STF marca lançamento de campanha em que se defenderá de ataques

05.11.21

O Supremo Tribunal Federal marcou para a primeira semana de dezembro o lançamento da campanha publicitária na qual pretende explicar pedagogicamente para a população o papel da corte. A ideia é explicar o que deveria ser óbvio: por exemplo, que os ministros agem apenas quando provocados, nos autos de processos, e que as decisões seguem o que reza a Constituição. Será uma maneira de defender o tribunal dos ataques da militância bolsonarista na internet. A campanha será veiculada nas redes e também na televisão.

Fellipe Sampaio /SCO/STFFellipe Sampaio /SCO/STFA campanha do STF irá ao ar em 6 de dezembro

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. “As decisões seguem o que reza a Constituição”??? Mentira deslavada, as decisões seguem o que Gilmar Mendes acha mais conveniente para manter o sistema e o status quo.

  2. Se precisa se defender é porque precisa se defender. Mesmo! No entanto não há mídia para apagar o rastro de impunidade que tenta apagar. Não dá para mascarar a inveja de muitos ministros nas reverências da Nação aa coragem dos promotores e juizes da Lava Jato. Moro que o diga. É passível que a continuar ações de proteção aos “poderosos” a rejeição da população aumenta. Praticar Justiça é a solução. Ou não é?

  3. Defender o STF de ataques é uma coisa, defender ministro que é criticado por decisões ou atitudes absurdas é outra. Não deveria haver corporativismo e sim a defesa da instituição.

  4. Bastava apenas que os membros do STF cumprissem suas funções com imparcialidade e respeito às leis do país, sem suscitar dúvidas que que exigissem maiores explicações.

  5. Vai ser muito difícil explicar, PEDAGOGICAMENTE, determinadas decisões de determinados ministros. Bastaria zelar pelo cumprimento da Constituição, que parece cada vez mais difícil por certas excelências.

  6. A melhor propaganda do STF seria, além da escolha de brasileiros de "notório saber juridico e ilibada reputação" para ocupar suas cadeiras, a lisura e isenção de seus ministros nos julgamentos, sempre à luz da Constituição.

  7. Com todo respeito, ao presidente Fux e aos demais ministros e ministras, há decisões que não se sustentam perante a Constituição e só conseguem isso formalmente porque como ensinou Ruy Barbosa: “Cabe ao Supremo Tribunal o privilégio de errar por último”. O que fizeram com a Operação Lava Jato foi demais!!

  8. O que reza a constituição??? E os malabarismos "jurídicos" para que empresários e políticos corruptos nunca sejam alcançados pelas leis vigentes, usufruam eternamente da sistêmica impunidade.

  9. A iniciativa peca por tardia. Todavia, o papel de cada um dos 3 poderes e suas instituições deveria ser parte do programa letivo obrigatório. É função da escola pública formar cidadãos.

    1. Como aconteceu entre ele e o Silval Barbosa, aquele governador aqui de Mato Grosso, que, réu confesso, foi o maior ladrão que já governou este estado. BANDIDO.

  10. Se forem honestos (o que não são) diriam que o papel do stf é soltar corruptos ricos, defender juízes desonestos, adaptar a constituição às necessidades da hora e mais importante do que tudo, defender os próprios ministros desonestos do stf.

  11. STF explica: "...decisões seguem o que reza a Constituição" . Ou seja, de onze formas diferentes, cada um dos Deuses interpreta a mesma Lei segundo sua conveniência. Penso que nem precisava ter Leis nem Constituição, e sim só supremos.

  12. A Operação Lava Jato prestou um grande serviço ao Brasil. Combateu a corrupção e colocou na cadeia poderosos que se consideravam acima da Lei. Já o STF, pela maioria de seus membros, deu guarida e proteção aos corruptos, corruptores e saqueadores dos cofres públicos.

    1. O pior é q nao acabaram só com lavajato. Antes, varias operações foram p saco por parte dessa corja de bandidos do stf, stj...

  13. "A ideia é explicar o que deveria ser obvio". Crusoe, nao da pra defender STF e Moro ao mesmo tempo. Eu sei que voces vao tentar mas o seu leitor nao vai cair nessa.

  14. COM TODO RESPEITO nobilíssima corte mas VOSSAS EXCELÊNCIAS não merecem nenhum respeito .. esta a dura verdade.

  15. Mais do que explicar as finalidades da sua existência, deveriam desculpar-se, pelos exageros retóricos, pelas decisões equivocadas, pelo ativismo político, pelo compadrio nas sentenças e jurisprudências, e essencislmente pela farra das lagostas, e vinhos de 5 mil reais…ah sim, e pelas férias de 60 dias/ano, e pelo prêmio de aposentadoria com todos direitos qdo cometem crimes e vendem sentenças.

  16. Explicar o inexplicável é mais difícil. Deveria explicar como inovam ao criar interpretações que fogem o mais comezinho ensinamento, acessível a alunos dos primeiros anos de faculdade, como a impossibilidade da criação de crime por extensão, a aplicação de lei processual inexistente, a necessária estabilidade da jurisprudência (estabilidade jurídica), entre outros. Acho que, ou o notório saber jurídico, necessário para ocupar o cargo de ministro do STF passou longe,ou agem com outros interesses.

  17. Quando um supremo tribunal precisa fazer campanha publicitária para explicar como funciona, é prova clara de que algo vai muito mal.

  18. Nem precisa. Compreendemos perfeitamente. Lulla vai disputar eleição presidencial, Bolsonaro também. Tudo perfeitamente explicado nos mínimos detalhes.

  19. O STF está devendo um ESCLARECIMENTO muito mais importante: como e por que PÔDE destruir os avanços da Lava Jato e usar material não periciado e obtido criminosamente para atingir NOSSAS ESPERANÇAS NUM PAÍS HONESTO?

  20. Essa de só agir quando é provocado, isso é pura balela. explique por que acabaram com a lava jato e soltam corruptos sem serem provocados

  21. esse papinho do "só age quando provocado" me da sono/bocejos ,funciona assim un passarito encomenda uma provocação específica...tchannnahnn !! foi provocado agora tem de se pronunciar....pelamordedeus , melhorem o marketing, brasileirinho de 18 anos já entenderam.

  22. STF promovendo a justiça dos poderosos e dividindo a sociedade brasileira em duas classes de cidadão. Como acreditar em uma corte que só defende interesses escusos e alheios ao bem estar geral do país? Em situações controversas se esconde como no caso de Cesare Batisti, em casos escandalosos de corrupção se une para livrar ex-condenados e passar a mão na cabeça de meliantes fazendo vista grossa para os malfeitos e mazelas anti-republicanas

  23. Será que vão explicar a prioridade dos processos de Lula sobre os demais? Será que vão explicar o motivo do Gilmar Mendes fazer o que bem entende, enquanto os demais ministros fingem que está tudo certo? Será que vão explicar também as compras de lagostas e vinhos caros, enquanto o povo passa fome?

Mais notícias
Assine agora
TOPO