DiogoMainardina ilha do desespero

Putin preso amanhã

11.03.22

No terceiro dia de guerra, decretei que Vladimir Putin já havia sido derrotado. Apressei-me, claro. Eu sempre me apresso. Mas é o que repito agora. E decreto igualmente o seguinte: a derrota do carniceiro russo é o acontecimento mais importante para a humanidade desde a queda do Muro de Berlim.

Do ponto de vista militar, a derrota de Putin está sendo contada no TikTok. Passo o dia todo no TikTok. Até duas semanas atrás, a rede social era povoada por um monte de adolescentes fazendo omeletes. Agora ela tem ucranianos que urinam na artilharia pesada russa (abandonada pelas tropas de Moscou), tratores que rebocam tanques BTR-82 (com a blindagem esburacada) e restos de helicópteros MI-35M abatidos pelos MANPADS americanos (nos arredores de Mikolaiv). A guerra de Putin inverteu as prioridades. Na nova escala de valores planetária, sua bestialidade vem antes dos omeletes.

Sua maior derrota, porém, foi fora do campo de batalha. Ele conseguiu unir todos aqueles que, antes de 24 de fevereiro, jamais haviam pensado em se unir, provocando uma onda de asco universal que humilhou seus devaneios colonialistas. Putin perdeu tudo: o rublo, a Copa do Mundo, o ouro do Banco Central, as estantes Ikea, o primeiro bailarino do Bolshoi, os cintos da Gucci, a sucursal do New York Times, as villas no lago de Como, o Facebook, os parlamentares de direita e esquerda na Europa e nos Estados Unidos, o centroavante Lukaku. Até as empresas que tentaram resistir ao boicote, como Pepsi e McDonalds, tiveram de fechar suas lojas na Rússia, constrangidas por seus consumidores e acionistas. Isso tudo em apenas duas semanas. Nunca houve algo assim. Nunca mais haverá algo assim. Putin, nesse ponto, é insuperável.

Até o Brasil, que está situado em outro planeta, condenou o criminoso de guerra. Uma pesquisa divulgada alguns dias atrás mostrou que, enquanto Jair Bolsonaro e Lula sacudiam o rabo para Putin, os brasileiros urinavam em seus pés. Segundo a pesquisa, a Europa é vista positivamente por 37% dos brasileiros e os Estados Unidos por 33%. O percentual de admiradores da Rússia é de apenas 6%. Putin deve ser mais impopular no Brasil do que em Kherson. Só os bolsonaristas ainda manifestam afeto pela Rússia: 14% deles continuam dispostos a tatuar um Z no meio da testa.

Duvido que a bestialidade de Putin tenha algum efeito sobre o resultado eleitoral brasileiro em outubro. Mas isso é o que menos importa. A guerra mostrou a pequeneza do nosso quintal. Nessa nova escala de valores planetária, o Brasil está no fim da fila, depois dos omeletes. O primeiro lugar, neste momento, é ocupado pelo bombardeio da maternidade de Mariupol, uma barbárie que precisa ser severamente castigada. Além de perder o rublo e Lukaku, Putin precisa perder também a liberdade. Até a hora da morte.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Diogo andou faltando algumas aulas de história na escola. Talvez o(a) professor(a) fosse muito chato(a) ou não soubesse ensinar (é comum isso). Escreve como se fosse para pessoas de segunda classe, analfabetas funcionais ou não anda muito bem de saúde, em sentido amplo. Melhoras !

  2. Que tanto o Brasil como o restante deste Mundo em que habitamos neste momento, consigam alcançar as " facilidades " necessárias para sobrevivermos neste novo Planeta a que se quer chegar. Ansiosamente, espero que seja um Planeta Habitável.

  3. MaisNada, o "ANTA" mor mora em Veneza. É uma figura abominável, repleta de rancor, inveja e ódio. Por seus interesses, torce contra o Brasil. Para a nossa sorte, erra muito. Ultimamente só tem errado. Porém, jamais foi capaz de admitir seus erros. Talvez agora com o advento das mulheres ucranianas "fáceis porque são pobres", caia a ficha podre do MaisNada e ele se retrate, principalmente perante a sociedade brasileira, ucraniana e italiana.

  4. que putin derreta, e já derreteu, nunca mais será outra coisa senão um inominável abominável, e que o Mundo Livre dê uma "banana" prá china e prá qualquer país que queira apoiar a sociopatia

  5. EXCELENTE, Diogo! Você disse tudo. Ninguém aceita mais guerra, o putin deve ter enlouquecido, ou sempre foi e agora se revelou. N.Senhora proteja o mundo inteiro e nos livre da guerra. Que fiquemos livres de bolsonaro e de lula dois gemeos adoradores do putin. #MoroPresidente2022

  6. Um vigilante da Unesp, aqui em Botucatu, deu-me um exemplo ímpar, sobre a razão que levou Putim a invadir a Ucrânia: " Um homem com 10 carros de luxo - 0 km - na garagem, invade a casa de seu vizinho para roubar um fusca."

  7. Temos que ter em mente como é a Russia, Diogo. Eles tem uma longa historia de adoração de títeres e carniceiros. Putin é um produto de meio, não o líder da Russia. É, e sempre será, uma produtora de Putins

    1. Como diz Thomas Friedman no NYT hoje: " To be sure, a Russia with no Putin could turn out to be no better — or even worse. But if it is better, the whole world becomes better if Russia has a decent leader in the Kremlin."

  8. Sinto imensamente pelo povo da Ucrânia, pelos órfãos da Ucrânia, pela viúvas, mães da Ucrânia. Uma tragédia inimaginável, a troco de nada. Só para não perder o foco: Moro/2022!

  9. Discordo em apenas um ponto, Diogo. A zumbizada brasileira que ainda segue Lula e Bolsonaro cegamente insiste na ideia de que países democráticos e soberanos aderindo voluntariamente, depois de cumprir uma lista interminável de requisitos, a uma organização internacional como a Otan, é situação idêntica à invasão praticada por Putin, como se fosse possível uma coisa justificar a outra. Lamentável, mais ainda porque fazem tanto barulho que não parecem ser só 6%.

  10. Alberto (Belém-Pa). Mudando d assunto, Diogo. Creio q como assinantes que ajudamos a manter essa revista, temos o direito de ser informados sobre essa nova parceria da Crusoé com a UOL. Não q eu seja contra, pelo contrário, acho até interessante, pois revela civilidade entre as partes, além de q a UOL é uma potência no seu segmento. Entretanto, volto a repetir, como assinantes da Crusoé, deveríamos ser informados sobre o que d fato está ocorrendo nesta nova empreitada da Crusoé com a UOL.

    1. A linha da Crusoe, de só criticar e jogar lenha na fogueira, já está ficando chata. Até o Autor da coluna precisa melhorar

    2. Sempre torci pela abertura e maior divulgação das excelentes matérias geradas pelo jornalismo investigativo de Crusoé e O antagonista, a um público mais amplo e eficiente formador de opinião, que nosso restrito quadro de assinantes… aplaudo a iniciativa! Moro presidente 2022!

  11. Não posso comentar o que desejo a Putin! É amoral o que desejo a ele! Não desejo o mal do povo russo, só queria que ele e seu ministro sanguinário desaparecessem da face da Terra. Sou má por isso? Talvez. Quero a libertação do povo ucraniano e do povo russo também, que está sendo preso, e aqueles que têm medo do tirano.

  12. Isso tem que repercutir nas nossas eleições, não é possível os brasileiros (as) votarem em Lula e Bolsonaro.

  13. Tomara que termine seus dias na prisão e que seja rápido ,pois se fosse aqui no Brasil seguramente seus crimes com manobras judiciais como os do Lula e de tantos outros , seriam arquivados .Mas lá a história é outra ! Heloisa Formel.

  14. Sr Putin peça para ser julgado no Brasil e não em Haia, temos bons escritórios de filhos ou esposas de magistrados e tem mais, bem provável será julgado pela segunda turma, sua pena será liberdade no maximo prisão domiciliar, exija Brasil.

  15. Putin tem que estar na cadeia e para sempre ! Aliás Diogo vcs agora estão na plataforma Uol porque . Não entendi. O provedor Uol é da Folha de SP, jornaleco que faz tempo deixei de ler . Agora temos que aguentar esse monte de propagandas deste site uol. Aff..........

  16. Mainardi, lembro de sua coluna após falecimento do seu ente querido por COVID onde você se propôs a só fazer colunas sobre p genocida daqui até que ele perca a eleição. Realmente acontece coisas no mundo que não dá pra acreditar… surgiu um genocida, com Z maiúsculo, pior que o que temos… inacreditável. Mas sua coluna foi excelente

  17. c. 1. A estupidez tupiniquim exposta cruamente. 2. Vlad teme a GRU, que envenenou o jornalista em Londres. Quem sabe ele contraia, em breve, uma grave doença sem causa aparente? Assim, os que compartilham o poder com o carniceiro poderão voltar a roubar o povo russo livres das sanções do assim chamado Ocidente.

  18. Ele achou que ia ser melzinho na chupeta. Ocidente de joelhos, eu grito eles abaixam a cabeça. Não contava com o Comediante e com a gana do exército Ucraniano. O que era barato vai sair caro.

  19. Quando eu assinei a revista Crusoé e O Antagonista+ a promessa, se não me falha a memória, era de não termos anúncios, tá certo? Eu agradeceria imensamente se a equipe que me aceitou como assinante desse um jeito nos anúncios. Eles absolutamente NÃO me interessam. Obrigado.

    1. Tenho que concordar com você. Fiquei chateada ao ver que a Crusoe estava cheia de anúncios e atrapalhando a minha leitura.

  20. Seria ótimo para a humanidade se Putin morresse de qualquer maneira. Putin parece ser a encarnação de Hitler com a sua desumanidade. Infelizmente os americanos não têm coragem de enfrentá-lo criando um corredor humanitário para impedir os ataques de mísseis e aviões russos. Somente assim esta guerra , massacre russo contra o povo da Ucrânia chegará ao fim.

    1. oi Antônio, penso exatamente como você. Nada poderia ser melhor para a humanidade do que a vida desse monstro ser encurtada.

  21. A chance do Putin perder a liberdade: ZERO! O colunista tem em seu romantismo extrapolado sentimentos que certamente geram desejos e ideias que são irreais! Nunca um bilionário e poderoso ditador terá nesse mundo decretada a sua prisão, a quantidade de informacoes em seu poder coletadas durante sua vida pregressa garante apoio irrestrito de outros poderosos de vários países em prol de sua liberdade futura e silencio total.

    1. Vitória de Pirro já é pior do que a derrota. Simplesmente ele implodiu o povo russo.

  22. Diogo,não se preocupe ! Vc e´apenas um sonhador! Assim como todos nós por um momento acreditávamos que Moro se tornaria Presidente ..forget it! Vai dar um rolê em Veneza..melhor

  23. Com essa história nefasta do MBL, primeiro com o posicionamento criminoso do Kataguri no flow do Manark, agora com as declarações maléficas do MamãeCaguei e de seu comparsa, Renan Tour du Blonde, e o Diogo Maisnada, ... quietinho, boca de siri, não sei, não vi, não conheço, ham? ... o quê? ... onde estou? ... Quem sou eu? ____ kkkk! __ falar mal do PR, isso não é mais novidade, portanto, falemos do Iscariotes, como ficou essa aliança com tantos malfeitores juntos, and now?

  24. Sim, Putin não é flor que se cheire, e a Russia errou ao invadir a Ucrânica; porém, e sempre tem um porém, se a OTAN não tivesse avançado tanto para leste da Europa a Rússia não teria invadido a Ucrânia. Que eu saiba a Ucrânia não é banhada pelo oceano Atlântico.

    1. Não é a otan que avança e domina como se fosse um exército conquistador em marcha, são os países interessados que pedem pata entrar.

    2. Cara só lê o texto do ruy goiaba da semana passada, tu parece que saiu diretamente de lá.

    3. Cada nação soberana tem o direito de escolher o que quer. Esta história de que a Russia foi ameaçada porque a Ucrânia quer pertencer a OTAN é a maior balela. Se a Ucrânia se sente protegia com a OTAN é porque o vizinho não presta, não é confiável e tem devaneios de fazer renascer a União Soviética. Precisa se proteger, sim, com um vizinho como a Russia. O melhor que poderia acontecer para o mundo é um time de generais russos mandarem o Putin para a Sibéria (dentro de uma urna, claro).

    4. Os países do Leste que aderiram à OTAN. Porque? É bem óbvio...

  25. Parabéns, Diogo! Todos torcemos para um desfecho virtuoso contra Putin e seus asseclas, apesar das imprevisibilidades das guerras.

  26. Prezados, alerto que vocês podem estar anunciando leilões de veículos, falsos. Abram o olho. Meu cel. 051.9999.222.41

  27. Diogo: diz a sabedoria popula que o apressado come cru... | No mais, parabéns pela lucidez na exposição do que são os putinistas e bolsonaristas! | São capazes de tudo o que há de ruim!

  28. Bolsonaro e Lula sonha em uma Nova Ordem mundial comandada por Putin e a China , eles ficariam como bajuladores

    1. Bomsonaro c Putin? Claro q não ,sempre foi muito ligado em termos pragmáticos, aos EUA,quando estes tinham presidentes coerentes retos e q agiam, Trump, Obama,etc.

  29. Vai ser difícil prender o carniceiro criptostalinista! Torço muito pela resistência tenaz dos ucranianos, ao ponto de haver um golpe de Estado na Rússia, para que Putin seja preso e entregue ao TPI - Tribunal Penal Internacional...

  30. não se apressou nesta Mainardi claro que esta seria uma guerra perde-perde e os fatos mostram .. quem vai prender genocidas? não há mais Nuremberg mas quem sabe a ONU dê ao Senado brasileiro o "caçador de genocidas" a tarefa de punir o criminoso que faria a festa dos ladrões impunes do amado patropi "abençuá pur Dê e buni pur naturê" já em campanha para a volta da imune e impune roubalheira e divertir o povo com o humor do senador CaGAlheiros e do Randolfe a Greta da Selva com TPM crônica.

  31. Diego, tu és brilhante! Faço votos de que sua nova previsão torne-se real e, muito em breve, possamos ver esse miserável, carniceiro e genocida atrás das grades, até o último dia de sua asquerosa existência! Brasil, acordaaa! Moro 2022 ,para nos livrarmos do mal e dos corruptos.

  32. Passa dos limites a subserviência do Bolsopetismo ao Putin. Pior, não causa indignação nessa gente. O Brasil está fadado ao eterno país do futuro que nunca chega.

  33. Sinto enorme vergonha de termos o Bolsonaro falando em nome do povo brasileiro, porque ele está sempre na contramão daquilo que a maioria pensa. Nesta GUERRA do FDPutin contra a Ucrânia não é diferente. O Lula está alinhado com o Bolsonaro, nesse quesito. Que ambos sejam derrotados juntamente com o carniceiro russo.

    1. E por isso que a salvação é a 3a via

  34. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……… BOLSONARO, LULA e PUTIN: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o MUNDO de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Que esse filho da Putin seja preso a dez palmos do chão e leve junto Bolsonaro e Lula e de quebra seus seguidores.

    2. Que o carniceiro pague pelos seus crimes sendo sodomizado, assassinado e esquartejado em via pública.

  35. PUTIN NÃO SERÁ PRESO. ELE TEM ARMAS NUCLEARES LULA E BOLSONARO NÃO SERÃO PRESOS. ELES TÊM O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E A "JUSTIÇA" BRASILEIRA.

  36. Diogo, como sempre, falando o que eu sinto e penso! Pobre povo governado por crápulas sanguinários, do ocidente, do oriente e da América Latina!

    1. Também tenho vontade, mas meu lado não avestruz fala mais alto. Se todos fecharem os olhos, o Mundo será apenas escuridão…

  37. Sempre uma excelente coluna. O único pré-candidato as eleições para presidente que se posicionou contra a agressão do Putin foi o Moro. Na Ucrânia, está sendo travada a verdadeira guerra entre tirania e democracia . Infelizmente o povo brasileiro tem outras preocupações, esse tema é intangível para os bolsões de pobreza. Mesmo assim os formadores de opinião têm a obrigação de separar os "amantes de ditadores" das pessoas que os repudiam.

  38. Putin é um idiota. Além de ter perdido tudo que o artigo menciona perdeu um vizinho que poderia ser um aliado importante caso tivesse agido com sabedoria, priorizando a amizade ao invés do ódio. Dentre os milhares de crianças que tiveram que fugir de Putin pode estar um futuro Einstein ou Fermi. Que grande imbecil! A China, amiga sem limites da Rússia, vai acabar sendo arrastada pela russofobia crescente - ela que já deixou o planeta de saco cheio com o Sarscov2.

    1. Precisamos eleger o Moro para acabar com esse bolsolulismo canalha.

  39. Quando pensamos que a humanidade esta evoluindo e a historia chegando a um fim, aparece um Putin para nos fazer calçar as sandálias da humildade e dar um choque de realidade...

  40. Concordo c td! Do fim até o começo! Mas apesar de toda a perda e de toda a humilhação, Putin ñ desiste! Tem q ter alguém q dê um basta de vdd - c cadeia e td (outro método definitivo deve ser válido nesse caso tb!) - Fosse aquelas boas histórias c 5 japoneses lutando contra 1 monstro, td mundo saberia q depois de algumas doses de angústia o monstro seria derrotado. Mas esse episódio de um monstro contra diversos covardes ninguém viu! (Tem It o palhaço, mas essa referência só traz + agonia)! Qm?

  41. E a humanidade está no limiar de ser presenteada com a 6G, que , prematuramente, já foi encomendada, antes mesmo que a 5G conseguisse ser experimentada. A velocidade acima dos limites. Estamos chegando ao pico da liberdade humana: seremos robôs, com chips. Seremos identificados por números. Nos alimentaremos com pílulas. E nos saciaremos com a ganância do outro, também robô.

  42. É a prepotência bestial sendo surpreendida pela coragem digna de quem, embora menor, não dobra a espinha. O verdadeiro significado disso tudo ficará claro em alguns anos, se agora já não é possível esconder a barbárie, em algum tempo ficará ainda mais evidente o que a insanidade do Putin está causando, e como a resistência colossal dos Ucranianos terá salvo o mundo livre!

Mais notícias
Assine agora
TOPO