DiogoMainardina ilha do desespero

Jabor morreu na hora certa

18.02.22

Já perdi um monte de amizades por causa do trabalho. Não custa nada perder mais uma. Fernanda Torres comentou a morte de Arnaldo Jabor da seguinte maneira:

Jabor tentava me falar de como era promissor o Brasil que existiu antes do golpe militar. O Brasil do cinema novo, de Lina Bo Bardi, da bossa nova, de Tom, João, Nelson Pereira e de Glauber (…). Quando Lula se tornou presidente e a centro-esquerda se dividiu, com PT e PSDB rachados, numa disputa figadal, Jabor escolheu um dos lados. Nesse antagonismo, que terminaria mal, com Bolsonaro no poder, Jabor virou elite branca. Numa sessão do Festival do Rio, ele foi vaiado por uma parte aguerrida da plateia. Incrível vê-lo partir agora, logo agora, quando Lula e Alckmin, por fim, resolveram conversar”.

Não dá, Fernanda. Me desculpe. A elite cor-de-azeitona, que eu represento, vaia essa tolice. Bolsonaro, de fato, é o ser mais abominável que já passou pelo Palácio do Planalto – e é também o mais limitado cognitivamente, como disse Luís Roberto Barroso. Repito todos os dias que ele deveria ser condenado e preso pelos crimes que cometeu durante a epidemia. Defendi igualmente seu impeachment, que só não ocorreu porque Lula e seus comparsas decidiram que ele era o melhor adversário a ser batido nas urnas. Mas associar o escambo entre Lula e Geraldo Alckmin a uma espécie de resgate daquele Brasil “promissor” da bossa nova extrapola minha capacidade de permanecer calado. Não, Fernanda, não dá.

Não vou citar a folha corrida de Lula nem a palermice de Alckmin, porque a questão aqui não é eleitoral. Vote em quem quiser. Dane-se. Mas é claro que a chapa Lulalckmin encarna o fracasso do Brasil em se regenerar. Um fracasso – antes de tudo – intelectual. É a promessa de uma sociedade caduca, com ideias caducas e governantes caducos. O Brasil promissor de que falava Arnaldo Jabor de fato existiu, por um breve momento, mas Lulalckmin é o oposto disso. A chapa gagá, que baba na camisa, é um flashback esclerosado, expressão de um país mofado, com sua idiotice reincidente. Lulalckmin representa um Brasil moribundo, visto e revisto. É a reprise de um filme que não deu certo. Jabor certamente não veria a conversa entre Lula e Alckmin como o prenúncio de uma Nova Era, porque PT e PSDB, rachados ou unidos, não apontam para o futuro e sim para um passado que já deveria ter sido incinerado e sepultado há muito tempo.

O que se espera é que, nas próximas décadas ou, mais provavelmente, nos próximos séculos, surja algo novo – talvez em contraste violento com Lulalckmin. Por enquanto, o que dá para dizer é que Jabor morreu na hora certa.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 👏🏽👏🏽👏🏽Bravo!!! Esse criatura quis fazer homenagem a Jabor q lhe deu um papel num filme q.a tornou atriz premiada ,e reduz a Jabor ao seu próprio tamanho. Classe artística medíocre, Fernanda idem.

  2. É difícil ver toda essa galera "passando pano" para Lula e Bolsonaro: Imprensa, Artistas… a soldo, por paixão cega ou por insuficiência cognitiva.

  3. Fernanda representa bem o pensamento dessa esquerda caviar militante, concordo com o Diogo. Quando o PT & Cia. roubavam o Brasil ficaram quietinhos, deviam ter suas razões. Não vejo saida para o Brasil, onde estão os homens de bem deste Pais? Qualquer um que apareça, Bolsonaro ou outro qualquer que quizesse endireitar o Brasil seria atropelado pelo "stableshiment" como está acontecendo agora(não estou aqui defendendo-o, certamente deixa a desejar). Porém, a seu modo chacoalhou o tapete.

  4. PORQUE SERÁ? QUANDO BOLSONARO APARECE QUASE, MESMO DE IMPROVISO, TODOS APLAUDEM. E QUANDO O LULA NUNCA APARECE DE IMPROVISO, MESMO QUANDO APARECE É BASTANTE VAIADO. PORQUE?

  5. O Diogo, com vista para o poente veneziano, enxerga muito além do jardim, digo, do Canal, e nem precisa guindar-se ao alto da torre para nos dar uma visão mais detalhada do que precisamos ver. Já entendi que o Brasil não é lugar para outra coisa, que não a decadência, antes mesmo de haver experimentado a civilização. Nosso moto-contínuo-propulsor é mesmo a barbárie, essa matéria-prima da qual se alimentam os que dirigem o país.

  6. O problema da Fernanda - por sinal uma excelente atriz - é que ela não escreveu com a razão. Nas tintas de sua caneta sobressaíram as cores partidárias. Lula e Alckmin são o que há de mais retrógrado no Brasil de hoje. E qualquer um que ganhe as eleições (Lula ou Bolsonaro, a não ser que haja uma guinada) a cratera do vulcão do subdesenvolvimento aumentará, infelizmente. Pobre Brasil. Pobre brasileiro.

  7. Fico pasma com a intelectualidade brasileira, que sejam de esquerda, mas Lula é atraso, esconde quem vai dar as ordens no país. Cadê o Zé Dirceu e a velharia que o acompanha? Lula só gosta de palanque, da elite e de viagens internacionais

  8. Quando alguém perde eleições e ainda fica na vida pública ele deveria resguardar o que teria de melhor: sua integridade, sua reputação. Alckmin joga tudo isso fora se justando com o sapo barbudo. O que ele ganha com isso ? Vai ser poste do PT ? Horrível decadência !

