DiogoMainardina ilha do desespero

O Brasil é provisório

24.08.18

Lula já pode ir arrumando as malas.

Com 39% dos votos, segundo o Datafolha, ele tem tudo para eleger seu poste e roubar as chaves da cadeia.

É espantoso que os eleitores queiram ser comandados por um criminoso. Ao mesmo tempo, é preciso considerar que o Brasil já é comandado por criminosos: nas ruas, nos sindicatos, nas favelas, nos tribunais, nas empresas. A criminalidade é a regra com a qual as pessoas aprenderam a conviver. Lula é só mais um fora-da-lei.

Depois de soltar Lula, Fernando Haddad vai enterrar a Lava Jato. Isso deve garantir-lhe o apoio de uma ampla maioria no Congresso Nacional. A publicidade estatal vai assegurar-lhe também os mimos da imprensa.

É claro, porém, que nada disso vai adiantar. O futuro do Brasil é calamitoso. O PT vai quebrar a economia, detonando a bomba fiscal. A metade mais produtiva do Brasil, aquela que tem nojo da ORCRIM lulista, vai reagir. Os manifestantes abandonaram as ruas depois do impeachment de Dilma Rousseff e permitiram o retorno de Lula. Mas a passividade bovina dos brasileiros tem limites, como demonstraram os fatos dos últimos anos.

FHC disse recentemente que o próximo governo será provisório. Até ele acerta de vez em quando. O Brasil é provisório.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E ainda você diz votar no João Amoêdo, que é um bom candidato, mas não tem a menor chance de ganhar. Temos que ser racional. Temos que votar no candidato com maior chance de tirar a esquerda do poder. Essa esquerda responsável pelo afundamento completo do nosso País, inclusive no campo da ética e da moral.

    1. Tendo em vista que o codinome desse Heráclito tenha sido ‘Obscuro’, por seus pensamentos tortuosos, embora brilhantes, não é dessa obscuridade que tratam Bolsonaro, Trump, Putin et caterva.

  2. Esse FHC é um "gênio" ......"o próximo governo vai ser provisório...." ....oras, qualquer governo democrático é provisório mesmo, senão é ditadura......

  3. Assinava a Veja e começava a ler de trás pra frente, pela coluna clara e com verdades, e atualmente sou assíduo do Manhattan. Hoje perante o que está acontecendo no Brasil... vejo que a última esperança é o Bolsonaro, e torcer que pelo menos voltemos a valorizar o mocinho e não o bandido, e que escolha bons Ministros para o respectivos ministérios!... Pelo menos não está comprometido com a maioria dos canalhas que estão lá por Brasília!...

  4. Diogo sempre espero seus comentários. Mas não quero perder a esperança. Vc realmente acredita que o PT tem chance de vencer a eleição? Isso seria realmente o fim do nosso país.

  5. Diogo sempre espero seus comentários. Mas não quero perder a esperança. Vc realmente acredita que o PT tem chance de vencer a eleição? Isso seria realmente o fim do nosso país.

  6. Na minha opinião que vai ser eleito será o Bolsonaro. Pode ser que ganhe até no primeiro turno. Sabe porque? As ruas pararam após o impeachment mas a indicação continua e será despejada em votos para Bolsonaro.

    1. Será? Está tudo muito confuso. Eu já havia me decidido por Álvaro Dias. Mas agora estou em dúvida. Qualquer um que possa derrotar o PT. Acho que o único que tem chance é realmente o Bolsonaro. Céus! Estou com medo.

  7. Mainardi, Não entendo como vice, um cara esclarecido e com acesso a informações privilegiadas, ainda pode dar crédito às informações do DataFolha. O presidiário tem essa proporção de voto só entre eles. Ciao belo!!

  8. Eu não acredito em psicanálise. Acredito em bioquímica. Mas esse seu desejo oculto de ver Lula solto talvez seja uma questão para um psicanalista realmente.

    1. Vou votar na Marina. Não sou nenhum grande entusiasta de sua candidatura, mas, para mim, é o que há para o momento. Inflexões de todos os lados devem ocorrer e, para que o país não saia perdendo mais nessa luta fratricida, acho que é a única saída republicana e democrática para a reunificação da sociedade.

    2. Pensei que pudessem ser a mesma pessoa... Espero que ele não "mande" mesmo porque Lula parece ter criado um neocoronelismo.e tem muita gente disposta a fazer o que o coronel manda. Acabei de ver que o Barroso proibiu a presença do Lula no horário eleitoral. Espero que os outros ministros sigam o seu voto.

    3. "Dialética", você é também o "Choque de Realidade"?

    4. Fascismo e Comunismo, mesmo cão, o que é a cabeça e o que é o rabo, nessa perseguição, depende da cor do excremento de uma mesma congestão. Válido, ‘mutatis matandis’ para a ocasião.

    5. A questão é que o Lula não vai poder ‘mandar’ nada.

    6. Então, na saída do restaurante fui perguntar para os garçons, em quem eles iriam votar. Eram uns 5. Todos disseram: "No Lula, ou em quem ele mandar". E eu: "Sim, mas o candidato dele é o Haddad, foi prefeito (eles nem se lembravam). Foi um bom prefeito?" Todos disseram que não, mas repetiram que votam em quem ele mandar. Eu pensei em uma pergunta indecorosa: "E se ele mandar...?", mas me contive. Disseram ainda que se o Bolsonaro for eleito vai mandar matar todos os nordestinos e todosos gays.

    7. Fascismo e Comunismo são irmãos gêmeos univitelinos. As diferenças são influências do meio externo.

    8. Tem doido pra tudo. Não é de hoje que fascismo e comunismo se irmanam.

    9. Você tem contato com círculos petistas? É complicado. Para você ter uma idéia, cheguei a ver defesas do anti-semitismo nestes círculos.

    10. Sim, sem dúvida. Por isso reconheço a legitimidade, em padrões minimamente civilizados, do que pretende defender. Por causa da ditadura e tudo o mais, esse campo de pensamento ficou adormecido e, por pretender ter sido eliminado pelo PT, é que veio, em ricochete, mais forte.

    11. A figura do serial killer foi apenas um recurso ao exagero no sentido de ilustrar a dificuldade de manter a calma quando vc se vê no meio de uma discussão com um grupo de petistas. Já me senti assim. A discussão me atrai, mas às vezes pode ser difícil manter a calma.

    12. O grotesco não me atrai também, mas atrai uma parcela importante dos eleitores. Não tenho vontade de exterminar a alteridade, pelo contrário, mesmo porque adoro uma boa discussão. Mas também não sou uma monja budista. A alteridade estimula a contraposição, o que me atrai, mas o faz através da irritação, do choque, e muitas vezes é difícil não perder a calma. Por isso, entendo que os arroubos do candidato devem ser devidamente contextualizados.

