Reprodução

O guru incendiário

Em mensagens interceptadas pela polícia com autorização do STF, a militante Sara Winter aponta Olavo de Carvalho como a mente por trás das ameaças de bolsonaristas radicais às instituições
10.12.21

Guru do bolsonarismo, o astrólogo e escritor Olavo de Carvalho deixou o Brasil “à francesa”, como ele próprio definiu, no último dia 10 de novembro. Olavo surpreendeu médicos e enfermeiros da Clínica Sainte-Marie, em São Paulo, onde esteve internado na última etapa da viagem que fez ao país, para tratamento médico. Sem receber alta ou mesmo dar explicações, o guru abandonou o quarto às pressas. Foi visto pela última vez na garagem da clínica às 16h30. Na fuga, até deixou para trás pertences que só foram recolhidos no dia seguinte por uma de suas filhas. Os problemas de saúde que o afligiam de repente ficaram em segundo plano. Olavo foi embora por medo de, a qualquer momento, ser alvo de uma ação policial ordenada pelo Supremo Tribunal Federal. Para não ter que passar pelos controles de praxe realizados nos aeroportos, encarou uma viagem de 1,4 mil quilômetros (trinta horas de carro) até Assunção. A passagem para voar da capital do Paraguai para os Estados Unidos, onde mora, foi comprada em dinheiro vivo.

“Eu não ia ficar sentado esperando que eles me convoquem algum dia. Se apareceu a oportunidade de ir embora, vamos embora”, disse o guru em um vídeo publicado dias depois. A preocupação não era desarrazoada. Mensagens interceptadas pela Polícia Federal e obtidas com exclusividade por Crusoé indicam que Olavo teve papel preponderante nos atos antidemocráticos deflagrados por militantes bolsonaristas no ano passado, para atacar instituições como o próprio Supremo – os organizadores das manifestações são alvo de duas investigações em curso na corte.

Diálogos registrados no telefone celular da extremista Sara Fernanda Giromini, conhecida como Sara Winter, dão a medida do papel do guru. A suspeita é que ele tenha sido idealizador de manifestações como as realizadas pelo grupo que ficou conhecido como “300 do Brasil”, liderado por Sara, que chegou a ficar presa por dez dias por decisão do STF – o grupo, supostamente armado, organizou um acampamento em Brasília e marchou com tochas rumo à sede do STF, na Praça dos Três Poderes. Os diálogos em que a extremista aponta Olavo de Carvalho como uma espécie de “guia” das ações estão em poder do Supremo e integram o chamado inquérito das fake news, que investiga desde os baderneiros e até o próprio presidente.

Em dia 2 de abril de 2020, cerca de um mês antes de os “300 do Brasil” montarem um acampamento na Esplanada dos Ministérios, Sara Winter escreveu em um grupo de WhatsApp que havia passado “mais de uma hora ao telefone com Olavo” e que ele fizera “solicitações SÉRIAS e até ARRISCADAS”. As letras em caixa alta eram para enfatizar a importância das orientações. A extremista diz, então, que transmitiria o recado ao blogueiro Allan dos Santos, outro comandante das franjas mais radicais do bolsonarismo, que há dois meses teve sua prisão ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos em andamento na Suprema Corte. Assim como Olavo, o blogueiro vive nos Estados Unidos – o STF quer sua extradição, mas até agora ele segue livre, leve e solto, e dentro do governo Bolsonaro foi deflagrada uma verdadeira caçada aos funcionários que, obedecendo à ordem expedida pelo tribunal, atuaram para enviar o processo às autoridades americanas.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéSara Winter na Praça dos Três Poderes na época das manifestações: hoje ela tenta se descolar do bolsonarismo
A Allan dos Santos, Sara escreveu: “Queria falar contigo. Passei uma hora com professor Olavo ontem no telefone. Ele me solicitou algumas coisas sérias e preciso de ajuda. Não confio em qualquer um para falar”. Dirigindo-se novamente ao grupo de WhatsApp, que àquela altura tinha mais de 100 participantes, a ativista disse: Vou precisar da ajuda de todos. Desire (uma das participantes) vai passar algumas coisas pra vocês, estou indo lá pro Allan falar com ele”. Segundos depois de contar que acabara de receber orientações “sérias” e “arriscadas” de Olavo, a líder dos 300 afirmou que as informações eram sensíveis e que era preciso buscar um canal mais seguro para evitar que elas fossem interceptadas. A militante pede aos companheiros sugestões de plataformas mais seguras para compartilhar os conselhos do guru. “Alguém sabe se é seguro planejar coisinhas pelo zap? Melhor Telegram? Sou ANALFABETA DIGITAL”, escreveu. “Tenho coisas importantes pra falar sobre desobediêcia civil”, adiantou.

Em seguida, a ativista sugere aos demais integrantes que passassem a conversar por meio do Discord, um aplicativo menos conhecido que permite a troca de mensagens em texto, áudio e vídeo. O relatório elaborado pela Polícia Federal com as informações encontradas no Samsung Galaxy de Sara não traz os diálogos travados na plataforma alternativa proposta por ela, mas, semanas depois, no próprio WhatsApp, surgem pistas do que eram, afinal, as tais ideias de Olavo. É quando a extremista, pela primeira vez, atribui ao guru o plano de montar o acampamento em Brasília. A meta, diz ela em uma das mensagens, era “botar medo, humilhar, desmoralizar esse bando de pilantra” – o “bando de pilantra”, obviamente, eram os inimigos do bolsonarismo, em especial os ministros do STF e parlamentares cuja atuação incomodava o governo, como o então presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Ao tratar dos preparativos para o acampamento, Sara Winter fala em difundir “técnicas de subversão” entre os interessados em participar dos atos: “Serão 10 horas de TREINAMENTO gratuito em técnicas de protesto, técnicas de subversão. Dia 30 começaremos atos coordenados com estratégia”. O tal acampamento dos “300” estressou as autoridades de segurança pública de Brasília. Especialmente depois que a própria Sara declarou publicamente que seus liderados portavam armas – em seguida, ao se dar conta da gravidade do que disse, ela voltou atrás. Além de ocupar a Esplanada com barracas de lona, os manifestantes chegaram a alugar uma propriedade rural nos arredores da capital, para, supostamente, fazerem seus “treinamentos”.

Em uma das manifestações, ainda em abril de 2020, integrantes do grupo marcharam à noite em direção ao STF de máscaras e carregando tochas. A poucos metros da corte, gritando palavras de ordem contra os ministros, dispararam fogos de artifício contra o prédio. Em linha com o objetivo de “botar medo”, o ato teve como trilha sonora uma melodia macabra que, à medida que os militantes avançavam, era amplificada por um alto-falante. Na época, o governo de Jair Bolsonaro ainda não havia se rendido ao Centrão. Sob o risco de sofrer um processo de impeachment pelo Congresso, o presidente vinha sofrendo seguidos reveses impostos pela mais alta corte judicial do país. O plano dos apoiadores era reagir à ofensiva. Com aval do próprio presidente, muitos deles sonhavam com o caos institucional, a ponto de dar condições ao Planalto para acionar as Forças Armadas, a fim de conter os alegados arroubos dos outros poderes.

ReproduçãoReproduçãoA marcha dos “300 do Brasil” rumo ao STF: mascarados e com tochas
A estratégia era ampla. Coube à própria Sara cuidar para que a iniciativa dos “300 do Brasil” se integrasse a manifestações de outros grupos que haviam programado atos em Brasília, no mesmo período, em favor do governo. Em 21 de abril de 2020, a ativista enviou mensagem a outros influenciadores bolsonaristas com esse objetivo. De novo, ela mencionou o papel de “orientador” de Olavo de Carvalho. “Boa noite, Oswaldo Eustáquio, eu, Fernando Lisboa e outros youtubers, sob a orientação do professor Olavo de Carvalho estamos organizando um acampamento. Não definimos data ainda. Faremos a primeira reunião HOJE aqui em casa em Brasília. O que acha de somarmos os atos. A Marcha pra Brasília com destino final do Acampamento. Seria fantástico”, escreveu.

A um militante identificado como Giuliano Miotto, organizador de outra manifestação batizada de “Marcha para Brasília”, ela disse: “Concordamos em unir os atos. A Marcha para Brasília e o Acampamento dos 300. Vocês estão seguros para começar essa marcha já dia 26? Porque ainda não temos barracas, nem refeições, nem banheiro químico, nem nada. Estamos orçando no dia de hoje para correr atrás de fundos. Pro povo não chegar aqui e ficar no meio da rua sem banho, sem comida, sem nada”. “Acho que podemos ir chegando no dia 26. Dar até o dia 28 pro povo chegar”, emenda. “Excelente”, concorda Miotto.

