Reprodução FacebookJulia Zanatta com Bolsonaro: ela é uma das "escolhidas" do presidente

A bancada do ódio 

Quem são os bolsonaristas nos quais o presidente da República aposta como puxadores de votos nas eleições legislativas do ano que vem
17.12.21

Para além do projeto de reeleição, hoje sua prioridade absoluta, Jair Bolsonaro está empenhado em eleger, no ano que vem, uma tropa que possa chamar de sua na Câmara dos Deputados. Ao fortalecer sua ala mais radical no Congresso, o presidente pretende manter aceso o bolsonarismo, um fenômeno político que não depende necessariamente de sua própria vitória para continuar existindo. Para alcançar o objetivo, Bolsonaro escalou aliados de primeiríssima hora espalhados pelas principais regiões do país e alguns de seus auxiliares mais próximos.

Não é apenas legítimo como necessário que o Congresso seja composto por parlamentares de distintos pontos de vista, sejam eles conservadores ou progressistas, liberais ou estatistas, ateus ou religiosos. O contraditório faz parte da democracia. Mas os perfis que Bolsonaro deseja emplacar se enquadram em outra categoria. Eles não exibem uma coerência programática. A ideologia que professam, no geral, é a do ódio, um dos motores do bolsonarismo nas redes sociais e fora delas. Se chegarem à Câmara, blindados por imunidade parlamentar, terão caminho livre para reproduzir falas preconceituosas e tentar aprovar projetos absurdos. Outra característica marcante da turma é a subserviência quase incondicional ao presidente.

Na relação de candidatos à Câmara montada por Bolsonaro, há dezenas de nomes. Mas alguns chamam a atenção pelo alinhamento automático ao credo bolsonarista. Apesar da sintonia fina com o Planalto e do esforço que será feito pelo presidente para elegê-los, há dúvidas sobre o desempenho eleitoral do grupo. Os próprios aliados do governo admitem que, ao contrário de 2018, não bastará se associar à imagem do presidente para ter sucesso nas urnas, como aconteceu, por exemplo, com Hélio Lopes, conhecido como Hélio Negão. Então neófito na política, ele foi o deputado federal mais votado no Rio, depois de passar a campanha inteira em eventos ao lado da família Bolsonaro. “Ficar apenas batendo foto com presidente não será suficiente”, reconhece o deputado Bibo Nunes, do PSL. Além disso, os novatos terão que disputar espaço e votos com a bancada bolsonarista atual, que tentará a reeleição. Crusoé mostra, a seguir, quem são os soldados que Bolsonaro quer ver na Câmara a partir de 2023.

 

Reprodução InstagramReprodução InstagramTenente Mosart: parentesco cruzado e lealdade canina

O tenente de estimação

Amigo de Bolsonaro há 26 anos, o tenente Mosart Aragão Pereira é mais do que um mero assessor do Planalto: casado com a irmã da ex-mulher de Renato Bolsonaro, irmão do presidente, ele participa ativamente da rotina presidencial. Toma café da manhã com Jair Bolsonaro, é convidado para as pescarias do chefe e integra com alguma frequência as comitivas presidenciais. Em três anos, esteve com Bolsonaro em 41 viagens. A intimidade é exibida nas redes sociais do militar, que também se dedica a publicar montagens e memes humilhando adversários do presidente e a defender as bandeiras mais caras ao bolsonarismo, como o “tratamento precoce” para o coronavírus. Em 2022, o tenente, natural do Ceará, pretende concorrer a deputado federal por São Paulo. A aspiração já é pública. No final de outubro, Mosart Aragão Pereira organizou um evento para reunir potenciais apoiadores de sua candidatura.

Reprodução Rede SociaisReprodução Rede SociaisSargento Max: onipresente nas aparições públicas do presidente

O capanga

O sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro Max Guilherme Machado de Moura pode ser facilmente visto ao lado do presidente no cercadinho do Palácio da Alvorada. Moura ganhou a confiança de Bolsonaro depois de integrar a equipe de segurança do então candidato durante o atentado sofrido por Bolsonaro, em setembro de 2018, na cidade de Juiz de Fora. Nas redes sociais, o assessor especial da Presidência, que recebe salário de 8,1 mil reais, costuma atacar os adversários de Bolsonaro e disparar contra a imprensa. Em 5 de novembro, ele teve suas contas no Facebook e no Instagram removidas por “comportamento inautêntico”. No dia da exclusão, Sargento Max, como é conhecido, escreveu: “A guerra dos conservadores contra a censura é pesadíssima”. Ex-integrante do Bope, a tropa de elite da Polícia Militar fluminense, ele vai concorrer a deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Reprodução Rede SociaisReprodução Rede SociaisTércio Thomaz: da Paraíba para o Planalto

Direto do ‘Gabinete do Ódio’

Tércio Tomaz é um dos expoentes do famigerado Gabinete do Ódio, como ficou conhecida a estrutura instalada no Palácio do Planalto que se dedica a promover o presidente, moer reputações de adversários do governo e disparar informações comprovadamente falsas. Recente investigação do Facebook apontou o assessor da Presidência como o principal administrador de perfis derrubados pela plataforma por disseminação de fake news. Tomaz também é investigado pelo STF no inquérito que apura a organização e o financiamento de atos antidemocráticos. Na CPI da Covid, integrou a lista de pedidos de indiciamento por incitação ao crime, propagação de desinformação e estímulo ao descumprimento de regras sanitárias. O assessor, que hoje ocupa uma sala do terceiro andar do Palácio do Planalto, trabalha para Bolsonaro desde 2017, quando o presidente ainda era deputado federal. Ele também atuou no gabinete de Carlos Bolsonaro na Câmara de Vereadores do Rio. Antes de se mudar para Brasília, Tomaz era recepcionista de um hotel em Campina Grande, na Paraíba, estado pelo qual irá concorrer a deputado federal em 2022.

Reprodução FacebookReprodução FacebookLéo Índio: Carluxo o colocou no centro do poder

O primo do coração

Investigado no inquérito que apura a organização e o financiamento de atos antidemocráticos, Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, ganhou notoriedade em Brasília por ser o primo predileto de Carlos, o filho 02 de Jair Bolsonaro. No início do governo, Índio chamou atenção ao aparecer com frequência no Palácio do Planalto, mesmo sem ocupar um cargo de maneira oficial. Graças à influência do clã presidencial, ele foi contratado para atuar no gabinete do então vice-líder do governo no Senado, Chico Rodrigues, parlamentar flagrado com dinheiro entre as nádegas, onde ficou de abril de 2019 até outubro de 2020. Desde julho deste ano, Léo Índio está lotado na liderança do novo partido do presidente, o PL, no Senado. Lá, recebe salário de 22,9 mil reais por mês. Também recém-filiado à legenda comandada por Valdemar Costa Neto, é outro que concorrerá a deputado federal pelo Rio. Como não poderia deixar de ser, a candidatura é incentivada por Carluxo e por Eduardo Bolsonaro.

Reprodução InstagramReprodução InstagramMaurício Souza: comentário sobre Superman o credenciou

O jogador

Maurício Souza fez barulho ao publicar, em outubro deste ano, um comentário homofóbico em seu perfil no Instagram sobre a bissexualidade do atual Superman, anunciada pela DC Comics, uma das maiores companhias de histórias em quadrinhos dos Estados Unidos. “É só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar”, escreveu. A repercussão do caso lhe custou a vaga na seleção brasileira de vôlei e provocou a dispensa do time em que atuava, o Minas Tênis Clube, mas fez com que ele caísse nas graças de Jair Bolsonaro. Em 22 de novembro, o presidente fez questão de levar o jogador para conversar com apoiadores na entrada do Palácio do Alvorada. “Tudo agora é homofobia”, ironizou Bolsonaro na ocasião. Com o presidente como “padrinho”, Souza foi convidado a se filiar ao PL. O jogador, que de outubro para cá ganhou 2,5 milhões de seguidores no Instagram, avalia concorrer a deputado federal por Minas Gerais. Bolsonaristas-raiz torcem para que a candidatura decole. “Ele virou porta-voz da liberdade e da luta contra o politicamente correto. É um símbolo conhecido nacionalmente. Não pode deixar de lado esse momento. O cavalo passa uma vez só”, defende o deputado Carlos Jordy, do PSL.

ReproduçãoReproduçãoNikolas: holofotes ao tentar visitar o Cristo Redentor sem estar vacinado

O vereador estridente

Segundo vereador de Belo Horizonte mais votado na eleição de 2020, Nikolas Ferreira, de apenas 25 anos, reproduz fielmente o discurso bolsonarista por onde quer que vá. Em dezembro de 2020, Nikolas publicou em suas redes sociais um vídeo em que exibia um fuzil, chamado por ele de “presentinho de Natal” adquirido graças ao “governo Bolsonaro”. Desde então, o bem articulado vereador virou um dos queridinhos do presidente. No último mês, Nikolas foi convidado por Bolsonaro a integrar a comitiva presidencial a Dubai. Nos Emirados Árabes, apareceu em uma transmissão ao vivo feita por Eduardo Bolsonaro. “Fala para mim, não é muito melhor estar ao lado certo da força do que ser animador de jantar do Centrão?”, perguntou o filho 03 do presidente ao vereador. “É muito melhor”, respondeu Nikolas, seguido de gargalhadas forçadas. O comentário foi uma indireta ao humorista André Marinho, filho do ex-bolsonarista e empresário carioca Paulo Marinho, que havia aparecido em vídeo ao lado do ex-presidente Michel Temer, imitando o presidente Jair Bolsonaro durante um jantar em São Paulo. Dirigentes do PL em Minas apostam que o jovem, que será candidato a deputado federal, tem potencial para fazer de 300 mil a 500 mil votos em 2022.

Reprodução FacebookReprodução FacebookJulia Zanatta costuma posar para fotos ostentando armas

A ‘antifeminista’ do fuzil

Coordenadora da Embratur, a advogada Julia Zanatta se define como “armamentista, antifeminista, bolsonarista e cristã”. Amiga pessoal de Heloísa Bolsonaro, mulher de Eduardo Bolsonaro, Julia é responsável pelo perfil Dona de Casa Opressora, mantido no Instagram, que costuma fazer troça de mulheres feministas que não se depilam, não gostam de fazer atividades domésticas e são defensoras da “ideologia de gênero”. No inquérito dos atos antidemocráticos, a Polícia Federal apontou Julia como nome que o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, hoje foragido nos Estados Unidos, queria indicar para a Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações. Em mensagens trocadas com o blogueiro, ela diz: “Temos que tomar essa secretaria”. Em 2020, concorreu à prefeitura de Criciúma pelo PL, mas foi derrotada ao obter apenas 7% dos votos. Em 2022, a bolsonarista, que gosta de aparecer nas redes empunhando fuzis, tentará a sorte nas urnas como candidata à Câmara dos Deputados.

Junior pio ALCEJunior pio ALCEFernandes: histórico de nepotismo e punição nas redes

O cearense armamentista

Deputado estadual mais votado em 2018 no Ceará, André Fernandes, do Republicanos, tem 24 anos, é filho de pastor evangélico e, antes de ser eleito, mantinha um canal de humor na internet. Em quase três anos de mandato, já teve o cargo suspenso durante um mês, por acusar um colega de envolvimento com organizações criminosas sem apresentar provas. Em abril, foi denunciado por nepotismo pelo Ministério Público local, por indicar como assessores de seu gabinete o cunhado e o marido de uma tia. Durante a pandemia, Fernandes teve posts suspensos no Instagram por minimizar a gravidade do coronavírus. Em seu gabinete, o cearense, que irá concorrer a deputado federal em 2022, exibe com orgulho quadros que reproduzem armas em 3D feitas de resina. Ele já participou das tradicionais lives que Jair Bolsonaro faz às quintas-feiras.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esses calhordas estão muito enganados, nesta eleição os seguidores do genocida não terão guarida do eleitorado, 2018 foi pura ilusão e enganação, estaremos atentos e não seremos mais enganados...

  2. Bancada do ódio? , ... kkkk! _ Pra que mais ódio que este folheto, nas figuras do MaisNada e do Claudio 'botox' Dantas, comparáveis ao Ruimnaldo Azevedo, tem daqueles que não professam de sua cartilha sebosa? Agora já era, essa tentativa de lacração foi descoberta pela nação e já viralizou. Os candidatos acima escrachados já estão eleitos, se é ruim para os antas, certamente serão excelentes para o Brasil. Obrigado ANTAS, nossos competentes cabos eleitorais da hora.

    1. Os reporteres capachos dodiegomaismerdaeMenosGrana x sabujoparisiense destilam mais que ódio e hj são aliados do supreminho...nadamais. Estou aqui desde o início mas, cansei da cruz dosanta.

  3. infelizmente o Brasil elege muitos vagabundos disfarçados de políticos. acredito que na próxima eleição a maioria destes radicais úteis ao traíra vai cair junto com o presidente pinoquio.

  4. Temos que votar em todos os candidatos do Podemos , é a única forma de ter alguma esperança nesse país. Vcs já imaginaram mais 4 anos do Bolsonaro ou do Lula ? Nem nos maiores dos pesadelos poderíamos imaginar isso. E muita maldição para pagarmos.

    1. muito cedo você ignora que o rebotalho da politica MDB . PSDB e DEMo para evitar a extinção nas urnas apoiarão o Moro (já negociam) e pode ser a única alternativa de não virarmos uma Argentina até 2026 . REAFIRMO anote e cobre .. Zé . Mané ou Cazuza teremos quatro a os duríssimos no país e rabos arderão . só mais uma coisinha .. tudo isto SE O PODER MODERADOR ante o crescimento de Moro permita que seja candidato . lembre que coleta de provas de forma ilícita é crime . usarão oportunamente?

  5. o brasileiro é tapado,provável q se elejam ,assim como muitos q estão votando a favor de fundão vão se reeleger. Brasileiro é otário.

    1. Já publiquei a lista com o nomes deles no Twitter pelo menos umas 100 vezes

    2. Acho q o eleitor esta cansado desse ASNO de chifres....Vamos anotar esses nomes...Voto zero nesses VERMES...

  6. Se essa família te esse alguma corrupção já tinham pego. Viraram a vida deles de ponta cabeça e não acharam nada. Comecem a pensar, só tem esquerdalha na mídia.

    1. Mas um robozinho Bostonarista....Essa FAMILICIA é PODRE. Só não estão presos pq o ASNO de chifres dominou a PF o STFede o Coaf etc etc.Mas em 23 o diabo já os espera de braços abertos.

    2. É só o que tem. Você acha que mais de 20 delegados já foram afastados por quê?

  7. FOLHETIM MORO ATACANDO, moça vc deve ter comprado algum cigarro estragado. Parabéns vcs vão conseguir eleger o carniça. HIPÓCRITAS.

  8. Bolçaloide tenta eternizar o que há de pior na índole do ser humano. Vamos lutar para que essa corja volte ao esgoto de onde nunca deveria ter saído.

    1. TUDO q o ASNO de chifres tocar vai virar bosta....Voto zero nesses VERMES.

  9. Que os eleitores dessas cidades fiquem alertas para não votarem nessa corja que rebaixaria cada vez mais a Câmara dos Deputados… Já bem degradada nos dias de hoje!… afff

  10. Nas últimas eleições Bolsonaro não elegeu ninguém, e mesmo sei filho Carlos foi eleito com metade dos votos que teve na eleição anterior. Esses pilantras que ponham as barbas de molho porque vão acabar, mais cedo ou mais tarde na cadeia. #Moro2022

    1. MORO 22....Não esquecer de limpar o CONGRESSO imundo....Não a REELEIÇÃO de nenhum dos atuais VERMES,muito menos os q tiverem o apoio do ASNO de chifres.....

  11. Me digam, por favor, alguma coisa útil feita pelo dep Hélio Negão? Algum projeto alguma participação num projeto q tenha melhorado a vida do brasileiro? Só fez posar de papagaio de pirata de JB, mais nada. São essas nulidades q JB quer… seres inuteis, mas obedientes. Q o povo abra os olhos e não os elejam. Moro22 - um presidente decente.

    1. Ele está fazendo o que Moro fazia em Curitiba em coloco com os procuradores e delatores.

  12. SE O PRÓPRIO IMBECIL NÃO IRÁ SE REELEGER IMAGINA ESTES VAGABUNDOS DE OCASIÃO. JUNTANDO TUDO DÁ UM BANDO DE DESOCUPADOS QUE SONHAM EM DESTRUIR O PAÍS MAS NÃO SABEMOS SE AINDA EXISTIRÁ UM PAÍS POIS SÃO COMO PRAGAS QUE DEVORAM TUDO QUE ENCONTRAM PELA FFRENTE. MAS O REMÉDIO PARA ESSA MAL ESTÁ A CAMINHO: MORO, DELLAGNOL, SANTOS CRUZ E TANTOS OUTROS QUE IRÃO COMPLETAR O TIME DO BEM CONTRA O MECANISMO CRIMINOSO. VAMOS VENCER🇧🇷🇧🇷⚖️🚔⚔️🔪☠️

    1. você indignado perde o raciocínio e esquece algo bem simples e visível .. o povo brasileiro está apreendendo a votar por exclusão algo sábio e que demonstra a boa politização e a politicalha sabe disto .. não se engane em 2022 será bem mais duro escolher tapar o nariz e incarcar na urna . mas é o que tem de ser feito e se sorte tivermos será e aguardenis a tal 3a.via que pode nos redimir .. vá rezando meu caro pois podemos perder a liberdade e comer lixo brevemente.

  13. Nós somos os valentões dos comentários em caixa alta. Também somos valentões nas redes sociais. Nenhuma palavra sobre projeto de educação. Nenhuma palavra sobre os 13 milhões de desempregados. Nada sobre os 36 milhões de informais, nem sobre os 7 milhões de Nem-Nem. Nenhum projeto de saúde pública, nada sobre segurança pública contra milícias e traficantes. Nada sobre milhares de mortos e assassinados todos os dias no trânsito. Nada sobre projetos contra o uso de drogas. Nada. É isso que somos.

    1. Nada dessas prioridades são abordadas porque o inquilino do Planalto anda muito ocupado e não tem tempo de trabalhar.

    1. Sinval meu fie perdoe o mau jeito mas até o momento o máximo que poderemos com esta turmita aí é trocar MeLda por BoXta .

    2. Sinal, o sonho é o choro é livre.....sonhe à vontade e depois... chore...também à vontade. ahahahahah....

  14. As coisas estão difíceis...e vão ficar mais ainda. Essa gente tosca, que se orgulha da própria burrice e se arroga como defensora da liberdade, família, vida, Deus, etc., mas que representa exatamente o oposto disso, está por todo lado; não só no BR. Aqui em Banania é a velha tosqueira, coronelista, eugenista, fascistóide de sempre, mas o fenômeno merece estudo.

    1. Também não, Tereza. Como Bolsonaro não vai conseguir se reeleger, pretende eleger "bancada particular" de simpatizantes negacionistas. Bando de subservientes despreparados.

    2. Também, Tereza. Como não vai conseguir se reeleger, Bolsonaro pretende eleger " "bancada pessoal". Bando de alienados e despreparados.

  15. os IDIOTAS sob ESQUIZOFRENIA sabe-se lá sob quais interesses arriam os rabos frouxos à quadrilha assassina aplaudem a ditadura das togas não sabendo que serão as primeiras vítimas quando da fundação da República LatRina da Nova Cuba onde imbecís perderão sua dignidade e seu sangue sob os paredóns quiçá comandado por um argentino indicado pela sra. Kirchner repetindo a covardia de Fidel que não ousou trucidar seus irmãos terceirizando a um assassino estrangeiro . a escória covarde chorará sangue.

    1. José não preciso as noites mal dormidas na sua casa nas suas ausências me deixam pianinho pronto prá guerra .. você na militância .. eu filosofando com seu pijama.

    2. Sr. Feitosa, tu estás mal, hein? Procure ajuda psiquiátrica o quanto antes! Ou já te vestiram a camisa-de-força? Quanta bobagem tu conseguiste escrever em poucas palavras! Misericórdia.

    3. Ótimo comentário Sr. Feitosa. Assino em baixo. Esses articulistas cheio de ódios contra o Governo Federal fecham o olhos aos tiranos de togas (STF,STJ) não conhecem ou se fazem de moucos sobre a história de Cuba e atualmente da Venezuela.

  16. O Brasil tem que combater o Cérbero, cão tricéfalo, cujas cabeças são o Lula, o Bolsonaro e o Gilmar Mendes, para conseguir sair do inferno. Estamos nos tornando um país, onde os vícios estão se sobrepondo às virtudes. Os lunáticos, criminosos e agressivos, enfim, o gado estúpido, está impondo às suas pautas aos demais. Mais um pouco dessa "brincadeira", e o Brasil não terá volta. Moro Presidente 🇧🇷

    1. medite PAULO nestes FATOS ... por que a quadrilha corrompeu a grande imprensa contra um? por que a corte tentáculo TUTELA o pais sem reação de ninguém? não seguram Bolsonaro para não reagir não só idiota engolem isto .. a maior vítima dos reis absolutistas togados é Moro que pode ser a 3a.via e eles o massacrarão se ameaçar o ladrão-mor e ameaçará . para Moro ser presidente o adversário é Bolsonaro em nome da dignidade nacional e isto será trabalhado . a ladroagem não será abatida facilmente.

    1. Pois a conta da @juliapzanatta foi suspensa do twitter por violar as regras do portal. Imagino o porquê. Devia estar rezando, o twitter é que é mauzão

  17. ALIADOS do BOLSONARO: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  18. Em todo esse governo inexiste, Honra ,Moral Caráter ,integridade, Dignidade Respeito Pudor e Moral! é o pior ,mais mentiroso ,mais Corrupto e Detestável que já existiu no Brasil dos Bananas!

  19. Se for está a estratégia do Bolsonaro para não ser esquecido, eu apoio, tratasse de pessoas completamente incompetentes e despreparados. Isso poderá contribuir para náo reeleger os atuais.

  20. Matéria tendenciosa, usa expressões "gabinete do ódio", "fake news", "homofobia", as mesmas utilizadas por aqueles que defendem ou realmente praticam a censura e cerceamento de opiniões. Da forma com que foram feitas, as críticas mais parecem ataques pessoais do que discordância de ideias, método muito utilizado todos sabemos por quem.

    1. lembrem que ver os outros se tornarem vitimas pode ser engraçado e divertido muitos aplaudem se julgando vingados . só ignoram que serão as próximas vítimas da ditadura já em clara implantação .. nós os velhos podemos morrer .. e vocês podem?

    2. A matéria está consubstanciada em fatos. Aproveito para colocar outras questões. Bolsonaro expor a equipe técnica da Anvisa, após uma decisão técnica, é discordância de ideia, ou crime? No que ajudaria na mitigação das mazelas do Brasil, deputados homofóbicos, armamentistas, cuja única bandeira, é ser totalmente subserviente ao bolsonarismo? O Brasil já esgotou a sua cota de lunáticos. Mais alguns, afundaremos de vez. Moro Presidente 🇧🇷

  21. O SOCIOPATA MEDÍOCRE E SEUS ALIADOS.TODOS REGIAMENTE PAGOS COM NOSSO 💰,que deveria estar direcionado para educação e cultura ,e para socorrer os milhares de brasileiros sem teto

  22. Lembro dessa Júlia há uns dez anos atrás, eu trabalhava na sede da Celesc, em Florianópolis. Pessoa detestável para atender, queria impor a sua "supremacia" não acatando as solicitações que eu fazia, mas eram necessárias. Ainda bem que ela tinha um fuzil naquela época. 😂

    1. E como já dizia um velho filósofo de botequim do Bixiga, " a inguinorança é que astravanca o pogréssio".

  23. Doce ilusão dessa tropa. Nunca mais, o país verá uma eleição como a de 2018. Bolsonero se dará por feliz, se eleger os filhos para garantir o foro privilegiado.Será o máximo que deve conseguir. Veremos

  24. Eu, que não entendo exatamente o papel de cada uma das infinitas instituições que temos e cuja opinião é completamente irrelevante, penso que essa gente esquisita deveria responder na Justiça por seus atos e falas e não ter o direito de disputar eleições, posto que, já causam mal à sociedade sem estarem eleitos. Não consigo compreender porque o Tribunal Superior Eleitoral permite que esse tipo de gente dispute e assuma o cargo, numa eventual vitória. PS: Os subtítulos ficaram ótimos! Parabéns!😜

Mais notícias
Assine agora
TOPO