Adriano Machado/CrusoéGilmar é dono ou sócio de propriedades que valem, no mínimo, 25 milhões de reais

O fazendeiro Gilmar

A história da expansão das fazendas do ministro Gilmar Mendes, do STF, em Mato Grosso: ele ‘ganhou’ da Assembleia Legislativa o direito a uma área equivalente a mais de 500 campos de futebol; hoje, vizinhos acusam a agropecuária do clã de avançar sobre suas terras
07.04.22

Nos rincões do Mato Grosso, a família de Gilmar Mendes é historicamente conhecida por ostentar poder e por ser dona de terras a perder de vista. O avô, o pai e o irmão caçula do ministro do Supremo Tribunal Federal foram prefeitos de Diamantino, seu município natal, que fica a 200 quilômetros ao norte da capital Cuiabá e concentra o maior quinhão fundiário do clã. Embora tenha se mudado ainda jovem para Brasília, onde ingressou no serviço público e ocupou cargos no governo até se tornar juiz da mais alta corte do país, em 2002, Gilmar nunca se afastou dos negócios particulares na região. Além das fazendas herdadas, ele se envolveu diretamente na multiplicação do patrimônio rural da família, que ganhou terras públicas no estado e hoje é questionada na Justiça por supostamente ter avançado sobre uma propriedade alheia.

Um levantamento feito por Crusoé a partir de documentos registrados em cartório revela que o decano do STF tem, hoje, participação em seis grandes fazendas no estado. As propriedades somam 7,2 mil hectares – algo como 7 mil campos de futebol – e valem, juntas, ao menos 25,3 milhões de reais, a se considerar os valores registrados nas matrículas dos imóveis. As terras ficam em Diamantino e em um município vizinho, Alto Paraguai, onde o ministro já foi alvo de uma ação por suposto uso irregular de agrotóxicos em plantações em área de proteção ambiental – ele nega. Em 2019, as três maiores fazendas foram transferidas para a GMF Agropecuária Ltda, empresa de cultivo de soja, arroz, milho, cana de açúcar e criação de gado, aberta em julho do ano anterior pelo ministro, em sociedade com parentes. A GMF tem como sócios o próprio Gilmar, dois irmãos dele, Francisco Mendes e Maria da Conceição Mendes, e um cunhado, Airton França.

Ao longo das últimas décadas, o rol de propriedades contou com outras fazendas que já foram vendidas pelo ministro e por seus irmãos. Uma delas merece atenção especial, por entrelaçar interesses públicos e privados. Em setembro de 1999, quando era assessor jurídico da Casa Civil da Presidência da República, no governo de Fernando Henrique Cardoso, Gilmar foi contemplado com uma decisão da Assembleia Legislativa do Mato Grosso que autorizou a “regularização da ocupação” de uma área de 507 hectares, o equivalente a mais de 500 campos de futebol. Batizada de “Fazenda Paraguai VII”, a propriedade fica encravada entre outras áreas que já pertenciam à família do ministro em Alto Paraguai, próximo ao rio que empresta o nome à cidade. No mesmo dia, o irmão caçula de Gilmar, Francisco Ferreira Mendes Júnior, conhecido como Chico Mendes, obteve autorização para ocupar uma fazenda vizinha, de mesmo tamanho.

As duas resoluções foram aprovadas pelo plenário da Assembleia mato-grossense e assinadas pelo então presidente da casa, José Riva, e por outros dois parlamentares que ocupavam postos de comando na mesa diretora. Riva, um político influente do estado, ficou conhecido como o “maior ficha-suja do país” por acumular mais de cem processos por mau uso do dinheiro público. Juntamente com as decisões que passaram a propriedade das terras para o ministro e seu irmão, o então deputado aprovou a regularização de uma fazenda de 1,5 mil hectares para o próprio pai, na cidade de Aripuanã. Riva foi preso três vezes, entre 2015 e 2016, acusado de uma série de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Em duas ocasiões, foi solto por força de decisões monocráticas de Gilmar Mendes. Em outra, na Segunda Turma, teve os votos favoráveis de Gilmar e Dias Toffoli e, com o placar empatado em dois a dois, acabou beneficiado.

Parte da fazenda da família Mendes: vizinhos enviaram uma notificação judicial
Os habeas corpus deferidos por Gilmar em favor de Riva foram impetrados pelo advogado Rodrigo Mudrovitsch, o mesmo que defendia o próprio ministro do Supremo nos processos envolvendo as fazendas do Mato Grosso. Em 2015, quando votou para tirar o ex-deputado da cadeia pela primeira vez, Gilmar chegou a ser questionado sobre o fato de ambos terem o mesmo advogado. Na ocasião, o gabinete do ministro alegou que o impedimento para julgar um caso se dá em relação ao réu, não ao advogado. No fim de 2019, José Riva fechou um acordo de delação premiada com o Ministério Público estadual no qual confessou ter operado uma espécie de “mensalão” na Assembleia, que teria distribuído cerca de 175 milhões de reais em propinas a 38 deputados entre os anos de 1995 e 2015.

As autorizações da Assembleia do Mato Grosso para regularizar as fazendas dos irmãos Mendes foram embasadas em dois artigos da Constituição do estado que tratam de política agrícola e fundiária e de reforma agrária. Um deles diz que a autorização da destinação de terras públicas a terceiros pela Assembleia dependerá da “aprovação de projeto específico de colonização, assentamento ou regularização fundiária”, no qual esteja “garantida a permanência de posseiros que se encontrem produzindo”. O texto diz que as terras públicas e as terras devolutas transferidas para o domínio do estado “serão destinadas preferencialmente a famílias de trabalhadores rurais que comprovarem não possuir outro imóvel rural, ressalvando os minifundiários, e que nelas pretendam fixar moradia e explorá-las individual ou coletivamente”.

As duas fazendas regularizadas em nome de Gilmar e de seu irmão Chico Mendes pela Assembleia tinham sido transformadas em propriedade do estado dois meses antes, em julho de 1999. Ambas foram consideradas terras devolutas, ou seja, sem dono, com base em uma lei federal. A lei dizia que as terras pertencentes à União ficariam sob domínio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra, e as que fossem de propriedade dos estados seriam registradas pelo órgão regional equivalente. A legislação permitia a “legitimação da posse” de quem estivesse ocupando as terras públicas com três condições: a área deveria ter no máximo 100 hectares, o ocupante não poderia ser proprietário de imóvel rural e precisaria comprovar morada permanente e a exploração efetiva das terras pelo prazo mínimo de um ano.

