DiogoMainardina ilha do desespero

Macaco em Auschwitz

11.02.22

Em vez de terceira via, Terceiro Reich. Duas semanas atrás, escrevi na Crusoé que o fantasma do velho ACM continuava a assombrar o Brasil. Jamais imaginei que isso pudesse se aplicar também a Hitler. Nosso atraso saiu da Bahia e chegou a Auschwitz.

Acompanhei de longe os episódios desta semana, porque nunca tinha ouvido falar nos dois energúmenos que reintroduziram o nazismo no debate nacional: o podcaster Monark e o ex-BBB bolsonarista Adrilles Jorge. O primeiro foi punido com a perda de patrocinadores, o segundo foi demitido. Isso mostra que algumas trincheiras de civilidade ainda resistem – mesmo num ambiente degradado como o brasileiro.

Mas é espantoso que, em plena campanha eleitoral, com uma epidemia em curso e uma pobreza avassaladora, tanta gente se disponha a discutir sobre o partido nazista, e não sobre o PRTB ou o PSC. Nossa realidade, de fato, é representada por Aldinea Fidelix e Everaldo Pereira, e não por Himmler ou Goebbels. A imbecilidade regressiva empurrou o país para uma esfera patológica. Ao contrário do que escrevi naquela coluna, não é mais uma questão de retroagir quatro décadas, para o tempo de ACM, ou oito décadas, para o tempo de Hitler. Trata-se de retroagir para o tempo dos macacos.

As redes sociais, claro, exacerbam e premiam a imbecilidade, levando a macacada a fazer qualquer estripulia por uma banana. Mas isso não se limita ao YouTube. A insanidade bolsonarista e a rapinagem lulista contaminaram todos os meios, infectando o ambiente político.

Estou paralisado, com dor nas costas, num claro sinal de apodrecimento do meu organismo. Isso deve ter afetado também minha capacidade de discernimento. Mas é indiscutível que meu tempo já passou, como provam os dois imbecis. Tenho repetido a mesma pergunta todos os dias, antes de ligar o computador: o que estou fazendo aqui? A resposta é sempre igual: sou um ancestral daquela macacada, extinto numa era remota.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ó Diogo o seu desânimo é nacional. Cada brasileiro que sobreviveu a catástrofe bolsonarista que o diga. Quanto desencanto!

  2. Eu tb me sinto assim. O meu cenário mudou . Sou uma estranha no ninho, tenho 74 anos , curso superior, trabalhei no Poder Judiciário, até os 68 anos, casada há 57 anos , filhos e netos. Não existo mais e “ assisto “ o mundo , decepcionada com o “desenvolvimento humano” . A tecnologia tem coisas muito boas mas o ser humano decaiu .

    1. Jelena, me sinto tal e qual Vc e nosso querido Jornalista. Esperança… buscar onde?

  3. Excelente coluna como sempre, Diogo. Andamos todos desalentados no eterno "país do futuro" que nunca chega. Dominada por uma cleptocracia aos olhos de um povo indolente com o que vê.

  4. ARNALDO JABOR , intelectual com visão profundo e estilo próprio, FALECEU. Mente luminosa e inteligente; qualidades que às vezes incomoda muita gente. Insubstituível como Paulo Francis. Poucos ensinam enxergar e pensar.

  5. Com o lançamento da propaganda eleitoral saberemos até onde irá o Projeto MORO. Ou ganha ou deixará um caminho alvissareiro para o futuro. Renovar costumes não é fácil. Muitos ficam com medo; outros com dúvidas. Mas uma campanha limpa , verdadeira e esclarecedora deixa marcas no consciente do eleitorado. MORO é renovação dos nossos costumes políticos. É preciso concentração , persistência e LUTA... Lula disputou 3 pra ganhar...

  6. Reaja Diogo! O Brasil precisa de você na luta pela eleição de SERGIO MORO Presidente 🇧🇷. Não se entrega o jogo antes de começar o primeiro tempo. Vamos p'ra cima dessa corja de ladrões que rapinam a República. Lutemos com fé, coragem e determinação. É assim que se ganha!

  7. " Moro sem dinheiro ": Pior que isso é " sem ideias ". MORO atuou como Juiz em vários ramos de interesse público na esfera federal. Conhece os males e as deficiências. Porém , ainda não achou um tema que atraia a atenção do eleitorado. O Povo quer ouvir o candidato , não o " marquetero " que soa como Marreteiro ( embusteiro ) na entendimento popular. Ou grita ou não será ouvido. Eduardo está certo: Voto Moro e Bolsonaro, respectivamente

  8. ACM Neto é a reencarnação do velho que e o diabo levou. o Neto é um cancro que deve ser bombardeado com potentes cargas nucleares para não resta qualquer possibilidade de renascer politicamente!

  9. kkkkkkkkk o traira vai acabar concorrendo a sindico de predio e vai perder. kkkkkk é maisnada! que fase! a sua revistinha só dura ate final de ano. Porque? é bolso.22 ate 2026.

    1. Só se for BOLSO FURADO, você deve viver no mundo dos privilégios públicos, como empresário fornecedor ou mesmo sendo servidor. Você não vive no mundo real, onde tudo está desabando de podre devido à incapacidade deste DESGOVERNO.

    2. O Bozo vai ser preso, babaca! Já, já, o molusco vai trair ele! Tic...tac...tic...tac

  10. Concordo em número e grau . Tenho 45 anos e também me sinto como um ancestral da macacada . Totalmente deslocado .

  11. Sim, esse debate todo foi uma insanidade. A cultura do cancelamento está destruindo as possibilidades de pensamento crítica e de argumentação neste país.

  12. Para mim Diogo Mainardi é de longe o melhor jornalista que temos no Brasil. Assim que Sérgio Moro admitiu ser candidato a presidente decidi que meu voto seria dele. Entretanto, sua pífia defesa do pronunciamento infeliz do deputado Kim Katagiri no podcast do Monark me fez não ter tanta convicção do meu voto. Sou judeu que perdeu mais da metade da família assassinada na Polônia pelos nazistas e não admito qualquer deslize de qualquer pessoa em relação ao nazismo e só livro Mein Kampf.

    1. O Kim Kataguri é um ser nefasto, nunca fez nada pelo país, a não ser ir pra favela tirar foto armado com alguns manos, vítimas da sociedade, usando camiseta do abominável che guevara. Quanto ao evento antissemita junto com o drogado Monark, já diz tudo sobre a falta de caráter desse deputado parasita da nação.

    2. Esteja certo amigo, ninguém que apoie o nazismo deve sair impune, o Brasil sempre foi solidário ao povo judeu, sempre! Contudo carece de vc refletir sobre as atitudes sempre republicanas do Kim, elas dizem muito mais que as palavras ditas, às quais ele já se desculpou, merecidamente. Não devemos nos deixar envenenar por palavras, quando as ações são maiores que elas. Paz e Bem sempre 🙏

    3. Para um imbecil ele e muito bom! Mesmo né! Turma de mane

  13. Já estou numa fase de não querer ler e ouvir mais nada.. esse país já naufragou… Só de pensar que Lula e sua corja voltarão ao poder, Bolsonaro é um verme.

  14. Cuide-se, Diogo Mainardi! Suas colunas são sempre lúcidas, e abrem os nossos olhos para a verdade. #MoroPresidente2022!

    1. Quem conhece KIm, sabe que ele apoiasse o nazismo estaria apoiando o nazifacista BOZO. E quem viu o programa sabe que ele foi infeliz no exemplo que deu, mas não na posição que faz dele um excelente político.

    2. Roberto, acho que está faltando cultura e estudo para esse “trio calafrio” que se dispôs a discorrer sobre uma palavra (nazismo) por desconhecimento : o que é, o que significa. Pura ignorância e vontade de aparecer…

  15. Você consegue verbalizar o que penso. Nunca imaginei Viver o que estamos vivendo no país atualmente. Completa distorção dos valôres.

  16. Bom dia Diogo. Sinto muito pela dor na coluna. Melhoras. Se cuida, quero te ouvir pra sempre. É a voz mais lúcida e leal com pitadas de pimenta na dose ideal pra nos acordar. Amo você e seu trabalho.

    1. Isso mesmo. Pare de introjetar no organismo essas toxinas, Diogo. Cuide-se.

    1. Sempre sonhei com país próspero onde : A fome nesse país existisse mais. ledo engano, ela é mais letal porque mata os velhos e conduz nossas crianças a desnutrição , sequelas no desenvolvimento intelectual de forma irreversível. Tenho 77anos meu sonho acabou . Obs . Não precisamos de um presidente mas, sim de um gestor como presidente capaz de colocar a SANGRIA (corrupção), que mata e destrói vidas e sonhos . Colocar a corrupção a níveis toleráveis com certeza sobrar m dinheiro, para Educaç..

  17. Diogo, está sendo difícil mesmo! Foi mais uma semana de imbecilidades e idiotices, mas está difícil. A cada dia que passa, a esperança vai embora. Leio você para não perdê-la! Acordar todo dia cercada de RJ e Brasil todos os dias está minando minhas forças.

  18. Acho que o mundo acabou e começou pelo brasil; estou desanimada; não dá prá acreditar no que estamos vivendo aqui. Só votarei em Moro, porque NÃO acredito em mais ninguém. Não quero saber de menos pior, quero o Honesto, Inteligente e Integro.

  19. Um momento impensável depois de avanços que tivemos com a lavajato, mas eu que vivi nas ruas nas passeatas todo aquele clamor da sociedade vejo as pessoas que estiveram ao meu lado agora defendendo esse governo sem classificação! Estou praticamente sozinha mas sigo com a certsza de que com os meus 74 anos não posso desanimar! Não desanime Diogo o que será de nós!

  20. Já dizia alguém mais sabido do que eu, é melhor acender uma vela do que maldizer a escuridão. Você está ajudando eleger o Lula. É compreensível que queira sua anta de volta. Porem, nós não queremos. Essa sua campanha para destruir o Bozo vai levar o ladrão para dentro do cofre, no primeiro turno. Temos que desidratar o Lula. Caso contrário não haverá segundo turno.

    1. Nem Lula, nem Bolsonaro! Temos de fazer campanha pro Sérgio Moro que, nesse momento, é o único capaz de trazer de volta ao país a sensatez, o equilíbrio, o senso de honestidade e de civilidade! Não adianta combater fogo com fogo! Não adianta eleger um corrupto pra evitar outro...

  21. Caro Diogo Vejo você como o único batalhador a favor da legalidade e justiça. E ainda gasta enorme tempo empurrando o Dr. Moro, ladeira acima, em terreno pantanoso, cheio de lobos, onças, jacarés, sobrevoadas por chupins, tucanos e tuiuiús bons de papo. Torço para que seu sangue continue fluindo o suficiente para te manter positivo e operante.

  22. Diogo , falta a presença do Sen Oriovisto ligado a Moro. História estimulante para jovens e pais de família. Quem não quer " sair do nada " pelo estudo e empreendimento - POSITIVO - ( nossa IBM ) e construir algo para se orgulhar ? ( morro de inveja ) Oriovisto representa o que o jovem quer: Estudar , criar uma empresa e prosperar. Tecnologia avançada propicia empregos qualificados até no campo... MORO A VIA MAIS LARGA PARA O DESENVOLVIMENTO.

  23. Brasil sendo Brasil e hernia de disco sendo hernia de disco. Vc precisa cuidar de um e esquecer o outro. Aproveite a sorte de ter Veneza!

  24. Diogo, sua lucidez é acrimoniosa mas instrutiva. Escreves com " tipos em brasa ". Não és poeta. És Jornalista crítico. KIM foi imaturo e , pela importância que tem ( MBL ) , irresponsável com a campanha a ser deflagrada. Os outros são babacas sem importância. Não os culpe. COBRE disciplina e maturidade do KIM ( O MBL importa... ). Quem apoia tem que ser coerente nos temas. Não posso apoiar Moro e defender discriminalização da corrupção

  25. Terceira Via Eu espero que todos esses pré-candidatos estejam apenas querendo aparecer e se tornar conhecidos, para depois negociar seu apoio a aquele que tiver mais chance, levando inclusive tempo de TV e fundo partidário. Na hora certa, irão se acertar! As pesquisas orientarão essas negociações. Torço pela dupla Simone/Moro, segundo Pedro Simon.

    1. Simone Tebet não é a pessoa honrada que parece ser... Veja como ela votou quando o MP pediu o afastamento de Aécio Neves do Senado para ele ser investigado no caso Joeslley Batista. Chega de pessoas que beneficiam os corruptos amigos! Queremos justiça imparcial e igual para todos!

  26. Não se vá, Mainardi. Acompanho seu "bom humor" desde aquele pequeno retângulo no lado direito da revista Veja... Com o tempo, descobri que você é um otimista! Está mesmo difícil ser otimista em relação ao Brasil...

  27. As empresas/patrocinadores precisam pensar melhor antes de colocarem seus nomes nesses idiotas , imbecis , ignorantes ......onde acham esses seres ? tá louco

  28. pelo menos sou um Chico limpo que como homem contesta com firmeza e luta contra os reais ditadores do meu país algozes do meu povo ... "Palhaço" você se autodefine com perfeição mas com cruel injustiça aos nobres artistas homens que você não é jamais será por covarde cínico e frouxo .. um bosta.

  29. Prezado Diogo, se isso servir de consolo: você está na Itália, nós no bananão. O corretor de textos quis com insistência corrigir bananão para "bananal". Até para meu pobre computador, nada esta tão ruim que não possa piorar. Bananal. Extensa plantação de "bananões": pacobal ou pacoval. É onde estamos Diogo: no pacoval. Com esforço linguístico ( e poético) posso( com licença) dizer que "pacoval" é aquele que está com "pé na cova". Bingo: somos nós!

    1. p.s.: o corretor (mais uma da tal faceta da tecnologia “inteligente”, lascou um acento agudo em nos ), antes de “encerrar”.

    2. Eu também! Saber as notícias do dia - quais são e como “se criaram”-, e, à noite, antes de mais uma noite mal dormida, chego a me perguntar: séculos de descobertas, civilização, investimentos em conhecimento, tecnologias on-line, tinham o propósito de nós encerrar nessa “esfera patológica”?

  30. Em Eichmann em Jerusalem Hannah Arendt desenvolve sua tese sobre a banalização do mal. Aqui no Brasil temos a banalização da imbecilidade. Não podemos aceitar essa turma saída das trevas que pensam poder se eternizar no poder. Ao que eu saiba existe uma lei no Brasil, de numero 7716 de 1989 que proíbe entre outras coisas... propaganda que utilizem a cruz suástica para fins de divulgação do nazismo. Preve-se multa e prisão de até 5 anos. Porque esses sujeitos não estão na cadeia? Escárnio!

  31. Mainardi, assim como vc, nunca tinha ouvido falar destes indivíduos, e isso me deixa muito feliz, pois comprova que não estou desperdiçando o meu tempo de vida, com porcarias. Acho que já ultrapassamos a involução até o macaco. Estamos na era dos micróbios, que se constata pelo número de parasitas na sociedade: políticos, juízes, personalidades que não agregam nada de bom... Lula, Bolsonaro e GM. MORO NELES 🇧🇷

  32. Não assisto BBB a décadas para saber quem é quem que saiu de lá e o que anda fazendo por aí . O podcaster , soube da existência ao assistir Moro sendo entrevistado . Achei absurdo, injustificável alguém se submeter , ainda mais candidatável à presidência , a uma situação em que os entrevistados além de esbanjarem burrice ,usaram mais palavrões do qualquer palavra para se expressar e formular perguntas . Deprimente . Ao mesmo tempo retrato do degradado Brasil atual . Tb estou paralisada.

  33. eu também tô no desânimo entre a ansiedade e a depressão e a constatação que não há esperança para a raça humana. Vem Meteoro

  34. Diogo, estamos em minoria mais não estamos sós. Você abre o computador e faz jornalismo limpo. Comparo com o sentimento de profissionais da saúde ao se dirigirem a um plantão caótico numa emergência pública. Bate o desanimo e a sensação está enxugando gelo, depois da primeira hora vem uma energia, ninguém sabe de onde, e a gente até se diverte. Acho que no jornalismo de alto nível deve ter disso também. Depois de uns anos vem um sentimento bacana por ter persistido.

  35. Obrigado por escrever de maneira clara o pensamento de uma pequena parte da população que continua não aceitando um Brasil com corrupção, injustiça, miseria, violencia e analfabetismo. Vida longa a Cruzue e a todas as pessoas que continuam acreditando num mundo melhor.

  36. Somos filhos de Adão, todos somos e por isso apodrecemos neste nosso conhecimento cotidiano do mal, o bem há muito que foi morto entre cruzes e espadas. Deem bananas aos macacos e deixem a morte aos que participam do fruto proibido, para o remanescente dos filhos de Adão e Eva. Queira Deus nos salvar do bem e do mal que nos imprimi toda mortandade e degeneração.

  37. Excelente texto, maravilhoso, chorei quando li ,imaginando como é teu ser e sendo protagonista de uma situação que te encontras , sem poder agir ,completamente impotente. Heloisa Formel.

  38. Inesquecível pois sempre falaste o que pensas e isso é de um ser raro.Por esta razão é que já te comentei todas as vezes que ouço My way te vejo na minha frente. Heloisa Formel.

  39. Discordo .teu tempo jamais passará, eles passarão.Daqui alguns meses nem serão lembrados . @diogomainardi continuará para sempre inesquecível !!!

  40. Por favor,não me abandones.como tudo que escreves leio e releio por diversas vezes ,fico encantada com tanta imaginação e conhecimento.Imagino teu cansaço ,estou também,mas não posso abandonar Moro .Fica comigo, não me esquece.Estas dentro do meu coração, tu sabes eu sei ,que sentes o quanto é imenso este senti mento!. Heloisa Formel

  41. Monark pende para o anarquismo, desta forma é contra qualquer regulamentação estatal sobre qualquer opinião. Ora, pois, não é o anarquismo ainda mais radical? Não haveria Estado para regulamentar absolutamente nada. Foi só sobre isso que ele se manifestou, criminalizar a opinião dele é criminalizar, por consequência, todo aquele que seja anarquista. Ele jamais falou a favor da violência ou do preconceito, o que fez foi questionar se o Estado era a solução. Não se pode deturpar levianamente sua f

    1. Marcos, anarquia jamais funcionará, enquanto formos seres humanos imperfeitos. Anarquia é a lei do mais forte, E ISSO É VIOLÊNCIA. Vc externa não ter nada na cabeça, fazendo um comentário estúpido desse. QUER DEBATER ISSO? Lula, Bolsonaro e GM. MORO NELES 🇧🇷

  42. Caro Mainardi, pelo que vejo mesmo a distância você não conseguiu acompanhar bem o que ocorreu, o Adrilles foi usado como massa de manobra pelos canceladores de plantão, nada fez para merecer isto, e o fato de ser um ex BB não o faz dele desmerecedor de respeito, vc usou isto num ton pejorativo e deboche, nojento

    1. Logo logo Adrilles voltará, como aconteceu com o Constantino. Jogam pra plateia e o povo como esquece rápido, logo estão de volta

    2. Desculpe, mas esse tal Adrilles é agressivo, mal educado e radical. Não deixa os demais debatedores se manifestarem e sempre os interrompe de forma acintosa. A JP, que é um lixo de TV, fez muito bem em demitir esse cidadão que tentou fazer uma brincadeira de mau gosto com o sieg heil.

  43. Votemos em MORO! Não votemos em bolsolula, nem no segundo turno. Bertrand Russell conta que a frase bíblica sempre citada por seu avô:"Vós não seguireis a multidão para fazer o mal", durante a vida o fez nunca temer pertencer a pequenas minirias...

  44. Melhoras! Entendo que não queira mais acompanhar esse circo de horrores, se sair vou sentir muita falta, torcendo para que vc faça essa pergunta muitas vezes ainda na frente do computador rsrsrs, ninguém sabe muito bem para que lado está indo mesmo. Talvez, essa seja a graça da vida. Eu só agradeço pelo Antagonista existir. Detesto essa hipocrisia que paira em grande parte da imprensa brasileira.

  45. Mainard tem razão. O ambiente de campanha política está infestado dessa mentalidade neandertal emburrecedora. Nosso amigo Chico é a prova viva disso.

  46. É isso mesmo, Diogo, eu me senti exatamente assim ao ver essa história do nazismo. Até algum tempo atrás, defensores do nazismo ficavam quietos, tinham vergonha de aparecer. Ninguém ia a público dizer que as "pessoas têm o direito de ser antissemita"... Nosso tempo já passou...

  47. Fico me perguntando a algo parecido. Vale a pena ficar no Brasil? Há algum lugar melhor a civilidade está em ruínas em todos os países? Acompanho discussões em outros países e me parece que imbecilidade nunca esteve tão valorizada. Obrigado a você e o Mario por terem fundado O Antagonista.

  48. Você se esqueceu de citar o Kim: deslumbrado, idiotizado, e lento. Prejudicou o Moro com esse desvario. A vaidade cobra seu preço. Ainda assim, pretendo votar nele

  49. Diogo, você está aqui para ser essa voz, esse despertador do que restam de consciências bem intencionadas, porém adormecidas nesse Brasil que acha que o que Lula roubou foi couvert artístico e, o que os bolsonaristas fazem tem justificativa. Já vi tiros no pé, aqui e ali, mas tantos em uma semana é o cúmulo da burrice, querem dar a presidência de mão beijada para os criminosos petistas, só pode ser. Que a Crusoé e Antagonista continuem seu trabalho.

  50. O caso Monark teve repercussão por outros motivos: Sérgio Moro tinha sido entrevistado ali, o que causou ódio na esquerda. E também tinha o deputado Kim, do MBL, que apoia Sérgio Moro. Esses fatos levaram a uma união de petistas e bolsonaristas nos ataques, daí o tamanho do barulho e da repercussão. Ninguém que criticou Monark e Kim estava sinceramente tocado com o sofrimento dos judeus.

  51. Eu também me pergunto o que estou fazendo aqui. Eu tenho 49 anos e já vi de tudo. Peguei o final de regime militar. Peguei Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma, Temer e agora esse sociopata e corrupto do Jair Bolsonaro. A minha conclusão é simples. O Brasil não tem jeito. Nosso país existe para ser explorado. Foi explorado pelos Portugueses e agora é explorado pelos próprios brasileiros. O brasileiro não cuida do Brasil como se cuidasse de si e de sua casa.

  52. PENA QUE O Bozo continua vivo matando brasileiros e o nojento do Lula idem. O Mainardi sempre esteve aqui tentando deixar o nosso povo mais esclarecido. Você é quem não estava presente. Melhor ficar ausente com seu presidente nefasto.

  53. Diogo Mainardi e Mario Sabino pertencem à última geração de jornalistas com cérebro! Depois, o que vemos são um bando de descerebrados vomitando imbecilidade e ignorância nas mídias! O que é o jornal O Globo hoje?? E a Folha?? Onde está o brilhantismo de outros tempos?? Sem comentários.

  54. Brasil de Lula e de Bolsonaro?!! Sorte sua Diogo,ou do acaso de morar em Veneza ..poderia ser Manhattan tambem,mas aqui a meljor opção para quem não é banqueiro ou político vai continuar sendo GRU!!

    1. poucos sabem que Mainardi saiu daqui não por total vontade mas se autoexilou para não morrer nas patas da quadrilha que tanto combateu e hoje inexplicavelmente releva os crimes como se não conhecesse as mazelas e a politicalha ladravaz criminosa deste país .. quem acompanhou Marnardi aqui só pode entendê-lo sob total insanidade o que é lamentável e o bem não podia perder o combativo e corajoso jornalista.

  55. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……… os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  56. Eles não estavam lá defendendo discurso de ódio a certas raças ou minorias. Falavam, no âmbito da liberdade de expressão", não entenderem por que existe partido comunista na legalidade. Mas eles se redimiram em seguida, após a negativa repercussão, trazendo para o podcast um professor que de um belíssima aula sobre o horror do Holocausto pra mais 5 milhões de visualizações. Já os esquerdistas vão continuar com seu discurso de ódio aos diferentes, com possibilidade de usar a Democracia para ..

  57. É trágico! Concordo Diogo! O problema é maior do que fazer gesto nazista ou defender a existência dele, estas atitudes são a consequência do problema. Muitos anos nos imbe.cilizando até chegar aqui, a Internet foi só um meio rápido de expor nossa estupidez. Triste cenário!

  58. o cidadão que tem o mínimo de sanidade e esclarecimento não acompanha um lixo de podcast com esse cidadão. tampouco programa que tem como "analista político" um ex BBB. Esse País é uma imensa piada de péssimo gosto.

    1. Exatamente Marco Aurelio. E os patrocinadores? Quando a imbecilidade de seus patrocinados é escancarada, correm para as redes cheios de moral para dizer que suas marcas não apoiam os “ “cancelados”. São desprezíveis tanto quanto.

  59. Concordo Diogo! O “ser humano”, em especial o bananeiro, está involuindo na mesma velocidade dos “benefícios” da internet! Estas ferramentas modernas, acordaram o instinto primitivo, do tempo das cavernas ou antes! O mundo caminha rápido para o fim!

    1. Nem tanto, talvez ainda tenhamos uma chance. Eis aqui, na mesma internet, uma frutífera ilha de insistente iluminação. Em frente!

  60. "Quando homens maus se unem, homens bons devem se associar; caso contrário, eles vão acabar, um por um, fazendo um sacrifício impiedoso em uma luta ingrata".

  61. a verdade é que os três que defenderam a liberdade para criar o PN estavam se referindo à mesma liberdade que tem o PC. se ym partido pode pregar ódio à burguesia (+classe média), as religiões e pregar a instituição de um partido único... eles perguntam e apoiam um PN, em contraposição ... nao sou nem nunca fui favirável à existência de um PN , mas também devem ser crminalizados todos que pregam ódio seja a qualquer classe, raça ou credo... ou a Crusoé também acredita no ódio do Bem?

    1. O PCB e o PCdoB pregam mesmo discurso de ódio, ou seria apenas discurso pronto de reacionário paranóico? Estão aí na política há décadas, cadê os canais dedicados a isso, os discursos dos seus reoresentantes no congresso? Só se for o que tem aí debaixo da sua cama.

  62. É Diogo... essa realidade é o triste final de um país que nos últimos 50 anos, deixou a educação de lado.... Somos uma cambada de imbecis, discutindo sobre os CORVOS que nos dominam e que não estão nem aí, dando risada de nossa revolta... Colhemos o que plantamos...

  63. Diogo, és gênio da raça. A cultura e a civilidade morreram há tempos. Mas vc tem o dever de guiar os deslocados no tempo. Resista, há muita gente que gosta de vc e lhe admira. abc, Bruno

  64. Diogo, você está aqui para dar brilho nas letrinhas que precisam ser iluminadas. Tudo passa. O tempo da macacada já passou mas existem alguns exemplares jogando bananas onde não devem.

  65. Diogo, graças a você e seu dom de escrever a coisa certa no momento certo com tanta lucidez me deixa menos angustiado e com um pouquinho de esperança nesse país. Obrigado por existir.

  66. E o que os brasileiros estão fazendo aqui? Estão esperando, ardentemente por um desenvolvimento de um país que se apresenta há muitos anos , supérfluo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO