (Petrobras,Banco do do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, e outras que não me vêm à memória) uma verdadeira terra-arrasada pela corrupção e roubalheiras!

  47. Coinfeito Ana Amélia, como pode se aliar com "SANTO "? É simplesmente um espanto,pois o "Cara",tem mais 3 CODINOMES ( Salsicha;Belém;M&M ) OU é intriga da oposição? Á senhora com um belo perfil, mas o cabeça de chapa......

  48. Mais uma péssima reportagem. Nada de novo, nada de jornalismo investigativo, como se propunha o site. Apenas mais panfletagem rasa e descarada em favor de Bolsonaro, como tem sido a tônica de Crusoé e O antagonista...

    1. DANIEL, você não é obrigado a ler o ANTAGONISTA e muito menos PAGAR para ler e CRUSOÉ. A não ser que seja masoquista, sai fora daqui e vai ler o DCM, CONVERSA AFIADA ou o suposta FOLHA DE SÃO PAULO e o “isento” REINALDO AZEVEDO. Ciao, amigo!

  49. Eu estava fazendo campanha para o voto em branco, mas, agora votarei sim e vou pedir voto sem ganhar nada para Bolsonaro, se todos do nordeste que for votar em Bolsonaro fizer isso com certeza estará no segundo turno. já tenho 20 votos, Bolsonaro 2018. Chega de corrupção.

    1. É isso. Foi assim que decidi meu voto. Já temos 35 então.

    2. Votar em branco ou anular voto, reduz a base de cálculo da apuração de votos que só considera votos válidos. Vejam o recente caso de Tocantins. 52% de votos brancos/nulos e governador eleito pro mandato tampão precisou aproximadamente de 1/3 de votação da base eleitoral do Estado. Faz bem em se definir por um candidato. Não é se omitindo que a gente vai consertar o Brasil. 👏👏👍

    1. MARIA CASELLA, a questão não é econômica, nem de “gestão”, é MUITO MAIS GRAVE, é uma guerra cultural e de inversão total de valores. Em condições normais de temperatura e pressão eu também votaria no Amoêdo, mas o buraco é mais embaixo, NÃO DEIXE DE LER “ A ARTE DA GUERRA NA POLE OS GAROTOS DO LEBLON” http://seispormeiaduzia.blogspot.com/2017/12/a-arte-da-guerra-politica-e-os-garotos.html?m=1. Sou filiada ao NOVO, by the way, e VOU VOTAR NO BOLSONARO, a guerra é suja, e só ele está sem luvas

  50. Só acho estranho que ninguém comenta sobre a possibilidade de fraude nas urnas. Considero aí, o maior inimigo de Bolsonaro. Ninguém pode garantir que a apuração será honesta .

    1. O Exército acompanhará, se preciso for exigiremos novas eleições.

  51. Muitos não entenderam que tudo e todos contra Bolsonaro nada mais é do que um sistema que se acostumou, por 30 anos, a se servir do Estado brasileiro (desde corporações, estatais ou não, empresas privadas e pessoas em cargos diversos) sem controle social, contra alguém que pode desmantelar 30 anos de uso do Estado como se propriedade privada fosse. É uma luta maior que ideologias. Tem a ver com poder, dinheiro, influência,verbas e muito mais. É uma luta que muita gente pensa ser somente política

  52. Exatamente por não ter "experiência" em nada, nunca se aliou com corruptos e nem se corrompeu. É aí que Bolsonaro leva vantage meus caros.

  53. Vou votar no Bolsonaro, porque o mundo está em guerra e precisamos dos militares no poder. Ponto.E votarei nos candidatos militares a outros cargos também.

  54. Antes votaria no Alckmin, mais hoje Voto no Bolsonaro, pelo simples fato dele não se aliar ao que há de pior desse país. Os Comunistas e políticos bandidos que estão afim de se livrar da cadeia.

    1. Penso da mesma forma. Desde 1984 votei no PSDB. Até ficar escancarado que todos são da mesma laia (esquerda). Ficou mais lúcido ainda essa aliança podre do Centrão, na busca da salvaguarda de foro privilegiado e acabar com a Lava-Jato.

  55. Eu, pelo que vejo e ouço, acho que vai ter jornalista sem ter como se explicar depois do primeiro turno. É uma pena que até o pessoal d'O Antagonista não esteja acompanhando diretamente o que está ocorrendo nas ruas e se valha de conjecturas para tentar, ao final, se sair bem.

    1. Alkmin é experiente sim em distribuir o bolo, conforme a etapa com que cada qual participou na feitoria dele. Dá uns salgadinhos aos gerais e o bolo divide com a cupichada para levarem para casa depois da festa.

    2. Respeito a opinião, mas nossa situação é que é extrema! Com o PT, será a Venezuela no curto prazo. Com a ORCRIM, não sairemos deste atoleiro, só adiaremos um pouco, a esquerda voltará ao poder, mais destrutiva que nunca. A situação exige força e coragem para mudar paradigmas. Só quem tiver realmente apoio popular poderá ter sucesso. Alckmin não tem, não empolga nem mobiliza, fato. Bolsonaro tem! Acredito que ele possa ser o homem certo para a hora certa. Não vejo outro com melhor possibilidades.

    3. Experiente em o quê, exatamente? A maior reforma recente chama-se LAVA-JATO, e o Alckmin é a esperança dos que querem enterrá-la.

  56. Quanto tempo de TV precisa Alkmin para explicar o acordo com os partidos do centrao?Esse relato sera obrigatorio para quem prega capacidade e superioridade.Nao pode negar a falta de prudencia e persistir na negligencia que mostrara o conhecimento inutil,sua esperteza ridicula e desprezivel para governar um pais.

  57. Não sou eleitor do Bolsonaro, mas acho que tem uma "onda" que esses "especialistas e institutos de pesquisas" clássicas ainda não captaram. As coisas tem mudado rápido, as redes são muito fortes e quem avalia (me parece) não consegue captar o sentimento geral... nos EUA gastaram bilhões em pesquisa e, advinha....

    1. É só conversar nas ruas para ver. Dois políticos têm realmente votos. Um é o encantador de burros preso, mas só os votos históricos. O outro, é o Bolsonaro, crescendo. Fora daí, ninguém empolga. O ibope errou de montão na última eleição a ponto de avisar que estava abandonando as pesquisas políticas. Voltou e vai soltar agora, junto com a datafoice. Está valendo tudo para segurar o Bolsonaro, mas como se diz na política, quando a maré vira para um lado...

  58. É estarrecedor que nem a recém-nascida Crusoé, os outros a gente até entende o porquê, se atreva a colocar em cheque a credibilidade de tamanha farsa eleitoral como nunca se viu mundo afora, nem nas mais sangrentas ditaduras, com tudo a serviço de um quadrilhão instalado no país há décadas e décadas! Cenário e futurodesoladores!!!!!

  59. Alkmin,Marina e politicos de experiencia que deixaram esse pais com medo do desemprego,frustado com a corrupçao e medo deles no governo de novo eh insuportavel.Ve-los na TV eh um pesade-lo e motivo para votar em Bolsonaro.O eleitor esta enojado de ver politico na TV,soh perdem votos.

  60. lá vamos nós de novo votar no menos pior para evitar que esse troglodita populista ganhe.... Muita gente fez isso em 1989, mas deu um azar danado, que resultou em impeachment...

  61. A despeito de tudo que se falou na matéria, vai dar Bolsonaro. Os picolés de chuchu dizem as mesmas coisas desde a redemocratização do país. Ninguém mais aguenta este discurso de esquerda e nem esta imprensa comunista. É preciso mudar ou a Venezuela estará cada vez mais perto dos brasileiros. Vamos de Bolsonaro até o fim, porque tudo o que esta acima mencionado como possível ataque à Bolsonaro já foi dito a exaustão e, nada mudou.