Gilmar já tinha assumido o cargo de advogado-geral da União quando o Instituto de Terras do Mato Grosso, o Intermat, transmitiu a ele o título definitivo da “Fazenda Paraguai VII”, em fevereiro de 2000. O ministro morava em Brasília havia duas décadas e já tinha ao menos uma fazenda em seu nome em Alto Paraguai, comprada do avô em 1983. Pela letra fria da lei, portanto, não poderia ser beneficiado com a transferência, para seu nome, do quinhão de terras devolutas. Não foi o que aconteceu. A transmissão de título foi assinada pelo então governador Dante Oliveira, do PSDB, pelo secretário de Agricultura à época, Chico Daltro, que anos depois se tornaria vice do governador Silval Barbosa, e pelo presidente do Intermat, Aparecido de Oliveira. O mesmo procedimento foi feito com a fazenda do irmão Chico Mendes. Nas matrículas dos imóveis não constam os valores pagos pelos dois ao estado do Mato Grosso. Há, apenas, o recolhimento de 1,3 mil reais de ITBI, imposto de 2% sobre o valor da transação imobiliária. A julgar por esse valor, os irmãos teriam despendido, cada um, 65 mil reais para se tornarem proprietários das duas fazendas. Crusoé pediu essas informações há mais de um mês ao Intermat, mas não as obteve até a publicação desta reportagem.

Divulgação/ALMTDivulgação/ALMTRiva, que ficou conhecido como o maior “ficha-suja” do país, diz que rito foi “o mesmo de todos os processos”
O registro de terras em nome do governo para, depois, transferi-las a quem já as ocupava é um procedimento comum de regularização fundiária. Em muitos casos, o próprio ocupante da área procura o estado para fazer a regularização, em um processo normalmente lento e burocrático. No caso de Gilmar, o que chama a atenção é que o procedimento não seguiu a legislação vigente à época, que limitava a regularização de terras devolutas a 100 hectares, exigia que o beneficiário demonstrasse morar na propriedade há pelo menos um ano e, ainda, não ter outro imóvel rural em seu nome. Sem cumprir esses critérios, de acordo com a lei em vigor naquele período e mencionada no processo de regularização, a terra só poderia ser transferida oficialmente a particulares mediante leilão — Crusoé não localizou nenhuma concorrência pública aberta pelo governo do Mato Grosso para a venda das duas fazendas adquiridas pelos irmãos Mendes entre a data na qual as terras foram registradas em nome do estado e o dia em que a Assembleia aprovou a regularização da ocupação. As mudanças nas regras que ampliaram o tamanho da área passível de regularização sem licitação e até para pessoas que não residem no local só ocorreram a partir de 2009, no caso da legislação federal, e em 2019, no código de terras do Mato Grosso.

Ao longo de doze anos, Gilmar deu a Paraguai VII como garantia para obter 577 mil reais no Banco do Brasil, como crédito rural, e outros 3 milhões de reais para o IDP, a faculdade de direito em Brasília da qual ele é fundador. Em setembro de 2012, quando estava prestes a completar sua primeira década no Supremo, o ministro e o irmão venderam as duas fazendas para um pecuarista da região, pelo valor de 1,3 milhão de reais cada uma. Nos dois negócios, segundo as matrículas, as transações foram feitas mediante um pagamento à vista de 439 mil reais, mais parcelas anuais em 2013 e 2014.

Na lista atual de imóveis rurais vinculados a Gilmar Mendes há uma propriedade que também teve origem pública. O título definitivo da Fazenda Rancho Alegre, de 626 hectares, foi transmitido pelo governo de Mato Grosso para a mãe do ministro em 1997, após a obtenção de uma autorização semelhante da Assembleia Legislativa. A área, também em Alto Paraguai, foi partilhada entre Gilmar e os irmãos após a morte da mãe, em 2007. Atualmente, a fazenda está registrada em nome da empresa agropecuária que a família abriu em 2018 e vale, segundo o registro em cartório, 3,3 milhões de reais. Além dos imóveis herdados, o ministro comprou sozinho ou em sociedade com os irmãos duas fazendas em Diamantino desde 2001, que somam 3,5 mil hectares e custaram, juntas, 1,5 milhão de reais. Pelos últimos valores registrados em cartório, hoje as propriedades valem 12 milhões de reais.

Parte da valorização está atrelada a um fenômeno curioso que ocorreu nas terras de Gilmar. O tamanho das fazendas cresceu, em média, 33%, depois que a família Mendes mandou fazer o georreferenciamento das áreas, entre 2013 e 2018. O georreferenciamento é uma exigência legal feita pelo Incra para grandes propriedades rurais e serve para definir com melhor precisão os limites dos imóveis. Agrimensores ouvidos por Crusoé explicaram que, durante o processo, é normal que haja variações, tanto para baixo quanto para cima, entre o tamanho original que consta em registros antigos de cartório e a dimensão das áreas georreferenciadas. Só alterações muito discrepantes, dizem os especialistas, indicam que houve algo errado no procedimento, como, por exemplo, suspeitas de superposição de áreas. Quando isso ocorre, o proprietário que faz o georreferenciamento e oficializa o registro em cartório primeiro costuma levar vantagem em eventuais litígios.

O registro em cartório da transferência das terras: do estado para Gilmar
No caso das terras de Gilmar, todas as áreas aumentaram de tamanho depois do georreferenciamento. Somadas as seis fazendas que ainda pertencem ao ministro ou à empresa da qual ele é sócio, o acréscimo foi de 1,8 mil hectares. O maior aumento de área ocorreu na Fazenda Estreito do Rio Claro, em Diamantino, onde fica parte da produção da GMF. Situada à beira de uma rodovia estadual, a fazenda cresceu de 2,5 mil para 3,6 mil hectares, após o georreferenciamento feito em 2015.

Nesse caso, especificamente, a ampliação é bastante controversa. No mesmo ano em que o cálculo da área foi refeito pelos Mendes, uma família proprietária da fazenda vizinha começou a ser multada pela prefeitura local. As notificações diziam estar ocorrendo, na propriedade, atividades não condizentes com as que haviam sido declaradas e constavam dos registros municipais. Era preciso recolher o ITR, o imposto territorial rural, correspondente a essas atividades, e como os pagamentos não vinham sendo feitos, as multas passaram a ser aplicadas e cobradas. A família Cardia, dona desse pedaço de terra em Diamantino, vive em São Paulo. Depois da morte do patriarca, em 2012, os herdeiros deixaram de visitar a propriedade. Até que, em 2016, as tais multas começaram a chegar na casa da viúva, na capital paulista.

As cobranças giram em torno de 40 mil reais por ano. A família Cardia, então, decidiu contratar um escritório de advocacia de Cuiabá e um agrimensor para identificar o motivo das autuações. O técnico foi até o local e constatou que, na verdade, as atividades pelas quais os Cardia estavam sendo cobrados eram da GMF, a empresa do clã Mendes. A conclusão do agrimensor foi a de que as cobranças estavam sendo feitas pela prefeitura, porque uma parte da fazenda da família estava sendo ocupada pela firma agropecuária do ministro do STF e de seus irmãos. Ou seja: no processo de georreferenciamento a fazenda dos Mendes havia avançado sobre as terras dos vizinhos. Em novembro do ano passado, a família Cardia enviou uma notificação judicial ao ministro Gilmar Mendes e aos irmãos dele na tentativa de resolver o imbróglio e restabelecer os perímetros de sua propriedade. Até agora, os Mendes não responderam a notificação.

Crusoé enviou uma extensa lista de perguntas a Gilmar por meio de seu gabinete no STF e também pela assessoria de imprensa da corte, mas ele optou por não se manifestar. Na tarde do dia 30, o chefe de gabinete do ministro informou que não haveria resposta. A assessoria do Supremo disse o mesmo. Chico Mendes não atendeu às tentativas de contato. Preso em regime domiciliar, José Riva afirmou a Crusoé, por telefone, que a regularização das terras de Gilmar e do irmão na Assembleia “seguiu o mesmo rito de todos os processos” e que o ministro “nunca” o procurou para falar sobre o caso. Ele contou que se aproximou dos Mendes apenas em 2004, quando pediu votos para a reeleição do irmão de Gilmar à prefeitura de Diamantino. “No período da campanha, fui junto com o irmão dele nesta propriedade. Tinha uma casa muito antiga lá no local. O que ouvi do irmão era de que essa propriedade é da família há mais de 30, 40 anos. No Mato Grosso era muito comum a pessoa estar em cima da área há muito tempo e não ter título”, afirmou o ex-deputado. Para Riva, a legalização das terras não deveria implicar a suspeição do ministro para julgar seus pedidos de soltura. “Não tenho relação com ele. Encontrei o ministro não mais do que cinco vezes. A decisão que o ministro Gilmar deu nos meus processos é a linha que ele sempre seguiu. Não fez nada de diferente para mim”, disse. A família Cardia preferiu não se pronunciar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vc.vai rô caixão aidrecer e ir tô inferno mas tuas terras ficaram ara serem destruídas ,ou podem fazer teu túmulo nestas terras roubadas ou ganhas ilicitamente vendendo erado aos marginais!

  2. FHC é o pai desse rato… e ninguém fala do usurpador, do oportunista que virou presidente. Será que o seboso Fernando Henrique tem umas terrinhas também?

  3. No mínimo é imoral q um ministro do STF aceite receber uma fazenda de presentinho de uma assembleia legislativa. Imoralidade de ambas as partes. Nessas horas da até vergonha ser brasileiro. Moro22

  4. Vejo JB e seus seguidores falando mal do STF, mas nunca contra GM. As reuniões entre ele e o PR ocorrem sempre antes de alguma julgamento em q o BRasil sempre perde. MORO22 - justiça para todos.

  5. PICARETA AJUDA PICARETA E FICAM MILIONÁRIOS GRAÇAS A (IN)JUSTIÇA BRASILEIRA. E NADA ACONTECE AOS CRIMINOSOS POIS O BRASIL EStÁ DOMINADO PELO CRIME.

  6. Esse tipo de reportagem me deixa orgulhoso de ser assinante. A situação é clara evidência da impunidade existente sobre quem exerce poder no Brasil e dos constantes conflitos de interesses que são gritantes mas ignorados por completo. Crusoé que abra o olho pra próxima censura rsrsrs

  7. Pois é, não precisa de muito esforço para entender que as máfias das terras neste país, usam o Poder Público com a maior desenvoltura para legalizar terras conseguidas sem o menor esforço e de afronta contra a legislação. Leis neste país foram editadas para serem descumpridas, principalmente, quando se tem algum membro do Judiciário que usa do Poder em benefício próprio.

  8. Caro Fábio Leite, 7,2 mil hectares na região de Diamantino valem muito mais do que 23 milhões... por baixo, muito por baixo, 140 milhões de reais, se considerado um preço modesto de 20 mil reais o hectare...!

  9. Gilmar Mendes não tem limites, porque tem muitos amigos influentes na nossa República, dentro e fora do Judiciário. Mas Gilmar não tem idoneidade moral para ser Ministro do “Supremo Tribunal Federal”. Ele é um fora da lei.

  10. A força de Gilmar Mendes vem de parte dos magistrados mineiros, que lhe dá proteção. Incluia-se aí, também, os magistrados de origem mineira: Carlos Velloso e Sepúlveda Pertence. As tradições são muito fortes no interior do Poder Judiciário.

  11. Está com a faca e o queijo, ou: A raposa cuidando do galinheiro, ou: Quem pode mais chora menos. E vão longe os provérbios . O fato é que o Sr. Gilmar está se fartando de ganhar dinheiro com essa mamata de poder que lhe cabe...

  12. Parabéns pela coragem de vocês. Dá orgulho constatar que existem pessoas boas, competentes, honestas e destemidas. O Moro é outro bom exemplo também.

  13. E como dá vergonha dos nossos políticos! Ninguém pensa no Brasil, em como tirar esse país do buraco, só pensam em poder. Quem deveria zelar pelas nossa leis e pelo povo faz exatamente o contrário. Até quando vamos nos calar?

  14. O grande ministro Joaquim Barbosa, num dos embates do mensalão, em que Beiçola tentava intimidá-lo com ironia grosseira e debochada, disse qualquer coisa como o "vossa excelência não pense que está tratando com seus jagunços do Mato Grosso".

  15. Sem neura e a bem da verdade ... qual a diferença entre este e os demais colocados por Lula, Dilma e Temer? nenhuma é o mesmo do mesmo ... o pior Bolsonaro deveria ter tido a coragem de não indicar e mudar este sistema pôdre de escolhas de sinistros do STF que só males causou, causa e mais causará à nação desesperada cansada de tanto cretino.

    1. A falta de vergonha e lisura deste ministro ,não tem limites uma vez que soltou tantos ladrões corruptos estrupador ,,que nós deixa pensar,,,: quanto custou cada soltura???? Apenas pensando

  16. Gilmar Mendes é o cara que banca a parte podre da política brasileira com sua atuação no STF. Com isso ele consegue tudo o que quiser no meio político. O cara é uma milionário e tá trabalhando no STF para ganhar só 39 mil reais? Alguém acredita nisso?

  17. gente, fico pensando esses caras não acreditam em Deus e que essa vida aqui é apenas uma experiência para que se mude comportamentos.... enfim...

  18. Excelente trabalho. Corre nas veias do ministro a corrupção. Deixa pulgas atrás das orelhas, sua missão em destruir a lavajato e demonizar o Moro. Um vampiro no STF que faz da justiça a sua carniça.

  19. Complementando o comentário ... Parabéns Fabio Leite e Crusoé por nos dar a esperança de continuar acreditando numa imprensa verdadeiramente livre e corajosa.

  20. Está pústula ministro da suprema corte começou a apoiar o corrupto Bolsonaro ,depois que a ex esposa foi indicada para o conselho fiscal da Itaipu binacional

  21. A cada dia a assinatura da Crusoé e o Antagonista fica mais valiosa para mim. Quanto aos comentários já escritos refletem a indignação e nojo dos brasileiros (todos nós que não participamos desse sistema), que suam todos os dias como contribuintes para sustentar todas as esferas da nossa brilhante Administração Pública. Tentei iniciar um comentário, mas sinceramente, não tive estômago para tanto. Onde está a 3a. via, centro democrático, ou seja lá o que for para dar alguma esperança de mudança?

  22. grilagem legalizada tenho vergonha de ser brasileira ministro vendedor de sentenças por isto anulou os processos da lava jato O que este facínora teve acrescentado com o governo Bolsonaro e o fim da lava-jato a sua fortuna é inimaginavel

  23. O indigesto Reinaldo de Azevedo "baba os ovos"deste CANALHA. Eu até que o achava um cara correto. Todo o BRASIL deveria ler esta reportagem. PARABÉNS, CRUSOÉ !

