DiogoMainardina ilha do desespero

O herói judeu

04.03.22

É isso mesmo, Jair Bolsonaro: o presidente ucraniano é um comediante. E é assim que ele está salvando seus compatriotas: com um fabuloso talento para a comédia.

Sei que esse fato pode embananar sua cabecinha. Sei também que o impulso que o levou a Moscou, com o único propósito de lamber gulosamente as botas de Vladimir Putin, reflete sua precariedade de raciocínio e de caráter. Mas posso usar uma ou duas imagens para tentar explicar-lhe o que estou dizendo.

Pegue a cena em que Zelensky assinou o pedido de adesão à União Europeia:

Isso é cinema mudo da melhor qualidade. Evoca algumas das passagens mais célebres do slapstick chapliniano, em que o mendigo franzino consegue escapar espertamente do gigante barbudo, interpretado por Eric Campbell:

No caso de Zelensky, o gigante barbudo é seu aliado: o presidente do parlamento ucraniano. Mas o que importa na cena é o contraste burlesco entre o gigante barbudo e o homenzinho que se agiganta com sua astúcia.

Nesta semana, Zelensky disse para a Reuters:

“Não estamos num filme.”

No dia seguinte, no entanto, ele acrescentou que o mundo inteiro admirava o povo ucraniano, até mesmo “as estrelas de Hollywood”.

Uma coisa não invalida a outra, claro. Putin é real. O bombardeio é real. O sangue é real. Mas a plateia planetária – inclusive as estrelas de Hollywood – só pararam para olhar essa realidade tenebrosa porque Zelensky soube interpretá-la, usando os instrumentos picarescos de que dispunha. Em particular, a extraordinária capacidade de desarmar seus interlocutores com pedidos impertinentes.

Seu desempenho reverberou também no campo de batalha. Putin tem um Exército incomensuravelmente mais poderoso – e letal – do que o seu. Mas Zelensky venceu a guerra psicológica contra o assassino russo – e venceu de forma avassaladora. Ele conseguiu encorajar todos os ucranianos, civis e militares, que há mais de uma semana resistem heroicamente aos invasores, enfrentando os tanques inimigos com o próprio corpo. Ao mesmo tempo, ele persuadiu as democracias ocidentais a entregar-lhe milhares de javelins e stingers, a fim de defender o país das tropas russas.

A comédia sempre teve um poder subversivo. Basta pensar em Aristófanes, Boccaccio, Rabelais ou Jonathan Swift. De fato, como é que Putin está sendo castigado? Com o bloqueio do SWIFT. Zelensky encarna igualmente o melhor da Commedia dell’Arte: o arlequim insolente que, com sua esperteza mirabolante, engana o déspota ganancioso e toma todo o dinheiro roubado por ele.

Outro comediante, Sacha Baron Cohen, que debochou da barbárie soviética em Borat, compartilhou um artigo da revista The Atlantic, intitulado: “Como Zelensky deu ao mundo um herói judeu”. O artigo diz que Zelensky foi eleito com mais de 70% dos votos justamente por representar a figura do judeu, com a qual os ucranianos se identificaram: o oprimido que lutava com todas as armas disponíveis para manter a própria identidade. O ucraniano é o homenzinho franzino que derrota o gigante russo. Com quais armas? A comicidade, em primeiro lugar.

Neste momento, Zelensky está sendo aplaudido por onde quer que passe. Ele merece mais do que isso. Além de lutar pela liberdade e pela democracia, ele resgatou também o que a humanidade fez de melhor.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O outrora comediante é um Estadista. Não há no mundo - o civilizado - quem não o ouça. .. E ainda fala - quando necessário - com o talento do comediante. ...

  2. ATENÇÃO todos os MUARES! __ Avião da FAB acaba de decolar de Varsóvia, rumo a Brasília, trazendo 42 brasileiros, 14 ucranianos, 05 argentinos, 01 colombiano, 14 crianças, 08 cachorro e 02 gatos. Esse é o nosso PR., ninguém fica para trás abandonado no campo de batalha. Parabéns Sr. Presidente, orgulho para todos nós.

  3. pena ver a verborréia de Marnardi saído do Brasil em auto-exílio por medo de assassinato pela quadrilha que ameaçou até a seu filho autista que ama e cuida lindamente um horror esquecido .. é seu direito criticar as caneladas e tolices do Bolzo mas o que faz é turbinar a candidatura de seu algoz ladrão e criminoso apenado e impunizado pela corte solta ladrão .. por Zeus vacinem-no com cinco doses da Coronavac ... sem uma terceira via e um só líder capaz nosso caminho pode ser o lixo e rapido.

    1. A mailena foi querer lamber o saco do Maisnada e sifú., ... kkkk!

    2. Falta de humanidade porque? É uma condição difícil e Mainardi saiu do Brasil por amor ao filho que repito algo belo forte e digno ... idiotice é o seu comentário preconceituoso e cínico o autismo é especial não doença então deixe de ser hipócrita.

    3. Meu Deus!!! Estou chocada com esse comentário, que falta de humanidade falar do Tito, filho do Diogo ,com essa crueldade. Penso que isso é maldade planejada. Leia A queda, livro escrito por Diogo, talvez lhe de um vislumbre de humanidade.

  4. Tinha o hábito de esperar a Crusoé da semana e sair lascando comentário !😊Além da excelência dos comentaristas me encantei com a qualidade dos assinantes , salvo uns ou outros por sua beligerância e palavrões. Qto à Zelensky , nunca vejo comentário seja ele tb advogado . Portanto advogado que optou ser por algum tempo comediante . E sabe ser magnífico como comunicador . Tanto que consegue a proeza de ser aplaudido de pé, por platéia ímpar no maior palco político do mundo . Salve o herói !

  5. As mudanças no Imposto de renda serão sentidas agora. Se " garfou " quem não devia pode empurrar o eleitor pra quem não devia.

  6. Esse artigo merece uma moldura para ser colocado na parede dos escritórios de governo de todo o mundo. Obrigado Diogo Mainardi, por expressar tão bem o sentimento coletivo de simpatia e solidariedade ao povo ucraniano.

  7. Na verdade Zelensky na sua extraordinária interpretação de herói verdadeiramente real dentro de um filme real, sanguinário, com monstros e mocinhos janotas, mostra que, com toda a maldade do sapiens, naquilo em que ele se acha competente- dominar- a guerra também pode ser transformada, com palavras e gestos mímicos em leveza fortificante , vitaminada. Grande Zelenky! O herói real que faltava e, de bônus, um Comediante.

  8. Zelensky era um líder desconhecido neste grande xadrez global e que se agiganta à medida que nos apresenta princípios como honra, força e coragem frente as poderosas botas de um império! é algo raro e talvez até inacreditável vermos que ainda existem pessoas no mundo com brio,princípios e honra, palavras tão fora de moda neste mundo fútil, de valores que são trocados como peças de roupa, em que se aplaudem atos covardes e que as pessoas tem mais empatia por criminosos do que por suas vítimas…

  9. Blz,blá,blá ! Maisnada enlouqueceu! Morno derretendo! Essa revistinha com seus dias contados. E bolso.22 kkkkk babacas!!!!!;

    1. Infelizmente não irá acontecer, Alexandre. Se o Brasil estivesse na posição da Ucrânia, as hienas brasilienses já estariam dando nacos do país para o invasor. E o povo estaria pulando carnaval.

    2. Bolsonaro jamais leria uma coluna como esta. E se lesse, responderia como o idiota deste comentário. Assim como o presidente da Ucrânia, estamos em minoria em um país de idiotas deste tipo que apoiam Lula e Bolsonaro. Mas, assim como os Ucranianos, temos de resistir e podemos sim vencer.

  10. Maravilhoso texto. Triste realidade, precisamos de Paz e não de guerras e destruição. O ser humano é decadente.

    1. Excelente artigo Diogo. Vc explicou muito bem as!atitudes do nosso herói judeu que está defendendo seu povo com todas as armas possíveis. Outro judeu aqui de Israel, nosso 1o. ministro foi a Rússia para mediar as negociações. Tomara que consiga. Que venha logo a PAZ!!! Shalom

  11. Diogo! Estou em lágrimas. Não consigo pensar e escrever, tal a emoção. Estou chorando. Que texto, parabéns. Estou com vergonha de estar aqui nesse mundinho!

  12. Diogo!, emocionante e de grande alcance! Esse resumo que Você fez, (um Davi contra um Golias sanguinário, corrupto, um assassino vil e desprezível, um ladrão da paz e dos direitos humanos), é de emoldurar e pregar na parede em letras garrafais, e serve de alerta para nos protegermos, brevemente, com o voto, de dois elementos que nem ocultam os desejos mais sombrios, nefastos e criminosos no uso e assalto do poder que a democracia - que solapam de todas as formas - lhes confere.

    1. Parabéns, Diogo! Mistura de um saudosismo que talvez nunca existiu, tristeza, palavras que tocam o coração abalado pela guerra que pensava ñ mais existir. Vou procurar a esperança pra colorir a vida.

    2. Maria Rosa, gostei muito, muito mesmo, de seu comentário; e inscrevo-me, junto-me à saudade do Manhattan Connection, e até peço que, ao fim dessa guerra, mais estúpida do que possamos descrever, o Diogo promova o ressurgimento do Manhattan Connection.

    3. Diogo, estava com saudades de você!! Das suas tiradas irônicas, inteligentes, insolentes e, até, arrogantes no Manhhatan Connection. Aprendia e divertia_me. Depois, na Crusoé, com seus textos, ácidos, na maioria, mas cheios de realismo! Mas hoje você superou-se! Que maravilha de texto! Quanta beleza na sua capacidade analítica, na simplicidade, na sensibilidade, no olhar humano, na generosidade e compaixão com descreve as virtudes de Zelensky, demonstradas enquanto vive o pior dos infernos!

  13. Exatamente, Diogo! A admiração por Zelensky cresce a cada discurso! A palavra, mais uma vez, muito melhor que a bala do canhão. Impressionante a coragem de um povo frente à iniquidade dos bárbaros… Que o bom vença o mau! Que o bem vença o mal! Que haja luz para haver justiça!

  14. Enquanto isso essa [email protected]@[email protected] que é a paulistada conta com digno representante eleito pela própria. Em suposta visita humanitária à Ucrânia um $órdido sujeito que atende por Mamãe falei envia áudio comentando os atributos físicos das ucranianas (que estão em um sanhaço danado): “são tão bonitas que, se [email protected]@-rem, eu limpo o k-uuu-l delas com a língua”‼️ Cafajestagem bem ao estilo dos deslumbrados, arrogantes e [email protected] paulistas. Paulistas são 🐀 que andam sobre duas patas.

  15. Enquanto isso essa canalha que é a paulistada deslumbrada e arrogante conta com digno representante escolhido pela própria: o tal de Mamãe Falei, que teve o descaramento de viajar para a Ucrânia em suposta missão humanitária e acaba por enviar áudios cafajestes sobre os atributos das ucranianas: “são tão bonitas que, se [email protected]@rem, eu limpo o kuull delas com a língua”‼️ Nunca vi nada mais abjeto, ao mesmo tempo algo tão representativo dessa gentalha ordinária que é a paulistada PCC…

    1. Não ia publicar porque se incomodou com a verdade escrita, estagiário? Por que mudou de opinião? De fato, censurar seria apenas mais uma cafajestagem paulistana considerando que o comentário não guarda mentiras nem exageros, já viralizou tão grotesca foi a atitude do tal representante da terra da garoa (e do PCC). Viajou com $$$ público provavelmente e passa esse recibo de pessoa sem escrúpulo. E ainda aparece vez ou outra um jeca tatu paulista achando que tem alguma moral para criticar alguém…

  16. Sr. Diogo, É tentador crer que milícias se configuram como solução aceitável diante da fraqueza do Estado. O mesmo vale para a milícia do mundo, a qual - durante o seu mandado auto outorgado de protetores do globo - cometeu inúmeros crimes. Muitos crimes já até confessados. Devemos considerar a hipótese provável de que a milícia do mundo, que comprovou possuir uma incrível capacidade de previsão, a tenha utilizado meticulosamente para provocar exatamente o cenário que hoje vemos.

  17. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏Só nos resta aplaudir a esse, verdadeiramente, estadista, e ficar lamentando com o que nos cabe, Bolsonaro ou Lula.

  18. Maravilhoso texto. Genial e comovente. A sensibilidade e a perspicácia, com uma verdade escancarada dessa farsa russa toda. Parabéns Diogo. Minha admiração por vc, cresceu.

    1. o Brasil já tem um herói brasileiro só faltar o povo acorda pra ele , quem nós deu a alegria de pensar que um dia o Brasil poderiam ser um país igual para todos com os bandidos na cadeia até hoje lutar contra os poderes para manter uma candidatura infelizmente o povo continua cego e surdo. Lena

    2. MInha admiração também aumentou, Regina! Comovente e genial!

  19. belíssimo artigo! cada elogio feito a Zelenski é mera constatação da realidade, portanto justíssimo! quem me dera um comediante como presidente como Zelenski se o Brasil entrasse em guerra.

  20. Putin não tem carinho nem com os russos, quanto mais com os brasileiros! Bolsonaro é um palhaço!!! Excelente matéria Diogo!

  21. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏💙💛💙💛💙💛💙💛💙💛💙💛💙💛💙💛💙💛

  22. A invasao da Ucrania so vem provar ao mundo que melhor dialogar do que radicalizar para que todos saiam no prejuizo, sobretudo de vidas de pessoas tao proximas mas Putin nao considerou como todo ditador o faz. As retaliacoes devem ser as mais radicais e pra sempre a fim de que todos que o apoiam paguem tb alto preco economico e social. A paz desejamos a todos, incluindo os russos indistintamente.

  23. Não podemos esquecer que a cibernética russa poderá ser usada eleições brasileiras. Só não sei a favor de quem...

    1. Pois é.... Do Moro, não será, isso é certo.

  24. Nazísmo. O Egito para safar-se da dominação Inglesa pendeu para a Alemanha na 2º guerra. Depois aliou-se aos russos mas , de olho no futuro , preferiu a lado Americano. A Ucrânia de certa forma ajudou alemães para safar-se dos Russos. Motivo ? Vejam o HOLODOMOR ( 31 a 33 ). Putin usa este fato sem mostrar as razões Ucranianas... Stalin matou , no " cerco da fome ", metade dos Ucranianos.

  25. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Parabéns pelo texto, Mainardi.

  26. Este texto me levou as lágrimas, ele abrange muitas comparações da vida.que foram muito fortes .Mesmo que sejas um grande escritor ,hoje tiveste a inspiração da Sra tua mãe, tão saudosa e lembrada a por ti ! Heloisa Formel.

  27. Diogo o Zelenski está sendo um heroi por que vc destaca que ele é judeu? Qual a importancia disso? Diogo se vc tivesse capacidade de distinguir o que é IMPORTANTE estariareconhecendo seu mais recente grande erro ao cair na cilada do moro e estaria procurabdo alguem capaz de romper a triste polarização no Brasil Bolsonaro mais uma vez provou que é um Mito : soube tratar e até usar o ambicioso e " ingenuo" juiz como ele merece moro agora está sendo usado pela renata aquela que herdou um partido,

    1. Concordo plenamente contigo, Maria Rosa. O Diogo Mainardi com sua perspicácia e inteligência se superou nesse artigo sobre o Presidente Zelensky.

    2. Parabéns, Suzane. Judeus , segundo os nazistas não podiam viver; assim como Putin faz com a Ucrânia. Mais: por que a Rússia financia partidos de extrema direita pelo mundo a fora? Isso eu queria entender, talvez, estudando!

    3. Parabéns Suzane. Excelente interpretação e colocação do comentário.

    4. Leio os comentários e me deparo com isto: Sérgio Moro realmente foi ingênuo em acreditar naquela besta idiota e aceitar ser ministro. Sinto-me assim quando lembro que votei nele. Se Deus quiser, nunca mais terá meu voto.

    5. O Pt fundou uma seita de fanáticos e deu no que deu, mas não esperava que castigasse esta Nação ensejasse a criação de uma outra seita tão pior quanto. Que fanáticos horrorosos. Também!

    6. A importância de frisar o lado judeu de Zelensky é a de mostrar a todos que a acusação russa de que há um governo neonazista na Ucrânia não se sustenta! É uma mentira deslavada da propaganda de Putin...

  28. DIOGO como gosto: Analítico e profundo. Putin atropela a " autodeterminação dos Povos " ? HOLODOMOR (1931 a 1933 ). Pesquisem fotos sobre o assunto e... Estarreçam-se... Uma exposição de fotos viria a calhar... DOSTOIÉVSKI : " Quem mata um é assassino; quem mata milhões é um " Grande Estadista " (Raskólhnikov ). logica Putiniana ? Putin: " Muralha intransponível de hostilidade fria , venenosa , egoísta e cruel " ? Leon Tolstói

  29. concordo plenamente que ele é um herói judeu, e ele não é o único herói judeu. Mas infelizmente vocês se tornaram um jornal panfletário e cabo eleitoral de um marreco, Sem nenhuma condição de ser presidente, a não ser dividir o voto, entre o Lula e o seu córrego, que só ajuda ao bêbado pinguço mijado. Eu não tenho dúvida nenhuma, que o Bolsonaro é o passaporte para um Brasil melhor. Melhores do que ele virão, mas se vocês continuarem assim piores do que o Lula tomaram o Brasil. simples assim.

    1. Bolsonaro e o Centrão? Pode ser que eles roubem melhor....

    2. Bolsonaro, aquela besta quadrada, é o passaporte pra uma vida melhor? Só pode ser brincadeira! Esse presidente é um desastre ambulante! Moro é o único capaz de reorganizar o Brasil!

  30. Estou lendo isso entre lágrimas, parabéns Maynard e parabéns ao nosso herói, comediante, político, judeu e principalmente humano: Zelensky! O mundo é melhor com vcs!

    1. Parabéns Diogo , pelo Texto , Parabéns Luciana pelo comentário , PARABÉNS Zelensky Nosso heroi Judeu e Mais doq Tudo HUMANO !

  31. Parabéns, Zelensky! Um verdadeiro herói de seu povo. Mesmo que leve a Ucrânia, Putin já perdeu, será uma vitória de Pirro.

  32. aqui no Brasil vejo Bolsonaro e Lula representando a política brasileira,apoiam o psicopata russo e seus fanáticos vão atrás,na imprensa vejo gente culpando zelensky pela morte de civis por "ele querer ser herói", é isso q é o Brasil.

    1. Paulo, não importa o final desta guerra, Putin já a perdeu!🙏

    2. os fantoches do BolsoPetismo continuam sua luta vergonhosa de defender o tirano.

  33. Sem dúvida, o melhor comentário que li na mídia sobre a doação humana, a coragem, o patriotismo corajoso e despojado, o amor ao seu povo e a contra-tirania.

    1. https://www.theatlantic.com/international/archive/2022/02/zelensky-ukraine-president-jewish-hero/622945/

  34. Não podemos esquecer de outro monstro que habita o Brasil. LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA Lula também não condenou Putin Lula, caso eleito, com certeza irá abraçar Putin Temos que torcer para que o "comediante" ucraniano derrote o monstro Putin

  35. Jair JUDAS Bolsonaro, por outro lado, representa aquilo que a humanidade tem de pior. Jair Bolsonaro é um dos homens mais desprezíveis e ignóbeis que já chegaram à Presidência do Brasil. Eu votei nele duas vezes em 2018. Eu acreditei em todas as mentiras dele: que iria defender a Lava-Jato, que iria fazer uma nova política, etc. Jair Bolsonaro não é nada. Ele é oco, ele é vazio. Ele não tem princípios, não tem humanidade.

  36. Sou 100% Diogo Maynard. Porém acrescento que não precisamos mais dizer o que é ser comunista, tá aí, poder territorial e grana acima de tudo, com um toque de nazismo, nos crematório ambulantes que estão transportando, conforme se ouve relatar.

  37. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……… BOLSONARO, LULA e PUTIN: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o MUNDO de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  38. Acho que o Brasil nem merecia tanta grandeza assim ,tenho certeza que mesmo no exterior amas muito mais e sofres muito mais dos que estão aqui ,só quem ama tem tanto sentimento assim! Heloisa Formel.

  39. Maravilhoso texto ,li diversas vezes , inteligentes comparações ,para ler e guardar como um troféu. É gratificante termos no Brasil pro fissionais de tamanha grandeza.!

  40. Não custa lembrar que Deus é o centro da história (A propósito, a. C e d. C.); e, após sucessivos anúncios de que Deus está morto, estamos esquecidos disso. A análise sob a ótica natural tem o seu valor, é claro! Porém tão importante e mais emergente é a de clave sobrenatural. Com efeito, a Ir. Lúcia, nas aparições de N. Senhora do Rosário, em Fátima, alertou-nos de que a Rússia seria o flagelo de Deus. O Ocidente Cristão tornou-se o palco das mais ignominiosas ofensas a Deus. Rezemos o Terço!

  41. Texto Muito bom! A União Europeia foi muito ingenua em dar tanta atenção a esse assassino. Agora espero que as sanções só terminem quando esse déspota cair. Precisa de unidade para derrota-lo.

  42. PARABÉNS Diogo, você traduz o sentimento coletivo, Zelensky hoje representa o Herói do Mundo Livre. Adoro O Antagonista, Adoro a Crusoé.

    1. Porque o palhaço mor tupiniquim deve ser lembrado sempre. Ele ofendeu Zelensky e a Ucrânia dizendo que o povo ucraniano elegeu um comediante! Gostei da sua definição daquela praga do Planalto: PALHAÇO MOR TUPINIQUIM.

  43. Lá um comediante revelou-se um estadista por aqui um pretenso estadista que revelou-se um pateta, que nos aporrinha com suas piadas estúpidas. Parabéns Mainard !