    13. Você não acha que é o mesmo vitimismo petista - imprensa construiu uma caricatura? O grotesco, o burlesco, por não me assustar, de um lado, é que não me atrai, de outro. Se é que me entende? Essa sua ideia de ‘eliminar’ a alteridade implícita na ‘vontade de ser um serial Killer’, compreendida metaforicamente, por óbvio, para mim, é o que está na raiz da falência de nossa política. Prato cheio para a corrupção. Não o único.

    14. É interessante notar que quando um candidato da esquerda faz declarações bizarras como Manuela D' Ávila, minimizando as atrocidades de Mao e Stálin, ao considerá-los tão somente frutos de um mundo volento, essa mesma imprensa se cala e ainda critica os entrevistadores que interrompiam as pérolas desta triste figura.

    15. Eu não sou bolsonita deste o berço e não me identifico com o discurso de muitos bolsonitos, embora aqui na Crusoé, encontre pessoas que tb votarão em Bolsonaro, com as quais me identifique. Ocorre que, depois de ler e assistir às entrevistas com o candidato, percebi que a imprensa havia construído um personagem caricato, a partir de frases descontextualizadas, ditas no calor da hora, em meio a discussões com gente que sem uma boa dose de propanolol qualquer um pode se tornar um serial killer.

    16. Não sei se lhe frustro, mas não é no Bolsonaro, por mais difícil que seja votar em um dos outros candidatos. Excluo de antemão também o Haddad.

    17. Ok. Concordo com você. Aliás, a sugestão de FHC de juntar os trapos com o PT, é uma confissão da própria culpa. Merece ser mais investigado.

    18. Você se esqueceu do final: ‘nem tudo é binarismo’. Afinal, foi isso que veio destrinchado em sequência no outro post, ou seja, presume-se que o Diogo vai além dos parâmetros fixados pelo FHC. Colocar a trupe tucana que também cometeu crime em fila indiana para a cadeia é simbólico disso.

    19. E embora não acredite na psicanálise como um todo, não vejo por que negar questões relativas ao pai e à mãe, ou mecanismos de transferência, que podem endoiidar qq um na vida adulta. Por isso, como disse antes, o talentoso jornalista parece estar precisando de um psicanalista.

    20. Não acredito em psicanálise, mas acho que Freud foi um grande ficcionista em seus Casos Clínicos (algo que o Livro Negro da Psicanálise demonstrou) e um grande pensador da cultura. Além disso, sempre teve em vista a materialidade do cérebro e o próprio uso e prescrição da cocaína, esse antidepressivo cujos efeitos colaterais iam longe demais, demonstram essa tese.

    21. De modo que, o que o brasileiro deseja é a fila indiana de corruptos célebres se dirigindo à prisão. ‘Com Supremo, com tudo.’

    22. Bioquímica e psicanálise não são excludentes. Nem tudo é binarismo, querida.

  9. Sua previsão parece estar indo pelo ralo, Diogo. Nunca antes na história deste país, a emissora,na qual você trabalha, foi tão desnudada E tudo transmitido ao vivo pela própria Globo, personificada por duas figuras que revelaram aos olhos do público aquilo que são: jornalistas cheios de formalidades e agressividade, mas sem qualidades. Com agudeza de raciocínio, polidez, e com fatos, principalmente, Bolsonaro fez o que a esquerda sempre tentou, mas nunca conseguiu fazer- bem feito, pelo menos.

    1. Por alguma razão, que extrapola a mera estrutura ideológica entre esquerda e direita, as ciências humanas ‘mundiais’ viciaram-se nas antíteses. Alcançar a síntese não implica um eterno retorno à outra polaridade . Acho que isso é uma adaptação de Hegel, em ‘Fenomenologia do Espírito’.

    2. Léon, vou reler o texto dessa semana do Diogo Mainardi. E tb o do M. Sabino, que achei excelente. É realmente curioso como parecem existir dois pesos e duas medidas para avaliar uma conduta ou discurso reprováveis - a depender da corrente ideológica do sujeito dessa ação ou discurso. A Manoela D' Ávila, por exemplo, quando indagava no Roda Viva, sobre as atrocidades cometidas por Mao e Stálin, não esboçou nenhuma crítica e ainda retrucou," esclarecendo que era aquilo se encaixava ou era ...

    3. Sabino faz um resgate, para que a história não se repita como tragédia, uma vez que a emancipação de um povo, como sujeito de seu destino, exige a superação das dicotomias. É fraseado de acadêmico, mas com fundamento na prática. O reequilíbrio que o Sabino busca é pertinente, com algumas ressalvas muito bem complementadas pelo artigo do próprio Diogo dessa semana

    4. Mas esse parece ser o cenário mais provável no segundo turno e estou convicta que PT novamente é o pior resultado possível. Você leu o artigo do Mário Sabino que entrou hoje? Muito bom! Fala sobre essas duas alternativas.

    5. Com todo o respeito, mas é uma escolha de Sofia - entre Bolsonaro e PT - a que me abstenho de ter no 1º turno e batalho para que não venha a ocorrer no 2º.

    6. E o motorista me diz que ficou sabendo que se Bolsonaro for eleito, a idade mínima da aposentadoria vai para 78 anos. Enfim, o PT joga muito sujo em todas as instâncias. Acho que é necessário um contraponto urgentemente. E Bolsonaro parece ter condições para vencer a eleição.

    7. Massimo, desculpe Cometi um erro e a sequência da última resposta foi parar na conversa anterior, começa assim: " Então, na saída do restaurante..." Finalizando toda a história. Considerando o último comentário dos garçons, imagino que o PT já esteja com tudo na estratégia suja usada na eleição passada de aterrorizar as pessoas com boatos descabidas, mas que passam como verdadeiros tendo em vista o nível de desinformação do eleitor médio. Pego um táxi logo depois, e o motorista me diz...

    8. Tenho coragem de dizer sim, Massimo. Vou votar no Bolsonaro. Não tenho coragem de dizer para muita gente que conheço, mas aqui.. Na conversa aí de cima explico por que vou votar nele. Nunca votei em um candidato de direita, sempre votei no PSDB, mas agora me parece necessário. Meu voto é anti-PT, principalmente. Estava mais tranquila com as notícias desta semana, mas agora à noite voltei a me preocupar. Jantei no Almanara e na saída fui perguntar para os garçons em quem eles ...

    9. monica vc vai votar Bolsonaro, so’ n tdm coragem de dizer

    10. Obs. Essa análise só se refere ao FHC, Serra, ao PSDB, de modo geral - objeto de suas ponderações. Lula, contextualizado por você como crítica ao modo ‘conciliatório’ do FHC, fica fora de todas essas considerações, porque ‘sui generis.’

    11. O tolo por natureza é incorrigível. Me parece que não é desse mal que padecem esses que você citou. Por óbvio, que o vaidoso pode vir a se tornar um tolo. Mas o estrago, quando vem de natureza, é muito pior.

    12. O PSDB, nosso partido autofágico, se perdeu justamente nessa fogueira de vaidades. FHC parece ser o mais vaidoso de todos. Tenho impressão que tem.um desejo irrsistível de destruir as outras figuras de destaque do próprio partido, apesar de passar, muitas vezes, como conciliador. Talvez tenha feito isso com Serra.... E essa estratégia de juntar os trapos com o PT? Difícil entender. Talvez o desejo de ser o conciliador nacional. Lula é outro pavão por excelência.

    13. O político, de modo geral, tem uma presunção. A vaidade vem como consequência. Duro é quando reúnem - se os dois - Tolices e Vaidades.

    14. ‘Por vezes, a natureza produz um tolo, mas um vaidoso é sempre obra do próprio homem.’ Joseph Addison

    15. 😄 Boa lembrança, a Laica. Até mesmo o católico, realmente, já que aqui sempre prevaleceu um catolicismo popular, milagreiro.

    16. Veja que contradição - até mesmo o Paulo Guedes, com toda a sua tecnicalidade, recebe também esse manto salvacionista, para parcela expressiva de nossa sociedade dita esclarecida. Católica ou neopentecostal, Laico, para esses, é o masculino daquele animalzinho espacial soviético!

    17. Sim, concordo. E o crescimento dos evangélicos segue essa lógica de infantilização. Uma coisa se alimenta da outra (política e religião). Por Isso, acredito que em uma eleição para a presidência, é muito difícil vencer o PT, que incorpora a figura do protetor/ salvador, sem incorporar esse tipo de caracterítica. O discurso de Paulo Guedes e do próprio Bolsonaro( quando se aprofunda em um tema) vão na contramão disso, mas a figura do candidato é a do Salvador. Acho que ele vai ganhar realmente.

    18. O que me impressiona mesmo é o vício brasileiro pelo salvacionismo. Uma patologia cultural de transferência de responsabilidades e de frustrações, com viés infantilizador e atávico. Democracia por regurgitação.

    19. Há um nível de tergiversação aceitável para os políticos. E há um nível de desonestidade nas certezas dos mesmos. Cabe a nós avaliar melhor o quadro inteiro.

    20. Acredito que seja uma forma de não tocar em temas polêmicos e assim atrair eleitores de grupos muitas vezes antagônicos. Esse tipo de jogada me parece algo profundamente desonesto - e apenas em um país no qual a desinformação domina a cena, pode passar em brancas nuvens.

    21. Dependendo do prisma em que se vê, isto, de não se posicionar previamente sobre tudo, pode vir a ser uma qualidade. Mas, realmente, falta ainda às coisas um melhor encaminhamento para se tomar a decisão, tanto como cidadão, quanto como representante.

    22. Mas não. Ela se uniu ao Frei Davi e a jovens acorrentados e se pôs a rezar um Pai Nosso em um edifício público. Não aguento ceninha, teatrinho. Um populismo de fazer inveja ao nosso detento. Curioso que já gostei bastante da candidata.

    23. Como se não fossem bizarros os privilégios desse grupo, algo que seu economista cansou de destacar. Ela não se posiciona com clareza sobre nada, praticamente. Diz que tudo será debatido. Não dá para votar sem saber o que realmente pensa o candidato. Agora, a cena na Secretária da Justiça foi de amargar. O critério social e não o racial me parece mais adequado para uma política de cotas. Se ela fizesse uma defesa de cotas para negros bem fundamentada, ok.

    24. Eu gosto do Álvaro Dias tb Não votarei nele porque não tem chances. Quanto ao Amoedo, precisaria conhecer melhor suas propostas, gostei da sua participação no Roda Vida, mas novamente não tem chances. Acho que é preciso trabalhar com um cenário real. Quanto à Marina... Eu gosto muito do E. Gianetti. Suas colocações sobre o funcionalismo público na Globo News me pareceram perfeitas, mas quando indagada sobre o tema na mesma emissora saiu com algo como: querem sempre pegar no pé dos f. públicos.

    25. Estou sim, a trabalho. Se estivesse por aqui votaria ou no Álvaro Dias, ou na Marina, ou no Amoêdo. Não me dei muito ao papel de definir entre os três, mas essa seria a coordenada do meu voto.

    26. Você está mesmo a caminho das Índias ou está saindo pela tangente (Rs) ? Peraí, deixa eu reformular a questão: Em quem você votaria se estivesse aqui no Brasil?

    27. Vou estar na Índia durante as eleições. Parece até cópia das respostas do Mainardi a isso, rs, mas é sério.

    28. Em sendo assim, meus parabéns ao manda chuva da GNews por ter uma esposa altamente qualificada e competente. Espero, sinceramente, que isso não seja empecilho para que ela suba ainda mais na carreira. Não obstante, o Estado é também indutor e responsável, com ou sem decreto, pela promoção da igualdade, o que o Bolsonaro se opõe, ‘Ipsis Litteris’ do que ele tem dito insistentemente. É essa a questão, o resto me parece burla do candidato em mascarar a ausência de preparo.

    29. No caso dos Antagonistas, a coisa é mais engraçada. Eles simplesmente não têm nenhuma mulher em posição de visibilidade. Talvez no setor de limpeza... E quando resolveram colocar uma, escolheram muito mal. Foi constrangedor.

    30. O que quero mostrar é a hipocrisia da emissora e da própria apresentadora, por sinal esposa do manda chuva da Globo News. Não acho que ele pregue o contrário. Ele tem consciência que existe esse tipo de "cultura" nas empresas e que esse tipo de coisa não se muda por decreto - mesmo porque se há alguma coisa que o brasileiro sabe fazer, é burlar as regras com jeitinho e burocracia.

    31. ‘Pela tangente’? ‘Com agressividade’? No mais, essa ‘auditoria’ na ‘estrutura hierárquica da Globo, para apontar o número de homens e mulheres que estão no topo’, diz contra tudo o que o próprio Bolsonaro falou com relação à promoção da igualdade de gênero. Que não tem razão de se fazer. Para finalizar, excelente essa sua sugestão, não só em relação à Globo, mas a todos que recebem verba pública. Parabéns.

    32. Não vi categoria alguma. Ela apenas saiu pela tangente com agressividade. Ela não recebe o mesmo salário que Willian Bonner, mesmo porque os dois não têm o mesmo cargo.Em empresas com um RH minimamente estruturados, as diferenças saláriais entre os sexos, revelam- se com sutilezas - os cargos que ocupam são diferentes. Bolsonaro deveria pedir para a Globo mostrar sua estrutura hierárquica e lá apontar o número de homens e mulheres que estão no topo.

    33. Paixões têm limites. A categoria da jornalista foi uma verdadeira lição de moral. A Dilma, nem a Maria do Rosário, servem como parâmetros femininos ao debate. O Bolsonaro esteve mal acostumado. A delicadeza de uma flor é muito mais poderosa do que a verborragia petista e/ou bolsonarista.

  10. O cenário é péssimo mas, pode piorar bastante de um presidente canhoto assumir o poder. Em minha opinião o melhor entre os postulantes é o João Amoêdo mas, o único copaz de barrar uma nova era vermelha é Jair Bolsonaro.

  11. Oi! Diogo desde hoje não consigo comentar no antagonista. Pedem para eu me cadastrar mas não aceitam a senha. Algum problema? Obrigada pela atenção

  12. Sabe Diogo, acho que não me enquadro na "passividade bovina" a qual você tanto fala. Fui em TODAS as manifestações. Tenho a minha consciência tranquila. Fiz tudo que estava ao meu alcance. Inclusive cansei de discutir com a chamada "esquerda caviar". São um bando de doentes. A única coisa que me resta, caso essa gente ganhe, é ir embora desse país.

  13. A Verdade é que para se chegar a chave do cofre , se faz de tudo , vende-se até a Mãe , só não a entregam , acho que é o único país que não tem , Centro , Esquerda e Direita , tudo depende do momento .

  14. Sorry, Rapazes usar o espaço; o que esta acontecendo com o Antagonista que venho acompanhando desde priscas eras? De repente click e me tiraram dos comentarios dizem que meu email é inexistente.

  15. Nossa imprensa e tendenciosa. Temos que nos informar dos fatos e firmar nossa própria opinião. Mas uma coisa é certa. Não se faz omelete sem quebrar os ovos.

  16. O poste não passará, mas podemos voltar 40 anos se o Capitão de frases feitas for eleito e abrir uma ferida que poderá sim facilitar a volta do PT. O óbvio fracasso do capitão que conta com um partideco de aluguel pode nos levar a uma crise ainda maior.

    1. Concordo. Não tem saída fácil. Aliás, não tem nenhuma saída.

  17. Calma DIOGO , O resultado das urnas não pode ser assim tão acintoso . Não é possível o BRASIL sobreviver com a QUADRILHA da ORCRIM e ainda mais com esse DECIFIT INDECENTE . Se há candidatos ainda com resistência dos intelectuais , sobre modo os de direita , é necessária identificar qualidades em candidatos que se encaixam nesse momento . Depende muita da mídia NÃO ser estereotipada e aceitar a alcançar as soluções via quem possa melhor DIAGNOSTICAR e da CORAGEM de fazer as reformas .Carlos

  18. Datafolha não é referência Diogo! Acho que vamos todos nos surpreender com o resultado das urnas. A única dúvida que fica é quanto a confiabilidade do sistema eleitoral eletrônico. Pessoalmente, não confio.

  19. Onde Lula tem isso tudo? Só no DATAFOICE. Ficar alardeando e escrevendo sobre fake news é apologia. Não estou entendendo. Desculpe

  20. Diogo, Só que não! Tudo isso vai acontecer se o Cidadão de Bem, aquele classe média, que paga os impostos e sustenta essa bagaça ficar quieto. Eu acho que não vai ficar não!!!

  21. Se existe um futuro menos negro para o país ele está no NOVO e em Amôedo que tem excelentes ideias e quer governar pelo exemplo. Conclamo aos leitores de CRUZOÉ a pesquisarem no you tube suas entrevistas. Ele terá, se eleito, muito menos resistência no congresso nacional já que chegará cheio de força dada pela enorme votação que p elegerá. Poderá assim conclamar a população a pressionar pelas reformas urgentes.

    1. kkk , a unica utilidade do amoedo é se aliar com Bolsonaro e juntos ganhar no primeiro turno, o Bolsonaro tem 37% hj, Amoedo tem 6%, juntos vão passar de 50% facil

  22. Ironia uma ova! Diogo, o PT não tem 39% dos votos, basta observar as ruas, vc não sabe disso ainda? A direita vai vencer as eleições e esse seu pessimismo em dizer que a esquerda triunfará mais uma vez é apenas um deserviço aos seus leitores que aqui buscam se informar.

    1. Então, Hernandes, você acertou. Realmente votarei em Bolsonaro em função de Paulo Guedes, que me parece ter o melhor projeto econômico, e do desejo de ver o fim do domínio das ideologias petistas. Gosto bastante do Gianetti tb. Achei muito boas suas colocações sobre o funcionalismo na entrevista ao Globo News, mas Marina, quando indagada sobre o tema no mesmo canal, disse de forma esganiçada que sempre pegam no pé dos funcionários públicos, como se não fossem espantosos os privilégios deste grup

    2. Mônica, Com todo o respeito, não tenho a mínima dúvida de que o Bolsonaro seja de fato desta mesma natureza - populista. O seu discurso sempre foi inconsequente, embora reconheça a sua legitimidade. Talvez por isto que o Paulo Guedes se aliou a ele. Demasiado liberalismo também é temerário, irresponsável. Sem contar outras resistências que o seu candidato tem a penetrar nos grotões, de modo que, não vejo muita saída a seu gosto a não ser indo contra o Haddad no 2º turno.

    3. E a pesquisa que saiu hoje mostra claramente que não será suficiente. A campanha para colar Lula a Haddad será curta e a associação entre os dois não faz muito sentido para o eleitor. Bolsonaro vai ganhar porque tem um jeitão populista, embora suas propostas não sejam populistas.

    4. Como Hernandez, não acredito que as pesquisas sejam fraudadas, mas que podem ser direcionadas. E diferentemente de Hernandez, não credito à indignação ou ao deboche o voto em Lula - esse tipo de voto deve existir, mas deve ser pouco significativo. Credito o voto no detento principalmente ao recall e à falta de valores morais do eleitor, que faria a mesma coisa que Lula se estivesse em seu lugar. Nesse sentido, Mainardi tem razão. Mas a transferência para Andrade não será suficiente 🤞🤞

    5. Helena, acredito mais no retrato irracional do momento, do que um grau de fraude tão determinante a mudar o quadro geral das pesquisas. Por esse prisma, os percentuais ao Lula, por mais dirigidos pelos institutos como suposto por você, dizem mais de um menosprezo às próprias pesquisas; de uma avacalhação pela avacalhação; de um fanatismo, que não se pode negar. Para mim, é mais um sentimento generalizado de indignação do que uma declaração ponderada de voto. Porém, não há ponderação por aqui

    6. Concordo com você Eliandro. Diogo Mainard está confundindo o leitor para quê? Essas ironias, esse deboche só atrapalha. Essas pesquisas são fraudulentas, compradas, direcionadas para induzir o voto de manada. É uma indecência fazer pesquisa colocando um criminoso julgado e condenado pelo TRF-4, como se candidato fosse.

    7. Alguém acredita mesmo em direita e esquerda , ou isso seria a bengala mais à mão para a falta de pensamento autônomo? Lula nunca foi de esquerda como apregoou, tampouco Bolsonaro seja de direita como se pinta. Aliás, o Bolsonaro votou contra o Plano Real, contra o fim dos privilégios dos parlamentares, contra as privatizações e fez de sua bandeira política o corporativismo de uma classe - os militares. Mais PT impossível, o resto é mera convicção oportunista.

  23. Sem investir de maneira correta em educação, estaremos fadados a continuar "pastando" até o fim dos tempos. A ignorância nos impedirá de avançarmos para o rol de nações do primeiro mundo. Continuaremos sendo comandados pela escória, que age apenas para satisfazer seus próprios interesses e daqueles que lhe dão suporte.

  24. Como reverter essa situação sem investir de maneira adequada em educação? Este é o exemplo histórico das grandes nações asiáticas: Japão, China e Coréia do sul. Sem isso, continuaremos ¨"pastando" até o fim dos tempos.

  25. As férias fizeram muito bem ao Diogo. Mais afiado em sua ironia que nunca. Ele está apenas fustigando os brios dos leitores da Crusoé, e muitos ficaram atônitos com os comentários sem perceber a ironia. Vamos para o óbvio: Lula jamais será eleito. Diogo não acredita nas pesquisas e o problema não é Lula, mas os eleitores de baixa população neuronal.

    1. Quando um jornalista precisa que alguém "tente" traduzir o que ele escreveu, está na hora de mudar de assunto.

  26. Curioso como o nosso paladino na luta contra o lulapetismo, que nunca deu muito valor a pesquisas tupiniquins, resolveu acreditar em uma em que o Datafolha aponta que o presidiário aparece com 39% das intenções de voto. Parece que as férias não lhe fizeram muito bem.

  27. Sinto muito, mas descordo! Lendo você senti um cansaço de alma além do normal. É natural para quem fica o tempo todo vendo os horrores acontecendo. As informações sobre pesquisas de voto não são válidas ! Pense nisso. Não concordo que seja o caso de “seita”... O Bolsonaro pode, verdadeiramente ser eleito e pode mudar sim o Brasil. Fácil não será, mas possível sim. A física quântica é comprovada. Manter o equilíbrio e focar no final vitorioso é fundamental😉! O Brasil vai dar certo!

    1. ‘O Bolsonaro pode, verdadeiramente (sic) ser eleito e pode mudar sim o Brasil’ ... assim como D.Sebastião voltará e, quanticamente, falará por meio do ‘mito’. O Brasil há sim de ser provisório. Outra solução não dá jeito.

    1. ‘Por que’ a sua candidatura tem os mesmos contornos de seita, à qual o brasileiro se viciou.

  28. Deus... Viver neste país de mentes tão comprometidas com a mediocridade!! Será que não há mais salvação? Não temos mesmo saída????

  29. Diogo Mainardi, como sempre correto. esses 39% de intenção de voto a Lula me enoja.A minha indignação é a mesmo do Diogo. Como podemos chegar a esse ponto? Será que o caráter de Lula é o caráter de todos esses eleitores?Se for assim , realmente a Dignidade nunca chegará a este país. O pior nos espera. Triste , muito triste o fato de que os verdadeiros cidadãos tenham que pagar por esses irresponsáveis...

  30. Não sei onde estão esses 39% As pessoas no geral não querem saber do Pt Essas pesquisas são mentirosamente. Sou mais otimista Diogo.

  31. Calma pessoal! O Diogo está sendo realista em primeiro lugar. Mas, também está sendo irônico. Brinca com os 39%, mas, propositadamente omite os 61% dos que rejeitam o Lula. Isso é que na verdade decide uma eleição. No segundo turno, Alckmin, terá fatalmente como adversários o Bolsonaro ou Marina. Acho que será Marina. Não será ninguém do PT.

  32. Diogo Mainardi sempre nos extremos: ou Lula está morto, ou elege Andrade. Rs. A transferência de votos não vai ocorrer (Espero!!! Socorro! Hoje vou ter pesadelos com essa profecia). Ora, o eleitor, que menciona Lula, é brasileiro e, como tal, não sabe nem quem são os candidatos, mas gosta de parecer esperto, diz que vai votar em Lula. Só que vai ser difícil para ele associar LULA a HADDAD - a não ser que o capacho tenha uma epifania e tope mudar de nome para CAPACHO. Assim, ganha de lavada!

  33. Meu caro Diogo! Estas pesquisas são fake news, na minha modesta opinião o Brasil não tem 39% de imbecis, hoje só militantes votam no pt, não acredito nesta quantidade de pessoas irresponsáveis e inconsequentes, por que se isso acontecer o Brasil se transformará no que é a Venezuela hoje e iremos para que país buscar comida?

    1. Penso assim, também. Essas pesquisas não convencem. Onde o assunto eleição aparece surge o desencanto, a frustração. Vai sobrar espanto pra todos os lados!

  34. Tirou essa conclusão de onde? Eu estive nas ruas o quanto foi necessário para limpar, provisoriamente, o Palácio do Planalto da manada de antas que havia lá, comandada por aquela aberração disléxica; então não diga bobagens usando como base pesquisas eleitorais que não servem para nada, a não ser criar fatos, factóides e afins, o povo vai falar nas urnas o que realmente pensa.

  35. Jogando a toalha Diogo? Você, depois de tudo que está explicito sobre a roubalheira generalizada, acredita em pesquisa eleitoral séria? Não se esqueça que o inimigo público número um, livre, leve e solto em 2014, não conseguiu eleger nem o filho vereador e um ano depois, também, não conseguiu nem eleger um prefeito dos cafundós do Norte (ou do Nordeste) ? Em 1959 o Jânio Quadros ganhou as eleições de norte a sul do país, com uma vassoura. Pelo exemplo, vc sabe qual lingua presa vai ganhar.

  36. Diogo, você esqueceu de dizer que também há criminosos na grande imprensa; aliada, corrupta, militante. Mas o Brasil não morreu, ainda. E que FHC é pai, padrinho e padrasto de tudo que está aí e segue reelegendo-se teimosamente guia e tutor do que o País deve ou não querer. A passividade aparentemente bovina acabou, creia. O Brasil quer deixar de ser provisório e por isso deseja alguém que trate das coisas que tem sido desprezadas, mas nunca foram provisórias: respeito, família, pátria.

    1. Excelente ponto. Concordo plenamente. Brasil está em processo de transformação ( processo lento pois tem que respeitar as etapas da democracia ). Se não for pela via democrática ... deixa pra lá, vou apostar na via democrática.