    1. Alckmin provavelmente acha que um raio pode cair no mesmo lugar outra vez e ele se tornar um novo Sarney. Aliás o Flavio Dino pensou a mesma coisa quando trocou de partido, mas aí o cumpanhêro lha passou a rasteira

  9. Parabéns, Diogo! Escreveu o que eu gostaria de falar aos quatro ventos. Fernanda, ótima atriz, péssima comentarista política!

  10. Diogo, vc relata o que estou pensando, nem eu sei que estou pensando e qdo vejo vc disse ordenadamente o que eu sinto. Diogo, O Antagonista, Mário, Claudio, Dr. Fernando, Moro e Lavajato ME REPRESENTAM. Eu VOTO MORO, do fio de cabelo a planta do pé, debaixo dágua ou torrando no sol.

  11. Não dá Fernanda Torres , me desculpe , mas concordo c/ o Diogo , a chapa lulalckmin é a chapa da “Hipocrisia “, não dá mais p/ enganar o Brasil !!!!!

  12. Fernanda, atriz que admiro e que representa a classe artística/ intelectual, falando uma bobagem dessas, me tira a esperança neste país, principalmente porque essa fala não causa surpresa em ninguém. Mas minha resposta a isso é seguir fazendo a minha parte, segundo a minha consciência. E seguir apontando os elefantes na sala, tipo: querem fazer bem pro povo? parar de roubar seria ótimo!

  13. Pois é, penso igual ao Diogo mas com um pitada de esperança. Se algo de bom é correto fosse feito agora no Brasil, daqui a 50 anos poderíamos ter resultados. A correção de rumo vai ser muito lenta, se houver.

  14. Sem palavras 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    1. Está tudo aí...sem tirar nem por...

  15. Essa esquerdice caviar desses artistinhas não é só patética, é cafona... Mas não consigo entender a lavagem cerebral política desse pessoal, tanto os que apoiam o bandido lula ou o metecapto do bozonaro.

  16. Perfeito, Diogo. Como podemos cogitar em perpetuar políticos decrépitos e seus projetos de um milhão de anos? Brasil mumificado enquanto eles se fartam do bálsamo pago com dinheiro público.

  17. Concordo “ipsis litteris “ com vc Mainardi e , mesmo discordando da Fernandinha contesto respeitando-a como grande atriz que é , premiada várias vezes . Como diz vc com acerto , o problema não é eleitoral . Cada um vote como quiser . É registro histórico . De fato a aliança lulalckmin cheira a mofo, coisa vencida , pessimamente mal resolvida . Ninguém merece . Não precisamos recuar mais ainda na caverna em que fomos lançados .... De primitivismo político já estamos fartos .

  18. O Brasil passou a ser Digital - zero ou um, direita radical e comunismo de esquerda. Devemos lembrar Confúcio - "A virtude está no meio", e pelo amor de Deus, não confundam com o tal Centrão

  19. O ARNALDO JABOR não tinha o direito de partir agora e deixar o BRASIL exponencialmente menos inteligente e lúcido numa hora dessas. E a Fernanda.... o que há com ela pra assentar sobre uma referência pegajosa dessas???

  20. Essa Fernanda está louca de pedra. Camisa de força nela. Mas, o que ela quer de verdade é causar polêmica, já que como atriz a Globo enterrou sua carreira.

  21. nada mais atual q nelson Rodrigues. o brasil é o país dos idio.tas. são muitos e estão por toda parte. por isto saímos de um PT para o Bolsonar o e estamos retornando ao PT. E o pior os idiot.as se acham intelectuais.

    1. Muito além de analfabetismo funcional esses intelectuais macunaimas ficam ostentando, sob apupos dos seus seguidores de estimação, o seu garboso analfabetismo intelectual. That's braziu iu iu iu....

  22. Sim. Nas democracias todos têm voz. Até uma fernandinha, excelente atriz, Nabor mostrou isso, mas péssima comentadora de qualquer coisa.

  23. Diogo, brilhante... Que pena que as opções de hoje que se apresentam em um possível 2o. turno, ou é o passado tenebroso ou o presente escabroso.... Coitado de nós eleitores... Meu voto NULO no 2o. turno, está cada vez mais quentinho...

    1. Marco se se confirmar essa tendência que as pesquisas apresentam seu voto será acompanhado por milhões de brasileiros

  24. realmente é o fim, alguém achar que o Brasil vai melhorar com um corrupto condenado e outro que na planilha da corrupção tinha nome de Santo, realmente é o fim

  25. A Fernanda quer glamourizar um sujo juntando com um mal-lavado. O único que vem para estragar a festa é o Moro, falando sem medo do que realmente o país precisa: prisão em 2a. instância e fim do foro privilegiado. Os demais candidatos nem tocam no assunto.

    1. Eu minha família e amigos que lutamos para um Brasil melhor...#SergioMoroPresidente

  26. Concordo com o Diogo sobre Lula e Bolsonaro. Só não entendo que Diogo jogue todas as suas esperanças no Moro. Moro é um "estagiário", sem nenhuma experiência política ou de gestão. Caso seja eleito vai ser engolido pelo CENTRÃO. Moro é um aventureiro, que não sabe nada de economia, meio ambiente, energia ou qualquer outro assunto que não seja jurídico. Moro não tem nenhum projeto para o Brasil. Chega de aventuras, vou de Ciro Gomes, que é honesto, competente e tem projeto pronto para o Brasil.

    1. Ciro honesto, competente e com projeto para o Brasil??? hahaha Você não pode estar falando de Ciro Gomes. É brincadeira,né?

    2. Concordo integralmente na opiniao sobre o ex juiz declarado parcial pelo stf

    3. Honesto e competente não sabemos bem...mas maluco, destemperado, violento e coroné isto nós sabemos que é

    4. e quem deles são preparados? São muito bons Veja situação desse pais

    5. Se em termos de estratégia política (populismo e aliança com o centrão) estamos na era do bozopetismo, a extrema direita em sua versão ilustrada - a que apoiou Bolsonaro e agora apoia Moro - parece ainda tatear o grau de vacuidade cognitiva a quem apoia ao planalto.

  27. Concordo com tudo!! Lula e Alckmin é o Brasil que a Lava-Jato quis enterrar e não conseguiu! É o Brasil do conchavo e da mutreta! É o Brasil tabajara! Fora com esses caras! Vamos limpar o país com Sérgio Moro! A esquerda festiva do Leblon também é velha, tão velha quanto Jabor, que Deus o tenha! Não dá pra parar o tempo e ficar nos anos 60. Tenho 70 anos e quero deixar um país limpo e digno para os meus netos!

  28. Concordo com vc, Diogo! Bolsonaro pode ser tudo isso q vc afirma e até mais! Porém, a equipe de seu governo tem feito mais pelo país que a esquerda em 30 anos! Além disso, não se pode acusá-lo de ladrão ou corrupto. A corrupção e a impunidade - marcas registradas dos governos anteriores - mataram mais que a Covid-19!

  29. Por declarações recentes que vi - lúcidas, aliás -, creio que nem a mãe da Fernanda Torres concorda com as asneiras que a filha diz sobre política. O Diogo veio e, no melhor estilo jacobino - do qual me alinho na primeira fila -, esquartejou os comentários da infeliz. Só discordo do parágrafo final: não vamos precisar esperar as próximas décadas ou os próximos séculos para que algo novo surja no cenário político brasileiro. Vai surgir neste ano da graça de 2022! Quem viver, verá!

    1. O Diogo, revelou nesse final que: vai votar em branco .

  30. Como chico buarque , fernanda montenegro está manchando sua imagem quando apoia a união de um ladrão condenado com outro enrustido .

  31. Que tristeza! Brasil ñ avança porque as mentes das pessoas - dos jovens, o q é mais grave - estão nesse passado que foi sem nunca ter sido. Parece um filme de terror com péssimos efeitos especiais e tem gente que trata como vale a pena ver de novo, ou sessão da tarde... RIP Jabor.

    1. O problema desses artistas é se acharem demais! Fernanda é ótima atriz, como sua mãe. Escreveu bem no livro O Fim, mas quem disse q sabem de política? Enfiaram isso na cabeça. Assim como o Chico. Acham-se intelectuais e pronto! Dá nisso! Mas viva a democracia (em q eles cospem) e que lhes dá esse direito.

  32. Fernanda Torres, que decepção!!! O Jabor te deu uma Palma de Ouro como atriz em Cannes e você retribui com um Palmo de Merda como colunista... Fernanda, você calada é uma poetisa.

  33. Fernanda Torres, que decepção!!! O Jabor te deu uma Palma de Ouro como atriz em Cannes e você retribui com um Palmo de Merda como colunista... Fernanda, você calada é uma poetisa.

  34. Jabor com seu intelecto diferenciado, jornalista raro, que de tantos predicados, talvez não conseguiremos encontrar novamente Jamais, nos deixa órfãos de suas análises de vida política nacional. Descanse em paz, você honrou ser um Brasileiro da melhor qualidade, coisa rara hoje em dia. Que a história lhe reserve o lugar que você merece.

  35. Se Getúlio Vargas estivesse vivo seria outro parceiro a ser apreciado numa chapa com Lula. O Brasil tem vocação ao atraso. O passado nunca passa. O que simboliza o futuro do país é "O para trás brasil"!!! Somos avesso à reformas. O PT em mais de uma década de poder não construiu nenhuma reforma. Somos vítimas de governantes populistas que só pensam nas próximas eleições e não nas próximas gerações. Um país economicamente forte gera qualidade sustentável ao povo.

  36. Lamento muito pelo Jabor, lamento pelas suas amizades perdidas (é sempre triste), lamento pela Fernanda (sempre admirei), q perdeu uma oportunidade ótima de dizer qqr outra coisa (sem pensar muito, acho q qqr coisa seria melhor ou menos pior...)! Obrigada pelo seu texto, hj ñ deu, mas amanhã, leio em voz alta p/ minha mãe! Muito bom de ler! Cuide-se bem! Bom fim de semana! 🙃🤗

  37. Uma voz como a do Jabor não poderia se calar nesse momento do Brasil. Tantas coisas ruins acontecendo, precisávamos da sua voz para denunciar tanta bandalheira.

  38. Quem teima em compactuar com a desonestidade e não enxergar o buraco em que o Bananão se meteu, não merece mais audiência, não merece mais atenção...

  39. Acima de tudo, faltou ela entender o motivo da aproximação do Lula ao Alckmin. Vou dar só uma dica: começa com "L" e termina com Jato.

  40. Concordo inteiramente com você,Diogo. Jabor partiu, quem sabe, para rever gente boa, das antigas, mas com pensamento lúcido e avançado. Nossa sorte é nosso azar. Azar desse país que perdeu tantos Jabors.

  41. Diogo, a assinatura anual ja valeu só por este seu artigo! Eu era fã da critica inteligente do Arnaldo Jabor e pra mim sua palavras, no texto muito bem redigido, expressam exatamente o que penso. Obrigado!

  42. Essa dupla nos leva a um passado recente que deveríamos esquecer e virar essa página do Brasil. Lugar de ladrão é na cadeia.

    1. Alckmin dizem as más línguas é um ladrão cristão em insano conflito .. rouba nas dorme com una placa de silício na perna que o tortura tiodas as noites .. rouba e reza kkkkkk.

  43. Coerente como sempre, seu comentario acertou nas moscas LULALKMIN, dignos um do outro, embora de estilos opostos, o primeiro arrogante e mentiroso que so cachorro de bengo, o segundo palermo, juntos se completam no PROJETO CRIMINOSO DE PODER desta esquerda retrogada da qual o LULADRAO sempre foi a essencia. Boa derrota pra esta dupla. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE, JAIR e LULADRAO caindo fora.

  44. Parabéns, Diogo! Uma aula da moderna história política brasileira. Síntese precisa, e preciosa, do caminho que percorremos entre a euforia e esperança respirados nos tempos da Bossa Nova e a asfixia que nos traz o ambiente político atual, com o ar putrefato dos remakes já avistáveis do Mensalão e do Petrolão. O título do artigo poderia ser também "Da Bossa Nova à Bossa Velha". Ou, quem sabe, "Da Bossa Nova à Bosta Nova"....

  45. O teu comentário é, na verdade, uma aula sobre a moderna história política brasileira. Uma síntese precisa, e preciosa, do caminho que percorremos entre a euforia e esperança respirados nos tempos da Bossa Nova e a desgraceira absoluta e caos do ambiente político de 2022, regados a um possível remake das maiores falcatruas da nossa história como nação. O título podia ser também "Depois da Bossa Nova, de novo a Bossa Velha". Ou quem sabe, "Depois da Bossa Nova a Bosta Nova". Parabéns!

  46. Quando se fala em presidência da República se tivesse vergonha na cara, ficaria quieto e não procuraria corrigir ninguém, já que ajudaste a eleger o Bolsonaro. Aliás, ajudaste assim como o santinho Moro ajudou, e muito.

  47. Uma atriz da Globo, ganhou Palma de Ouro em Cannes ou algo parecido, escreve na Folha, não sabe de nada que acontece de verdade no subterrâneo do Brasil. E essa pessoa tem coluna num grande jornal, escreve um monte de bobagens. E fica tudo por isso mesmo. Ajuda a desinformar as pessoas. E acredito que no caso dela nem faça isso por maldade. É ignorância mesmo do que acontece no país. Um zé ruela como eu (e sou um coitado mesmo) sabe mais do que acontece no Brasil do que ela.

    1. Ela sabe muito bem mas provavelmente tira vantagem com o seu posicionamento. Como disse e mestre Millor, "desconfie de todos os que lucram com a sua ideologia".

  48. Diogo, o Guilherme Fiúza, aquele lunático bolsonarista da TV Jovem Panos era seu amigo também? Parece que todos os amigos do Diogo separaram-se dele: uns viraram petistas, como Reinaldo Azevedo e Fernanda Torres. Outros viraram defensores do genocida Bolsonaro, como Guilherme Fiuza.

  49. É preciso corrigir algo que o Diogo disse. O Alckmin não é apenas um palerma. Ele também foi pego na Operação Lava-Jato. O PSDB, partido antigo dele, foi o responsável pela criação do Petrolão, que Paulo Francis morreu denunciando, e do Mensalão, em 1998, em MG, com o Eduardo Azeredo. Daí veio o PT, herdou os esquemas do PSDB e os anabolizou. Daí veio a Lava-Jato e pegou PT e PSDB. Resultado: os bandidos do PT e do PSDB se uniram na chapa Lula/Alckmin. E tudo isso com a chancela da Fernanda.

    1. AMAURY eita nome forte e doce .. na verdade em grego significa Senhor da Guerra .. quem recebeu o nome tem de honrá-lo.

    2. Amaury e o Plano Real na verdade nem foi obra do FHC. Foi obra do governo Itamar Franco, em 1994, que depois seria traído pela reeleição do próprio FHC. FHC era o Ministro da Economia mas o Presidente era o Itamar. E se o Itamar não quisesse, o Plano Real não teria saído do papel.

    3. Amaury E eu sempre votei no PSDB, votei no FHC em 94 e 98. PSDB fez um grande mal ao Brasil: Petrolão, Gilmar Mendes, Mensalão do Azeredo, Aécio, Alckmin, Serra, Aloysio, Beto Richa, Reinaldo Azevedo et caterva. Na época você não tinha como ver isso. Só agora, com o neopetista Reinaldo Azevedo, com a chapa Lula Alckmin, com o envolvimento do PSDB na Lava-Jato, tudo ficou claro. Eram todos corruptos, petistas e esse pessoal do PSDB.

    1. Se isso servir de consolo, saiba que nenhum brasileiro irá ver esse "futuro"... O Brasil será o que sempre foi. Nosso presente será sempre uma repetição do passado, um museu de grandes novidades, o futuro repetindo o passado.

  50. Parabéns Mainardi. Jabor certamente elogiaria o seu texto. Dona Fernanda; grande atriz de caráter tão pequeno que se curva à irracional ideologia cegando o próprio senso crítico sobre um dos maiores corruptos do Brasil. Brasil promissor, dona Fernanda, seria o Brasil da Lava-jato que vcs ajudaram a destruir.

  51. O Grupo Folha deveria baixar uma diretriz dizendo que não é civilizado atacar uma pessoa depois que ela morre. O morto não tem como se defender. Mário Sérgio Conti fez isso na Folha com o Ferreira Gullar. Agora é essa petista, a Fernanda Torres, que escreve um texto sobre o Jabor, depois da morte dele. O Manual de Redação da Folha não normativa esse tipo de conduta? E são sempre os petistas que fazem isso.

  52. Os artistas beneficiados na era lula teimam de achar que ele é o salvador da pátria quando na verdade fomos governados por um espertalhão que insiste em falar aquilo que os tolos querem ouvir: ele tem o poder de fazer o preço dos combustíveis ficarem baixos. Agora vem a dupla Lula/Alckmin. Um espertalhão, outro sem caráter.

  53. Não sei se antes da ditadura, o Brasil teve um período promissor. Não vive nessa época, e tenho ciência, que a história é algo relativo. 1- Para mim o melhor momento do Brasil, foi a Operação Lava Jato. O avanço dos mecanismo de defesa do país contra à corrupção, com o advento da Lava Jato, poderia ter tornado o Brasil antifrágil para essa praga: endêmica, sistêmica e sindrômica. Mas prevaleceu O Mecanismo, explicitado na chapa Lulalckimin, com às bênçãos do GM e seus asseclas.

    1. ... Lava Jato mostrou à civilização algo de civilizado nunca mostrado na aldeia TABAJARA. ...l

    2. 2- Fernanda Torres, acha que depois de um organismo ser atacado por um vírus: violento, egoísta e insensível, que deixou sequelas; o melhor tratamento é expô-lo a sessões de sangrias, como na Idade Média. É UMA IMBECIL. Moro Presidente 🇧🇷

  54. Jabor, sequer, chegou a engolir esse papo furado de elite branca. Ele mesmo, tendo olhos azuis, também tinha sangue libanês e sabe-se lá o que mais. Enfim, essa elite esquerdista do Leblon se acha!

  55. Mainardi compreende bem o que foi Jabor de quem assumiu o alther ego incoerente e oportunista .. a morte pode libertar mas jamais santificar e o próprio Jabor inteligência rara inteligência sabia o que era muitas vezes nada mais que misto de sonhador e tolo que jamais encontrou a si mesmo da mesma forma que Mainardi a réplica do de cujus que fica a penar no vale de lágrimas que não entende e onde será um eterno proscrito .. se a morte redime que a morte nos seja leve e me aguarde prum papo rs.

    1. contei não mano mas fui bom nisso pode ter certeza kkkkk

    2. só uso vírgulas na cama e radicalmente com lindas damas .. sua chance é zero bobão

    3. quem é você para dar lições a alguém? leia Saramago e comunique-se imbecil .. idiota medíocre metido a intelectual .. bosta pura.

    4. De novo o Sr. Feitosa... Por favor, da próxima vez, use vírgulas. O senhor pode aprender como usá-las lendo os 2000 volumes de sua biblioteca.

  56. Fernanda Torres deveria ter escrito isso quando Jabor estava vivo. Daí ele teria chance de responder. Mas essa gente age covardemente mesmo. Lembro de um texto do Mário Sérgio Conti na Folha. Ferreira Gullar tinha morrido. Uma semana depois, Conti desceu a lenha do Gullar, pelo fato dele criticar o PT. Gullar não teve chance de se defender, estava morto. Ficou por isso mesmo. Hoje Conti trabalha na Globonews.

    1. boa atriz sim até mesmo pelo pedigree infelizmente Fernanda herdou da mãe a arrogância sendo mais prepotente .. jamais será algo maior que a Fátima e a Vani medíocres mas bem engraçadinhas .. e só.

    2. Corrija aí Revista Crusoé. Comentário demora para ser publicado. Você acha que não foi. Daí copia e cola e tenta mandar outra vez. Daí você vê que o texto que vai é sobre Direitos Autorais da publicação.

    3. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.uol.com.br/edicoes/199/jabor-morreu-na-hora-certa/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

    4. Ferreira Gullar era um crítico do PT. Tinha uma coluna no caderno Ilustrada, na Folha. Depois de sua morte, Mário Sérgio Conti escreveu metendo o pau no antipetismo do Gullar. Esse é o "modus operandi" deles.

  57. Ela poderia escrever isso enquanto ele estava vivo. Teria ele direito à réplica. Os petistas transformam até a morte num ato pró- Lula. Oportunismo genuíno. Será ministra da Cultura.

  58. A chapa Chuchu com Mortadela, defendida pela artista Fernanda Torres, não começou hoje. Essa chapa vem lá de trás, quando um deputado do PT disse com todas as letras que Gilmar Mendes, indicado por FHC para o STF, tinha se tornado aliado do PT. Enfim, com o avanço da Lava-Jato sobre PT e PSDB, os dois partidos caminharam para uma aliança. PT e PSDB tinham que se aliar, caso contrário seus próceres seriam presos pela Lava-Jato. Vejam o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QIrAC8DB9sw

  59. Tá, mas Moro também faz parte desse fracasso porque era um juiz deslumbrado, que recebia auxílio aluguel com casa própria e filho de um tucano. Foi imparcial por ser contra o PT, como todo bom tucano. Então se há um futuro político a ser desejado, deveriam apoiar candidato que fosse totalmente diferente de Moro. Ou melhor, não deveriam apoiar candidato nenhum em nome do bom jornalismo. Assim não dá, Diogo.

    1. Olá, Carlos! Respeito sua opinião. Mas não posso deixar de dizer-lhe que sempre achei o juiz Sérgio Moro discretíssimo, até tímido, e eu me questionava se essa forma de ser, era consequência do temperamento, ou por força da função que exercia. E como candidato, isso, possivelmente, pode ser um problema . Ele nunca negou que o trabalho era de equipe, e nos fez conhecer outros nomes de igual competência e prestígio pessoal. Sérgio Moro era o Juiz, ficou mais exposto, para o Bem e o Mal.

    2. >> A revista é do Diogo - fundada por ele com o Mario. ... Ele fica do lado que bem quiser. ... Ele MANDA. Ponto.

    3. KKKKKKKKKKKK AINDA NA FAKE NEWS DO "PAI DO MORO TUCANO", CAD.ELA IMUNDA? AINDA NA FAKE NEWS DO "MORO TUCANO", PIRANHONA SAF.ADA? KKKKKKKKKKK NÃO APRENDEU NADA COM OS FATOS? SE O MORO É TUCANO, POR QUE O CHEFE DA QUADRILHA TUCANA NO STF, GILMAR MENDES, ODEIA SÉRGIO MORO? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    4. Sérgio Moro tucano....esse deve ser um leitor assíduo de blogueiros petistas e bolsonaristas. Só falta dizer que Moro defendia o Aécio, não o investigava...e o fato de Aécio ser Senador, que impedia Sérgio Moro investigá-lo, obviamente será esquecido. E faltou dizer ainda que Moro era um agente da CIA ou ainda um agente da China.

  60. O Brasil parece um jogo no qual você avança umas casas e depois, jogando os dados mais uma vez, cai numa casa que lhe obriga a voltar dezenas de casas. Voltamos para 1989, quando Mário Covas apoiou Lula contra Collor. Vimos no que deu. O PT herdou os esquemas corruptos do PSDB. Foi o PSDB que criou o mensalão, com Azeredo, em MG (1998). Paulo Francis morreu denunciando o Petrolão do FHC/PSDB (1997). O PT herdou esses esquemas em 2022 e os turbinou. Tudo isso irá voltar em 2022, com Lula/Alckmin

  61. CHAPA LULA E ALCKMIN. Houve um tempo que Lula e Alckmin era adversários. Xingavam-se mutuamente. Alckmin, então governador de SP, patrocinava uma revista de um tal de Reinaldo Azevedo. Reinaldo que então criticava o PT. Hoje Reinaldo trabalha pela chapa Lula/Alckmin. Hoje os blogs petistas elogiam Reinaldo Azevedo. Mas já houve um tempo em que acontecia o contrário https://www.diariodocentrodomundo.com.br/e-eis-que-a-lava-jato-resvala-em-reinaldo-azevedo-por-paulo-nogueira/

  62. Magnífico! Mais uma contribuição valorosa da pena de Diogo Mainardi para fazer esse Brasil velho, um dia tonar-se novo. Mas, Mainard também precisa deixar essa coisa velha de achar que a morte existe e Deus não existe, negando a sua própria existência, que nos interessa a todos que seja por muito tempo aqui no plano físico. Jabor vive em outro plano. Namastê!

    1. "Enventada", putz, ter que ler isso. Essa geração Paulo Freire é tragicômica.

    2. Lá vem o outro botando deus no meio. Deus é uma coisa enventada pelo homem e geralmente usado como desculpa para o bem e para o mau. Está sempre encima do muro.

  63. Falei que o Diogo tem o dedo podre para amizades: Fernanda Torres, Lacaio Reinaldo Azevedo. Mas não é só ele. Parece que o lacaio Reinaldo Azevedo se tornou blogueiro da Veja pela obra de Mário Sabino. A revista Primeira Leitura, do Reinaldo, apesar do patrocínio do então banco estatal Nossa Caixa Nosso Banco, por obra e graça do então governador de SP, Alckmin, faliu. Daí Reinaldo conseguiu virar blogueiro da Veja. Vejam aqui: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/e-eis-que-a-lava-jato-resva

    1. link da reportagem do site petista DCM, que em 2016 ainda tratava Reinaldo Azevedo como adversário político. Hoje essa reportagem do DCM seria impossível https://www.diariodocentrodomundo.com.br/e-eis-que-a-lava-jato-resvala-em-reinaldo-azevedo-por-paulo-nogueira/

  64. Hoje Mainardi acertou a mão. É uma boa hora pra morrer. Viver só para passar raiva? É essa a guinada que o Brasil precisava? De 360° ? Ou seja, voltamos para o mesmo lugar, para a mofada vanguarda do passado? Brasil e seu " museu de novidades "! Tsc, tsc, tsc... E vamos que vamos - para o governo da " exumação " do que deveria permanecer sepultado?

  65. (trilha sonora que lembre aquela, e eis aí um jingle de campanha): Moro (timbre fechado) num país tropical que precisa de java jato cerebral!

  66. A caduquice desses artistas presos num sucesso do passado é o que traduz nossa cultura de "vanguarda". Aliado a uma imprensa que só dá vozes que dão audiencia, tirando do tumulo diariamente as mesmas coisas de sempre. Todos foram importantes, mas não surgiu nada novo por ai não?? A semana de 22, só foi em 22?? Os novos baianos serão sempre novos? Não tem mais nenhum novo baiano por ai não?? Ou falta procurar e dar voz?? Não toleramos o novo, o diverso, não sabemos reconhecer o novo.

  67. Fernanda Torres, artista brasileira, que defende uma chapa formada por dois políticos corruptos, que faziam parte da planilha de propina da Odebrecht. Alckmin era chamado de Santo na planilha, enquanto Lula era chamado de "amigo do amigo do meu pai". Isso dá um ideia de como o Brasil é apodrecido, a começar pela nossa classe artística. Um país não é subdesenvolvido de graça. O nosso subdesenvolvimento moral e econômico começa na nossa elite. Que Deus tenha piedade desse país.

  68. Até nossos artistas não valem nada. Apesar que artista, no Brasil, é quem vive com salário mínimo, e não Fernanda Torres. O Brasil é um deserto de homens e mulheres. Fernanda Torres é um exemplo de como a nossa "classe artística" não vale aquilo que o gato faz no jardim e cobre com areia. Fernanda Torres é o Mario Frias do petismo. Mudam as moscas, mas a merda é a mesma.

  69. Fernando Torres era sua amiga Diogo Mainardi? Diogo Mainardi tem o dedo podre para escolher amigos e amigas então. Outro amigo do Diogo era o Lacaio Reinaldo Azevedo. Diogo, você tem que escolher melhor seus amigos e amigas.

  70. Caro Diogo, já pensou Jabor e Paulo Francis, nos dias de hoje? Francis foi "morto" pelos dirigentes da Perobras da época-acusados de corruptos que foram. Sem Moro, não há solução.

  71. Só porquê alguém é um ótimo artista não quer dizer, necessariamente, que seja um ser sapientíssimo em política! "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!" Pode até ser uma irresponsabilidade, dado o alcance que suas palavras têm, propagar ideias de qualidade duvidosa, ainda que involuntariamente.

  72. De fato, não testemunhara a continuidade dessa vergonha chamada Brasil e foi poupado de comentários de quem opina sem conhecer fatos.

  73. Obrigado Diogo! Sua coragem de dizer a verdade, doa a quem doer, da esperança a uma pequena parte da sociedade que olha pra frente, que pensa em reais renovações e quer viver num lugar um pouco mais civilizado. A classe artística, salvo algumas exceções, vive no "fantástico mundo de Ipanema", gosta da vida capitalista, mas prega "a esquerda" pro povão. Cansado de "socialista IPHONE".

  74. Esses artistinhas medíocres se dependessem da qualidade e sucesso artístico passariam fome, mas são escravisados e alimentados pelos policitos/otoridades morféticos, com restos de dinheiro roubado.

  75. Acho que a Fernanda ainda deseja o país do futuro, só que nós precisamos do Brasil do presente aquele com mais planejamento, gente interessada em organizar a bagunça de 40 anos. Sinto falar mas ninguém deixou saudades para mim deixamos um país medíocre para os jovens de hoje, precisamos dar uma guinada de 180º e precisamos abrir espaço de verdade para o novo acontecer. Estou desanimado. precisamos de uma bala de prata. MORO 22

  76. Não dá pra culpar muito. O lado do cérebro mais desenvolvido e ativo dos artistas é aquele que rege as emoções, os sentimentos e as artes. 😉

  77. Parabéns Diogo. Fernanda Torres é mais velha que a sua mãe, a Fernanda Montenegro. À guisa de homenagem a Jabour, fez uma ilação medonha, jogando-o no mesmo canto empoeirado de lulalckmin. Lamentável

  78. Mais uma vez o Diogo vem dar voz àquilo que eu queria dizer sentado na bancada do JN. Quero lembrar mais um detalhe do governo Lula/Dilma: a propaganda enganosa via Powerpoint, qa imprensa – a maioria mamando nos cofres públicos – alardeava. Era PAC, projeto disso, daquilo, mas nada virou realidade. Estava nas telas o q todo mundo dizia q precisava ser feito, mas ninguém consegue apontar algo importante feito p/ o Brasil naqueles 13 anos no poder. TREZE!!!... daria p/ ter construído outro BR.

  79. Fernanda Torres, como vários petistas, precisam encontrar alguma justificativa para votar num ladrão de esquerda. Ela achou a sua justificativa. Isso é a relativização da ética e da conduta moral para priorizar uma tal “ideologia”. A admiro como atriz. Mas como pessoa está deixando a desejar… parabéns Diogo. Perfeito o seu texto.

    1. Excelente comentário para um texto que coloca tudo em poucas palavras o que representa a união dessas duas pessoas patéticas. Está difícil imaginar 4 anos se essa dupla ganhar a eleição.

  80. Não pertenço a elite artística, que se considera, mesmo que não externe, a elite intelectual. Sou o chamado brasileiro médio e mesmo com minhas limitações, tudo me vem tão cristalino, sem sombras, que as vezes desconfio se esta elite vive um delírio coletivo ou apenas no grupo de WhatsApp da Paula Lavigne

  81. Sim! Não fique calado! Esse atraso intelectualizado é mesmo deprimente… depois dizem que os outros são conservadores e reacionários. Mofado é a palavra certa.

  82. Moribundo está o Brasil há muito tempo.. Fernanda Torres , vá fazer teatro. No Brasil onde a Academia Brasileira de Letras torna Fernanda Torres( a mãe) imortal ,junto com Sarney...eu digo: o Brasil de Bolsonaro e lulalkmim está podre.Cala a boca Fernanda Torres

  83. Lula/Alckmin retratam o fracassa do Brasil, mas a coluna da Fernanda Torres mostra o porquê. Quem não sai do passado não tem futuro.

  84. Lula/ Alckmn retratam o fracasso que é o Brasil. Mas a coluna da Fernanda Torres mostra o porquê do nosso fracasso. Quem não sai do passado não tem futuro.

  85. Só me resta aplaudir você, Diogo. Maravilhosa e desoladora exposição. Se o Brasil não acordar teremos um governo todo enferrujado corroendo o Brasil . Fernanda poderia continuar no alto do pedestal no meu conceito.

  86. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................…… Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  87. Na mosca. A Fernanda Torres como articulista é boa atriz. Enxergar Nova Era com o Lularápio,maior corrupto do pais e, com o rastejante Chuchu é alucinante.

  88. A chapa 9 dedos/Santo (picolé de chuchu é elogio) embute uma enorme injustiça aos Odebrecht que foram os primeiros a unir os dois. Talvez, estejam reservando a vaga de Minstro da Infraestrutura pra Marcelo.

  89. Parabens Diogo ! A sua melhor que já li … !!!Quanto essa galera como Fernada Torres que ainda acredita no Barrabás de São Bernardo ; realmente eu não tenho capacidade de entender ….sou muito limitado acho …

  90. Perfeita a sua colocação! Desde a ascensão do Zé Sarney à presidência, o Brasil foi aprisionado por políticos corruptos, tendo como um dos homens de frente o Antônio Carlos Magalhães, o Toninho Malvadeza, apoiados por Roberto Marinho, que manipulava a população através de sua rede de televisão. É um atoleiro sem fim. Tens razão! O país vai levar décadas para se tornar civilizado, quando as pessoas irão respeitar os direitos de seus próximos.

  91. Excelente texto! Lulalckmin é a expressão do que há de pior no país e só consegue ser superado pela absoluta desgraça que é o desgoverno atual.

  92. Pelo que ouvi o Jabor comentar (vou sentir saudades!!!) , a Fernandinha está redondamente enganada. Lulalckmim é um Brasil que dá asco!

  93. E o pior que um monte de idiotas apoia essa “chapa gaga “!!! Essa Fernanda e a maioria dos jornalistas da Globo !MORO PRESIDENTE

  94. "Quando Lula se tornou presidente e a centro-esquerda se dividiu entre PT e PSDB" e "Elite branca" foram demais para mim. Bem Fernanda Torres mesmo. É, Diogo, você como sempre perfeito. E pensar que votei em Alckmin para presidência da República para Lula não ganhar. Enfim, Arnaldo Jabor nos deixou na hora certa. Descansou desse país!

  95. Como é possível a Fernanda torres dizer tantas bizarrices. É o fim do mundo, afinal ela é tida como uma pessoa inteligente e culta. Pensar e divulgar que essa chapa de quase octogenários será o melhor para o Brasil é o cúmulo do contrassenso. Ponham na cabeça, definitivamente, MORO NA PRESIDÊNCIA e ponto.

  96. Não me surpreende o pensamento de F Torres, era o esperado. Do chefe de quadrilha tb não. Infantilmente, surpreendeu-me o papel a que se presta G Alckmin. Esqueci que ele é político, só pode ser isso. Magnífico Mainardi!

  97. A chapa Lulalkimin não são favas contadas , ainda vai correr muita água debaixo dessa ponte. Na hora certa o eleitor acordara. Resista Moro!

  98. Os intelectualóides como Chico Buarque e cia parece que pararam no tempo... Vivem num mundo paralelo, não é possível! Diego Mainardi, perco todos os amigos mas ouvir uma bobagem dessas não dá.... Tens toda razão!

  99. Parabéns Mainardi! Grande texto! É impossível concordar com quem apoia Lula ou Bolsonaro. É uma boçalidade char que uma chapa Frankstein como Lula/Alkimin é um avanço.

  100. Como sempre, você foi preciso! Foi um AVC que o levou, mas desalento e tristeza podem ter sido a causa real. Este país fede e é desesperador ver pessoas influenciadoras como a Fernanda pensarem - e dizerem - tais absurdos.

  101. Concordo! Mas produção de água cristalina a partir do esgoto da nossa política precisa de gente equipada para não se lambuzar e afundar na matéria prima dessa rede. Por isso elementos do Judiciário, Parlamento e outras instituições buscam o domínio pela força e corrupção dessas instituições. Vai ser muito difícil, mas a única maneira é mudar e observar se a dita terceira via quer a mudança ou está fazendo cena para se associar ao vencedor e se transformar no novo Centrão. É difícil acreditar.

  102. Mainard, como sempre, no alvo…. Pensar no molusco como renovação é absurdo, a menos que se esteja falando de voltar ao “nós contra eles” (nunca identificados); às lambanças no setor privado (JBS, Oi etc); às migalhas jogadas aos movimentos sociais, à “classe artística” inca paz de lotar uma sala de teatro ou cinema, aos jornalistas e humoristas “à favor” do “seu” governo e de seus privilégios…. Somente uma candidatura promete recomeçar o Brasil do zero, prá valer, sem jeitinho ou acórdão

  103. Não há sociedade que resista sem o simples jornalismo de verdade. Estamos perigosamente sob o risco de zerar referências no assunto. Pois é Diogo, sinto em dizer que terás que te manter vivo e falante por muito muito tempo!

  104. A cada minuto, a tecnologia se reinventa. A cada século este país consegue chegar à conclusão de que não precisa se reinventar. Este contraste tem como origem a paralisia mental e como consequência a não evolução de um povo , que apenas desfila com seu celular alimentado pela 5G, inundado por fake news, e enganado por achismos de uma falso progresso de seu país.

  105. Amava o Jabor! Você tem o mesmo jeito dele. Gosto de jornalistas sérios que passam as notícias de forma objetiva, direta e reta. E leve, esse é o segredo. Você se importam, isso faz muita diferença. Achava o seu pai o máximo tb. Ele e o Jabor estarão olhando por nós.

Mais notícias
Assine agora
TOPO