Bruno Poletti/FolhapressMarcelo Odebrecht: liberdade total no final de 2022

Como o STF pretende anular as principais provas da Lava Jato

Liderada por Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, ala anti-Lava Jato do tribunal prepara terreno para decretar a "imprestabilidade" dos arquivos do departamento de propinas da Odebrecht
22.04.22

Quando foram assinados, em dezembro de 2016, os acordos de leniência da Odebrecht e de colaboração premiada de seus executivos faziam jus ao rótulo de “delação do fim do mundo”. O potencial das revelações feitas pela empreiteira era explosivo, não apenas pelos números superlativos —  eram 77 delatores, mais de 400 políticos delatados e 8,5 bilhões de reais a serem devolvidos aos cofres públicos –, mas também pelo farto acervo de provas do esquema de corrupção operado pela companhia ao longo de décadas. Sob a batuta de Marcelo Odebrecht, a companhia havia criado um departamento exclusivo para operacionalizar propinas, com dois sistemas secretos para trocas de mensagens e contabilidade envolvendo os pagamentos ilícitos. Estava tudo documentado e o metafórico “fim do mundo” para os corruptos parecia iminente.

Liderada pelos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, no entanto, a ala anti-Lava Jato do Supremo Tribunal Federal está pavimentando o caminho para tornar nulas — ou imprestáveis, no jargão jurídico — as mais robustas e consistentes provas do esquema de corrupção perpetrado pela Odebrecht. O plano, inaugurado para os processos envolvendo o ex-presidente Lula, no ano passado, e estendido em março passado ao empresário Walter Faria, dono do grupo cervejeiro Petrópolis, anula por completo um dos principais objetivos do acordo de leniência, que é a entrega de informações e documentos que comprovem o crime investigado. A anulação não comprometeria as vantagens oferecidas aos delatores nas colaborações premiadas. Ou seja, uma solução que mantém os benefícios concedidos aos corruptores confessos e livra a cara dos corrompidos.

Isso só está sendo possível porque as provas documentais do esquema da Odebrecht ficaram vinculadas ao acordo de leniência, uma espécie de delação feita por empresas nas quais eles se comprometem a revelar crimes, reparar os danos e não reincidir. Em 2017, a empreiteira forneceu à Lava Jato 54 terabytes de arquivos do sistema Drousys, usado para troca de mensagens secretas pelos funcionários do departamento de propinas da companhia, e do MyWebDay, onde era registrada toda a contabilidade paralela da Odebrecht, da origem ao destino do dinheiro sujo. Aos 77 delatores da empreiteira, coube esclarecer quem eram os destinatários da propina que apareciam com codinomes nos sistemas e contar como os acertos foram feitos e com quais objetivos.

Sem o Drousys e o MyWebDay, que eram criptografados e ficavam hospedados em data centers na Suécia e na Suíça, a megadelação da Odebrecht fica restrita aos depoimentos dos delatores. Embora sejam ricos em detalhes, os testemunhos, por si só, são insuficientes para resultar em condenação dos delatados. A lei das organizações criminosas, de 2013, que ampara os acordos de colaboração, estabelece que as delações são um meio de obtenção de provas. Como, no caso da Odebrecht, o grau de sofisticação do esquema criminoso era tamanho que as práticas ilícitas ficaram todas documentadas nos sistemas internos da companhia, inviabilizar o seu uso jurídico desidrata as denúncias e anula as condenações da Lava Jato. É isso que está em curso agora.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilFabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilGilmar e Lewandowski: tese que invalida o acordo de leniência da Odebrecht e anula processos da Lava Jato contra corruptos
A tese explorada tanto pelos advogados dos réus como pelos ministros anti-Lava Jato, com base no uso informal das mensagens hackeadas dos procuradores da extinta força-tarefa de Curitiba, é de que há uma “miríade de ilegalidades” envolvendo o acordo de leniência da Odebrecht. Duas delas se destacam, na visão dos algozes da operação: troca informal de informações dos procuradores do Paraná com autoridades americanas e suíças, sem que houvesse um acordo de cooperação internacional devidamente estabelecido, e quebra da cadeia de custódia dos sistemas de comunicação e contabilidade de empreiteira, porque em um dos diálogos hackeados do grupo liderado por Deltan Dallagnol há menção de que os HDs foram transportados em sacolas de supermercado.

Gilmar e Lewandowski já concordaram na “imprestabilidade” dos arquivos da Odebrecht e na “comprovada contaminação probatória do material”, por causa da alegada “manipulação inadequada” do acervo. Advogados, procuradores e juristas ouvidos por Crusoé nas últimas semanas disseram que é questão de tempo até que o STF declare as provas nulas para todos os réus, beneficiando dezenas de políticos que ainda estão enroscados na Lava Jato, como o ex-presidente Michel Temer, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o senador Renan Calheiros, o deputado Aécio Neves e o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, que será vice na chapa presidencial de Lula este ano.

O acordo de leniência e os acordos de delação da Odebrecht têm cláusulas de empréstimo mútuo de provas, mas são distintos. É perfeitamente possível anular as provas de um e manter os benefícios dos outros. Se isso realmente ocorrer, o estrago vai ser grande”, disse, sob reserva, um procurador que assinou os acordos pelo MPF. Para o criminalista Eduardo Sanz, um dos advogados de Marcelo Odebrecht, o acordo feito pelo ex-presidente da empreiteira estará preservado, independentemente da decisão sobre a leniência. “Certamente o colaborador não pode ser responsabilizado pela conduta ilícita do Estado. Não vejo nenhum risco aos colaboradores em face desses fatos”, afirma. Marcelo Odebrecht, aliás, já conseguiu no STF, por decisão do ministro Edson Fachin, a redução de sua pena de dez para sete anos e meio, além da liberação de 11 milhões de dólares de uma conta na Suíça. No fim do ano, o ex-presidente da empreiteira, que hoje cumpre regime aberto, não precisará mais se recolher aos fins de semana, nem prestar serviços comunitários, e poderá se dedicar ainda mais à guerra judicial travada com o pai, Emílio Odebrecht, pelo patrimônio da família.

Anular o acordo de leniência por inteiro poderia beneficiar a Odebrecht, agora batizada de Novonor, que está em recuperação judicial, com dívida próxima a 100 bilhões e dificuldade de honrar as prestações combinadas com o MPF. Isso resultaria em um impasse: o que fazer com os milhões que a empreiteira já devolveu aos cofres públicos? A previsão feita por quem acompanha o caso de perto é que o acordo de leniência será mantido, por interesse do Ministério Público e da União no que se refere ao dinheiro a ser devolvido, mas todas as provas originadas dele serão declaradas nulas. “O que a União ganharia anulando a leniência? Nada. E ainda abriria uma brecha para a Odebrecht não querer pagar as multas”, disse a Crusoé uma fonte próxima à empreiteira. A aposta nos bastidores é que a anulação das provas será feita de forma global, em efeito cascata, beneficiando não apenas Lula e Walter Faria, mas todos os delatados pela empreiteira. A decisão seria sacramentada depois das eleições, quando se projeta um cenário político menos conturbado. “O que está acontecendo é uma verdadeira garimpagem para passar uma borracha em tudo e tentar apagar a História”, resume um experiente procurador da República.

Não faz quatro anos que um perito da Polícia Federal que se debruçou sobre os arquivos secretos da Odebrecht sugeriu que o engenhoso setor de propinas da empreiteira virasse peça de museu, para que os brasileiros jamais se esquecessem do esquema de corrupção que assolou o país. Era 2018 e, assim como o perito federal, milhares de brasileiros acreditavam que seria possível vencer a guerra contra a corrupção. Hoje, quem combateu do outro lado é que está sendo aniquilado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A composição do STF não é causa, mas consequência da corrupção generalizada que assola o PAÍS SEM FUTURO, habitado por um povo essencialmente corrupto. Só corruptos elegem corruptos.

  2. A lava jato ,comprovou que houve ladrões corruptos safados,não tem como negar que faliram o Brasil,assim como o governo atual senadores deputados prefeitos vereadores a quadrilha Bolsonaro e etc....Não de pode negar e liberar processos de toda essa corrupção,VERGONHOSA,inclusive esquecimento ilícitos com solturas indevidas de criminosos pelo próprio STF

  3. Muito difícil acreditar na moralidade pública a partir de decisões do STF. O mais provável será, muito logo, as condenações de Dallagnol e Moro. Esse é o Brasil que não quero para os meus descendentes.

  4. Está ficando difícil conter a revolta contra estes cidadãos funcionários da corte pelo que estão fazendo para beneficiar os politicos corrompidos com dinheiro, sítios, apartamentos, mansões, filhos ignarios e agregados.Falta caráter.

  5. O que esperar de um país com instituições totalmente podres. Corruptos e corruptores acobertados por decisões absurdas, sem nenhum respaldo legal, apenas para proteger os amigos dos amigos, o padrinho provedor do cargo de Ministros, e todos os políticos corruptos. É um escândalo internacional que torna o Brasil benéfico apenas para investimento da bandidagem. E o povo brasileiro honesto obrigado a assistir escandalizado e ainda pagando o salário dessas quadrilhas.

  6. Realmente é uma vergonhosa ação de lesa-pátria. Sob o comando de Gilmar Mendes, Lewandovski e seus seguidores, o Brasil se tornou a pátria de corruptos do colarinho Branco. É o pais onde o Direito é a arte de impedir que a Justiça se faça contra ricos e poderosos. Revoltante.

  7. Desmoralização geral com o consentimento dos pares desses dois Ministros que envergonham a República. Ao invés de buscarem o respeito da sociedade .... preferem permanecer afundam

  8. o pior é que todas essas manobras contra os trabalhos da lava-jato só favorece os infratores e o bolsonaro e suas ideia de que o STF tem que ser barrado, enquanto que a sociedade fica nesse fogo cruzado de picuinhas sem fim.

  9. Para que deixar meu comentário se ele não é publicado? Não é a primeira vez que isso acontece. Não acho que faltei com o respeito naquilo que escrevi. Estou decepcionada.

  10. E não podemos criticar! Isso não será mudado, essa situação vai prevalecer pelo fim dos tempos. Me desespera saber que não podemos nem nos manifestar!

  11. Parabéns STF. Parabéns gilmar, lewandoski e cia. Por causa de vocês o Brasil voltou ao nível de corrupção anterior a lava jato. Ai estão os escândalos do MEC FNDE, Covaxin, etc. Vocês conseguiram acabar com o sonho de brasileiros honestos e cansados de tanta corrupção de viver num país onde o crime não compensa.

  12. Este Supremo é uma vergonha e de supremo só tem a politicagem em q provas e sentenças robustas avalizadas pelo TRF4 e em algumas aumentadas as penas, sejam objeto de anulações por “ministros” que, a cada decisão se apequenam mais e mais perante o valoroso e humilhado povo brasileiro

  13. Triste Brasil!! Total inversão de valores! E nós, brasileiros perdendo ( perdendo...??) a esperança se um Brasil decente! Basta ver quais são os candidatos à presidência que hoje estão em primeiro e segundo lugares!!! VIVA CRUSOÉ E ANTAGONISTAS, que lutam por um Brasil decente!!!!Obrigada!!

  14. É vergonhoso esse esquema ilegal por parte dos afilhados do Lula e do FHC na Cúpula do Judiciatio em destruir a lava jato ...e perseguirem juristas honestas..

  15. E aí porquê será que os semideuses do STF defendem a corrupção e tem tanto interesse em anular as provas? Corrupção patrocinada pelo STF

  16. essa ala anti Lava jato,já se mostrou declaradamente que estão usando seus poderes para trabalhar em favor do crime, e o pior é que o Brasil assiste a tudo isso passificame,realmente o gigante chamado Brasil caiu em um sono profundo, tão profundo que não ha barulho que possa acorda lo.

  17. Vocês chamam “ala anti lava jato” e eu chamo “ala pró corruptos”!!! Pobre Brasil!!! 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  18. Reformas: Política, administrativa, econômica e do Judiciário. É só isto que o Brasil precisa! Ia me esquecendo, uma nova Constituição também ...

  19. O que está certo, é que Gilmar Mendes, Lewandovski, Tóffoli e Nunes Marques, não se envergonham de suas decisões rasteiras, em detrimento à grande maioria da população, que acreditava em viver em um país menos desonesto.

    1. No universo tudo tem seu preço .. nunca esqueça disto.

  20. Por essas e outras, temos que ouvir bolsonaristas urrarem de felicidade com o indulto aquele marginal. Um STF mais sujo que pau de galinheiro 🤮

  21. Quando falam em fechar o STF, sempre digo: fechar não, trocar todos ou a grande maioria dos ministros de uma vez, isso eu apoio.

  22. Tendo a segunda turma como aliados os criminosos irão recuperar o produto do seu roubo e, os procuradores da lava-jato serão presos e processados por investigar a verdade. Brasil de Banania.

  23. Gilmar e Lewando são brasileiros que não mereciam ter nascido! Traidores do povo e de suas reputações. VERGONHA!!!!!!

  24. O STF desde CF/1988 sempre foi subserviente aos políticos e empresários poderosos (no caso do ex- ministro Marco Aurélio, até aos traficantes de drogas). O STF se assustou quando chegou Joaquim Barbosa com a inovação de que todos são iguais perante a lei e Luiz Barroso disse que o Mensalão é "um ponto fora da curva". E sobreveio a Lava Jato punindo corruptos poderosos. Durou pouco, a escória volta a dominar o STF e o MPF.

  25. Anistia geral e irrestrita! Vergonha nacional! Este país nunca será sério mesmo! Porque o povo que o habita, em grande medida, também não o é! País de gente sem vergonha será sempre covil de larápios! As pesquisas eleitorais comprovam.que esta gente brazuca não vale o que o gato enterra.

  26. Oramos para que a renovação do Senado nos de maioria o que daria a oportunidade de caçar esses dois ministros e processa-los pelos crimes de lesa pátria que já cometeram

    1. Pode esperar sentado! Os eleitores, em grande numero, são cúmplices da esbornia geral. Basta ver as pesquisas eleitorais. Neste país ,os ídolos de muitos são os heróis sem.carater. A atração por delinquentes é cultural nestas terras. Eles erram sempre. E sempre pagamos pelos erros juntos. Aceita que doi menos. Ou dê no pé se puder! 🎶 Isto aqui, ô ô, é um " pouquinho" de Brasil, iaiá !🎶

  27. JB, o traidor mor da L Jato, q tanto fala mal do STF, a ponto de defender sua invasão, fechamento etc… nessas horas, se faz de morto. Ele é o líder oculto do fechamento da L Jato pra proteger a família, seus aliados do centrão e amigos. Seu governo está no fim. Q venha um PR da 3a via.

    1. Só se for com Sergio Moro

  28. E com isso Gilmar mostra que a "imprestabilidade" dele não existe. Ele existe exatamente para encobrir e apagar coisas que são do interesse escuso dos envolvidos.

  29. Quais são os poderosos que se beneficiam desta campanha do judiciário, além dos nominados no texto? Lula e Bolsonaro são apenas capas de um livro nefasto escrito pelos que verdadeiramente tem o poder no Brasil e operam os homens e suas mentes dentro dos poderes da República Brasileira.O povo,que olha o seu umbigo e o agora,é presa fácil e como animal dominado,não reconhece os interesses reais sobre o seu voto.Crusoé:investigue por outros meios. A Verdade estará lá.

  30. Um dia acreditei que o Brasil poderia vencer a corrupção! Hoje só sinto tristeza, amargura e raiva desses que deveriam ser os guardiões da constituição, mas só sabem desferir- lhe um golpe atrás do outro! Ela está mutilada e sangrando…pobre Brasil …

  31. O Brasil acabou naquela Páscoa em que foi divulgada a lista de codinomes dos políticos beneficiados pela propina da Odebrecht.

  32. No afã de salvarem os corruptos, não perceberam que o povo cada vez mais não entende como libertam ladrões por pelo em ovo e condenam quem xinga e instiga… a contradição provocará a “queda da casa” e da democracia… os bolsonarentos se aproveitam da fissura aberta pelos Ministros “que soltam” para investir contra os “que prendem”!!!

  33. Falar dessa dupla infame/patrocinadora da corrupção e da impunidade, depois de tantos desmandos covardes sobre a Lava Jato e seus heróicos lutadores, causa um profundo desencanto e tristeza…

  34. Como são corruptos esses juízes do STF, especialmente Lewandowski e Gilmar Mendes. Como muitos líderes de quadrilha presos pretendem dar um Salve.

    1. Gilmar Mendes,de grileiro de terras no Mato Grosso,virou Juiz do STF

  35. Como a LAVA JATO é FORTE! Para os dinossauros da justiça não satisfeitos de sufocar a equipe competente da L.Jato, quer tambem apagar a operação como um todo. OU é muito AMOR à CORRUPÇÃO/IMPUNIDADE ou é inveja do sucesso L J já que eles não tem legado para deixar Do Lewan oque eu sei é que ele mandou prender um estudante , por ter falado que tinha vergonha deles e o Gilmar famoso por proteger corruptos .

  36. Essa Corja já esta desmascarada ! Não tem o menor respeito da populaçso brasileira !! A hora deles esta chegando !!

  37. MEU LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 ..............................................……. #MOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  38. Os imprestáveis gângsters gilmar mendes💩🤮 e ricardo lewandowshy💩🤮 usam mensagens hackeadas (manipuláveis e adulteráveis) do site criminoso "the intercept brasil"_ sem nenhuma verificação de autenticidade, diga-se, como provas válidas, mas 57 TB de provas documentais do departamento de propinas da Novonor🙄 como "imprestáveis". Bem, isto é decisão plenária. Não acredito que os outros ministros tenham a ousadia de aceitar que o lado podre do STF prevaleça. É surreal que isso aconteça.😱

    1. Ah, desculpem, o departamento de propinas era da odebrecht, não da Novonor.

  39. Pois é nós vamos assistindo a isto. A mídia financiada aplaude. Os bandidos se divertem no picadeiro assistindo o povo coonestar essa democracia de faz de conta conduzida por meia dúzia que vivem deste brasil.

  40. Estão medo que as provas venham futuramente prejudicar lula e seus gangsters que roubaram o Brasil.Para não pega-los como covardes contra o Brasil Gilmar e Lewan deveriam atuar de modo não transparecer como os COVARDES DA REPUBLICA( AGIR SEPARADOS)

  41. Deixa eu ver se entendi: As provas do departamento de propinas da Odebrecht foram periciadas e validadas mas são inválidas enquanto a dos ararahackers que foram periciadas e invalidadas pelos peritos são válidas? Dificil manter a fé no Brasil e na justiça desse jeito...

  42. Saindo um pouco do contexto! Nenhuma "palavra" sobre o ocorrido ontem com o PR nazifascista e Daniel Silveira. Estou ligado

  43. Quando se lê a matéria dá para avaliar que todos os participantes desta mixórdia toda, tem a sua devida culpa na não condenação dos envolvidos nas tratativas de corrupção ativa e passiva. E por outro lado, temos membros do judiciário que estão trabalhando arduamente para livrar a cara de todos e acusar os membros do MP e juízes que condenaram estes corruptos da hora. Uma coisa é certa ninguém faz nada de graça. Todos de um jeito ou de outro querem tirar vantagens deste processo da Lava-jato.

  44. Alguns ainda acreditam que não há corrupção no judiciário. Há muito mais do que centenas de campos de futebol em pagamentos.

    1. Você me lembra as balelas de advogados para defender assassinos "A culpa é sempre da vítima"

  45. “ Transformam o país inteiro num p…, pois assim se ganha mais dinheiro”. (CAZUZA - O TEMPO NÃO PARA). Essa música continua sendo a foto ampliada do Brasil!! Nunca foi tão atual!

  46. “ Transformam o país inteiro num puteiro pois assim se ganha mais dinheiro” (Cazuza - O tempo não para) Essa letra continua sendo a foto ampliada do Brasil!

  47. E ainda há inocentes úteis e muita gentalha de má fé que defende esse STF, gritando aos quatro ventos se erguer contra ele é ir contra a democracia!!! Que imbecis úteis. Nunca se viu tanta canelada na constituição como se vê atualmente vinda desse STF.

  48. O POVO BRASILEIRO SÃO AUTÊNTICOS WALKING DEAD 💀 UM ZUMBIS SEM MEMÓRIA SEM RESPEITO A SE MESMO E SÓ OLHAR OS CANDIDATOS A PRESIDENTE GENOCIDA E UM PSICOPATA AMBOS CORRUPTOS 🤮🤮🤮🤮🤮

  49. Bandidos julgando bandidos só pode dar nisso. Mas, para manter a credibilidade do STF, ladrões de galinha recebem penas exemplares. Incrível isto acontecer aos olhos de todo o mundo, sem qualquer preocupação ou pudor. Ultrajante!

  50. 5TF -:(] O que dói mesmo, é ver e saber que os principais protagonistas da justiça brasileira, encastelados no poder, faz parte da quadrilha.

  51. Uma justiça de conveniência. O STF se transformou num castelo de horrores. Os vampiros, inquilinos de lá, destroem o espírito de justiça. Lá dois e dois não são quatro. Há sempre brechas para ingressos de cupins. São protagonistas de festival de indignação do povo contra essas sacanagens. Gilmar Mendes e Lewandowski são crápulas, canalhas.

    1. o genial Cazuza tinha outra opinião e bem mais adequada.

  52. Tratam de um "estado de direito " para algumas centenas de marginais, que direta ou indiretamente afeta com seus crimes toda a coletividade. É a plena e inequívoca subversão do Estado Democrático de Direito das vossas excelências.

  53. E nós, milhões de brasileiros que defendemos a Lava Jato e somos contra a corrupção, estamos fazendo o que para lutar contra esses abusos? Nada!

  54. É inevitável a anulação destas denúncias pelo STF, pelo simples motivo das mesmas envolverem pagamentos ou vantagens para membros do... STF, STJ...! A lava-toga, se tivesse avançado, estaria SANEANDO os mecanismos deletérios da corrupção estabelecidos na vida do SERVIÇO PÚBLICO brasileiro. Bolsonaro, Tofolli, Gilmar e o Centrão (incluindo o PT) deram um jeito de barrar o processo. Parabéns aos traidores da pátria pelo sucesso desta empreitada. A PASSIVIDADE do Povo brasileiro é INFINITA!

    1. A grande maioria do povo brasileiro, vítima da ignorância estrutural que é imposta pelos governos corruptos, ou desconhece os graves fatos ou concorda com os pilantras. Acorda Brasil!!

  55. Hoje temos um STF claramente conivente com a corrupção. Rasgam súmulas do próprio Supremo e a Constituição com teses esdrúxulas em benefício daqueles que deveriam estar encarcerados. Infelizmente ainda contam com a falta de memória e inocência (?) da sociedade que acredita nessas decisões e reelege corruptos.

  56. Essa armação atenta contra o Estado Democrático de Direito? Tem diferença da atitude do deputado condenado? Perguntar paga imposto?

  57. Nenhuma novidade para quem entende de estatrégia e vê a clara suja guerra revolucionária em curso que não canso de denunciar e muitos a veem sim estejam certos ... MAS se fizerem isto tenham a absoluta certeza que a eleição de outubro será sob os auspícios do Art 142 da CF a bomba de mil megatons engatilhada para uso .. aviso há tempo e pode ser fatal.

  58. É triste ver todo o trabalho da Lava Jato sendo destruído pelos bandidos, que agora perseguem os xerifes. Mais 100 anos de atraso para o Brasil graças a Lewan, Gilmar e sua trupe.

  59. E muito revoltante ver quem deveria zelar pela justiça trabalhando para desmoralizar medidas tomadas para combate e condenação de corruptos poderosos que saquearam nosso país. Vergonhoso para que acreditava na justiça.

  60. E os ministros pro-lavajato, por que não reagem? Cadê o Fux, o Barroso, o Facchin? Se se calam são cúmplices desses dois celerados

  61. Pra mim esses dois ministros do SUPREMO DEVEM TER OS RABOS PRESOS COM ESSES DONOS DE EMPREITEIRAS PRECISAM ACHAR DE TODO JEITO UMA SAÍDA .TEM QUE HAVER ALGUMA MANEIRA DE INVESTIGÁ-LOS !!

    1. Seria permitido fazer um pequeno resumo sem reproduções literais para tentar viralizar na internet?

  62. Não vejo que o nosso maior problema se restringe aos 2 juízes anti-lavaajato; mas, sim, a todos os outros que se calam ou aderem à tese fajuta para anular provas, esconder crimes e livrar a cara de criminosos. Como. Mineiro tenho vergonha os que saíram daqui p o stf e usam prova ilícita c reforço argumentativo.

  63. Duas figuras execráveis do STF afundam o país num lamaçal que levará décadas para que se livre do mal que é a corrupção.

  64. Essa composição de ministros do STF que está aí "imprestável ". Tenham cuidado e pudor, ministro, o fúria do povo, quando agora, é indomável.

  65. Que dizer de ministros do STF que convencem seus colegas a abdicarem do poder, como fizeram no caso do ex-senador Aécio Neves? Abdicar de poder em Brasília é para quem não tem nenhum problema em ser humilhado pelos demais poderes. E na esteira da autosabotagem à instituição, o sistema consolida o dinheiro roubado, pavimenta a manutenção do patrimonialismo que faz do Brasil esse curral e deixa o campo aberto à tentativa de golpe que está aí, escrito e ensaiado.

  66. O pior para os brasileiros ainda, depois de toda a roubalheira deslavada do Lula, ainda corremos o risco de tê-lo como presidente outra vez. É muito pra nossa cara. Se este elemento se eleger aí sim é que ele vai se esbaldar mais ainda. Qualquer um dos dois,seja o Bolsonaro ou o Lula será uma desgraça para nós.O GM e todos do STF tem muito a ganhar c o Lula no Governo. Por isso o livram de todos seus crimes. Pobre Brasil e pobre dos brasileiros. Este Lularapio já ficou tempo demais no comando.

  67. Só poderia mesmo ser idéia do Gilmar Mendes e do Lewandowski ideias podres. Eles jamais quiseram acabar c a corrupção no Brasil. O ódio que o G. Mendes tem do Moro e dos procuradores da Lava Jato de Curitiba, só não vê quem não quer. Ele deve ter perdido muita grana por causa da Lava Jato. Atrapalhou muito seus planos.Qual a serventia desse STF para o Brasil?

  68. Toga deve ser “bolsos” muito profundos. E a maioria dos eleitores boiam na superfície dessa fossa nauseante, ainda prestes a reelegerem ou um ou outro criminoso, para aumentar a putrificação do sistema político-judiciário brasileiro. Miserável País.

  69. Esses ministros estão acabando com o Brasil , o povo tem que ir pra rua para derrubar esses ministros que parece mais advogados de bandidos Lena

Mais notícias
Assine agora
TOPO