Adriano Machado/CrusoéGesto de Sergio Moro, que admitiu abrir mão de sua candidatura ao Planalto em favor de um nome de consenso, não pode ser isolado

Que comecem os jogos

A terceira via finalmente começa a se mover para tentar sair do atoleiro e impedir que Lula e Bolsonaro protagonizem, sozinhos, a corrida presidencial
01.04.22

As notícias de uma possível desistência de João Doria do plano de concorrer ao Palácio do Planalto chacoalharam o meio político nesta quinta-feira, 31. Enquanto ainda pairava o mistério sobre a decisão do governador de São Paulo, um outro movimento politicamente mais relevante ganhava fôlego nos bastidores da corrida presidencial. Após intensas conversas envolvendo os principais players da terceira via nos últimos dias, foi produzido o consenso de que os partidos de centro precisam, com urgência, convergir em torno de um único nome ao Planalto se quiserem quebrar a polarização entre Jair Bolsonaro e Lula. Como ficou demonstrado em 2018, a pulverização de candidaturas é o caminho mais curto para a reprodução da disputa entre bolsonaristas e petistas no segundo turno da eleição à Presidência. Por isso, a palavra de ordem – quase um mantra entre políticos da terceira via – passou a ser “desprendimento”.

O primeiro gesto partiu do pré-candidato Sergio Moro. Em que pese seja o nome mais bem avaliado do espectro de centro, com cerca de 8% das intenções de voto, o ex-juiz decidiu colocar a candidatura em suspenso em favor das negociações em torno de um nome de consenso ao Planalto – que ainda pode até ser o dele. Foi a primeira vez, desde que se lançou à disputa presidencial pelo Podemos, em novembro do ano passado, que o ex-juiz admitiu deixar a corrida presidencial.

Depois de assinar na tarde desta quinta-feira, 31, a ficha de filiação à União Brasil, Moro divulgou uma nota em que atribuiu a mudança de sigla à necessidade de “facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única”. “O Brasil precisa de uma alternativa que livre o país dos extremos, da instabilidade e da radicalização. Por isso, aceitei o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para me filiar ao partido”, escreveu. “Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor.”

A decisão, apurou Crusoé, só foi tomada por Sergio Moro depois de uma rodada de conversas com Simone Tebet, pré-candidata do MDB, Eduardo Leite, que acalenta o sonho de se lançar ao Planalto pelo PSDB, e tucanos da ala anti-Doria, como Tasso Jereissati e José Aníbal. Tebet, por exemplo, disse claramente a Moro nos últimos dias que aceitaria compor como vice em sua chapa, desde que as costuras passassem por um grande acordo envolvendo o MDB, o seu novo partido, a União Brasil, e o PSDB. “Não tenho dúvidas de que até julho teremos um candidato único”, disse a senadora a interlocutores em tom de otimismo, depois da conversa com o ex-juiz. “É preciso que esse campo político tenha relevância política e condições de chegar ao segundo turno. O movimento de Moro vai nesse sentido”, dizia uma pessoa próxima a Moro, antes de ele bater o martelo sobre a ida para a União Brasil.

Divulgação TV brasilDivulgação TV brasilSimone Tebet aposta em candidatura de consenso da terceira via até julho
É bem verdade que o novo lance de Moro no tabuleiro do xadrez político não foi só revestido de idealismo. Houve muito de pragmatismo no movimento. Abrigado até então em um partido sem estrutura, com parcos recursos para turbinar uma candidatura que a própria presidente da legenda, Renata Abreu, para além da inabilidade política flagrante, parecia boicotar, Moro via sua campanha definhar. Embora tenha recuado apenas um ponto na margem de erro das pesquisas, a expectativa do núcleo do ex-juiz era a de que, a essa altura, ele já estivesse consolidado com dois dígitos – havia quem apostasse em 15% a 20% no mês de abril, um cenário improbabilíssimo hoje.

Enquanto Moro pena para tirar sua campanha do marasmo, Bolsonaro, o principal adversário da terceira via na disputa para chegar ao segundo turno, ganhou um respiro. Mesmo que o crescimento seja residual, se em meados de outubro do ano passado tudo parecia caminhar para a deterioração da popularidade do presidente, hoje o quadro é outro: o presidente candidato à reeleição pode até não demonstrar recuperação suficiente para vencer, mas os índices exibidos até agora são significativos o bastante para não tirá-lo da segunda etapa das eleições.

Na União Brasil, Moro já chega sofrendo a resistência de uma ala do partido, fundado a partir da fusão do DEM de ACM Neto e do PSL de Luciano Bivar. A turma proveniente do DEM, em especial, quer que ele abra mão da disputa presidencial e saia candidato a uma cadeira na Câmara dos Deputados por São Paulo – uma opção que ele próprio não admitia até então, mas teve de considerar para ser aceito na nova legenda. Horas após Moro assinar sua ficha de filiação, a ala da União Brasil egressa do DEM fazia circular que a “solução Câmara” havia sido uma condição imposta a Moro para que ele pudesse entrar no partido, dotado de muito mais capilaridade e máquinas estaduais do que o Podemos.

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilFábio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilACM Neto, da União Brasil, se opõe à candidatura de Moro ao Planalto
No fim da tarde, oito representantes da sigla assinaram uma nota para declarar que o ex-juiz é “bem-vindo” à legenda “caso haja interesse em construir uma candidatura em São Paulo”. Havia, porém, uma ressalva sem meias palavras: “Neste momento, não há hipótese de concordarmos com sua pré-candidatura presidencial pelo partido”, afirmaram os signatários. A cúpula da legenda acredita que, com o ex-juiz como principal puxador de votos em São Paulo, será possível eleger uma bancada de dez deputados no estado. Moro, por sua vez, sonha com uma mudança futura no cenário que o coloque como opção incontornável para a disputa presidencial.

Independentemente do que virá mais adiante, o movimento de Sergio Moro de abrir mão, por ora, da candidatura não foi nada desprezível. Se os demais integrantes da terceira via vão acompanhá-lo é outra história, mas já há outros sinais claros de que, diante do horizonte de afunilamento entre Lula e Bolsonaro, os demais personagens da corrida vão se mover. João Doria, que em menos de 24 horas desistiu de ser candidato e depois desistiu de desistir, por enquanto permanece como um dos empecilhos para o consenso. Mas o ensaio da desistência, por si, indica uma mudança de ânimo.

Com o blefe, admitido em entrevista no início da noite, o tucano quis criar um fato político em cima de outro fato político: o anúncio da permanência de Eduardo Leite na segunda-feira, 28, no PSDB, para ser candidato a presidente, depois de flertar com o PSD de Gilberto Kassab. Doria, que renunciou ao cargo de governador nesta quinta, afirmou que a ameaça de desistência teve por objetivo obter uma declaração clara de apoio do PSDB ao seu nome – algo que veio no decorrer do dia, com uma manifestação assinada pelo presidente do partido, Bruno Araújo. “Houve, sim, um planejamento para que pudéssemos ter aquilo que conseguimos, o apoio explícito do PSDB, através de seu presidente, Bruno Araújo. A carta que ele assinou hoje não deixa nenhuma dúvida, nem agora, nem depois. O PSDB elegeu em processo democrático das prévias, com a participação de três bons candidatos, elegeu um. Esse é o candidato. Não tem dúvida. Não há golpe possível em uma democracia, seja ela partidária, de um estado, ou de um país”, afirmou o agora ex-governador paulista.

Para os articuladores da candidatura única do centro, no entanto, Doria produziu uma vitória de Pirro. No dialeto político, “ganhou-perdendo”. “Ele ganhou a carta (do PSDB), mas saiu menor do que entrou do caso, pois ficou claro que ele forçou a mão. Com isso, desagradou a muita gente, principalmente, entre os membros dos partidos que poderiam fazer parte de sua aliança, como a União Brasil e o MDB”, afirmou um político bem postado nessas conversas. Na avaliação de dirigentes da União Brasil e do MDB, ao fim e ao cabo, Doria ajudou a colocar água no moinho de Leite – que teria saído fortalecido como uma das opções de nome único do chamado “centro democrático”. Para essas mesmas lideranças, em “um, dois meses no máximo”, a candidatura do paulista sucumbe por “inanição”. “O tempo mostrará que Doria sairá esquálido dessa confusão que ele mesmo criou para si, o que acabará ajudando Leite.”

ReproduçãoReproduçãoDoria desistiu da candidatura e, depois, desistiu de desistir
Mais observador do que ator nas jogadas políticas das últimas horas, o ex-governador do Rio Grande do Sul entende que Doria só reagiu porque percebeu o risco – por essa leitura, o ex-governador paulista teria se dado conta de que a candidatura do ex-governador gaúcho tinha musculatura suficiente para virar uma realidade dentro do PSDB. Por isso, Leite ainda aposta em virar o jogo na disputa interna até as convenções partidárias, entre julho e agosto. A estratégia, no entanto, passará por ajustes: se antes a ideia era iniciar já no próximo mês uma “campanha paralela”, agora ele tem sido orientado a “jogar parado”. Um de seus interlocutores mais frequentes tem sido Sergio Moro.

Nada, porém, será definido antes de junho. O que mudou, dos últimos dias para cá, foi a intenção de acelerar os entendimentos em favor da candidatura única – o que não é pouco, embora não seja uma garantia de sucesso nas urnas. O cenário não é dos mais alvissareiros, mas pesquisas em poder dos articuladores dos partidos de centro mostram que ainda é possível furar a polarização Lula-Bolsonaro. Fiam-se nos índices que mostram que mais de 40% da população não quer nem o petista nem o candidato à reeleição pelo PL. Os levantamentos mostram ainda que as intenções de voto de ambos estão infladas pelo chamado voto útil: as opções por um dos extremos muitas vezes estão relacionadas à rejeição a um e a outro. Portanto, o eleitor que só vai de Lula porque não quer Bolsonaro e vice-versa estaria disposto a escolher outro candidato, desde que se revele competitivo. É exatamente esse nome que a aliança de centro precisa buscar dentro de, no máximo, três meses. Demorou, mas parece que a ficha começou a cair.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. é muito triste , mas Moro foi abandonado por um povo que parece gostar de ser manipulado, infelizmente cada nação tem mesmo os políticos e o centrão que merecem .

  2. Tudo está muito truncado e confuso… a não ser que ocorra um milagre, a 3a via, mesmo chegando a um nome, parece que não terá tempo hábil para convencer os brasileiros…

    1. Triste ter que convencer os brasileiros , que já deveriam estar convencidos , que Lula e Bolsonaro são farinha do mesmo saco.

  3. O candidato Ciro Gomes, começa a ganhar a adesão dos jovens como candidato a presidente da República. Ciro Gomes é o adversário que Bolsonaro e Lula não tem interesse em enfrentar nos debates.

  4. Só vejo uma solução: redescobrir o Brasil. Ruptura já! Estado mínimo Parlamentarismo Privatização total Voto aos 21 anos Fim das bolsas-voto Lei da ficha limpa plena Foro privilegiado restrito Fim dos cargos vitalícios Prisão em segunda instância Fim da estabilidade do funcionalismo Fim das indicações monocráticas de servidores Candidato a qq cargo político acima de 50 anos Obrigação de cumprir qq mandato eletivo até o final Perda dos direitos politicos por 2 legislaturas se renunciar

    1. Perda dos direitos políticos por 2 legislaturas se não cumprir promessas de campanha

    2. Acrescenta na lista: perda de mandato se não cumprir as promessas de campanha

  5. AGORA! Bivar Pacífica ACM Neto - Ganhar Tempo Para Moro Construir Candidatura. AGORA ESTÁ ACERTADO > MORO É O CANDIDATO A PRESIDENTE DO UNIÃO BRASIL https://youtu.be/LGJ1lzFnPuE via @YouTube

  6. Não consegue ficar sem trair alguém, agora foi o Podemos. Quem será o próximo? O povo?😃😄🤣🐁🐁🐁🐁🐁. Logo vira comentarista da Globo.

    1. Moro presidente kkkkkkk quem vota Lula ou bolsonaro apoiam a corrupção no Brasil #nemlulanembolsonaro

  7. O grande problema é a grande mídia, principalmente Globo, CNN, UOL, Jovem Pan, etc.. Essas execraram o Moro, que convenhamos, não foi nada claro nas suas explanações! Ele deve estar sem um bom marketeiro que o direcione. Óbvio que está aprendendo às duras penas como se movimentar nesse tabuleiro político onde mandam as aves de rapina que não têm o menor interesse em mudar esse eterno "fla flu" e assim continuarem comandando, ou melhor, controlando qualquer Governo eleito!

  8. GOSTO DAS POSSIBILIDADES: MORO /TEBET EDUARDO LEITE/MORO EDUARDO LEITE/TEBET QUALQUER UMA DESSAS POSSIBILIDADES ACREDITO SEREM MELHORES DO QUE AS HORROROSAS QUE TEMOS AGORA!!!!

  9. Matéria falha. Nenhuma palavra sobre Candidato Ciro Gomes, único que fala coisa com coisa sobre Brasil, que vive tragédias sem precedentes, com nuvens carregadas no horizonte. Só resta pedir ao Senhor que não queiramos impor nossa vontade aos outros.

    1. Não houve menção ao Ciro pois do jeito que estava, permanece. Não me agrada a proximidade de Leite com Aécio. Perde meu voto por isso. Já Tebet não explica seu voto a favor do aumento vergonhoso do fundão e também em favor da recondução de Aras á PGR. A única terceira via limpa é Moro.

    2. Importante dizer ainda que Ciro não é homem suficiente para convergir, por causa do ego que é grande demais. É ele vai terminar fragmentando os votos da 3ª Via e por causa ele e seu ego inflado, a chance de nos livrarmos de Lula e Bolsonaro vai por água abaixo.

    3. Ciro Gomes?!?!? Coisa com coisa?!?!? Ciro só tem lucidez quando fala e Lula, e olhe olhe. No mais, um completo destemperado.

  10. A todos que sentem náuseas só de pensar no ladrão Lulla ou no mau-caráter Bollsonaro, só há uma saída: votarmos no candidato alternativo melhor colocado nas pesquisas próximas da eleição. Danem-se os políticos, quem manda somos nós, eleitores!

  11. O Brasil precisa muito de personalidades como Sérgio Moro, cujo traço marcante é o cumprimento do dever funcional que o caracterizou como juiz. Como Deputado Federal muito votado por São Paulo, pode vir a ser o Chefe de Governo num Sistema Semipresidencialista ou Parlamentarista que se avizinham, ante nosso Presidencialismo insepulto.Namastê!

  12. Difícil todos estes narcisistas cederem uns aos outros eu vou votar no nome que sair desse imbróglio, mas tem que decidir logo senão os Petralhas e os Rachadinhas vão se consolidar.

  13. A cada 24 hs aparece mais um nó nórdico a ser desatado . Moro ,Simone e Eduardo Leite em conversas pró Única Via( detesto 3ª via) Até aqui com legitimidade só Simone porque a UB e o PSDB estão rachados e uma das alas, quer a cabeça do auto proclamado pretendente à candidatura presidencial da outra ala. Que não tendo apoio da cúpula dos partidos , fazem só ruído que pode ser tiro no pé. Exemplo, alerta à Moro de sofrer moção de desfiliação caso não se acomode aos interesses partidários do UB!

  14. O que está por trás desse manifesto dos 8 do UB contra a candidatura de Moro. Será que eles têm medo de uma , possível, vitória de uma chapa com MORO?

    1. Esse neto do ACM não é de se estranhar, afinal de contas o avô era corrupto… logo 🤔 onde tem fumaça tem fogo.

    2. De Lula na Bahia. Se ele quiser ter chances de vencer nao pode se associar a Moro. Ou Bolsonaro

  15. O que melhor para servir de contraponto a um presidente de extrema direita, misógino e homofóbico? Uma chapa com uma competente senadora, atuante em seu mandato, como se viu na CPI da Pandemia, que já foi prefeita, vice-governadora, filha de político respeitável, e com um vice experiente, que foi prefeito, governador e que representa uma minoria expressiva do país, alvo predileto de Bolsonaro e seus correligionários. Parece que Moro tem a grandeza de aceitar o que for melhor p o país.

    1. E tem mais uma qualidade, Renato: é minha conterrânea 😊 (just kidding)

  16. Eu acredito na chapa MORO/SIMONE como a única solução para vencer BOLSOLULA! Vamos pressionar a UB por isso! Urgente! O contrário também é bom: TEBET/MORO!

  17. Gente! Caiam na Real. Como Moro quer unir a terceira via se ele nem conseguiu unir o Podemos e não consegue unir a UB onde já chega rachando o partido? Agora faz um pronunciamento confuso tentando diminuir os danos que causou no seu apoio.

  18. Uma Chapa Presidencial com MORO/SIMONE TEBET ou SIMONE TEBET/MORO seria imbatível. Para o bem do Brasil, vamos trabalhar para que isso se concretize.🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  19. Renata Abreu: se estiver lendo isso saiba que jamais terá meu voto, sua traíra! Moro fez o que tinha que fazer. Espero que a União Brasil não o descarte como fez o Podemos. Mas no dicionário de Brasília política é sinônimo de traição, então nada mais me surpreende.

  20. SIMONE TEBET e MORO Acho que a Simone é mais política, conhece a máquina por dentro e sabe que é preciso negociar para governar. Moro, como seu Vice, teria super poderes para ajudar no combate a todo o tipo de crime, com a experiência que já ganhou como ministro.

    1. Falta a Tebet explicar a razão de seu voto a favor do aumento do fundão e tb pq votou a favor da recondução de Aras.

    2. Concordo. Além do que as mulheres precisam de uma compensação pelo desastre que foi o governo de Dilma. A ignorância da presidentA é de envergonhar a cultura social e política da mulher brasileira.

  21. o melhor cenário será: tebet/mdb aderir o quanto antes, o psdb acabará aderindo porque está irrelevante, pesquisa eleitoral pra decidir cabeça e vice no mínimo 45 dias antes das convenções pra segurar os correligionários/deputados que precisam vislumbrar possibilidade de vitória. HOJE acho que Tebet/Moro é mais eficiente em campanha do que o contrário, é pragmatismo.

  22. O Doria me parece ter desistido da candidatura presidencial mas, por outro lado, foi obrigado a pedir para sair do governo de SP, para seu vice assumir e se viabilizar para as eleições. Ai inventou a desculpinha de continuar candidato, para justificar a sua saída do governo.

