DiogoMainardina ilha do desespero

O pós-guerra bolsonarista

01.04.22

O intestino de Jair Bolsonaro foi liberado na segunda-feira, assim como a cidade ucraniana de Irpin.

A minha guerra particular contra o intestino bolsonarista foi deflagrada algumas semanas depois de sua posse, em 8 de fevereiro de 2019. Enquanto ele estava internado no hospital, a fim de se submeter a uma cirurgia por causa da facada, escrevi na Crusoé:

“Eu só quero saber quantas vezes Jair Bolsonaro defecou hoje. Ele é muito melhor assim: quando se dedica a informar os brasileiros, pelas redes sociais, sobre sua fisioterapia ou sobre suas necessidades fisiológicas.

O presidente é incapaz de governar. Ele nunca escondeu isso de ninguém. Depois que se internou no hospital, de fato, algumas coisas passaram a funcionar (…). Quanto mais tempo Jair Bolsonaro passar nas redes sociais, melhor para o Brasil. Ele deveria cuidar de sua saúde. E largar o governo nas mãos dos superministros e dos supergenerais”.

Saindo do hospital, ele fez exatamente o contrário do que eu sugeri: bombardeou superministros e supergenerais e, em seguida, largou o governo nas mãos de Arthur Lira e Valdemar Costa Neto. Só uma coisa se manteve constante nesse período: a necessidade de liberar seu intestino a cada seis meses.

Da mesma maneira que Jair Bolsonaro liberou seu intestino, o Brasil está se liberando de Jair Bolsonaro. Foi por esse motivo que resolvi resgatar aquela velha coluna: está na hora de calcular, nesse pós-guerra bolsonarista, os danos provocados pelo bombardeio aloprado do pior governante que o país já teve. A fedentina criminosa que se anunciava nas primeiras semanas de seu mandato explodiu com a epidemia, quando centenas de milhares de pessoas foram exterminadas, e com a guerra de Vladimir Putin, que embananou ainda mais o nosso bananal.

Os ucranianos impediram que o carniceiro do Kremlin atravessasse o rio que divide Irpin, na batalha decisiva dessa guerra. Os brasileiros, por outro lado, não tiveram o orgulho, a coragem e a sabedoria para deter o carniceiro do Planalto. Os ucranianos venceram, nós fomos derrotados.

O legado de Jair Bolsonaro já está escrito: a volta de Lula. Que vai aproveitar as ruínas do bolsonarismo para reconstruir o país do jeitinho que ele sabe: com as obras da OAS e da Odebrecht.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ""A turma ""não querem"""".... só mesmo utilizando assassinos do idioma pátrio pra compor o gado bolsonéscio, exatamente como o ignorante que eles idolatram!!! 😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆

  2. Moro , apoio das ruas ou nada terá. Se não reativar os movimentos de rua em torno da candidatura à Presidência é melhor disputar o governo do Paraná. Lá mostrará que tem qualidades intelectuais , técnicas , jurídicas e moral para o exercício do " munus " político. Neflix - " Alienist " mostra Ted Roosevelt como comissário e todo o corpo político e policial torpedeando suas ações. Já falei das semelhanças...

  3. Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista e agora sendo pautada a Reforma Tributária, Diogo o Brasil está caminhando e só você não vê?

  4. Alguém viu o Iscariotes por aí depois que ele abandonou o Phodemos? __ Dizem que ele foi bater na porta do "Desunião Brasil" mas a turma lá não querem saber dele, ... que coisa, ... o sonho do MaisNada derreteu, ... os ANTAS vão ter que beijar o pé do cachaceiro ladrão, ... meus deuses, ...

    1. No decorrer dos dias vou lhe lembando: 1) O  mundo foi acometido de uma pandemia e ainda assim o Brasil cresceu, 2) Sob Bolsonaro estamos em uma guerra mundial aonde vários países estão sofrendo sofrendo ainda assim estamos com os melhores investimentos na Bolsa de valores que chegam a um patamar jamais vistos na Bovespa, ultrapassando os 100 pontos, que até os governos anteriores não chegava a 60 pontos. 3) Foi implementado o Pix e os bancos deixaram de lucrar bilhões

  5. Não se pode ser brasileiro sem a sua verdade, Mainardi. É e sempre será, junto com meu Macaco Simão, o maior de todos (que todos mais me perdoem). Volte a escrever, por favor. O BR real lhe ama muito.

  6. Presidente é carreira solo; não canta em dueto. Tem que atingir o imaginário popular e agradar. MORO simboliza o que a Nação quer. MBL ? - Humm !". MORO: É como vender água de côco gelada no Saara. É só provar que o côco não é podre como apregoam... João Dória ( PAI ) acharia a frase certa. Criou o " Dia dos Namorados " criaria o " Dia da Ética e da Moral Política " com a eleição de Moro. #M22. O dia do " Não à corrupção ".

  7. Diogo Mainardi sempre preciso e incisivo. Derrotados somos nós, frente aos impávidos ucranianos. Assombroso o legado de Bolsonaro: tornar Lula vitorioso! Para mais uma derrota nossa.

  8. Ainda falta contar os corpos jogados na rua (alguns com as mãos amarradas para trás), após o 1º /1/23. Pelo menos será o sofrimento final, o qual deve ser lembrado por décadas, para não se repetir pelo menos por 80 anos.

  9. Acho que o DM nutre um amor disfarçado pelo palhaço JB. NÃO tem outro assunto. Fala que o Palmeiras não tem mundial….. ou sel lá o que '

  10. Bom dia, Minha sugestão é deixarem de dar visibilidade aos salvadores da pátria e apostar e propagar ao importante projeto Verdadeiramente LIBERAL, das única Instituição Partidária NOVO. Neste projeto, esta inserido pessoas competentes com candidatos que passam por testes seletivos, que esta comprovado pelos parlamentares e mandatários em atividade e o atual Pre candidato a Presidente LUIZ FERNANDO DAVILA. Porém, nestas eleições devemos oxigenar o congresso com escolhas corretas.

  11. Só vejo uma solução: redescobrir o Brasil Ruptura já Estado mínimo Parlamentarismo Privatização total Voto aos 21 anos Fim das bolsas-voto Lei da ficha limpa plena Foro privilegiado restrito Fim dos cargos vitalícios Prisão em segunda instância Fim da estabilidade do funcionalismo Fim das indicações monocráticas de servidores Candidato a qq cargo político acima de 50 anos Perda dos direitos politicos por 2 legislaturas se renunciar Quarentena de 1 ano após fim da legislatura p nova candidatura

  12. Nosso povo padece do abandono da Educação, da formação de um povo sem capacidade e sem competência cognitiva. Lula ou Bolsonaro é a síntese maior dessa realidade triste e brutal.

  13. Só divirjo de você quanto ao "pior governante que o país já teve" porque nem pra ser isto ele tem competência que, em termos de competência para isto, o Lula teve e muito para ser de longe o pior dentre os piores! Lula teve competência para saquear cada canto deste país com o aparelhamento do PT em todos os estados e prefeituras que além de se tornarem colaboradores da roubalheira toda, ainda contribuíram LEGALMENTE com 20% de seus salários o que representou uma outra montanha de dinheiro!

    1. Boa Leonor. Eu também acredito, vamos derrotar esses extremos.

  14. Política não é "8 ou 80 ": MORO muda para uma forma mais adequada de fazer política. Entre vários nomes viáveis escolhe-se o melhor do ponto de vista eleitoral para enfrentar Lula e Bolsonaro. Moro é uma figura simbólica. Espero que torne-se um Estadista agora ou no futuro e não mude o perfil. #M22.

  15. Engraçado que o Diogo MaisNada não deu um pio sobre as dejeções alvinas do ex-juiz Moro na casa do phodemos para em seguida sair de fininho, sem avisar ninguém, deixando a diretoria do partido à deriva e, a presidente Renata Abreu muito ANTA da vida. Aposto que todos já tinham visto esse filme antes, acertei?

    1. Engraçado é esse tipo de comentário "o comentarista não falou sobre X, Y ou Z". Engraçado nada, pobre. Ele também não falou sobre muitas outras coisas. Aliás ele não falou sobre infinitas coisas. Sobre o seu comentário, se você acompanha o Antagonista e Crusoé viu que a Renata Abreu removeu o apoio do Podemos à candidatura do Moro à presidência, por isso que ele saiu.

  16. Diogo. Aprecio muito seus artigos pelo arcabouço do texto que vc constrói empilhando as palavras como se fossem tijolos construindo projeto arquitetônico. Muitas vezes vc foi assertivo como se seu prognóstico fosse o único possível . Caro, não na política . Não joguemos a toalha . A 3ª via ainda pulsa . As outras opções estão fétidas . . A cara da 3ª via não pode ser pior do que lula/boso. Nisto nossa esperança . Porque , ninguém aguenta mais . É isto .

  17. Texto centrado em referências escatológicas. Deselegante e de mau gosto. Com a cultura que tem, Diogo poderia transmitir as ideias de seu artigo de maneira muito mais agradável.

    1. Pois é João, o problema é que o tema Jair Bolsonaro é indigesto mesmo, acho que a forma está perfeita.

    1. Só por meio de golpe isso ocorrerá. Bozo perde para qualquer com quem ele for para segundo turno.

  18. Não entendi a profundidade do comentário. Também eu gostaria de morar em Veneza. Diogo, agradeço por manter Crusoé funcionando e informando. Leitor, não esqueça que Guzzo deixou a Veja e foi acolhido pela ultradireitista Gazeta do Povo. O mesmo ocorreu com Alexandre Garcia. Defenestrado da Globo. A ultradireitista tb o acolheu. Afinal além da ideologia é preci$o o vil $$$$

    1. É o principal jornal porque não tem outro de robustez econômica. Para mim é imprestável. Não sei qual jornalista ali é pior. O que é assumidamente ultradireitista ou o pobre coitado que se vende para ter seu emprego garantido. NÃO PERCAM TEMPO LENDO A GAZETA DO POVO

  19. Ficar falando de Veneza é muito fácil. A mamata que esperava quando saiu da Veja não chegou?😅😂😁😆😄🐁🐁🐁🐁🐁

  20. Olhar para a cara do lira, valdemar e do ciro é olhar para a ruina do país, para a nata da roubalheira, para o atraso, para o exterminio de um país na sua essencia: a diginidade de um povo. Conseguiram atingir nossa vontade de lutar. Ucranianos que nos ensinem.

  21. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……. o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  22. Se um defeca muito por falar demais e agir de menos é verdade o Mainardi caga o cérebro pôdre em insano ódio e desserve ao país que queira ou não seu idiota italianismo finge não ver sabe Zeus o motivo .. na sua estípida esquizofrenia ajuda entregar o país ao ladrão e quadrilha que tanto combatei e agora ajuda .. o valente jornalista HOJE é um lixo só ... triste.

    1. Querer um mínimo de raciocínio lógico e bom senso dos adoradores do Minto é algo surreal. Essa thurma de degenerados só sabe zurrar entre um coice e outro. Dá até pena do chiquinho q odeia o governo petista mas fica passando pano para esse desgoverno bozista q não perde em nada para os vermelhinhos.

    2. A verdade dói e aí, o recurso dos ignorantes e partir para ofensas

    3. Que bom que ainda tenhamos o Diogo a nós apontar as grandes defecadas do LulaBozo ,

    4. Amyr, e você votou no Bolsonaro para que ele continuasse governando igual seus antecessores? Qual a lógica nisso? Esse desgoverno atual já começou completamente vendido, com as pernas toda arreganhada para a escumalha corrupta de nossa nação, exatamente no momento que o seu presidente escolheu colocar a proteção ao filho senador corrupto e abandonar de vez todas as bandeiras de campanha.

    5. Lucio onde você andava quando o Centrão desde 1984 comandava a putaria e roubalheira institucional deste país? exilado em Plutão? só pode meu de só pode.

    6. E você queria que ele fizesse o que? Apoiasse a loucura bolsonarista que desgovernou até agora, dando o executivo na bandeja para os corruptos do Centrão e fazendo acórdão por debaixo dos panos para soltar Lula e livrar o Flavio da justiça? Temos que ter uma outra opção fora dos nossos extremos, pois Lula e Bolsonaro são apenas mais do mesmo afundando essa nação.

  23. MORO Deputado ? Tem cultura , qualidades e saber para mostrar que será útil como foi na Magistratura. A política brasileira ainda é " terra estéril " para a ética e a moralidade. Na tribuna , com paciência e humildade , poderá mostrar qualidades de estadista. Diogo, tem um Livro de discursos de um Jornalista ( na Câmara ) que é uma " Enciclopédia Política ". O jornalista ? - Ah , CARLOS LACERDA.

  24. Parabéns pela matéria! Jair Bolsonaro é totalmente incapacitado de Governar qualquer coisa. Acho que até o carro dele!!!! Lastimável!!!

  25. Teremos que tolerar mais 4 anos de Lula, mas quem sabe a terceira via consiga se articular melhor e se unir durante este tempo. Em 2026, talvez o país possa começar a se reconstruir, caso politicos de melhor indole, mais voltados para o povo e menos para si mesmos, consigam tomar o poder e trabalhar pelo país. Veremos.

  26. Só admito a derrota depois depois de efetivada, até lá, serei cegamente defensor de outra opção, mesmo que tenha 1% nas pesquisas cantarei Vitória até o último minuto. #Moro22

    1. Moro 2022!! Moro-Tebet Moro-Leite Chega de Bozo e molusco!!!

    2. EU TAMBÉM Edmar! Tenho certeza que agora sim, Moro VAI DESLANCHAR! Com a nossa ajuda, que precisa pensar também em NOMES BONS PARA O CONGRESSO! 🇧🇷✌🏼🙎🏻‍♀️💪🏼🙍🏻‍♂️🔰

    1. Tenho certeza que agora sim, Moro VAI GANHAR! Com a nossa ajuda e NOMES BONS PARA O CONGRESSO! 🇧🇷✌🏼🙎🏻‍♀️💪🏼🙍🏻‍♂️🔰

  27. Só um adendo: "que embananou ainda mais o nosso bananal", continuo: "já tão cagado pelo nosso presidento, que transformou nossa nação no seu penico particular".

  28. Estes textos com conteúdos tão ricos não podes deixar assim,mais pessoas precisam ter acessos.,verdadeiros e por vezes engraçados dentro de uma sociedade tão cruel como a nossa que faz questão de torcer contra tudo que possa dar certo ,não entendo porque agem assim! Falei tudo isso apenas para te dizer que tens que colocar num livro estas preciosidades, seria o meu preferido de cabeceira nem que lesse apenas uma crônica por dia ,já seria um presente ! Heloisa Formel

  29. Ontem eu não parei um minuto no trabalho, a noite qdo abri o app A+ parecia q tinha dormido um mês: por fora de td (e qta coisa aconteceu!)! Não decrete a volta do Lula c aquela voz insuportável (por favor!)! Tenhamos mais paciência ainda! Assim como a terceira via parece q acordou (depois de 4 séculos de hibernação), o eleitor q se sente fadado ou condenado a votar nas duas vozes mais detestáveis do mundo pode perceber q ninguém está condenado coisíssima nenhuma (ainda...). Bom dia, Diogo! 🤗🙃

    1. Tenho o mesmo sentimento que o seu Juliana. Que assim seja.

  30. Maravilhoso texto é sempre um prazer ,vivo relendo durante a semana ,tem alguns que sei de cor como musica que se canta .Apesar do final deste ,eu continuo com fé que na hora do voto estas duas doenças, não vão mais nos atormentar. Acabou !Para onde vão eu não sei, mas faremos para nós novos caminhos.Acredito em milagres,todos os dias nos deparamos com eles só que não nos damos conta.Acredito que #moro22 está chegando ,com uma grande surpresa para o País. Heloisa Formel.

  31. Carniceiro..bandido..rei dos milicianos..destruidor do país...ladrão!ACORDA BRASIL...3A VIA JÁ..VAMOS PRA RUA..COM MÁSCARAS..LIVREMOS O BRASIL DESTA CORJA!

  32. Sim, Diogo, sua coluna no longínquo fevereiro de 2019 causou furor, as pessoas ficaram indignadas, e hoje, olhando para trás, vemos que foi profética. Nesses malditos, pesarosos e infelizes quatro anos, tudo o que Bolsonaro fez foi defecar sobre nossas cabeças, arruinou o país, subverteu de vez as instituições, entregou o governo a bandidos e escancarou as portas para a volta de Lula. É impossível pensar em um pesadelo maior, Bolsonaro enterrou nossa esperança.

  33. É Mainard, escombros na Ucrânia e ruínas por aqui. A diferença é que por lá o povo em luto vai recompor o País e aqui a viúva será saqueada e molestada e nem poderá recorrer a "justiça".

    1. Hipócrates você foi cirúrgico como o seu homônimo da Grécia Antiga. Bravo!

  34. A única coisa certa, certíssima no Brasil é a manutenção e piora da educação pública já de péssima qualidade.É a garantia de governantes fazerem qualquer coisa em prol somente deles mesmos.Nada muda num país onde o povo não tem senso critico.Nosso destino não vai mudar nem em 4 ou 8 anos ou 12...

  35. O jogo nao acabou...essas pesquisas eleitorais sao que nem previsão de dólar futuro... Parecem técnicas, mas sao mais torcida do realizador da pesquisa do que um raio-x da pensamento do eleitor...

  36. 1° de abril: " O Dia da Mentira." O blefe de ontem foi criado em homenagem ao dia de hoje? E o "Dia da Verdade", quando criar-se-á? A carta coringa, que encontrar-se- á em alguma nascente de um rio brasileiro, irá levar este país chamado Brasil a um dos dois caminhos possíveis: " ORDEM E PROGRESSO ou VAZIO E ABISMO." O Dia desta Verdade, chegará. Esta, não poderá ser inventada.

    1. O Bananão é uma Vdd. abreviada. ... Diogo é corrosivo. #MORO2022.

Mais notícias
Assine agora
TOPO