  62. Amoedo é o candidato mais preparado e se deixarem ele participar dos debates na TV ele vai mostrar porque o eleitor deve abandonar a velha política para que o país possa emergir do tenebroso quadro de degradação das instituições que afunda a nação e joga no abismo a esperança de dias melhores. E a mídia míope terá tido participação no resultado desastroso por ignorar solenemente o papel que teria um partido político como o NOVO para dar início efetivo à almejada renovação na política.

    1. A reforma eleitoral feita foi para que os mesmos continuassem . Dificilmente um candidato novo irá ter chance. O TSE e a própria imprensa boicotam uma renovação.

    2. Desculpa mas Amoedo resolveu dividir e não teve humildade para somar nesse momento decisivo na história desse país. Caso ele tenha tentado negociar com Bolsonaro e não tenha dado ce, o momento é de transparência! Esses políticos velhos e esses novos que se acham o máximo da sabedoria não entenderam nada.

  63. Marina, que eu não não aprecio mas que respeito porque tem substancia botou, educadamente, o dedo na cara do Boçalnaro e ele fraquejou! Não merece outra coisa quem tem que botar cola na mão para poder falar! Deus nos de poltrões como este para presidente!

    1. A Marina (melancia, não pela forma, mas pelo conteúdo) teve sorte porque era a tréplica. Ou seja, ela falou por último. A regra do debate não permitia nova fala do opositor. Sim... A PTista enrustida foi deselegante e mais uma vez usou da tática esquerdista: acusar os outros daquilo que ela própria faz.

    2. Marina otou o dedo na cara e GRITOU que o Bolsonaro "quer ganhar as coisas no GRITO!" Eu achei que o ele foi elegante quando ela tentou interrompê-lo, deselegantemente, no meio da fala (ai se fosse o oposto!). Marina ficou nervosinha ao ser desmascarada em frente ao público, que viu que a "evangélica" defendeu o plebiscito para o ABORTO SIM, mas contra o DESARMAMENTO NÃO, aí já é demais (plebiscito já feito e rejeitado por 65% da população)... Ela saiu do PT, mas o PT nunca sairá dela.

  64. Fora bolsonaro e general Mourão.não votei no lula,Dilma,temer,vou votar nesses loucos.tantas coisas pra fazer o cara quer armar um pais com toda essa violência,o pior q existem pessoas,muitas q querem,eu não.pra que cérebro se não for pra pensar.fora bolsonaro.

    1. Os Venezuelanos foram desarmados antes de serem massacrados. Um dinamarquês não precisa de armas. A polícia britânica andava desarmada e teve que se rearmar. Depende da realidade de cada um! Veja os vídeos (youtube) da Venezuela e atuais na Nicarágua, verá como estão massacrando o povo indefeso. Cérebro não tem nada com isto, pelo contrário! Por aqui, mesmo com o plebiscito, tiraram o direito do cidadão se defender. Temos que ser escravo de bandidos? Isto é ter cérebro? Só se for de avestruz.

    2. Malta, você está sendo incoerente. O cara não "quer armar um país com toda essa violência"! Venha para o Rio de Janeiro, e você vai verificar que os bandidos e traficantes estão armados até os dentes, com fuzis e metralhadoras. A população vive atrás das grades dos edifícios e casas. Se você sai à rua, com sorte é assaltado. Sem sorte, é morto. No interior do país, a Organização Terrorista chamada MST devasta fazendas, e mata o vê pela frente. Pense, rapaz!

    3. Que pena! Deixa Alckmin, Marina, Ciro, os esqurrdinhas de sempre continuarem com o projeto do lula ladrão. O Brasil merece o povo idiota que tem

  65. "É fundamental entender como eles operam, como se infiltram em “movimentos sociais” com as bandeiras mais diversas - da “promoção da diversidade” até a proteção do meio ambiente. Tudo é apenas um disfarce para a luta pelo poder mais cru. “The issue is never the issue”, disse Saul Alinsky: “The issue is always power”. A questão nunca é a questão; a questão é sempre o poder. Para enfrentar essa turma é preciso tirar as luvas."(R. MOTTA) Alckmin? Amoêdo? Aávaro Dias? Só BOLSONARO está sem luvas!

  66. "A esquerda brasileira e seu pensamento estatizante, paternalista, corrupto e violento está na raiz dos males do Brasil de hoje. Eles praticam ao pé da letra o que disse Saul Alinsky: “A ação mais antiética de todas é não usar todos os meios disponíveis para alcançar o poder” ."(R. MOTTA)

  67. "Escuto a toda hora que “o problema do Brasil não se resume ao debate esquerda x direita”. Claro que não . O problema central, hoje, no Brasil é o embate entre a esquerda e qualquer outra alternativa social, política ou econômica. Nenhuma outra corrente política tem vez. A esquerda simplesmente alcançou a hegemonia na cultura, na educação, nos meios de comunicação e no aparelhamento do Estado, a tal ponto que o simples ato de chamar atenção para essa dominação passa a ser pecado mortal. (MOTTA)

  68. "Deixa eu dizer o que os garotos do Leblon não querem escutar: o problema do Brasil não é de “gestão”, e sim de uma luta entre o bem e o mal. É uma luta entre os que trabalham por um futuro melhor para si e suas famílias – e, por extensão, para toda a sociedade – e aqueles presos a um modelo mental que mistura paternalismo e tirania, e que se revelou, em todo o lugar onde foi implantado, um fracasso social, político e econômico. Estou falando do modelo conhecido como socialismo." (ROBERTO MOTTA)

  69. Para os "LIBERAIS" que gostam do AMOÊDO (como eu), ver esse excelente artigo "A ARTE DA GUERRA POLÍTICA E OS GAROTOS DO LEBLON" http://seispormeiaduzia.blogspot.com/2017/12/a-arte-da-guerra-politica-e-os-garotos.html , que me convenceu de vez que a única opção (não a ideal, mas a única) é VOTAR NO BOLSONARO

    1. Arre, falou tudo! Esses pseudos intelectuais que me perdoem. Estamos em uma encruzilhada. A hora é agora: Bolsonaro 17. Daqui a quatro anos, com os brasileiros cada vez mais politizados, vamos cobrar um melhor caminho! Arre! Não é necessário ouvir nenhum debate para saber se existe algum político melhor que o Bolsonaro nesse momento. Os outros, com raríssimas exceções são a continuidade da esquerda, PELO AMOR DE DEUS!

  70. Não sou pela Direita e nem pela Esquerda, sou pela Matemática. Para mim o mais importante, neste momento, é ter um candidato que saiba fazer contas. E te digo, tá difícil!

    1. Bolsonaro era da AMAN em um período muito mais elevado que hoje e certamente ainda deve saber resolver algumas equações diferenciais...

  71. Bolsonaro pode ser o trampolim para o PT voltar ao poder infelizmente! Vai perder do Haddad no segundo..... abram seus olhos bolsonaretes!

  72. A Crusoé precisa de uma Edição com o João Amoêdo na capa. Vocês vão vender assinaturas como nunca. Pode apostar. O João Amoêdo é a contra-medida para tirar votos do Alckmin, no pessoal moderado de centro diteita. No segundo turno apoiará o Bolsonaro. Ou vice-verda. Podem apostar.

  73. Vocês esqueceram de comentar que, quem vai tirar votos dos Alckmistas será o João Amoêdo do Novo. O pessoal de centro-direita moderada. Este fenômeno já está acontecendo. Janaina Paschoal que o diga. No segundo turno o Amoêdo deve apoiar Bolsonaro, que já está com Flávio Tocha e o Príncipe Luiz Philippe, saídos dos quadros do NOVO.

  74. Bolsonaro estará no segundo turno , com certeza. Pode até vencer as eleições no primeiro turno a depender do que os outros mostrarem na TV.

    1. Se der um segundo turno entre Bolsonaro e Amoêdo seria a glória!

    2. Segundo Turno com Bolsonaro e Amoêdo. Segundo turno dos sonhos.

  75. ESTES DOIS QUE FIZERAM ESTA MATERIA SAO PETISTAS MAS NAO ADIANTA ESTE PAPO DE TV PARA DESCONTRUIR O BOLSONARO HOJE TODO MUNDO TEM CELULAR E POR ELE E PELA INTERNET QUE ELEGEREMOS BOLSONARO.

  76. Querem arrumar argumentos contra o Bolsonaro já tentaram tudo agora é o despreparo ....mas depois do anafalbeto que se vangloriava da sua ignorância e do poste..vamos combinar que não cola já que os intelectuais até hoje choram por ele ...pura ideologia, não perdoam uma pessoa se declarar de direita num comunismo disfarçado de democracia o que querem permanecer porque sendo assim nada muda.ponto somos assim

    1. A campanha contra o Bolsonaro na TV é previsível. Será simplesmente mentir, como mentiu Meireles no debate hoje da Rede TV afirmando que Bolsonaro disse o que nunca disse, que "mulher tem que ganhar menos do que homem". Com poucos segundos na TV Bolsonaro ou bem desmente as mentiras ou bem mostra suas propostas, pois não haverá tempo para se manifestar sobre ambas. Como alguém já disse: "o Brasil não corre o menor risco de dar certo nas eleições de 2018" (ou algo assim).

  77. Faço questão de assistir aos debates pra ver até onde vão com suas performances Alckmin e Ciro Marina Boulos frutos do fórum de São Paulo não obrigada ver a Marina falar da questão indígena mostra bem a que veio ,ela só esqueceu de dizer a verdade dos fatos chega dessa esquerda mentirosa que joga uns contras os outros pra ganhar votos rico contra pobres negro e branco....antes do PT éramos conhecidos por ser a nação que mais sábia conviver com a diversidade herança maldita PSDB PT e suas crias

  78. Me diga quem hoje é melhor que Bolsonaro e por quê?... Não ter rabo preso para poder escolher a equipe com base na Competência não tem preço!! Bolsonaro 2018!!

    1. BOLSONARO 2018 E VENCENDO DE LAVADA NO 1º TURNO!

    2. Veja as idéias do João Amoêdo, do Partido Novo. No segundo turno deve apoiar o Bolsonaro. Ou vice-versa.

  79. Chuchu vai trabalhar firme para que tenhamos segurança? Kkkkkk! Duvido! Sob as asas do Chuchu o PCC nasceu e se tornou o que é hoje!

  80. Bolsonaro é o ÚNICO presidenciável que não modera o seu discurso pelos cânones da etiqueta esquerdista (Cabo Daciolo não conta). Só isso, já basta para torná-lo o ÚNICO candidato votável.

  81. "Contestem, se puderam, as seguintes afirmações sobre o Bolsonaro; 1 – Ele é um dos RARÍSSIMOS políticos que jamais se envolveram em qualquer esquema de corrupção. 2 – Ele é o ÚNICO presidenciável que dá mais ênfase à segurança pública do que à economia, isto é, o único que tem senso das proporções no julgamento das urgências nacionais. 3 – Ele é o ÚNICO presidenciável que jamais cortejou a elite esquerdista hegemônica, muito menos a mídia." (Olavo de Carvalho)

    1. FERNANDO, terminando. O GENERAL MÉDICI e o DELFIM NETO (ministro do General ontem e capacho do Lula hoje) também tinham pautas "desenvolvimentistas" similares às do PT de hoje, o que só mostra que para a esquerda TANTO FAZ o modelo econômico (como aliás, restou comprovado na URSS), desde que eles tenham o DOMÍNIO SOBRE A CULTURA e, consequentemente, todo o resto, para se perpetuar no poder. Sem entender essa "dialética" básica, você vai ficar aí dando uma de bobo isentão. A internet está aí...

    2. FERNANDO, continuando...BOULOS filhinho-de-papai-classe-média-alta-da-USP talvez seja o mais "coerente", mas não é esse o ponto. Quando o Olavo diz que o Bolsonaro "jamais cortejou a elite esquerdista hegemônica, muito menos a mídia" ele quer dizer EXATAMENTE ISSO, e não que ele nunca votou junto com o PT, ou mesmo no PT. Entendeu a diferença? Bolsonaro é o ÚNICO que não se pauta pelo POLITICAMENTE CORRETO e pela CULTURA HEGEMÔNICA esquerdista. Ele pode ter tido visões estatistas, e daí?

    3. FERNANDO, preste atenção: vamos cobrar "coerência" de todos, certo? Por exemplo, o CIRO GOMES era da ARENA, PDS, foi dos governos do PSDB e PT, e hoje é capacho do Lula. FHC quase foi fundador do PT, e já confessou que PT e PSDB se diferem apenas nos métodos, inclusive o secretário geral PSDB protestou quando foi excluído da INTERNACIONAL SOCIALISTA recentemente (a internet está aí, vá conferir). Marina foi do PT por 30 anos e até outro dia era ministra da da "Presidenta" (continua...)

    4. PAULO, no mundo dos ursinhos carinhosos eu votaria no Amoêdo, mas...veja esse EXCELENTE artigo "A ARTE DA GUERRA POLÍTICA E OS GAROTOS DO LEBLON"" http://seispormeiaduzia.blogspot.com/2017/12/a-arte-da-guerra-politica-e-os-garotos.html

    5. Bolsonaro votou em Lula, votava quase sempre junto com o PT, tinha pautas muito parecidas e aí vem um líder de seita falar que "ele é o único que jamais cortejou a elite esquerdista...". A internet foi ótima pra criar novas seitas de alienados, não só à esquerda, como à direita também.

    6. Veja o João Amoêdo. Deve apoiar o Bolsonaro no segundo turno. Ou vice-versa. Janaina Paschoal que o diga.

  82. Vamos aguardar o andar da carruagem. Algo me diz que ataques frontais podem trazer mais simpatizantes para o candidato. Na vida, muitas vezes, o tiro sai pela culatra. Espero que esse seja o caso.

  83. "Mesmo considerando que o Bolsonaro é incomparavelmente mais culto do que o Lula (ninguém chega a capitão sem ter cursado escola militar), admitamos a premissa vulgar de que ele não tem cultura. Segue-se inevitavelmente a pergunta: Se a esquerda tem o direito de eleger um presidente inculto e ainda considerar isso um mérito, por que a direita não pode fazer o mesmo? Negá-lo é submeter-se à guerra assimétrica." (Olavo de Carvalho)

  84. Bolsonaro Presidente. Alguém precisa quebrar a inércia perversa que domina a forma política de decidir. Balançar a roseira. Derrubar frutos podres. É preciso voltar a ter esperança de alguma coisa. Só com revolução. Pelo voto.

  85. Cometi "erro de dedo". Onde está escrito "Agências Controladoras", leia-se -Agências Moderadoras-, no comentário sobre o abuso do governo federal contra estados, municípios e povo brasileiro em desrespeito ao federalismo e mal distribuição do dinheiro, etc.

  86. Acho que essas entrevistas estão ficando tão cansativas.... O fato é: se Bolsonaro levar no primeiro turno, ótimo! Se for para o segundo, a pergunta é: quem desses outros cretinos a excessão do Amoedo, seria algo de bom para o Brasil: Marina, Boulos, Alckmin, Ciro, Álvaro Dias, Hadad? Todos esses, teriam o fim da Lava Jato como meta principal. Então, me poupe! Acho que vocês ditos jornalistas independentes, têm que sair de cima a do muro e começar a trabalhar pensando no Brasil!

  87. Novamente o IgorGadelha mostra-se anti Bolsonaro. Na abertura da matéria só elenca os “pontos negativos” (segundo ele) para descrever o candidato. Sem considerar os porquês da popularidade dele, e assim, começa mais uma matéria sobre uma base fraca. O efeito social que levou Trump ao poder será visto aqui também. A mídia ainda não se ajustou e os jornalistas ainda não perceberam que o povo já viu que eles são sim partidários ao escreverem suas matérias.

  88. Bolsonaro ganharia disparado em um país sem "Smartmatic" (tecnologia da Venezuela!). É claramente visível que ele tem o apoio popular. Mas como dizia STALIN: "Quem vota e como vota não conta nada; quem conta os votos é que realmente importa." Vamos ver a "margem de erro" de 8 pontos dos institutos e as "viradas" no nordeste, podem apostar.

  89. A TV está encurralada. Ela está perdendo audiência. O cidadão pode morar lá nos confins mas tem um celular. Antigamente foi com o início da Televisão, depois foram as parabólicas e hoje são os celulares. A internet. Na minha opinião quem decidirá as eleições serão as redes sociais mesmo com os boicotes.

  90. A grande maioria da imprensa política, continua se achando capaz de indicar o melhor caminho para o país ( até alguns da crusoé). É o surrado espírito " politicamente correto' que se acha a pedra fundamental do Brasil.

  91. Quem não gosta do Bolsonaro, após a eleição, terá de torcer por sua saúde. Afinal, o Brasil tem uma longa tradição de vices assumindo. Kkkk

  92. Eles estão tentando desconstruir o Bolsonaro s muito tempo. Outubro nesta chegando e ... nada. Tic tac tic tac tic tac. Então, é bom Jair se acostumando!!!!

  93. Hoje so há duas coisas que importam no Brasil: 1- Quem é a favor da Lava Jato x quem é contra. 2- A "guerra cultural" é mais importante que a guerra econômica: "It's the culture, stupid!" (adaptando a frase do assessor do Clinton). O politicamente é uma praga mais danosa do que qualquer déficit fiscal, corrompe o pensamento. Chega de inversão de valores! Claro que o Bolsonaro não é o candidato dos sonhos, mas é disparado o menos pior, e o único que não faz e nunca fez parte do "mecanismo".

    1. O candidato dos sonhos é João Amoêdo. Deve apoiar Bolsonaro no segundo turno. Ou vice-versa. Janaina Paschoal já está "alinhavando", junto com Flávio Rocha e o Príncipe Luiz Philippe, originários dos quadros do Partido Novo. Veja novo.org.br

    2. É exatamente assim que vejo. Muitas raposas em torno do nosso galinheiro. Bolsonaro não é o ideal mas, gosta de caçar raposas.

  94. Deixar o Establishment mais perdido que cachorro que cai da mudança, será interessante e seria melhor ainda se as velhas raposas não fossem eleitas para o congresso!

  95. Excelente análise! Estou cansada de tudo que está aí, voto em Bolsonaro! Não tenho vergonha de declarar meu voto, sou contra todos os candidatos esquerdistas , sou de direita, contra o Foro de São Paulo, a favor da Lava Jato, admiro com fervor juiz Sérgio Moro, me cansa o politicamente correto e esse viés de esquerda da mídia televisiva e escrita.

  96. VEJAM A SITUAÇÃO DO ELEITOR: ALKMIM- unido a Waldemar costa neto....pode????? MARINA- petista enquanto pode......não. ALVARO DIAS: sem possibilidades. Então veremos se Bolsonaro se elege e ajuda esse maltratado povo brasileiro..

  97. Depois que a Senadora Ana Amelia se juntou ao Centrão, perdeu todo o apoio dos gaúchos. Se a intenção de Alkmin era usar do prestígio dela junto ao eleitorado do sul, o tiro saiu pela culatra, essa não se elege mais pelo RS.

  98. Bolsonaro vai forte pro segundo turno! Podem tentar, mas nem com 30h de propaganda política por dia o eleitor migra para o Alckmin. Os desvios de merenda, rodoanel e Dersa estão em todos os jornais, o Santo não vai conseguir desmentir.

  99. Enquanto Alckimin pretende criar uma força para combater o crime , a violência , Uma força militar .Todos estão esquecendo de um pequeno detalhe . Eleito PRESIDENTE , Bolsonaro será o comandante supremo das Forças Armadas . Em parceria com o General Mourão , assumido como Índio terão votos dos militares de direita das FFAA . Não conheço quem assista horário eleitoral . A grande maioria muda de canal . Teremos para surpresa geral . BOLSONARO x MOURÃO no primeiro TURNO .

  100. Que me desculpem, mas a TV já não tem o mesmo poder das outras eleições. O manda agora são as redes sociais. E nisso, Bolsonaro é imbatível. Quero só ver.

  101. O QUE O JAIR BOLSONARO QUER É O QUE NÓS BRASILEIROS QUEREMOS... ACABAR COM ESSA POLITICA DO TOMA LÁ DA CÁ ENTRE PESSOAS DO GOVERNO, POLITICOS, BANQUEIROS, EMPRENSA E STF, MAL INTENCIONADOS!

  102. SE OS CANDIDATOS QUE SE DIZEM EXPERIENTES E QUE ESTÃO CONTRA BOLSONARO, SE FOSSEM BONS MESMO, JÁ TERIAM RESOLVIDO OS PROBLEMAS DO BRASIL, POIS JÁ PARTICIPARAM DE OUTROS GOVERNOS, MAS SABEMOS E QUE CADA VEZ MAIS ELES ATOLAM O PAIS NA LAMA! PRECISAMOS VOLTAR A TER DISCIPLINA, COERÊNCIA E RESPONSABILIDADE! "HOJE O MELHOR PARA O BRASIL CHAMA-SE BOLSONARO"

    1. Justamente! Assino embaixo do seu comentário.

    2. Apoiado , Elegeram um bêbado analfabeto e seu poste e vem questionar falta de preparo do BOLSONARO . VAI LEVAR NO PRIMEIRO TURNO .

  103. Confesso que o Jair Bolsonaro não é a melhor opção. Gostaria muito que o João Amoedo decolasse, contudo o povo brasileiro não tem a maturidade (grau de instrução) suficiente para entender como funciona a macroeconomia e o reflexo dela sobre a política. Contudo dentre todos os candidatos aí expostos o Jair Bolsonaro é o único que tem a chance de virá presidente e efetivamente apoiar incondicionalmente o combate a corrupção, preparando campo verde para o próximo presidente.

    1. Peterson , O Amoedo não terá apoio do congresso , Ninguém governa sozinho . o Bolsonaro tem o apoio de todas as forças armadas . afinal será o comandante supremo de todos eles . Tem consciência de suas limitações e humildade para ouvir . SERÁ BOLSONARO xMOURÃO no primeiro turno .

  104. Alckmin eh o tipo de candidato que nao levanta a ***** da cadeira para visitar seus eleitores, nem conhecer o Brasil. Tambem aquele tipo que faz pacto com a bandidagem para diminuir os numeros de assassinatos na cidade. Existe um oceano inexplorado de votantes NEHNHUM e NULO a ser conquistado. Mas para o cansado Alckmin ...ahhh...vamos chupar picole.

    1. Vote nele sim! Li o Plano de Governo do Bolsonaro e pesquisei bastante sobre ele e estou convencida de que ele é o general Mourão são a melhor opção, especialmente considerando a atual caos brasileiro.

  105. Ontem FHC disse que poderá apoiar o PT. Se os brasileiros não se unirem, irão destruir o que restou do país. A única coisa que querem é que continuem tudo como está. Olha o exemplo no nosso STF: Gilmar Mendes: FHC Toffoli: PT Lewandowski: PT Não podemos deixar esses lixos voltarem ao poder! É Bolsonaro! É 17!

  106. Bolsonaro nunca teria meu voto. Lula ou qualquer petista muito menos. Por que João Amôedo é esquecido pela imprensa? Ele sim representa o Novo.

    1. Você tem toda razão. Mas uma campanha política é feita de símbolos, não de discussões racionais. Leia esse EXCELENTE artigo do Roberto Motta http://seispormeiaduzia.blogspot.com/2017/12/a-arte-da-guerra-politica-e-os-garotos.html

  107. E a gente viu a merda que deu elegendo um candidato sem força, sem ideias, sem partido. Corrupção e roubalheira. O Brasil regrediu, quase quebrou com o Collor. Bolsonaro segue no mesmo caminho.

    1. Ser de direita é não ter idéias? Tem sim, e muito claras. Fraco, com a retaguarda das forças armadas? Também não. Partido? O Macron também não tinha e fez maioria qualificada. Já o partido socialista, maior partido até então, virou nanico com 3%. No tempo do Collor, também não tinha a internet. Mesmo caminho? Sem chance.

  108. É triste ver esses jornalistas da Crusoé e Antagonista que tanto prezam a liberdade apoiar um candidato, como o Bolsonaro, que preza pelo autoritarismo e bate tanto na imprensa livre e liberdades individuais.

    1. Quem "preza pelo autoritarismo e bate tanto na imprensa livre e liberdades individuais" é o PT e seus puxadinhos (PCdoB, PSOL, PSTU, MST, CUT, etc). Cite, por favor algum caso de autoritarismo do Bolsonaro (de memória, posso citar pelo menos 20 casos do "Chefe" presidiário, mas me restam apenas 150 toques nesse comentário).

  109. Alckmin nao levanta a bunda da cadeira para visitar seus eleitores e fazer novos. Para um preguicoso como ele vale mais a pena tentar tirar votos de Bolsonaro do que conquistar os SEM NENHUM e NULOS. Alckmin eh um preguicoso que ao inves de lutar por S.P. preferiu fazer acordo com o PCC para diminuir a criminalidade no Estado.

  110. Depois que Geraldo Alckmin se recusou a dar entrevistas ao Antagonistas por nao reconhecer como meio de comunicacao, vamos ver para que lado a Crusoe vai pender...melhor virem para o lado da maioria, que quer ordem e progresso...ok?

  111. Alckmin não tem que atacar ninguém . Quanto mais atacam o Bolsonaro mais ele cresce. Tem que focar no programa que vai fazer e como.

  112. Os "alckimistas" querem transformar o lixo do " centrão" em ouro ... de tolo ! Pois ele será refém dessa corja para "todo o sempre". Nada do que ele propagar nessa campanha será transformada em realidade , pois eles não deixarão , não estão dispostos a perder as " boquinhas " e as "bocadas" , pois vivem e sobrevivem disso .

  113. O pessoal que apoiava a Senadora Ana Amélia no RGS não apoia mais. O General Cacique Mourão tem uma grande força no sul. O apoio ao Mourão é bem maior. Bolsonaro fere a agenda globalista, e o sistema corrupto, por isso é tão atacado pela esquerda socialista. Alckmin, a instabilidade que está instaurada no pais, é culpa do PSDB PT PMDB, que vem a décadas governando o país. Alckmin quer formar um exército "alckminiano" , tipo bolivariano.

    1. Ana Amélia despencou no conceitos de muitos! Sr unir a esse sinal do Alkimim! Bolsonaro neles!!!!

    2. Capitão Bolsonaro + General Cacique Mourão = Brasil que os brasileiros de bem desejamos e estamos ajudando a construir!

  114. Vcs estão se esquecendo do João Amoedo. Que além de grana no bolso conta com mais de 25.000 filiados e mais 15.000 voluntários trabalhando duro e voluntariamente transformando a INDIGNAÇÃO EM ACAO.

  115. Tomar muito, mas mito cuidado mesmo com o que dizem esses institutos de pesquisas. Erram muito mais do que acertam e como o próprio nome diz, fazem pesquisas.

  116. ... porque ele é "politicamente incorreto"? A promessa de acabar com a pródiga enxurrada de dinheiro público na mídia não tem nada a ver com isso, certo? Vocês poderiam, pelo menos, disfarçar um pouco o corporativismo e a militância ideológica. Pelo amor de Mercúrio?!?!

  117. Tirar voto do Bolsonaro? O povo não vai votar nestes Alckmins! Saiam nas ruas e ouçam. O PT e sua chicana avançam na mídia. O poste do capo já aparece em segundo. Cunha defende candidatura de Lula, FHC de amores com Haddad, o acordão está mais claro que nunca! ORCRIMs x Bolsonaro! E o risco é o Bolsonaro? O risco é o PT! Mais radical e desesperado que nunca! Com PT e Bolsonaro no segundo turno, Bolsonaro será a única esperança de não virarmos uma grande Venezuela! Acordem! Abram os olhos!

    1. Incrível Marcos , como esses políticos do centrão estão se lixando para o povo brasileiro, quando se reúnem para irem "contra"um candidato de direita, quando deveriam fazer o contrário, para vencer sobre a esquerdopatia do Foro de SP, que como vemos tem o único ideal de "poder" a qualquer custo, fim da Lava Jato, Estado inchado,censura de imprensa, etc...

    2. Estou de pleno acordo com você, Marcos! O Brasil corre o risco de se tornar Venezuela, com volta dos vermelhos PETRALHAS ao poder! Bolsonaro tem que vencer no 1o turno para tirar o foro de São Paulo do mundo civilizado de uma vez!

  118. Sou Evangélico e apoio quem tem a Bíblia comoo caminho e aborreço os incrédulos, os imorais , os violentos e todos que que condenam a Bíblia e negam que ela é a PALAVra de DEUS

  119. O Alckmin falar em segurança, criar polícia? Aqui em SP ele dizimou a polícia. Tem de aliados, Valdemar, Collor, Tiririca etc. Votar nesse cara é repetir no erro e colocar corruptos de volta.

  120. É uma campanha política do pior nível, já esperada,mas o que de melhor a democracia pode nos oferecer neste momento. Aperfeiçoar sempre,desistir,jamais!!!!

  121. Nunca estive tão empenhado numa eleição presidencial. Estou me esforçando ao máximo para conquistar votos para Bolsonaro. Seja de familiares, amigos e até transeuntes. Nao ganho nenhum valor por isso. Bolsonaro nao vai desidratar e crescerá ainda mais! Esse é o grande capital de dele: as pessoas comuns e indignadas com o sistema político atual. E detalha, votava no PT de 89 até 2014..

  122. Vamos corrigir a corrupção desta aliança PT /PSDB em que o PT corrompia o governo federal eo PSDB os outros estados mais ricos enquanto o dro do agro jorrava nos cofres da aliança FHC/LULA/TEMER

  123. Chega de politicas esquerdistas que não promoveram o desenvolvimento desde 2000 O agro e o minério bombaram mas os frutos foram parar nas mãos dos corruptos

  124. Na minha forma de enxergar a situação vejo os outros se unindo contra a vontade do povo por uma mudança de postura mais radical e, a manutenção do status quo, do stablishement. O povo não quer mais eles, podem as pesquisas dizer que só uma parcela, vinte e poucos por cento, acho que pra abalar o sentimento de mudança que o Bolsonaro aparenta trazer, tem que ser algo bombástico em relação a sua conduta, não uma Wal que vai fazer isso.

  125. Ana Amélia ERA conhecida por combate a corrupção, se aliou aom o "Santo". Vai acontecer o contrário, ela vai perder a credibilidade que tinha. BOLSONARO 17 neles.

    1. A cada dia consigo mais votos para BOLSONARO, desta vez não vamos mais ser enganados, chega de PSDB e PT. agora vai ser 17. 45-15-13 igual a .............17.

  126. Caramba, que gente mal informada, estes "cientistas sociais"; Bolsonará irá se dar mal porque "não tem estrutura partidária nas cidades menores". Qual o partido com maior número de candidatos? O PSL. Para quem irão trabalhar, nas ruas? Bolsonaro... Vão se informar, caras!

    1. João, concordo com você. Estou cada dia mais decepcionado com a turma Antagonista. Provavelmente não renovarei. O corporativismo da imprensa não existe e, acredito que nunca existiu. Desde muito tempo, a KGB sempre foi o maior contratante desse tipo de profissional.

  127. Ilustres, só uma parte da população é contrária a essa roubalheira que impera no Brasil? Se assim for, somos um país de criminosos natos, irremediavelmente IRRECUPERÁVEL. Estamos phodidos, mas faço parte dessa minoria honesta que quer linchar em praça pública, esses canalhas que destruiram o país, inclusive a imprensa conivente que acobertou todas as maracutaias.

  128. como acontece com Trump, a midia esta totalmente contra o Bolsonaro. Todos esses ataques, dos adversarios e da midia, terao o efeito contrario, so farao crescer ainda mais o Capitao.

  129. Em muito, a mitologia greco-romana plasmou-se no desenvolvimento das sociedades. Assim, comparo Bolsonaro a Golias! Veremos o desfecho do Mito.

  130. Eu voto no João Amoedo e se no segundo turno ficar Bolsonaro e Alckmin ou outro q não seja o João Amoedo eu não voto em nenhum.

    1. Então, com certeza, não vai votar, pois, Amoedo não vai pra segundo turno nunca, amiga. falar a verdade nesse país incomoda muito, por isso Bolsonaro é tão atacado. Bolsonaro gere a agenda social globalista, que está sendo incluída na cultura das crianças, e jovens; e o sistema corrupto.

  131. Podemos entender isso como uma ameaça "se ele Bolsonaro,conseguir sobreviver? Quais todos contra? A IMPRENSA QUE QUER DESCONSTRUIR? Pensei sinceramente que Crusoé era uma revista eletrônica de isonomia...mas são apenas intelectuais que podem e moram fora do Brasil, muito longe dos nossos problemas brasileiros.

  132. Sempre falam que o Bolsonaro nunca teve nenhum cargo executivo , portanto é inexperiente, mas se esquecem de falar que tivemos 8 anos comandados por LULA um analfabeto que nem na política nunca esteve, e Dilma com diploma em economia forjado, pois acabou com o País. Não é melhor dar um voto de confiança ao menos pela honestidade, e de se contrapor a tudo de errado que estamos vivendo, em vez de deturpa-lo?. Se liguem pessoal da Crosoé, podem perder assinantes pelo seu viés ideológico.

    1. Bem lembrado! Por que não "dar um voto de confiança ao menos pela honestidade". Muito bom! Isso é que assusta a turma de parasitas do dinheiro do povo honesto, contribuinte forçado, que gera o "dinheiro público" que os alimenta.

  133. A escolha por Ana Amelia não acrescentou em nada para Alckmin so fez aumentar a decepção por ela ao se juntar ao centrão e ao que há de mais falso e poder na politica atual... no atual momento do país fico sem outra opção ... Bolsonaro Presidente.

  134. AE ESCOLHA DE ANA AMELIA NÃO ACRESCENTOU NADA A ALCKMIN SO FEZ AUMENTAR A DECEPÇÃO POR ELA AO SE JUNTAR AO CENTRÃO E AO QUE HÁ DE PIOR NA POLITICA ATUAL....NESSE MOMENTO DA VIDA DO PAÍS FICO SEM OUTRA OPÇÃO QUE NÃO SEJA BOLSONARO.

  135. Contudo, as campanhas de TV ultrapassadas em muitas mídias e estão declinando, a mídia eletrônica ganha cada vez mais espaço, em estados onde os coronéis atuam junto á corrupção é problema e acredito que de tolinho Bolsonaro não tem nada, vejamos os próximos capítulos

  136. Nunca foi tão fácil de escolher!...manter os "experientes",velhas raposas políticas,ou mudar.Assim,como no governo do ex-presidente,atente para o seu "Estado Maior";digo, equipe de governo.Muito fácil!...

  137. Gennnte …. Só eu enxergo que este pelotão está brigando por apenas 1/3 do eleitorado Brasil??? Inteligente é convencer, conquistar os desalentados, cansados, enojados com esta velha política corrupta. Só os índices de rejeição de Bolsonaro e Poste/PT, coloca qualquer candidato a frente de ambos. É ridículo se falar “nos mais BEM colocados”. Affff .... só entendedores entenderão esta “estratégia patética” destes candidatos LIXO.

    1. Mudam os tempos, mudam as vontades. A rejeição tende a diminuir com o afastamento das calúnias, das meias verdades impingidas ao Bolsonaro por ignorância, preconceito e por interesses escusos...

  138. Gennnte …. Só eu enxergo que este pelotão está brigando por apenas 1/3 do eleitorado Brasil??? Inteligente é convencer, conquistar os desalentados, cansados, enojados com esta velha política corrupta. Só os índices de rejeição de Bolsonaro e Poste/PT, coloca qualquer candidato a frente de ambos. É ridículo se falar “nos mais BEM colocados”. Affff .... só entendedores entenderão esta “estratégia patética” destes candidatos LIXO.

  139. Não sou bolsonarista. Voto no NOVO, mas votarei no Bolsonaro no segundo turno, se for preciso. Mas vejo que a formula da vitória está pronta: Todos contra Bolsonaro! Eles (todos) esquecem que o brasileiro adora proteger os mais fracos...

    1. Bolsonaro, mais fraco?! É fraqueza ser ficha limpa depois de 30 anos de vida pública. É fraqueza defender a Pátria, a família, as mulheres, as criancas, as riquezas ao mutilante politicamente correto, à omissão, à verborragia ensaiada, treinada, para dizer o agrada à massas,

    2. Com todo o respeito, discordo da sua assertiva final. Fraco? Pelo contrário, eu e os apoiadores de Bolsonaro o admiramos por ser incorruptível, por ser patriota, por ser o mais destemido para dizer o que pensa sem se preocupar com interesses feridos, por ser despido de máscaras, por ser corajoso para o enfrentamento do caos reinante, por ser espontâneo, ppor ser de carne e osso, por ser conhecedor do triste mundo político brasiliense e por ter excelente formação sua tar (equivalenteuamildade

    3. ...com privilégios do legislativo e judiciário, acabar com super salários, corte de verba de gabinete .... nada em prol do Brasil e muito menos aos eleitores. Espero que tenham memória para lembrar as aberrações nos últimos 5 anos pelo menos.

    4. Não aprecio esta estratégia ... muitos velhacos se valem dela (tipo o coitadinho injustiçado Lula, cachorro morto, pai dos pobres apenas). Prefiro voto consciente. Que o eleitor não tenha preguiça de analisar candidatos. Que saibam que os cargos eletivos mais importantes são para Deputado e Senador. Que se lembrem dos partidos envolvidos na Lavajato, dos votos de apoio a Temer, contra denúncias; de parlamentares que ficaram a vida toda no Legislativo e não teve 1 proposta para acabar com privilé

  140. Então, deixa-me ver: Alckmin quer criar uma força nacional??? Tipo assim, a la Venezuela, de Maduro? Marina, a dita "evangélica", adere a agenda progressista, PT vale tudo pelo projeto de poder, já deveria ser banido da política. Muitos apoiadores de Bolsonaro tem suas páginas censuradas em pleno período de campanha eleitoral. Os outros candidatos nem vale a pena comentar.