  23. Falta só combinar com o eleitorado. Depois da Internet, smart phones e redes sociais, acabou o conchavo de lideres de si próprios, ao pé do ouvido do eleitor. Bolsonaro provou isso em 2018. Só não vê quem vive dessas pesquisas, conflitos e aspirações pessoais. O jogo mudou. Se isso fosse possível os americanos já teriam usado ha pelo menos 100 anos.

  24. A primeira jogada do traiçoeiro xadrez político foi um erro de Moro: optar pelo Podemos- novidade instável, inconfiável, dividido na angústia pelo poder ou não poder com o débil Bolsonaro- com uma “re’cua” de traíras.Decisão precipitada e, com todo o desgaste que possa produzir como impacto, foi corretissima e inspiradora de um novo momento para desviar o Brasil de um futuro terrivelmente desastroso com Lula ou Bolsonaro.

    1. É mais ou menos assim, prezado Eduardo! Olhando o futuro, só vejo o passado, desenhando um outubro já antes desenhado, com uma piscina transbordando valdemares. Os dois que lideram as pesquisas hoje têm um eleitorado já fiel. A menos que potenciais nulos, brancos e abstenções se juntem à Terceira Via - o que é pouco provável -, tudo será igual: ou um continuará, ou o outro voltará. Ou será que a 3ª via vai até o 2° turno? Ou mesmo até o 1°, em um arranjo com algo de esperança "concreta"?!?!

  25. Moro é o candidato dos brasileiros que acreditam na possibilidade de um país mais justo, mais desenvolvido e com menos corruptos.

    1. Moro vai ser deputado !! Melhor que comece assim mesmo . Talvez no futuro teremos a chance de coloca lo naquela cadeira ! Por hora ; ta tudo “ contaminado “ e dominado ! Esqueçam..

    2. Infelizmente ele é o terror. Os poderes querem o diabo ,mas não o aceitam. Vão usá-lo para angariar votos e descartá-lo. A mediocridade , o interesse e o servilismo da política nacional não aceita ninguém que não seja da porcaria que tomou o país para si.

  26. Não entendo a rejeição ao nome de João Dória, inclusive dessa revista. Foi um bom prefeito e um excelente governador. É democrático, bom gestor, liberal, empresário de sucesso, sabe montar boas equipes de trabalho, foi responsável pela aceleração da vacinação no país, entre outras qualidades. É um excelente comunicador e bom de debate. O Eduardo Leite, insuflado pelo Aécio Neves, está se mostrando um péssimo perdedor. Se fosse realmente democrático, respeitaria a decisão das prévias.

    1. Vou lhe dizer pq EU ñ gosto de Dória.Qdo foi eleito prefeito apareceu + como uma diva,uma estrela,um "olha aqui eu, eu, eu".Até aí morreu Neves.Prometeu,jurou,q jamais deixaria seu cargo p/tentar outro,q terminaria seu mandato.Fiquei feliz.Enfim alguém bom e q ñ faz parte da corja.Bem antes de completar 2 anos ele já vivia em outro mundo,o dos candidatos a governador.Aí,pra mim,ele já perdeu.Menos de 2 anos dps já tinha pretenções ao Planalto.Não precisamos de um Narciso no governo,ñ voto nele

    2. É dissimulado, ambicioso e traidor. Arrasou o psdb de São Paulo.

  27. Adorei a atitude de Moro. E vamos ver que sua atitude pode de fato ter-nos dado a oportunidade de existir a 3via forte, aquela que assombra o Bolsopetismo. Já é menos importante quem será pq se houver união entre os 3 candidatos, a 3via tem um candidato de varias mãos.

  28. Lula ou Bolsonaro farão governos horrorosos. Temos que pensar a longo prazo. O que o país precisa é de um movimento realmente novo na política. Democrático, republicano, moderno. Moro poderia ser o lider desse movimento. Mas preferiu se aliar a um partido que já nadceu decrépito . Podemos era ruim mas ali ele teria espaço para fazer campanha. Educar uma nova geração e dar esperança a milhões de brasileiros que buscam esta alternativa há muito . A terceira via é Moro. Agora sobram as ilusões

  29. O pessoal tramando candidaturas e Bolsonaro, aliado ao seu títere Braga Netto, planejando um golpe para não entregar o governo a nenhum candidato que não seja ele próprio. Só não vê quem é cego.

  30. Gostaria de conseguir encontrar algum altruismo nesse gesto de Moro. Sinceramente. Mas tudo o que vejo é atrapalhadas mis. Moro , mesmo sabendo que iria ter dificuldades deveria continuar no partido e aproveitar o espaço na campanha e nos debates para demolir as mentiras de Bozo e Lula. Lançaria as bases para fundar um novo partido moderno democrático e republicano visando o futuro. 2026. Mas sucumbiu a uma visto imediatista. Perdeu o sentido sua entrada na politica. Puxar votos pra corrupto?

  31. MORO demonstrou altruísmo, ao contrário de João Doria que insiste numa candidatura natimorta. Certo é que, a terceira via ou o centro democrático sobrevivem e podem sim acabar com o desastre que é essa polarização Lula x Bolsonaro.

  32. Ao colocar os interesses do Brasil acima dos próprios, mais uma vez Sérgio Moro demonstra grandeza de princípios. Dessa renúncia há de nascer uma candidatura de consenso e com ela se anula os e extremos: Tchau Lula e Bolsanaro

  33. Adoraria votar no dr. Moro para o Senado por SP. Sempre defendi que fosse para o legislativo. Lá eque devem acontecer as gdes mudanças.

  34. MORNO traiu sua biografia, traiu o Bolsonaro, traiu a vasa jato indo para EUA, traiu o Podemos e só falta trair os ANTAS. 😃🤣😅😂😁😆😄🐁🐁

    1. Moro traiu Bolsonaro??? Quem foi que disse que daria carta branca a ele na defesa do combate a corrupção e depois roeu a corda??? Traiu o Podemos? Desde o inicio a União Brasil vem acenando para ele ... Acredito que ele quer trazer o Podemos para uma frente maior com os partidos de centro, enquanto isso rapidamente, muitos que diziam apoia-lo já se jogam para outros candidatos mais convenientes... Quem traiu quem ???

    2. Eu me instruir 🤣😅😂. vai ler um pouco fora desse site. O dono está em Veneza e saiu da Veja para montar isso, pensando nas mamatas anteriores.🐁🐁🐁🐁🐁

    3. Edmilson vc é uma anta mesmo, a vasa jato não tinha nada com os filhos do Bolsonaro, o seu juíz não conseguiu nem sustentar a prisão do maior corruPTo do Brasil e quem ACABOU com a vasa jato foi as brechas deixadas para o STF acabar com a vasa jato e esse MORNO.

    4. GADO CHAMANDO COGNITIVOS DE ANTAS. É O FIM DO MUNDO. CARA VAI SE INSTRUIR. FOI BOLSONARO QUEM TRAIU MORO, BOLSONARO QUE ACABOU COM A LAVAJATO PARA DEFENDER OS FILHOS ALEM DO MAIS PODEMOS É MUITO PEQUENO E DESESTRUTURADO COM DIRIGENTE INEPTA, PARA CONSOLIDAR A CANDIDATURA DE MORO. O SEU CANDIDATO PSICOPATA LORPA JÁ ERA!

  35. O triste é ver, pelo teor da matéria, que tanto Moro quanto Leite, principalmente este último, se mostram pouco afeitos a lealdade e ao respeito pela decisão da maioria. Se já começam usando de quaisquer meios para alcançar um fim, imagina do que serão capazes de fazer se tiverem sucesso nesse jogo de traições. Minha opinião é de que o ideal seria a união de Simone Tebet e João Dória, independente de quem estivesse na cabeça de chapa.

    1. Data Vênia! Acompanho o José Roberto in totum, a correção de seu raciocínio é apenas formal. Todos sabem que Dória não tinha, não tem e não terá votos para a Presidência da República. O risco é que com ele acabe o PSDB. Namastê!

    2. Qual a lógica do seu raciocínio? O Dória pode fazer o que bem entende e tudo bem, agora o Moro e o Leite se fizerem o que Doria esta fazendo mostram-se desleais! ?????????

  36. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……. ACM NETO = o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  37. A dupla #MoroTebetGanhaNo1ºTurno! Com apoio explícito de Eduardo Leite - como chefe da Casa Civil, do eleitorado feminino - mulheres são maioria e muito + confiáveis, do eleitorado LGBTQ e mostrando que dentro do UB, não tem espaço para “Rabos Presos” de Doria e de Neto! Bora Brasil!! MUDA BRASIL! 🇧🇷✌🏼🙎🏻‍♀️💪🏼🙍🏻‍♂️🔰🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀🚀🥂🍾

  38. MORO, com seu altruísmo deu sua contribuição decisiva para a construção da 3a via ou qualquer que seja o nome para nos livrar dessa polarização desastrosa. Com certeza ele está focado em ajudar o Brasil da melhor maneira e vai conseguir. Minha admiração só aumenta 👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷.

  39. Há um fato, penso, que não podemos desconsiderar. Nosso presidencialismo já morreu, está apenas insepulto. Seu enterro será na "capela" do Parlamentarismo ou do Semipresidencialismo. Ante esse cenário um Deputado Federal muito votado em São Paulo poderá vir a se tornar se não mais poderoso mais requisitado que o Chefe de Estado e com perspectivas de ser escolhido como Chefe de Governo. Pensar adiante e não só no presente é estratégico. Namastê!

  40. Moro 2022! O Dória 2% e o Leite ?% vão se afogar nas suas vaidades. O Centro Democrático vai se consolidar e ganhar as eleições.

  41. Só que agora, o Lula como o Bozo tem a justiça nas suas mãos sujas. Não existe prisão ou qual quer que seja a punição para esses dois. Um dos dois ganhará as eleições e nós seremos vítimas de um novo Ditador no mundo dos políticos e justiça que se demoraliza a cada dia.

  42. Moro nosso herói Macunaíma em insana incoerência se acreditou o alter ego de Zeus mas a quadrilha em imoral vingança corta suas asas e não há reação dos poderes violados um acovardado outro aterrorizado pela real ditadura que humilha e faz do Brasil o velho paizeco bananeiro em suja guerra prevista publicamente pelo criminoso ZéDirceu rumamos céleres ao lixo .. as "zeliti" cínicas riem se unirão a Ciro ungido mal menor .. a ignorância +1vez suicida nas urnas indevassável agora de Alex o Grande?

  43. Continuando... As Supremas Cortes foram se anulando ao ponto de o atual Presidente que é uma farça os ridicularizem junto com seus puxa-sacos. Tiveram todo tempo do mundo para tirar esse crápula,e não o fizeram com desculpas esfarrapadas. A coisa chegou ao ponto,que um deputado tão insignificante disse jogando o jogo do 🐱 e o 🐭. Vergonha total,desmoralizou a justiça. Agora o Lula homem mais honesto do mundo livre,livre prá atuar caso seja eleito nos mesmos crimes que o levaram a prisão.

  44. Vou continuar aguardando o nome do meu candidato. Também aguardo nomes de melhores índole para os demais cargos no RJ. os que estão concorrendo , Não merecem.

  45. Será muito difícil para o Moro. Um juiz no meio de bandidos, tentando lutar contra outros dois bandidos - Bolsonóquio e Luladrão, contra um sistema feito pra corruptos e eleitores imbecis .

  46. Continuando... O Moro incomoda d+ ao centrão porque lá no congresso e na camara estão os políticos mais sujos do Brasil. As Supremas Cortes também não estavam preparadas para lidar com a prisão de tanta gente grande. A própria justiça tratou de ajudar a acabar com a Lava Jato. Seria trabalho d+ julgar tantos corruptos,inclusive da própria justiça. Apesar de cada juiz ter um batalhão de acessores,não quiseram ajudar no que seria uma vitória para o futuro e a democracia do Brasil.

  47. O Brasil não quer mudar.Um político novo nesse jogo onde o que fala mais alto é a desmoralização das instituições. PGR, MP, PF, C.Deputados,Senado etc, etc, não teria chances. Veja o que diz toda imprensa brasileira. Os canais de internet e grandes empresas de tv em seus noticiários explicitam muito bem que o Moro não teria chances nenhuma de concorrer. Esse jogo sórdido onde o político mais canalha e que mente mais descaradamente, é quem leva a melhor. O Brasil não está preparado para um cara

  48. Eu "TINHA" uma esperança. Hoje não tenho mais. Estas eleições, será TUDO NULO, pois não vou apoiar um partido, onde a maioria são CORRUPTOS. Lamentável e DECEPCIONANTE.

  49. Essas atitudes de Moro e Dória reforçaram a polarização. A terceira via acabou. Tebet? Leite? Ridículo. O único que poderia vingar seria Moro . Sucumbiu ao seu primarismo político. Mais uma decisão errada. A coisa foi tão improvisada que até a Rosângela foi pega de surpresa. Tinha se filiado ao Podemos na véspera e um dia depois foi pro UB. Moro deveria ter ficado como juiz em Curitiba fazendo o que entende. Uma pessoa honesta que se meteu num ramo de bandidos. Realmente deprimente.

    1. ... Encaminharei ao Douto Sergio Fernando Moro suas elucubrações. Go ahead, Valente !!

  50. Não consigo ver a terceira via sem o Sergio Moro. Parece inacreditável que tudo isso esteja acontecendo!!! Com um curriculum único de Brasil, Sérgio Moro, estaria em primeiro lugar em qualquer país, mas aqui está sendo vencido pelas narrativas contadas pelos vagabundos Lula e Bolsonaro. Ontem mesmo recebi uma piadinha feita pela equipe do Bolsonaro, falando dos crimes pelos quais Lula foi preso - estão usando o trabalho do Moro, pra ganhar voto!!!! É revoltante!

  51. Não se surpreendam, apaixonados pelo Moro (ex-capacho presidencial), se ele nas suas mudanças interesseiras acaba de vice do Capitão Cloroquina. É um Mainardi disfarçado que, também ajudou a eleger o Cloroquina.

  52. O que ja se pode concluir disso tudo é que Doria se lascou. Nao é e não se tornará competitivo, e num consenso na 3a via vai ficar à margem. Leite pode se manter relevante se mantiver unido ao grupo. Doria não tem mais chilique que o ponha em evidência. Acabou pra ele, queimou suas oportunidades.

  53. Gostei muito da reportagem e gosto da postura de Sergio Moro, no sentido de buscar entendimentos que viabilizem uma candidatura de centro. Voto em qualquer um que surja como opção viável e honesta à estes dois corruptos e incompetentes

  54. Sergio Moro como puxador de votos para essa gentalha vai perder tempo vindo para São Paulo para enganar o eleitor. PSDB, MDB e DEM é o atraso do país

  55. Vamos torcer para que seja a melhor opção hoje, para a 3° via. Onde o Moro estiver, estou com ele. Acredito no seu projeto de um Brasil melhor. É o que temos para esse momento.

  56. Que historinha mais podre. Moro se aliou aos corruptos do DEM para salvar o Brasil dos corruptos do PT e de Bolsonaro!! Conta outra meu caro. Moro se suicidou. Morreu. Quem ganha com isso? Bozo . O resto é historinha pra enganar trouxa. O Brasil me dá ânsias de vômito.

    1. Nós, como eleitores, sem exceção, somos todos corruptos. Qual a surpresa?

  57. Que os mercedarios do União Brasil aceitem a candidatura presidencial de Moro. Com Simone Tebet de vice, abre-se uma luz na escuridão.

  58. Me desculpe Sr Moro mas o SR é um Babaca .Mais uma vaz vai sair como traidor ,nos sabemos que o Podemos não queria bancar a sua candidatura para Presidência, mas poderia ter esperado que eles o colocassem para fora.Para sair como deputado poderia ter saido pelo podemos ,o SR foi deixado aos lobos.Agora é arrumar um empreguinho como deputado , boa sorte FUIIII

    1. Maria desde o início nós já sabíamos que o Podemos não tinha condições de sustentar uma candidatura a Presidência. Nem o União Brasil quer uma campanha para à Presidência . o que esses políticos corruptos querem é apoiar um dos dois pilantras para ter as suas posições dentro do governo para roubar. Desde o início aqui na Crusoé defendi que o Miro deveria começar como Senador para ganhar uma casca grossa para aprender a lidar com esses marginais.

    2. Waldemir, quem traiu foi o Bozo quando se aliou ao centrão e aparelhou a PF

    3. ... É advogado capaz de trabalhar num país Civilizado, Babaca Waldemir !!

  59. Espero q o tal consenso realmente aconteça e seja exitoso pq pensar q podemos ter Lula ou Bolsonaro novamente é horripilante! Os atos, as falas, o som da voz (ñ suporto + nenhuma das duas!). Só q, sinceramente, espero q esse nome ñ se resolva entre Dória ou Leite, acho q os 2 esgotaram a paciência do povo c esse ego inflado e a falta de palavra. Qto ao União Brasil (é impossível falar nesse partido s sentir o cheiro de traça do ACM) parece melhor q o Podemos q ñ qr nem trabalhar...

    1. Concordo Juliana, tenho o mesmo " problema" as vozes, o jeito grosseiro de falar, me dá nausea

  60. Que essa notícia promissora se transforme em realidade! O Brasil não vai aguentar mais 4 anos de Luladrão Dedos Leves ou Capetão Destruição.

    1. Poderiam chamar o Mourão tb. Tem postura, é inteligente e ninguém tem nada pra falar dele.

  61. Se antes embolado, agora o meio-de-campo começa a se ajustar e nas próximas troca de passes haverá uma evolução que resultará em gols. Dos atuais players da terceira-via, aquele que se manter na dianteira será o candidato. E não tenho como não continuar com a esperança que surgiu na reunião ministerial de 22 de abril de 2020: MORO 2022!

  62. Partidos não têm mais programas, vínculos ideológicos, projetos para o país mas, esmeram-se em subterfúgios e ações explícitas para reunir “poder”. Pobre e descompromissada política… enquanto isso a educação, saúde, economia, tudo vira um tecido esgarçad…

  63. Tomara. Que não seja tarde. Que pensem num projeto para esse governo , visando nosso país e se entendam. O Brasil merece e precisa de um bom governo, SEM Bolsonaro e sem Lula. Vou continuar torcendo. E não sou a única.

  64. Para o eleitor que acompanha o dia a dia, essas movimentações deram um nó em nossas cabeças e estamos nos sentindo meio perdidos. Mas como a grande maioria não acompanha de perto, pode ser, e espero que seja isso, se lá na frente a terceira via chegar a um nome de consenso, a maioria do eleitorado verá isso como uma novidade e uma alternativa real à indesejada polarização que hoje se apresenta.

Mais notícias
Assine agora
TOPO