Após fake news, o esperneio de Ricardo Salles contra os algoritmos

04.03.22

O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles acionou a Justiça de São Paulo há cerca de 20 dias alegando ter sofrido “censura velada” em sua conta no Instagram, após ter publicado montagens com informações falsas sobre o encontro do presidente Jair Bolsonaro com o líder russo Vladimir Putin. Uma delas simulava uma capa da revista americana Time com a foto de Bolsonaro sob o título “Prêmio Nobel da Paz 2022”. A outra atribuía à CNN a informação de que o mandatário brasileiro evitou a Terceira Guerra Mundial ao conversar com Putin – a própria emissora classificou a postagem como “fake news” em suas redes. Segundo Salles, após as publicações, o Instagram “reduziu drasticamente o alcance algorítmico” de suas postagens. O número de destinatários, diz ele, caiu de repente de 800 mil para 8 mil. O ex-ministro alegou que “é de fácil percepção ao ‘homem-médio’ o cunho irônico da postagem” e pediu uma liminar para que a plataforma parasse de esconder suas publicações. A juíza não engoliu e negou o pleito, destacando que Salles utilizou as logomarcas de dois veículos de comunicação para publicar conteúdo falso.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéSalles: pedido rejeitado de pronto pela Justiça

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Infelizmente o "homem médio" divide-se entre Lula, o maior ladão que já ocupou a presidência e Bolsonaro, o maior traidor e estelionatário eleitoral que já nos governou. E olha que tivemos Sarney, Collor, FHC e Dilma.

  2. Kkkkkkk. Essa turma aqui enlouqueceu! Vocês estão tão doentes contra bolso 22. Que pararam de raciocinar! Caras foi uma gozação! Santo pai, os dois neurônios de vocês tá queimado? Só pode ser! Q do de voces

    1. Gozação? Você, mugidor, foi um que acreditou piamente que era verdade. MS

  3. Que sujeito despreparado, aliás nesse quesito o PT é mais competente,usam veículos da mídia q na maioria esquerdista e por isso o PT não precisa usar logo de cnn falso,isso foi q Salles fez foi ridículo pra alguém q foi Ministro,além de chamar Moro de comunista e agora apoia Putin.

  4. 0 q ele falou e fez não se.pode considerar fake. É mais para meme. piada. Alguém acreditar no q ele disse. quem acreditou é q tem de ser interditado

    1. Se os seguidores do bolsonaro acreditam em fake news absurdas , porque não iriam nessas.

    2. Uma figura pública,publicando meme com logo de cnn? Ele cai em descrédito,se é que tem algum,depois daquela reunião. q fala em aproveitar momento de PANDEMIA pra passar a boiada(leis)...esse governo só ajuda a esquerda e Lula.

    3. Teríamos, então, que interditar uns 30 milhões de brasileiros que acreditam nas mais absurdas publicações propaladas pelo bolsonarismo. Infelizmente, Bolsonaro se nutre da incapacidade de muitos brasileiros em distinguir a realidade da fantasia.

  5. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……… ALIADOS do BOLSONARO: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o MUNDO de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  6. Continuo não acreditando que exista uma pessoa dita inteligente possa fazer uma palhaçada dessas: A CNN e a TIME é que deviam processá-lo.

  7. Eu entendi certo? O idiota publicou fake news , os aplicativos bloquearam e ele entrou na justiça contra os aplicativos justificando que pode publicar fake News por uma pessoa normal saberia que é fake News???

    1. 2- antes que comentem, eu sei que é em postagem posteriores as fakes News… mas se você fez merda 2 vezes os aplicativos estão contendo os danos…

    2. Desculpa, ele disse: homem-médio…. Afinal o que será que é o homem-médio? Onde vive? Do que se alimenta? A pessoa entrar com uma ação por isto dever ser homem-mínimo, desprovido de qualquer inteligência, ou melhor, desprovido que qualquer noção de ridículo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO