Ex-vice do BB é apontado como destinatário de propina de US$ 1,8 milhão

28.01.22

Em uma peça de 208 páginas, o Ministério Público de Portugal acusa o Banco Espírito Santo, um ex-portento do mercado financeiro lisboeta que na era petista lançou seus tentáculos sobre autoridades brasileiras, de desembolsar polpudas propinas em troca de um socorro de 200 milhões de dólares recebido do Banco do Brasil. De acordo com a denúncia, foram pagos nada menos que 1,8 milhão de dólares a título de suborno para que o aporte do BB para o banco português fosse aprovado. A procuradora portuguesa Olga Barata menciona entre os destinatários da propina o ex-vice-presidente do Banco do Brasil Allan Toledo. A propina, sustenta a denúncia, foi paga entre 2011 e 2012 por meio de um complexo esquema de lavagem de dinheiro que envolveu empresas e contas abertas no Panamá, na Suíça e em Dubai. Uma parte da proposta destinada a Toledo, diz a procuradora, foi repassada por meio de um cartão de um banco suíço emitido em nome da mãe dele. As informações da denúncia foram publicadas inicialmente pela revista portuguesa Sábado. Crusoé teve acesso a uma cópia da peça. Como não há nos autos provas de que os supostos crimes praticados por Toledo ocorreram dentro de Portugal, ele não figura no rol de acusados no processo aberto em Lisboa. Mas os documentos do caso foram enviados às autoridades brasileiras, para que seja aberta uma investigação também aqui.

Evelson de Freitas/Estadão ConteúdoEvelson de Freitas/Estadão ConteúdoAllan Toledo: dados de investigação portuguesa foram enviados para o Brasil

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. OLHA SÓ, ERA PETISTA!!! O LULARAPIO E SEUS QUADRILHEIROS EM CLIMA DE JÁ GANHAMOS, JÁ ESTÁ MONTANDO O SEU MINISTÉRIO. ABRA O OLHO POVO BURRO (PARTE!)

    1. O PT e o LULA tem bilhões de dólares espalhados por paraísos fiscais e ele vira com mais sede ao pote, ainda mais que já sabe como emparelhar o Estado para o seu interesse pessoal assim como o fez Bolsonaro. Pobre Brasil.

    2. MORO PRESIDENTE NO PRIMEIRO TURNO. UMA LAVA JATO EM CADA ESTADO BRASILEIRO, MAIS CADEIAS, MAIORES CADEIAS. AÍ TEM JEITO!!

  2. O Brasil é um ninho de canalhas, que roubam do mais alto posto dos 3 poderes até o estafeta singular dos Correios. País vergonhoso e imoral! Viva o Mongrel Complex!

  3. A máquina petista de assalto aos cofres públicos parece que não tem fim. O molusco, claro, vai dizer que não sabia de nada.

  4. Os petistas e a esquerda caquética e nojenta, estão achando que vão ganhar no grito. NÓS SABEMOS O QUE VCS FIZERAM NO VERÃO PASSADO. Esta matéria trás à tona a AMANTE DO LULA, a tal Rose Noronha. Qual foi o destino dos 25 milhões de euros abandonados no Banco do Espírito Santo? MORO 🇧🇷 X MECANISMO

  5. refrescando memórias .. o que tem a ver os milhões de euros levados em malas no Aerolula pela amásia da vez sra. Roze Noronha numa viagem do ladrão-mor a Portugal depositados no Banco Espírito Santo? certamente não era o quinto de El Rey ... ou era?

  6. Moro armou pro FBI e CIA de Portugal para recolonizar o Brasil pq não aguentam de vergonha da cria que geraram. Vai ser contratado pela Manuel & Joaquim e receber milhões.

  7. Que notícia linda! Quem diria! Parabéns pela matéria! Portugueses denunciando brasileiros… parece a volta dos que não foram… A Lava Jato e seus tentáculos 🦑 pelo mundo. Muito bom! Salve a força tarefa da lava jato! Kd o ministério público??? Bolsonaro calou! Por isso votarei em Sérgio Moro para presidente 2022.

  8. Se apurassem exaustivamente as tretas do Banco Espirito Santo, talvez achassem a causa principal de Lula tentar um novo governo para recompor suas finanças pessoais.

    1. E aquele dinheiro (24 milhões de EUROS) que esteve "paradinho" em Portugal - qdo a "Rose" acompanhou o molusco ? Ninguém mais falou no assunto.

  9. os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  10. Qual o problema? A corrupção foi institucionalizada e é aceita de bom grado no Brasil. Candidatos presos por corrupção podem ser tranquilamente eleitos presidentes da república. Não entendi a importância da matéria.

    1. os homens decentes não podem desistir do país PAULO vamos resistir .. pesquise aquele escândalo do Banco Espírito Santo onde milhões foram levados no Aero51 numa viagem do ladrão a Lisboa e ligue os fatos.

    1. Bem lembrado!!! Bons tempos!!! Que saudades!!! Bolsonaro acabou com a nossa imensa alegria!! Velhacos e criminosos se juntam : Lula e Bolsonaro. Dá-lhe Moro 2022!!!!!

  11. Essa é a única “notícia” da Crusoé de hoje que realmente acalentou meu ânimo. Lembrou velhos tempos com sirenes no alvorecer. Quem faz lavajato hoje é Portugal. E isso me deixou triste.

Mais notícias
Assine agora
TOPO