As capas de 2021: análises e revelações exclusivas

Uma nova tentativa de recomeço

30.12.21
Da Redação

Neste mesmo espaço, em nossa edição especial que fechou 2020, escrevi que este 2021 seria o ano do recomeço. Tentamos que fosse. Mas não foi, infelizmente. Continuamos sufocados pela pandemia e ainda choramos muitas vidas perdidas para o vírus. Vivenciamos o prolongamento da tragédia, no mesmíssimo contexto de um país perdido, comandado por gente obscurantista, insensível, de ideias torpes e sem compromisso com o presente e com o futuro. Em paralelo, assistimos à derrocada do que ainda restava dos ventos anticorrupção que até há pouco assustavam o velho establishment político. Sim, a cultura da impunidade voltou a reinar com força, com o beneplácito dos mesmos tribunais que, ali atrás, chancelaram a caçada aos ladrões de dinheiro público. Sejamos sinceros: a bem da verdade, neste ano não apenas deixamos de viver o recomeço como retrocedemos algumas décadas na difícil jornada para transformar o Brasil em um país decente.

Aqui na Crusoé, fizemos a nossa parte. Lançamos luz, a todo tempo, sobre cada um dos movimentos que nos empurraram para trás: o jogo do Congresso para garantir a proteção da classe política, as decisões das cortes superiores em favor de investigados, réus e condenados, os arroubos autoritários do presidente da República, o sufocamento das instituições que antes lideravam o processo de higienização da esfera pública. Você que é nosso leitor pôde acompanhar, em tempo real, a sucessão de jogadas tramadas e executadas a partir de Brasília que devolveram aos poderosos enrolados a gostosa sensação de conforto. Também seguimos em nossa missão de descobrir malfeitos. Para além das apurações e análises que anteciparam as cenas do quadro político, nossos repórteres, sempre vigilantes, publicaram furos relevantes de grande repercussão. Quase sempre, nosso cardápio de notícias traz um mosaico pessimista e um tanto desanimador. Mas, em se tratando de Brasil, não poderíamos oferecer algo diferente a você que espera receber o desenho mais aproximado possível do picadeiro do poder, sem meias palavras. Chamar as coisas pelo que elas são é um princípio do qual não abrimos mão.

Nesta edição especial, oferecemos uma seleção de artigos exclusivos escritos por convidados que traçam as perspectivas para 2022 em diferentes frentes – política, economia, cultura, saúde, educação, democracia. Esperamos que você aprecie. Alguma dose de pessimismo é inevitável também nesta ocasião, uma vez que estamos a caminho de um ano complexo, com eleições que se prenunciam turbulentas e com a marca da extrema polarização. Mas, como escrevi algumas linhas acima, não há muito para onde correr. É nosso dever continuar fazendo o que nos cabe, ainda que os empecilhos se avolumem no caminho. Em 2022, mais uma vez tentaremos recomeçar. Em nome do time que faz a Crusoé, desejo a você e a sua família um excelente ano. Que a realidade nos seja mais leve do que esperamos.

Rodrigo Rangel
Diretor de redação

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. SERGIO MORO reúne competência técnica, moral, intelectual e ética para ser o grande estadista que o Brasil precisa ter. Chega de populistas, demagogos encantadores de inocentes úteis. Por um Brasil decente: SERGIO MORO Presidente!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Exatamente! Chega de aventuras! Queremos um presidente que já foi testado no quesito "honestidade" e passou com honra e louvor: Sérgio Moro, que não é uma aposta, mas uma certeza com selo de qualidade!

  2. Parabéns, Crusoé é a minha melhor fonte de informação. Sigo a máxima de, na dúvida, vejo o q diz a Crusoe’. Vamos em frente pq temos muito o q fazer pra mudar essa realidade de verdade. JB criou o Bolsopetismo. Comprou o centrão, se juntou com os piores. Chega de passar vergonha. Nos salve MORO22.

  3. Grande físico dizia: "não se pode ter resultados diferentes com mesmas atitudes" (AE). Aqueles que se acham donos Brasil insistem polarização que já deu tinha que dar, para bem ou mal. Pesquisemos outras opções. Embora não conheça pessoalmente, escolho Ciro Gomes por razão forte e rara: o cara recusou aposentadorias(legais) que dariam sossego financeiro eterno, sem fazer fortuna áreas pública e privada onde trabalhou. Trabalhador, combativo, corajoso e honesto. Querem mais o quê?

  4. Parabéns Rangel e toda equipe Crusoe e Antagonista. Independente do que houve em 2021, vocês foram excepcionais. Nos informaram com a melhor e mais leal cobertura dos fatos. Imagino o quão trabalhoso e corajoso foi o trabalho de cada dia. Sou muito grata a toda equipe, me emociona o grau de desprendimento em busca da verdade . Espero, do fundo do coração, que 2022 seja um ano especial pra vocês, que tenham o justo reconhecimento e recompensa. FELIZ ANO NOVO!!!❤️

  5. Agradeço os votos Rodrigo, e desejo para vocês do Antagonista! e Crusoé Firmeza, pois dependemos de vocês para continuar esta luta desproporcional contra os pretensos "donos do Brasil! Feliz Ano Novo pra vocês.

  6. Parabéns Rodrigo Rangel. Parabéns equipe Crusoé pela informação de alto nível!! Que Revista maravilhosa!! Me faz sentir orgulho de estar aqui, ser assinante e fazer parte deste seletivo e privilegiado número de leitores ávidos por informação de máxima qualidade. Estamos em 2022. Muita luz nas nossas mentes para fazermos as melhores escolhas, principalmente de nossos representantes políticos. Amém

  7. Sem querer ser pessimista, mas já o sendo, penso que ainda não chegamos ao fundo do poço. Temos pela frente mais um ano de insensatez do estafermo que ocupa o Palácio do Planalto.

  8. Infelizmente chegamos a um ponto onde não há respeito às instituições e sim medo. Medo porque elas possuem o direito constitucional de punir quem julgarem que tenha saído da linha. Não temos liberdade de expressão real, de imprensa real, não há confiança nos órgãos de controle e justiça. O Supremo, por caminhos insondáveis, optou por nos lançar no atoleiro, sendo que as ferramentas para tornar este pedaço do mundo mais civilizado estavam a seu dispor em 2014-2019. Não vejo esperança.

  9. Infelizmente percebo uma certa acomodação ou medo de grande parte dos veículos de comunicação do Brasil que não investem em jornalismo investigativo, repleto de repórteres que tratam políticos com reverência e respeito exagerados e que preferem a omissão ao invés de informar e, principalmente, colocar políticos e autoridades picaretas contra parede. Que a Crusoe e Antagonista continuem essa postura difícil, eu sei, mas fundamental para nosso país.

  10. Vamos manter as posições e se possível, avançar alguns metros na busca por uma sociedade mais esclarecida.

  11. Parabéns Rangel e Crusoé! O trabalho de vocês é fundamental para nos trazer conhecimento e discernimento na escolha do novo representante, que eu espero ansiosamente que não seja o atual presidente. A falta de cultura política já nos fez errar muito nas escolhas .Vamos dar ênfase também na seleção de um congresso melhor, um voto que para muitos é insignificante, mas nossa realidade nos mostra que é a base de um governo eficaz.Por um novo presidente, novo congresso, novos eleitores! Feliz 2022!!

  12. Adorei essa edição, Sempre gosto de todas mas, essa em especial, está excelente. Obrigada pelo presente de fim de Ano. Parabéns a todos os envolvidos. Feliz Ano Novo à toda equipe.

  13. FELIZ 2022 A TODOS COLUNISTAS E ASSINANTES DESTA SENSACIONAL REVISTA CRUSOÉ E AO OANTAGONISTA PELA BUSCA INCANSÁVEL DE LEVAR A INFORMAÇÃO COM ISENÇÃO E RESPONSABILIDADE. SÓ TENHO QUE AGRADECER PELAS MATÉRIAS INVESTIGATIVAS QUE MOSTRAM OS VERDADEIROS ESCÂNDALOS E CONCHAVOS VERGONHOSOS QUE EXISTE NOS 3 PODERES, MOSTRANDO OS AUTORES DESTES ESQUEMAS CRIMINOSOS AO CONHECIMENTO DOS LEITORES. RESSALTO QUE NESTE ANO QUE COMECA TEREMOS MUITO QUE NOS PREOCUPAR ELEGENDO MORO E RENOVANDO O PARLAMENTO🇧🇷⚖️

  14. Parabéns pelo trabalho exemplar e excelente da Crusoé com sua equipe ousada e incansável! Que o próximo ano seja mais leve, mais humano e próspero para todos nós!

  15. Excelente texto, cuja narrativa retratam o intenso trabalho "JORNALISTICO" da REVISTA CRUSUÉ. Sou testemunha de que a Revista Crusué e o Antagonista fizeram um jornalismo honesto, mostrando a verdade com fatos que nem os contrários ao jornalismo sério sequer ousam desmentir. Parabéns à todos!!!

  16. A Crusoé tà fazendo sua parte, denunciando, investigando, sugerindo..... Cabe ao povão acabar com esse mar de desgoverno.... MORO 2022!!!!

  17. Que o Senhor Deus tenha piedade de nós brasileiros, pq, como dito acima, o país retrocesso, em todos os aspectos, em especial, na corrupção

  18. Parabéns a todos pela excelência do jornalismo da revista Cruzoé, que nos proporcionaram notícias valiosas, informações, denúncias, opiniões, críticas, reflexões e inúmeros artigos essencias para o esclarecimento da consciência política, social e cultural da nação brasileira. O único meio democrático que possuímos além do voto é compartilharmos estas informações; temos que ter postura e iniciativa cidadã para com todos que nos rodeiam no dia a dia para multiplicarmos a igualdade! Salve 2022!

  19. Em alguns momentos o pessimismo me contagiou , refletindo , a verdade deve surgir e com ela confrontar os medos e desafios de um Brasil melhor.

  20. Parabens pela coragem e luta diaria atras da noticia e da analise dos fatos ! Obrigado por nos manter informados e atentos aos fatos que afetam nossa vida e nos possibilitar se posicionar de forma mais consciente e mais de acordo com nossos princípios ! Que venha 2022, que seja um ano de avanço rumo a um pais mais moderno e produtivo, com mais oportunidades a todos !

  21. Somos grato pela dedicação de vocês, repórteres, pra produzir informação decente e nos mostrar os bastidores dessa confusão que acontece nos gabinetes dos poderosos. Bom ano novo e sucesso pra 3a via

  22. Crusoe e Antagonistas fazem parte da minha vida. Não tem como passar um dia em branco. Jornalismo atuante, de qualidade, opinativo, no olho do furacão, isento e ético. Parabéns por mais um ano, e vamos juntos, sempre.

  23. Imensa gratidão à Cruzoé ,fonte de informações sérias e verdadeiras, de investigação nos porões desse país . Vivemos em tempos em q a verdade é escondida. As informações nao chegam até nós ...vêm apenas versões tendenciosas...cd um defendendo seu quadrado. E o país às cegas ...tateando pra buscar um caminho. Precisamos da imprensa como nunca ! Que a Cruzoé resista e tenha forças pra continuar sua luta pela verdade.

  24. apesar da guerra suja que movem contra o Estado e Nação o ano não foi tão ruim e bem melhor que muitos grandes nações mas o maior inimigo do Brasil ainda é a ignorância é muito dela creiam é diplomada e doutorado

  25. É triste mas, tenho que concordar que os condenados e adjacências estão mesmo desfrutando do conforto da impunidade, graças a nossa Corte. " Maior"? não sei se pode, depois de tudo, ser chamada assim. Grande mesmo foi o Dr. Moro, grandes foram os procuradores liderados pelo Dr. Deltan Dalagnol.

  26. É dura a realidade, mas é como é. Parabéns a Crusoé por temos proporcionado boas matérias e bons textos. Feliz ano novo a todos.

  27. O Malfeito Desestimula. O " Bemfeito " é estimulante. CRUSOÉ devia " descobri-lo" também. De aluno marxista ( Ibiúna ) a " Capitão de Indústria Moderna " ( POSITIVO ) , o Senador Oriovisto Guimarães tem história inspiradora. Ganhando a Mega da Virada Financiarei uma Obra Literária nos moldes de " Homens e os Impérios que Construíram " - Richard S. Tedlow- . Br. de Mauá , Matarazzo , os atuais etc... Estimula.

  28. Só falta o cometa do filme “ Não olhe para cima “ ! Mas temos sempre a esperança de um brontosaurus… ( quem não entendeu assista ao filme : os problemas sã universais ) Feliz 2022 para todos ! Deus proteja a humanidade !

  29. Parabéns a todos! Desejo que 2022 passamos a ler matérias que nos tragam esperança que o Brasil tem jeito… por enquanto está difícil

  30. Que a Crusoé continue a nos brindar com esse jornalismo sério e independente que sempre brindou seus fiéis leitores. Não importa que por vezes tenha lutado contra moinhos de vento dos poderosos de momento, mas que a veracidade dos fatos é sempre mostrada com isenção de um jornalismo vibrante e sério. Parabéns Crusoé.

    1. Seu comentário, José, revela o quão pouco você conhece sobre os donos de O Antagonista... Desde lá atrás, quando eram da Veja, depois no Manhatan Connection, até as lives do YouTube, eles sempre foram assim: de direita, despreocupados em agradar quem quer que seja e apegados aos fatos, à realidade e à verdade! A Crusoé apenas acompanha essa mesma linha de pensamento, e é por isso que ela tem tanta credibilidade e é lida pelas maiores autoridades deste país. Feliz ano novo, José!

    2. Realmente a Crusoe está mudada, hoje como ontem sempre foi e continua sendo moro,pois esperavam mamar nos nossos impostos, mas governo já não é mais do PT isso não aconteceu assim estão criticando o Bolsonaro, mas por qualquer tostão ele viram a mão.

  31. Parabéns Cruzoé e O Antagonista pelo seu trabalho em 2021. Feliz Ano Novo de 2022. Quem sabe um dia nosso país consiga ter políticos e tribunais honestos e com vergonha na cara.

  32. Que hoje possamos nos anestesiar dos males que assolam o país para que as forças se renovem, a fim de enfrentarmos os problemas de 2022. Feliz 2022!

  33. Parabéns, Crusoé, pela incansável demonstração, em suas páginas, de que estão sempre dispostos ao bom combate; e, mesmo com fundas, têm enfrentado os Golias da corrupção. Que todos eles tombem, ou rendam-se às necessidades do povo, até que por fim o Judiciário, o Legislativo e o Executivo não nos façam mais corar, de raiva e de vergonha!

  34. Parabéns para toda a equipe da Crusoé e Antagonista. Que em 2022 tenhamos todos resiliência e paciência para construir um Brasil mais justo e democrático.

  35. Eu acredito na lei de Marphy. o que pode dar errado , dará. No caso do Brasil ela é democrática, tanto para o mal como para o bem

  36. Parabéns a todos da Crusoé e um feliz 2022 , apesar do STF , do Congresso , e do PR e da pandemia . #MORO 2022 .

  37. Obrigado equipe Crusoé, graças a vocês pude ter uma nova perspectiva do Brasil. Continuem fortes 💪🇧🇷

  38. Parabéns Equipe Crusoé! A despeito de tantas pedras no caminho, essa revista segue em marcha batida na caça a corruptos e corruptores de todas as espécies, que dominam o sombrio espectro social reinante em Brasília, seja no executivo, legislativo e judiciário. Seguiremos juntos em direção a um país justo e melhor para todos nós. Sérgio Moro na Presidência.

    1. Oi Marcos. Concordo com vc. O problema do Brasil está em Brasília, no Judiciário, Legislativo e Executivo. Precisamos combater a corrupção no centro do poder. Ainda temos uma chance, Moro22 Presidente do Brasil.

  39. Que o ano de 2022 possa nos trazer a paz, a solidariedade e a saúde que tanto precisamos. Obrigada a todo time da Crusoé e Antagonista por nos manter sempre bem informados, sem passar pano para políticos corruptos e inescrupulosos. Parabéns pela imparcialidade. Vocês são o jornalismo que o Brasil precisa. Abraços a todos.

  40. Parabéns a toda equipe de jornalistas e profissionais da revista Crusoé e O Antagonista, pelo excelente trabalho jornalístico, sério e independente, sem dever nada a ninguém. Nós assinantes, nos sentimos orgulhosos de fazer parte dessa caminhada, por vezes árdua, mas gratificante quando abrimos a revista nas primeiras horas das sextas-feiras, e nos deparamos com matérias excelentes e em especial, as colunas do Diogo e Sabino. Que 2022 seja o ano da restauração da lei do bem e do amor.

  41. Parabéns a todos por mais um ano de árduo e profícuo trabalho! Continuem em 2022 a nos abastecer de informações e análises confiáveis e esclarecedoras. Com certeza de tédio não se morre nesse querido país.

  42. Parabéns para o time de verdadeiros brasileiros. Só posso destacar que tenho orgulho de ser assinante dessa revista incrível, desde o seu nascedouro. Tudo está sendo mostrado com todas as evidências necessárias. Agora, resta a sociedade acordar e reagir frente aos absurdos que nos afrontam .

  43. Sei não, quem sabe se a saída não seja algo parecido com o que ocorreu em Singapura, sem cometer os mesmos erros e respeitando os direitos democráticos.

  44. Parabéns a toda equipe da Crusoé pela ótima leitura que vem proporcionando aos seus assinantes. Vocês são o que há de melhor no jornalismo brasileiro ao lado do O Antagonista, publicação co-irmã. Continuem assim. Seguiremos juntos.

  45. Parabéns, Crusoé!! Precisamos de vcs, jornalistas e articulistas. Sejam nosso guia, nossa fonte de informacoes fidedignas, nosso farol a iluminar os caminhos difíceis deste país. Obrigado. Sou leitora assídua e gosto imensamente da linha corajosa e bem informada que adotam.

  46. Parabéns Rangel e Crusoé pelo trabalho e pelos produtos que nos foram apresentados. 2022 estará sendo vivido e sentido com o protagonismo de quem se determinar a fazê-lo. Como assinante espero a Crusoé ocupando o espaço jornalístico e de prestação de serviços com coragem e independência que a distingui. Continuaremos juntos na direção de um ano novo de início da reconstrução dos ideais que acreditamos para o Brasil.

  47. Continuaremos juntos. Gosto da linha editorial da revista. Acho os (as) articulistas e os (as) jornalistas inteligentes independentemente de suas sempre claras posições pessoais. É muito bom ter um jornalismo inteligente. Vamos em frente! Temos um Brasil para reconstruir!

  48. Valeu Crusoé. Continuaremos juntos em 2022 se DEUS quiser. Jornalismo independente, corajoso, sem medo e sem querer agradar a ninguém. Continue assim.

  49. Parabéns queridos da Cruzoe, pela seriedade com que vocês nós trazem a informação, sem rodeios e sem enrolação. Que 2022 realmente marque o ano da virada contra a pandemia e obscurantismo político em que vivemos hoje. E que ao invez de escolhermos a cor do caixão, possamos ver Moro presidente.

  50. PARABÉNS CRUSOÉ, A ÚNICA REVISTA QUE CONFIO ATUALMENTE. COM CERTEZA VOU RENOVAR MINHA ASSINATURA . FELIZ 2022 A TODOS DA REVISTA.

  51. Com muita satisfacao expresso a minha gratidao a Crusoe pelo seu trabalho jornalistico independente e sincero, trazendo as noticias e opnioes de forma a nos deixar informados sobre todos os temas de interesse dos leitores e de todos que somos responsaveis por decisoes para um futuro digno para o Brasil e os brasileiros de hoje e das novas geracoes. Obrigado, e um feliz 2022 para todos.

  52. Feliz 2022 a todos vocês que fazem da Crusoé a melhor revista da atualidade! Continuaremos juntos em 2022, mesmo que o novo ano seja indigesto como esse que termina. Rangel, picadeiro político é perfeito!

  53. Parabéns a todos da Crusoé e do Oantagonista por serem realmente uma ilha de defesa dos corretos valores. Continuarão tendo meu humilde apoio através da assinatura e divulgação de suas reportagens. Um Feliz 2022 a todos e a certeza que teremos um 2023 com novas perspectivas para o Brasil e livre dos retrocessos.

    1. Parabéns a todos da revista e do Antagonista. Tenho um motivo especial pra agradecer também aos desenvolvedores, porque sou Cego total e consigo ler tudo com acessibilidade, demonstrando que pensam em todos, democratizando o acesso a informação.

  54. Crusoé, conto contigo pra abrir o olho de tantos eleitores cegos nesta nossa terrinha, pra descartarmos pra sempre as várias forças políticas que nos mantém amarrados ao atraso!! Determinação e coragem sempre!

  55. Parabéns pela brilhante síntese com que apresentaram este 2021, de tantos revezes, desatinos e frustrações que brindaram o Brasil 🇧🇷, tão cansado e desiludido… Esperanças se renovam para 2022 com SÉRGIO MORO PRESIDENTE DO BRASIL!

  56. Há dois ou três anos que leio as Revistas Crusoé e o Antagonista. Suas matérias são imperdíveis, sobre tudo porque nos trazem a VERDADE, que nós dias de hoje está tão escasso. Parabéns aos saudáveis Jornalistas desses veículos de Comunicação. Continuem, continuem fazendo o que vocês sabem fazer com tanta mestria.

  57. Parabéns e Obrigada pela companhia e toda a informação que divulgam. Sigamos, esses tempos estranhos passarão, nós passarinhos …. Voaremos! Feliz 2022 !🤞🏽

  58. Obrigada Rodrigo Rangel e todos da Crusoé, Papo Antagonista pelo excelente trabalho. Estamos juntos, diariamente, desde NOV 2014. Q venha 2022. Moro Presidente. Saúde 🥂🥂

    1. Parabéns equipe da Crusoe! Um trabalho de luta diária para esclarecer os fatos , que se torna mais importante ainda quando vemos literalmente o antagonismo a uma imprensa podre defensora de uma política rasa e corrupta. Força contra os ataques dos parasitas que sugam do povo para alimentar esse sistema tão desigual, injusto e ineficiente. Vocês são brilhantes!!!

  59. Parabéns para toda a equipe da Crusoe e do antagonista, vocês são fundamentais para a democracia e pela busca da honestidade na vida pública do nosso país

  60. Continuaremos juntos num grande esforço pelo nosso Brasil. Em algum momento, acredito, teremos êxito naquilo que, como vocês, acreditamos ser o melhor para a maioria dos brasileiros.

  61. Parabéns a toda equipe da Crusoé, um viva! ao jornalismo independente e dinâmico, aguerrido e probo que vocês me oferecem, minha gratidão. Desejo a todos vocês muita saúde e sucesso em todas as boas escolhas. Estaremos juntos em 2022!! Para este país, desejo que o povo saiba encontrar o caminho da dignidade, da integridade e da igualdade.

  62. Parabéns a todos da Equipe Crusoé e d'O Antagonista! Se não fosse por e com vocês teria sido ainda mais difícil chegarmos até aqui. Vocês são outro nível! Jornalismo dinâmico e extremamente profissional! Em 2022 continuaremos por aqui, juntinhos! Feliz e Abençoado Ano Novo a todos! E mais uma vez, muito obrigada por tudo! Deus os abençoe e até 2022!

    1. Concordo plenamente com ela. Parabéns pelas reportagens. Acompanho sempre. Que 2022 permita mudanças políticas positivas. Também torço por Moro em 22. Vai ter que trabalhar muito para tentar reconstruir nosso Brasil.

Mais notícias
Assine agora
TOPO