Carlos Fernandodos santos lima

Eleição plebiscitária uma ova!

18.02.22

Vimos esta semana um grupo de simpatizantes da esquerda lançar a declaração “Manifesto pelo Brasil”, em defesa da união das forças que se dizem progressistas para a eleição de Lula já no primeiro turno. O argumento deles é de um suposto caráter plebiscitário da próxima eleição, entre a esquerda, encabeçada por Lula e o PT, e a direita, representada pelo presidente Bolsonaro e seus simpatizantes. A única resposta possível para esse absurdo é: plebiscito no primeiro turno uma ova, só estão com medo de um adversário capaz de vencer Lula no segundo turno.

A real motivação do manifesto é o medo de esse candidato da terceira via derrotar Lula. Pense bem! Num sistema que é por natureza plebiscitário no segundo turno, a tentativa de encerrar a eleição já no primeiro turno não tem nenhum sentido, mesmo que venha disfarçado em fantasias a respeito de uma rejeição das políticas – ou da ausência de políticas – de Bolsonaro, da baixeza moral e intelectual do atual presidente e de suas escolhas genocidas durante a pandemia. Se esses motivos para rejeitar Bolsonaro são verdadeiros, nem por isso precisamos nos rebaixar ao abjeto ato de apoiar alguém envolvido em tantas acusações de corrupção em seu lugar. Se o destino do Brasil é fazer um plebiscito entre a baixeza, ignorância e despreparo de um e a corrupção, egocentrismo e imoralidade de outro, pobre do Brasil!

O que a esquerda mais teme é ficar mais quatro anos sem capacidade de financiar suas tropas por meio de cargos no governo federal. Como a esquerda está alijada do controle das máquinas de governo mais importantes, como o federal, ou de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Rio Grande do Sul, o definhamento de seus quadros é preocupante, pois a maior parte de seus acólitos sindicalistas, coitados, vai ter que procurar algum trabalho para se sustentar. Só isso explica o receio de enfrentamento de um adversário como Sergio Moro no segundo turno, pois sabem que Moro, mas também João Doria, Eduardo Leite ou Simone Tebet, representa uma alternativa de centro a Bolsonaro, e que não permitirá que grupos parasitários voltem ao poder.

Esses grupos de apoiadores de Lula, claramente articulados com o Partido dos Trabalhadores, criam uma falsa discussão maniqueísta entre o bem e o mal como sustentação de sua tese. Aliás, não é de outra forma que se coloca o próprio autocandidato à divindade, quando diz que “polarização entre Deus e o Diabo nunca teve terceira via”. Ao se manifestar dessa forma tão elogiosa a si mesmo, Lula só demonstra sua vaidade e egocentrismo. O que Lula gostaria é de entrar para a história como um Gandhi ou Mandela, mas sem precisar realizar os sacrifícios pessoais que ambos fizeram.

Outro ponto interessante por trás desse manifesto foi sua precocidade. A ansiedade parece estar comprometendo o juízo do momento adequado para esse tipo de manifestação. A influência dessa declaração há mais de seis meses do primeiro turno é quase nula, ainda mais quando os nomes dos subscritores não representam nada além de proselitistas da própria esquerda. Na verdade, o maior atingido com essa opinião de esquerdistas é a candidatura de Ciro Gomes, que, como já dissemos anteriormente, será atropelada novamente por Lula e seu partido.

Ciro Gomes, aliás, deve ter ficado apoplético quando soube desse manifesto. Sua missão de ser uma alternativa da esquerda à corrupção representada pelos governos Lula/Dilma sempre foi muito difícil, pois, quando Ciro teve chance real, ainda assim Lula teve o poder de, mesmo preso, comandar o enterro de sua candidatura em favor de Fernando Haddad. O pensamento de Lula é simples: assim como Marina Silva na campanha de Dilma ou Ciro na campanha de Haddad, nenhum candidato da esquerda que lhe seja sombra ou represente outro partido que não o de sua criação terá lugar ao sol.

Por isso mesmo, não acredito em conversas de internet que fofocam sobre a volta do câncer de Lula. Luiz Inácio Lula da Silva, e muito menos o Partido dos Trabalhadores, não permitiria que um político como Geraldo Alckmin fosse seu vice se estivesse realmente adoentado. Imagine se ambos entregariam o poder a um político que representa um rival histórico, ainda que agora constrangido pela falta de relevância de sua carreira política. Não há grandeza nenhuma em Lula ou no PT em torno de pautas, ideias ou programas, mas apenas cálculos de oportunidade política e de poder. Lula está saudável o suficiente, se acha imortal e vai sempre agir dessa maneira.

Esse manifesto, por todos os motivos, terá menos valor que o papel em que foi impresso, salvo em relação a Ciro Gomes. Forçá-lo a aderir a Lula no primeiro turno será a vingança de Lula à viagem de Ciro para o exterior no segundo turno da eleição presidencial passada. Trata-se de uma estratégia arriscada, pois fazer Ciro dobrar os joelhos não coaduna com o temperamento boquirroto dele. Transformar os irmãos Gomes de “Lula está preso, babaca” em “Lula é meu presidente” é uma tarefa difícil, cuja única lógica talvez seja a de que Ciro não tem outra alternativa que não a submissão, uma vez que não construiu pontes para o centro, ficando, portanto, encurralado entre as outras candidaturas da terceira via e Lula.

Por tudo isso, o manifesto esquerdista representa muito mais pelo que não está escrito do que pelo discurso lançado. Medo do segundo turno é a sua verdadeira mensagem. Na verdade, medo de um candidato da terceira via. Medo de sua vantagem diminuir à medida que a corrupção promovida pelo governo Lula vier a ser novamente um dos assuntos dominantes na campanha e que uma nova onda antipetista tome conta do país. A aposta de Lula em Jair Bolsonaro como adversário ideal é a certeza de que o abominável odor dele possa encobrir a fedentina da corrupção dos governos do PT e, em especial, a inhaca que exala do próprio Lula.

Cabe agora aos candidatos da terceira via terem a clareza de que são uma opção real e viável para estas eleições. Deixar se impressionar pelo manifesto dos lulistas e forçar a redução do número de candidatos da terceira via é exatamente o objetivo da campanha do Partido dos Trabalhadores — afinal, mesmo que Lula não vença no primeiro turno, a ida de Bolsonaro ao segundo turno será um grande passo para a vitória petista. Nenhuma campanha está decidida neste momento. A única aposta bastante factível é a de que Jair Bolsonaro não vai ganhar a próxima eleição presidencial.

E é a percepção da derrota inevitável de Bolsonaro pelos formadores de opinião que vai realmente decidir quem enfrentará Lula no segundo turno, pois a terceira via vai crescer justamente no reconhecimento de que não se trata de uma eleição plebiscitária entre Deus e o Diabo, mas uma eleição para a escolha de um presidente que represente a superação dessa falsa dicotomia, dessa polarização imbecilizante que nos trata como incapazes de compreender a real motivação desse discurso maniqueísta. O futuro do Brasil não depende de uma escolha entre autoritarismo e desgoverno, de um lado, e corrupção e facciosismo, de outro. Há que existir outras opções que tragam realmente a paz necessária para que os brasileiros possam trabalhar e esquecer esse período triste dos últimos quinze anos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Excelente artigo Dr. Carlos! Realmente a prepotência de Lula e o PT, traz sensação de total ausência de democracia e de outros candidatos capazes a enfrentar o BolsoLulismo com propriedade e, lançando mão do mecanismo, ganhar as eleições presidenciais, com comprometimento no combate à corrupção e no desenvolvimento desta maravilhosa nação! Abraços a todos os leitores!

  2. Parabéns pelo artigo. Concordo plenamente. De Lula, PT, parte da imprensa e alguns artistas descaradamente petistas, não esperava nada mesmo. A minha decepção é com os senadores Randolfe, Contarato e Aziz. Posam de bastiões da moralidade e contra a corrupção na CPI e abraçam um projeto corrupto como o petista na primeira piscadela do Lula. Votar em Bolsonaro é eleger lula. Voto em Moro.

  3. Vamos renovar o Brasil. Os brasileiros merecem respeito para progredir. Deus nos livre dessa dupla de cruéis opositores da nação .

  4. Nós temos de ter a coragem para desintoxicarmos da turma de corruptos e da turma de aloprados para mudarmos o rumo do país.

  5. Meu voto é de Moro; do fio de cabelo a planta do pé, debaixo dágua ou torrando no sol. E quem vier defender esses dois entulhos políticos eu desfaço o argumento em uma frase; mesmo que eu esteja pregando no deserto, não deixo de falar. #MoroPresidente2022

  6. Parabéns,Dr Carlos Fernando tudo que nós brasileiros honestos e com brio pensamos.em um Brasil com homens dignos para governar e não pilantras sem vergonha na cara como esses dois.

  7. Escrevo somente por minhas ideias. Percebe-se que eleição Lula é um blefe. Antipetismo só cresce. E a podridão nem começou. Penso que há dificuldades pontuais no PDT. Mas cúpula partido diz estar com Ciro Gomes, que é disparado melhor candidato, preparado, competente, combativo e honesto. Fazem de tudo para tirá-lo disputa. Vêem Ciro um perigo. Só se for porque ele resolve, acaba de vez máxima cruel política brasileira do muda-se algo; tudo permanece igual. Fará Brasil do presente, e não futuro.

  8. Perfeito como sempre. Vamos dar um basta a duas figuras que transformaram nosso país em um parea no mundo. Desgoverno e corrupção. Vamos acordar brasileiros.

  9. Análise perfeita no que diz respeito ao cenário político atual. Mas a manipulação é antiga, se pensa uma coisa e se diz outra, por isso mesmo, muita atenção; se todos os manipulados percebessem que por trás das palavras, eles pensam: ' vc é um idiota que acreditou e continua acreditando em mim', talvez mudassem. Mas o que mais me preocupa, nesse momento, é que a alternativa que queremos, aconteça. Alguém tem que ceder, pelo Brasil , a Paz e a Saúde de todos.

  10. Dr. Carlos Fernando Lima. Excelentes comentários, como sempre é de grande interesse, a lava jato nos trouxe muitas esperanças, pela primeira vez me senti representada...

  11. E sobre a reunião do Moro com Temer, nada??? Temer foi o único político pego em flagrante pedindo proprina, todos os outros foram acusados por terceiros, e agora é conselheiro do incorruptível???

  12. Por que nao te calas? Vc deveria se calar,recolher se em silencio refletir e fazer ama auto analise e auto critica dos atos que praticou no M.P

    1. Oi, Maria, sou um ardoroso fã do Doutor Carlos Fernando dos Santos Lima. ... Adoro o nível intelectual dele. ... Gostaria de ter 10% do seu ativo intelectual.

    2. Maria, você não percebeu que o Wellington foi irônico?

    3. O Fernão, pelo jeito incongruente que escreve, deve ser pau mandado do Carlos Tonho da Lua Bolsonaro. MS

    4. Carlos Fernando Lima dos Santos para o ministério da Justiça e #Sergio Moro PRESIDENTE DO BRASIL 2022!!!

    5. Por que vc Fernão e Welington não se calam e limpam suas boquinhas quando falam do dr. Carlos Fernando e vão procurar a suas turmas, aqui não é lugar pra falar asneiras e difamar uma pessoa proba, de bom caráter,inteligente como ele.

    6. Diga para o Mario e o Diogo "demitirem" o Dr Carlos Fernando Lima, seu idiota.

  13. Dr.Carlos Fernandes tem uma visão correta do que será a volta de qualquer um desses dois " cancros" da política. É SÉRGIO MORO PRESIDENTE! E que Deus Abençoe nosso Brasil! Se não for SÉRGIO MORO, não saio de casa pra votar!

  14. Análise perfeita que bem equaciona as chances de outra opção que não seja a que nos apresenta a surrada polarização . Bolsonaro inviável não traduz de jeito algum vitória de lula . Muito pelo contrário . É a grande chance do acerto de nova proposta . Mas penso que esta só se dará depois da janela partidária , em maio . Até lá são só cansativas especulações .

  15. Se Getúlio Vargas estivesse vivo, seria um candidato favorito." Para trás Brasil!!!" Somos condenados a viver do passado. O passado não passa. Desde o mensalão, Lula mente. A corrupção passeava sob seu nariz e ele afirmava que não sabia de nada. Quem acredita na inocência dele é ruim da cabeça.As provas contra ele são evidentes. O STF preferiu um jeitinho a essas provas, para por em liberdade um criminoso, condenado por três instâncias da justiça. O STF é míope. O míope é pior do que cego.

    1. Desde o mensalão não, já mentia quando entrou no sindicato dos metalúrgicos de SBC. Era pelego e cagueta.

  16. Dr. Carlos leio seus textos/análises com grande interesse. Mostram uma realidade triste, mas passam a ideia de que nem tudo está perdido. Sim aos setenta e poucos anos ainda me pego, de vez em quando, querendo ter esperanças, posto que nossa história as desaconselhe. Este é mais um texto/análise irrepreensível. Parabéns.

  17. Assino embaixo, sem restrições. O início da campanha vai definir as tendências do eleitor. Aposto em nomes como D'Avila, Moro ou Tebet representando a terceira via, rumo ao segundo turno e à vitória ...

  18. Excelente texto. O Brasil só tem futuro sem Bolsonaro e sem Lula. Precisamos encontrar um caminho que nos traga esperança de um país mais digno.

  19. É isto. Meu voto será no melhor posicionado para vencer Lula e Bolsonaro no 2T, conforme a última pesquisa DataFolha antes do pleito do 1T. Muita, muita atenção na escolha dos Congressistas. Renan, Lira, Aécio, Cunha, Gleisi, Alcolumbre, Eduardo Bolsonaro, Feliciano, Barbalho, Pazuello … esta gente não pode (moralmente) estar no Parlamento ! Pensem e escolham com decência. Pode ser de esquerda, direita, centro, mas escolha gente que já mostrou serviço pelo país e não para interesses próprios.

  20. Realmente “uma ova, Carlos Fernando! Excelente esse anti-manifesto. A esquerda, que nunca tem o que fazer em prol do verdadeiro coletivo, adora manifestar-se principalmente em prol de interesses não republicanos. Está patente o medo de enfrentarem alguém que não seja o judas Bolsonaro.

  21. Concordo plenamente com o texto. Única certeza que temos é a derrota do bolsonaro e a esperança na vitória de SERGIO MORO .

  22. Se a maioria dos brasileiros patriotas que se amem e a Patria em que nascemos, e se demonstrarmos coerencia e bom senso, certamente nao deixaremos acontecer de novo o fla x flu politico entre quem so soube roubar x aquele que nao sabe administrar e ainda por cima acabou com a lavajato e prosperou na corrupcao via centrao, especialmente no segundo turno de de 2022. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. JAIR e LULARAPIO caindo fora.

  23. É animador ler esse artigo! Cometi a insanidade de abrir uma conta no Twitter e ainda estou espantada, não só com a qtdd de lulistas e bolsonaristas, mas com a agressividade com q se expõem e atacam! Figuinhas para o Bolsonaro desistir logo da candidatura, no fundo não tão fundo assim, ele sabe q ñ tem chance de ser reeleito e, nesse caso, as quatro linhas de uma cela o aguardam...

  24. Análise e elenco de razões perfeitos! Cabe retificar a tal eleição plebiscitária: disputa entre o diabo e o coisa ruim…

  25. Acredito que este ano teremos a oportunidade de escolher o mais capacitado e honesto!Essa polarização entre o ruim e o péssimo não irá para o 2º turno!

    1. Meu Caro Carlos Fernando, poucas pessoas devem saber mais que Você o volume do assalto do PT e companhia. Muito não podes comentar o vivamente, mas tua confirmação no artigo sobre a roubalheira da esquerda já me deixa satisfeito. Sei que não gostas do Bolsonaro, mas é a primeira vez que temos um governo sem corrupção. Bolsonaro !!!

  26. Vc e toda a cambada da lava jato tem que enfiar a viola no saco e como os lulistas se calarem e fazerem uma profunda auto analise de seus erros. Os lulistas frustraram quem esperava um processo de combate a pobreza ,vcs da lava jato por sua imcompetencia juridica e excesso de ambiçao pessoal e arrogancia frustraram quem esperava um efetivo combate a corrupção

    1. "Profunda auto análise de seus erros". Se você fosse capaz disto não escreveria uma besteira destas. Eles tentaram, você faria o quê? Só sabe adorar um psicopata. Vai te internar.

    2. Se teve incompetência jurídica, não foi do pessoal da Lava Jato não. O buraco é mais em cima!

  27. Perfeito na análise mais uma vez, Carlos. Se a esquerda, leia-se PT, não conseguir voltar ao poder em estados estratégicos e no governo federal, a tendência é faltar mortadela para a tropa. Moro Presidente 🇧🇷

  28. Dr. Carlos Sinto-me privilegiado de ser leitor assíduo de sua coluna. Suas colocações são de uma clareza absoluta. Me vejo até sonhando ve-lo Ministro da Justiça de Moro. Pensou no avanço que isso significaria na moralização desse Estado putrido ?

  29. Artigo Brilhante e Memorável! Aliás, como peculiar ao douto colunista Carlos Fernand, mas ouso fazer um reparo q

    1. reparo que é quanto classificar o PT como sendo de esquerda, sua verdadeira identidade é PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros e sua ideologia é "poderalismo", "doutrina política que tem por objetivo a aquisição, manutenção e permanência no poder". Namastê!

  30. o melhor para o país seria uma 3ªvia capaz de frear os ladrões de ontem e os radicais de hoje .. Ciro morreu em incoerência .. Dória é um blefe e hoje sabemos um mero sobrenome Bolsonaro que usou para se eleger e só .. sobra Moro com sucessivos erros . ir pro governo .. sair do governo como fez ... apressar a campanha sem um projeto a dizer asneiras que só reforçam seu algoz .. resta-nos o mal menor que o povo +uma vez escolherá nas indevassáveis urnas do dr. Verboso sob tutela de Fachin.

  31. Como sempre, lúcido e esclarecedor do momento político atual. Na realidade não existe uma nenhuma dicotomia. O que existe são 2 forças do mal apontadas para a destruição ética e moral de nosso País. A única salvação é um bom nome da 3ª via. Que a graça de Deus ilumine a mente do povo brasileiro!

  32. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……. o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  33. No alvo! Esta eleição vai mostrar a capacidade do cidadão em discernir a velha, podre e corrupta política da renovação verdadeira com Moro.

    1. Helena, um candidato de centrão mais palatável para você e a tua turma. O brasileiro descente quer distância do centrão.

    2. Moro e omais competente e honesto de todos os candidatos, ele será o próximo presidente do pais

    3. Precisamos de um político na 3a via, não o Moro, que na improvável presidência, conseguirá governar menos ainda que o Bolsonaro. Mas parece que o Centrão já se deu conta disso e vai trabalhar para ter candidato único mais palatável por todos. Moro será ótimo no Congresso, onde aprenderá a deixar de ser juiz para cair no mundo real.

Mais notícias
Assine agora
TOPO