    1. agora vc acertou, embora não seja vdd para todos, mas sim pela maioria

  37. Aonde você estava em 2016 ? Em OUT/2016 as pessoas já não estavam nas ruas e Luladrão subiu em todos os palanques e não elegeu 1 poste nas grandes capitais. Aonde você estava quando Luladrão saiu em caravana banhada em ovos e vaias ? O tiro foi deles, e nem isso provocou a comoção esperado pela corja. Aonde você estava quando Luladrão se refugiou em SBC esperando uma massa em sua defesa e conseguiu uma centena de mortadelas. LULADRÃO MORREU, O PT SANGRARÁ ATÉ A MORTE.

  38. Sem dúvida que o próximo mandatário fará uma gestão provisória e é mesmo uma pena não aproveitarmos a oportunidade e eleger João Amoedo. Deus nos ajude. 🇧🇷

  39. Pesquisas manipulam os indecisos. E o Datafolha está a serviço das esquerdas. Tire os nordestinos das entrevistas e a verdade surgirá. Até no Datafolha.

  40. A esta altura do campeonato, o resultado da eleição presidencial deste ano é TOTALMENTE INCERTO. Qualquer um que diga que sabe o que vai acontecer é arrogante, para dizer o mínimo. Jornalismo sério é baseado em fatos e não em especulações. Mas, enfim, precisamos ler de tudo, desde que nunca perderdamos o sendo crítico, de forma a nunca acreditar que esse ou aquele jornalista é dono da razão. Pois nunca o são. Felizmente.

  41. Náó é possível que o lado oposto deste esquerdismo nefasto, diga-se Lulusmo, náo a capacidade intelectual de fazer a reversáo dessa coisa peversa, ou seja, náo tenhamos inteligéncia de forma simples e inteligente, chegar ao grande pováo, ai incluso a bolsa familia e, por ai vai...entáo nós da direita somos muito incopetente mesmo, entáo deve continuar com os equerdistas, porque no que parece eles sáo os caras. Na minha compçáo, que me mostre o contrário, há uma luz no finak do tinio: BOSSONARO.

  42. Não acho que o PT vai ganhar. Não acredito nas pesquisas, especialmente DATA FOLHA. Em 2014 o PT só não perdeu porque fez a campanha mais suja da história! Tinha dinheiro e a máquina e mesmo assim quase não leva!

  43. PT é a coisa mais genuinamente brasileira. Creme do creme brasileiro. Somente BOLSONARO para dar início a uma transformação da nação. BOLSONARO 17 pelo amor de Deus!

  44. Penso que nao chegaremos nesse estagio. Uma comvulsao social de grandes proporcoes tem maior probabilidade. A democracia no Brasil e fragil.

  45. É uma realidade chocante, desastrosa e violenta para o país. Entretanto as pesquisas são realizadas por indução cognitiva, mesmo sabendo que promovem o molusco presidiário, que acabou de arruinar este país. Logo vão começar a louvar e colocar nas estatísticas as mentiras, fraudes, malfeitos, roubos, ...de todos os políticos corruptos como tendo a maior aprovação do povo. A falsidade impera no país e a incompetência é a bandeira maior.

    1. Sou sua fan Diogo🙏 O que poderemos esperar, desde tempo Sarney, Brasil moving backwards 👎🏼😢

  46. Espero que esteja errado Diogo! Nas ferias visitou Delfos? Ou seria alguma parta da casa? O pessimismo já é um vicio inerente....

  47. Diogo, um senhor nordestino (com aquele chapeuzinho tradicional, rs) já idoso que trabalha para mim veio essa semana indignado me perguntar como as pessoas têm coragem de votar em um presidiário. Questionou-me também se eleito, Lula ia governar o país da cadeia ou iam soltá-lo. O que dizer para um coitado que acha um absurdo seu povo nordestino se contentar com as migalhas de Lula?

  48. Acho essa previsão pessimista demais, ou quero que seja. Preciso acreditar q ainda temos chance. #JoãoAmoedo30 #OndaLaranja

  49. Na minha opinião este provisório é um remendo. O problema do Brasil é cultural, aqui se vende a visão que Hitler foi um "DEMÔNIO" por ter matado 6 milhões de Judeus, Mas nunca condenaram a igreja católica pelos 20 milhões de inocentes mortos na inquisição. O problema é que nós Brasileiros temos de ser mais "PATRIOTAS" e menos "IDIOTAS". Se pensarmos em provisório, até a vida o é, só temos vida até morrermos, mas Pátria e Bandeira são para sempre. A História que o diga.

  50. Falou tudo, Eduardo! Estou ficando desiludida e arrependida por ter assinado Crusoé... vocês são esnobes e estão por fora!

  51. Neste país tudo é possível, até isso!!! Estou lutando muito para que as forças do bem vençam, mas até agora nada me provou que isso vai acontecer... pois o lado dark da força tem se mostrado muito forte!

    1. É muito bandido pra poucos mocinhos. E tem um STF no meio do caminho.

    1. Adoro, sou fã do "otimismo" negativo do Diogo. ..

  52. Ainda bem que vc nunca acerta, Mainardi.. Vc eh pessimista, mas ainda tenho fe que os brasileiros vao abandonar essa maluquice de Bolsonaro; e se unir em torno de um nome viavel e de consenso, quando perceber que esse seu vaticinio eh possivel. Porem se essa Bolsotropa insistir nessa sandice, vou creditar a ela essa sua desgraca anunciada.

  53. Onde chegamos, nenhum candidato a Presidente, e no mínimo médio eles sao todos horríveis. Nunca tivemos uma eleição desse jeito.

  54. tem gente que ainda crê na existência de forças superiores, como o conceito de país, de ideologia, de administradores públicos interessados no bem comum. Arf!

  55. Aff, não sei de onde você tira tanta sandice...o molusco de quem você tanto ama falar sem parar, nem tem esse percentual, nem elege ninguém, quanta maluquice, isso é o que? Mal dos pessimistas? Quero ler seu artigo, se retratando depois...

  56. Diogo não acredito.. o que está acontecendo é que estão forçando a barra com esses números porque sabem que Bolsonaro pode ganhar no primeiro. Existe sim uma parcela grande que não declara o voto com medo da patrulha isentona. Eu mesmo tenho amigos que só mostram seu apoio a ele no privado. E quanto ao sotarem o "mula" aí é que acho que a cobra vai fumar. Recentemente teve a tal caravana da vergonha o que nós vimos foi essa popularidade? É só pensar um pouco, vamos ter fé..

  57. Eu não acredito nestas pesquisas.. Diogo algo de muito estranho está acontecendo essa gente está forçando a barra nestas pesquisas porque no fundo eles sabem que pode ter segundo turno. Existe uma parcela enorme da população que não declara voto no Bolsonaro por medo patrulha dos isentoes. No mais espero do fundo do meu coração que esteja enganado. E creio que essa gente ainda não soltou o "mula" porque aí sim eles vão ver o povo nas ruas...

  58. É por aí mesmo, mas faltou dizer o pior, que na sequência virá a Venezuela. Tudo pelo poder, radicalização, confiscos, censura, inflação, violência (lá o MST e o MTST têm fuzis para controlar a população desarmada e até as forças armadas, com ajuda dos cubanos, como na Nicarágua). Mas os "democratas" têm "escrúpulos" politicamente corretos com o Bolsonaro... "Quê qué isso!" Bolsonaro talvez seja nossa última chance de escaparmos de uma ditadura como nunca vimos antes!

  59. como fiz na eleição de Dilma, sabendo da farsa torci(não votei) pra ela ganhar...e ela deveria ter continuado. agora o PT faz os brasileiros esquecerem que a culpa disso tudo é de Lula e culpam Temer por tudo. Espero que Haddad ganhe e solte Lula e o país vá pra o fundo do fundo do poço...que o Brasil vire uma Venezuela...e Todos aqueles que são contra Bolsonaro um dia terão saudades...

  60. O Diogo está certo: O BRASIL sempre foi provisório. Podemos apontar um período em que o Brasil deu CERTO, de forma definitiva? NUNCA! O BRASIL sempre esteve pendurado no PINCEL!

  61. Diogo, com todo o respeito, mas vc deveria saber, ou sabe, que essas pesquisas podem ser fake (possivelmente manipuladas). Creio que vc e sua excelente equipe de colaboradores deveria começar a olhar em perspectiva com a inteligência e capacidade que lhes são peculiares, começar a analisar o Brasil sob a égide de Bolsonaro e sua equipe de governo que será montada com e tecer comentários sob esta perspectiva. Chega de "fazer de conta". O cara vai ser eleito. E daí? Como vcs enxergam o futuro?

  62. Essas imundices são mesmo o reflexo dos brasileiros mesmo, que beira entre a imbecilidade e desonestidade. A curto-médio prazo, só se cair um asteroide apocalíptico...

  63. É inacreditavel que a mídia brasileira ainda leve essas pesquisas a sério. Esses “institutos” de pesquisa , mais precisamente Ibope e DataFolha, deveriam ser solenemente ignorados.São tendenciosos e desonestos.Erram desavergonhadamente e ninguém da mídia contesta. Acho que tu Diogo , deveria pedir para o teu time da Crusoé investigar o passado desses institutos e rever os absurdos que essa gente já previu. Induzem até o último momento e se não acontece dizem que houve uma reviravolta na urna.

    1. Exatamente. Fazer uma ampla reportagem investigativa sobre os métodos e os pesquisadores.

  64. Esses 39% pensam que Lula rouba mas faz. Ledo engano. O Brasil que herdamos do PT é esse dos 13.000.000 milhões de desempregados (sem a esse número somarmos os mais de 40.000.000 de bolsas- família e sem somarmos os desesperançados que desistiram de buscar um emprego digno). No Brasil do PT o crime compensa, políticos são piores do que prostitutas (perdoem-me as prostitutas por comparar políticos a elas). Tudo está aparelhado, a começar pelo STF de Toffoli, Lewandosviski, Gilmar e outros. Deus?

  65. sim. isso é o que mais me impressiona. essa bovinidade infernal que garante o desasossego do sono de qualquer um. merda de pais.

  66. como de costume, Diogo tem razão. No Brasil temos criminosos comandando vários setores da sociedade - tem criminoso no esporte, no comando político, no judiciário, na imprensa, na área da educação, da saúde, enfim, todos os setores da economia, tudo permeado pelo crime.

  67. Eu sou cético quanto aos dados revelados pelo datafolha. Não é possível que um sujeito como o Lula ainda consiga ter um alto índice de popularidade; a esquerda tem lá seus, o quê, 20%? Eu acho que se Haddad for para o segundo turno perde feio. No entanto, vivemos em um país heterodoxo, que abre um campo para todas as possibilidades. De qualquer modo, o fundo do abismo tem uma vantagem, ele obriga a subir. Espero que não precisemos subir de tão fundo, ninguém aguenta mais.

  68. Triste mas verdadeiro. Eu vou embora daqui, mas ainda estarei preso ao Brasil pela pensão. Mas tudo no brasil é provisório. Mais cedo ou mais tarde vão sequestra-la. Vou abrir um negócio fora pra garantir a sobrevivência.

    1. Feliz de quem ainda consegue mudar de país. A classe média com renda familiar de até uns 20mil/mês não consegue. Nunca, em 70 anos, passamos por uma desgraça como essa proporcionada pelo PT.

    2. se mudar a residencia para outro pais, a tal "pensão" deverá ser tributada em 15% a cada recebimento. Tem que pagar o DARF todo mes. Não se esqueça. E também declarar essa renda no seu novo imposto de renda no seu novo domicílio. Infomação gratuita dessa vez.

  69. Seria o Armageddon tupiniquim. Sim, o PT transformou o país num antro, fez um povo sem educação, sem ética, sem respeito as leis. Contra isto só um pulso firme.

  70. Prezado Diogo, Admiro sua atuação crítica, também praticada por outros poucos jornalistas. É impressionante como se renuncia às decisões para trilhar o caminho do desenvolvimento.Aceitamos, de bom grado, o exercício da leniência. Na realidade, imensa parte da população brasileira tem uma compulsão atávica pelo subdesenvolvimento. abs

  71. Chegamos ao fundo do poço. Como é que um presidiário pode ter sua candidatura registrada? Onde está a justiça? Onde está o TSE? Como um instituto de pesquisa comete um dois erros absurdos? Um, fazer pesquisa de uma pessoa que, por lei, não pode se candidatar. O outro, é dizer que essa pessoa tem 39%. Parem com isso!! Vamos mudar o destino do nosso País. Chega de falta de ética, de moral, de respeito...!!!

  72. Calma gente, isso é um presságio Apocalíptico, e sí e somente sí, não conseguirmos derrotar os petralhas nas urnas. Diogo não crê nesta professia, ele está usando mais uma vez, a arma de persuasão, ainda que não seja nuclear.

  73. O Brasil é provisório mesmo. Se Luladdad ganhar, a metade mais produtiva do Brasil vai querer rachar o Brasil no meio. Literalmente! Pelo menos é isso que tenho ouvido, aqui e ali, das fontes as mais inesperadas. Debaixo do aparente sossego da Terra Brasilis, há chamas. E chamas no subsolo sempre terminam em vulcões e terremotos. Socorro!

