MarioSabino

A fake news antidemocrática de Dilma

22.04.22

Na noite de sábado passado, estava eu posto em desassossego em frente à TV, quando vejo aparecer Dilma Rousseff. Foi literalmente uma aparição. A senhora voltou a existir na propaganda partidária da organização do ex-condenado. Está mais magra e rejuvenescida, ao passo que eu estou mais gordo e envelhecido, na comparação que, naquele momento, pareceu-me inevitável. Pensei que talvez fosse o caso de ir para o aparelho de remo que jazia ali ao lado, mas logo desisti da ideia — já ando remando demais contra a corrente e não me pareceu razoável concretizar a metáfora em suor.

Estava eu ali, então, diante de Dilma Rousseff. E, como não dá para deixar de ouvir as palavras de uma aparição, visto que as aparições tomam conta de todos os sentidos quando dão o ar da sua graça — ou, no caso, desgraça —, fui compelido a ouvi-la. E a aparição disse o seguinte: “Nos governos do PT, as mulheres alcançaram avanços: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, Lei Maria da Penha, do Feminicídio, Disque 180. Conquistaram posições de poder. Elegeram a primeira presidenta da República. O ciclo de 13 anos de conquistas foi interrompido pelo golpe. Agora é hora de assumir o que sabemos fazer de melhor: lutar pela vida, pela renda, pelo emprego e contra a inflação. Venha. Participe!”.

Depois que a aparição sumiu, pensei que Dilma Rousseff poderia ser mais utilizada nas propagandas do PT. Seria uma maneira eficaz de perder votos. Mas o pensamento se dissipou tão rapidamente quanto surgiu e foi substituído pelo seu exato oposto: talvez a maioria dos brasileiros esteja mesmo saudosa não só do ex-condenado como da sua “presidenta”. Desisti de tentar compreender o eleitor brasileiro e, para ser franco, a própria espécie humana.

Seja como for, intrigou-me que uma propaganda partidária, feita com dinheiro do fundo eleitoral, pudesse mostrar uma política de antigas envergaduras dizendo que houve um “golpe” no Brasil que tirou o PT do poder. Dilma Rousseff não citou explicitamente o seu impeachment, mas era a isso que ela fazia referência. Como é que uma ex-inquilina do Palácio do Planalto pode chamar de “golpe”, em propaganda partidária patrocinada por dinheiro público, um processo político-jurídico legítimo, que correu em obediência às regras da Constituição em vigor, no âmbito do Poder Legislativo e supervisionado pela mais alta instância do Poder Judiciário?

Depois de ouvir a aparição, fui procurar o Disque 180 do Tribunal Superior Eleitoral. Queria denunciar o ato antidemocrático e a fake news perpetrados por Dilma Rousseff na propaganda partidária do PT. Afinal de contas, chamar o impeachment de “golpe” é atentar contra os poderes constituídos, além de se tratar de divulgação de uma mentira escandalosa. Mas não há Disque 180 do Tribunal Superior Eleitoral.

Qual é a diferença entre um deputado bolsonarista que prega o fechamento do Supremo Tribunal Federal e uma petista, ex-presidente da República, que usa dinheiro público para deslegitimar a democracia brasileira, acusando-a de ter cometido um “golpe”? Nenhuma, zero diferença. Mas como a lei no Brasil é relativa, da mesma forma que as convicções morais, ela pune só o bolsonarista — e com espantosos 8 anos e 9 meses de prisão, parte deles em cana dura, mais a cassação do mandato, uma pena desproporcional ao crime efetivamente cometido de incitação à violência. O PT não está sendo festejado agora como um partido que sempre respeitou a democracia? Aquele professor brasileiro de Harvard não interrompeu Sergio Moro para dizer que o PT aceitou bem tanto o impeachment como a prisão do chefão do partido, contrariando tudo ao que assistimos ao vivo? Em nome da democracia, vamos perdoar o imperdoável e prender e arrebentar só quem está do outro lado — e estamos combinados na hora de ultrapassar limites constitucionais. Lei, ora a lei; realidade, ora a realidade; Dilma Rousseff, ora a Dilma Rousseff.

Fiquem aí com a sua “presidenta” e com quem a pariu. Mudei de canal e fui ouvir outra língua. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Brilhante comentário, como sempre. Citando Maquiavel, "Aos amigos os favores, aos inimigos a lei". Pobre de nós que não podemos mudar o canal para fazer desparecer esse pesadelo que nos aguardar.

  2. adorei o impeachment da Dilmaluca. Porém, sou obrigado a reconhecer que ela foi tirada do poder porque estava deixando a lava-jato correr muito solta. A politicalha corrupta (inclusive do próprio petê) estava desesperada para conter a sangria. E conseguiram, como estamos bem vendo, dia a após dia.

    1. Tem razão em ambas as observações: tbm adorei o impeachment e tbm reconheço que foi a que menos interferiu nas instituições e investigações. E seus indicados ao Supremo são os ministros mais decentes.

  3. Primeira vez que leio Mário Sabino. Muito bom seu artigo e sua percepção sobre Dilma, que Deus nos livre dela, e, de todos os políticos zarolhos; da esquerda até os limites da direita, que só defendem seus próprios mesquinhos interesse.

  4. Mário Sabino comungo dos seus sentimentos. Não compreendo os seres humanos nesse nosso tempo tão complexo. Sinceramente espero que alguns poucos sensatos possam sobreviver ao caos .

  5. Nesse País, quando pensamos que já vimos tudo, voltamos a nos assustar novamente. Até quando ? A única coisa que nos conforta, ainda, é quando encontramos algumas pessoas corajosas e justas, dispostas a dizerem a verdade. Parabéns , Mário.

  6. o único golpe dado foi a favor da anta quando o ministro presidente da comissão rasgou a constituição Federal para não cumprir os ditames em relação a perda dos direitos políticos da anta.

    1. Quanto mais mer.. mais os imbecis apoiam estas verdadeiras Antas, mas bem vivas para meter a mão do nosso dinheiro.

  7. Identifico-me com você Mário Sabino. Fiquei perplexa com a aparição da ex-presidente falando em golpe. Mais do que isso, das conquistas em 13 anos. Infelizmente, hoje acredito que será um ou outro. A esperança de uma terceira via morreu. O povo brasileiro, ainda, vive a política como futebol.

    1. Concordo que Dilma apareceu com melhor aparência. As conquistas das mulheres no período parecem inquestionáveis. Sobre o "golpe" há controvérsias, mas parece que estamos nos acostumando a ouvir mentiras e fake news, que está cada vez mais difícil saber o que é verdade.

  8. Excelente, como sempre. Melhor mesmo ouvir outra língua. Nossa "última flor do Lácio" só nos traz notícias amargas. Que pena!

  9. A mentira passa a ser uma verdade pra estes esquerdopatas. Agora qdo existe verdade eles mentem sem ficar corados, por exemplo, a seita e os companheiros produziram, mensalão, petrolão, 15 milhões de desempregados, inflação de 2 digitos, recessão, e certamente estão com amnésia, se esqueceram da herança maldita deixada aos brasileiros....

  10. É isso, Mário, há momentos em que o melhor a fazer pra não perder a sanidade é deixar a política brasileira de lado e ir ouvir uma palestra da Monja Cohen ou tentar terminar de assistir às 60h de gravação dos Beatles na série "Get Back", que deu origem ao longa-metragem "Let it be"... Afinal, pouco podemos fazer além de cantar "Let it be" e de assistir ao embate do Bolsopetismo no segundo turno...

  11. E não é que a "presidenta" ainda ganhou um brinde de saída ... O ex-presidente do Senado (Renan) e o então ministro-presidente do STF (Lewandowisky) decidiram mudar, por iniciativa própria, as normas do Impeachment e conceder o perdão dos 8 anos previstos de inelegibilidade. E ninguem falou nada, tudo bem e segue o jogo ... Só aqui no Brasil mesmo !!!!!!!

  12. Realmente Mário!!! Pode-se dar “graça” a um ex presidente ladrão, que provavelmente será eleito para presidência, pode-se “impichar” uma presidenta sem tirar os direitos dela e pode-se-se condenar um deputado (aliás deputado pode sofrer sanções de outro poder que não seja o legislativo?). Acho que algo de podre está acontecendo nesse país!!! Pobre país de Bananas!!! 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  13. Perfeito ! Estamos numa fase politica tão surreal que o eleitor brasileiro vair ter que optar por um reconhecido e refinado ladrão contra um bandido genocida burro que em comum tem uma "flauta mágica" que encanta os trouxas

  14. Como mais um robô de Lula, ela só terá essa canja para defender o seu mandato de pior “presidenta do pais” e construir fakes ilusórios para o luloptismo, copiando essa falácia de golpe. O melhor para nós, que mesmo rejuvenescida, como é contado ela é uma anticabo eleitoral. Coloquem mais desses dropes luloptista no ar para deixarmos viva a lembrança da pior “presidenta” e presidente do Brasil. E olhem que Bolsonaro é péssimo.

  15. A sociedade brasileira atual está me deixando com os nervos e a alma em frangalhos. Cansada de toda essa gente, dessa confusão moral e ética, desses políticos e juízes grosseiros e nao-civilizados. Que Deus me proteja e nos proteja.

  16. Você mudou de canal. Eu nem o acesso. Assisto os canais de filmes e me atualizo com notícias de O Antagonista/Crusue e o Papo Antagonista. Nos outros ou sou obrigado a assistir militância bolsonarista ou lulista. Não tenho mais idade pra isto. Como eu, meus olhos e ouvidos estão aposentados. Merecem descansos também.

  17. Na época da inquisição os probos severos juizes passavam as lindas donzelas na vara para sentirem como as bruxas seduziam os inocentes e depois as queimavam. no brazil as otoridades se corrompem para sentirem como funciona a corrupçao, para melhor perdoarem os outros corruptos. tudo pela constituiçao, pelo estado democratico de direito e pela harmonia e independência dos 3 phoderes.

    1. Os 3 phoderes na raba dos brasileiros!!! Aí sim Brasil merda!!

  18. Mário, você vai ser o último a pagar a luz? Não acredito que a Crusoé vai acabar? Parece que estou vendo o último capítulo desta novela que teve o primeiro capítulo que eu assisti de camarote, encantada com cada edição após a outra. Que maravilha de textos. Todos brilhantes. Você à frente, seguido por Rodrigo Rangel. E agora? Vai acabar? Vai ser escrita por estagiários? Vamos ter que assistir o ocaso de Diogo Mainardi, cada vez mais tolo? Enquanto tiver Mário Sabino, continarei.

    1. Nilza, obrigado por ser leitora dos meus artigos e da Crusoé. A revista continua firme e forte, como prova esta edição. Leia o artigo do Diogo que publicamos nesta semana. É uma joia. Abs.

  19. Mário, minha assinatura está chegando ao fim e é com pesar que confesso minha decepção com o Antagonista. Fui uma das primeiras assinantes deste projeto que ao se aproximar das eleições de 2018 começou a romper com a neutralidade. Mas a entrada de Moro na política fez com que vc rasgassem totalmente o que considero mais importante: o compromisso de isenção. Uma coisa é análise outra bem diferente é lavagem cerebral. O Antagonista investe maciçamente para que candidatos da 3a via não tenham êxito

    1. Acordem para a realidade Antagonistas, felizmente ainda há tempo de perder a arrogância e corrigir o rumo. O Brasil precisa de uma terceira opção. Ao invés de criticar os demais candidatos na tentativa de emplacar o ex-juiz que não tem partido nem apoio e NÃO SABE FAZER POLÍTICA, ajude os que tem esses predicados. Olhem a trajetória da Simone, olhem para o que o Doria fez em 3 anos, o Rio Pinheiros! Não nos condene há mais 4 anos com o déspota nem com o larápio. Temos q/ salvar nossa democracia.

    2. Continuando, uma tentativa de nos enfiar Moro goela abaixo. Ele fez um ótimo trabalho na LJ mas cometeu erro imperdoável ao entrar para o desgoverno. Assim como vcs jornalistas políticos ele como juiz que teve acesso ao meandro da corrupção na política não tem como se justificar que não sabia que JB tem na sua ficha corrida desvio de verbas, desrespeito às instituições e até planejou terrorismo. Se chegamos aqui vcs tem culpa pq induziram os leitores a crer em mais um salvador da pátria.

