DiogoMainardina ilha do desespero

O homem que come gente

25.03.22

“A grande obra da arte nacional”. Mario Sabino referia-se ao powerpoint desenhado pela Lava Jato, com os feitos de Lula. Ele está certo, claro. Entre o powerpoint e o Abaporu, penduro o powerpoint em minha parede. Já era o quadro mais revolucionário de nossa história. Agora o STJ transformou-o também no mais perseguido, condenando Deltan Dallagnol a pagar por sua obra-prima.

Os manuais de pintura ensinam que Abaporu, em tupi-guarani, quer dizer “o homem que come gente”. Tarsila do Amaral retratou um canibal em seu ambiente. O powerpoint pintado por Deltan Dallagnol tem o mesmo tema: o antropófago microcéfalo que, com as mãos desproporcionalmente grandes e um nariz excepcional para farejar suas predas, devora carne humana. As cores do quadro de Tarsila do Amaral são as da bandeira brasileira: o cacto verde, o sol amarelo, o céu azul. O powerpoint de Lula irradia os mesmos tons. Não pode haver paisagem mais genuinamente brasileira do que aquela. Só que, no lugar do cacto, há o verde do departamento de propinas da Odebrecht.

Gilmar Mendes disse a Jair Bolsonaro que seu principal legado foi “ter nomeado Sergio Moro ministro da Justiça e depois tê-lo devolvido para o nada”. Xico Graziano respondeu-lhe: “Gilmar Mendes é, ele sim, um nada. Nomeado por FHC, deliciou-se na soltura de Lula e virou bajulador de Bolsonaro. Perdeu o rumo, perdeu a moral, perdeu credibilidade”. Mas o fato é que a frase do ministro do STF tem de ser inserida num contexto histórico. Ela revela aquele desejo de expurgo que persegue a arte desde o passado mais remoto, dos livros queimados por Savonarola às estátuas explodidas pelo Isis, passando pelos quadros confiscados pelos hierarcas nazistas. Ao punir o powerpoint realizado por Deltan Dallagnol, com a imagem das descobertas da Lava Jato, o que se quer é apagá-lo para sempre, é cancelar sua existência, é transformá-lo em nada.

Deltan Dallagnol declarou estar INDIGNADO com a decisão do STJ – assim mesmo, aos gritos. Eu grito também. Há uns quatro anos. Mas é preciso reconhecer que o outro lado gritou mais alto. O cancelamento da Lava Jato é uma obra coletiva, que envolveu grande parte da sociedade brasileira. Eu nunca imaginei que Gilmar Mendes pudesse se tornar pop. Mas ele foi capaz de congregar lulistas, bolsonaristas, valdemaristas, empresários, magistrados, generais e a imprensa na corrente revanchista que incendiou o powerpoint. Ele ganhou, eu perdi. A maior obra de arte brasileira foi carbonizada. Virou um nada. Os canibais podem voltar a devorar suas presas, porque não sobrou ninguém para expor sua selvageria.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Crônica perfeita. Merece aplausos. Exprime todo sentimento da população que almeja um país melhor. Sempre Moro. Parabéns!!!!

  2. Esse texto é um soco no estômago. O final mostra o exato desalento qua reina sobre nós e o futuro sangrento que nos aguarda, logo ali, na esquina, a nos espreitar e depois devorar, em breve, muito breve…

  3. Uma vez Iscariotes, sempre Iscariotes. O ex-juiz, sem um aviso prévio, abandonou o phodemos, deixando a pr., Renata Abreu, o Sen. Álvaro Dias e o Sen. Lasier Martins à deriva, no limbo, exatamente como fez com a lava-jato e com o PR., Bolsonaro.

  4. Texto brilhante Diogo. Fomos todos devorados. Esperemos o futuro agora para ver se outras gerações recuperarão a obra.

  5. Chego a uma conclusao, enquanto nao aprendermos a votar e continuarmos votando em politicos canalhas como a maioria dos atuais, estes por sua vez escolhem ministros que os vao livrar da cadeia como fez o STF agora com LULADRAO e JOSE DIRCEU e toda sua laia do CENTRAO que hoje apoiam o MINTO, o qual nao queria reeleicao mas que agora nao abre mao, e tudo em funcao da vida boa que usufluem morando em palacios e com cartoes corporativos podendo gastar sem limites que a sociedade paga sem reclamar.

  6. Este plano orquestrado para liquidar a lava-jato não é um trabalho simples, exige recursos e gente sem caráter, o que abunda em nosso país. Reverter as expectativas de milhões de brasileiros, SEM REAÇÃO, só com a cooperação da mídia, instituições, juristas e políticos de araque? Só com muuuuito dinheiro!

  7. Fascismo = comunismo = esquerda = direita = bolsopetismo = PT = perda total = Lula + Bolsonaro = ditadura = genocidas = culto à personalidade = Putin = miséria mental = miséria espiritual = maniqueísmo setecentista idiota = ideologias = falta de valores = LIXO !! "Cada povo tem o governo que merece". Na Rússia elegeram o Putin. Aqui vão eleger o que ?

  8. Bolsonaro = Luladrão = PT = Perda Total = facismo = comunismo = putinismo = miséria mental = esquerda = direita = maniqueísmo setecentismo idiota = ditadura = miséria espiritual = LIXO!!! "Cada povo tem o governo que merece": o povo da Rússia elegeu Putin. Aqui vão eleger quem ?!?!?!?

  9. O principal alicerce de uma democracia é um judiciário imparcial e justo. Infelizmente o nosso judiciário perdeu toda a credibilidade com decisões tendenciosas e políticas.

  10. Matéria profunda e digna de aplausos. Parabéns Diogo, certeiro como nunca. Todos nós perdemos com esse conluio em cascata de decisões judiciais. Fiquei estarrecida quando o STF julgou a parcialidade do Dr. Moro. Infelizmente tudo estava combinado. Neste país, só os poderosos têm vez. Moro 22 para lavar a alma.

  11. Meu passaporte Italiano saiu ! Graças a Deus !! Este nosso Brasil só terá chance quando não existir mais Stf vendido …

  12. A arte pintada pelos poderosos ("lava jato terminal") e adorada por boa parte dos brasileiros com os olhos abugalhados como zumbis, gritando Lula lá e BI bí mitoooô

  13. Estão tentando apagar todos os vestígios do que ocorreu no passado recente da nação, mas esquecem que a memória de todos é inatingível. Do que o PT fez p/ o que o está aí fez de ruim, tenho certeza que no 2° turno, se for Lula x Bolsonaro, dá Bolsonaro (infelizmente). Na hora do "vamo vê" o povo não engole mais a esquerda, nem com a tabelinha do Alkmin, que diga-se de passagem parece estar na espectativa de "coveiro" que já o beneficiou no passado......

  14. Quase chorei lendo esta coluna. Uma tristeza completa e uma desesperança profunda invadiram a minha alma. Nada muda no Brasil. O povo gosta assim. MS

    1. E o Bozo só nao caiu pq abriu as pernas p os ladrões !! Enxerga isso pelo menos !! 17 bi p roubar a vontade vai dar a reeleiçao !!

  15. Sou neta de italiano Damazio Quirino portanto fiel: Tenho ALZHEIMER ITALIANO: " ESQUEÇO TUDO, MENOS O RANCOR!", MOROU?

  16. Sim, eu perdi duplamente porque moro no Brasil Imagino o que virá nos próximos anos e não sei se esta revista sobreviverá à comilança geral.

  17. Razões à parte; a Mãe Rússia corre perigo de ser fracionada como o Império Outomano em caso de guerra total. Isolamento , sanções e bloqueio de suprimentos debilitou e derrotou Alemanha e Japão na segunda guerra. Há indícios da mesma estratégia agora. A Rússia cresceu anexando Povos a Iuguslávia também; e o que deu ?

  18. Eu fico indignado que nos cometarios sobre as eleições de 2022 na cnn e globo news os jornalistas esqueceram que lula foi o protagonista do maior assalto aos cofres publicos deste país.

    1. Assisti na CNN há duas (ou mais) semanas uma 'bacana' falando sobre um sórdido PIBão brasileiro, comemorando. ... Mas a 'bacana' não fala nada sobre a fila dos Ossos. Não existe PIBão num bananão com milhões em estado mórbido.

    2. Sim, verdade. Assisti a entrevista da monalisa perroni com o Deltan, ela o maltratou, foi grossa, e se deixou EVIDENCIA de seu cego apoio ao lula ladrão.

  19. Dellagnol ? Indignei-me com a de Francis; mas, além do ódio surdo , que posso fazer ? Não tenho alavanca , como poderia mover o Mundo podre que sufoca a Nação ? Paz com missil ? Só se cair no Kremlin. Um Bin Laden ucraniano seria mais útil que a " Cavalaria " que só funciona contra o " Zíndios " nas matinês. Espero o som da corneta mas só ouço blá blá blá...

  20. Os milhares de PIX depositados voluntariamente na conta de Deltan tem enorme significado . Não vamos subestimar este feito extraordinário que aconteceu expontaneamente . Para mim foi dado o recado .

  21. "Os canibais podem voltar a devorar suas presas, porque não sobrou ninguém para expor sua selvageria." - Excelente, Diogo.

  22. Minha total decepção na justiça brasileira. Não sei de nenhum político já condenado que continue em cana. Isto sem contar os que foram subindo de instância até a prescrição. Pior ainda: parece que o povo vai eleger para presidente o homem da " alma mais pura do Brasil". Simplesmente inacreditável.

  23. Excelente resumo da obra de destruição da única e eficaz tentativa de punir. Minha eterna solidariedade, respeito e gratidão à todos aqueles que através da aplicação justa da Lei, tentaram fazer que a Justiça valesse para todos.

  24. Diogo não desista, quem perdeu foi o sistema político brasileiro. Triste sina deste país, corruptos, corruptores e fascínoras são idolatrados, quem busca moralizar o país é escorraçado. Será que conseguiremos mudar isso um dia?

  25. É urgente afastar o Min. Gilmar Mendes, de nossa Corte Suprema, seja por impeachment ou por expurgo de seus pares. Coragem ministros, o Brasil tem pressa.

  26. O ministro Barroso tem razão, quando disse na Corte, em meio a uma discussão, que Gilmar Mendes apresenta "pitadas de psicopatia". Isso explica a perseguição a Moro, a Deltan e ao desmantelamento da Lava Jato, orquestrada por ele.

  27. Diogo, você não perdeu! Quem perdeu e está perdido é o Brasil. E se as pesquisas se confirmarem em votos vai continuar perdido por muito tempo. O grande problema da nossa nação é a falta de princípios (não é um julgamento, é só constatação). Se tivéssemos princípios, mesmo com a soltura do Lula, ele jamais teria alguma chance de voltar ao poder. Não ganharia eleição nem pra sindico do prédio. Contrataríamos alguém desonesto para trabalhar em nossa casas?Então porque elegemos político corrupto?

  28. Diogo meu querido, não estariam por aí precisando de uma Tecnóloga Padeira? quem sabe já que a Itália tem tradição em padarias. Aqui já dá pra sentir o mau cheiro...

  29. Os brasileiros de bem estão manifestando solidariedade total ao Deltan Dallagnol. Todos reconhecem seu brilhante trabalho contra a Corrupção Impune.

  30. As supremas excrescências, (com exceções), têm uma sanha inescrutável em salvar os componentes da cáfila de Brasília

  31. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  32. Brilhante artigo! A indignação é o combustível indispensável para a guerra permanente contra a corrupção. E outra: a indisfarçável arrogância dos mal intencionados, e as desavenças entre eles, trarão muitos fatos ao conhecimento público. Questão de tempo.

  33. "Sei não". Acho que há um grande sentimento de indignação no coração de grande número de brasileiros que vão às urnas em outubro.

  34. O silêncio das massas que se levantaram em 2013, também é o grande culpado em ver as atrocidades comandadas pela trinca demoníaca do STF e esse PGR fajuto que aí está... Somos como sociedade, também coniventes com tantas barbaridades jurídicas, só assistindo de forma omissa. Não só com caneta e papel, se combate as imoralidades.... É necessário também, AÇÃO COLETIVA... tal como foi em 2013!!

  35. O power point é inesquecível. O Beiçola Nefasto virou pop entre as diversas quadrilhas que assaltam o país, é um verme da pior espécie. Deltan vai continuar fazendo história no parlamento não há a menor sombra de dúvida.

  36. Gilmar Mendes, por ódio a Moro gerado pela inveja, foi o arquiteto do fim da Lavajato. A cara desse sujeito, padrinho de corruptos poderosos, me dá ânsia de vômito!

    1. A trupe é audaciosa porque protegem-se uns aos outros . Não acredito que haja solução para isso

  37. A melhor interpretação deste ato obsceno que coroou o fim da lavajato! Esta coluna merece tambem o titulo de Obra Prima

  38. Tenho 66 anos , estou cuidando da minha saúde ao máximo para poder sobreviver a morte deste seres imbecis, malvados. malditos. danosos as pessoas do bem. O fim deles será uma alegria para mim.

  39. Tudo isso que está acontecendo no Brasil - incompetências administrativas, aparelhamento de tribunais superiores, 300 picaretas no Congresso e no Executivo , etc - tem nome e sobrenome: falta de educação de qualidade, por falta de investimentos, propositalmente, diga-se; desonestidade da classe política e até mesmo de eleitores mais esclarecidos e mal intencionados, que conduzem o resto da boiada!

  40. As doações a Deltan acenderam uma chama de que nem tudo está perdido neste país. Há pessoas que reconhecem o trabalho da Lava Jato e que não vão engolir as mentiras do Lula e do PT. Gilmares, Reinaldos, Bergamos, G1 e tantos outros não vão montar um Ministério da Verdade para apagar o que foi feito.

    1. Esse texto é um grito de indignação. Como não ficar furioso diante das barbaridades do STJ e STF? Estamos desamparados de justiça.

  41. Mais um belo texto que explícita a decadência moral do “ andar de cima” da sociedade brasileira . Que exemplo para as futuras gerações …. Inaceitável. Triste.

  42. Eu acho que depois de feito ,é bem mais fácil se dizer deveria ter feito assim ou de outra maneira ,o difícil é fazer eu penso que #Moro fez certo não dava para fazer uma coisa sem outra as coisas estão entrelaçadas não dá para separar ou faz tudo ou nada! O que prejudicou # Moro foi seu traidor Jair Bolsonaro e Gilmar Mendes que deve ter uma inveja louca ,desenfreada do # Moro pois nunca chegou e nem chegará a seus pés. Além de quase todos serem ali corruptos. #Moro está só Heloisa Formel

    1. É algum problema do site. Às vezes o meu demora também.

  43. A disputa pelo posto de brasileiro mais nefasto está dura: Gilmar, Renan, Lulla e Bolsonaro lutam com força pelo primeiro lugar.

  44. Teus textos cada dia estão mais inteligentes ,se sente que estas numa fase especial ,o @diogomainardi que sempre admirei desde os tempos da Veja, do Manhattan !.Sempre gostei de ler e a tua leitura é prazerosa é diferente . Parabéns! Heloisa Formel ainda não desisti de te conhecer pessoalmente .Quem sabe um dia ?

  45. Alexander, vc dividiu o bolo com propriedade: os cegos não querem enxergar. O desejável está tão claro e límpido, mais, impossível. Sempre disse e repito: estamos , ainda há 300 ou mais anos da civilidade. É só olhar o presente.

  46. Mainardi, eu sou um nada assim como minha opinião. Para mim, seu jornalismo andava em viés de baixa mas esse seu texto pode vir a ser, para mim, um ponto de inflexão. Parabéns.

  47. Como ele pode ter perdido uma credibilidade que nunca teve. Está condenando a ser nota de rodapé na historia do Moro. Ele sabe, e é isso que o corroí por dentro, baba ao falar do juiz de Curitiba. Coitado.

  48. não vamos nos lamentar. As urnas estão ai. A internet está ai. Vamos inundar a rede com o powerpoint do lula, com letra bem minuscula mesmo. O sinal ja foi dado. Todos se juntaram pra pagar essa conta absurda e imoral da justiça brasileira. Recado dado. Nos aguardem ca n a lhas

  49. Dá vontade de chorar em constatar o que é Brasil... um pais que tem dono, esse dono é o Gilmar Mendes.

  50. Não seria mais fácil admitir que Dallagnol errou a mão naquele Power point? Que, deslumbrado com a fama, achou que podia provar aquilo sem provas, apenas com a convicção? V Foi burrice ou ingenuidade? Ou simplesmente sede de poder?

    1. Errou a mão coisa nenhuma ... ele foi certeiro na acusação. Basta lembrar que o processo foi analisado e julgado em primeira e segunda instâncias, no STJ e finalmente o STF autorizou a prisão do larápio de nove dedos. Em outras palavras, quem autorizou a prisão foi o STF !! O Sergio Moro foi apenas o juiz de 1a. instância que aceitou as provas apresentadas pelo Ministério Público (Dallagnol).

    2. Ah! Sim !! Agora quem é culpado é Deltan ? Ao ser procurador não fez nada além de apontar os fatos que sim .. a roubalheira foi espetaculosa !! E deu ensejo à condenações por juízes e devolução de bilhões ao tesouro nacional . É muita ignorância ou hipocrisia pensar o contrário .

    3. Errou na mão coisa nenhuma ... ele acertou em cheio. Veja bem: O Min.Público (Dallagnol) descobriu toda a trama. Apresentou ao Juiz Sergio Moro, que analisou e aprovou. Enviou para os Desembargadores de Porto Alegre (2a. instância), que concordaram. Processo subiu para STJ (presidente Felix Fischer concordou). subiu para o STF e o próprio supremo AUTORIZOU a prisão do condenado. Ou seja, não foi o Moro quem autorizou a prisão mas sim o STF.

    4. Burrice, ingenuidade, “errar na mão “… quantas qualificadoras para uma apresentação (ppt). Assim como o Zanin jura e bate em todas teclas e portas para provar a inocência do seu cliente, os procuradores fazem o oposto. É o jogo e ficou provado em todas instâncias que o réu era culpado. Em mais de um processo. Não bastasse monopolizar o PJ com recursos a todo momento , a reversão se deu numa canetada, mais uma canelada, que mudou o entendimento do STF sobre a competência.

    5. Posso até concordar com você na parte do deslumbre, exagero, mas na questão das provas.... O que falta de provas? Nenhum juiz, nenhuma corte inocentou o ex-PR. Pelo contrário: foi condenado em 3 instâncias. Se é líder do partido, se todos o seguem como uma divindade, então... é o líder. Para o bem e para o mal.

    6. Antes de qualquer coisa, ele foi burro ao achar que poderia combater o sistema corrupto brasileiro.

  51. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……. o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  52. Ele juntou todo o esgoto só isso, jamais será lembrado por operadores do direito honestos, ele sim apos dezenas de anos na corte suprema continuará a ser um nada, junto com os lewandowski e toffolis da vida.

  53. O Brasil,um navio gigante que está perdendo a cada dia os seus comandantes,está aderiva sobre um mar de lama e até onde a vista alcança o único caminho só leva para o abismo.

  54. Expresso minha tristeza, já que minha indignação de nada vale. O Senado, representado por seus presidentes, são os principais culpados por esse esses juízes cometerem essas barbaridades impunemente.

  55. O erro da Lava-Jato foi querer pegar todos os corruptos, do PSDB ao PT, passando pelo MDB, Centrão, etc. Quando a Lava-Jato ia atrás somente do PT, ela era elogiada pelo Gilmar Mendes até pelo Reinaldo Azevedo. Mas quando a Operação começou a ir atrás, por exemplo, do PSDB, com a delação do Marcelo Odebrecht, ela conseguiu unir contra si inimigos até então históricos. Reinaldo Azevedo passou a defender o Lula. Gilmar acabou aliado dos petistas > https://www.youtube.com/watch?v=QIrAC8DB9sw

    1. Vejam esse vídeo, quando um deputado do PT, Wadih Damous, diz claramente que Gilmar Mendes, um Ministro do STF, que em tese teria que ser imparcial, naquele momento tinha se tornado ALIADO de um partido político, o PT : https://www.youtube.com/watch?v=QIrAC8DB9sw Ali o cerco contra a Lava-Jato já tinha se fechado. A Lava-Jato jamais poderia sobreviver a um ataque vindo de todo o sistema político brasileiro, unido PT, PSDB, MDB, Centrão e seus satélites.

  56. O Juiz do STF mencionado parece ter dois objetivos na carreira de magistrado: salvar os políticos do PSDB (partido que o colocou na corte), mesmo que tenha que salvar junto políticos que diz(ia) abominar como fez salvando o ex-PR LL, e enriquecer adoidado, mesmo que todas as gerações depois dele não consigam gastar o dinheiro. Isso explica por que é POP: uma missão leva à outra que leva à grana. Todos ganham juntos e juntos se safam. Quem for contra sofre o peso da reação do establisment.

  57. Bem, agora que Sérgio Moro é um nada, que a Lava-Jato deixou de existir, vamos esperar então que o Brasil fique melhor. Não teremos mais corrupção. Tudo vai melhorar. Cobrem Gilmar Mendes. Cobrem aquele Eduardo Oinegue, apresentador do Jornal da Band, que só falta culpar a Lava-Jato pela guerra na Ucrânia. Cobrem Reinaldo Azevedo. Esse povo todo ganhou. Vamos ver se o Brasil vai melhorar com o fim da Operação Lava-Jato....

  58. Como é fácil hoje reconhecer as melhores pessoas. Há políticos, jornalistas e agentes públicos que são a favor da lava jato, a favor de prisão após condenação em 2 instancia, fim do foro privilegiado, contra fundão eleitoral, a favor de prisão preventiva, a favor da Delação premiada, etc. São sempre os mesmos a favor de tudo isso. Há outro grupo que é contra TUDO isso. Não vejo pessoas que aprovem só alguns desses temas e rejeite outros. Separação clara Como pode a sociedade estar tão cega ?

    1. E como são cegos. Chegamos ao ponto de prender os policiais, o delegado, o juiz e soltar os meliantes de todos os graus. Impressionante, inacreditável.

    2. É impressionante: como podem ser tão cegos? Eu previ: os ladrões iriam conseguir por a polícia, o delegado, os bons juízes, na cadeia, e sairiam livres. nâo está dando outra.

  59. Gilmar Mendes, ao chamar Moro de "nada", imitou os Nazistas. Os nazistas também procuraram desumanizar os judeus, confinando-os em guetos, roubando suas propriedades, enfim, rotulando-os de nada, de forma a justificar o extermínio deles. Agora só falta o Gilmar Mendes mandar os membros da Lava-Jato para fornos crematórios, transformando definitivamente Deltan, Moro em em pó, em nada.

  60. Que texto forte! As palavras soam como pancada. Dói muito a forma como os vencedores de hoje se vangloriam de suas façanhas. A descrição do conteúdo do texto retrata de forma amarga tudo. Parabens Diego.

  61. Fiquei feliz hoje pela manhã em receber um vídeo de um Deltan Dallagnol surpreso e agradecendo as milhares de doações espontâneas que recebeu madrugada afora de anônimos, que em um dia atingiu mais de 300 mil reais, que permitirão pagar essa sacanagem do STF, e cuja diferença será doada a instituições de combate ao câncer. Um tapa de pelica no STF.

  62. Parabéns, Diogo. Vida Longa! É importante saber que ainda existem pessoas e jornalistas como você (espécimens em extinção) sempre comprometidas com a verdade e realidade dos fatos. É muito triste para para os contribuientes que sustentam essa máquina pública desprovidad de valores morais saber que o STF e os STJ são ocupados, em sua maioria, por corruptos sem qualquer compromisso com o bem estar da população brasileira. "Quosque tandem"?

  63. Não caro Mainardi, antes não havia luta, estamos no 1º ou 2º round, a luta continua! Os brasileiros corruptos, muitos deles poderosos, são muitos porém, o apoio financeiro EXPONTÂNEO dado em menos d 24 horas, a Deltan Dallagnol, mostra q os brasileiros d bem também são muitos, por ora não aparecem porém na hora H, farão a diferença e salvarão o Brasil. Eles formam a maioria silenciosa, farta de incompetência, hipocrisia, roubalheiras desenfreadas em todos os escalões do atual governo corrupto

  64. Jogamos fora, mais uma vez, a chance de construirmos o tal "país melhor". Para isso teríamos que ter coragem de perscrutar a alma brasileira e no fim apontamos o dedo para nós mesmos. A lava jato foi o verdadeiro "ponto fora da curva" de nossa história recente. Nenhum outro brasileiro se destacou na política como Moro nos últimos tempos mostrando e jogando na nossa cara a verdade que nos aflige e desnuda como sociedade.

  65. Diogo, você é a nossa grande obra da arte escrita Nacional. Sempre Genial. Aliás, são dois os nossos gênios, você e Mario Sabino. Somos privilegiados!

  66. Assim como foi a escravidão para o Império, a corrupção é o amálgama do Regime de 88 que mantém coesos os mais diversos grupos

  67. Deltan deveria vender esse quadro assinado, autografado, e usá-lo na campanha se auto intitulando como o homem do PowerPoint que desmascarou o maior vagabundo da nossa história

  68. Discordo, Mainardi, o PowerPoint está gravado na memória dos brasileiros. Não consigo alcançar o que está acontecendo no país com essa polarizaçao entre corruptos, mas tenho certeza que o presidente eleito não será nenhum dos dois. Boooooooooooora Moro.

    1. Podia ter continuado , estava num ritmo bom, pareceu um "pena que acabou o texto" .

  69. Diogo, acompanhei o urro de felicidade da imprensa, a fala de Gilmar Mendes e depois disso, desisti do Brasil. A felicidade de certos setores da imprensa com a derrota de Dallangnol foi repugnante. Nós perdemos mais essa.

  70. Bom dia, morro de inveja das pessoas que conseguem gritar . . . Diogo você é meu grito. Me prometeram um país do futuro (tenho 60 anos) que não chega nunca . Meu maior arrependimento é não ter dado as costas, quando pude, para esse "país do futuro".

    1. Eu também Myriam! Quando pude, eu não quis ir embora. Tenho 54 anos e agora, já era. Arrependo-me amargamente de não ter ido.

  71. E para piorar temos 80% de população analfabeta funcional para amparar e manter esse quadrilhão que se tornou o a política brasileira.

  72. Fantástico texto como sempre, Diogo! Desastre de país, de classe política, de judiciário. Única remota esperança é MORO.

  73. Nem as gerações futuras deste país verão qualquer mudança nesse triste quadro magistral pintado pelo Mainardi. A justiça de Gilmar e cia só enxerga quando quer.

  74. Você perdeu, eu perdi, perdemos todos nós, cidadãos honestos. A corrupção já pode ter sido maior, não sei. Mas os corruptos nunca foram tão fortes mesmo quando expostos, como são agora.

    1. Belíssimo resumo do atual quadro desse país miserável. O do futuro que nunca chegou e parece que nunca chegará.

  75. Uma coisa q ñ tem nada a ver... Faz tempo q está escrito "na ilha do desespero" embaixo do nome Diogo Mainardi?! Parece q sempre foi "uma ilha no jornalismo", mas como não lembro nem o q jantei ontem...🥴

  76. Essa história td mostrou os outros 2 grupos, pq além do Gilmar Mendes, q personifica td a repulsa e descrédito c as nossas instituições, tb mostrou a parte q reconhece as mentiras, os corruptos e os verdadeiros bandidos da história, eles doaram espontaneamente + de meio milhão na conta do Dallagnol e estão compartilhando a obra proibida nas redes sociais. O problema é o outro grupo q, aparentemente, é bem > q os outros dois: é um grupo q está vagando pela vida s + nem p quê, s crer ou descrer.

    1. Estão na sala. Mas irão pro esgoto.

  77. Não estou convencido de que Gilmar Mendes & Cia. combinaram suas jogadas com Sua Excelência, o Povo. A conferir ainda. Estamos próximos de outubro.

    1. Sei não caro Giovani, tomara que você esteja inundado de razão! Entretanto lembremos que Gilmar Mendes, e companhia stefiana (e “justiceira” em geral) sao produtos deste povo brasileiro que elegeu (tomara que não eleja mais) os bolsonaros, lulas, dilmas, fhcs, colors da vida, etc., etc. etc. da vida.

  78. possam impedir este paredão humano na entrada de um vagão de metrô semi- vazio no final de um dia de trabalho? É O INVISÍVEL AOS OLHOS QUE CHAMA UMA VIOLÊNCIA POR NÃO SER, HÁ ANOS, SOLUCIONADO. Isto não é caso para juiz. Isto faz parte de um analfabetismo mental. Isto é o descaso ao ser humano que necessita de um transporte público. Isto há anos acontece no mesmo período do dia. A culpa é da hora do Rush. A culpa nunca é do ser humano com cancelamento mental.

  79. O cancelamento da mente brasileira representado pelo analfabetismo mental É ganhador do OSCAR neste país chamado Brasil. Como um dos exemplos reais deste cancelamento canibal, ao ter que pegar o metrô , com horário para chegar ao trabalho, sou impedida de entrar no mesmo, que se encontra com espaços vazios em seu interior, por um grupo de pessoas que se coloca na porta de entrada do vagão, por necessidade de saída na PRÓXIMA ESTAÇÃO,a qual possui uma baldeação de linha.

    1. ISTO ACONTECE HÁ ANOS. NINGUÉM FAZ ABSOLUTAMENTE NADA. SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO E QUE MUITAS VEZES ASSISTI : EMPURRAR COMO ANIMAL ESTAS PESSOAS QUE EMPAREDAM A ENTRADA DE UM VAGÃO DE METRÔ, NO FINAL DE UM DIA DE TRABALHO. NÃO SÓ ASSISTI COMO TAMBÉM, JÁ NO INTERIOR DO VAGÃO FUI EMPURRADA EM CONSEQUÊNCIA DA SITUAÇÃO. HÁ ANOS, NINGUÉM CONSERTA ESTE DESESPERO DE UM FINAL DE DIA. EM UM PERÍODO DE UM FINAL DE DIA DE TRABALHO , NÃO PODE HAVER FISCAIS , SEGURANÇAS, NESTA ESTAÇÃO , QUE ...

Mais notícias
Assine agora
TOPO