RuyGoiaba

A solução é Franco Montoro

07.04.22

É claro que eu estou falando do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, e não de uma improvável ressurreição do ex-governador, que morreu em 1999; está pensando o quê? Você, leitor carioca, pode dizer que a solução é Tom Jobim (e estará certo em mais de um sentido); os belo-horizontinos, por sua vez, podem fingir que estamos em 1985 e retrucar que a saída é Tancredo Neves — nome oficial de Confins, que é o aeroporto mais adequadamente batizado em toda a história do Brasil. Quem não sentiu, nas últimas semanas, vontade de fugir do Brasil pendurado no trem de pouso de algum avião ou está muito mal informado ou é o próprio Policarpo Quaresma.

Você olha para um lado e vê o Talquei? ensaiando uma recuperação nas pesquisas, apesar do desmatamento, dos casos semanais de corrupção (aquela que “não existe mais”), da inflação em alta, das próprias limitações cognitivas e de sua pavorosa gestão, por assim dizer, da pandemia, o que todo mundo parece ter esquecido agora que a Covid está arrefecendo graças à vacinação que ele boicotou. Ivan Lessa — sempre este homem fatal — dizia que, de 15 em 15 anos, o Brasil esquece o que aconteceu nos últimos 15 anos, mas a frase precisa ser atualizada à maneira de Andy Warhol: agora a amnésia é a cada 15 minutos. E Talquei? pode ser burro, mas tem o saco de bondades do governo na mão.

Do outro lado, temos Lula-lá, líder no ranking das almas mais honestas do Brasil, aparentemente empenhado em dar mais emoção à disputa e falando, sem que ninguém o provoque, coisas com esplêndido potencial de perda de votos. Já defendeu descriminalizar o aborto, coisa que os eleitores evangélicos que o PT “tenta reconquistar” adoram, e tirar 8.000 militares de cargos de confiança do governo, o que os milicos também devem estar amando. Fora isso, transformou a habitual torneirinha de asneiras em uma tubulação de chorume, criticando a “ostentação” da classe média sem-Piaget e falando na “elite escravista” do Brasil enquanto manda Gleisi Hoffmann marcar jantar no Fasano com a elite farialimer em pessoa. Ainda não chegamos a devolver o dinheiro roubado à Odebrecht com um lacinho caprichado e um pedido de desculpas, mas seguimos no caminho.

Aí a tal Terceira Via, que não existe porque os brasileiros querem MUITO votar nos estrupícios dos parágrafos anteriores, torna-se mais não existente ainda com a possibilidade — real no momento em que escrevo esta coluna — de oferecer ao respeitável público deste circo que é o Brasil um centauro de Simone Tebet com Luciano Bivar, ainda sem definição de quem fica com a cabeça e o tronco e quem vai se encarregar das patas. Por enquanto, o grande sucesso da Terceira Via é enterrar a candidatura presidencial de Sergio Moro, esse campeão que conseguiu ser enganado por mentes privilegiadas como as de Jair Bolsonaro e Luciano Bivar; como diz aquele ditado, todo dia saem de casa um Bivar e um Moro e, quando os dois se encontram, dá negócio. (Tenho lugar de fala nisso: todo dia visto meu calção e minhas chuteiras imaginários para jogar no time dos enganados, e o máximo a que posso aspirar é ser um otário com sorte.)

Em suma: fiquem tranquilos, que o Bananão continua a não ter a menor chance de dar certo. Se você, ainda assim, curte viver num misto de chanchada com filme do Zé do Caixão, toma que o Brasil é teu: quem pariu o país que o embale.

***

A GOIABICE DA SEMANA

A internet já levou para muito além do limite do razoável aquela história do morador de rua que transou com a mulher do personal trainer. Givaldo Alves, o mendigo em questão, hoje se tornou uma subcelebridade: ganhou um banho de loja, apareceu em um canal do YouTube chamado Mansão Maromba e até fez um vídeo como “trader de criptomoedas”, o que deve ser o caminho mais rápido para que ele volte a ser pobre. Não me surpreenderei nada se, em 18 de maio, o “centro democrático” anunciar o nome dele como candidato da Terceira Via.

ReproduçãoReproduçãoGivaldo, o trader, recebeu até uma camisa de farialimer; só faltou aquele coletinho

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sem prazo para parar de rir desta coluna, especialmente, seus penúltimo parágrafo e "A Goiabice da Semana". Engraçada mas amedrontadora. Não é de duvidar a indicação do mendigo pop star, candidato da terceira via. NÃO DUVIDO DE MAIS NADA NESTE PAÍS SURREAL.

