O lobby pela ‘Justiça por correspondência’

25.03.22

Há um movimento em curso em Brasília para mudar a legislação e permitir que juízes morem fora das comarcas onde trabalham. A articulação vem sendo feita por entidades de classe da magistratura. Nos tribunais superiores, ministros da linha “old school” se mobilizam contra a proposta por entenderem que a liberação criaria um problema de ordem prática e colocaria em risco a própria ideia de Justiça, ao abrir a porteira para que os magistrados vivam afastados da realidade dos processos que julgam. A liberação é uma demanda antiga, especialmente de juízes que atuam em cidades pequenas, mas gostariam de morar em grandes centros urbanos.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéSessão no STJ: magistrados de primeira instância querem aval para morar longe de suas comarcas
 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Aí é q não vão trabalhar MESMO!!! E os mais atingidos por essa ausência de juízes no interior do País - Brasil - é o povo! Esse sofre com a ausência total de andamentos e celeridade processuais! Consequências? Todas as causas se arrastam, sejam cíveis ou penais.

  2. Podem até não ser autorizados a morar fora de suas comarcas, mas isso já acontece. Não é novidade nenhuma. Perguntem a qualquer profissional da área jurídica.

  3. Na prática, isso já acontece. Basta o Presidente do tribunal dar a autorização e o juiz pode morar aonde quiser. O principal motivo é a falta de segurança para o magistrado e sua família residirem na comarca.

  4. Melhor substituir os juízes por robôs ou algorítmos, sairia muito mais barato, rápido, eficaz, sem ideologia e corrupção. Decisões instantâneas e com poucos erros.

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 concordo plenamente, com certeza que um algoritmo da constituição brasileira seria mais justo do que esse judiciário horrível to politizado com indicações politicas que temos ai, que existo so para proteger corruptos e poderosos a custo de Bilhões por ano fora as benéficas como vinho importado, bacalhau, file mignon, salmão e por ai vai. Vergonha enorme dessa situação jurídica e politica em que nos encontramos hoje. Por isso vou de Sergio Moro para presidente 2022!

  5. SE OS JUÍZES JÁ MORAm na comarca em que trabalham e não trabalham (quase), imaginem se eles morarem em outras comarcas? A (in)justiça que está quase parando, para de vez.

  6. Isso vai ser que nem aqui no Rio de Janeiro.... o sujeito se elege em alguma cidade da baixada fluminense ou São Gonçalo e mora na Barra da Tijuca ou Niterói... Viva o Brasil....

  7. Nesse caso, seria muito justo, digamos, quem sabe, talvez triplicar o auxílio moradia e outras compensações por morar em centros urbanos com maior custo de vida

Mais notícias
Assine agora
TOPO