  20. Pois é. Está tudo muito confuso. O STF condena, com muita rapidez, uns bobalhões que criticam os ministros da suprema corte, seres insignificantes como esse tal Silveira . Por outro lado, anula o processo do ex presidente Lula, que é muito mais nocivo ao Brasil. Fazer o que?

    1. Concordo plenamente . É por isso que o maior inimigo da democracia brasileira não são o bolsonaro e seus comparsas mas sim o próprio stf .

  21. Em nome da Democracia estão sufocando a Democracia. Assim, fincando um passo de cada vez, chegaremos à mais abjeta auto/cleptocracia incensada pela Lei. Falta povo na rua.

  22. Não dá p entender o eleitor brasileiro, mas o Carlos Graieb deu uma pista boa na reportagem da capa, ele diz num trecho q os maranhenses não sabem diferenciar o auxílio Brasil do emergencial, se não conseguem diferenciar algo simples, tb não sabem diferenciar políticos e nem sabem (pelo jeito) q não são obrigados a escolher entre Lula e Bolsonaro 😑. Mário, o sr está ótimo e jovem (na dúvida de uma olhada no chat do Papo Antagonista de quarta), tenha + paciência ainda😬 e vá p o ap. de remo😉🤗

  23. Dá enorme tristeza constatar que não tem jeito, é tudo a mesma coisa, a mesma porcaria os políticos do Brasil sil sil… povo que cultiva o bozopetismo jamais chegará a eleger SÉRGIO MORO presidente!

  24. Inversão de valores jurídicos e morais, elegância de exposição e aproveitou a "aparição" para identificar essa aberração democrática. Impeachament/golpe em propaganda lulista. Acredito que jamais iremos escrever, esses tempos, como história do Brasil. É confuso e insólito.

  25. Mario sabe que contribuiu e muito para o impeachment de Dilma. E muito também para o antipetismo que culminou no bolsonarismo. E sabe que existe partido pior que o PT, mas continua nessa porque não sabe fazer outra coisa. E nem é tão velho assim.

  26. Fantástico artigo de Mario Sabino. É triste um STF que quer punir Justiça. Negar os crimes cometidos pelos PT é uma vergonha e atestado que Justiça Brasileira tem os olhos fechados aos crimes dos poderosos. Faz até o Bolsonaro virar santo e não um louco oportunista, que destrói a reputação daqueles que ousam discordar dele.

  27. Várias vezes, nem ligo esses canais, muita sujeira , estou tão cansada da podridão da política . Desejo homens justos para liderar a política do Brasil e assim termos educação justa, saúde justa, segurança e tudo o que o nosso povo precisa.

  28. Quer desconstruir as instituições e a democracia do país? basta anular todas as condenações em todas as instâncias e soltar todos os condenados por corrupção, lavagem de fortunas e uma penca de crimes contra o patrimônio público!!! O judiciário garante a impunidade daqueles que pagarem outra fortuna para advogados de porta de tribunal... Ou não???

  29. "Fiquem aí com a sua presidenta e com quem a pariu. Mudei de canal e fui ouvir outra língua" - Sábia decisão. Niguém está obrigado a ouvir narrativas infundadas e estapafúrdias.

  30. É surreal termos que assistir Dilma, “ a eterna presidanta” em horário eleitoral pedir votos para Lula, “ o larápio de nove dedos” depois de tudo que fizeram ao país!!

  31. Mário, desisti, entreguei os pontos. Desisti de lutar por um país que não quer sair da corrupção, da ignorância. Meu avô é que estava certo, o povo quer mesmo pão e circo. isso eles têm a vontade com o petismo e bolsonarismo. Que morram abrassadinhos, vou ficar babando em frente aos desenhos e séries, são mais realistas.

  32. A única novidade nisto é ver um cronista excelente como Mário perder tempo com esta ridícula anta vítima de sua ignorância e de seu bando digo quadrilha .. lixo vai pro lixo e ponto final ... deixa feder.

  33. Precisava ler esse artigo.Como sempre um balsamo diante de tanta hipocrisia. desonestidade .atrevimento de tudo e de todos,,,Obrigada Grande Mario ,Sempre Brilhante. Você me representa.

  34. PT que não aprovou o Plano Real, Dilma que foi reeleita numa onda inflacionária, sabe lutar contra a inflação!!! Estamos num inferno mesmo e só deve piorar neste ano eleitoral. Somos incompetentes como país mesmo.

  35. Dizem que a memória dos brasileiros é muito falha. Talvez seja mesmo. Mas, a par disso, o que mais conta é que este povo é , em grande medida, muito sem vergonha! Merece a porcaria de pais que tem.

  36. Os três poderes têm atuado em relativa harmonia, como diz a constituição. O Silveira deu umas caneladas no STF e foi castigado como exemplo p o Bolsonaro. O Lula foi beneficiado pelo mesmo STF, com a anulação de provas e julgamento, permitindo verificar o sucesso do aparelhamento promovido pelo PT. E nós ficamos sem 3a via e perspectivas de um futuro melhor

  37. Adorei o termo “aparição “ me fez imaginar a cena, surreal por ela mesma! Vivemos num país surreal, se obreiro de todas as possibilidades existe, esse reino e aqui!

  38. A meses, Crusoe omite e passa pano sobre os ataques à liberdade de expressão e a inviolabilidade do parlamentar. Graças a Deus, esta edição indica uma correção. Seria bom que viesse também com uma explicação.

  39. Mario, suas colocações são perfeitas! No País do Faz de Contas falta moral! Os 11 fazem o que querem e bem entendem, não há limite para eles. O que impressiona é que TODOS os veículos de comunicação, excluindo esta revista, acham tudo normal existe medo em apresentar a verdade fazer o verdadeiro jornalismo. Somos a própria involução!

  40. Felizes os que podem ir embora do Brasil para nunca mais voltar, esse país pestilento e tóxico, dominado por bandidos e amigos de bandidos que os protegem. Um país habitado por um povo bronco que pouco se importa de ser roubado e enganado. Merdå de país, merdå de povo

  41. O melhor a fazer é mudar de canal assim que aparece uma propaganda política na TV. É certeza de mentiras, falta de respeito e canalhice. Ainda por cima paga por nós.

  42. Se for para levar tão a sério nossas instituições jurídicas e democráticas, então Moro é parcial, Lula foi condenado injustamente e a Lava Jato foi um erro. Claro que foi um golpe político com um verniz inventado de legitimidade jurídica. Não é apelando a instituições golpistas e corruptas que se argumenta contra um golpe.

  43. Estou indignada já a bons longos anos. As mentiras cada vez mais grotescas de ambos os lados. Bolsolulistas perderam toda a vergonha. E não vejo mais o Brasil como um país decente.

  44. É difícil mesmo, Mario, intragável ver as mentiras petistas e bolsonaristas todos os dias, parte delas repercutida e chancelada por grande parte da Imprensa. Triste Brasil.

  45. Sábio Sabino, melhor escolha é ficar aqui com vocês, somente vocês! - e partir para ler sobre o resto do mundo civilizado. Google até que bem razoável nos permitindo conhecer povos invejáveis como os ucranianos e me entristecer com o declínio de outros, como os alemães. Parabéns pela nossa Crusoé!

  46. Confesso que tive o mesmo espanto quando vi a presidanta na tv e me espantei novamente pensando que o brasileiro ou uma boa parte deles quer essa corja de volta, só a psiquiatra ou talvez nem ela consiga explicar esse fenômeno

  47. Parece que grande parte dos brasileiros está disposto a acreditar que houve golpe e que não houve petrolão e que o Lula e outros tantos são inocentes. Intelectuais e jornalistas colaboram para essa mentira. Fazer o quê? Espantar-se, indignar-se e calar-se!?!?

  48. É de se imaginar que a Dilmaldição leu um texto produzido por outrem pois é incapaz de urdir um discurso tão longo de improviso dada a sua indigência intelectual.

  49. Li em Veja há muito tempo que a Costa Rica sofre/ passa por mudanças de clima em minutos, de hora em hora, em face do país ter os oceanos Atlântico e Pacífico a ditarem seu clima e tragédias. ... Temos nossos "oceanos" de tragédias a ditarem nossa miséria como civilização. ... Uma "tragédia" já aconteceu após a publicação de seu texto. Só isso. Não sei o que dizer.

Mais notícias
Assine agora
TOPO