Recursos para bancar a ação não faltaram. Publicamente, Sara Winter dizia que os “300” eram financiados por uma vaquinha virtual. A investigação da Polícia Federal, porém, indica que recursos públicos podem ter sido usados, indiretamente, na empreitada. Os policiais suspeitam que a trupe de Sara tenha contado com ajuda financeira de uma empresa de propriedade de um marqueteiro que atuou para criar a Aliança pelo Brasil, o malfadado projeto partidário de Jair Bolsonaro. A PF identificou repasses de 30 mil reais feitos pelos gabinetes dos deputados bolsonaristas Bia Kicis, Aline Sleutjes, Guiga Peixoto e General Girão à firma, que por sua vez teria encaminhado os valores ao grupo de Sara. As mensagens mostram que Sara Winter também procurou contato com o empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da Havan, em busca de ajuda para o acampamento.

Uma vez reunidos em Brasília, os militantes liderados por Sara seguiram à risca a ideia de mimetizar um grupo paramilitar na tentativa de assombrar as instituições – beira o cômico, é verdade, mas a estratégia é ilustrativa do nível de desenvolvimento cognitivo de muitos dos personagens que têm dominado a cena política nacional nos últimos tempos. No dia 2 de maio, com o acampamento já inaugurado, a extremista convocou um treinamento dos “300” na região central da cidade. Em uma das mensagens captadas pela PF, ela pediu: “Venha com roupa que você iria pra guerra”.

Não houve guerra. Mas confusão não faltou. No dia seguinte ao tal treinamento, depois de o Ministério Público ir à Justiça para pedir a suspensão do acampamento, policiais militares foram até o local onde os seguidores de Sara estavam reunidos. Tinham ordens para desmontar as barracas. O clima esquentou. No Twitter, a própria Sara disse: “Mulheres de joelhos nos chãos (sic). Que a Polícia Militar não toque em um fio dos nossos cabelos! Homens em formação pra defender o acampamento. Peçam à @pmdfoficial (perfil da PM de Brasília na rede) que não avancem (sic). A prometida resistência não ocorreu.

Isac Nóbrega/PRIsac Nóbrega/PRBolsonaro costumava ir até a rampa do Planalto saudar os manifestantes que montaram acampamento em Brasília para apoiá-lo
Nas redes, àquela altura, Olavo de Carvalho se mostrava afinado com os “soldados” de Sara. Ele subia o tom contra as instituições e defendia, sem meias palavras, que as Forças Armadas agissem em favor do governo Bolsonaro. “Será que devemos pedir ajuda às Forças Armadas americanas em vez das brasileiras?”, escreveu em 21 de maio. “Ainda há tempo: se os generais se arrependerem de uma vida de encenações vaidosas e decidirem agir, ainda podem salvar o Brasil. Mas duvido que tenham fibra para isso”, prosseguiu no dia seguinte. O Supremo era o alvo dileto do guru. “O STF atual é apenas um órgão do Foro de São Paulo, nada mais”, disse em uma publicação que foi “curtida” por Heloísa Bolsonaro, mulher do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho 03 do presidente da República. Fica evidente que a ideia, no fundo, era criar confusão para, quem sabe, obrigar os militares a agir. “Só o que os militares têm de fazer é oferecer apoio armado às iniciativas populares. Patriotismo sem humildade é loucura”, afirmou o guru bolsonarista em outro post.

Crusoé procurou Olavo de Carvalho para ouvi-lo sobre as mensagens de Sara Winter interceptadas pela polícia, mas não conseguiu contato. Em depoimento prestado por videoconferência  nos autos do inquérito das fake news, no mês passado, o guru foi indagado sobre sua relação com a militante e se mostrou bem cuidadoso nas respostas. Ele disse que teve contato Sara por meio de um aplicativo de mensagens “em três ou quatro ocasiões, salvo engano”. Afirmou ainda que, “em 2019, salvo engano”, a militante o procurou para pedir conselhos sobre se “deveria entrar na política”.

Sara Winter, também procurada por Crusoé, saiu-se com uma versão um pouco diferente daquela apresentada por Olavo à PF. Declarou que os dois “trocavam muitas mensagens sobre o cenário político brasileiro”, durante o ano de 2020, quando a ideia do acampamento surgiu. À diferença do que ela própria escreve nas mensagens interceptadas pelos policiais, agora a extremista afirma que Olavo de Carvalho não idealizou nem ajudou a organizar o acampamento dos “300 do Brasil”. Indagada sobre quais foram as tais solicitações “sérias” e “arriscadas” feitas pelo guru, ela deu uma resposta um tanto inverossímil para o contexto das mensagens: “Catalogar todas as teses universitárias que tenham como tema a liberdade, a liberdade religiosa, o direito à propriedade privada etc. Para saber, através de uma pesquisa estatística, o nível de doutrinamento nos órgãos que concedem bolsas de estudo para pesquisas acadêmicas. A outra solicitação foi fazermos uma lista com todos os aliados que a direita tem dentro da imprensa tradicional, para saber em quem se poderia confiar. Essas coisas ele (Olavo) pede aos alunos dele há pelo menos uns 15 anos”. Ao ser confrontada com o teor das mensagens, Sara disse que precisava encerrar a conversa.

Sara Winter e Olavo de Carvalho seguem falando a mesma língua até hoje. Sentindo-se abandonados pelo governo, os dois com frequência se queixam da atenção dispensada por Jair Bolsonaro a seus apoiadores mais fiéis. Recentemente, o guru criticou o “abandono” de Sara pela direita. “O abandono em que os tais ‘direitistas’ jogaram a Sara Winter prova que, moralmente, estão no nível da esquerda”, afirmou.

A julgar pelas mensagens em poder da PF e do Supremo, os dois têm motivos de sobra para proteger um ao outro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quanta tolice nesta matéria. Então, um velho caquético e uma doidinha iriam provocar um terremoto institucional, quiça uma revolução? Tanto que terminou como devia terminar: em nada. Me poupem. Colocar isso como matéria de capa é muita incompetência editorial. Vão procurar coisa mais séria e deixem de nos tratar como idiotas.

  2. Bolsonaro embalou Olavo e Sara nos mesmos braços que abraça o Centrão de Lira e a Igreja de Malafaia. Republiqueta bananeira esta.

    1. Analisa os fatos, estás perto da mordaça na liberdade de expressão, e como diz a reportagem "beira o cômico" .

  3. Sinceramente, merecem condenação séria! Deixemos com que a PF e o STF trabalhem de forma contundente, ética e profissional!

  4. Pois é, mas será que o Ministro Alexandre realmente quer que esse inquérito ande? Confesso que tenho minhas dúvidas, afinal é tempo demais e nada de resultados maiores

  5. Destrambelhados liderados por filosofeiro destrambelhado agora é hora da onça de bebr água. Aí a gente vê a firmeza dos "combatentes".

  6. Toda essa encenação escancara o baixíssimo nível de desenvolvimento cognitivo das pessoas do entorno do Clã Bolsonaro e,consequentemente,dos "escolhidos a dedo podre" para ocupar os cargos do Executivo,com salários altíssimos e imorais,que nos obrigam a pagar.Só que todo lorpa representa riscos à sociedade.É o caso dessa malograda empreitada de malucos divulgado nessa excelente matéria do jornalista Paulo Cappelli.O que nos assombra é que ainda teremos que enfrentar 1 ano de agressões e calúnia.

  7. Um gagá, uma tonta querendo aparecer e uns paus mandados “marchando” contra uma instituição completamente desmoralizada, que se especializou na defesa de corruptos. Eles se merecem.

    1. Eu também já tive um carro assim... 😬

  8. Desde o início deste desgoverno, sob a batuta desse guru pornográfico, esse povo horroroso faz cursinho pelas redes sociais e, explicitamente treinam para golpear a liberdade do nosso povo. Vide a desnorteada invasão de tanques militares- maltrapilhos e maltratados- em Brasília, dirigidos por cabos e soldados sob a regência de cabos, soldados, sargentos e subs. E o amalucado 7 de setembro,dos caminhoneiros?? E o povo vendo a banda passar...a mídia divertindo-se esperando o Godot alulado...