  74. Sou otimista, Bolsonaro vai ganhar no primeiro turno e hoje existe uma diferen Ca vital os brasileiros acordaram, já não somos os mesmos ainda que esses criminosos e sangue sugas do povo,essa Imprensa que bota holofotes na esquerda STF fazendo um trabalho sujo ainda assim Vamos renascer das cinzas não com uma Marina.Hadad e companhia mas com um capitão do exército que graças a Deus as Forças armadas não estão dormindo e nem a grande maioria do povo por isso digo não ao desarmamento

  75. Mainardi é foda, diz as coisas metade pra causar e metade porque nunca duvida do pior, e nisso ele encontra eco nos leitores, hehehe... Mas um sujeito preso estar melhor nas pesquisas do que quando era presidente e com a popularidade nas nuvens?!? Isso é ilógico demais, mesmo em se tratando de Brasil...

  76. Diogo, sempre te achei um cara inteligente e lúcido mas acreditar em pesquisa do DataFolha supera qualquer tentativa de justificar um equívoco! Vai cair do cavalo outra vez, como nas eleições americanas.

  77. DCaro Diogo, se eu não soubesse que vc, como eu, abominamos o marginal dos “9” dedos, eu diria que sua matéria é a favor do marginal como o espaço dado ao entrevistado nesta ilustre revista que por sinal, me deu um mal estar! Um abraço!

    1. se a Globo fosse isenta n deveria nem falar no nome do Lula, nem divulgar pesquisas com cenários com o Lula ...

    2. eu te digo. A Globo via fazer de tudo para afundar o Bolsonaro, pois se ele for eleito ela quebra assim como quebro a editora Abril. Só que se ela bater mt de frente com B. ela corre o risco de ter o efeito contrario, ou seja fortalece- lo ao inves de efunda-lo; por isso ela vai pela lateral, ou seja puxa o saco do PT, que é o unico que pode bater o Bolsonaro; por isso a Globo ignora o Amoedo, que é potencial futuro aliado do Bolsonaro (continua)

  78. Mainardi está correto: O Brasil está provisório. Felizmente, porque qualquer que seja o futuro, com certeza será melhor do que vimos tolerando na incapacidade politica , administrativa e moral dos nossos governantes.

  79. Voltando para o mundo real, eu diria o seguinte: 1- estamos a pouco mais de um mês da eleição. 2- hoje, o único candidato com chance de vencer o lulapetismo, é o Jair Bolsonaro. 3- qualquer sugestão de outras possibilidades estará consciente ou inconscientemente, trabalhando a favor da Orcrim. O resto é retórica, blá blá blá!!?

  80. Curto e grosso. Afinou um pouco no fim com FHC. É um alerta poderoso o teu texto mas como uma carraspana pode ativar o bom senso eu suponho que algo está para acontecer e surpreender. É uma fé atéia que teimo em manter na raça mesmo contrariando Raduan Nassar para quem o homem é uma obra acabada e por isso êle não aposta no aprimoramento da espécie. Abraço

  81. Dizer que o próximo governo será provisório é uma quase unanimidade nacional. Só chama a atenção por que não foi afirmado antes. Será provisório porque os petistas não se iludem quanto ao possível jejum a que serão submetidos, esperando a volta. Aqueles que veem uma alternância de poder, sabem que não haverá energia suficiente diante das forças corruptoras do congresso e do judiciário. E por tão erradas estarem as coisas, diz o bom senso que décadas serão necessárias para desentortar.

  82. Se Lula for eleito é porque nós, brasileiros, merecemos! E como admitir ser governado desde a cadeia? Desde um país civilizado, que tal? Bem faz você que mora em Veneza!!

  83. Mainardi, vc está sendo usado pela Globo, eles te deixam ai falar de longe no Manhattan Connection só pra poder dizer que a G. da voz a tds e garante uma info plural e sem censura .... assim como a imprensa italiana faz com Luttwak, Cacciari, Corona, etc... palhaçada. Vc que levar o fim que o Mauro Corona levou com as participações no CartaBianca do ano passado ????

    1. negativo, tem de ser no primeiro turno, se se juntarem logo eles tem chance concreta de levar no primeiro turno, o Amoedo sem Bolsonaro só vai conseguir levar o PT pro segundo turno e o Bolsonaro precisa do dinheiro de Amoedo para contratar um marqueteiro decente pois até agora não acertou nada na tv

    2. Não no primeiro turno meu caro. A eleição vai ser decidida no segundo, então, dá para votar no Amoedo e fortalecê-lo para o futuro!

    3. não é possivel que o Amoedo seja tão burro de não entender que a sua candidatura só tem sentido se se aliar com Bolsonaro, e tem de fazer isso logo no primeiro turno, pra n correr riscos

    4. O Amoedo tem um bom discurso. Ocorre que cada voto para ele estará indiretamente sendo recebido pelo lulapetismo.

  84. Isso tudo é o reflexo do nosso povo. Nossas instituições sem qualquer moral. Ética algo em extinção. Jornalismo virou Opionalismo. Não existe uma matéria fática que não tenha viés politico. Chegamos aqui. Veremos no que vai dar. #Avante. #MaisBrasilMenosBrasilia.

    1. exato. Todas as analises partem do presuposto inveridico de que neste pais existe uma maioria de gente honesta e suficientemente "preparada" moralmente e civicamente para exigir o fim da corruptela, mas não é assim.

  85. Ta melhorando, Mainardi está caindo na real de que neste pais aquela "maioria de gente honesta e trabalhadora" que é tanto falada e supostamente deveria apoiar a lavajato e nas proximas eleições varrer do mapa a corja de corruptos e bandidos instalados por td parte, simplesmente essa maioria iluminada NÂO EXISTE. Ponto final. A partir dai seria a hora do Mainardi dar o passo sucessivo, ou seja dizer claramente que NADA SERÀ RESOLVIDO SEM ABANDONAR o papo do politicamente correto (continua)

  86. Pois é, mas vai acabar assim porque ficou mais cômodo curtir vídeo de candidato e xingar os outros nos comentários de sites de notícia e redes sociais. Trocaram a realidade por uma ilusão e agora vão colher o fruto de terem se deixado levar por mais um oportunista do establishment fingindo que não é.

  87. Pelo amor de Deus Mainardi! Você acha que essa desgraça pode mesmo acontecer? Porque tantos asnos se concentraram aqui em nosso País?!! Desespero!

  88. Se por acaso a sociedade, ou a urna eletrônica, sobretudo, nos imponha um presidente petista, talvez cheguemos finalmente ao fundo do poço. O Brasil precisa urgentemente encontrar e vivenciar seu pior extremo. História das grandes nações democráticas nos ensina que somente depois de um sofrimento extremo e intenso, é que emergiram para a real democracia. Conselho não se dá, minha família e eu, estamos nos preparando em artes marciais, juntando dinheiro. É nula a possibilidade de sair do Brasil

  89. A única esperança de que essas nefastas previsões não vão se confirmar, é que o povo não tem a tendência de transferir o voto.

    1. Nao entendi essa coluna e o pessimismo do Diogo... estranho ele acreditar nestas pesquisas....

Mais notícias
Assine agora
TOPO