Alan Marques/FolhapressBruno Dantas: pupilo de Renan e querido por Gilmar, ele mira uma vaga futura no STF

Cadê o Gilmar?

A cruzada de um ministro e um procurador do TCU contra Sergio Moro é uma amostra de que a defesa do garantismo e do Estado de Direito pelos detratores da Lava Jato só vale quando lhes convém
11.02.22

Renan Calheiros presidia o Senado quando decidiu desengavetar um projeto que estava parado na casa havia sete anos para aprovar uma nova lei de abuso de autoridade. Era 2016 e a iniciativa causou enorme repercussão ao escancarar a contraofensiva da classe política às prisões e condenações realizadas pela Operação Lava Jato. No fim daquele ano, uma sessão comandada pelo senador no plenário marcou o primeiro embate público entre duas figuras centrais na discussão: Gilmar Mendes e Sergio Moro. Enquanto o ministro do Supremo Tribunal Federal defendeu que era preciso aprovar a lei para impor “limites” às operações de combate à corrupção, postura que ele adotou depois que Michel Temer assumiu o Palácio do Planalto, meses antes, o então juiz federal via na proposta uma clara tentativa de “criminalizar” as investigações.

Quando a lei patrocinada por Renan e Gilmar foi aprovada e sancionada, em 2019, o contexto político do país já era outro. A Lava Jato sofria uma série de ataques, abastecidos pelas mensagens hackeadas dos procuradores da extinta força-tarefa de Curitiba, e a agenda anticorrupção defendida por Sergio Moro no Ministério da Justiça enfrentava sucessivos boicotes do presidente Jair Bolsonaro e de seus neoaliados no Congresso. Para camuflar as ações que resgatavam a impunidade nos crimes de colarinho branco, os detratores da Lava Jato se apropriaram de um polido discurso de defesa do estado de direito e das garantias fundamentais dos acusados. A recente cruzada no Tribunal de Contas da União contra o ex-juiz, agora pré-candidato à Presidência, mostra que no Brasil até o garantismo é de ocasião. Ou seja, a depender do alvo, vale a conduta que os garantistas tanto condenam.

Sergio Moro virou alvo de uma investigação no TCU por suposto conflito de interesse em sua atuação como consultor da empresa Alvarez & Marsal por um ano, depois que ele pediu demissão do governo em 2020 e cumpriu seis meses de quarentena. A suspeita foi levantada por Lucas Furtado, subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, porque a firma de consultoria americana foi indicada pela Justiça de São Paulo como administradora do processo de recuperação judicial da Odebrecht, financeiramente abalada pelas condenações aplicadas por Moro enquanto juiz da Lava Jato no Paraná. O procedimento na corte de contas ficou sob relatoria do ministro Bruno Dantas, que chegou ao posto em 2014 pelas mãos de Renan Calheiros.

TCUTCULucas Furtado arquivou o caso e depois voltou atrás
A pedido do subprocurador, Dantas determinou uma série de diligências para fechar o cerco sobre Moro e a empresa americana, incluindo o compartilhamento das mensagens hackeadas, dados sobre todas as atuações da Alvarez & Marsal na administração de processos de recuperação judicial de empresas privadas desde 2013 e cópia do contrato celebrado em novembro de 2020 com o ex-juiz. Diante da exploração política do caso, tanto por petistas quanto por bolsonaristas, Moro divulgou nas redes sociais o montante que recebeu pelos serviços prestados à consultoria durante um ano. Foram 3,5 milhões de reais, somando os honorários mensais e um bônus de contratação. Na sequência, ele provocou seus principais adversários na disputa. “Vai abrir as contas dos gabinetes e da rachadinha, Bolsonaro? E você, Lula? Vai abrir as contas das suas palestras e do sítio de Atibaia?”, escreveu nas redes.

Lucas Furtado, que nem sequer era o procurador natural do caso, chegou a pedir o arquivamento do procedimento no fim de janeiro, admitindo que o TCU não tinha competência para investigar um contrato que não guardava nenhuma relação com o poder público. Mas, diante da pressão dos opositores de Moro, que viram no caso uma grande oportunidade para fustigar a imagem do rival de Lula e Bolsonaro na corrida ao Planalto, o subprocurador voltou à carga cinco dias depois. Desistiu do arquivamento, solicitou que a Receita Federal apure se Moro deixou de recolher impostos no Brasil e pediu que o ministro Bruno Dantas bloqueie os bens do ex-juiz até a conclusão da investigação. Senadores do Podemos, partido de Moro, pediram para que a Procuradoria-Geral da República investigue Furtado pelo crime de abuso de autoridade. O presidenciável também disse que processará o subprocurador.

Ao longo da semana, vários juristas se manifestaram publicamente ou em conversas reservadas sobre a atuação do TCU. “É um abuso de autoridade absoluto praticado por esse subprocurador sob o manto do ministro Bruno Dantas, que também está cometendo crime de responsabilidade ao dar guarida para essa ação. Não é da competência do tribunal de contas fiscalizar contas privadas. É um absurdo que o TCU se envolva nisso”, afirmou o jurista Modesto Carvalhosa. “Eles querem transformar essa questão do contrato do Moro, que é puramente política, em uma discussão técnica no tribunal. Não tem o menor cabimento. É só para tentar desgastar a imagem do Moro por causa da eleição”, disse um professor de Direito Constitucional que falou sob reserva.

Nelson JR./SCO/STFNelson JR./SCO/STFGilmar costuma levantar a voz quando enxerga abuso, mas desta vez se calou
Na visão de juristas ouvidos por Crusoé, a atuação flagrantemente fora da competência do tribunal de Dantas e Furtado pode ser enquadrada no artigo 30 da Lei de Abuso de Autoridade, que estabelece como crime, com pena de um a quatro anos de detenção, “dar início ou proceder à persecução penal, civil ou administrativa sem justa causa fundamentada ou contra quem sabe inocente”. A legislação prevê ainda pagamento de indenização pelo dano causado à vítima e inabilitação para o exercício da função por até cinco anos ou perda do cargo público.

Líder da ala garantista no STF e um dos responsáveis pela série de anulações de sentenças da Lava Jato com o argumento da incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar diversos casos envolvendo as empreiteiras apanhadas no petrolão, o ministro Gilmar Mendes – que, assim como Renan Calheiros, tem um ótimo relacionamento com Bruno Dantas – deixou o assunto de fora dos seus comentários sobre quase tudo que é polêmico na atuação de Sergio Moro. Há cinco anos, quando se contrapôs ao ex-juiz da Lava Jato no debate promovido por Renan, Gilmar defendeu a inclusão de integrantes do tribunal de contas no rol de autoridades passíveis de punição na nova lei do abuso, o que acabou incorporado ao texto que virou lei. “Acho bem-vinda a sugestão de trazer o Tribunal de Contas porque ele hoje exerce um poder significativo e, muitas vezes, é capaz de perpetrar abuso de autoridade”, discursou Gilmar na ocasião.

O viés político do cerco a Moro no TCU ficou nítido com a reação daqueles que se diziam vítimas de abuso de autoridade por parte da Lava Jato, em especial do próprio Renan Calheiros, que desengavetou o projeto em 2016 e é o padrinho político de Bruno Dantas – ambos estiveram juntos no famoso jantar de homenagem a Lula realizado em dezembro por advogados anti-Lava Jato que se dizem defensores das prerrogativas dos réus e investigados. “O TCU deve aprofundar as investigações do “marsalão”, escritório onde Sergio Moro embolsou R$ 3,5 milhões. Descobrir os serviços, os clientes… já que o conflito de interesse é flagrante. Saquearam a democracia”, afirmou o ex-presidente do Senado, que sonha em voltar a comandar o Congresso em caso de vitória do chefe petista nas urnas.

Já Bruno Dantas, que mira a primeira vaga que surgir no Supremo em um eventual governo Lula, usou as redes para provocar Moro. Um dos três ministros do TCU delatados pelo ex-governador Sergio Cabral por suposta venda de decisões favoráveis à Fecomércio do Rio de Janeiro – a delação foi anulada pelo STF no ano passado –, Dantas afirmou que “o Direito é produto da cultura e da história” e que a “sua régua, assim como a das garantias fundamentais, não muda de uma hora para a outra”. Pelo visto, o ministro estava se referindo àquele velho hábito brasileiro em que a régua varia não conforme o tempo, mas de acordo com o alvo levado ao tribunal.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Antagonista, todos sabemos que essa investigação do TCU vai dar em nada, ora, serve apenas para os institutos de pesquisa aumentarem aleatoriamente os índices de rejeição de Moro, pesquisas fraudulentas diga-se de passagem.

  2. O que esperar de uma nação onde o povo consegue idolatrar um ladrão e um estlionatario eleitoral e não são capazes de abrir os olhos e combater tantas falcatruas dos poderosos. Moro presidente é a nossa última bastilha.

  3. A eleicao de MORO sem duvida, unica possibilidade de acabar com os criterios escusos e politicos de escolha de sinistros das instancias superiores da justica e sinistros do TCU. NEM STF, NEM TCU, NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. JAIR e LULADRAO caindo fora ja.

  4. Go Fuck Yourself Gilmar Mendes. You are a piece of a discuting human. Mark my words: you will fall after the first debate. And by the way: EVERYONE at Lisbon's airport hates you. We have videos. More to come. #GeoCacheHint #WillFall

  5. Enquanto perdurar essa forma política de indicação de ministros do STF e TCU, entre outros, esse pobre Brasil permanecerá nas garras dos, ditos, garantistas de ocasião. MORO NA PRESIDÊNCIA, será o início da solução.

  6. Esse criminoso Gilmar Mendes ,soltador de bandidos corruptos é um câncer na nossa República. Triste o país que tem um meliante como esse na mais alta corte .

  7. Certa ou não podridão virá. Creio que Ciro Gomes sairá ileso. Ocupou cargos áreas pública e privada. Milhões ou talvez bilhões reais passaram suas decisões. Até agora nada de mal feitos. Recusou aposentadorias que lhe dariam tranquilidade financeira eterna. Foi à luta com palestras Brasil afora, que conhece bem. Potencialidades e carências. Nada a ver com herói. Mas apenas pessoa com garra mudar, verdadeiramente, nosso País.

  8. Está claro q pra mudar o Brasil é imprescindível deixar o lulopetismo de fora. Se eles ganharem vai ser mais do mesmo e a felicidade geral da corrupção. MORO22 pra resgatarmos o orgulho de ser brasileiro.

  9. Ataque a Sérgio Moro orquestrado pelo maestro Gilmar Mendes. Desde o cancelamento da CPI, abertura de investigação, pedido de arquivamento, depois abertura de inquérito, pedido de bloqueio de bens. Único objetivo, desgaste eleitoral. Ele avisou que ia atacar na hora certa. Age na surdina e está conseguindo seus objetivos. Cobra peçonhenta!

  10. Instituições corrompidas. Fazem leis pra defenderem bandidos, porque bandidos são. O povo inerte, ante a estas barbaridades. Não vejo solução, sem engajamento popular. Acorda Brasil!!! MORO 22, última esperança. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  11. O TCU está sendo usado pela máquina eleitoral pro-lula e Bolsonaro.Não se justifica o uso da administração pública para uma investigação de um cidadão fora da administração pública/funcionalismo. Este vale tudo político é que será terminado na eleição, restabelecendo a ÉTICA, MORALIDADE E LEGALIDADE na administração pública.APENAS A TERCEIRA VIA TRARÁ ISSO! Lula é fruto da propaganda, da retórica e da sorte.Bolsonaro não tem tato, nem competência para ser Chefe de Estado. MORO é uma alternativa

    1. Acompanho o relator. Acrescento que um é Ladrão e outro Filhote de ditador covarde

  12. Moro 2022! Coisa de quadrilheiros e que infelizmente, dado o baixíssimo nivel moral em que se encontram os três poderes, ao final pode ter o Canalheiros na presidência do senado, o Bruno Dantas no stf, o Lucas Furtado ministro do tcu. Com as bênçãos do Beiçola Nefasto.

  13. A hipocrisia é tanta que chega a dar nojo. Gilmar Mendes, Renan Calheiros, Bruno Dantas e Lucas Furtado, cada qual no seu quadrado, são farinha do mesmo saco, todos a serviço de interesses escusos. O Brasil agradecerá quando forem jogados no poço do esquecimento. Enquanto isso resta-nos a esperança por dias melhores. Os brasileiros decentes continuarão fazendo a sua parte. Com fé, orgulho, determinação e vergonha na cara haveremos de construir um país justo e pujante. VOTO FAXINA! Renovação já!

  14. O jogo de interesse está acima de tudo. O ministro Gilmar Mendes é um craque em driblar a justiça que diz defender. Acima dela está a sua conveniência e de seus parceiros, especialmente advogados famosos que defendem os criminosos de colarinho branco, seus clientes preferenciais. Faz da justiça um instrumento político. Cumpriu a sua principal missão em destruir a lava jato e o ex juiz Moro pelo qual curte um ódio mortal. Um bundão de toga.

  15. Quando personagens calhordas da nossa república, que não tem nenhuma moral para julgar quem quer que seja, tipo GILMAR MENDES, RENAN CALHEIROS, BRUNO DANTAS e outros, se juntam para tramar contra pessoas que querem TENTAR acabar com a desenfreada corrupção deste país, é desanimador sentir-se impotetente para combater esses imundos e inescrupulosos vermes. MORO2022.

  16. Renan Canalheiros = Gilmar Mendes = Jair Bolsonaro = Luladrão = Michel Temer = Romero Jucá = Gleisi Hoffmann = José Dirceu e tantos outros. Todos podem ser medidos pela mesma régua. São calhordas imundos, desonestos, o que há de mais podre desta miserável nação.

    1. Affff e ainda tem otario que defende o filhote de ditador covarde

    2. Ainda tem a FAMILICIA BolsoNero toda, seus asseclas ambiciosos civis e militares; atualmente com as Rachadinhas, essa turma causa inveja ao -PCC… -CV… -Amigo dos Amigos… - Terceiro Comando Puro: ... - Primeiro Comando de Vitória: ... - Trem Bala: ... - Cartel do Norte (Ex-Família do Norte): ... - Facções no Acre.

    3. Devem ser acrescentados à lista o Lucas Furtado e bandido do Bruno Dantas. Quanto ao Golmar Mendes, aqui em Mato Grosso todo mundo sabe que é im calhorda. Socio do ex-Governador Silval Barbosa, o Ladrão da Copa, em negociata da venda de uma faculdade em Diamantino para o Estado de MT.

    1. Gilmar não é decepção, é corrupto.. deve ser o maior do STF acompanhado de alguns outros…

  17. O Brasil não tem jeito mesmo... Só estes personagens pobres em caráter dando as cartas. triste, mesmo...

  18. Que nojo!!! Estão todos saltitando de um lado para outro e não conseguem abrir a rede de pescar Sérgio Moro. São todos mesmo. Já nem se ouve mais a palavra CORRUPÇÃO em nenhum dos três Poderes. Querem extirpar essa palavra do dicionário brasileiro. Quem tem … tem medo.

  19. Moro terá que ser duro e explícito na campanha política. Mostrar que o câncer do patrimonialismo e clientelismo brasileiro só ele tem condições de extirpar. Se não houver aliados, o povo lhe dará sustentação.

    1. Aliados políticos uns 10 ou 12, por motivos óbvios. Sobrou o povo.

    1. Sr. Globo e desselixo, ninguém está discutindo a candidatura de Moro. Mas, eu sei qual é o seu problema. Todo extremista usa essa tática. Fala qualquer asneira porque não tem argumentos para defender seu BOZOLIXO.

    2. Votei no seu bandido de estimação duas vezes. Entre Lula e Bolsonaro, voto NULO. Em 2022 vamos chutar o Bolsonarismo traidor para bem longe.

  20. É todos contra MORO. Sub-Procurador, Ministro do TCU extrapolando poderes. Situação endossada e articulada pela mais podridão política que existe, por colegas advogados em prol a impunidade que se dominam "grupo prerrogativas" (prerrogativas de quem? De bandidos né!!!) e Ministro do Supremo. Aqui é o país da piada mesmo.

  21. Parabéns Fábio Leite, estou começando hoje. Grande matéria. Já te conhecia do Antagonista que sempre assisto. Vamos ajudar Moro, porque a barra está pesada.

  22. A culpa desses desmando é exclusivamente nossa que aceitamos tudo passivamente, quando deveríamos estar protestando (ordeiramemente) nas ruas, um dia sim e outro também exigindo nossos direitos, todos unidos pelo mesmo sentimento, igual nos unimos na Copa do Mundo.

  23. É um bando, bandidos de colarinho e com bolso cheio… Esse país não tem jeito, salve-se quem puder.

  24. A Operação Lava Jato foi destruída pelo psicopata Bolsonaro. Os inimigos do combate à Corrupção Impune, usaram e abusaram da imbecilidade de Bolsonaro para reabilitar LULADRÃO. Hoje, se a eleição ficar entre esses dois salafrários, Lula e Bolsonaro, Lula será eleito no primeiro turno. Só resta um saída decente: SERGIO MORO Presidente 🇧🇷🇧🇷 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. É exatamente isso! E abusaram não porque Bolsonaro não sabia, e sim porque é conveniente para ele não ser preso junto com seus filhos.

  25. O único que antagoniza com o Lula, Bolsonaro e o Gilmar Mendes, é o Moro. Se o Brasil quer se livrar dessas figuras deletérias, só tem um caminho: MORO NELES 🇧🇷

  26. STF atacou o presidente mais de 170 vezes, uma contra o MORNO é o inferno 😁😆😂😅. Juíz não fez nada como ministro e como juíz não conseguiu nem sustentar a prisão do maior corruPTo do Brasil 😆🐁🐁🐁🐁🐁

    1. Robô Willian aqui vc não tem vez...está no lugar errado..vai falar besteiras pra esquerdopatas e bozopatas que não possuem neurônios......

    2. PAULO se aguentam os robôs do Moro que no fundo trabalham pelo ladrão algoz do mesmo aguentam os do Carluxo sim e sem cuspe kkkkkkkk.

    3. William, pessoas como vc e seguidores é que transformaram este país num circo de horrores, elegendo BOLSONARO e LULA, ambos de QI abaixo de zero, incultos, corruptos, mentirosos e incompetentes. Para esta nação voltar a respirar moralidade administrativa é necessário erradica-los da vida pública, só assim o BNDES não será suporte de países comunistas e outros delitos e o clã Bolsonaro, em sua totalidade mamando nas tetas do governo, inclusive para se perpetuar no poder. MORO2022.

    4. Acho que o William é acéfalo. Vou perdoar a asneira que falou.

    5. Conte estas estorinhas no meteoro, la o pessoal acredita

    6. Robô não cansa, mas cansa os outros. Um dos motivos do Bolsonaro perder para todos, é isso. A maioria do eleitorado não aguenta mais os robôs do Carluxo.

  27. Ate quando suportaremos alguem tao nojento, tao egocentrico e estupido ao ponto de emocionar-se com a defesa do advogado Cristiano Zanin, advogado do LULADRAO, se derramando em prantos, solucos e tremedeira somente controlados depois de ingerir alguns copos de agua naquele julgamento em que o sinistro se revelou o mais garantista dos sinistros, e como resultado o Luladrao foi solto para novamente concorrer a PR. Certamente que o resto do mundo chorou de vergonha de tanta falta de escrupulos.

  28. Eu como uma parte da população brasileira ja perdeu a confiança nesses órgãos da justiça e controle, aonde eles estavam quando a corrupção e roubalheira comia solto! tem que investigar isso tudo, mas como e possível se no comando e tudo indicação politica?? como vão investigar quem os colocou la? o Brasil esta tomado por essa casta politico econômica e social que vive num Brasil totalmente diferente que a população vive aonde comprar mansão, jatinho e normal, e quem banca tudo isso e a população

  29. É muito triste viver num "país" tão corrupto. A corrupção é sistêmica, endêmica e sindrômica no Brasil e quem tentar combate-la será eliminado. Nossos filhos e netos já estão sofrendo as consequências e sofreram muito mais. O crime organizado está instalado nos três poderes. Não temos futuro.

    1. Exato! Eu já estou providenciando o meu visto de trabalho no exterior. Para mim chega.

    2. O Brasil está nessa podridão e vai piorar com esses magistrados de araque que só pensar em seus bolsos , cadê um meteoro pra acabar com esse país de Merda! Lena

  30. FHC criou o Gilmar Mendes e o Renan Calheiros. Ele conversou recentemente com Gilmar, em SP, certo? Parece também que a Lava Jato tinha chegado ao seu governo. Alguém pode me ajudar a relembrar isso?

  31. Este país está governado e cercado por todos os lados por criminosos sem qualquer escrúpulo. Mas q diabos o Moro veio fazer aqui?!?!?! O q ele esperava, com essa corja legislando em causa própria sem remorso?

  32. O Imposto de Renda no Brasil será apresentado no prazo aberto pela SRF. Como se pode acusar alguém a "priori" de sonegação fiscal!? É uma constatação que demora "década" para ser concretizada. O que emerge de tudo isto são os mais mesquinhos e vis sentimentos humanos da inveja a interesses pessoais contrariados e objetivados. Moro é "arvore que deu bons frutos e por isso está sendo apedrejada para que estes caiam e sejam consumidos", no caso, pelos famintos por dinheiro público e poder. Namastê!

  33. muito bem colocado. Isso é a justiça defendida pelos canalhas se plantão. Não a justiça que o País clamou com a Lava jato

  34. Quem não se lembra do que aconteceu no País qdo subiram uma simples passagem de ônibus? Onde está o povo numa hora tão necessária como agora? Qdo tentaram fazer o Hitler desistir da guerra pois estava tudo perdido e o povo sendo massacrados , ele disse que o povo Alemão era covarde e não merecia melhor destino. Nós merecemos Lula novamente?

  35. Esse pessoal que faz apologia à corrupção e proteção de corruptos, faz mais do que fazer política ou de defender amigos ou parceiros. Comete crimes contra o seu próprio povo. É um fato ao observar gente morando nas ruas, morrendo sem a ajuda hospitalar, passando fome, dentre outras atrocidades, por falta dos recursos públicos que foram desviados e que poderiam evitar, ou minimizar, esses flagelos. Criminosos! Nos falta uma queda da Bastilha!

    1. A quadrilha está crescendo a olhos vistos! #MoroPresidente2022

  36. Triste brasil entregue a essa gangue cujo chefe é o Gilmar beiçola.. até quando o povo de bem , juristas e a sociedade que quer um país justo

  37. Não consigo nem comentar! Fico tão enojada quando penso no 🐸 que só dá vontade de 🤮🤮 #ForçaMoro! Você é nossa ESPERANÇA!

  38. Como o Claudio Dantas falou para "..não acreditarem nele.." , e me sobrou um raro tempo, se vcs colocarem no google "2016 Gilmar mendes fala contra a lei de abuso de autoridade" não existe reportagem antes de Julho de 2016, e ai, todas as noticias que se refere a essa pesquisa traz o gilmar apoiando a lei....se isso foi de propósito (cria-se aqui mais uma teoria da conspiração...) a partir de agora tem que fazer igual ao livro do Moro, nota de rodapé com a lei, com a noticia, link etc

  39. Gilmar ou seja, João Plenário, ou ainda Beiçola, age sempre nas sombras quando algo lhe interessa. No caso, do Moro, é evidente que ele está atuando no escurinho do cinema. Afinal, quem foi flagrado em telefonemas cabulosos com o governador corrupto (Sival Barbosa), com o Aécinho Neves (no caso das medidas provisórias) e de aliados do PSDB (nosso causídio é f......).tem que se apegar ao cargo juntamente com os amiguinhos corruptos de sempre. Se houvesse RF decente, o teatro seria outro.

  40. Esse Bruno Vagabundo Dantas, é da mesma laia que o Gilmar. Tudo farinha do mesmo saco. Um dias esses bandidos irão pagar pelas safadezas deles.

  41. Realmente no Brasil o crime compensa para os poderosos e seus amigos. quem vai punir o subprocurador.? Gilmar? kkkk. está tudo dominado.

    1. Há uma grande diferença entre ser um juiz e ser um magistrado. G.Mendes não passa de um juizeco de terceira instância preocupado unicamente em garantir o patrimônio seu e da sua família.

  42. É claramente uma guerra contra MORO. Todos sabiam que não seria fácil, mas a milícia está usando as armas mais perigosas e antiéticas. "Milícia" que se aproveita da ignorância do povo para enganar, roubar e prevaricar. O Gabinete do Ódio é bem maior do que disparos de fake news.

  43. Os pesos e contrapesos da democracia estão corroídos pelas ratazanas a serviço da pior elite do G-20. Só uma refundação pactuada e disruptiva, parlamentarista pura, indutora de tributação de fortunas lícitas e ilícitas, controle de natalidade racional, renda mínima universal e reformas tributária, de segurança pública, política e ambiental pela sustentabilidade, poderiam alterar o caos próximo. Não será possível pela canalhice brasileira...

  44. o TCU não impediu a roubalheira na Petrobras ou nos fundos de Pensão e BNDES. a atuação desse Bruno Dantas e de seu procurador associado na perseguiçãoao Moro, sem a intervenção dos demais ministros, mostra o nivel de aparelhamento da Corte em prol do bem estar dos políticos corruptos com poder. Lamentável

  45. "BOLSONARO INDICA ADVOGADO DE GILMAR PARA A OEA" Fonte: https://mais.oantagonista.com/#/brasil/bolsonaro-indica-advogado-de-gilmar-mendes-para-oea/?utm_source=oa-site&utm_medium=redir-oa&utm_campaign=opentrial-GA-BL&utm_term=customhtml&utm_content=260320 Enfim, Gilmar está em todos lugares, inclusive atrás de Jair Bolsonaro. Já esteve com Temer. Já foi inimigo do Lula, até a Lava-Jato chegar no PSDB, quando virou inimigo da Operação e aliado de Lula. https://www.oantagonista.com/brasil/video-o-g

  46. Cadê Gilmar? Onde está Gilmar? Gilmar é onipresente e onisciente. Gilmar está em todos os lugares. Está atrás do Procurador Lucas Furtado. Está atrás do Bruno Dantas. Está atrás das notinhas dadas pelo Reinaldo Azevedo, pela Mônica Bergamo e pelo dono do site Consultor Jurídico. Gilmar Mendes está atrás de Jair Bolsonaro, que indicou um apadrinhado dele, Gilmar, para a OEA. Enfim, Gilmar está em todos os lugares, sempre fazendo mal ao Brasil

  47. Não existe mais justiça no Brasil, processos contra corruptos estão parados, anulados ou prescrevem. A minha única esperança é Moro na presidência indicando 2 ministros para o STF. E mesmo assim não vai ser fácil.