    1. Não à toa sob o comando do Bolso, 1º e não único (neste país não tem só um para danadezas públicas, os mal feitos estão explicitados e todos (de todos os poderes desta República) assistem refastelados. Para mim essa desesperada operação desmoralização dos poderes tem um objetivo: colocar a qualquer preço Lula e Bolsonaro no segundo turno. Bolsonaro perdendo, dando o golpe (seu objeto do desejo, e bota desejo nisto!) com os militares que detestam o luloptismo e o comunismo (desde criancinhas).

  9. A que m…o País foi transformado; um gagá imoral e indecente de braços dados com um “mau militar” GenocidaSociopata enfiando a mão no Erário; um por ambição desmedida e o outro para manter-se e a sua FAMILICIA no Poder das Rachadinhas e da Impunidade.Que País é Este???

  10. Se o cara atenta contra a segurança nacional, mete em cana. Tem que buscá-lo onde estiver. O rico é o próprio STF conceder habeas Corpus, da mesma forma que estão acenando para o Sérgio Cabral. Sou a favor do Sérgio Moro. Mas, ele conseguirá governar ¿

  11. A história apagará dos anais está dupla coadjuvante e como chiclete mastigado foi cuspida fora do governo paralelo que a família tentou 8nstalar neste país. usados para se atingir um propósito maior, é onque dizem os fanáticos. A Verdade os libertaram também. um dia saberão que foram, apenas bucha de canhao!!!

  12. Esse astrólogo estúpido já pagou os R$ 2.800.000,00 que deve a Caetano Veloso, resultado do processo movido contra ele por calúnia, por ter afirmado que Caetano era pedófilo? Acho que não, mas vai pagar. Já foi condenado pelo STJ. Lascou-se. O STF deveria convocá-lo a responder por mais essa imbecilidade, presencialmente. Se recusar a obedecer, pede a sua extradição aos Estados Unidos. Um imbecil para "guiar" outros imbecis, a partir do palhaço que ocupa a presidência desta ZONA chamada brasil.

    1. Gostei do seu comentário Paulo. É isso mesmo. Com todos esses LORPAS E SABUJOS no poder o Brasil se transformou num paizinho de M...

    2. Terraplanista convicto esse velho gagá, além de ser mau caráter. Tanto intelecto jogado na lata do lixo. Ele fica de longe incitando um bando de burros com iniciativa. Acho que esse velho vive cheirado, para fazer tanta merda.💩💩💩

  13. Um artigo sem pé, nem cabeça. O ódio de Diogo Mainardi a Bolsonaro por razões pessoais está levando o pessoal da revista a perder completamente a mão. Mesmo quem não é apoiador destes grupos todos, como eu, fica horrorizado com o nível da reportagem.

  14. Que moça desorientada essa Sara. Seguir um homem decadente como esse velho boca suja e esse monte de gente em estado de delírio.

    1. OC é um abobalhado que consegue viver dos trouxas que se dizem alunos incautos.

  15. Não vi nada demais. Apenas um chamado ao exercício ao direito à liberdade de manifestação. Se pretendiam incentivar uma ruptura institucional, trata-se de crime impossível (art. 37 do Código Penal) por "ineficácia absoluta do meio". Por fim, deixem de desinformar: Olavo não pratica mais astrologia, mas, nos momentos de lucidez, publica instigantes ensaios filosóficos. As análises, prognósticos e aconselhamentos políticos, ele não as faz nos momentos de lucidez.

    1. ...a Sara Winter, decidia quem deveria ser atacado, e só não causou maiores danos, por absoluta incompetência. Olavo foi um contraponto à esquerda caquética, até a pág. 2. Como sou um talesiano, critico quem fala muito, filosofa demais e quando se junta ao poder, constatamos não somente que é mais do mesmo dos que atacavam, mas em alguns aspectos, ainda pior. Moro Presidente 🇧🇷

    2. VINÍCIUS, vc tem um conceito de direito à liberdade de manifestação, bem peculiar. Não vou nem abrir o leque abrangendo outras questões, fechando meu contraponto somente na questão da matéria. O que tem haver crime impossível, art. 37 do código penal e ineficácia absoluta de meio? Meu entendimento é que se formou um grupo de extremistas, orientado pelo semianalfabeto Olavo de Carvalho, com ligações com o bolsonarismo e com o governo, pelo menos na figura do gal Heleno, que segundo...

  16. com aumento das redes sociais, certe vez ouvi dizer que havia um jumento falante no YouTube, não dei importância,. . hoje Eu acredito.

    1. Os jumentos, propriamente ditos, são bem mais interessantes e inteligentes!

  17. Paulo Catelli, vc. é criativo, devia escrever novelas para a Globo em substituição aos autores que foram demitidos. Sua "novela" montada por elocubrações das "possíveis" falas telefónicas extraídas e só do conhecimento da "cruzoé" criam a imagem de uma conspiração. Quanta invencionice. Idiota.

    1. Claudio, 300 da Sara Winter e os 300 do gal Heleno no Haiti, que segundo testemunhas, invadiram um bairro e assassinaram 63 pessoas. Heleno que orientava Winter. Analisa a fala do Bolsonaro: "Estamos em guerra. O Haiti também estava em guerra". (No Haiti) a regra era: você encontra um elemento com uma arma, você atira, e depois vê o que aconteceu. Você resolve o problema". Olavo de Carvalho é mais uma peça nesse imbróglio, que visava atacar à nossa democracia. Moro Presidente 🇧🇷

  18. Infelizmente o sistema está todo dominado e nada vai acontecer. Uma parcela pequena da mídia talvez poderá divulgar isto. PGR inoperante

  19. Dois imbecis brincando de ameaçar, intimidar o governo-de outro idiota, é bom lembrar-com esses atos ridículos. Culpa do ladrão - mor condenado e solto que nos fez conhecer essa gente atoa para se juntar à sua. Formariam uma colônia penal de dimensão continental.

  20. Tem que reprimir, claro, pois a estupidez será sempre nociva ao PAÍS mas.... é inevitável... são tão abobadinhos e absolutamente risíveis esses chatinhos indigentes mentais, liderados por um ""astrólogo terraplanista"" 🤣🤣🤣🤣🤣🤣 que é impossível a gente não cair na gargalhada!!!! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣.....ai, ai....🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣......

    1. Ah, gente..... NOSSO PAÍS precisa tomar jeito!!!! ...😅😅😅😅😅......😠😠😠😠😠😠😠😠.....

    2. E ainda alguns ""generalóidezinhos de chumbo"" envolvidos.... vê se eu posso com uma humilhante tragi-comédia dessas!!!!.. . 🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣....

    3. Mais parecem um bloco de sujos do Carnaval, buscando ""como impressionar"" c/ a ""originalidade"", exatamente como os petralhas do bloco ""mortamdelas"" (como eles mesmos pronunciam o embutido), fantasiados c/ todas aquelas coisinhas vermelhas, faixas e ""bolotonas"", tudo produzido em série em suas cômicas ""manifestações""""espontâneas pagas""!!!! 🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣...ai...ai...🤣🤣🤣🤣🤣🤣.... o bom é que o que dá pra chorar, dá também pra gente rir e desopilar um pouco!!!!!

  21. ESSE LIXO VIVE NOS USA ,MAS VEM USAR SERVIÇOS PÚBLICOS DO BRASIL . Cartomante picareta interferindo no nosso país ,por obra dos filhotes RACHIDS anencéfalos

  22. É duro todas as provas estão claras, no entanto nada sairá do papel, PF sendo toda aparelhada do PR, PGR e segunda turma do STF aparelhada aos corruptos, dinheiro tem de sobra para se defender… pior que fomos informados de tudo isso e ficamos inconformados. Nada acontece nesse país. Moro 2022 👏👏

  23. 1- Veja a que ponto de primitivismo chegamos neste governo. E onde o Brasil chegou por causa do PT, incapaz de reconhecer os seus erros, cujo o grão-mestre, é o maior corrupto do Brasil, o ex-presidiário Lula. Vou fazer uma cadeia de pensamento dedutivo. Olavo ficou responsável por incitar um grupelho contra às instituições. Braga Netto e Bolsonaro, de aliciar às FAs, que reagiriam para restabelecer a lei e a ordem. Porém, os cidadãos se revoltariam com a manobra do governo.

    1. 2- Nisso entra em campo o gal Augusto Heleno, q usaria sua expertise de repressão à civis no Haiti, organizando milícias no Brasil, para exercer o hard power em cima dos mais exaltados. Do outro lado, às FAs e de segurança cooptadas pelo governo, colocariam tanques e demais equipamentos de intimidação nas ruas, para subjugar os cidadãos. Fica cada vez mais explícito, que esse governo de aloprados chegar ao poder, foi a pior coisa que poderia ter acontecido ao Brasil. Moro Presidente 🇧🇷

  24. Q perseguição covarde e sem caráter de vocês!! São podres! Pagaram por essa covardia! Da vontade de vomitar! Deixem os bolsonarostas em paz! Não dizem q ele tá derretendo, ué! ? Tão com medo! Ninguém chuta cachorro morto! Ainda tem gente q acreditas na mídia canalha! Coitados!

    1. Blá,blá,blá rachadonha! genocida! Vocês são patéticos!

    2. Estou convencido de que a Globolixo, o STF, o Congresso, além das rachadinhas da famiglia Bolsonaro, estão atrapalhando o bom desempenho do 🤡 Bozo!

    3. Bolsonaro não tem caráter. Ele não foi eleito somente pelos aloprados. Eu como antipetista e lavajatista votei nele. E ele traiu a nossa confiança ao se curvar à corrupção, e sobretudo por ter intenções autoritárias para o Brasil. BOLSONARO É MAIOR TRAIDOR DO BRASIL. Moro Presidente 🇧🇷

  25. A PF e o STF precisam enquadrar esse “professor” Olavo de Carvalho. Para ele é muito fácil ficar lá dos EUA articulando e tramando “guerrinhas ideológicas” aqui no Brasil. Parabéns Crusoé!

    1. Bozolixo. Foraaaaaaaaa INCOMPETÊNCIA É O LEMA. DESSE MAU CHEIROSO. BOZOLIXO

  26. ALIADOS do BOLSONARO: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  27. As instituições brasileiras estão apodrecidas, o povo não aguenta mais ver tanta sujeira e impunidade, se o Bolsonaro não tivesse errado tanto esse movimento poderia ter sido muito pior.

  28. O Brasil está nas mãos de gente doida! Esse pessoal todo deveria estar em um hospício criado só pra eles! Ao invés disso, Bolsonaro e sua trupe de palhaços autoritários e reacionários estão livres, leves e soltos para continuar destruindo o país, com o apoio dos corruptos do Centrão que eles "financiam" com o nosso dinheiro!

  29. Até quando a populacao brasileira deixara a eswuerdalha acabar com nosso diteito de expressao de ideias? POR QUE A ESWUEDALHA SE ACHA NO DIREITO DE CANCELAR E PRENDER TODOS QUE TEM OPINIAO DIVERGENTE A SEUS CANONES SUPERFICIAIS E HIPOCRITAS

    1. Paulo parabéns pelo seu conhecimento BOLSOLIXO. FORAAAAAAAAAAA LLIIXXOoooooooooo

  30. Bolsonaro só protege sua família! Vamos ver fora do governo como isso vai acontecer, com todos os problemas de corrupção que tem na família. Veremos...

    1. vai acontecer nada, veja que até o cabral, o segundo mais honesto do brazil, só perde em honestidade para o lula, já já estará livre.

  31. Só malucos. Está gente precisa se tratar. Brasil sem rumo. Precisamos de lideranças de verdade, não demagogos. Acorda Brasil!!! MORO 22 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  32. nenhuma novidade ter gurus é bem típico de ignorantes e oportunistas . Olavo tem filosofia e opiniões publicas vai quem quer .. eu tô fora ainda prefiro Maquiavel e Niestchie.

    1. não me movo sob opiniões de imbecis que argumentam sem sequer conhecer de quem falei .. estude pesquise e volte ignorante . não perco meu tempo com ignorantes.

    2. Franciso, que asneira você está falando. Realmente está a disposição, pra não passar vergonha seria bom você ler o que aconteceu de fato...

    3. PAULO pergunte ao STF e STJ que anularam todas as sentenças de Moro alegando coleta de provas de forma ilícita .. os processos são públicos e qualquer pode cudadao tem acesso . se você tenta me intimidar perde seu tempo . repito o STF e STJ anularam todas condenações de Moro por ilícitos na coleta de provas isto é sentença judicial e consta dos autos dos processos é óbvio .. ou não foi? você só intimida vagabundos que não sabem onde tem o nariz .. cresça e apareça capacho.

    4. 3- FRANCISCO, quais ilícitos o Moro cometeu? TRF4, STJ confirmaram a condenação do ex-presidiário Lula. O próprio STF negou um habeas corpus da defesa do Lula, mantendo o mesmo preso. Sabe o que mudou? BOLSONARO, O MAIOR TRAÍRA DO BRASIL, SE ALIOU AOS CORRUPTOS, POR QUE SEMPRE FOI UM DELES, APENAS NOS ENGANOU. Com isso o STF se sentiu à vontade p/ tomar uma decisão política à favor do Lula, e o Bolsonaro gostou num primeiro momento. Agora que fica claro que perde p/ o Lula, é só corrupção.

    5. PAULO deixa de frescura você é um hipócrita cinico . seu guru é Moro um idiota que cometeu ilícitos em processos e TODOS ladrões condenados estão imunes e impunes humilhando o povo brasileiro .. vá comer capim imbecil.

    6. 2- Essas táticas golpistas de um governo eleito democraticamente, é de fazer chorar. Mais eu prefiro rir do amadorismo. Moro Presidente 🇧🇷

    7. 1- FRANCISCO, Olavo de Carvalho, Bolsonaro, Roberto Jefferson...são péssimos gurus. Eles aliciam, cooptam, incitam os seguidores às ações, colocando-os em risco, enquanto comem churrasco cujo quilo da carne é 1799,00. Eu sou um talesiano. AQUILO QUE EU POSSO, EU FAÇO. Não fico filosofando, pregando... blablablablablablabla. Quando diria Nietzsche, o homem inventou o riso para que o seu sofrimento de viver, não fosse tão excruciante.

    8. Amaury, então não fez diferença pra você.... só trocou "o guru"....

    1. Liberdade de opinião? FRANCISCO, intimidar o STF em nome de um projeto de poder totalitário, ñ é exercer a liberdade de opinião, é crime contra a nossa democracia. Vc só olha para a árvore, não tem capacidade intelectual de enxergar a floresta. Se isso fosse levado adiante, eu como cidadão de bem, defenderia o STF com a minha vida. Pois defender à corte, seria defender a MINHA LIBERDADE. Bolsonaro não ganhou um cheque em branco da maioria dos eleitores, p/ dar um autogolpe. Moro 🇧🇷

    2. . liberdade de opinião ou filosofia é a real liberdade algo que fanáticos comunazistas jamais entenderão já que preferem as asneiras e crimes de seus gurus da estupidez .. o STF pelo menos AINDA não TUTELOU o pensamento do ignaro canelau .. ufa.

  33. Sem "salvo engano", o que chama a atenção é a pequenez do Olavo. Idolatrado por alguns, está aí, nega, nega e nega quando questionado por suas posições e orientações. Pequeno. Diminuto. Caráter de um aproveitador. Tem que perguntar ao Braga Neto se a "desobediência" chegar nos quartéis. Como fica? Olavismo na caserna pode ser um tiro no pé.

  34. O Brasil continua a ser um país sem caráter! 521 anos no lombo e ainda não cresceu. Permanece como um adolescente infrator, iletrado e pobre! O que será de nós como nação?

  35. Será um esculacho com a democracia se os responsáveis não forem encarcerados antes das eleições. Quanto antes, menor a possibilidade de vingar a alegação de "golpe".

  36. O tenentezinho continua com as suas intenções subversivas. Lá atrás o plano era colocar nos "vermelhos" a culpa de um ato terrorista no Guandu/RJ. Ele, assim como Lula, é um covarde. Planeja as agressões deixando a culpa cair sobre outros.

  37. A divisão de fato não é direita-esquerda, mas civilizados e primitivos… Já tivemos primitivos dos dois lados no governo. Acho que chega!!!

  38. A PF e o STF comeram bola. Só observando, convenientemente, de seus berços esplêndidos. O Brasil não aguenta mais. Sérgio Moro URGENTE.

  39. Chega ser hilária a história dos 3000, mas aconteceu. Creio que esse pessoal estão silenciosos demais aí tem. Esse Olavo de Carvalho não é gente e a Sara não é Santa.

Mais notícias
Assine agora
TOPO