    1. este puxa saco RA deve levar alguns trocados toda vez que defende o ministro grileiro e vendedor de sentença

  24. Uma vergonha nacional esse senhor!e dizer que julga outras pessoas!!!! Só colocando nariz de palhaço para tolerar essas situações!!

  25. Parabéns, Fábio Leite. Parabéns Crusoé, parabéns a todos vcs. Uma das melhores matérias que li nos últimos tempos. Isso é jornalismo. Isso é seriedade, esclarecimento, isso é colocar a verdade dos fatos acima de tudo!!!! Santo do pau oco é o que não falta nesse país. E agora, congresso????

  26. O eminente ex-ministro do STF Joaquim Barbosa já definiu essa deplorável e pernicioso elemento que é Gilmar Mendes: destruidor da credibilidade do Judiciário brasileiro. O também eminente ministro Luis Roberto Barroso afirmou que Gilmar Mendes "é uma mistura do mal com pitadas de psicopatia". E tudo isso graças a FHC que infelicitou por trinta anos o Brasil com sua nomeação. Pecado mortal que pesará para sempre na biografia de FHC. O castigo tarda mas não falhará.

  27. Contra todos os corruptos e protetores da Corrupção: SERGIO MORO é a solução! Por um Brasil decente SERGIO MORO Presidente 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  28. Isso só demonstra o quanto de falta faz uma CPI da LavaToga, a qual tem q ser aberta urgentemente pelo Senado Federal. E pensar que bolsonaristas, petistas e Centrão a boicotaram em 2019...😒

  29. Onde está esse Senado??????? Por que o Senado não vota o pela saída do Gilmar do STF???????? Que país é esse??????( Tenho vergonha de ser brasileiro………..

  30. Essa história de posse de terras, e invasão de outros terrenos particulares devem ser bem esclarecidas. Quanta hipocrisia e falsidades. MORO PRESIDENTE 2022

  31. Esse que se diz ministro do STF, moralista do judiciário está aí envolvido em posses de terras. Este é um exemplo a seguir, depois fica dando uma de galo para cima do Moro, quanta hipocrisia Sr Gilmar.

  32. A linha que o ministro segue é a linha vantajosa para ele e a família em detrimento do Estado e do povo brasileiro. Ele deve estar inscrito no MTST do Guilherme Boulos e ser o mais bem-sucedido invasor de terras do Brasil. Um homem desses ministro da mais alta Corte do Brasil, é uma vergonha. E se considera imparcial.

  33. Em quem acreditar neste país , um ministro da mais alta corte que não se penaliza com as agruras do Brasil, contribui para aumentar a diferença social, o que se esperar e esperançar???

  34. A corte calou-se, a PGR calou-se, obviamente fica evidente que nossas INSTITUIÇÕES encontram-se todas falidas.

  35. Onde estão os homens de bem do nosso Brasil. Esse sujeito é uma vergonha, será que ninguém é capaz de derrubar esse ser vil .

  36. ESSA ÁREA VALE, POR BAIXO, NO MÍNIMO, R$.500.000.000,00. GILMAR É UM NEGOCIANTE, NÃO UM MINISTRO. ELE DÁ "BANANA" PARA O BRASIL.... VAGABUNDO DE TOGA.

  37. Este sujeito é a cara visível dessa elite rasa que nos mantém presos ao subdesenvolvimento social, intelectual e econômico desde o século 19. Esse sujeito é a antítese da meritocracia. É a cara, muito bonita por sinal, que não permite que a sociedade cultive os verdadeiros VALORES da democracia, da honorabilidade, da não covardia. O sujeito que acha que o rei de Portugal que fugiu para o Brasil e deixou o 'povo' ser aprisionado e morto, é um herói. Mas Zelenski, é um palhaço que quer 'Show'

    1. Concordo Maurício. Vendo o exemplo da Ucrânia, torna-se mais vergonhoso ainda.

  38. GM é a pior das piores coisas que poderia acontecer para um país. Quem divide o STF com esse sujeito deve ter vergonha de "trabalhar " junto. É o poder sem pudor. Triste Brasil de milhões de miseráveis e desassistidos.

  39. Quando se pensa que sabemos muito - porque explícito - sobre os crimes do corvo asqueroso, psicopata, atrasado, grotesco e maldito, eis que é só a pontinha do pântano onde ele chafurda!!! Como apenas marginal escolado e comum já seria um horror, numa instituição - ainda mais do judiciário - é uma coisa absurdamente teeeeneeeebroooosa!!!!

    1. Os melhores cumprimentos e agradecimentos, FÁBIO LEITE, por esse relevantíssimo trabalho de extrema utilidade pública!!!

    2. Colherá o que semeou, plantou, semeia e planta, como 2 e 2 são 4. De uma maneira ou de outra a casa desse monstro da ilicitude cairá.

  40. como se pode ter um elemento desse, com vida economica no mínimo suspeita de ser beneficiário de decisões desonestas a seu favor no 5TF?

  41. Inacreditável sob várias perspectivas. Para esse sujeito, Sérgio Moro é suspeito e ele não, nunca. O imbróglio é grande e antigo, a matéria é bastante didática e esclarecedora. Parabéns! Boa sorte à família que teve suas terras invadidas, tomara que consigam recuperá-las.

    1. Desculpa, mas aqui cabe: o Brasil não é para honestos. infelizmente...

  42. O desonesto é o Sérgio Moro né não?Toma povo brasileiro vcs merecem. Ciro Nogueira vai ser reeleito, Lira vai ser reeleito, o anão da Bahia vai ser eleito , Lula o homem mais honesto do Brasil vai ser eleito , Alcolumbre não sei se é assim que escreve o nome desse traste vai ser reeleito, Haddad vai ser eleito mesmo tendo sido o pior prefeito por São Paulo. Merecemos.

    1. É isso aí. Q vergonha esse país. No STF tem tb pessoas íntegras. Mas quem manda é esse vagabundo q se diz garantista, mas ocupa o cargo pra garantir os direitos da sua quadrilha. Sempre admirei o FHC principalmente pelo Plano Real, mas foi ele q cometeu esse crime de indicar esse corrupto para o Supremo.

  43. Esse é o Ministro falastrão que declara aos sete ventos a suspeição de Sérgio Moro. Nada a comentar sobre si? Haja cara de pau.....

  44. Vocês já imaginaram o que este crápula inescrupuloso faria se o Sergio Moro tivesse acumulado fazendas com o expediente desta natureza, já tinha pego 2 prisão perpetua e uma pena de morte. O Moro sendo honesto esta sendo triturado por esta criatura nefasta.

  45. Causa espanto é a lei brasileira permitir que um Ministro do STF possua empresas no nome dele e continuar como servidor público dessa envergadura!! Não à toa que temos no Brasil um déficit habitacional.

  46. Esse "senhor", sim, é A Herança Maldita de FHC. Pior que isso será escarafunchar outras "otoridades" e puxar outros fios de meadas, quem sabe, tão tenebrosos ou até piores...

    1. sim, todo e qualquer ato bom de FHC sucumbe diante deste. Gilmar é a semente do mal.

  47. Porque vocês acham que ele solta todos os corruptos? É evidente que o boca de sapo pertence a ORCRIM, a várias ORCRIMs. Se puxarem a fixa completa do indivíduo ela não terá fim. De grão em grão.

  48. Uma assinante aqui, pergunta, o que o STF vai fazer com esse crápula desse ministro. é preciso responder a essa assinante?

  49. Eu só penso na perseguição que a revista e os seus editores vão ter após a repercussão dessa excelente reportagem. Hum Homem desonrado julgando as pessoas, um crápula que tem Senadores, deputados em suas mãos, se achando que pode fazer tudo sem ser incomodado. Vergonha, vergonha nacional. parabéns pela reportagem.

  50. E pensar que é este sujeito que julgou a suposta parcialidade de Moro. Realmente, o Brasil está entregue aos corruptos poderosos.

  51. É uma coisa surreal esse país! Como a justiça pode ser cumprida se um Ministro do Supremo - a mais alta corte - não dá o exemplo?

    1. Só não dá o exemplo como também é um bandido!

  52. O EX-PRESIDENTE DO STF MINISTRO JOAQUIM BARBOSA DISSE QUE GILMAR MENDES TEM JAGUNÇOS EM SUAS TERRAS NO ARAGUAIA E AGORA DESCOBRI-SE QUE ELE TAMBÉM E GRILEIRO DE TERRAS VIZINHAS AS SUAS.

  53. O que me deixa perplexo é a revista Crusoé que faz parte da uol, e no site da gol não traz essa reportagem. Esse pessoal da uol, Folha de SP e outros veículos de comunicação fazem parte da deterioração do país, comandado por corruptos em todas as esferas. Parabéns a Crusoé pela reportagem e que tomem cuidado pois da última vez que mexeu com ministro do STF foi censurada.

  54. Fomos enganados por uma justiça malcheirosa, que só serve para proteger seus pares e compadres. Tá tudo dominado pela corja de picaretas que baba pelo poder e pela grana, porque sabem que nosso povo é burro, pobre, alheio às leis e a cidadania. As quadrilhas estão instaladas nos palácios, e vivem a nossa custa. Amém!

  55. Pergunto: ante tantas falcatruas, ilegalidades, trocas de favores, etc. será que vai acontecer algo com o todo poderoso Gilmar Mendes que tanto auxilia os corruptos do seu clã? Parabéns a Revista Crusoé pela reportagem.

  56. Da asco este sujeito, onde FHC estava com a cabeça qdo indicou este sujeito pro stf. É o pior dos piores daquela chamada corte. Se o senado tivesse culhões com um presidente com P maiusculo com certeza já teria sido impeachado.

  57. Gilmar Mendes é um coroné. Um mandão que vive de caprichos. Joaquim Barbosa já nos alertou há muito tempo. Mas eu não tenho medo de Gilmar Mendes. Que o diabo não tenha pena de sua alma quando estiver no inferno. Suas fazendas em Mato Grosso não são nada, juizeco . Seu instituto de Direito será um nada. Você é um nada. Vai pastar, energúmeno!

  58. Gil Sapo, sua casa ainda vai cair! chegará o dia! Os valores das terras dessa reportagem são absurdamente baixos! os grandes lavadores de dinheiro adoram comprar fazendas e gado! Se apertarem a investigação vão descobrir os segredos do Sapo....

  59. Tá certo, não posso ler mas posso comentar, estou ok com meu pagamento e não posso ler, tá mas posso deixar de assinar.

    1. O lobo perde o pelo mas não perde o vício...A excelência tá acostumada. Tanta terra, para ocupar só 7 palmos? Ou se preferir a cremação, vai arder no inferno. Futuro brilhante.

  60. Quando é que vão pegar esses invasores de terras da União, que banditismo ,esse poder tem que terminar, que representantes temos na suprema corte .

  61. Gilmar Bolsolula articulou com seus satélites Lewandowisk e PTofoli a suspeição de Moro no caso Luladrão. O maior articulador político de Brasília - o imparcial - devia se candidatar. Tem muita chance de ser eleito. O bolsolulismo gosta da escória.

  62. Foi isso aí que articulou com seus satélites no STF a suspeição de Moro no caso Luladrão. Um nojento desse continuar mandando no Supremo fala muito do nosso país. Se essa besta é o principal obstáculo para os partidos concederem a vaga de candidato ao Moro prova que seria a melhor opção. Gilmar Bolsolula é o maior articulador político de Brasília. Articula contra o Brasil e a favor de seus interesses e de seus apaninguados. Devia se candidatar. Tem chance. O bolsolulismo gosta desse tipo de gent

  63. De todo modo, gostei. Isto é sinal de que clareza e lucidez, quando bem conduzidas, estão no bom caminho da verdade. Nem mais, nem menos. Mas tudo bem. De onde vieram as palavras apagadas pela CRUSOÉ tem mais, muito mais. Os censores desta revista "democrática" ainda terão um bocado de trabalho comigo...🤣🤣🤣

  64. Se vivo fosse,é provável q Ruy Barbosa repetiria a FHC o q escreveu em 1913: "Nomear um mau juiz equivale chamar ao templo um mau sacerdote,dotar a igreja de um mau pontífice. Se há expiações eternas,ninguém as merece mais q o sacrílego autor de tal atentado.Um funcionário incapaz estraga a administração.Um juiz indigno corrompe o direito,ameaça a liberdade e a fortuna,a vida e a honra,ataca a legalidade no coração,inquieta a família,leva a improbidade às consciências e a corrupção às almas."

    1. Esta figura asquerosa indicada por FHC foi de uma estupidez sem tamanho.

    2. FHC? Kkkkkkk!! O grande responsável por termos Gilmar!!

  65. Será que a CRUSOÉ está com receio de perder algum subsídio público, ou é cagaço, mesmo? Nunca vi isso antes, cortar comentários. Eu, hein?🙄

  66. Não fiz um comentário ofensivo, nem de linguagem rasteira (detesto isso). Apenas expressei a minha visão sobre a caudalosa e mal-cheirosa realidade dos três poderes que conduzem este país ao inferno. E sobre quem escolhe essa imensa caterva: os eleitores que, ainda dormem, e nem sequer sonham com uma democracia, porque não sabem o que vem a ser isso.

  67. Esta foi a primeira vez que eu vi a CRUSOÉ cortar um comentário, o meu. Não durou nem 5 minutos. O que foi, CRUSOÉ, está censurando seus leitores por medo da gangue do supremo, é?😱

  68. Esse é o Gilmar ... Obrigado ao Fábio Leite pelo bravo trabalho de jornalismo investigativo para o bom conhecimento dos leitores. Espero que não haja retaliação contra a editora que já foi vítima de censura pelo STF.

  69. A suprema corte de um país que ainda não se encontrou na democracia tinha que ter oportunistas (ou alpinistas sociais, caso queiram) como gilmar, dias toffoli, lewandowsky e aquele que se enfadou de fazer o certo, fachin. O brasil tem fartas oportunidades a oferecer para farsantes togados, inclusive para os bajuladores, como marques e mendonça. Mas concentrar em quase 55% dessa gente escabrosa ao nível supremo do poder judiciário diz muito sobre o grande pântano no qual chafurda uma nação.

    1. ...mas eles estão "falando e andando" para a nação. A mesma que elege canalhas profissionais e os distribui nos poderes legislativo e executivo, sendo este que os nomeia. Existe alguma coisa que poderia dar certo numa MERDA dessas? O brasil deveria se chamar oficiamente "República Foderativa das Gangues Unidas do Brasil".

  70. Que revolta!!! Absurdo total, ou melhor, normal né Gilmar? O todo poderoso do STF. Não existe justiça no Brasil. #Voto no Moro

  71. Tenho nojo dessa cara horroroza!!!! Beiçola imundo, pode ter quantos bilhões $$$$ de dólares , quantos mulhões de reais, que sua cara não mudará. Nem com plástica. É um derrotado pela natureza. JAMAIS chegará sequer ao rastro do nosso herói SERGIO MORO!

  72. É muita confusão. Por envolver políticos pilantras e poderosos do judiciário eu aposto que houve benefício pelas decisões do juiz. E cadê a Lava Toga?

  73. Uma utopia: Ruptura já Voto distrital Fim senado/stf Estado mínimo Voto aos 25 anos Parlamentarismo Privatização total Fim das bolsas-voto Fim cargos vitalícios Prisão em 2ª instância Lei da ficha limpa plena Foro privilegiado restrito Fim estabilidade funcionalismo Candidato qq cargo político acima de 50 anos Fim das indicações monocráticas de servidores Quarentena 1 ano após fim da legislatura p nova candidatura Perda direitos politicos 2 legislaturas se renúncia ou n cumprir promessa campanha

  74. As eleições estão aí. Vamos eleger somente Senadores que se comprometam a propor e processar o Impeachment de Gilmar Mendes. Hoje, a decisão está nas mãos do povo.

  75. Esse ministro irá entrar para a história como o precursor do movimento do “ cancelamento da punidade da corrupção brasileira” . Essa pequena parte de sua história de vida permeada de vantagens e bandidagens confirma seu histórico atual . Ele é o responsável por todo esse aumento da impunidade dias cortes judiciais desse nosso país podre, .

  76. José Riva, enquanto presidente da ALMT, contratava o IDP de Gilmar Mendes para dar cursos aos funcionários da ALMT. Os funcionários não pagavam pelo curso, mas a Assembleia Legislativa sim… Anos depois Riva sempre foi liberado da prisão por decisões de Gilmar Mendes e seus pares. A última citada na matéria, foi colocada em pauta qdo um dos 5 Ministros não participaria do julgamento. Assim o empate em 2 a 2 foi in dúbio pro réu e foram todos pra galera… Riva era tão inocente que fez delação pr

  77. Se isso não for prevaricação, enriquecimento ilícito, não sei mais o significado das palavras! E muita gente morrendo de fome! #ForaGilmarMendes! Você é uma vergonha nacional! #Morosemprefezacoisacerta!

  78. Mato Grosso é faroeste, pistoleiros, força bruta. Esse boca mole do Gilmar Mendes é parte desse ambiente violento e patrimonialista. O que vai acontecer? Nada. A imprensa grande não vai repercutir. Deixa esfriar que já já esquecem.

  79. Parabéns por todos os levantamentos e pela nitidez com q foram expostos. A coragem em colocar luz em tanta treva é impressionante. Há q ter estômago também …

  80. Brasil Uma nação legalmente mais de uns do que de todos…. Fazem o que querem, do jeito que querem, na hora que querem… e fica por isso mesmo…

  81. Os todos poderosos se comportam com querem e bem entendem.. nossa republica bananeira é assim. Manda quem pode e obedece quem tem juízo.. O stf todo, é ASQUEROSO.

  82. Viva Brasil, viva a Cleptocracia, quero ver se o poder do Mato Grosso concede-me alguns hectares de terras também ou é somente para o todo poderoso 'Deus", ora senhores depois do georreferenciamento aumento o tamanho da propriedade, isso é falcatruagem pura,terras devolutas em favor de quem já tem terras? Brasil terras de Bandidos das Instituições do Poder.

  83. O que o ex-ministro Joaquim Barbosa teria dizer sobre isso??? Foi que ele que fez menção aos capangas de Gilmar no Mato Grosso. Bom seria que ele pronunciasse a respeito. Não é normal um ministro do STF como Gilmar Mendes surfar sobre todas as ondas da esfera política brasileira. Frequentar gabinetes fora da agenda e em horários fora do expediente.

  84. se fizer busca minuciosa no intermat vão se depara com muitas terras públicas nas mãos de autoridades, muitos latifúndios mesmo, mas lá o PT não vai.

  85. Quem conhecia bem essa figura, cada vez mais parecida com um gangster da política nacional, é o ex ministro Joaquim Barbosa, e já na época ele afirmava: "Vossa Excelência está destruindo a justiça desse país. (…) Vossa Excelência não está na rua, Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. (…) Vossa Excelência, quando se dirige a mim, não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar."

    1. A verdade é que todos sabiam, há muito, sobre capangas no MT e a mando de quem. Mas deixaram correr solto. A Justiça, parece, é a cara de GM. Agora, ficou difícil. Quase impossível.

  86. Me lembrei de um julgamento do STF em que o Min. Joaquim Barbosa discutiu feio com gilmar dizendo que não era como os "seus capangas do Mato Grosso". Agora, essa fala faz todo o sentido. Resta saber se o STF tinha/tem conhecimento de todas as "mazelas" de seu decano...

    1. Deve saber muito bem, mas não fez e nem vai fazer nada. Afinal, este é o Brasil. O pobre que se satisfaça com vale-gás, Auxilio Brasil e outras esmolas que ricos costumam dar para diminuir o peso de consciência.

  87. Sou ignorante no assunto, por isso tenho dúvida: nos países bem desenvolvidos, democracia forte, tds respeitando a Constituição, o STF é assim como aqui? E se ñ for, culpamos quem? É só uma pergunta de quem está desiludida de seu país.

  88. Reportagem de grande utilidade pública mostrando os crimes do maior mafioso do país. Lula e Marcola são fichinha perto desse aí, afinal qual corrupto ousa peitar o todo-poderoso Beiçola? Todos beijam a sua mão. Só prova que Moro é a cada dia mais herói nacional. Vamos ver que tipo de pano o Tio Rei vai passar.

  89. Um pequeno reparo: um campo de futebol tem como dimensões padrão 165m x 65m, correspondendo a 0,6825 hectares. Assim, 7.200ha correspondem, aproximadamente, a 10.560 ha.

    1. Correção: um campo de futebol equivale a 1,07 hectares, segundo suas medidas

    2. Um campo de futebol, segundo suas medidas, equivale a 1,07 hectares. Faça bem as contas

  90. Excelente matéria! É por isso que eu assino a Crusoé, onde mais veríamos uma apuração sobre o "Jaba, The Hut" do STF? É por isso que ele odeia o Moro, nenhum corrupto suporta o ex-ministro, por isso que o Sistema o derrubou. Em 2022 #É Moro ou nulo!

  91. Parabéns Fábio Leite pela coragem em expor uma das figuras das mais arrogantes do país; e ao que tudo indica, possuidor de curriculo desabonador há muito tempo. Será que ele vai se defender ou ficar na muda. João Plenário precisamos saber sua opinião a respeito desses fatos no mínimo estranhos, e a sociedade brasileira merece uma devida explicação. Não adianta, vir com grosserias!

  92. Este STF é Fantástico , temos boquinha fe vêludo , Sandra Brea , Adv do PCC , Amigo dos Amigos Do Pai , Amigos do André Do Rep, A migos dos prefeitos . É uma organização extremamente benevolente. Só não ajuda ao povo trabalhador, antes de elegermos políticos , tínhamos que ocupar as ruas para exigir a renúncia destes antipatriotas.

  93. Agora está explicado a compra pelo município de Diamantino da faculdade da família do Beiçola, afinal o que são 7 milhões de reais para quem avançou e tomou posse de terras alheias e ainda jogou o problema para os vizinhos. Esse suposto juiz ainda usou mensagens conseguidas de forma ilegal para justificar a suspeição de Sérgio Moro. O Lula poderia mandar sua turminha do MST dar uma chegadinha nessas propriedades, vocês não acham? Só para ver, certo!

    1. O Lula hoje está muito triste. Nem sei como ele conseguirá fazer festa para o Alckmin. O Fábio Leite com uma só reportagem pôs em dúvida se ele, o adorado Lulaladrão, é realmente o rei ou o chefão dos ladrões deste Império da Sem-Vergonhice.

  94. Parabéns FABIO LEITE! Parabéns CRUSOÉ! Essa reportagem sobre O Fazendeiro Gilmar é uma preciosidade para desvendar as razões que levam um ministro do STF a ter ódio de quem ousa combater a corrupção no Brasil. PARABÉNS! PARABÉNS! PARABÉNS!

  95. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……. #ÉMOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  96. Minha alma encontrou um pouco de paz ao ler a reportagem que coloca esse infeliz "juiz" no seu devido lugar: o de ser um nada e, como tal, o de ser uns dos que mais contribuem para o país permanecer nessa lama sem fundo. Quem mesmo "vai para a lata de lixo da história"?

  97. O ladrão de terras, o Beiçola, não tem jeito mesmo. Atua para aumentar seu patrimonio desde mocinho, faz chantagem contra os seus colegas (vide Carmem Lúcia e Kássio como K), transita pelo mundo dos negócios sem ser inocomodado por ninguém, e também não devemos es

  98. Estão esperando o que para liberar esta reportagem e dar destaque no UOL, em que vocês agora são parceiros? Isso precisava estar na "primeira página" do site.

  99. Parabéns Crusoé pela reportagem que expõe o GILMARSÃO, isso é, o que deveria ser a base da Lava-Jato do Gilmar. Era preciso uma figura desse quilate e com essa experiencia no crime para, do alto da Suprema Corte deste pais, auxiliado por Lewandoski e Tofolli, estraçalhar a Lava-Jato, glorificar a corrupçao e fazer do Brasil o Império da Sem-Vergonhice.

  100. Esse assaltante público Riva dominou este estado ao longo de 16 anos reinando na Assembleia Legislativa de Mato Grosso com a alternância de cargos robustos (e bota gordura nisso!) de grana como presidente e 1º secretário. è o que o cuiabano chama de "essência de porcaria". Vaias para os garantistas da justiça brasileira e para os seus áulicos da mídia.

  101. Sinceramente, fico cada vez mais desesperançado ao ler estas matérias e ver que nós não temos poder nenhum de mudar nada, só ficar olhando mentirem descaradamente e fica por isso mesmo

  102. Parabéns Crusoé, por esta aula sobre este Império da Sem-Vergonhice, onde o GILMAR MENDES, com todo o seu garbo, é o REI. Ele dita o padrão da Sem-Vergonhice neste país. A reportagem da Crusoé corresponde à Lava-Jato do GILMARSÃO. Viu Lula, Zé Dirceu, Aécio comparsas e respectivos defensores, por que a Lava-Jato teve que ser destruída por excesso de provas? Este é o Brasil em que só alguém da estatura do grande GILMAR MENDES pode ser o REI. Moro, entendeu por que o GILMARSÃO o odeia?

  103. Se houver uma Guerra Nuclear entre Rússia e EUA, por causa da Ucrânia, irão sobreviver somente as baratas e Gilmar Mendes.

  104. O RASTRO DE IRREGULARIDADES PRATICADOS POR ESSE MINISTRO NO PASSADO, COMO MOSTRA A REPORTAGEM, O DESAPROVARIA PARA A FUNÇÃO QUE HOJE OCUPA. MAS NESTE PAÍS NÃO HÁ JUSTIÇA.

  105. E ainda tem coragem de cobrar "lisura" de Moro no processo contra o Molusco. Que vergonhoso, hein Seu Gilmar? E os "representantes do povo", não viram nada? Tribunais de Contas? Nada? Isso explica o ódio a Sérgio Moro e toda a turma da Lava Jato!!

  106. Brasil não é país. É uma organização criminosa. Pior que todas as máfias, pois ao contrário dos mafiosos que correm perigo, o estado os protege.

    1. É uma porcaria. Sem ofender os porcos. E não tenham dúvidas que excrementos como esse sempre estiveram e estarão à disposição para soltar traficantes, corruptos, ladrões graúdos, lavadores de dinheiro, e que tais. E recebendo nossos impostos até o fim,

  107. Esse Gilmar é peixe pequeno . Tem muitos bilionários no Brasil , e estão na justiça, política e outros. PAIS DE FAZ DE CONTA.

  108. como este Ministro pode julgar os processos de inocente ou culpado se o próprio é um poço infrações em seu beneficio. O que o senado nada faz, também defendem seus interesses.

  109. gilmar é um cancer na sociedade. é o que temos de mais nefasto para manter o atraso do pais, e a impunidade que é o que ele mais sabe praticar. E um cana lha como esse tendo o poder que tem, quem pode parar? Pobre Brasil. Condenado até as proximas 10 gerações

  110. Diogo, você é um dos sócios da revista. Por que não organiza uma série especial de reportagem sobre a corrupção? Organizada em 3 séries, abordaria primeiro Corruptos e Suspeitos do Executivo, Legislativo e Judiciário. Na segunda série, abordaria como esses crimes são julgados, destacando os julgamentos da ala suspeita do judiciário e a leniência do MP com essa gente. Na última série, mostrar as mazelas que isso causa. QUEM CONCORDAR, COMENTE PRA APOIAR A IDEIA. Seria Ótimo nesse ano de eleição.

    1. Seria um alento pra nós, uma "certa alegria" ver exposto os sujos e sua sujeiras.

    2. Caro Issac, seria uma ótima ideia se fôssemos um país sério. No caso, infelizmente, é "dar murro em ponta de faca". A melhor saída, como disse o Rui Goiaba, é mesmo utilizar os notórios Tom Jobim, Tancredo Neves e Franco Montoro!

    1. Vivian, dá licença? concordo com você plenamente. Na contramão da imprensa velhíssima, mofada, caquética de inteligências, datada de 1500, centrão, fisiológica e dependente dos fartos seios públicos, para a nossa louvação temos os Antagonistas, que todas as sextas-feiras fazem jorrar emoções (que à Roberto Carlos são tantas) e medos (que em que pesem impunidades são muitos e podem- quem dera!- infartar de raiva).

  111. Está explicado o pavor que ele sente do MORO. O MORO deve saber de todas as falcatruas dele por a perseguição e a amizade com o ex-presidiario Lula. tá explicado

  112. Ah, a república brasileira. O principal representante da casa grande no STF tinha que ter uma “casa grande”, obtida pelo velho instituto da invasão e uso da influência política montado em crimes ambientais e influência política. Quem puder que saia deste país.

  113. A sociedade dormente de tantas corrupções assiste inerte, omissa e indiferente aos maiores absurdos. Contar com quem? Os que estavam trabalhando contra os crimes do colarinho branco estão ,agora sendo massacrados exatamente por essas. " autoridades de carácter ilibado".

  114. Há poucos dias esse crapula declarou que Sérgio Moro vai pro lixo da história...sofri mas hoje me sinto vingada atraves dessa reportagem...obrigada,Fábio Leite!

  115. Gilmar Mendes - o PROBO - também pratica CLEPTOCRACIA? Atua nos bastidores para obter vantagens ilícitas e age SOB SUSPEIÇÃO? Deveria ser ENXOVALHADO EM PÚBLICO - como adora fazer com seus inimigos - para provar do próprio veneno. Todo esse enredo aviltante de ABUSO DE AUTORIDADE é mais uma PROVA da FARSA JATO!

  116. Esse ai é p ilantra profissional! jamais deveria ocupar um cargo público, muito menos em uma corte suprema. Deveria esta na cadeia

  117. Graças a Fernando Henrique cardoso que colocou esse verme no stf o Brasil precisa assistir impávido esse sujeito fazendo o que quer no país. Ainda por cima eliminando tudo e todos (vide Lava Jato) que interfere com suas atividades e interesses. O poder judiciário brasileiro é o nosso maior problema. O segundo é o congresso.

    1. A minha pergunta é a mesma.

  118. Nascido na cleptocracia. Avança sobre as terras dos outros e sobre os votos dos demais ministros, que mais parecem capachos do grileiro. Acho que a Crusoé deveria redirecionar estas mesmas perguntas para os demais ministros da corte.

  119. Excelente matéria. Parabéns. Mas, e agora? Todos nós sabemos que o GM é inatingível. Em outras palavras, fica tudo como dantes no cartel de Abrantes. Viva o Brasil! Viva a República do Mendes! Fodam-se os cidadãos de bem!

  120. Certezas: nenhum órgão de imprensa tocará no assunto; nenhum parlamentar tocará no assunto; nenhum ministro do STF tocará no assunto. Fim.

  121. Uma utopia: Ruptura já Voto distrital Fim senado/stf Estado mínimo Voto aos 21 anos Parlamentarismo Privatização total Fim das bolsas-voto Fim cargos vitalícios Prisão em 2ª instância Lei da ficha limpa plena Foro privilegiado restrito Fim estabilidade funcionalismo Candidato qq cargo político acima de 50 anos Fim das indicações monocráticas de servidores Quarentena 1 ano após fim da legislatura p nova candidatura Perda direitos politicos 2 legislaturas se renúncia ou n cumprir promessa campanha

    1. E me permitam sugerir: qq candidato terá que passar, com nota mínima de acerto em 51 de 100 questões acerca da CF, além de ter que redigir um texto explicando as razões de sua candidatura.

  122. Nenhuma surpresa para mim! Nenhuma! Infelizmente ,nós brasileiros somos vítimas na corrupção generalizada.de toga ou coturno todos juntos roubando o Brasil.

  123. Fico pasma ao ver como a sujeira e a corrupção estão alastrados em nosso país e a maioria das pessoas não se revolta contra isso. Ao contrário, perseguem quem fortemente às combate. Inacreditável!! E ter GM no STF representa este absurdo.

    1. Diogo, o beiçola vai virar a artilharia dele para a Crusoé. GM é amigável com os bandidos de colarinho branco por uma razão muito simples - ele faz parte da camarilha.

  124. "A linha que ele sempre segue". Bem esclarecedora a frase. A linha de levar vantagem em tudo. Esse é o homem que manda nos 3 poderes em Brasília. Jornalismo é pra isso, Rede Globo!

  125. BEIÇOLA IRÁ JOGAR PESADO CONTRA A REVISTA. OS TRIBUNAIS SUPERIORES, ENVERGONHAM E DESTROEM A DEMOCRACIA. INFELIZMENTE SUCESSIVAS INDICAÇÕES POLÍTICAS PARA COMPOR ESSES TRIBUNAIS, IGUALARAM OS TRIBUNAIS SUPERIORES DESSE TRISTE E DECADENTE BRASIL, A CORTE DA VENEZUELA E DE DEMAIS PAÍSES GOVERNADOS POR DITADORES.

  126. Sempre acha alguma coisa de alguém. Os negócios privados das pessoas públicas, a princípio, não nos interessa. Entretanto, algumas revelações nos surpreende. O ex ministro Joaquim Barbosa definiu bem quem é Gilmar Mendes, o ministro Barroso também o fez.

  127. Essa reportagem já seria suficientemente estarrecedora se o nome em questão fosse qqr outro, mas o peso é ainda maior por se tratar do Gilmar Mendes! Um sujeito sem escrúpulos, que deveria proteger a constituição, mas, ao invés disso, a massacra! Pior do que isso, homem como ele jamais poderia ser ministro do STF! Ele só age todos os dias em prol da impunidade de criminosos pq se sente dono do Brasil e, lendo a reportagem, fica claro q ele tem motivos de sobra para isso. Lamentável.

  128. Tem quem compre fazenda no céu (através das boas ações que pratica), tem quem compre em outros lugares, bem mais quentes que o MT.

  129. Tem quem compre fazenda no céu (através das boas ações que pratica), tem quem compre em outros lugares, bem mais quentes que o MT.

  130. As inesquecíveis conversas com Silval Barbosa e Aécio Neves diz muito sobre o caráter e intenções da pessoa. É um absurdo tê-lo como ministro da mais alta corte. É um dos motivos do nosso atraso enquanto nação.

  131. Gilmar Mendes reina absoluto neste país podre. Foi o grande artífice da injustiça sofrida por Sergio Moro. E vai continuar assim porque está na sua essência ser mau e perverso.

  132. Me ocorreu um adjetivo, “cangaceiro” do centro-velho-oeste. Será que ele pagou IR sobre o lucro da transação ? Vai pagar as multas ou mandar prender o vizinho, das terras que ele invadiu ? Covarde, não responde, sente-se como um rei acima das leis. E os brasileiros engolindo sapos, muitos com toga e tudo.

  133. Parabéns, Fábio Leite! Ótima matéria. Faltava esse grito público. Só espero que a Crusoé não seja convidada a ir à PF novamente, explicar o que o Exmo. não quis responder.

    1. Esse cara não usa toga, mas sim uma embalagem de excrementos.

    2. Meu Deus, como pode existir gente assim, é muito triste…

    3. É o fim do mundo ! Estas terras tem que retornar ao ESTADO !!! Que bandidagem !!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO