Carlos Fernandodos santos lima

Lula e a aposta na hipocrisia

04.02.22

O Brasil não é para principiantes”, disse certa feita Tom Jobim. Outros já também disseram que este não é um país sério. Essa última frase, erroneamente atribuída a Charles de Gaulle, mas na verdade de lavra do diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza Filho, poderia indicar o sentimento de “vira-lata” que impera em nossa população em relação ao próprio país, salvo quando o assunto é futebol.

Nunca compartilhei dessa visão essencialmente negativa do Brasil, bem como nunca aceitei o ufanismo tolo a respeito das inesgotáveis riquezas nacionais e do futuro glorioso que nos espera. Somos uma sociedade complexa, democrática e plural, mas que infelizmente espera do estado soluções que este não possui condições de oferecer. Assim, ficamos aguardando um futuro que nunca chega, justamente por não assumirmos o protagonismo de nossas próprias vidas e o preço de nossas decisões, e deixamos que uma classe política sem compromisso com o povo, diante dessa nossa inércia, aproprie-se do poder.

Entretanto, mesmo diante dessa realidade, os políticos ainda tentavam dissimular seus engodos com algum verniz de institucionalidade. Contudo, Lula e outros políticos, nos últimos anos, com apoio de uma imprensa incapaz de ir além de relatar um conflito de versões, perderam completamente a vergonha. Isso ficou mais evidente ao ver Lula descaradamente criticar a submissão do governo Bolsonaro ao Congresso Nacional. Ao fazer isso, Lula está chamando a nós, brasileiros, além de passivos e trouxas, de desmemoriados e ingênuos. A hipocrisia de quem esteve à frente de um governo que foi desmascarado por duas vezes, justamente por esquemas sistêmicos de compra de apoio parlamentar, em troca de permissão para que partidos e políticos roubassem livremente em órgãos do governo e estatais federais, ofende qualquer cidadão bem informado.

É verdade que o governo Bolsonaro capitulou ao Centrão, entregando-lhe a chave do cofre, num esquema de “legalização” dos pagamentos (mensalões) a políticos que vigoravam na época de Lula e do Partido dos Trabalhadores. Ambos, cada um à sua maneira, cederam à pressão dos partidos do Centrão.

Lula, que agora prefere se fazer de desentendido, pretendia àquela época transformar o Partido dos Trabalhadores na versão brasileira do Partido Revolucionário Instituciona mexicano, fazendo-o hegemônico por dezenas de anos. Não bastasse isso, Lula também sonhava, pois assim vê a si mesmo no espelho deturpado de sua consciência, passar para a história como o novo “pai dos pobres”, substituindo Getúlio Vargas no imaginário popular.

Lula, entretanto, ficou muito longe disso, pois hoje ele sabe que sua imagem perante o povo brasileiro está para sempre atrelada a escândalos de corrupção, inclusive pessoal, difíceis de explicar. Aliás, nem Lula, nem o Partido dos Trabalhadores explicaram ou pretendem explicar o mensalão ou a Lava Jato – quanto mais pedirem desculpas à população pela corrupção ocorrida, preferindo apostar na lógica da pós-verdade, em que a versão de perseguição política repetida inúmeras vezes, especialmente nas redes sociais, é o suficiente para se defender, mesmo que seja apenas para seu público cativo – e aqui cativo significa mentalmente escravo.

Hoje, contudo, Lula está distante daquele político hábil de sua campanha vitoriosa para presidente. Agora, Luiz Inácio é um homem alquebrado e vingativo, desesperado por ver que sua “santificação” não ocorreu – nem ocorrerá, mesmo que eleito. Ele e seu partido estão manchados pela mesma pecha de corruptos que por tantos anos tentaram colar nos políticos da direita, especialmente em Paulo Maluf.

Assim, o desespero de ver seu jingle de esperança – o “Lula-lá” – transformar-se em memes de “Lula-drão”, ou de seus simpatizantes nas redes divulgarem seus apoios em termos bem realistas – “roubou, roubou, mas deu emprego e universidade”, só mostra que toda a carregada maquiagem de estadista agora escorre por seu rosto, mostrando o grotesco e real Lula, um finório sindicalista, hábil nas velhacarias da política, pois completamente sem moral ou limites.

E é esse o Lula que costura agora com o Centrão os palanques nos estados, tornando Bolsonaro – merecidamente, diga-se – uma versão governamental do marido traído na sua própria cama, pois seu ministro da Casa Civil, a quem entregou mundos e, especialmente, os fundos, liberou o próprio partido – o Progressista – para apoiar Bolsonaro ou Lula, conforme a conveniência local. Aliás, Lula tem uma ótima relação com esse ajuntamento de políticos venais chamado de Centrão, pois foi justamente com eles que celebrou o pacto de corrupção que marcou seu governo.

A verdade é que Lula gosta dessa espécie de político – a que alguns da imprensa chamam de pragmáticos, mas na verdade são apenas pessoas vis, desonestas, infames e torpes. A alegria de sua foto com Renan Calheiros nesta semana, prenunciando a traição deste à candidata de seu partido – a senadora Simone Tebet – já anuncia que tipo de ministério Lula pretende formar em seu futuro governo. Até mesmo por isso já afastou Dilma Rousseff de qualquer participação em sua campanha ou governo, pois Dilma é considerada honesta, e isso, neste momento, é algo a ser evitado.

Todo esse espetáculo dantesco do atual momento brasileiro mostra que o problema de construção de lideranças éticas por nossa política é profundo. A versão conformista de muitos, especialmente de comentaristas políticos, de que a política é isso aí mesmo, esse sepulcro caiado em que escândalos são esquecidos após seus 15 minutos de fama, para serem novamente repetidos anos depois, um lugar em que desonestos e velhacos são tratados por excelência, quando na verdade deveriam estar presos, só confirma esse problema intrínseco de nossa democracia.

E ai daqueles que levantam esse tipo de discussão dos problemas de nossa democracia, como se livremente pensar no aperfeiçoamento dos mecanismos democráticos e eleitorais fosse a mesma coisa que hordas de bolsonaristas gritando slogans imbecis a favor de um golpe de estado. Pretender reformar a democracia, impondo mais transparência dos partidos, menor dependência de dinheiro público e responsabilização pelos malfeitos transforma todos, inclusive este articulista, em tenentistas ou jacobinos, em uma demonstração não de um espírito agudo ou de inteligência de boa parte desses críticos, mas sim de uma pobreza intelectual que não vai além das conveniências e interesses particulares.

Também é muito triste para nossa política o apoio automático dos diversos partidos de esquerda a Lula, pois isso contamina esses partidos com o mal da corrupção, da qual não participaram. Lula e o Partido dos Trabalhadores lambuzaram-se e emporcalharam-se em uma orgia de dinheiro público com o Centrão e setores do Movimento Democrático Brasileiro, mas não com os demais partidos que apoiavam o governo. Para que jogarem fora todo o patrimônio ético conquistado na resistência aos governos militares, em troca de apoiarem um político que nunca, enquanto for vivo, permitirá que qualquer um desses outros partidos se torne maior que o seu?

Enfim, o que temos hoje entre os dois principais candidatos na corrida eleitoral é um jogo de mentiras, em que cada um deles acusa o outro exatamente daquilo que sabe ser também culpado.  Nós, brasileiros, devemos perceber isso de forma clara, exercendo o voto com consciência e não elegendo nenhum dos dois para a Presidência da República, pois se acontecer de Lula ou Bolsonaro ser eleito, teremos que aceitar, além da pecha de falta de seriedade, a de que definitivamente somos um país de hipócritas.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não aceito que os brasileiros vão eleger um desses dois trastes.Uma terceira via com Sérgio Moro ou outro qualquer brasileiro do bem haverá de derrotar esses populistas execráveis, para ser educado...

  2. Ótimo artigo! A luta não será fácil dado o sequestro do país pelos canalhas. De qualquer forma estamos melhor hoje. Sabemos o traste que é o lula, ladrão sem vergonha. Disso ele não se livra nem que ganhe a eleição. Graças aos trabalhos da Lava Jato sabemos quem é esse pilantra. E agora também temos uma chapa a quem votar e apoiar. Essa semente ira crescer e esses picaretas vão ter dias difíceis. O Brasil que pensa tem lado e não é o lado desses vigaristas.

  3. Teorema: "Cada povo TEM o governo que merece". Por ação (calhordice) ou omissão (covardia). Tudo ocorre ante os olhos de todos, mas, mesmo assim elege-se e reelege-se todo tipo de malfeitores... no limite este tipo de ignorância leva a desagregação dos países e às guerras civis (vide Síria, Líbano, Etc)...

  4. Abaixo Bolsonaro! Abaixo Lula! Se os dois forem para o segundo turno o meu candidato será o VOTO NULO. O voto da indignação. Não dá mais ficar da janela olhando a paisagem. Urge uma Reforma Política sem o protagonismo do parlamento. A política é um virus que contamina há décadas, o organismo do país. O maior mal do Brasil.

    1. Voto nulo ou branco será voto a favor do Lulalixo!

  5. Como sempre seu comentário é preciso, que infelizmente retrata um cenário verdadeiro e pouco alentador para o futuro do Brasil. Mas ainda temos que ter a esperança(esperançar) que daremos a volta por cima.

  6. Como sempre, concordo com Carlos Fernando, porem não me parece que o Lula esteja tão mal assim na fita. Como explicar esses resultados das pesquisas que indicam a possibilidade até de uma vitória no primeiro turno? Sim, esses institutos de pesquisa erram, mas mesmo com possíveis erros, a preferência da maioria é desse hipócrita criminoso. Eu, sinceramente, não entendo.

  7. Perfeito! Historicamente, o povo brasileiro sempre foi alijado do exercício da cidadania formal e "construiu" essa relação de "troca de favores" com o poder público, o que leva ao sentimento que o público pertence aos políticos e não ao povo. Daí a grande tolerância à corrupção e a espera de um "salvador da Pátria", capaz de, milagrosamente, resolver todos os nossos problemas! É aí que políticos como Lula e Bolsonaro ganham espaço. Cadê a esquerda do Brasil???!!!

  8. Infelizmente ainda somos um Pais em que um candidato como este apedeuta engana grande parte dos eleitores ao dizer que - nao vai enganar o povo DE NOVO - e a multidao dos seus eleitores acredita e em acreditando deveriam nao votar neste ladrao, mas votam. Acreditam que com Lula puderam comprar uma geladeira e tv, outros um carro, o qual foi tomado pelo banco no governo Dilma, mas continuam votando no FREI LULA ate hoje. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

  9. Os países sérios que não aceitam corruptos possuem educação de primeira. O Brasil tem uma dos piores sistema educacional do mundo. Em duzentos anos seremos o mesmo país corrupto, jeca, ignorante e violento. MS

  10. A culpa de tudo isso é do Cabral, aquele lá de 1500. O de agora é só consequência. Tivesse o gajo se afogado por tantos mares por onde navegou ou ido parar em outras "Indias", a história seria outra. Será q não dá para viajarmos no tempo e abrirmos um rombo na caravela do aventureiro "pois-pois"? Sonhar não paga imposto e ainda pode virar filme de Hollywood. Com isso, talvez, o Brasil estivesse salvo.

    1. Já dizia o profeta Raul.. “se não fosse o Cabral…”

  11. Carlos Fernando, como sempre, BRILHANTE. Uma pena que um primor de artigo como este que traz à tona verdades inegáveis fique restrito a nós assinantes. Nós, assinantes, não precisamos ser convencidos dessas falcatruas e crimes perpetrados pelo LULA-DRÃO. Precisamos alcançar outras camadas da sociedade. Vamos abrir para possibilitar o compartlhamento. MORO 2022.

    1. Assino a Crusoé desde o seu início. Assino O Antagonista+ desde o seu iníco. Assinava a revista Veja na época em que Diogo Mainardi era seu colunista. Endosso o pedido: "Vamos abrir para possibilitar o compartilhamento. Precisamos alcançar outras camadas da sociedade."

    2. Isso mesmo. um texto primoroso como este, contento verdades factuais incontestáveis, deve ser alcançado por diversas camadas sociais. O discurso mentiroso deste louco é ex-presidiário não pode vencer os fatos. Deve-se espancar a mentira e o cinismo dessa gente que emporcalhou a coisa pública e, querem voltar a fazê-lo.

  12. Depois de ler este texto, só me restar dizer que o Brasil ainda tem jeito. Enquanto ainda houver brasileiros como o sr, dr Carlos Fernando, ainda há esperança. Precisamos de um 14 de julho de 1789.

    1. Estou com a Roberta, só um asteróide salva o Brasil. Acaba com tudo e começa outra vez. Não tem mais jeito....

    2. Eu rezo por um asteroide cair no Brasil e acabar com tudo ! cansei sem esperança! Lena

  13. Realmente concordo contigo. Precisamos que este bando de candidatos que se colocam como de centro, precisam escolher um único que possa fazer frente a esses 2 corruptos. A meu ver o Sérgio Moro poderia assumir perfeitamente este papel, pois é um neófito em política, é que podemos considerá-lo por este motivo um outsider.

  14. Parabéns pelo artigo claro, sincero e que mostra a realidade política brasileira. Infelizmente, os que dizem que o povo brasileiro, em sua maioria, não tem memória, estão mais do que certos. Lamentávemente, além de não ter memória, sofrem de uma grande preguiça mental. Qualquer coisa que exija pensar, raciciocinar ou pesquisar provoca uma sonolência instantânea. Hoje temos muitos recursos para que cada um encontre as respostas para seus questionamentos. Devem procurar conhecer seus candidatos.

  15. Carlos Fernando também poderia se candidatar à deputado... senador.... dá uma aflição ver pra onde nosso país está indo.....!!!!!

  16. Não existe risco de o brazil mudar de status, os 3 pudê, independentes e harmoniosamente mancomunados na corrupção, inclusive cazelite, lutam bravamente para manterem o atual estado democrático de direito, direito de roubar o brazil impunemente.

    1. roubam impunemente o dinheiro dos impostos, roubam a dignidade, roubam a esperança, roubam o futuro, roubam a saúde, roubam as riquezas naturais, de milhões de brasileiros.

  17. Parabéns, a cada dia vejo os políticos identificando-se com seus pares para as próximas eleições, Lexapro é pouco, coitado do povo brasileiro em votar nessa gente de novo, e o pior não sou hipócrita mas ficarei rotulado

  18. Análise perfeita! Temos que eleger alguém diferente desses dois energúmenos (Lulla / Bollso) e sobretudo, renovar a maioria do Congresso, Assembleias e Câmaras. O difícil é o povo receber estas informações ...

  19. Perfeito artigo. Excelente análise de quem conhece e conviveu com todo esse lixo processual. A mente dos cidadãos comuns está poluída de desinformação. Felizmente estamos um degrau acima deste nível, por termos o discernimento de análise e sobrepor a verdade. #Moro22.

  20. Bolso.22 3 anos sem corrupção! E aí não e suficiente! Seu imbecil não jogue no mesmo balaio bolso 22 e LULADRAO! Tem alguma denuncia contra bolso.22? Apresente! Para de vomitar merda!

    1. Que linguajar indecente e deselegante. Tenho observado que a maioria dos bolsonaristas usa um linguajar agressivo, grosseiro, tentando amendrontar. Para quê isso? Com civilidade é mais fácil ser levado a sério.

  21. Quando visitei o campo de extermínio de Dachau na Alemanha , logo na entrada estava escrito, o povo que renega o seu passado está fadado a repeti-lo . Nós não paramos nunca de repetí-lo. Alguma coisa de errado nós temos com o nosso DNA.

  22. O "país do futuro" está distante no tempo. Vamos chegar lá, ainda que demore alguns séculos. Antes disso pode ser outro país até com outro nome.

    1. Somos o "país do passado". Com esse nível educacional vocês querem o quê? Ganhar algum prêmio Nobel ? Mandar foguetes para o espaço ? Sem educação, o povo pensa apenas no próprio estômago. A China e a Coréia do Sul eram pobres e investiram e investem pesado em educação. Vejam onde cheganem ali babáram. Nem bozo, nem ali babá. Votem no juiz,

  23. Penso da mesma forma (embora, infelizmente, jamais escreveria tão bem...). Minha esperança é q, quando a campanha eleitoral começar, p valer, a inundação de notícias falsas será revelada e explicada p qm ainda está acreditando, por exemplo, q o desastre na obra de metrô essa semana é culpa da lava-jato (...); a sujeira q está embaixo do tapete será (re)descoberta, revisada e isso colocará cd presidenciável no seu devido lugar, embora 2 possam bem ÷ ostracismo e cadeia ou ostracismo na cadeia😜.

  24. Muito bem dito, Carlos Fernando! O maior vendedor de ilusões do mundo continua na sua missão particular de vender seu peixe podre.

  25. Lula estará para sempre atrelado à corrupção, assassinatos e à devassidão pois arranjou diversas amantes que os bajuladores como Zé Dirceu e outros arrumavam para ele. Ze Dirceu disponibilizou sua própria amante, a Rosemeire que fornicava com Lula no avião presidencial, quando sua esposa Marisa Letícia ainda estava viva. Provavelmente a infidelidade de Lula é que matou Marisa Letícia.

  26. Ótimo! Mas, é lamentável mesmo a falta de posicionamento contundente dos analistas políticos de renome, e das das emissoras de tv, radio, jornal e internet, que falam discutem debatem, mas não buscam de fato o melhor para a nação, e sim para os seus cofres.

  27. Excelente artigo! Uma aula sobre a realidade política e geral do País, gravemente doente e sem perspectiva de mudança, ficando à mercê da fortuna, como dizia Montaigne.

  28. NÃO DEIXE DE SER COLUNISTA DA CRUSOÉ MAS ENTRE NA GUERRA SE LANÇANDO CANDIDATO AO CONGRESSO ASSIM COMO DALLAGNOL E OUTROS POUCOS GUERREIROS QUE ESTÃO AO LADO DE MORO. A LAVA JATO É UM DIVISOR DE ÁGUA NA HISTÓRIA DO PAÍS E DEVERIA EXPLORAR ESTE MOMENTO PARA JUNTOS PUDESSEM DAR MAIS ESPERANÇA AO POVO BRASILEIRO. O MECANISMO É A PIOR ENGRENAGEM CRIMINOSA NO BRASIL MAIOR E MAIS PODEROSA QUE AS FACÇÕES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO JUNTAS PORQUE É NA POLÍTICA QUE ESTÃO OS VERDADEIROS CHEFES DA ORCRIM

  29. Ótima matéria como sempre! Como temos um país de semi analfabetos, mesmo os mais necessitados pagando mais do que um pato, difícil esclarecer para estes a situação em que o país se encontra . Não são apenas escravos mentais, são escravos econômicos!

  30. Os artigos do Dr.Carlos Fernando dos Santos Lima constituem-se de radiografias da nossa realidade. É triste, mas espero que sejam fixados no espaço aéreo para penetrarem nas respirações de todos....

  31. Parabéns pelo ótimo artigo! Descreve bem a triste realidade da nossa política suja, pessoas desprezíveis, que está impreguinada em todos os poderes!

  32. De pleno acordo! Meu maior temor é de novo, como desde a primeira eleição de Lula, depois Dilma, terminando com Bolsonaro, fazer parte dessa massa ignara que elege corruptos e idiotas!! NEM LULA, NEM BOLSONARO!!!

  33. Depois que o PT instituiu nas campanhas a DESINFORMAÇÃO, e o Bolsonaro aprofundou esse processo, a democracia no Brasil acabou. Quem deveria fiscalizar isso, é parte do problema, então quem tem um mecanismo azeitado de fake news, ganha um poder enorme, ocasionando uma assimetria de forças na eleição, já que nós que estamos com o Moro, não nos curvaremos a disseminação de mentiras. 🤔 Com Ciência, Moro 🇧🇷.

  34. De um lado e de outro dessas duas nefastas vertentes há um esforço crescente para desinformar o já não pouco desinformado "povo brasileiro"...como acumulam já séculos de experiência em manter as rédeas do processo e em ajustar seus métodos aos tempos atuais, escapar dessa armadilha vai exigir muito esforço dos candidatos sérios a romper esse status quo...

  35. Aplaudo de pé este artigo e seu articulista, um dos ícones da Lava Jato, só vou discordar de um ponto, exatamente o do parágrafo final: este sim é um país de hipócritas e nem precisamos ir muito longe; Brasília é logo ali...e ainda temos os famigerados governos estaduais, municipais e suas respectivas representações nas Assembléias Legislativas e afins; portanto, os hipócritas pululam por aí...

  36. Procurador, sua missão agora é fazer parte do Congresso Nacional, lá poderá ser ouvido pela nação, e o senhor tem muito que que falar. Por favor.

  37. Parabéns, excelente artigo como sempre. Espero que os brasileiros abram os olhos. Eu voto em Sergio Moro, espero que ele vença, mas todo o Sistema parece estar contra: Partidos, STF, Advogados, Imprensa… Que Deus nos ajude.

  38. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……. o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  39. ...prevaleceu o ditado, de onde nao se espera, e que nao sai nada mesmo, infelizmente. Entao, queremos nosso Brasil de volta, NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE e o povo na rua o apoiando. JAIR, caindo fora.

  40. Sinceramente, considero um grande equívoco o contexto amplo em que se utiliza a palavra "Democracia". Acredito que já passou da hora de classificar por tipo a palavra "Democracia"

  41. Sao 2 porcos no mesmo coxo, a se nutrirem do que ha de mais putrefato dessa nossa politica, hipocritas, lesa patria das quintas profundezas do inferno, indignos de terem chegado onde chegaram, mas especialmente o BOZO em tendo usufruido de uma circunstancia eleitoral causada pelo nefasto do Luladrao e seu partido, ficou como unica opcao a quem o povo pode recorrer como naufragos e sem esperanca, elegemos o Bolsonaro e esperamos que ele fosse o politico que jamais fora antes, mas prevaleceu o ...

  42. Texto primoroso! Infelizmente esse país está no fundo do poço há muito tempo! Nossa sociedade é uma vergonha e os exemplos estão aí, na nossa cara, nos noticiários, diariamente! A corrupção é o mal maior mas existem outras mazelas tão funestas quanto: a violência, a ignorância, o fanatismo, o desamor, a falta de solidariedade ao próximo.

  43. A imagem de Lula no triplex juntamente com o dono da OAS e com a "madame" não será jamais apagada por toda a lambança feita pelo STF para livrá-lo da cadeia. Nem Lula e nem Bolsonaro!

  44. Parabéns disse tudo...pena que milhões de brasileiros nem se importam...eu nunca esquecerei o quanto eles roubaram...nem o quanto a #LavaJatoOrgulhoNacional trabalhou pelo Brasil.

  45. o Brasil é para ignorantes omissos submissos e suicidas algozes de si mesmos em urnas ditas fraudadas ... alguém aí nos camarotes pode explicar o que hackers fizeram por sete meses de invasões ao site do TSE? vá ver aperfeiçoando o sistema de segurança por muito patriótico amor ... haja cinismo a uns e capim a outros.

  46. Estou desanimada e muito. Meu voto será de Moro, pela Honestidade, Inteligencia, Integridade, acredito em Moro, confio em Moro, pelo que acompanho desde a Lavajato. Procuro argumentar sempre quando converso com as pessoas, sou uma eterna defensora da Lavajato. Espero que a maioria dos brasileiros tenham pelo menos um minuto de inteligência e que seja na hora do voto.

Mais notícias
Assine agora
TOPO