  48. Gilmar Mendes trata-se de uma das figuras mais deletérias e destrutivas da história da República Federativa do Brasil. Na história brasileira é difícil você encontrar uma autoridade que tenha causado tantos danos ao Brasil quanto Gilmar Mendes. Os danos à democracia e à Justiça brasileiras, causados por Gilmar Mendes, serão sentidos ainda por muitos anos e irão afetar ainda muitas gerações de brasileiros.

  49. Nunca se esqueça: Gilmar Ferreira Mendes tornou-se Ministro do Supremo Tribunal Federal por obra e graça de um sujeito chamado FERNANDO HENIRQUE CARDOSO. Quando você vir FHC, lembre-se que ele foi o responsável por colocar Gilmar Mendes no STF. Nunca se esqueça disso.

    1. Por isto o ex-psdb, hoje de FHC e Aécio Neves- neto de Tancredo Neves- é intocável no STF e, esta figura coronelística, tornou, também, o luloptismo intocável.

  50. Na realidade o tal "garantismo" é conversa fiada e falta de pudor dos poderosos para garantir os seus interesses. A mídia, interessada na bajulação aos poderosos, usa essa desculpa para dar uma aula desta arte de puxar saco, claro em favor dos seus próprios garantimos.

  51. Estamos virando um País dominado por pessoas inescrupulosas, que ocupam posições em diversas órgãos da república! E sempre se aliam quando seus interesses estão ameaçados! VERGONHOSO!!

  52. Elizabete Camargo! Estou plenamente de acordo com suas palavras em " gênero número e grau" ! Parabéns o Brasil precisa acordar! Não podemos continuar suportando esses "CORRUPTOS " querendo desmoralizar as " Instituições de Combate à CORRUPTOS "

  53. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……. o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  54. Só pra lembrar o Renan Cangaceiro que, Moro "embolsou" $3,5 milhões, trabalhando. Isso é quase nada perto do que esse c*nalha corrupto já conseguiu, surrupiando, corrompendo e sendo corrompido, enriquecendo às nossas custas e às custas do erário público.. Verme asqueroso.

  55. Os que hoje se calam contra o abuso (esse sim ABUSO) que está sendo cometido contra Moro, não perdem por esperar em um futuro governo Lula o que acontecerá. Venezuelização a caminho. Pobre Brasil.

    1. ora Jeferson quem neste país que tenha mais de dois neurônios não sabia que ocorreria isto? só Moro na sua ingenuidade a crer que sua honestidade honorabilidade e coragem mudariam este país ... estava tão certo que depois só fez bobagens .. a primeira participar de um governo que se sabia polêmico e descambaria numa guerra ideológica estúpida .. esta de virar advogado de uma empresa com interesses na Lava Jato mesmo legítimos foi a pá de cal .. o pior a cada fala mais fortalece o ladrão e algoz.

  56. Este Dantas, o procurador que arquivou e desarquivou por pressão do chefe Dantas, do Gilmar (vulgo yogurte Corpus-solta qualquer merda) do Lula e do Bostanaro, são todos farinha do mesmo saco !. A única forma que temos é a união da 3ª via. #MoroPresidente

  57. Um verdadeiro arsenal para destruir o Moro; acredito que a população vai dar o troco nas urnas. Bora, Moro.

  58. Hoje hoje o Brasil fede a podre. Os ratos já têm o antídoto para impunidade. Estão em festa, enquanto o povo ignorante aprecia pasto e pão com mortadela.

    1. Ao que parece a casta está acima dos pobres brasileiros.

Mais notícias
Assine agora
TOPO