    1. O Brasil está caminhando para uma revolução. Se de esquerda ou direita o tempo dirá. A democracia acabou. Democracia é mais que voto. Os três poderes, TODOS corruptos se unem com o propósito único de sugar as riquezas do país pra si. Se não há democracia, qual será o argumento contra uma revolução? Mas o pior das revoluções é que você nunca sabe quem estará no poder no dia seguinte.

  2. Perfeito, o brasileiro médio está abaixo de Asnos e Gado. 70% apoiam incondicionalmente o atraso, a idolatria a bandidos e criminosos. Lamentável. Nos resta Franco Montoro, Tom Jobim e Tancredo Neves.

  3. Se a maioria dos brasileiros está dividida entre Lula e Bolsonaro, lamento, mas é um povo que merece o país que tem. Se as pessoas esclarecidas e de bem não voltarem às ruas essa tragédia poderá se consumar.

  4. Penso que agora em 2022 todos seremos julgados pelas URNAS, aqui somos maioria de gente de bem???Ou somos maioria de gente desonestas??Eis a questão.

    1. Eliana,os únicos culpados são o povo,ninguém mais!Povo ignorante,povo conformado,povo lerda elege essas m... Essa bandidagem ñ existiria se esse povo sem educação, sem discernimento, como vc mesma diz, se importasse c/ qq coisa que ñ fosse seu próprio umbigo, sua vida mesquinha e sem perspectivas, sem um horizonte + amplo. Admiro-me de ler seu comentário sobre Moro se vc nem o conhece, seu poder de julgamento parece-me um tanto quanto turvo. A Magda sou eu, mas vc é quem deveria calar a boca

    2. Gilberto, não seremos julgados por não sermos culpados. Culpado maior são os viciados nas tetas do governo e do péssimo interessa de quem comanda o país em investir em EDUCAÇÃO E DISCERNIMENTO. Com uma maioria de analfabetos funcionais, esperar o que em uma eleição dessa importância ?

    3. Somos a maioria de iletrados e de idiotas do brasil B minúsculo mesmo . Qualquer palhaço ou hipopótamo ganha eleição fácil aqui ! Um desânimo pra ninguém botar defeito ! Esse Moro também não é flor que se cheire ! Manipulador bem feito que vai ser engolido pelos profissionais da "dia política brasileira ". Bem feito ! Ingênuo a quem se acha mais esperto que os outros!

  5. Excelente texto, traduz o sentimento das pessoas minimamente informadas, esta realidade que se impõe é muito triste. Precisamos encontrar uma saída dentro de nossos limites , não pode ser tudo tão determinado assim.

  6. O Brasil parece ter mergulhado num pesadelo sem fim de baixaria por todos os lados: Annita com sua bunda e seus derivados de 5a categoria, mendigos midiáticos, presidentes e ex-presidentes analfabetos disfuncionais, elite política Centrãolizadora de poder que decidiu destruir o Brasil de vez aprovando uma afronta atrás da outra. Um STF megalonicamente politizado, tudo sob a benção de um mainstream medíocre... Todo o movimento que ensaiou renovar a partir de 2013 redundou numa piora acelerada

  7. Pior ainda é minha situação, que desembarquei por aqui ainda criança, pela mão do meu pai fugindo da instabilidade da Bolívia e....agora não tenho pra onde correr, lá tem o narcopresidente. hahaha

  8. Se estamos todos (pessoas de vários neurônios) desesperados agora, imagino como estaremos em novembro, após o resultado oficial das eleições… Ter que ligar a tv e dar de cara com Lula ou Bolsonaro falando abobrinhas com cara de vitória - não tem preço!

  9. Ruy Goiaba, eu te declaro o porta-voz oficial dos minguados brasileiros honestos que ainda perambulam pelo Brasil! Depois de tudo pelo que já passamos, só nos resta esse consolo de lhe ouvir dizer tudo o que está entalado em nossas gargantas...

  10. Depois do Putin e dos idiotas que o defendem, acho que quero mudar de planeta! ( eu não me interessei em ler uma linha sobre esse mendigo...fiz um concessão a você.

    1. Pois é, Maria! Estou pensando seriamente em renascer em Vênus na próxima encarnação. Dizem que o pessoal por lá é bem melhor que os terráqueos, kkkk! Vejamos! 😉

  11. Deixei o Brasil 20 anos atrás. Obviamente continuo acompanhando as noticias e hoje - mais que nunca - estou convencido de que jamais voltarei a viver no Bananão... Entendo quem pense em deixar o país e desejo muita força às pessoas be bem que preferem ficar. É muito triste 😥

    1. Na verdade, não é preferir ficar, é não ter condiçõe$$$ de sair!

  12. Pelamordideus, Goiaba! Não escreva um negócio desses, de lançar o "mindingo" pra presidente. Se um partido desses aí lê isso, lança mesmo e ele se elege, porque é um cruzamento perfeito de Lula com Bolsonaro, é a cara do que o povo brasileiro mais admira.

    1. Boa !!!!! Cruzamento de bozo com ali babá .... kakakakaka !!!!!

  13. Faço um pequeno reparo ao texto do Goiaba, de quem sou fã. Ja que abordou o tema eleições, explica como entrar na política com o perfil que o Moro tem, sem travar um encontro como esse do Bivar, do Podemos...Haveria um caminho mágico, com esse perfil da sociedade brasileira, cativa do bbb e do fenomenal morador de ruas, que ninguém está vendo?

  14. Tentei por 4 anos, até que consegui, há 2 anos atrás, ir pra bem longe daí. Não queiram saber como é bom estar em segurança, mesmo com pouco dinheiro, e longe da loucura que isso aí virou, das notícias, da insegurança, do sofrimento, da desesperança que os donos do poder impõem à população, com suas quadrilhas e cleptocracia que implantaram no país. O brasil está condenado a esse destino. Não há como tirá-los de lá. E se tirássemos, outros à espera tomariam. Aceitem as recomendações do Goiaba.

  15. Vou me pendurar no trem de pouso do 1o avião que sair de CONFINS para qualquer lugar primitivo do mundo onde não tenha políticos brasileiros e muito menos Gilmar Mendes e seus afins..

  16. Apesar do desespero o texto do Goiaba sempre me tira da fossa....Grande Goiaba...Sérgio Miro sempre terá meu VOTO E GRATIDÃO..mesmo sendo traído. ..meu voto é seu.E o Bananao está dominado: ladrões, milicianos, corruptos de toga ou coturnos..todos juntos esculhanbando o Brasil

  17. Nesse circo de horrores, onde os palhaços somos nós. No picadeiro principal, temos dois auto-inimigos, que quando abrem a boca perdem votos. Tomara que isso se traduza numa rejeição cada vez maior dessa dupla, e aí laçamos Rui Goiaba.

  18. Eu estou no caminho oposto, depois de 30 anos fora do Brasil gostaria de poder voltar, porém, até este sonho nos foi tirado! Quem em sã consciência voltaria para esse país tão lindo por natureza mas tão deteriorado? A princípio permanecerei no meu exílio até a morte, triste mas a realidade se impõe! O sonho de um país melhor não existe!

  19. Uma utopia: Ruptura já Voto distrital Fim senado/stf Estado mínimo Voto aos 21 anos Parlamentarismo Privatização total Fim das bolsas-voto Fim cargos vitalícios Prisão em 2ª instância Lei da ficha limpa plena Foro privilegiado restrito Fim estabilidade funcionalismo Candidato qq cargo político acima de 50 anos Fim das indicações monocráticas de servidores Quarentena 1 ano após fim da legislatura p nova candidatura Perda direitos politicos 2 legislaturas se renúncia ou n cumprir promessa campanha

  20. Como já passei da idade de buscar essas saídas sugeridas, me refugio no mato . Prefiro a companhia de flores e pássaros a ter que enfrentar “ amigos” defendendo bandidos de estimação

  21. Sinto-me enganado e também otário em acreditar no “País do Futuro”, ou “O Petróleo é nosso” Me ocorreu outro slogan dos “felizes” (só força de expressão, heim?!) tempos da ditadura. “BRASIL, AME-O OU DEIXE-O”, no que um espírito de porco emendou “O Último que sair apague a luz”, Vivo me perguntando, porque perdi a deixa ?

  22. Infelizmente , mesmo saindo, o dejeto político deste país, continuará Supremo nesta América Latrina, por falta e expurgo de Lava Jato sanitária. Que os Confins sejam a salvação de todos.

    1. Pessoas honestas em nosso país não devem entrar na política . Moro foi ingênuo demais em acreditar no Bozo e agora no Bivar.

  23. Goiaba, a gente te lê com vontade de chorar e rir ao mesmo tempo rsrsrs Ainda prefiro rir a enlouquecer; só de pensar que ainda não consigo sair do Brasil pelo Tom Jobim, corro o risco de enlouquecer de novo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO