MarioSabino

Honra

15.04.22

Vou usar o meu espaço para falar de honra. Mata-se em defesa da honra, processa-se em defesa da honra, faz-se o diabo em defesa do que seria a honra. Nada disso é honra. As pessoas honradas fazem o moralmente certo porque não saberiam fazer de outra maneira, não se incomodam muito com os caluniadores e difamadores— e, quando fazem o errado, reconhecem cedo ou tarde que agiram mal, para a sua própria desonra. Honra não é sinônimo de santidade, mas é um autocorretor poderoso.

No jornalismo, ter honra é, principalmente, não se vender. Não se vender ao poder político, não se vender ao poder econômico, não se vender a interesses escusos, sejam eles quais forem. É também não se render à intimidação policial ou judicial. Jornalistas honrados podem errar nas suas avaliações sobre a realidade, serem injustos e até mesmo cometer pecados conscientemente, fustigando desafetos de maneira gratuita (em quase 40 anos de carreira, errei muito e pequei muito, Senhor). Mas eles não se vendem.

O assunto é honra, logo o assunto é Rodrigo Rangel, diretor de redação desta Crusoé, revista que está prestes a fazer quatro anos bem vividos. Rodrigo Rangel é um jornalista honrado como poucos que conheci. Rodrigo Rangel é um jornalista honrado porque é um homem honrado. Ele é o melhor presente que um pai e uma mãe poderiam ter — e espero que o Sebastião e a Aldira, lá no Espírito Santo, leiam este artigo e sintam ainda mais orgulho do filho que conceberam e educaram. Rodrigo Rangel é também o melhor pai que um filho poderia ter — e espero que a Júlia e o João Pedro, lá em Brasília, leiam este artigo e sintam-se gratos por tê-lo na certidão de nascimento (ele é um pouco ranheta, eu sei, mas pai sem ranhetice não é pai, acreditem). Rodrigo Rangel é ainda o melhor companheiro que uma mulher poderia ter, viu, Danielle? Sei que você sabe disso.

Rodrigo Rangel é o melhor colega de profissão que um jornalista poderia ter. Ele é leal e corajoso — e não é que tais atributos sejam abundantes nas redações, infelizmente. É também um dos melhores jornalistas do Brasil, em fontes e apuração. Não conheço ninguém mais rigoroso do que ele na confecção de uma reportagem. Rodrigo Rangel é um dos melhores jornalistas do Brasil porque é também um dos piores repórteres investigativos que um corrupto poderia ter na cola. Não larga uma história enquanto não a tem inteira e perfeitamente detalhada. Há os repórteres que soltam fogos de artifício e há os que são atiradores de elite, os snipers. Rodrigo Rangel é um sniper.

Está cada vez mais difícil fazer jornalismo no Brasil. Aquele que não é armazém de secos e molhados. Aquele que não bate somente em cachorro morto, com o perdão da expressão zoologicamente incorreta. Aquele que não usa a verdade para contar mentiras. Está cada vez mais difícil fazer jornalismo no Brasil, porque está cada vez mais difícil encontrar jornalistas como Rodrigo Rangel. Porque está cada vez mais difícil encontrar homens honrados como ele na nossa profissão. Eu tenho o privilégio de conhecer um desses raros jornalistas brasileiros.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É uma honra e um prazer seguir esse grande bastião de honestidade da Imprensa Nacional. Confie Rodrigo, que um dia esse estado de coisas será superado e vocês retornarão à ilha de Crusoé. Parabéns pelos excelentes serviços prestados ao povo brasileiro.🍾

  2. Rodrigo Rangel é o diretor da redação da revista desde que comecei a assiná-la. Assim que, aproveitando o ensejo desse artigo, agradeço o seu trabalho. Estou muito satisfeito com o conteúdo da revista.

  3. uma ilha no jornalismo, uma ilha no trato e no respeito ao próximo também !! parabéns Mario, parabéns Rodrigo, parabéns Crusoé...

  4. Parabéns Crusoé, Mário, Diogo, Rangel e toda a equipe de bravos jornalistas que compõem esse veículo. Está cada vez mais raro ver as pessoas fazendo bem o seu trabalho, por isso Moro e Deltan viraram heróis: por fazerem bem o seu trabalho, por isso que O Antagonista e Crusoé se destacam, por fazerem bem seus trabalhos. Parabéns. Força a todos.

  5. Imagino como tudo deve ter sido mais difícil ainda... Que todos fiquem bem. Continuo acompanhando o trabalho de vocês, com muita honra.

  6. Depois de a Honra e dos twites aos quais tive acesso hoje, 18/04, Mario Sabino precisa explicar aos assinantes os motivos que determinaram a saída da Crusoé do honrado jornalista, diretor da revista, Rodrigo Rangel. Tô esperando, Mario, Diogo...

    1. Também vi. Não entendi! Pelo exposto corte por falta de condições financeiras para arcar com o tamanho do Rangel e equipe. Saíram todos. A Crusoé nos deve uma nota sobre o ocorrido.

  7. Honra…que Crusoe deixou de lado, decepcionou nos os leitores ao se tornar jornalistas partidários de Moro, nada contra o juiz, mas o dever de vcs era unicamente informar e não tomar partido deste ou daquele, ao fazê-lo perderam totalmente a credibilidade como jornalistas

  8. HONRA, uma palavra que tem tão pouco significado pra um povo e um país tão grande como o Brasil,mas tão pequeno qnd se trata de princípios. "Alí vai um homem honrado,alí está uma mulher honrada" desde de criança isso sempre teve muito significado pra mim,o melhor elogio de todos,eu pensava...e continuo pensando.

  9. Senhores, sou advogado e estou em cargo de comissão na prefeitura da minha cidade natal - observando cada movimento político que acontece. Sinto uma profunda e verdadeira vontade de imergir no jornalismo, inspirado pelos grandes profissionais que representam a Crusoé. Confesso que não conhecia Rodrigo Rangel, talvez pela minha pouca idade, mas são pessoas assim que nos incentivam a continuar trabalhando com firmeza nesse país que implora por uma revolução de integridade e HONRA.

  10. Paulo, se fosse mentira, o que obviamente não é, Bolsonaro iria imediatamente acionar os repórteres judicialmente. Como seria facilmente desmentido a partir da quebra de sigilo de qualquer integrante do malfadado grupo, não o fará. Bolsonaro está se roendo de raiva por ter um traidor no grupo. Fim.

  11. A Crusoé deveria ter pedido ao Rodrigo Rangel para usar o seu rigor extirpando essa ridícula matéria de capa que bisbilhota desavergonhadamente o zap privado do Presidente e ainda espalha textos sem nenhuma comprovação de veracidade.

  12. Parabéns Rangel (linda homenagem do Mario a vc). Parabéns Diogo, Mario, Cláudio e toda a equipe por tanta resiliência e honestidade. Sou e seguirei sendo assinante com orgulho. Na esperança de um país menos pior.

  13. Muito honra em tê-los , como assinante de Crusué e O Antagonista , honrados e verdadeiros jornalistas nesta seara de verdades.

  14. Sorte e privilégio nosso, assinantes ligados na Crusoé e parabéns pra você, Rodrigo Rangel, por essa magistral carta de recomendação e reconhecimento que um competente jornalista poderia receber de um colega de tanto prestígio e lisura…

  15. Muito bom, Sabino! Como é bom saber que sou assinante de uma revista que possui um Jornalista desse porte e uma equipe - que também tem vc como integrante - capaz de admirar um ao outro. Contem com meio apoio. E obrigado por existirem!

  16. Cruzoe é uma ilha no jornalismo atual. Outro dia assisti a uma comédia de horrores na CNN, com e sem William Waack, comprando a ideia de que Sérgio Moro manipulou os julgamentos de lula.drão - o maior escroque da nossa política - e condenando o honrado ex-juiz! E se aliam às quadrilhas com a balela dos pesos e contrapesos da justiça e se colocam a favor das grandes bancas e dos corruptos e o fazem com desfaçatez, sem a honra de reconhecê-lo. Jornalistas canalhas, aos borbotões.

    1. Esse dia é 15/05/2022, com o povo decente de volta às ruas do Brasil 🇧🇷 em apoio à SÉRGIO MORO, presidente!

    2. Coisa revoltante essa perseguição ao Sérgio Moro. Caberia a nós defende-lo. Quem sabe chegue esse dia.

  17. Voces são a Cozinha Venenosa da extrema direita e esquerda e da vossa senhoria do poder da cleptocrasia brasileira.

    1. Se é pra xingar alguém, preserve ao menos a Língua Portuguesa. A palavra é: "cleptocracia"... 🙄

  18. Parabéns. A imprensa brasileira está toda comprometida pelos interesses econômicos e pelo medo. Omitiu-se com Lula, omite-se com Gilmar, com Toffoli. Grita sobre Bolsonaro, mas nem grita muito. Decepcionante.

  19. Fábio Leite também merece as mesmas honras destinadas, por mérito, a Rodrigo Rangel. Aquela reportagem sobre as invasões de terra atribuídas a Gilmar Mendes é demonstração de coragem e de valor profissional. Por essas e outras, renovei minha assinatura de O Antagonista Mais e da Crusoé.

  20. Que bom ainda haver jornalistas como vocês da Cruzoé, onde a verdade é a busca constante. Pelo menos temos a sensação de que existe uma luz na escuridão deste país!

  21. Parabens Mario gostei do assunto ,sincerosobre o amigo, Pena que sao poucas as pessoa que como voce acaba de dar a publico as referencias merecidas, o egocentrismo de muitos nao admitem elogios,Bom fim se semana n,b,exemplo a valer,gostei

  22. Vocês, jornalistas da Crusoé, são excelentes!!! Mais um belíssimo texto com o merecido reconhecimento de Rodrigo Rangel. Ainda bem que vocês persistem. O que seria de nós sem vocês? 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  23. Tenho a honra de conhecer, conviver e ter o Rodrigo Rangel como compadre. Fico feliz que ele tenha esse reconhecimento de seu caráter, em uma época em que decência é uma roupa de missa.

  24. A Crusoé merece a confiança de seus leitores porque sabe que podem contar com jornalistas honrados como vocês. E isso está cada vez mais difícil nesse país em que a “justiça” solta ladrão e o faz candidato a presidente da república. Pobre Brasil 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷 e, parabéns jornalistas da Crusoé, porque mesmo com todas as adversidades vocês não desistem de mostrar a seus leitores toda a podridão da política e da “justiça” dessa república de bananas. Obrigada.

  25. Alguém só reconhece a honradez de outro se também for honrado. Muito bonito seu desprendimento em descrever um companheiro de profissão com as melhores tintas. Coisa rara de se ver!

  26. E você, Mário, honra o seu companheiro de jornalismo escrevendo tão bem e tão bonito sobre a honra dele. Poucos sabem enaltecer aqueles com os quais convivem. Parabéns!

  27. Em um país onde vigora a malandragem as vantagens de sempre passar outros pra traz, as vigarices com o dinheiro público, e a falta de esperança de uma população cada vez mais esquecida e marginalizada na mão de políticos corruptos é que notamos que pessoas especiais fazem muita falta, deveríamos ter raingeis na economia, rangeis na educação ,rangeis na cultura, na agricultura para semeamos a bondade a lealdade a educação o amor a esperança…

  28. Que bonito seu texto Mário. O texto e o gesto. Sua grandeza em reconhecer o mérito do outro, coisa rara atualmente, me faz crer que realmente vale a pena acreditar que ainda há pessoas corretas e dignas neste país. Te admiro muito.

  29. Logo quê vocês criaram a Revista Crusoé e pela qualidade do jornalismo de vocês fiz prontamente minha assinatura é muito importante a pessoa se sentir segura das informações que está recebendo, meus parabéns ao Rangel e ao Sabino que externou tão sabiamente as qualidades de se colega

  30. Parabéns, e sorte a nossa contar com jornalistas honestos como vocês. É por isso que assino Crusoé e O Antagonista: porque confio em seu jornalismo.

  31. Claro que o elogio tem $eu$ motivo$. O problema Mário, é que moral e honra são problemas humanos. Mas, no Brasil, em especial, pelo tamanho, diversidade, e pluralidade cultural do país, as pessoas são muito baratas. De uma cervejinha, passando por barras de ouro, empregos de parentes, até depósitos em Off shores, o brasileiro é muito barato. Por isso, todo o reconhecimento a Rangel. Um grão dourado em um deserto imenso.

  32. Parabéns ao Rodrigo Rangel e ao Mário e Diogo por reconhecê-lo E muito difícil ser honrado nesse país Eu trabalho há 30 anos no mercado financeiro e mantive minha honra Porém muito poucas vezes fui reconhecida Para se reconhecer alguém honrado a pessoa precisa ela mesmo ter honra !!

  33. Sou fã do trabalho de vocês, do Antagonista e da Crusoé. E pelo depoimento do Sabino acerca do Rangel, fico feliz por ele estar nesse time. Parabéns

  34. Parafraseando o João Saldanha, o Rodrigo Rangel não serve para jogar na zaga do Bangu, mas gostaria de te-lo como genro! 🤓

  35. Boa Mario! Bela e merecida homenagem ao Rodrigo! Honra essa que encaixa também p vc , Diogo, Claudio e equipe. E inexiste p a maioria dos jornalistas da JovemPan, Folha, Estadão, Globo e muitos outros. Força e vida longa p Crusoé e O Antagonista.

  36. Por tudo que a Crusoé representa, para o cidadão brasileiro honrado e para o jornalismo desse pais, é que sou assinante. Ótimo artigo Mário para que não nos esqueçamos de valores fundamentais já esquecidos por muitos brasileiros. Parabéns.

  37. No Brasil não é só no jornalismo que falta honra, falta também nos representantes do executivo, do legislativo, do judiciário, da classe empresarial e a julgar pelas recentes pesquisas de voto, no povo. Desta maneira nunca seremos uma NAÇÃO, somente um “bando de gente” a caminhar na direção que nossos líderes (ou chefes de bando) querem. Triste país

  38. Por meio do seu texto, estou conhecendo um pouco mais do Rodrigo Rangel. Homenagem linda! Obrigada, Mário! Obrigada, Rodrigo!

  39. Sou feliz por fazer parte dessa “ilha jornalística” que conta com profissionais qualificados e “honrados”, em quem podemos confiar na apuração e conteúdo dos fatos das reportagens! Parabéns ao Rangel, justas e sábias palavras, mas minha homenagem vai para toda essa equipe brilhante! Obrigada a todos! E vc Mário é imperdível, seja aqui ou no Papo Antagonista!

  40. Sempre merecendo meu respeito, que quem tem que ler seu artigo não os familiares de Rodrigo Rangel, esses sabem de sua honradez. Sim deveriam ler : Constantinos, Garcias, e todos da Jovem Pan. Quem sabe aprenderiam a ter em pouquinho de honra. Meus parabéns pelo artigo, você é dos poucos jornalistas que ainda pode falar de HONRA!!!!!

  41. Neste ano, o jornalismo de aluguel parece ter atingido o seu ápice. Chega a doer ouvir alguns profissionais na CNN, Globo.....Não há mais nenhum vestígio de interesse pelos fatos. São cabo eleitoral assumidos

  42. Sempre é uma grata satisfação ler a Revista Crusoé, nas manhãs de sexta - feira pois, sabemos que existe ainda seriedade no jornalismo brasileiro. E nunca foi tão necessário o país ter um jornalismo assim. Em meio ao mar de lama, vemos a vela alva da Revista Crusoé, navegando e mostrando os navios piratas e os ocupantes que saqueam o país. A lisura dos artigos da Revista Crusoé, se deve a integridade de caráter de toda a equipe de jornalistas. Parabéns ao Rodrigo Rangel e toda a sua equipe.

  43. Eu pensei que você fosse narrar algum acontecimento que corroborasse os elogios, não dúvido de nada do que escreveu, mas isso foi meio que uma "coluna social", não? É aniversário dele? É alguma data comemorativa?

    1. Gilmar está vendendo um carro e bem barato. Você teria coragem de comprar?

    2. Com certeza pela coragem pelo texto da crusoe da semana passada sobre Gilmar Mendes

  44. Homens honrados - de modo geral - no Brasil de hoje são uma raridade, infelizmente. O país decaiu assustadoramente em todos os sentidos. As pessoas de bem se sentem peixes fora d’água. A famigerada “lei do Gerson” virou Artigo I da Constituição.

  45. Merecida homenagem. A diferença se faz perceber ao comparar RR a Chefes de Redação de outros veículos, cuja atuação se reduz ao passar de pano!

  46. Mario, se eu fosse o Rodrigo, pediria um bom aumento. Depois de todos esses elogios - só podem ser merecidos, você e o Diogo não poderão negar. Um abraço!

  47. Parabéns pelo artigo e que a honradez jamais sucumba. Mario eu sou do ES, por um acaso o Rodrigo Rangel é de Mimoso do Sul - ES ???

  48. Parabéns pelo texto brilhante !! Rodrigo Rangel é um exemplar raro como vcs jornalistas do Antagonista!! O Brasil precisa de vocês! Força

  49. Sou assinante da Crusoé desde sempre., e da turma do gargarejo do Papo Antagonista. Mário Sabino eu te amo pelos motivos certos🤩🤩🤩

  50. Sou assinante da Crusoé desde seu lançamento e recomendo. Ser escrito por gente honrada e ser livre de toda verba de publicidade estatal faz toda a diferença. Parabéns. Continuem assim.

  51. O Publisher de Crusoé é um homem honrado. ... Escolheu um Homem Honrado para diretor de redação de Crusoé... Temos homens honrados que fazem O Antagonista e Crusoé. ... Parabéns, Mario!

  52. Diga a ele pra fazer uma crônica evolutiva para o dia 01 de janeiro de 2023, desde já. Sobre as nuances do que deve ser o Jornalismo, de caráter, moral, e outros quitutes do profissionalismo e da natureza humana. Um divisor de águas nesta bagunça de jornalismo n_a_c_i_o_n_a_l.

  53. Mário, um elogio em forma de crônica como este, vindo de você, só pode ser para alguém muito especial. Conheço Rodrigo Rangel pela Crusoe, e se não me engano, assistindo ao Papo antagonista, eu o vi junto com você e Cláudio Dantas. Só posso agradecer por ser assinante de uma revista que não se vende, que não aguento assistir emissoras abertas ou fechadas, nem ler jornais tendenciosos. A Crusoe é minha outra fonte, além d'O antagonista. Obrigada, Mário! Obrigada, Rodrigo!

    1. Texto lindo! O jornalismo que defende corruptos , minimiza fatos que são a evidência da podridão do poder , infelizmente é o que predomina..

Mais notícias
Assine agora
TOPO