DiogoMainardina ilha do desespero

Palavra por palavra

15.04.22

Sou o novo Pierre Menard. Sim, Pierre Menard, o personagem de Jorge Luis Borges. Ele reproduziu Dom Quixote, palavra por palavra, linha por linha. Eu reproduzo a reportagem sobre as fazendas de Gilmar Mendes, publicada na semana passada, aqui na Crusoé.

“Pierre Menard não queria compor outro Quixote – o que seria fácil – mas o próprio Quixote”, diz o narrador do conto de Borges. “Sua admirável ambição era produzir páginas que coincidissem – palavra por palavra e linha por linha – com as de Miguel de Cervantes.”

Ambiciono fazer a mesma coisa. Em vez de usar o computador para copiar e colar mecanicamente o texto de Fabio Leite, teclo-o letra por letra, a fim de torná-lo meu:

“Em setembro de 1999, quando era assessor jurídico da Casa Civil da Presidência da República, no governo de Fernando Henrique Cardoso, Gilmar foi contemplado com uma decisão da Assembleia Legislativa do Mato Grosso que autorizou a ‘regularização da ocupação’ de uma área de 507 hectares, o equivalente a mais de 500 campos de futebol (…). No mesmo dia, o irmão caçula de Gilmar, Francisco Ferreira Mendes Júnior, conhecido como Chico Mendes, obteve autorização para ocupar uma fazenda vizinha, de mesmo tamanho.”

Nesse ponto, a narrativa torna-se mais labiríntica, quando surge pela primeira vez uma figura sublime, uma espécie de Dulcineia mato-grossense:

“As duas resoluções foram assinadas pelo então presidente da casa, José Riva, e por outros dois parlamentares (…). Riva, um político influente do estado, ficou conhecido como o ‘maior ficha-suja do país’ por acumular mais de cem processos por mau uso do dinheiro público.”

A cena está montada pelo autor para sua cambalhota final:

“Riva foi preso três vezes, entre 2015 e 2016, acusado de uma série de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Em duas ocasiões, foi solto por força de decisões monocráticas de Gilmar Mendes. Em outra, na Segunda Turma, teve os votos favoráveis de Gilmar e Dias Toffoli e, com o placar empatado em dois a dois, acabou beneficiado.”

Inicialmente, o método imaginado por Pierre Menard para se apropriar do Quixote era bastante simples, de acordo com o narrador do conto: “aprender o espanhol, recuperar a fé católica, guerrear contra os mouros ou contra o turco, esquecer a história da Europa entre os anos de 1602 e de 1918, ser Miguel de Cervantes”. Para me apropriar da reportagem sobre as fazendas de Gilmar Mendes, eu também teria de ignorar trezentos anos de história nacional, em particular a de Aripuanã.

O personagem de Borges, porém, acaba desistindo desse procedimento:

“Ser Cervantes e chegar ao Quixote pareceu-lhe menos árduo – por conseguinte, menos interessante – que continuar sendo Pierre Menard e chegar ao Quixote mediante as experiências de Pierre Menard.”

De fato, cheguei à reportagem da Crusoé como Diogo Mainardi, com as experiências de Diogo Mainardi no trato com Gilmar Mendes. Quem cotejar as palavras de Fabio Leite com as minhas poderá concluir que elas são idênticas, mas seu sentido mudou completamente de uma semana para cá. Nenhum veículo de imprensa teve a ousadia de repercutir a matéria publicada por nossa revista. Só eu, o novo Pierre Menard.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Curioso mesmo o silêncio da imprensa sobre esse assunto. Nem mesmo o histérico do Villa se manifestou. De gente como Reinaldo Azevedo eu já nem esperava manifestação alguma, pois esse aí é vassalo do Gilmar.

  2. Parabéns pelo trabalho de vocês em mostrar mais uma faceta podre desses "paladinos da justiça". E ainda fingem ostentar probidade.

  3. Depois de ler a matéria sinto alegria pela MORTE.....felizmente ela vai chegar como chega pra todos nós para o semi-deus gilmar mendes ( minúsculo mesmo.

  4. Gilmar é o expoente do MECANISMO corrupto no judiciário. Somente Joaquim Barbosa teve coragem de colocá-lo em seu devido lugar.

  5. Diogo, não é só 'o que' - o assunto, a reportagem magnificamente investigativa, o que já seria extraordinário _, mas 'o como': onde mais, ler textos dessa natureza, com essa forma que até eleva a gente, de tão bela?

  6. Sabes que me emociono quando leio o que escreves apesar de não te conhecer pessoalmente ,sinto um carinho imenso por ti e mesmo que não sejas frágil te sinto e muito com um sentimento a flor da pele que tenho vontade de te abraçar e ouvir o concerto de Varsovia contigo.

  7. As pessoas no geral não suportam nem imaginar que exista um Diogo muito menos um Diogo Mainardi capaz de sentir como o sangue corre nas veias cada palavra, escrever e publicar.O teu público não existe aqui ,também não sei se ele existe ,pois es demais ,a maioria nem entende e vejo que não entendem pelas respostas que dão no twitter.É lamentável que tanta imaginação fique perdida ou comparada com os outros jornalistas como.Pingos nos is e tantos outros que chegam a ser hilarios.HeloisaFormel

  8. Nunca ouvi falar no "artista" da arte de copiar, mas lembro que: tudo o que está na Internet é informação pública. Desconfio muito da ética jornalística, quando copiam matérias inteiras da CNN, CBS, FOX e outras, mas fazer o quê ?

  9. " O Brasil está Involuindo ". Análise perfeita. Bem , basta verificar as duas classes que " produziram " os atuais líderes nacionais: Sindicalísmo corrupto e a " Mílicia Violenta " que expulsa comerciantes pequenos , assassina opositores e impôe o terror no Rio de Janeiro. Daí surgiram os líderes que a Nação " adora e venera ". Com esse tipo de " líder ideal " qual Nação prosperará ?

  10. Gilmar Mendes passa, Diogo passa, Bolsonaro passa, Lula passa . Mas o Brasil fica . O que vai mudar nosso país são os Diogos e cada um que coloca um tijolinho que desmascara os cretinos que incendiaram o circo pode passar mil anos mas somos nós que faremos o Brasil e o mundo mudar . Não desistimos.

  11. A maior parte da imprensa brasileira não suporta ver a qualidade e a coragem do trabalho de vocês. Cúmplices da ignorância que nos assola como nação. Agora entendo o Tweet do Mario sobre "censura velada". Se não repercutem, as matérias de ouro da Crusoé não alcançam novos leitores, novos assinantes, sufocando os recursos para a Revista. Que tudo melhore.

  12. Gilmar Mendes me lembra Simon Bolivar "O Libertador", só que por motivos escusos, conforme se pode depreender do texto do artigo Palavra por Palavra.

  13. Gilmar já mostrou que é capaz de usar as táticas de gângster para prejudicar quem estiver atrapalhando seus interesses, por isso, a grande imprensa fica calada e engole seus esquemas, comprovados legalmente por grampos, como foi com Aécio e outros bandidos da política.

  14. É por isso que eu assino Crusoé. Não dá para seguir assistindo G1, Folha, Band… Todos esses são parciais ou têm medo das "excelências".

  15. GM soltou o amigo barata varias vezes. Eterno inimigo da operação lava a jato e de toda honesta equipe . E devemos a fhc seu lugar na cúpula do jud. Pra salvar os compadres do partido. E, o povo trabalhador pagando as contas das mordomias. Esse é o país da impunidade dos compadres.

  16. Parabéns Mainardi por contar e combater este aproveitador de seu cargo no STF e que faz e desfaz qdo convém a seus apaniguados e a si mesmo

  17. Mainardi, o Brasil é o país do faz de contas, nada por aqui tem lógica. É Terra do sabe com quem está falando? E assim estamos há 520 anos!

  18. GM é ban dido, todo mundo sabe! Qdo se trata de livrar a cara de corruptos poderosos, do seu naipe, ele não se faz de rogado.

    1. Parabéns Mainardi ! Concordo c o Rogério e Dagoberto

  19. Parabéns Diogo,continue assim... Qto aos nossos " Sinistros do STF" , uma vergonha,uma barbaridade que em qq outro país sério já estariam cassados e PRESOS""!! Afinal, essas e outras deste FDP é bandidagem da mais pura...

  20. A imprensa não está interessada em atacar à corrupção. Os corruptos venceram até na guerra das informações. Os jornalistas aliados a eles, confundem a opinião público fazendo de informações fatos. Fatos de informação. Trocaram os valores. A imprensa é um céu cheio de nuvens negras.

  21. Eu não posso olhar pro gilmar mendes, passo mal. Já me senti D. Quixote, Sancho Pança, Dulcineia, agora me sinto a pá do moinho que gira e nem sai do lugar, as vezes nem gira, e no meu sentir, ela é de papel e já rasgada. Mantra de sempre: #LavajatoOrgulhodoBrasil #MoroOuNada

  22. Nem os Bolsonaristas atacam Gilmar Mendes. A razão disso é simples: Gilmar Mendes ajudou Flávio Bolsonaro naquele processo das rachadinhas. Gilmar é algo não nocivo que em torno dele gravitam tudo o que não presta nesse país, do PT ao Bolsonarismo, passando pelo PSDB e pela nossa grande imprensa corrupta.

  23. Rede Globo, William Bonner, TV Bandeirantes, Família Saad, Folha de São Paulo, Portal UOL, CNN, Globonews, enfim, toda essa grande imprensa, não vale aquilo que o gato faz no jardim e cobre com areia. O que essa gente fala, para mim, não tem valor algum. Estão todos eles comprometidos com o que há de mais atrasado e corrupto no Brasil.

  24. Serve para a imprensa brasileira o que dizia um velho jornalista sobre Brasília: “Em Brasília, o dia seguinte sempre consegue ser pior do que o dia anterior”. Na imprensa desta terra...também...

  25. Galschiot já retratou gilmar em sua escultura “ a sobrevivência do mais gordo”. A justiça, gorda e ineficaz, carregado por um famelico, é o proprio escroque.

  26. O mecanismo é muito mais amplo, os três poderes que deveriam ser pesos e contra-pesos, mas aqui não funciona assim. O presidente que indica o ministro STF que é sabatinado pelo Senado, que por sua vez pode ser processado pelo STF e o STF pode ser empichado pelo Senado. A câmara baixa que deveria representar o povo, se coaduna com tudo isso e configura o conluio dos três poderes. O povo entra para "legitimar" o mecanismo através da "Democracia", mas na verdade vivemos uma ditadura permanente.

  27. Supremo Totalitário Familiar! Onde tudo é possível à corte e seus clãs. Acobertados por uma imprensa conivente e pactuada nesta podridão jurídica e política.

  28. Carmen Lúcia e Luís Roberto Barroso são dois colegas de corte de Gilmar Mendes. Gilmar nada explica, nada fala. (Aliás, fala de tudo, menos dele mesmo). A imprensa nada questiona, nada investiga. (Por medo ou rabo-preso?). Carmen e Barroso ficam em silêncio. Como sempre. São cúmplices de Gilmar ao permitirem que se consolide na sociedade a imagem de uma corte suprema comprometida com desvios de poderosos, inclusive os de toga.

    1. O Barroso se autointitula "budista". Como pode se na prática se acovarda e se esconde. A Carminha, então é pior, atrás daquela candura de moça solteira de interior, já praticou a soltura do Lula e o linchamento de Moro. É claro que no limite há sempre um argumento de formalidade duvidosa, que de fato é questão de pura interpretação personalíssima. Devíamos eleger ou referendar popularmente os ministros so STF a cada eleição presidencial...

  29. Chupim/cupim encarnados na mesma desconjuntada e assombrosa pessoa, tipo bicho papão apequenando a imprensa encurralada é medrosa…

  30. O STF está acima e alem da lei. Eles são Supremos, podem e fazem o que querem. É uma confraria supra legal. Não ha limites, o senado é parte do problema, não a solução.

  31. Diogo, me rendo à sua coragem à sua elegância. De fato, o famoso beicola (,saiu sem a cedilha, desculpe) é um ser desprezível. E invejoso, porque mesmo com todo dinheiro que tem , nenhuma plástica o transformará num SÉRGIO MORO OU num DIOGO MAINARDI. É e será sempre, um réptil rastejante.

  32. gm, presente de fhc para os brasileiros, privataria, reeleição, apoio a lula, entre outros serviços... Imprensa br. quarto poder , tão corrupto qto os outros três. Povo pobre....miserável em tudo ....

  33. É incrível a cumplicidade reinante entre os 3 poderes, que se blindam, e ainda setores da imprensa que não se incomoda com esses fatos narrados nessa reportagem. O Gilmar deve ter muita gente na manga e deve ter muito a esconder. E o STF, lamentavelmente, é arrastado pra essa confusão!

  34. Quem tem tem medo dito popular KKKKKK, O QUE ACONTECEU COM AQUELE PROCURADOR QUE LEVANTOU A LEBRE? isso é Brasil senhor mainardi, creptocracia nosso modelo de governo e pronto.

  35. Gilmar Mendes é a compilação de tudo o que pode existir de pior no ser humano. Um psicopata que trabalha para manter a sociedade escravizada e sangrando a fim de sustentar seus ávidos bandidos amigos.

  36. Mainardi, Gilmar, O Grande mete medo em todo mundo, pois ele é o grande dono do Brasil. Toda mídia tem medo dele, exceto a ILHA Antagonista. Nada de tudo de ruim que está acontecendo que não tenha o dedo podre do grande Gilmar!

  37. Mais uma vez à justiça fecha os olhos para aqueles que são poderosos neste país, quem não sabe que esse GM não é um corrupto? Isso está mais do que na cara faz tempo. Penso que não mexem com ele e sua tropa porque devem ser ameaçadíssimos de morte. Essa gente é bandida.

  38. DIOGO Mainard voce e dono de uma erudicao fantastica sou apreciadora de tudo que voce publica sua destemidez e importante pois nada teme, e fantastica sua autodeteminacao poucos brasileiros tem como voce a tenacidade de relatar tudo com minuncias parabens continue no seu oficio sempre sincero e destemido bom fim de semana Rita Queiroz

  39. Moro perdeu-se no trajeto, e, lamentavelmente, deu ouvidos a um bando de incompetentes que o cercaram desde que concordou em mergulhar no projeto de ser a “única” solução à vista para libertar a camisa-de-força os edpertalhões da política nacional vestiram nele. Faltou exatamente a Moro, apurar os seus ouvidos aos sensatos que lhe sugeriram não seaventurar a uma disputa presidencial. Não estava preparado,ainda, esse pulo íngreme de uma disputa antropofágica. Está pagando por isso, agora.

    1. Correção:..”que os espertalhões da política brasileira vestiram nele..”

  40. Nem o bolsonaro que vive atacando os ministros do stf não teve coragem de comentar a reportagem sobre o gm no Twitter . Será porque???

  41. O que mais me impressiona é o ensurdecedor silêncio dos outros onze ministros da casa. Indecente conivência que compromete mortalmente toda a Instituição. Pobre Brasil!

    1. Também, com aquela impafia, o GM mete medo neles todos, tantoxfez, que a Carmem Lúcia mudou o voto e passou a ser contra 2a. instância.

  42. A maioria da imprensa brasileira foi coopitada , parte pelo Lulismo, parte pelo Bolsonarismo mas ambas curvando-se ao Supremo.

  43. Chega ser chocante que nenhum outro veículo de imprensa tenha repercutido a matéria do Fábio Leite. A Crusoé está de parabéns pela coragem que evidencia em suas matérias. Tenhamos vida longa!!

    1. Imaginei que o circo fosse pegar fogo. ledo engano, pobres de nós... :-(

  44. Uma utopia: Ruptura já Voto distrital Fim senado/stf Estado mínimo Voto aos 25 anos Parlamentarismo Privatização total Fim das bolsas-voto Fim cargos vitalícios Prisão em 2ª instância Lei da ficha limpa plena Foro privilegiado restrito Fim estabilidade funcionalismo Candidato qq cargo político acima de 50 anos Fim das indicações monocráticas de servidores Quarentena 1 ano após fim da legislatura p nova candidatura Perda direitos politicos 2 legislaturas se renúncia ou n cumprir promessa campanha

  45. Infelizmente uma parte do povo brasileiro é alienada e também tolera a corrupção, que usurpa órgãos públicos e poderes da República. GM defende bandidos. O futuro de nossos filhos está sendo roubado. É hora dos brasileiros honrados reagirem pra valer!

  46. É incrível o estado de covardia ou cooptação da imprensa brasileira. GM parece usufruir de um poder paralelo que faz dele um ser intocável.

  47. Por favor, inclua Fábio Leite ao lado de Rodrigo Rangel. Poucos jornalistas brasileiros teriam coragem de assinar uma reportagem como aquela sobre a Soninha Toda Pura do Mato Grosso e daquela "Corte".

  48. A vergonhosa autocensura dessa gente tem explicações; uma delas: redatores e jornalistas sabem do que Gilmar é capaz. Nós também.

  49. parabéns à Crusoé e ao Antagonista. Silêncio ensurdecedor de Folha de São Paulo, Estadão, Valor, Globo, e todos os demais jornais e radios. Não soube de nenhum comentarista político analisando as denúncias. Inacreditável a covardia dessa gente

  50. Já faz tempo, décadas, que esses urubus tomaram o Brasil de assalto, pintam e bordam sem nenhuma preocupação porque sabem que o rebanho é dócil, medroso, covarde e que aceitam passivamente o caminho para o matadouro de cabeça baixa. O povo brasileiro, em toda a sua indolência, está longe de dar certo, enquanto isso, a urubuzada faz a festa na carcaça.

    1. Nem o bolsonaro que é o inimigo numero um do stf teve coragem de comentar esta reportagem . Será porque???

  51. EU. Comentei no meu perfil do Facebook, acrescentando que o sr. Mendes, julgou suspeito um juiz concursado, que teve sua sentença aprovada por 9 juízes em duas instâncias.

  52. Gilmar é o Síndico geral do regime de 88, todos os seus alicerces passam por ele de alguma forma, e se comporta como o grande garantidor e beneficiário de amálgama do regime: a impunidade. Por fim, a sua permanência por definição inviabiliza qualquer mudança significativa.

  53. É no que dá ter uma imprensa dependendo de dinheiro de governo, medrosa e covarde, que se submete a poderosos corruptos encrostados no poder

  54. Não foi por coincidência que a mídia DEIXOU de replicar o outro caso do companheiro de crimes do gm, “o amigo do amigo” Toffoli. O Brasil não está sem leis, “apenas” temos em demasia inescrupulosos juízes, que abandonaram seus juramentos jurídicos em favor do próprio enriquecimento ilícito e dividir o poder com políticos imorais. Consideram-se absolutos, fazem o que bem entendem, uma vez que o povo abaixa a cabeça e caminha como gado ao abatedouro. Resta-nos, Brasil um País do passado !

    1. esse GM é sem dúvida irmão siamês do lluladrao, elementos repugnantes, a cara do estado brasileiro. e nós hó..

  55. Por aqui os "amigos do rei" são beneficiados em todos os setores, inclusive na imprensa que é censurada a mto tempo, nem sempre com leis, mas sempre com dinheiro. Crusoé e O Antagonista são os únicos livres e com coragem. Tenho orgulho de ser assinante desde a primeira edição de Crusoé e leitor de O Antagonista desde o primeiro post. Parabéns!!!

  56. A mídia de um modo geral vive do Sistema e esse é composto pelas diversas quadrilhas que tungam o país. Ambos convivem muito bem ( mídia e Sistema ). Dá nojo.

  57. Estamos na roça... Mas a matéria não foi em vão. Ela deixou claro a posição dos demais veículos de imprensa. O rei está nu.

  58. Eu fiz um Twitter provocativo sobre essa matéria da Crusoé, vieram me ameaçar. Eu, uma zé ninguém. “Apaga essa publicação [email protected]“, Até me acusaram de crime. Eu tenho poucos seguidores, nem tenho alcance. Mas, fiquei feliz, o objetivo foi cumprido, o post teve mais de 400 curtidas, o que é muito para um perfil pequeno.

  59. Fiquei escandalizada c a reportagem, e, + ainda, c a falta de repercussão! Aquele texto muito bem escrito, deveria ser o fim da carreira de um juiz q causa o mal e espalha o caos. Mas todos se calaram. Covardia e apatia formam uma mistura péssima. PS: Diogo, q cada um de vcs aí na Crusoé e no Antagonista tenham cada dia mais ânimo, mais coragem e mais sensatez p continuar o trabalho primoroso q fazem! De tudo q acompanho, o grupo de vocês é, de longe, o melhor de todos! Bom feriado a cd um!🥲🤗

  60. Crusoé tem a coragem de publicar o que se faz necessário. Sem amarras, sem conluios. Gracas a Deus! Obrigada por mais um texto brilhante .

    1. No nosso sistema um ladrão pode indicar o juiz da corte maior. E esse ladrão vai cobrar lealdade do seu juiz, é óbvio.

  61. Diogo, nenhum veículo de imprensa repercutiu a matéria porque, ou é inveja, ou são tendenciosos (para não dizer comprados); ou tudo junto e misturado. Só sei que só aqui, soube das fazendas do beiçola. Parabéns a Crusoe!

  62. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……. #ÉMOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  63. É só uma evidência(mais uma) de que a Imprensa Nacional está completamente "comprometida" para dizer o mínimo...Parabéns pelo texto!!!

  64. Quem tem rabo preso não aponta o dedo para outro, por este motivo outros veículos não falaram do Gilmar beiçola. Qualquer padre tem programa, tem concessão de tv. Será que a globo teme falar do Gilmar beiçola por causa da renovação da concessão???

  65. Em relação ao Poder Judiciário, r é muito fácil e lucrativo para a grande mídia falar de juízes ricos. Isso é glamuroso! Agora, fazer uma reportagem sobre as mazelas do Poder Judiciário e de seus juízes empobrecidos, pela injustiça e corrupção, não é uma tarefa vantajosa. Infelizmente, a sociedade brasileira não progredirá, se a realidade não for abordada como ela é e não como gostariam que ela fosse. Ainda, os fatos reais são muito maquiados.

  66. O Antagonista deveria parar de falar da programação da globo, não vejo sentido nisso a menos que fosse para falar mal ou diretamente falar que A GLOBO não falou sobre as falcatruas do Gilmar beiçola. Vocês falam do Ibope da globo.Deveriam falar do que a globo não fala e de como a programação emburrece o povo.Pra mim a programação da globo é para colaborar com o emburrecimento da já grande maioria do povo analfabeto funcional.

  67. A imprensa perdeu o hábito da leitura. Se orienta por memes ou ferramenta similar de fácil acesso. Os fatos perderam a relevância por mostrar a realidade.

  68. Abordar as mazelas do Poder Judiciário, ainda, é um tabu no Brasil. Precisamos extinguir o foro privilegiado para dar espaço à honestidade.

  69. Deduzi isso ao ler a matéria. Tinha certeza wue não ssiria em nenhum outro veículo de comunicação. Não temos outra opção a não ser continuar nessa luta insana.

  70. É por inveja da independência e da coragem dos profissionais da Crusoé que muitos jornalistas de outros veículos de imprensa deixam de citar os assuntos de inegável importância para a democracia que são tratados aqui nesta trincheira do jornalismo honesto.

  71. Não há ousadia sem coragem. Não há coragem sem estar livre de amarras, principalmente as consentidas. Dignidade e honra são atributos que desapareceram da imprensa. É desprezível.

  72. O "IMAGINÁRIO ", é a rica matéria prima para a construção do novo. Infeliz é aquele que nunca provou desta " receita" , pois não experimentou o prazer de ser autor de uma obra jamais vista anteriormente, mesmo que seja não totalmente perfeita. Novidades levam a mais novidades. Quem sabe, chegar-se-á ao ideal não imaginário, partindo e cavalgando pelo imaginário surreal. Absoluta certeza, tenho eu, de que , chegar-se-á, a algum lugar real deste imaginário.

    1. ninguém quer bater de frente com o judiciário e os nobres juízes. Parabéns à CRUSOÉ pela matéria. Um dia nosso povo acorda. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura......

Mais notícias
Assine agora
TOPO