    1. E depois chamam isso de democracia, que hipocrisia......Esta em nossas mãos, estancar essa bandalheira...O POVO TEM PODER, só usa-lo !!!

    1. Lembrem-se do artigo: 1000(mil)voluntários na Internet para "derrubar" o Bolsonaro.

  141. Quanto mais se forma este batalhão(imprensa,partidos políticos,etc) contra Bolsonaro, mais aumenta a convicção de votar no candidato 17

  142. Essa forma velada de comparação ao Collor ao fim da matéria corrobora o que o "afegão médio" pensa a respeito da mídia...

  143. Impressionante como grande parte da imprensa cobra conhecimento e experiência do candidato Bolsonaro,após terem apoiado num passado recente Lula e Dilma. Somente as redes sociais para ajudar um pouco esta brutal concorrência.

    1. Concordo plenamente com você. Nunca falara do despreparo, da ignorância de da vagabundagem petista e de outros candidatos exigem experiência!

  144. "Santo",vai ser difícil explicar os codinomes,que na verdade são (04). "Salsicha", "M&M" e "Belém",pois o "Capitão" em 27 ANOS de política,N-AO teve nenhum ILÍCITO,viu ?

  145. A tentativa constante de desconstruir Bolsonaro reflete a angústia da grande imprensa diante de sua quase certa vitória. O Brasil cansou dos mesmos corruptos de sempre e seus esquemas de "governabilidade", nome chic para velhos esquemas de corrupção. E cansou da imprensa desacreditada, aparelhada, tendenciosa, cheia de interesses. Crusoé prometeu ser uma ilha no mar sujo da imprensa nacional. Contamos com isso.

  146. Sei não! Hoje nas menores cidades existe internet. Celular é questão de status. Todo mundo tem. E é através do celular que Bolsonaro é conhecido. E todo mundo quer segurança, trabalho, moralidade ...

  147. Já estou sabendo que no debate de hoje na REDETV, todos vão concentrar sua artilharia contra o Capitão. Mais uma batalha a ser vencida nessa guerra da desinformação da midia parcial deste pais, que alimenta as baterias dos anti-Bolsonaro! Não mudo meu voto, ele é Bolsonaro! votem 17 - Brasil acima de tudo, Deus acima de todos! Imprensa livre e imparcia já!

  148. Gostaria muito saber como Bolsonaro irá governar o país, com o número de parlamentares que ele tem. Ainda não li nenhuma plataforma de governo dele.

    1. Ele conseguiu cerca de 100 deputados do atual congresso. Depois ainda creio não ser difícil o PSL passar a ter uma bancada com pelo menos 20 deputados. Depois de adquirir o poder, deve conseguir mais algum. O resto consegue se negociar. E mais, para votações polemicas, ele poderá absorver todo o onus negativo, está cagando para a opinião da imprensa.

  149. Pensei seriamente que a reportagem faria menção ao fato de que o PSDB tem MUITA probabilidade de se juntar ao PT, segundo o Patrono FHC. Também não mencionou que as tais ideologias "esquerda", "direita" não existiram no Brasil após a Constituição Socialista de 1988. Toda a sopa de letrinhas PSDB, PT, PC do B, BPC, Psol, MDB, tratam-se da mesma coisa, Todos embrenhados à perpetuação no Poder e a implantação do Social-Capitalismo.

  150. O resumo desse artigo é o seguinte: Bolsonaro está mais forte do que se diz; se todos só pensam em tirar votos dele é porque ele já tem muitos votos; Crusoé se junta (de leve) à mídia tradicional na desconstrução do Mito; não ter nenhuma experiência administrativa é pura balela diante do que Lula foi capaz de fazer e ainda ser louvado até hoje pela grande mídia; Crusoé sabe que o mecanismo está a pleno vapor para não perder o controle do butim nacional para a direita.

  151. A imprensa em geral, e com a turma d'O Antagonista não é diferente, está tentando criar cortinas de fumaça para que se normalize a expectativa de um segundo turno. Meus caros, entendam a realidade que lhes está gritando na cara: Bolsonaro vencerá no primeiro turno. Só não vencerá se o "modo fraude" do sistema de votação for "ligado". Os termos de análise das eleições passadas não se aplicam mais: "Desconstruir" Bolsonaro não existe porque não nada sobre o que basear tal "estratégia".

  152. Eu espero que não de escroto chega o Lula este Sr já demonstrou por trinta anos que é um traste humano ,só tonto vota numa besta desta

    1. O que tem a ver Bolsonaro com Lula? Lula é um apedeuta ficha suja. Bolsonaro é oficial da reserva do glorioso Exército BRASILEIRO, com formação sólida e rigorosanE parlamentar ficha limpa. Seu vice é nada menos do que um general.

    2. Esta com medo de perder a boquinha, daqui pra frente tem que trabalhar....

  153. Sinto dizer aos nobres jornalistas autores deste artigo que tenta ser "isento": Nada do que seus entrevistados disseram a respeito de como fazer minguar a campanha de Bolsonaro tem qualquer base na realidade hoje. Atacar Bolsonaro na tevê aproveitando-se da sua falta de tempo para responder (essa gente acha que Bolsonaro tem coisas sobre as quais se explicar, coitados) não vale mais. A realidade agora é outra. Conformem-se.

  154. Bolsonaro assusta principalmente porque não foi castrado pelo politicamente correto. Também por isto convence. Ser eunuco está saindo de moda? Triste para os idiotas que só sabem seguir moda. Moda, sempre que passa, fica o ridículo, a caricatura.

  155. Acompanha o teu candidato, divulgue ele, faça campanha para ele e mostre o porque tem seu voto.Se teu candidato não é Bolsonaro, não gasta tempo com ele. Quem vota em Bolsonaro não se importa com o que quem não vota acha. A pessoa já tem sua conclusão formada há um bom tempo, pelo menos um ano no mínimo o acompanha, não é de hoje, não é de agora. Agarre-se ao seu candidato (se é que tem) e ajude-o a vencer essa eleição, pois ele está bem atrás e precisa da sua ajuda para convencer os indecisos.

  156. Artigo bem tendencioso. Crusoé se junto ao resto, contra Bolsonaro, de quem só faz falar mal e tentar ridicularizar. Se é para ler esse tipo de jornal, tô fora. Pra ler isso, fico só com O Antagonista, de graça, e olhe lá!

    1. Concordo com vocês, esperava mais imparcialidade desta revista, esta parecendo nossos políticos, depois que conseguem a nossa assinatura, mostram a que veio!

    2. Há alguns anos atrás, quando cometi a insanidade de votar em Lula, deixei de assinar a revista Veja por conta de uma reportagem tendenciosa em que ela orientava explicitamente seus leitores a NÃO votar em Lula. Assinei a Crusoé na vã esperança de encontrar conteúdo isento de direcionamento. Infelizmente, nessa reportagem, esse semanário desrespeita a inteligência de seus leitores, apresentando somente argumentos para uma hipotética queda de Bolsonaro. Empurram indecisos para o colo do Capitão.

    3. vdd, mais uma reportagem injusta como essa e cancelo a assinatura, pode criticar o jair mas com justiça entendeu? não tenho tempo nem gasto meu dinheiro com manipulação.

  157. Prezados, já pensaram que pode NÃO haver segundo turno? Trump não tinha nem o partido a seu favor e, pela INTERNET, ganhou de uma forma que ninguém esperava. Se realmente temos todos estes votos Brancos ou Nulos, será que estes médios 25% não da para vencer de cara? Pensem nisto

  158. Alckmin terá muito tempo de TV para explicar as acusações que pesam sobre ele, o PSDB e os partidos que compõem a sua chapa. Os demais candidatos também têm seus pesos para carregar. O João Amoedo seria o voto ideal, mas não tem como chegar. Só o Bolsonaro é tosco ? Quem já votou em Lula que é praticamente analfabeto e em Dilma que não consegue formar uma frase inteligível, pode votar no Bolsonaro sem medo! Ele não destoa da galeria de presidentes do Brasil.

    1. Comentário perfeito. Estão abusando da nossa inteligência. Crusoé juntou-se ao balaio da mídia que quer eleger mais do mesmo.

    1. Também, acho não vai ter segundo turno Ninguém aguenta mais essas esculhambação que está o Brasil.

    2. É isto ai...curta bem se voto no primeiro turno. Não haverá o segundo!!!

  159. Sempre votei PSDB... sempre. Sou mais uma entre aqueles que acreditavam que o PSDB era "direita" e "contra" o PT. Que engano. Vou votar no Bolsonaro, e entendo porque milhões de outras pessoas também : ele realmente representa os sentimentos do povo brasileiro, que está cansado de tanto blá-blá. Quanto às frases que ele disse sobre o Alkmin ("estou aguardando me chamarem de corrupto"), sobre a Marina ("lava as mãos") e sobre o Ciro ("sabia de tudo"), onde está a mentira ?

    1. Tb fui iludida acreditando na falsa oposição PTXPSDB. As mídias alternativas tem prestado excelente serviço pra quebrar esse esquema.

  160. A Crusoé é uma ilha de bom jornalismo, de verdade. Isto não quer dizer que seja imune à ignorância, como nós. Concordo que a observação "do senhor de barba branca" foi infeliz, mas uma característica do intelectual é sobre-valorizar esta capacidade em detrimento da percepção de uma Realidade maior, normal. Paciência, faz parte, inclusive desta Realidade, vamos em frente!

  161. Votei em Alckmin e no PSDB em TODAS as eleições (inclusive na última para prefeito). Sou exatamente o eleitor que espera atingir e digo: não vai funcionar, porque não voto mais em tucano, é decisivo! E como eu, conheço vários. Hoje, sei que tucano é canalha e, como não sou igual aos petistas, não voto em que tem ficha no mínimo suspeita. Prefiro votar em Amoedo ou nulo do que em Alckmin. Esse discurso 'moderado', não caio mais nele, com o PSDB vamos continuar na mesma, basta de Lulas ou Temers.

  162. Realmente o problema do Bolsonaro é de imagem e os discípulos de Goebbels sabem disto. Como ele mesmo diz, ele combate com a verdade. Se deixar o povo ver o que ele realmente é e representa, para além dos medos criados, dos preconceitos, das "opiniões" plantadas, como a maioria do nosso povo ainda conserva valores culturais tradicionais, ferrou para as ORCRIMs!

    1. ORCRIM, apavorada! A mídia custeada pdlo Estado, idem! Crusoé, Crusoé, se continuar assim parcialzinha, vai perder assinantes! Quem avisa, amigo é!

  163. buenas...daqui do sul, já nao gostei da ana amélia... os debates até agora foram um saco... os politicos falando de sí, e ferrando com outros, é mais deprimente ainda... não olho nada.

  164. Vergonhosa e de baixo nível a apelação dos "cultos" e "sábios" demais candidatos - â execção de Amoedo e Álvaro Dias - que demonstram estatura moral menor do que aquele que pretendem atingir. Sórdidos.

  165. O conluio para destruir pessoalmente um oponente é dos mais sórdidos.Todos os demais - à exceção, acho, de Amoedo e Álvaro Dias- demonstram sua ira patológica e serem muito menores em estatura moral do que o alvo comum Bolsonaro. Reviraram sua vida de cabeça para baixo e nada encontraram de negativamente significativo. Catam migalhas, ao contrário de montanhas de erros de suas biografias. Jogo sujo, vergonhoso. à falta de argumentos consistentes. Fariam o mesmo com Amoedo, se este fosse líder

  166. Cruzoé está perdendo a oportunidade de fazer jornalismo sério. Quando tenta emplacar o rótulo de "radical de direita" ou insinuar "instabilidade" ao nome de Bolsonaro, esquece convenientemente de associar "condenados na Lava-Jato" ao "Centrão" de Alckmin. Bolsonaro fala a real e "politicamente correto" hoje está associado à "hipocrisia". Melhor título para a matéria seria " Todos contra a mudança!". Segundo turno? Veremos!!! BOLSONARO 2018!

  167. 1) O brasileiro (eu tb) sempre achou que o PSDB fosse oposição à esquerda; esse eleitor ele perdeu. 2) O quadrilhão é tudo o que o eleitor não quer. É o agrupamento do que há de pior na política. 3) 99% do eleitorado do Bolsonaro está absolutamente decidido. 4) O eleitorado bolsonarista sabe que o candidato vai apanhar e usa as mentiras deferidas como argumento para campanha grátis (nas discussões em bares, família, trabalho). -----------acabou esse tão pequeno espaço de opinião -----:-(--------

    1. Pois é, nem convidado para o debate da Band foi, então ao que parece estão TODOS CONTRA AMOEDO.

  168. O "centrão"está numa poça de areia movediça.Quanto mais estrebucha,mais afunda e mais fortalece o Bolsonaro.Solução?Ficar quieto😂

  169. Bolsonaro é o único que se mostrou determinado a combater o CÂNCER do país: a ORCRIM. Este horário eleitoral CHEIO DE MENTIRAS E ENGANAÇÕES o povo nem assiste mais. É a coisa mais chata da TV: só tem BANDIDOS falando mentiras. BOLSONARO 2018!

  170. TODOS com MEDO do BOLSONARO! Se batem - ele cresce! Se o ignoram - ele cresce! Trata - lo com respeito- nem pensar né?!! Beleza! Continuem amedrontados pois o futuro do Brasil está ameaçado e BOLSONARO é o único caminho que se apresenta! Sinto muito!

  171. Os fatos também estão do lado do Bolsonaro, a podridão do PT , PSDB, MDB...notória em todos os lugares, deve ser mais divulgada e aumentar no decorrer da campanha. Sobre Alckmin ter perdido voto em 2006 por ter atacado Lula, acredito no contrario perdeu voto por que diminuiu os ataques a Lula e ao PT, talvez combinado com a cúpula esquerdista do PSDB tentando proteger os seus companheiros corruptos/ideológicos.

  172. Muito boa matéria. O nosso país está numa encruzilhada. Bolsonaro é o que temos para dizer NÃO a toda essa agenda esquerdista diabólica que tem dominado mídia, universidades e até mesmo Igrejas. Bolsonaro presidente!

  173. Além de ser contra as ORCRIMs, Bolsonaro/Mourão são os únicos sob os quais não pairam dúvidas que terão capacidade de enfrentá-las. Bolsonaro também tem penetração em todas as faixas do eleitorado, compartilha muita realidade, verdade, da vida das pessoas. Ele não é apenas do contra, mas a favor do Brasil e de muitos dos valores de muita gente. O Brasil foi destroçado, mas ainda tem uma cultura conservadora de bons valores. Os burros, perdidos, não percebem que isto é da natureza humana.

    1. É porque ele é líder. Deu pra entender ou quer um desenho?

  174. Estamos juntos e vamos até o fim. Nada nos tira está eleições. EM NOME DA HONESTIDADE. E CONTRA ESTA CORJA DE CANANHAS. BOLSONARO 2018

  175. Imagino a cena: Bolsonaro eleito, nomeia um ministro. O STF barra, por algum motivo. O presidente empossa-o mesmo assim, com o Mourão do lado, dando a entender: "cada poder na sua caixinha"...

Mais notícias
Assine agora
TOPO