  44. Diogo. Parabéns por mais este brilhante artigo! Mas gostaria de manifestar por aqui minha preocupação com a campanha do Moro. Se o Podemos não assumi-la integralmente, penso que a sugestão do Claudio Dantas deve se pensada com muita serenidade. É melhor Moro na Câmara na perspectiva do advento do semipresidencialismo do que sem mandato. Deixemos o Ciro Gomes cuidar do Lula e a direita tacanha Bolsonarista S. F D. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  45. O Zelensky passou de comediante a presidente líder admirado. No Brasil o Pangaré Sociopata passou de presidente a comediante sem graça e furreca.

    1. E mostrou que é tão ditado quanto Lula. Ambos se igualam nos seus desejos de poder. A admiração de ambos por PUTIN se apresenta nas falas de um e nos silêncios de outro.

  46. Q lindo esse texto, Diogo! Admiro muitas pessoas, mas nunca fui fã (talvez do Mark Wahlberg, do senhor e, de um ano p cá do Mário Sabino e do Cláudio Dantas...), mas o Zelenski é fantástico! Eu, q perco em discussão (por isso quase nunca discuto😬), sobre a nossa própria História, estou tentando entender a História da Ucrânia, da Rússia, das guerras... Sempre me condoí c a covardia e d+ injustiças, mas dessa x, estou sofrendo como se tivesse pessoas muito amadas ali. Obrigada! Foi no coração!🤗

  47. Minha torcida é polos Ucranianos. Tomara que o Zelensky consiga chegar bem ao final dessa guerra e que as sanções econômicas contra o Putin e sua turma tenham o devido efeito

    1. A torcida tem que ser pela parada das agressões. Todo o resto será o aumento da carnificina.

  48. Não é um texto para o BEÓCIO entender. Ele nãotem capacidade de interpretar uma bula de aspirina. É um idiota e incapaz. Seu texto é uma obra prima, Diogo. Só esperamos continuar lendo coisas assim, num mundo que não seja diluído em poluição nuclear. Obrigado!

  49. Texto emocionante, a esperança na humanidade é quase sempre reacendida por comediantes pequenos na estatura e gigantes na moral, coragem e paixão.

  50. EXCELENTE TEXTO DIOGO. PENA QUE JUMENTOS NÃO ENTENDEM TEXTOS. BOLSONARO NÃO TEM A MENOR IDÉIA DO QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO... NUNCA TERÁ.

  51. Como pode alguém em sã consciência apoiar um louco como Putin? Outro louco de nome Jair Bolsonaro. O grande problema é que o Brasil está num grande dilema: votar num louco, traidor, mestre em rachadinhas chamado Bolsonaro ou num louco ladrão chamado Lula? Afinal ambos apoiam Putin. Grande dilema!!! E o mundo se acabando no caos nuclear!!! Viva o Brasil!!! SQN . 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  52. Alguém vai ter que interpretar o texto para o monstro analfabeto funcional do lago Paranoá. É inacreditável o asno que temos na presidência

  53. Se a Ucrânia possui um comediante no poder liderando sua população com uma competência extraordinária , o nosso País está em um picadeiro totalmente sem direção ou rumo. Que lamentável ser brasileiro. Precisamos e podemos reagir com os nossos votos.

  54. A maior e grande guerra deste século é exatamente a psicológica. Redes sociais, um poder tecnológico e psicológico, que submete a humanidade atual a provas de fogo a cada milésimo de segundo. Sobrevive aquele que consegue se sobrepor a esta guerra , que pelo visto , continuará indefinidamente, patrocinada e imposta por um avanço tecnológico infinito, cruel ,agressivo, ditador. Que saibamos nos defender,para não cairmos no vácuo.

  55. Diogo, eu me emocionei com seu texto! O herói judeu e seu país resistente foram das coisas mais bonitas de se ver e se inspirar. Queria fazer parte de uma nação assim, com um líder assim. Antes que me interpretem mal, não sou a favor de guerra. Apenas digo que o caráter e a coragem de Zelensky deveria nos inspirar a resistir.

  56. Consegue, com todo o contexto, reduzir a pó os argumentos dos milhares de aloprados que insistem em relativizar o comportamento grotesco daquele carniceiro. Constrangedor ver Putinólatras teorizando de forma esdrúxula, fingindo um saber superior, negando o absurdo que essa GUERRA representa

    1. Dá nojo mesmo assistir a relativização de um ser abominável como Putin! Estou farta de assistir na TV e ler em sites e jornais ao festival de defesas canalhas enviesadas da guerra e do monstro russo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO