SergioMoro

São as instituições, estúpido!

07.01.22

Desde que voltei em definitivo ao Brasil, em novembro de 2021, iniciei uma jornada para elaborar um projeto para o país. Para tanto, convidei especialistas para a construção de um programa. O grupo está sendo coordenado pelo economista Affonso Celso Pastore. Semanalmente, temos nos reunido e conversado sobre diversos temas que passam pela macroeconomia, mas vão muito além. Combate à pobreza, educação na primeira infância, políticas de emprego, reforma tributária, saúde na era pós-pandemia, infraestrutura, desenvolvimento sustentável, entre outros. Nessas ocasiões, o grupo recebe convidados ilustres para expor sua visão sobre esses temas, garantindo profundidade e pluralidade. Pastore conhece todo mundo, o que facilita.

Claro que um programa de governo não pode ser construído com base apenas na opinião de especialistas. O programa será divulgado ao público e submetido à crítica de todos. É preciso ouvir todas as pessoas para aprimorá-lo. Ninguém melhor do que um trabalhador desempregado para falar sobre o que precisa ser alterado nos programas de reinserção profissional. Ninguém melhor do que um chefe de família para falar sobre a qualidade da educação pública disponibilizada aos seus filhos. Um ponto é pacífico na discussão do programa: ele precisa comprometer-se com a retomada do crescimento econômico. Sem esse compromisso, não há futuro. Sem ele, não há a volta do emprego nem condições de diminuir as desigualdades.

A volta do crescimento econômico não pode ser efêmera. Precisa ser duradoura  e sustentável. Nada mais negativo do que a alternância de curtos períodos de  prosperidade com outros longos de recessão ou de estagnação e que têm sido a tônica do Brasil há muito tempo. Precisamos de um período longo de crescimento contínuo, o que demandará estimular os investimentos e elevar a  produtividade, com responsabilidade fiscal e social.

Convenço-me, a cada dia mais, da correlação ótima entre o nível de desenvolvimento e a qualidade das instituições. Sem um quadro institucional  robusto, o crescimento econômico não ocorrerá ou, quando muito, será esporádico. Para garantir prosperidade, são imprescindíveis a estabilidade e a previsibilidade próprias de países com instituições sólidas. A diferença entre o Reino Unido e a Somália não reside no tamanho do produto interno bruto ou nas decisões pontuais, certas ou equivocadas, dos seus governantes de momento, mas, sim, na qualidade das instituições de um e outro país. Seguindo nossa  tradição política ocidental, precisamos fortalecer as instituições próprias das  democracias liberais. Governo de leis, separação de poderes, distinção entre o que é próprio da esfera pública e o que é privado, democracia representativa, combate aos privilégios, incluindo ao patrimonialismo e à corrupção, adoção de políticas inclusivas e de erradicação da pobreza, proteção do livre mercado e incentivo à competição, entre outras.

A falta de enfoque no fortalecimento das instituições tem sido o principal erro do Brasil nas últimas décadas. Sim, decisões econômicas equivocadas comprometeram o crescimento do Brasil, como as que geraram a grande recessão de 2014-2016 ou a estagnação econômica atual. Mas a principal causa do fracasso econômico brasileiro – e esta é mais antiga – consiste na fragilidade de nossas instituições e na sua subordinação ao arbítrio. Esse é um dos motivos pelos quais é certo que um novo e eventual governo Bolsonaro ou um novo e eventual governo Lula estariam fadados ao fracasso na gestão da economia. Ambos estão irremediavelmente comprometidos com o enfraquecimento das instituições, por uma mistura de irracionalismo, patrimonialismo e corrupção, em níveis variados em um e outro caso. Nenhum  deles pode oferecer o que o Brasil realmente precisa, a melhoria da qualidade das nossas instituições.

A economia não depende apenas da infraestrutura física, mas também da infraestrutura intangível, como o compromisso com o império da lei. Sem reformarmos e fortalecermos nossas instituições, seguiremos sem crescimento duradouro ou sustentável. Parafraseando um conhecido slogan eleitoral, eu poderia dizer “são as instituições, estúpido”: nenhuma proposta de governo que ignore essa verdade pode oferecer algo real à população brasileira.

P.S.: Este é meu último artigo na Crusoé. Foi uma experiência prazerosa escrever para esta prestigiada e corajosa revista digital. Transfiro minha “pena” para O Antagonista, no qual publicarei com a mesma periodicidade.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Infelizmente um voo de Águia transformou-se num de galinha , ou cavalo paraguaio. Moro pode dar certo na eleição de 2026. Antes tarde do que nunca .

  2. Eu estou muito feliz. Estou vendo uma luz no túnel. Pela primeira vez leio um artigo que demonstra a verdadeira rachadura no discurso político de nosso país. Parabéns Moro, tinha que ser você . Sua sensibilidade na valorização das instituições , como caminho para um crescimento sustentável, haverá de contaminar as narrativas de um novo discurso no nosso Brasil.

  3. Parabéns Moro seu artigo confere uma estrada bem delineada para avançar do desenvolvimento social , sustentável, educacional que tanto merece esse Gigante pais . Contamos com sua contribuição

  4. Sou grande admirador do Sr. Juiz Sérgio Moro. Gostaria de vê-lo na Presidência da República. Temos uma rede de admiradores por todo o País. Sinônimo de competência, honestidade. Não deixe de se candidatar, o Brasil precisa de sua atenção !

  5. Sobre a ação contra o Senhor em Sta.Maria,RS. Estou com o Senhor, nunca participei de vaquinha on line pra dar dinheiro pra político nem recebi favor ou dinheiro de político ou via ONGs. Mas se tiver que pagar, pagaremos juntos. Pode ficar tranquilo Doutor.

  6. É inaceitável os caminhos que tomou a terceira via. Sérgio Moro vem pontuando sempre a frente dos demais da terceira via nas pesquisas e aparentemente nem terá a oportunidade para apresentar seus projetos para o Brasil. A alegação de que a maioria dos governadores não o aceitam é muito frágil para impor a continuidade da bandalheira política. Se isto acontecer é sinal que estamos perdidos.

  7. Chega da cretinice, da corrupção bolsolulista e da falta de projetos para o Brasil realmente crescer e ser mais justo. Moro 22!!

  8. Moro, meu candidato. O Brasil precisa de um mandatário que pensa, que tem coragem e determinação, que acredita nas instituições e que põe em prática a pela justiça.

  9. Sr. Moro O aluno de escola pública tem hj o q Deus pais não tiveram, a maioria tem material escolar, uniforme, merenda, horas na escola. Seus pais estão satisfeitíssimos. Eles não são os melhores a falar da escola. Fale com um especialista, professor, estudioso, q veja a gravidade de um aluno chegar ao 9o ano sem saber ler com fluência, sem saber as quatro operações. Boa sorte!

  10. Já falei mais de uma vez e volto a repetir: se você Moro for candidato à presidência meu voto será seu, sem pensar duas vezes.

  11. Parabéns Moro ! Agora é a guerra contra o Sistema para a Vitória em outubro! Força Moro, estamos juntos!

  12. Na Crusoé ou no O Antagonista, sigo firme acompanhando e lendo suas pertinentes análises e reflexões. Avante, Moro 🇧🇷!

  13. A coluna de do dia 22 de fevereiro não foi disponibilizada ( ? ). Um candidato a Presidente tem que " puxar a fila ". É carreira solo para obter votos. Se eleito aí sim, não faltará quem queira aproximar-se do guardião da " chave do cofre ". Se mendigar apoio de figuras manjadas terá imagem fraca. Será um candidato medíocre. Como diz o adversário. Só ganha corrida quem acelera na frente.

  14. MORO deve se preparar para uma boa performance na TV. Após 15 dias de propaganda eleitoral saberemos o potencial da candidatura. Até lá os eleitores não sabem o que MORO quer fazer como Presidente. União Brasil seria cavalo de troia.O compadrio Odebrecht - Oas ( Metha- Novonor ) é longevo. A performance na TV é de suma importância para impulsionar a candidatura É preciso dizer o que o eleitor que ouvir Como sabê-lo ? sociologia ?

  15. Parabéns Moro. Ótimo artigo. O Brasil precisa renovar a polícia com mais participação e engajamento da sociedade. Enquanto tivermos a maioria políticos sem a mínima qualificação que não sobreviveriam no mercado privado para fazer negociatas só benefícios a si próprios o Brasil vai continuar a ser comandado por corruptos e espertos. O ideal seria eleições para deputados a cada dois anos tal como nos Estados Unidos. A chave para o transformação do Brasil é a edução.

  16. Dr.Moro! O pacto do diabo entre Stalin e Hitler visava muito claramente a definição de parceria com o objectivo de aniquilarem o restante da Europa para depois se acertarem! Tal qual o Larapio e o Mico!O Mico é carta fora do baralho pois é o que de pior se produziu neste Brasil e o Larapio já provou que em 14 anos de seus governos nada melhoraram ..na verdade só afu daram o Brasil!Dr Moro pise firme o Brasil precisa de mudar

  17. Precisa chamar a População pra Governar Juntos via Plebiscito. 1) FIM DO FORO PRIVILEGIADO. ( SIM) /( NÃO) 2) PRISÃO EM 2ª INSTANCIA . ( SIM) / (NÃO) 3) ESCOLA INTEGRAL 7 as 17 hrs SIM) / NÃO) 4) FIM DA APOSENTADORIA ESPECIAL PARA POLÍTICOS. . ( SIM) / (NÃO) 5) PROIBIDO PARLAMENTARES VOTAREM EM CAUSA PRÓPRIA 6) NOVO STF com Membros votados pelo MP, Judiciário e de Caráter Ilibado . Proibida indicação pelo PR . ( SIM) / (NÃO) 8)Corrupção crime Hediondo ( SIM) / (NÃO) Todos na Rua !

    1. Apoio!!!! Costumo falar pra minha esposa, o presidente nao quer apoiar pauta anti-corrupção, veja o que temos, um fiasco e retrocessos! Ja na questão de armar a população ele sim apoia! Que temos mais e mais gente armada!!! O presidente querer é o ponto principal para que algo ocorra! Com Moro na presidência seremos nós e ele lutando por estes pontos que vc descreveu!!! Moro 2022

  18. Doutor Moro, concordo com sua posição e estratégia, lato sensu, mas continuo firme na minha opinião de que as classes C e D, devem ser informadas intensivamente dos danos reais que a corrupção e o desgoverno provoca na sua, já baixa, qualidade de vida, conforme já detalhei no arrazoado enviado à sua campanha, através de dois senadores do Podemos.

  19. Há décadas o objetivo da educação pública é que o povo não tenha senso crítico,não saiba avaliar o quanto de verdade a educação pública deveria ser eficiente, proporcionando que cada sujeito conseguisse perceber que está sendo manobrado como uma manada.Manter o povo ignorante é uma manobra e por isso penso que nem os pais dessas atuais crianças, consegue avaliar o estrago que foi produzido.O reflexo disso é este monstro gehnocihda q está no poder e os que estão a sua volta o mantendo onde está.

  20. coerência, conhecimento, respeito, honestidade esse é o meu candidado. penso que ele deve ser a favor da reeleição. Muito o que se fazer e o crescimento econômica só se manterá com uma política de continuidade.

  21. Nossas instituições foram confiscadas por um bando de criminosos que saqueiam $ público. Vivem disso e não vão entregar o osso. Acabar com isso vai dar trabalho.

  22. EXCELENTE ARTIGO. ACERTOU NA "MOSCA" DOS PROBLEMAS BRASILEIROS. UMA PENA QUE O BUHRRO POVO BRASILEIRO NÃO VAI LER OU SEQUER ENTENDER ESSE ARTIGO POIS OS POLÍTICOS QUEREM O POVO BHURRO PARA MELHOR MANOBRÁ-LO.

    1. Tive a dúvida, penso que porque em O Antagonista os artigos podem ser compartilhados, grande sacada, gostei

  23. Perfís =s : E Ness , Thomas Dewey , Rudy Giuliani , Di Pietro não chegaram à Presidência... MORO tem que ser direto , agressivo e polêmico pois conhece muito sobre nossa degradação social , moral, econômica e política. CC5 , Cast de areia , Mensalão , lava jato , estão apagando-se da memória coletiva e a contrainforamação está " ofuscando " Moro. Aquí é no grito; desde o Ipiranga...

  24. para mim continua sendo.. é a corrupção estúpido !! com o alto grau de abstenção nas última eleições, qualquer candidato que saiba mostrar seriedade e condições de combater a safadeza do judiciário e a corrupção generalizada vencerá as próximas eleições. por isso você tem total condição de ganhar ! estou contigo ! se você não se candidatar, nem sairei de casa para votar. só saio de casa para votar em você e em quem indicar. você me representa! se cuida, abraço!

  25. Cada vez gosto mais das ideias e projeto para o Brasil trazido por Moro. Provavelmente será meu candidato, pois não consegui aceitar a volta do Lula e sua tropa, como também da permanência do desastre chamado Bolsonaro.

  26. BELO TEXTO DR. MORO. AINDA TEM GENTE QUE DIZ QUE VOCÊ NÃO TEM PREPARO. SUBSTITUINDO AQUELE BOÇAL DO PLANALTO VOCÊ É TRILHÕES DE VEZES MELHOR.

  27. PARABÉNS AO PRESIDENTE MORO, POR EXCELENTE ARTIGO PUBLICADO. NÃO TENHAMOS DÚVIDA DE SUA SERIEDADE E DE SEU PROGRAMA DE GOVERNO. VAMOS EM FRENTE, BRASIL AO SEU LADO.

  28. Parabéns Dr. Sérgio MORO, estas propostas devem ser divulgadas para todo o Brasil. Força na campanha, estamos contigo. Avante Brasil, rumo a modernidade!

  29. Sugiro que , excepcionalmente, esse artigo, excelente, seja liberado para nao assinantes. Isso contribui para a divulgação das ideias de Moro.

  30. Parabéns Sergio Moro. Seus Artigos estão cada dia melhores e mais claros. Entendo, entretanto que você deva dar mais ênfase à melhoria da qualidade de nossa Educação básica. De resto, torço muito pra que você tenha muito sucesso na política, o Brasil está muito carente de lideranças sérias e compromeridas como você.

  31. Moro, parabéns pelos seus artigos, sempre muito esclarecedores, desejo ainda mais sucesso no Antagonista. Em relação a sua entrada na política, foi algo muito importante para o amadurecimento político do Brasil e tenho certeza que você irá crescer muito nas pesquisas e irá para o 2º turno com Lula e vai ganhar a eleição. Que Deus proteja você e sua família sempre. muito obrigado por ter aceitado este GRANDE desafio, mas é como se diz: "é nas tempestades que conhecemos os grandes navegadores.

  32. Moro, uma coisa é o livre-empreendedorismo (o qual tem que ser estimulado por meio de simplicidade de regras nas declarações à RFB quando da intenção de abrir ou fechar empresa); outra coisa são o “livre-mercado e a livre-competiçào”, em geral usados para disfarçar e justificar o favorecimento de grandes negócios, por meio de leis especiais, vantagens e até contratos generosos de financiamentos públicos e Refis com os gigantes donos do tal “mercado”.

  33. Agradeço imensamente seus artigos ,nunca deixei de lê,na nova caminhada que vai ser brilhante ,nunca esqueça da sua experiência na Crusoé,que todos gostamos ,agora reúna servidores públicos, da saúde ,gente da classe A B C , aposentados etc .

    1. Bom dia.....Sr. Moro Excelente colocacoes, as dificuldades serao grandes....face a instrutura politica atual......é necessário gente do seu quilate, foque com enfase na EDUCAÇÃO Sistema integrado...precisamos tirar o jovem do processo marginalizado virgente....fortaleça sim, as instituicoes......so assim teremos o país forte e racional, participativo, inclusive as pessoas. ate a vitoria.

  34. É isso Moro! Mas num país como o nosso com grande parte da população não tendo o que comer, é difícil que as pessoas ajam com a razão. As pessoas no geral aceitam o roubo pelos políticos. Político bom é o que dá a cesta básica em dia, afinal "todos roubam mesmo". Conto com a sua vitória nas eleições para presidente, mas será difícil consegui-la. Somos reféns da nossa própria miséria e populistas como Bolsonaro e Lula são experts em tirar proveito disso.

  35. Na mosca! As ideias parecem ótimas, mas há muito que melhorar na forma de passá-las à população. De momento, meu voto é claro e óbvio: Moro 2022.

  36. Lamentavel que uma abordagem desta ainda nao tenha tido uma divulgacao na imprensa seria brasileira alem da Crusoe, por que sera! Esta abordagem nao tem ideologia partidaria alem do interesse em beneficiar a nacao brasileira com acoes dignas de estadista que esta imbuido de objetivos patrioticos de fazer o melhor par a nacao e seu povo, claro que haverao analises, sugestoes e detalhamentos de cada pauta de cada tema, mas em linhas gerais, MORO esta muitissimo bem assessorado e com apoio do povo.

  37. Excelente abordagem. Não entendi como não há repercussão das mesmas por formadores de opinião da imprensa. Penso que isso demonstra como imprensa está amarrada ao pensamento polarizado mas com tendencia a esquerda

  38. Moro, vá firme que o Brasil de bem está contigo! Ajudei Na campanha de Bolsonaro pois no início havia acreditado nele, mas me comprometo em trabalhar o triplo para eleger alguém como você, com caráter! Sem caráter qualquer político se corrói. Preciso concordar em uma coisa alardeada por Bolsonaro: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Você traz a verdade contigo e certamente hasteará as bandeiras corretas no Planalto! Boa sorte e conte conosco!!

    1. Conte conosco e tenha perseverança. É o que nós resta deste Brasil à deriva.

  39. Parabéns pelo artigo, como é bom ler conteúdos que nos fazem sonhar um pouco ainda, ver um país estilhaçado como nosso, ver de um homem público que fostes, essa ideia holística de governança. Precisamos gastar energia para tentar abraçar mais brasileiros que defendam essa causa, essa ideia. Moro 2022.

  40. Dr.Moro, espero que não desista do Brasil, na campanha presidencial vc será acusado de traidor por uns e de parcial por outros, muitas mentiras serão ditas a seu respeito, mantenha-se sereno para não cair nas armadilhas desses profissionais da corrupção. Meu voto é seu.#MORO2022.

  41. A sua ida para O Antagonista pode ser uma boa sacada, pois lá você vai atingir público muito maior, dando mais visibilidade a sua campanha. Parabéns!

  42. Sentirei falta dos seus artigos. É muito importante escutar as pessoas antes da conclusão do plano de governo e seria muito bom que houvesse um meio de comunicação para que as pessoas possam contribuir com ideias e experiências, dentro de cada área. Obrigada por ter resolvido vir ao Brasil nos livrar do Bolsopetismo! 🙏🏼😊🤗

  43. Gratidão Dr Moro, lucidez, conhecimento, sendo de dever, firmeza de caráter e profundo respeito á nação e aos nossos genuínos valores democráticos. O Sr tem meu voto. Que Deus o abençoe .

  44. Obrigado Moro pelos artigos publicados aqui, lintodos. Mas nós encontraremos em O Antagonista, ambos veículos produzem conteúdos de alta qualidade, sem político de estimação.

  45. Obrigada, Sr. Sérgio Moro, pelos seus artigos. Sentiremos falta da sua visão transformada em palavras aqui. Mas continuaremos seguindo seus passos e dando apoio ao senhor e sua família. Em oração pelas próximas eleições. Conte com meu voto

  46. Gratidão Crusoé, também. Quando vi Dr. Moro deixando o país, senti um vazio que só a descrença na humanidade preenchia. Os artigos do Dr.Moro, apesar de não entender tudo pelo grau de erudição técnica judicial, estavam ali, palpável com suas e nossas crenças . Felizmente pudemos manter acesa a luz no fim do túnel, para o retorno do único presidenciavel crível, Dr. Moro. Não descansarei enquanto não vê-lo colocando toda sua competência por este Brasil sonhado pelo meu Pai e por todos nós.

  47. Monte um time de primeira para lidar com o congresso e senado, é importante já ontem, estar minando aqueles políticos cabeçudos, "pouca cuca", que não enxergam um palmo do nariz (socialmente falando). importante ver o desenvolvimento das futuras gerações que vão empreender o crescimento sustentável, tem que criar bases sólidas e comprometidas com tal idéia. No resto, é fazer.... ativar ações..... e fazer o BEM...

  48. Álvaro Muito bom diagnóstico, porém só pode ser colocado em prática, se tiver o apoio do Congresso e por isto precisa se preocupar e trabalhar pela qualidade da eleição do mesmo em 2022

    1. Perfeito DR SÉRGIO MORO! Só lembre, que o Brasil é como é desde Pedro Álvares Cabral. Quando Pero Vaz De Caminhas pidiu a impunidade para seu genro e mais um cargo para ele. É Hora de fazer aliados e não inimigos. Por tanto vai minha sugestao: Passe uma regua em tudo o que aconteceu do descobrimento do Brasil até Dezembro de 2021. assuma este compromisso no se plano de governo e a partir de 2022 tudo será investigado. Vais te surpreender de quantos aliado conseguirá. Este é o único caminho.

  49. Será importante escrever para O Antagonista! As instituições são desrespeitadas continuamente, por gente q nem dimensiona o significado de ser representante dessas entidades. É angustiante.

    1. Concordo. O Antagonista é o único veículo que dará publicidade a tudo de positivo que o Dr. Sergio Moro representa. ... Tem uma reputação ilibada. ... Temos O Antagonista para expor as VERDADES.

  50. Moro terá o meu voto e da esmagadora maioria dos leitores desta revista. Acerca do que diz aqui, foi publicado no Portal Tese Jurídica o artigo "Democracia: o império da lei ou do voto? de autoria desse comentador. Namastê!

  51. Obrigada por este seu último artigo na Crusoé. Que seu trabalho e esforço nestes próximos meses sejam coroados de pleno êxito! Muita proteção hoje e sempre para o senhor. Siga sempre sua intuição, a primeira que lhe vier ao coração e à mente: ela não falha nunca. Ouça-a sempre. Siga-a. E não morda as iscas traiçoeiras jogadas por seus adversários com o intuito de lhe denegrir e rebaixar: o senhor é muito melhor do que cada um deles sozinhos ou juntos.

    1. Moro e sua equipe precisam engajar os apoiadores em sua campanha. penso que os moristas são de grande importância para trabalhar nessa campanha. Eu, por exemplo, já me coloquei a disposição , mas até o momento não obtive resposta.

    1. Moro presidente!Tirar o país das mãos desses corruptos e copiar as instituições de países que mudaram e cresceram!So assim temos a chance de dar uma GUINADA ainda nessa geração! De ver retorno dos impostos do Brasil que trabalha para os setores essenciais,acabar com a misériae crescendo economicamente!Acabar com privilégios e impunidade começando pelo vergonhoso foro privilegiado! Vamos sonhar com essa possibilidade Vamos trabalhar para que isso aconteça!

  52. Sérgio Moro será nosso presidente, mas não será fácil derrubar a esquerda, porque Bolsonaro fez tanta besteira que o povo ficou com saudade da esquerda.

  53. Blá,blá,blá,blá! Kkkk morninho traíra! Você não merece consideração! Ninguém gosta de traíra, nem os luladroes gostam! Então desiste! Você e uma decepção!! Antes de mais nada, não votei em Bolsonaro!

    1. Caro Globolixo! Vc simplesmente é Lixo! Não lê porque não sabe ou porque a cloroquina e a ivermectina correram seus neurônios! Moro colocou o Larápio na cadeia e denunciou o reis da rachadinha! Foi o único que enfrentou as maiores desgraças do Brasil depois da colonização Bom final de semana...Sr Record

    2. Tadim, anda bebendo xixi no café da manhã? Fala que agente manda 250g de café pra vc, rapaz.

  54. Moro, conte com o meu voto na sua disputa à presidência! Li e gostei de todos seus artigos na Crusoé. Sempre elegantes e direcionados para a solução dos problemas do Brasil, especialmente a corrupção. Continuarei lendo-o no Antagonista.

    1. Onde no Antagonista? Será que perdi alguma coisa? Achei que ele só escrevia na Crusoé

  55. Pensamento muito lúcido e cativante, Moro. Resta saber como fazer esses ideais virarem realidade, considerando o Congresso que temos. Para não falar do STF e do STJ. Esse é o grande problema a enfrentar. Se não houver solução para isso, suas palavras se perderão no vento....

  56. Boa sorte, Moro! Sei que vc tem a coragem, a integridade e a inteligência para dar uma chance ao “Bananão “ do Goiaba. Tem o meu voto e a minha torcida! Que Deus o proteja. Muito!!!

  57. o Que digo é que este artigo é excelente e acertava mas a maioria da população não entende metade das palavras que escritas. uma eleição é ganha através da comunicação. precisamos falar a verdade sempre de forme que se possa entender.

  58. Prezado Sergio Moro, saiba que serei seu eleitor mas gostaria de lhe sugerir algo. Sua competência é notória e sua índole é ética inquestionáveis mas lhe falta um atributo que todo político tem e é o segredo de todo marqueteiro. o Senhor precisar se divergir a uma praça de qualquer grande centro e aprender a linguagem.popular usada pelos vendedores de ervas, e falar igual ao homem da cobre. Ele vende o sonho isso atrae o povo. promessas. pense nisso. estaremos juntos tem.meu voto.

  59. Nos traz esperanças em um futuro melhor ouvir um líder inteligente, culto e com grande personalidade. Um verdadeiro estadista.

    1. Agora compara a postura com o pinguço e o rei da Cloroquina. Não merecemos isso né não?

  60. Obrigado Ⓜ️MoroⓂ️ pela coragem que sempre teve e agora se apresentando para ajudar a tirar o brasil das mãos dessa minoria que tomaram as instruções. Essa luta não é só sua, é do povo brasileiro honesto e trabalhador, é minha. Pode contar comigo. #Moro2022

  61. O senhor está correto. Espero que consiga traduzir suas reflexões para o povo mais necessitado de itens de consumo básicos. Aí sim, poderá ter chances reais de ganhar a eleição. Bom trabalho e boa sorte!!

  62. Moro é a única solução para o Brasil nesta eleição. Mas nós seus apoiadores precisamos divulgar suas propostas por todas as formas ao nosso alcance.

  63. Suas ideias para a economia está precisas e alinhadas com o que há de mais avançado na ciência econômica. Parabéns pela competência e obrigado pela coragem! Moro 2022 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. A unica opção que poderá tirar o pais do buraco é SÉRGIO MORO 2022 .

  64. AGRADEÇO PELA SUA CORAGEM EM LIDERAR ESSE NOVO COMBATE AO CRIME INSTITUCIONALIZADO QUE DE MANEIRA INTELIGENTE TEM FEITO POIS É NESSA ARENA QUE TRIUNFARÁ E NÃO ESQUEÇA TEMOS QUE BUSCAR INCANSAVELMENTE O IMPÉRIO DAS LEIS ONDE TEREMOS "UMA SÓ JUSTIÇA SOB A LEI PORQUE NINGUÉM ESTÁ ACIMA DELA", E ESSE COMPROMETIMENTO COM A VERDADE FARÁ A DIFERENÇA EM BUSCAR SEMPRE O MELHOR PARA O NOSSO PAÍS. O AGRADECIMENTO É DE ALGUMA FORMA A ESPERANÇA DE QUE TUDO DARÁ CERTO NESSE NOVO COMPROMISSO. CONTE CONOSCO🚔

  65. Estarei lhe acompanhando sempre, assinei o Combo somente para acompanhar seus artigos, mas agora continuarei acompanhando nas suas redes sociais. Trabalhando muito para ajudá- nesta jornada que se Deus quiser serás vencedor.#Moro2022

  66. Herói é o termo atribuído ao ser humano que executa ações excepcionais, com coragem e bravura, com o intuito de solucionar situações críticas, tendo como base princípios morais e éticos. Moro é o único herói brasileiro que eu conheço.

    1. Oi Silvia. Perfeita definição de Herói. Infelizmente no Brasil temos tão pouco. Hoje nosso herói é o grande Sérgio Moro como muito bem definido. Sérgio Moro Presidente. Vote 19.

  67. acompanharei suas escritas ,seja na Crusoé ou no Antagonista, na certeza que em 2023 sua "pena" estará escrevendo uma nova história no nosso Brasil !!!

  68. Sua "pena", seu caráter e sua disposição para mudança, vão ser os porta vozes de quem realmente quer um país mais decente e próspero.

  69. Psicologia Social: Adjetivo negativo é perigoso. Sábio não pronuncia. MORO quando fala dirige-se ao " homem comum " ( Povo ). Interpretar texto é saber raro entre nós. Distorcê-lo é prática costumeira. Perguntado: O que nos atrasa como Povo ? Resposta: ( neste contexto a epígrafe ficaria desagradável ). Para o difamador um " pingo é letra ". kassab falou " Vagabundo " inventaram que referia-se a um feirante. Os votos sumiram...

  70. Sucesso Moro ! O país precisa de sua contribuição ! Precisamos um caminho de racionalidade e inspiração !!! Sucesso !!! Vamos contribuir para que esta jornada comece a nos colocar no rumo certo.

  71. Perfeito, Sergio Moro! Por isso terá meu voto. Será eleito Presidente do Brasil em 1° turno. Vou sentir falta da sua coluna, sempre impecável.

  72. Os brasileiros de bem não se deixarão levar pela esperteza de Lula, Bolsonaro e seus comparsas. A luz prevalecerá sobre as trevas. "O mundo não é dos espertos. É das pessoas honestas e verdadeiras. A esperteza um dia é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as próximas gerações. Uma corrompe a vida; outra enobrece a alma." (Chico Xavier) Estamos juntos nessa luta. Sigamos em frente! SERGIO MORO Presidente 🇧🇷 Pedro Geraldo

  73. Fico me perguntando se algum dia o Brasil fará a opção por um candidato como SMoro. É de um nível tão superior aos demais que fica difícil comparar. Que Deus tenha piedade desta nacao...

  74. Sucesso na sua empreitada política. Espero q eu seja o presidente, se isto não acontecer desta vez, espero que vários parlamentares sérios sejam eleitos na sua esteira. Abraços!

  75. Sr. Moro, mais uma vez acertou em cheio, no alvo. Diga isso ao povo brasileiro, de forma simples e clara, e ele entenderá. Seja forte pra lutar contra "eles". Haverá contra-ataques. Ninguém desiste de um butim enorme destes.

  76. Fico satisfeito em saber que toda a população terá acesso a seus excelentes e pertinentes textos. Deixo claro, além disso, que não me importo de pagar pela revista e ver o conteúdo distribuído gratuitamente; ao contrário, é um serviço ao país.

  77. Olá Moro, segue uma "quase barbada"... Assuma o compromisso de acabar com a reeleição e convide o Dória para vice.

  78. Meu voto é seu, tenho esperança e confiança de uma retomada de rumo, mas sei que não será fácil.O jogo é bruto, armadilhas mentirosas e maldosas estão sendo armadas para desmoraliza-lo, mas siga forte.Quem enfrentou o sistema, instaurou a Lava Jato e prendeu corruptos, tem tudo para ser eficiente e habilidoso. Boa sorte Moro, se depender de nossa vontade, será nosso presidente!

  79. A participação das universidades no processo de formação dos profissionais é uma vergonha principalmente nas áreas de educação. Mudar!

  80. Dizer o quê? Moro fez uma síntese dos problemas brasileiros e elegeu o desrespeito às instituições como o maior entrave ao desenvolvimento sustentado do país. Sua abordagem apesar de sintética é esclarecedora, parabéns senhor presidente!

  81. Já que esta será a última publicação de um artigo, sugiro que a Crusoé de comum acordo com a Editora Sextante publique semanalmente trechos do livro "Contra o Sistema de Corrupção". Confesso que acompanhei bem de perto o desenrolar da Operação Lava Jato e já tinha me esquecido de vários assuntos, que são tratados no excelente livro. A memória é curta e a História é contada por quem a faz. Parabéns Sérgio Moro.

    1. Sugestão de Gênio: " Sir " Charles Dicksen , escritor Inglês , atingiu popularidade excepcional publicando em capítulos semanais , histórias que transformaram-se em Obras Universais. Moro será guardião do tesouro nacional e propulsor de desenvolvimento. Conhece as " veredas tortuosas " da política , tem cultura geral e jurídica , passado limpo e sabedoria para navegar sem colisões; se não mudar...

  82. Quanto as instruções: Processo de seleção antiquado e obsoletos Falta de planos de cargos e salário Equanimes Equidade é a palavra chave para reduzir os disparates de níveis salarial e as corporações no serviço público . Acabar com os " cargos comissionados" o que fazer não sei mas sei que não funciona. Estabilidade tbem tem que acabar . Implantar regime de meritocracia .

  83. Ruim com nossas instituições, pior sem elas. Não teremos outro mandato do Bolsonaro, ele já era. Mas o retorno do ex-presidiário Lula, será muito ruim para o Brasil. Fora ser um corrupto, Lula é caquético, sua visão de mundo não saiu dos anos 1980. Em Economia não se toma decisões olhando somente pelo retrovisor. Nenhum país aguenta tantos erros seguidos, vide a Venezuela. O PT já tem um plano para os pobres, o de torná-los ainda mais pobres. Moro Presidente 🇧🇷

  84. Moro vou lhe dar uma sugestão. Aceite-a ou não, mas saiba que pode fazer alguma diferença ante o “mesmismo” de campanhas. Abrace pra valer o seguinte lema : EU SÓ QUERO UM MANDATO, PRA MUDAR O BRASIL!.. é isso..

    1. Putz grilo, o Alvaro voltou e voltou com opinião diferente acerca da candidatura do Moro. Agora já admitindo e até sugerindo "slogan" à campanha do Moro para Presidente. É isso aí, Alvaro, o Senado, como você sugeria antigamente, é muito pequeno para a estatura moral, ética e intelectual do Moro. "tamo junto!" Moro Presidente! Em tempo: concordo com a proposição do seu "slogan" à campanha presidencial do Moro. Fraternal abraço!

  85. "O juiz Sérgio Moro foi um grande juiz", disse o ministro do STF, Marco Aurélio, em seu voto, naquele dia fatídico, no qual a Segunda Turma do STF o julgou com o fígado, considerando-o parcial. Um absurdo, uma vergonha. O senhor tem sido muito atacado por ser o candidato da 3a via, que tem chances reais de chegar ao segundo turno. Faça lives Dr Moro, ñ só para se defender de mentiras infames, mas também para detalhar melhor as suas propostas para o Brasil e estar mais próximo das pessoas.

  86. Primeira providência lá no Antagonista, é melhorar a qualidade do site, está muito difícil ler qualquer noticia no meio de tanta propaganda cobrindo os textos.

  87. Quando as pragas não são combatidas, naturalmente ou artificialmente, devoram e devastam tudo. No Brasil a Praga da Corrupção além de não ser combatida é protegida. Azelite, principalmente a pública, diz que combater a "Praga da Corrupção" prejudica a economia e os pobri.

  88. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  89. Eu acredito na mudança, quando ela é feita sem ódio. Você é um cara novo, deve sonhar por um país melhor para seus filhos. Eu ainda sonho para minha filha que está no mercado lutando para sobreviver neste país que não valoriza os Profissionais, os que estudam, onde um legislador gera uma despesa na cada dos milhões para o país em detrimento de melhores condições e oportunidade para quem gera emprego e para quem faz parte de setores que geram riquezas. Pé no chão e seja sempre honesto!

    1. Mário .. o ódio nada mais é que um amor violento .. é grave erro estigmatizar o ódio cuja energia pode construir até mais quer um amor sem rumo ou sem objetivo desde que líderes competentes o transformem na boa mudança ou em algo novo .. muitos confundem e usam mal o duro substantivo.

  90. O AMADORISMO PERDEDOR ... há meses canto que Moro será senador e terá asas cortadas ao imperium pela quadrilha sua algoz e tentáculos prontos para degolá-lo se crescer .. se insistir só um projeto de reestruturação nacional foco no mercado interno elevando a renda do povo e uma nova constituição já que esta fede de tanta podridão inviabiliza o país e infelicita a nação .. Moro se salva no Senado livre da sanha da quadrilha . sem um líder o povo já cheira o lixo nos qual já chafurdamos todos.

    1. .. quem leu Saramago Nobel de Literatura despreza sintaxes a comunicação é o maior objetivo de uma língua . digo que Moro tem de ser diferente elaborar um projeto de reforma plena do pais voltada ao povo e isto passa pela valorização do trabalho com reform desta constituição estúpida que levou o pais ao lixo . foquei nos maiores problemas do país apenas isto mas há uma guerra suja em curso e o povo sequer percebe . uma quadrilha aparelhou o sistema e esta guerra terá graves consequências.

    2. Me desculpe, é muito difícil entender o que você escreve. Parece ter alguma lógica e lucidez em suas palavras, mas falta gramática e pontuação minimamente correta para torná-las entendíveis.

    1. Dr Sergio Fernando Moro precisa rodar o país em campanha. ... Também não escreveria um texto qualquer, sem a maestria que lhe é peculiar.

  91. Isso infelizmente é o que a massa popular não enxerga, que políticos populistas , não vão mudar nada, só mentem durante a campanha, depois fica tudo pior a cada mandato! MOLUSCO LADRÃO e MINTO negacionista, são um mal enorme!!!

  92. Bem q o teu projeto de governo poderia incluir a alternância de ministros do STF, estabelecendo mandatos e o retorno de seus membros às Varas de origem. O q se desprende da atuação do STF é servilismo às causas q garantem a continuidade das regalias do "sistema"

  93. Sinto que a cada artigo você está mais seguro e mais Presidente, mais conhecedor e mais competente é quase impossível não vir a ser o nosso Presidente. Será, e a cada dia ficará mais evidente.

  94. Quais leis voce gostaria de mudar? Quais leis que ja existem e que nao estao sendo cumrpridas? Por culpa de quem nao estao sendo cumpridas?

  95. Sempre alguém na midia que abrange também alguns ditos independentes relatam que ninguém tem projetos para o país. Essas propostas descritas do ex-juiz Sérgio Moro desmentem por completo tal afirmação. Agora, vamos por uma caneta Bic nas mãos do Drácula e do Lúcifer para medir o tamanho da incapacidade reinante o outro lado do muro. Boa coisa não vai sair dessas mentes brilhantes sem uma ajudazinha do pessoal ávidos por cargos no governo.

  96. Sentirei falta das suas colunas na Crusoe, mas tenho certeza que será para um bem maior. Lutaremos juntos! O senhor tem meu voto, o senhor tem meu humilde boca a boca em prol da sua candidatura. MORO 2022

  97. É enorme a diferença entre o Moro e os outros dois oportunistas populistas que pretendem o mesmo cargo. Dia e noite; céu e inferno; Ferrari e bicicleta, etc. É nosso dever ter no mínimo a capacidade de ver a diferença absurda no impacto que cada um pode oferecer para o futuro de nossos filhos e netos. Devemos lutar com o que for possível para não deixar passar a oportunidade de ter Moro na presidência e de nos livrar da tragédia anunciada que é Bolsonaro ou Lula, o ex-presidiário.

  98. Isso. Moro Presidente. A única opção digna para o Brasil. O desafio é escolher um vice estratégico, ideal seria uma mulher negra e do nordeste para competir com o ex presidiário, Marina Silva, Joaquim Barbosa. Mas se não for possível, então Simone Tebet ou Luciano Bivar, que é nordestino. Parabéns Sérgio Moro. O diferencial seria propor ensino integral e com metas. E metas no SUS para exames etc

    1. Adorei essa frase! Vou fazer um adesivo é colar no meu carro. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  99. MORO PRESIDENTE MORO PRESIDENTE MORO PRESIDENTE MORO PRESIDENTE MORO PRESIDENTE MORO PRESIDENTE MORO PRESIDENTE, do fico triste que foi o último dia na Crusoe!

  100. Uma luz clara no fim do túnel: Moro Presidente. O atual está provando ser inadequado para o cargo; o outro, réu em suspenso...dispensa comentários. Lúcido, sensato, inteligente: voto em Moro Presidente. Libero o mote para a campanha .

  101. Concordo com as propostas. Resta saber como atingi-las sem apoios das " instituições ", mormente dos 2 outros poderes. Como pretende convence-los a apoia-lo? Como atrair o "mercado? Como trazer a cooperação dos meios de comunicação? Como fazer a sociedade confiar nos seus propósitos? Como combater os assassinatos de sua reputação por parte de seus desafetos? Como atrair apoio popular? Como conquistar regiões onde seu nome não é conhecido? Mister é o pragmatismo! Melhore a campanha!

  102. Em novembro de 2022, terei muito prazer de ler Sérgio Moro nos comunicando que deixará de escrever para O Antagonista. O motivo? Estará muitíssimo atarefado em sua nova ocupação.

  103. Já há tempos venho dizendo que está nascendo um grande estadista, não errei. Muito obrigada pela sua presença na Crusoé, continuarei a acompanhá-lo no Antagonista. Acredito que o senhor já esteja preparado para os robôs, quadrilhas, manadas que atacam por lá, não se desvaneça, enfrente, em frente.

  104. Continue fazendo" a coisa certa". Opino (com base auto referencial nessa temática) que seu esboço de proposta de combate à Fome Endemica/Desnutrição está difusa. Nos gov. militares, de formulação central o Pronan II (Programa Nacional de Alimentação e Nutrição) foi o mais transversal e aproximado à esse enfrentamento: Não foi implementado in totum, FHC fechou o INAM, Inst. formulador e gestor da política Nacional de Al. e Nutrição do Ministerio da Saúde.

  105. ...velha politica de cooptacao, leia-se compra de apoio no congresso e caiu em desgraca com todos que esperavam nele o fim da corrupcao via lavajato e outras acoes de combate a roubalheira. Agora segue em frente com os Valdemar mensaleiro Neto, os Ciro Nogueira, os reis Artur Lira e todo tipo de corrupto dos quais ele se tornou refem por opcao, agora que ja acordei, vou viver a realidade. Nem Lula e seus 300 ladroes, nem Bolsonaro e sua familicia. Moro, unico 3a via que nao mais do mesmo.

  106. Tive um sonho. Sonhei com um pais democratico, justo para todas as classes sociais e prospero em decorrencia de cidadoes trabalhadores e de homens publicos responsaveis e politicos estadistas na concepcao da palavra. Acordei, e logo me dei conta do pesadelo, estava no Brasil. Brasil de Lula e seus assecclas com seu PROJETO CRIMINOSO DE PODER, muito bem definido pelo ex ministro do STF Celso de Melo. Vencido por aqueles eleitores contrarios a este insano projeto, eleito Bolsonaro, 100% contra a..

  107. Parabéns Crusoé, por ter convidado Sérgio MORO para articulista de sua revista. É uma pena que tenha chegado ao fim, mas fiquei feliz com a notícia de que continuaremos a ler as matérias no Antagonista. O meu MUITO OBRIGADO e conte com todo o meu apoio. MORO PRESIDENTE 2022!!!!!

  108. Finalmente um candidato mental, seguro, civilizado, humanitário... Senso de "JUSTIÇA SOCIAL", equilibrado, educado, instruído e inteligente! Infelizmente, pouca gente no país enxerga isto, e acredita nos demagogos e/ou picaretas. ACORDA POVO!!!

  109. Mais claro impossível. Espero muito que você coloque esse projeto para funcionar e possamos colher a melhoria e crescimento do país que ele possa trazer.

  110. Futuro Presidente, um projeto de país, além dos partidos, precisa ser desenvolvido e alardeado para termos mais e mais adesões e pavimentarmos uma visão de futuro que leve o Brasil ao Progresso. Se me permite uma sugestão, precisamos simplificar a comunicação e falar aos mais humildes. O apoio popular é fundamental para acelerar o fortalecimento de sua candidatura. Moro Presidente, para um Brasil mais justo e decente! Abraços

  111. Estou contigo.Quando a caterva for agressiva seja agressivo também. Fale diretamente à maioria do povo brasileiro Use uma linguagem simples. O povão quer justiça, saúde e educação. Boa sorte!!!!

  112. Gosto da postura do Senhor (SM), desde a época do Alborghetti, que elogiava sua conduta como Juiz. Meu voto é seu. Mas, saiba escolher bem seu vice e demais acessores Não adianta pilotar uma Ferrari ou Mercedes com pneu furado. Gostaria que, em suas próximas colunas, informasse a estratégia para enfrentar o mecanismo federal

  113. artigo de estadista. Estarei em campanha por vc Dr. Moro. Espero que a maioria do povo brasileiro compreenda a diferença

  114. Um candidato diferenciado, com conteúdo e currículo, sabe fazer e não tem medo de situações complicadas. Meu futuro presidente

  115. Parabéns pela suas contribuições como articulista da Crusoé. O aparelhamento de instituições como o STF, PGR, STJ, TCU e PF tem que ser evitado. Presidentes capturados, como é o caso do Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro, só trabalharam pelo aparelhamento do Estado visando sua própria blindagem perante condutas criminosas e prejudicando o futuro do país. Contamos contigo pra romper esse padrão. #nemlulanembolsonaro

  116. Abalizado texto, com o qual estou estou de acordo. Moro é sem dúvidas a garantia de instituições fortes para garantir o desenvolvimento e estabilidade ao Brasil. O Brasil do bem apoia Moro!

  117. Fazer a coisa certa, do jeito certo, sempre! Por um Brasil JUSTO para todos! As instituições são um tema muito importante para recolocar o Brasil no rumo certo, mas tem-se que cuidar para não cair no corporativismo vestido de defesa de instituições como diversos grupos fazem! Foi um prazer lê-lo na Crusoé, continuarei a fazê-lo no O Antagonista!

  118. Moro, que Deus te proteja e te de muita saúde, precisamos de você, quando digo "precisamos" quero dizer o Brasil!! Grande abraço!!

  119. Muito boa proposta Moro. Desejo sucesso em sua dura e corajosa empreitada. Continuarei acompanhando seus textos no O Antagonista.

  120. Dr Sérgio Moro, Em suas promessas de campanha coloque como prioridade número um o fim das reeleições, já a partir de seu mandato. Proponha um mandato de cinco anos. A reeleição, com toda certeza, foi o que de pior aconteceu no país, a partir do governo FHC. A alternância do poder talvez seja o maior fortalecedor da democracia. E, certamente, a ideia será bem recebida tanto pela classe política como pela população em geral.

    1. Ele já escreveu sobre o assunto em sua coluna aqui na Crusoé.

  121. Excelente principio de campanha. As instituições não estão funcionando adequadamente. Vide esta porcaria de stf com seu cartola inescrupuloso , gilmar mendes.

  122. Obrigado Moro por todos seus artigos na Crusoé! Ansioso para continuar a lê-los no Antagonista! Eu e minha família votaremos em você para presidente!

    1. Acho que é para proporcionar acesso a um publico maior e que tabém gosta de noticia curta

  123. É uma pena Juiz Moro mas entendo o momento. Suas análises e comentários inteligentes farão falta. Obrigado pelo tempo que escreveu nesse espaço. Aguardamos novos pronunciamentos quando ocupar a cadeira da Presidência da República. Conte conosco. Parabéns à Crusoé e ao Antagonista.

  124. ... Atire pedra em todo cão que ladre, Dr. Moro. .. Precisamos resgatar as Instituições Civilizadas nos moldes de países como Inglaterra. .. Nada de Somália!! .. Estamos juntos.

    1. Uma pena ser o ultimo artigo!! Parabéns a Crusoé que nos deu a oportunidade de conhecê-lo melhor.. Parabéns pelo seu trabalho na lava jato e sobretudo pela sua coragem em seguir lutando. É hora de se desconstruir um pouco, infelizmente o nível dos seus concorrentes é muito baixo....Hora de atacar com argumentos, mas com uma linguagem mais popular sem ser xula como a deles...Firne com vc ou com quem vc apoiar. Boa sorte!

Mais notícias
Assine agora
TOPO