DiogoMainardina ilha do desespero

O cérebro estupidificado dos brasileiros tem um mérito

11.05.18

A estupidez do Brasil faz com que Robinson Crusoé encontre Deus.

O episódio é relatado em seu diário.

Alguns meses depois de seu naufrágio, Robinson Crusoé adoece.

Sem saber o que fazer, ele se lembra que, para os brasileiros, só existia um remédio: o tabaco.

Ele revira um baú resgatado do navio afundado e encontra, além do tabaco, uma Bíblia.

Imitando os brasileiros, ele masca as folhas de tabaco e fica com o “cérebro estupidificado”. Em seguida, ele abre a Bíblia ao acaso e, pela primeira vez na vida, escuta sua mensagem:

“Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”.

A partir daquele momento, Robinson Crusoé invoca Deus o tempo todo. Ele lê a Bíblia três vezes por dia, em busca de conforto espiritual e de respostas acerca de seu destino.

O que ele aprende?

Nada.

A Bíblia só passa a fazer sentido vinte e seis anos mais tarde, quando ele encontra Sexta-Feira. Porque ela se torna uma ferramenta indispensável para domesticar e civilizar o selvagem.

Robinson Crusoé – um homem pouco afeito a voos especulativos – resgata o aspecto prático da literatura.

Todo mundo precisa de um livro. Apenas um.

Robinson Crusoé tinha a Bíblia. Eu tenho Robinson Crusoé.

O mérito por essa descoberta é do cérebro estupidificado dos brasileiros.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Li dezenas, ou melhor, centenas de livros, alguns os re-li alguns anos depos para ver se havia percebido algo, como é o caso do As Portas da Percepção de Adous Huxley. Mas um tem me guiado atualmente O Curso de Filosofia Positiva de Aususte Comte. Vai que os militares assumem o poder...

  2. O problema não é o livro, mas o ser que o interpreta. Caríssimo Diogo, apesar de algumas discordâncias, eu gosto de sua escrita. Abraços a todos da Crusoé!

  3. Com esse comentário idiota, querendo sentir orgasmo, falando mal do livro sagrado dos cristãos, Diogo Maisnada tenta se redimir dos esquerdistas que como ele demonstra, não respeita quem crê diferente dele. Tente falar mal do Alcorão lá no Irã! Aí você mostrava que é um jornalista de verdade e não um penteio de Cú!

  4. AlÔ DIOGO Bravo, Bravo....continue com o seu trabalho e dos comentaristas da Crusoé.....do Antagonista....que ajudaram a destruir o petralismo e sua quadrilha.

  5. Sempre gostei dos textos de Diogo Mainardi. Acompanho _o desde suas colunas na Revista Veja, de preferência falando mal de Lula. Concordo plenamente com ele.

  6. A grande maioria do povo brasileiro dita esclarecida acreditou no Lula, no seu projeto sem querer enxergar os sinais mais singelos da enganação, os burracos na ruas, o caos crescente da insegurança, o peso sufocante da máquina pública, o mensalão, o reinado da burocracia kafkaiana, a voz do Brasil, a TV Brasil etc... Sérgio Moro, Mainardi e outros poucos tem o mérito de tentarem resgatar a nossa inteligência e abrirem os nossos olhos. Precisamos acelerar o desmantelamento do mecanismo...

  7. Embora admire a determinação e o senso crítico do Diogo, não partilho, como é razoável, de todas as suas convicções. No conteúdo da matéria pude observar laivos que, na minha opinião, transcendem a fronteira da respeitabilidade. Mas, admito, nem por isso deixarei de ler regular e atentamente a sua coluna.

  8. Da Bíblia aprendi o seguinte : " O saber ensoberbece." Conhece o Mainardi desde os tempos em que a Veja era aguardada aos domingos no cair da noite, como atualização para preparação para o vestibular da UNB...jovem, pouco entendia...hoje, mais velha, continuo sem entender muito e não apreciar o sarcasmo ...de todo modo, passei no vestibular e sigo lendo....o que ele quer consegue : falem mal, mas falem de mim...a julgar pelas reações e me alavancar a escrever meu primeiro comentário....

  9. Lula, com sua biblia, descobriu como domesticar os estupidificados cerebros brasileiros e os ensinou, como ao papagaio, as frases a serem repetidas, e, como ao sexta-feira, o que dizer a eles. Diogo sabe como Lula empulhou a todos com sua biblia roteiro de implantação do socialismo...

    1. E a bíblia de implantação inclue: - desarmar a sociedade; - dividi-la e encurralar a elite; - incentivar praticas sexuais liberais, discriminalizacao do uso de drogas; - apoio a criminosos comuns; - elevacao de gastos públicos e da dívida... Enfim, a cartilha vinha sendo implantada..

  10. A leitura da Bíblia não tem mesmo aplicação prática, nem foi isso que buscou Crusoé e pelo visto o que ele buscou encontrou já que o leu diariamente. Não sou leitor da Bíblia, mas respeito os que buscam outras aplicações que não sejam o "aprendizado prático" e não vejo portanto demérito ou condição inferior de quem o faz, muito menos estupidez.

    1. Adalberto, você é muito inteligente e compreensivo. Parabéns!

  11. No "O Livro de Eli" a bíblia era assim mesmo considerada, como Diogo bem lembra: "a biblia torna se uma ferramenta indispensável para domesticar e civilizar os selvagens." Quem a tiver dominará as palavras de domesticalizacao, civilização e estupidificação.

  12. As ofensas do Mainardi aos brasileiros poderiam ser mais focadas em objetos reais e menos em figuras devlinguagem. Suas subjetividades ofendem aos brasileiros em geral e os alvos se diluem.

  13. Vendo as manifestações em decorrência dos acontecimentos recentes, me sinto cada vez mais apavorada com a estupidificação de muitos brasileiros, muitos mesmo!

  14. Precisamos ajudar o Brasil a sair da estupidez! Aí está o desafio! Estou acreditando que a Crusoé tem um papel fundamental nesse desafio!

    1. Somos um bando de Sexta-feiras que vive numa ilha perdida do mundo...

  15. Ah, meu livro inesquecível é muito parecido mesmo com o seu: A Ilha Misteriosa, Júlio Verne. Depois da Bíblia, é claro!

  16. Hoje que consegui assinar Crusoé... já estava desatinada! Excelente crônica! Parabéns a todos pela revista mais bacana que já li! Vocês são demais. E quanto à Bíblia, Seu Mainardi, eu a leio, creio na Palavra e rezo para você (que sua ilha seja chamada Esperança), e os seus outros cavaleiros da Távola Redonda ou Mosqueteiros. Afinal, antes ser alegre que ser triste, né mêmo? Ah, estou relendo Robinson Crusoé. A interpretação é outra, diferente da minha longínqua adolescência.

  17. NAO VAMOS CHEGAR A LUGAR ALGUM SE NAO DERMOS INICIO A UMA CAMPANHA PRA MUDARAS INSTITUICOES......EXECUTIVO: FIM DO PRESIDENCIALISMO DE COALISAO....ELEICAO DE PRIMEIRO MINISTRO..POR INDICACAO DO POVO...LEGISLATIVO: MAXIMO 5 REPREWENTANTES POR ESTADO....CAMARA 3 SENADO 2.....JUDICIARIO: MAXIMO 6 ANOS NO CARGO COM PROVENTOS E BENEFICIOS DE BRASILEIROS>>.......

  18. Diogo, me desculpa, mas você mandou mal, muito mal. Será que vou aguentar ler todas as semanas mais uma metáfora fraca do Brasil via Robinson Crusoe, que li e adorei com 12 anos de idade? Que maldade desconstruir o livro de Stevenson da nossa juventude e maltratá-lo dessa forma, com pequenas marteladas semanais.

    1. Vivian, relaxe. Você vai aprender muito com a releitura de Mainardi, com ou sem metáforas!

  19. Diogo, finalmente ligaram o tráfico de drogas/doleiros/Patriotas Cleptomaníacos. Isso merece uma coluna. Pegue na pena do papagaio e ....

  20. Dá uma vergonha alheia danada ler os comentários... Se esse é o nível intelectual de LEITORES; esperar o que de eleitores do Lula? Minha certeza é de que o Diogo Mainardi não baixará o nível pra servir alfafa.

    1. O Diogo não precisa de claque de puxa saco. Ele é um patrimônio nacional.

    1. Quem toma cervejinha tá no ópio também. Qualquer coisa que embriaga entra nesse conceito do ópio embriagante que faz passar o tempo mais perto da nuvem da fuga da realidade.

  21. Que o diga o apóstolo Waldormiro - Sexta-feira - quinta - quarta - .... Crusoé é uma praga, diga-se, o personagem, o ator, coitado, é um coitado estupidificado.

  22. é o meu também ! O primeiro livro que li e me marcou de maneira profunda, até hoje. Aliás, o nome da publicação foi um dos fatores que me instaram assiná-la !

    1. Não sei se é intenção do artigo, mas a única coisa a aprender com a bíblia é que muitas mentiras repetidas milhões de vezes, passam por verdade para os estupidificados.

  23. Ooops como SIDNEY JAN não tem nem meia-dúzia no mundo (se é que tem dois), vou mandar esse, que é do próprio cunho do me pai. Porque já vi que tem outro Sidney elogiando. Então este SIDNEY do feijão aí debaixo sou eu mesmo. O Jan.

  24. Ô Diogo, a prisão do Lula lhe subiu à cabeça. Este samba do náufrago doido vai lhe prender numa ilha de mediocridade. Escreve normal, deixa esse negócio de fazer espuma de salmão pra quem não fazer feijão. Abraços do leitor.

  25. O Diogo está certo: "cérebro estupidificado dos brasileiros". Que desesperança. Que tristeza. Um desabafo. Sigo lutando apesar de tudo. Não me resta outra atitude.

    1. ÓPIO...Tabaco/Bíblia.Esqueceu da Cerva e Carna. ..kkkk

  26. Um livro que levou mais de mil anos para ser escrito por duzias de autores! Só isso já vale a pena. E que mostra o ser humano em toda a sua estupidez. Vale ainda mais. O pior é que as receitas dele funcionam. Até o Gandhi teve retorno quando usou a parte da paz que leu nele. Se você for realmente uma pessoa sensata, experimente ... Experimente ler e só pense um pouco na mensagem que está recebendo.

  27. Robson Crusoé tinha a bíblia como o seu único livro, você tem o Robson Crusoé né? Olha, estou pensando em escolher para o único livro o internacionalmente conhecido, Marimbondos de Fogo. Que achas?

  28. Sou brasileira, não considero que meu cérebro está estupidificado mas, sinceramente, por tudo pelo que estamos passando, às vezes acho que estou ficando DOIDA! Já li alguns dos seus livros, o considero ótimo escritor, mas não li Robinson Crusoé. Agora vou ter que ler...

  29. O tabaco eu larguei faz 12 anos, graças a Deus, e ao meu pajé prescritor que aceita Amil. O Diogo Mainardi não largo nem fo%$ndo (pode palavrão?). Valeu Diogão! Grande abraço! Nós te amamos. Se precisar dum cabra pra carregar um geladeira aqui no Rio, eu sirvo. Dê lembranças ao Francis

  30. Não entendi. O que acontece no Brasil hoje é muito sério e muito triste ; não consigo associar com nada. Sequer tenho interesse em saber quem roubou quanto ou de quem. Sinto até medo.

  31. Diogo, atropelando Crusoé e seu silvicola, conte ora gente o proximo passo dessa dessa saga do molusco criminoso. Quanto tempo permanecerá na Prisão? Ahhh conta pra gente! Conta, vai!!! Sao tantos os epidodios...

    1. Não é querido!!!. Continue lendo...e "metafotizando"...vai dar certo!!

  32. Percebam que somente qdo resolveu colocar em prática a Palavra, e que as coisas começaram a acontecer. Precisamos levantar do berço esplêndido pra mudarmos o Brasil. Chega de pão e circo, precisamos de instrução e ação.

    1. Eu só penso em escrever. Tenho vários enredos na cabeça...

  33. A estupidez que ora nos assola é acreditar que as coisas cairão prontas do céu pra gente. Eu enquanto cristao, acredito que, muito alem de meditar a palavra, faz se necessario prática la, dar o primeiro passo pra que verdadeiramente as coisas acontecam. Sempre colocamos o onus de nossas frustações na conta dos outros. Nos brasileiros precisamos ser mais objetivo, praticos. Infelizmente, fomos moldados a adorarmos a estupidifidez. Não aprendemos a gostar da verdade, preferimos a enganação.

  34. sensacional, vamos especular um pouco, vamos dizer que cruzoé tinha a biblia do rei james que tem 758 paginas e precisou de 26 anos para entender esta ferramenta e ajudar um indio a ser civilizar. é diogo sua cruzoé tem um longo caminho com sexta feira.

  35. Calma, pessoal! . Na 1a. coluna, do dia 02 de maio, o Diogo explicou que nas primeiras 28 colunas ele nos revelará todo o segredo. . Ele está desenhando. . Um pedaço do quadro de cada vez. . A arma virtual com balas verdadeiras. . O papagaio para nos lembrar de nossa pequenez, estupidez. . O reconhecimento da estupidez é civilizatórios.

    1. É isto mesmo, Marçal. O veneziano explicou que escreveria 28 colunas sobre Robinson Crusoé, com o Talento Mainardi. Ele sabe o que faz. E o faz com maestria.

    2. Fantástico comentário. Há 16 anos muita gente deixou de pensar. Falta compressão de texto...

  36. Olha Diego, eu paguei pela Crusoé, mas não estou recebendo o que foi prometido. Muito material está em duplicata com o Antagonista, e essa sua coluna hermética não está ajudando. Queremos informações mais concretas, pô.

    1. Admiro muito o Diogo, há muito tempo, mas essa coluna realmente está mais parecendo uma brincadeira de palavras. Eu nem faço questão de me bacanear dizendo que entendi, como muita gente faz. Só digo uma coisa: desça a nós simples mortais Diogo!

  37. No Brasil do pós-lulismo com exceção dos gaúchos muitos nem sabem o que é tabaco, mas canabis... e, se de um lado temos os estupidificados a la Suplicy, à direita temos a proliferação de franquias de petencostais, mas livro que é bom em ano de Copa muitos podem achar que album de figurinha seja o seu. Apesar disso tudo, pelo menos sabemos escalar os 11 ministros do supremo mais que os 11 da seleção. Isso pq contamos com Antagonista e agora com Crusoe, é um avanço.

    1. Nisso vc Cris tem razão. .. hoje o povo sabe o nome dos 11 ministros. E dá "nome aos bois" quando a coisa funciona direcionada...

  38. Marcelo, toda prática pode escravizar ou habituar. A religião prega moderação. Caso o indivíduo tenha moderação, domínio próprio, equilíbrio, ele já nasceu com um ideal pregado pela religião. Lembre-se que nas primeiras civilizações, tipos sumérias, hindus e outras, a escrita era limitadíssima visto a idade tecnológica e política de governo. Os ensinamentos religiosos implicava a massificação possível de informações fundamentais para a vida em sociedade, nos mandamentos, tabus ou mitos.

  39. Ao ler certos comentários, me veio à mente uma situação semelhante quando foi lançado um certo livro de Stephen Hawking. A maioria das pessoas comprou mesmo sem entender bulhufas, mas dava status mostrar na estante. Tudo é compreensível, porém o aprendizado exige tempo e disciplina.

  40. Ótimo. E por alguns comentários, verificamos que alguns cérebros permanecem estupidificados assim como no Brasil do século XVI... ou seriam neoPetistas convertidos por Crusoé?

  41. Você é alguma sábia na sua fé (pode ser em qualquer coisa fora do cristianismo)? Amanhã vou olhar sua resposta. Considero-me um dos mais capazes para falar sobre religião. Eu sei.

  42. Tá maluco. Numa hora que precisamos maior clareza possível, didática máxima, e é isso que deve ser a mídia ideal, vem um hermetismo do Diogo Crusoé, tipo um Basile Valentin. E ainda elogiado pelos gênios da interpretação metafísica.Putz.

    1. Isso mesmo J.BRASIL ! Saudades daquela coluna, onde DIOGO MAINARDI nos brindava com textos exuberantes, contundentes, mas de uma clareza cristalina. A continuar assim, prefiro beber da fonte de J.R.GUZZO!

  43. Torpor, torpor. O panorama atual mostra que estamos estupidificados mesmo, como sempre manipulados pelos espertos de Brasília, para quem servimos apenas para pagar contas cada vez maiores , ainda bem que vem a Copa para tirar o brasileiro deste estado de torpor. Induzido pelo “tabaco” e pelo “Livro”

  44. Assinei as revista só pra reviver a coluna do Diogo, pq era a única coisa que prestava na Veja. Mas os artigos de então eram mais interessantes. O que será que está faltando ?🤔

  45. Tive um professor na faculdade de economia que sentava-se na cadeira meio de lado, buscando um conforto tipico de quem quer levar um papo. Depois do boa noite mandava na nossa cara uma seca e direta provocação: perguntas. Só isso. Pedia perguntas. Não tinha nada mais incomodo e esquisito para aqueles jovens imaturos ter alguem que sem dar nenhuma matéria previs nos pedia perguntas. Depois de terminado o curso e batendo cabeça na vida entendi a missão do professor: usem seus cérebros.

  46. O Diogo tem Crusoé. Contextualizando à edição da semana: ‘o tabaco já era Souza Cruz. E a Bíblia já vinha com 1/3.’

    1. Bingooo!!! Amigo, será q vc matou a charada? Diogo Mainardi anda nos deixando atônitos com seus textos. Será q estamos estupidificados, e por isso nao o estamos entendendo?? Diogo, que tal fechar seus textos com uma frase que nos dê uma "pista"??

  47. Bem melhor que a do capítulo anterior, o do papagaio. Mas, devem haver outras ilhas próximas. Pule na água e nade até lá. Estamos te esperando.

  48. Parabens. Diogo , sou sua fa desde seus comentarios no Manhatan Connection, da Veja! Bem vindo! Boa sorte! Paciência para aguentar certos comentários imbecis!

  49. Texto belíssimo. Sucinta e precisa narrativa do início da volta para casa. Como náufragos q somos todos nós, reviremos o baú que está no velho navio naufragado. E gritemos por uma resposta, com todo o coração. Amando a verdade mais que a nós mesmos. E a resposta que faz sentido é um encontro. De carne e osso. Sou Robinson, masquei tabaco (e ainda masco), li a Bíblia e encontrei um Amigo. Me descobri Sexta-feira e isso é muito bom mas é só o começo.

    1. Dilma? . Agora é que não entendi mesmo!! . O Diogo não é Antagonista? . Por acaso ele está estocando vento ou plantando mandioca na ilha? . Diogo, tende piedade de nós!!. . Diogo, tende piedade!! . Diogo, ainda não entendemos a mensagem da Bíblia.

    2. Vou pedir a Dilma explicar esse texto, talvez eu consiga entender

  50. Benvindo de volta Diogo. Fazia muita falta suas crônicas, seus artigos. Acompanho você no Manhatam Conection. Satisfação em tê-lo novamente.

    1. Cara, mais ácido do que este artigo, só se for sulfúrico. Que, se despejado no Brasil inteiro, não seria uma má ideia...

  51. Ai ai ai ai ai... o cara é tão sábio que nem ele mesmo sabe o que escreveu. Mas a galerinha sabe, né? Manda luz pra nós, galerinha!

    1. J Brasil, se vc pensar que a Biblia não é a nossa velha conhecida, a sagrada, não é uma pista?

    2. Elaine, você deve ser algum médium e fala com as estrelas para entender a sumidade do Diogo Crusoé. Você é da Ilha também? Hein?

  52. Mainardi atacava Lula e o PT,agora destila ódio e preconceito... Será que ele conseguirá se curar e chegar a ser um indivíduo em paz consigo mesmo e com o mundo?

  53. A bestialização dessa nação vem de longa data, Crusoé sabe disso. Desembrutecer o homem é preciso, e ele não se acha bruto, ele lê a bíblia.Crusoé educou ou adestrou Sexta-Feira? Crusoé lê Crusoé. Mainardi sempre cirurgicamente preciso.

    1. Bíblia? Sagrada? Não limparia nem minha....com ela. Religião comprovadamente é uma ...., pois em nome desses deuses as pessoas só fazem m...

  54. Larguei o tabaco há cinco anos, depois de 30 de dependência profunda. Também nesta época evoluí da Bíblia para o único livro que leio hoje, que considero muito melhor que Robinson Crusoé e que recomendo a todos os brasileiros: Um Curso em Milagres! Parece piada pronta, como várias outras neste país sem limites mas lhes digo: é sério, este livro pode salvar esta nação. Abraço ao Diogo.

  55. Entao Diogo, considero sua primeira assinante e como fa numero um gostaria de pedir a voces que tivessem na revista charges de humor, porque ninguem e de ferro e tambem videos de entrevistas torcendo por voces sempre direto de New York

  56. Acho que a maioria que esta criticando e que achou que a palavra biblia esta no sentido literal da palavra não entendeu o texto...

  57. Fraco e sem graça. Talvez com alguma inteligência, mas certamente fraco este texto, especialmente vindo do Grande Diogo. Saudade das colunas em Veja... A continuar assim, não dura nem 1 ano essa revista tão esperada... Uma pena... Uma pena...

  58. Diogo vc já estreou muito bem no numero zero. Pega o barquinho, larga essa ilha e vem nos ajudar aqui nesse atoleiro. É assim que queremos.

  59. Vc é único como jornalista e escritor, Diogo. Gosto de seu estilo, de sua ironia fina. Parabéns a vc e ao Mário pela ideia da revista. Estou adorando. Acompanho O Antagonista desde o primeiro dia, e agora estou fazendo o mesmo com relação a Crusoé. Nota dez para a equipe (sem esquecer o Cláudio)! Abração.

  60. Diogo, são três colunas suas que li na Crusoé... Devo presumir que esse será o nível das próximas? Sinceramente, esperava bem mais. Sugiro que largue o livro Robinson Crusoé e busque sua inspiração em outras plagas. Esse papo está ficando chato.

  61. Diogo, por favor, não subestime nossa inteligência!! O materialismo e o ateísmo, certamente, demandam mais fé que o Cristianismo. O maior equívoco da fé Cristã foram seus líderes humanistas, os quais se apropriaram da “verdade” e a subverteram para assistir os interesses próprios. É uma pena este começar raso. Espero que não continue, ou vais afogar em um palmo d’água.

  62. Primeira vez q vejo Mainard dizer tolice. A Bíblia é fonte de sabedoria para muitos. E essa visão de instrumento opressor faz parte da estética esquerdista. E da inteligência esquerdista tb: o q não entendem passa a não existir. Não condiz com Diogo. Abcs

  63. A cura pelo tabaco e o doutrinamento pela Bíblia. É mesmo estupidificiante... O vôo é curto demais. Na hora de admitirmos os irmãos Wright.

  64. Pois é... seria bom se nós os brasileiros em questão tivessem a capacidade de se estupidificar, com uma substância qualquer e entendesse o que um livro, no caso a Bíblia, diz. Ao invés disso, por se tratar da Biblia, ao invés da estupidificação ficam a mercê do que os olhos e ouvidos dos seus pastores vêem e ouvem e passam para um dogmatísmo inexorável. Talvez poderiam escolher como livro, As Portas da Percepção do Carlos Castañeda e seguir seus rituais. Vai que da certo...

  65. Em primeiro lugar a Bíblia: " Há quem use a língua como espada, ma a língua dos sábios produz cura". O Brasil precisa da espada de Crusoé, mas também da sabedoria da Bíblia.

  66. O Brasil ainda não está preparado pra ouvir que, podem existir pessoas, que não precisam de uma Bíblia para existirem. Como também de um livro...

  67. Nossa, Mainardi. Posso compreender o seu raciocínio duro em relação a qualidade da população da BANÂNIA. Mas existe, graças ao “garimpo” do Antagonista, uma multidão escondida e desiludida como você, e que não merece que jogue na cara deles esta comparação silvícola cheia de verdade! Afinal, até você tem o defeito grave de flertar com o passado sangrento do Socialismo. E não me venha com a história de que a sua forma de comunismo é a que funciona, a última experiência na Venezuela deu no que deu

  68. Gostei deveras da crônica de hoje, Diogo. A ironia é uma ferramenta e tanto! Pena que, por falta de treino, muitos não consigam interpretar o seu texto. Fiquei pensando qual seria um livro importante para mim. Para aos dias que correm, creio que minha predileção literária por "realismos fantásticos" têm conduzido meu olhar nesta aventura pelo surrealismo brasileiro.

  69. Diogo, a crítica merece ser ponderada, especialmente quando procede de pessoas esclarecidas como você. O defeito da hipercrítica é que não se faz seguir de uma proposta de solução para o objeto a que se refere. Talvez se contravenha a isso com algo parecido com alquele lugar-comum: "cabe-me criticar ( outros dizem "confundir" ou "refutar"), não propor soluções". Contudo, a perspicácia para a crítca não se presta à concepção de soluções? Gostaria de conhecer agora seu intelecto edificativo.

  70. Caro Diogo, sou de 62, então, acho que temos a mesma idade, sou analista de sistemas e nesse momento estou na Suécia fazendo um trabalho, acompanho você desde a Veja, sou um Antagonista e um Crusoé desde os primeiros momentos, sou cristão evangélico, como boa parte do pessoal da Lava Jato, quero lhe pedir que tome cuidado com rótulos, isso me parece coisa de petista. "Um homem sincero, com uma Bíblia na mão, vai descobrir rapidamente o que há de errado consigo."

    1. Ivan, boa noite Sem ter a intenção de contrapor sou de 55, portanto um pouco mais vivido, suponho que a intenção do texto quando ele menciona a Bíblia como “Livro” tenha se referido aos escritos de Gramsci, Marx etc. que são LIVROS e fez o que fez com boa parte da humanidade, acho que foi isso. Caso eu esteja errado, por favor me corrija. Obrigado. Ah, sou agnóstico.

  71. Também me importa apenas um: a Bíblia. O naufrago Crusoé nos ensina muita coisa. O naufrágio de Paulo ensina muito mais. Abraços!

    1. Maria, Crusoé é paga, não quebre o negócio deles querendo compartilhar gratuitamente.

    1. Tb sou amarrada neste jornalista ferino e bondoso sweeet&só ir.

  72. Apesar de ter nascido em uma família extremamente religiosa, tive a ousadia de escolher ser ateia. E nunca me arrependi. Meu marido é, e meus filhos também são.

  73. E eu tenho a primeira parte da Comédia de Dante - INFERNO -... comecei há 26 anos, porque adoeci de curiosidade pelo que eu considerava só numerologia do numeral 3... Dante, Beatriz, Virgílio - Pai, Filho e Espírito Santo... e todo o contexto que envolve este numeral até elevado à sua própria potência... e me senti estupidificada quando percebi que jamais descobriria o que nem Dante narrou, porque simplesmente desmaiou naqueles instantes...

  74. Crusoé e O Antagonista (e A Reunião também) são os maiores vitaminas Cérebro...tudo de bom, vacina contra as mentiras dos políticos.

  75. eu me livrei dessa calcificação nos tico e teco... estão funcionando a toda, depois de O Antagonista, identifico uma mentira e marucataia de bate e pronto... o PIOR é que qto mais estúpido é o brasileiropetista, menos ele quer ler sobre a VERDADE ESCANCARADA...

  76. O brasileiro precisa se politizar mais, acompanhar no verdadeiro jornalismo como é este da Crusoé e o antagonista, o que acontece de verdade no sub mundo da politica.

    1. eu também! o Diogo poderia ser menos enigmático para gente simples como eu.

  77. Infelizmente há muitos brasileiros que não tiveram a chance de "desestupidificar" o cérebro, tendo a chance de ir para a escola.

  78. Como bom brasileiro, não assinei Crusoe para ter de pensar. Quero rir da desgraça cotidiana. Ainda aguardo colunas perspicazes de Diogo, sendo mais políticas que filosóficas. Onde estão os canibais do dia-a-dia?

    1. Isto Danilo ! Do jeito que o brasileiro está, precisamos dos canibais ! Rsrsrsrsr

  79. A cada leitura de textos como esse sinto como se tivesse tirando uma venda dos olhos e estimulando meu cérebro a pensar. Precisamos reconhecer nossa mediocridade como país e como povo. Obrigado Mainardi!!!

  80. Boa reflexão.Mas não bastam nem Crusoé bem a bíblia para construir uma civilização. A leitura do Império romano era outra.

  81. Robinson Cruzoé em uma ilha a ser civilizada. Brasil um pais continental a ser re-civilizado. Se é que aqui houve civilização um dia.

    1. Desculpe-me, gente, mas esse texto é uma tremenda "estupidez". O Diogo pode fazer muito melhor que isso. Releiam, analisem melhor, sejam mais críticos.

    2. Continuo assinando a Veja mas ela deixou de ser critica.

    3. Eu tambem.A veja antiga com o Mainardi era imperdivel.Hoje em dia apos uns 30 snos de assinatura ,deixei ha mais de ano.Não vale mais a pena

    4. Sempre começava a leitura da VEJA pela coluna do Diogo Mainardi e, agora, posso resgatar minha tradição. Long live the Crusoé!

Mais notícias
Assine agora
TOPO