DiogoMainardina ilha do desespero

A palavra proibida

28.04.22

Jair Bolsonaro diz que é contra a censura. Mas ele se submete à censura de uma ditadura estrangeira. A Rússia prende por dez anos qualquer um que se refira à guerra asquerosa de Vladimir Putin como uma guerra. E o que faz Jair Bolsonaro? Acata obedientemente as ordens do tirano. Desde que o carniceiro do Kremlin invadiu o território ucraniano, o bananeiro do Planalto jamais se atreveu a usar o termo “guerra” em suas redes sociais. Nem uma vez.

Na última quarta-feira, por exemplo, ele escreveu no Twitter:

“Diante das consequências do ‘fique em casa que a economia a gente vê depois’ e de acontecimentos mundiais, seguem mais ações do governo.”

Durante a epidemia, Jair Bolsonaro incitou os brasileiros a sair de casa, pois os mortos a gente veria depois. No caso da Ucrânia, ele nem vê os mortos. O massacre de Bucha, de acordo com ele, é um vago “acontecimento mundial”. O estupro de milhares de mulheres ucranianas é um genérico “acontecimento mundial”. O tiro na nuca dos civis executados em Borodyanka é um impreciso “acontecimento mundial”. Para Jair Bolsonaro, não há vítimas nem culpados pelas atrocidades. Aliás, nem há uma guerra. Isso tudo foi expurgado do discurso bolsonarista. Só sobrou receita de bolo. Covardemente, a diplomacia brasileira adotou uma postura de neutralidade a respeito das barbaridades cometidas por Vladimir Putin. A postura do bananeiro do Planalto é outra: é de cumplicidade ativa. A palavra “guerra”, depois de ser eliminada de seu vocabulário, foi trancada na cadeia. Dez anos de cana.

A página de Jair Bolsonaro no Twitter arrebanhou 65 mil novos seguidores em 24 horas, imediatamente depois que Elon Musk anunciou a compra da rede social. Esse exército botsonarista (crédito: Caio Blinder) nunca vai ficar sabendo que a Ucrânia foi invadida pela Rússia. Aliás, nunca vai ficar sabendo que a Ucrânia existe. Em dois meses de guerra, Jair Bolsonaro mencionou o nome do país apenas três vezes. Nas duas primeiras, ele tratou do resgate dos brasileiros que moravam lá. Na terceira, ele tratou do resgate dos animais domésticos daqueles mesmos brasileiros, em post intitulado: “PETS da UCRÂNIA para o BRASIL”. E nada mais. Ele aboliu a soberania da Ucrânia. É como se ela fosse parte da Rússia.

Jair Bolsonaro defendeu o direito de Daniel Silveira de chamar Edson Fachin de “vagabundo” e Alexandre de Moraes de “Xandão do PCC”. Ele próprio, porém, é incapaz de chamar uma guerra de guerra. Muita gente desconfia que o exército botsonarista nas redes sociais seja fabricado na Rússia. Só isso pode explicar o comportamento de Jair Bolsonaro: ele é obrigado a obedecer as leis impostas por seu aliado Vladimir Putin. Caso contrário, seu exército corre o risco de ir para a cadeia.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. bem percebido. Da Russia vem as piores coisas da humanidade. Quem sabe essa horda de desvairados são orquestradas por lá. Tem tudo a ver mesmo. Se abrir a boca o putinzão entrega o bolso. A canalhice desse governo não tem dimensão, não tem regras, não tem humanidade. Vale tudo, pode tudo, mortos são mortos. Nem a morte da mãe lhe deu um minimo de humanidade.

  2. Diogo ! Te acompanho desde o tempo da VEJA, assuma que seu modo de vida é ser do contra, entendo que seja seu meio de sobreviver e ganhar dinheiro para isso. Lembre do STRANGELOVE pois vc virou um. PS-estou contribuindo com a assinatura da perdida CRUSOÉ.

  3. Foi-se o tempo do texto em que a razão se sobrepunha à raivinha política. A adjetivação simplória, o exagero na publicidade, que perturba a leitura, sinalizam que algo não vai bem em Crusoé e em O Antagonista. Vou cancelar a assinatura.

  4. Diogo, sua crítica insistente e ácida a Bolsonaro é o que de pior há na Crusoé. Não estou dizendo que Bolsonaro é o melhor para o Brasil, porém é o que temos para 22. Ou não? Essa guerra idiota, do interesse de muitos, poderia não ter acontecido. Se antes estava ruim pro povo Ucraniano, agora então piorou, só destruição. Pra você do outro lado vale tudo: ativismo judicial, congresso inepto, mídia militante. Ou se está com o "stablishiment" ou não governa. O Povo está com Bolsonaro, só não vê..

  5. Diogo, você representa o jornalista mais sem caráter, e um profissional sem princípios éticos. Sua trajetória foi um caso especial de queda de posições e alinhando-se nas comparações mais forçadas e desnecessárias, mostrando abertamente seu desvio e baixeza profissional. Sinto muito em ver a derrocada de quem já foi um exemplo a seguir em sua profissão. Que pena chegar em fim de carreira em descrevido do seu antigo admiradores e leitores assíduos. Mas um que se perdeu…

  6. Prezado Diogo, o sistema rejeita os prints dessa TIe (Tecnologia de Invasão Eletrônica). Mas, copiei (da chatíssima "123 milhas" e colei o que se segue: Voos a partir de R$ 147,00 Abrir

    1. Hoje, aqui mesmo nessa coluna, uma propaganda de pó para cachorro, de uma tal Nutro Pets.!

  7. Prezado Diogo, a "TIe", ou Tecnologia da Invasão eletrônica, está perturbando e prejudicando, em muito, a leitura tanto de O Anta, quanto da Crusoé. Lamentável que o poder econômico do Google faça isso com vocês e conosco, leitores. Além de banners intermináveis - (se fizerem "prints" e processarem esses grandes piratas tipo Google...) - temos "página não encontrada", e, enfim, parece tudo em mãos de apropriantes indébitos, praticando a mais-valia midiática.

  8. Utiliza do mesmo comportamento com os petistas em defender governos de países autoritários com ideologia comunista. Os dois são semelhantes. A diferença se conta nos dedos. Populistas que só pensam no poder e defesa de suas ideias ditatoriais.

    1. Mto bom artigo! Pena que quem precisaria ler, de fato, não o fará. Aqui no ES em manifestação pro genocida, usaram faixas escritas liberdade e expulsaram a imprensa da mesma.

  9. Se o Diogo não vai concorrer, melhor mesmo (para ele). Recomendo o voto no general Santos Cruz, recém filiado ao Podemos. Ele é honrado, inteligente e tem fibra. As FFAA estão atulhadas de generais estúpidos (na ativa e/ou de pijama). Santos Cruz aprendeu bem na Academia e na ESG. Mas, de boa formação moral e humanitária, não se deixou contaminar pelas vaidades cretinas "pazzuélicas", ou "helenas" senilidades. etc, etc. Santos Cruz seria bom para o Brasil. É disso que precisamos.🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  10. Prezado, vc só sabe ofender. Ofende o PR, seus aliados, quem pensa diferente de vc.As suas opiniões não refletem a realidade do país.65Mil novos seguidores no Twitter,1.3MI no Telegram.Defendo um pensamento livre.Sobretudo, a ofensa interrompe o debate. Outrossim, relembro que Lula saqueou o Brasil, investiu em ditaduras e está livre. DS, proferiu palavras, +de 8 anos em regime fechado.Uma prisão política.Seus argumentos destoam da realidade. Lembra da Censura a Crusoé? Reminiscência, eu tenho!

    1. Newton a maçã que caiu em sua cabe ça afetou seu raciocínio.

    2. Então, aqui vai uma recomendação: denuncie o Diogo Mainardi como criador e propagador de "fake-news". Esse danado produz isso em escala industrial...graças a Deus.🙏🏻. Vida longa a ele.👏🏻👏🏻👏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    3. Newton, deixe disso. O Mainardi não ofendeu nem ofende ninguém. Ele fala verdades. Você está tentando cercear a liberdade de expressão do jornalista? Eu lhe pergunto: ele, ou qualquer outra pessoa, tem o direito de se expressar? Ou não? Não se ofenda, mas você é contraditório em poucas linhas.

    1. A propósito, o subtítulo da coluna é: "Na ilha do desespero". Você queria o que? Leia não, véio, vai lhe fazer mal, pelo menos enquanto o tomate custar R$ 12,00 o quilo.

    2. Amigo, nem tudo o que Mozart escrevia era música boa. Dá um tempo.

  11. Ele tem que manter boas relações pessoais com alguns países para assegurar futuro refúgio caso necessário. Não serão muitos países que se disporão a recebe-lo.

  12. Vamos pra rua minha gente, como em 2013, para não permitir que uma dessas duas gangues continue dominando o país. MORO NA PRESIDÊNCIA PARA MANDAR ESSAS QUADRILHAS PARA TRÁS DAS GRADES.

    1. Boa! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    2. Moro...Moro. Ele deveria reconsiderar seriamente voltar para os EUA, de onde jamais deveria ter saído. Aliás, ele jamais deveria ter deixado a 13a. Vara, em Curitiba. Como dizia o pensador romano, Sêneca: "Se um homem não sabe a que porto se destina, nenhum vento lhe será favorável". Depois que ele abandonou a magistratura, levado numa das mãos pela ambição, e a outra mão sendo puxada pela vaidade, nunca mais achou um destino. Anda feito alma penada, arrastando uma corrente pelo pé. Lástima😔

  13. Acho perfeitamente válido o Bolsonaro defender o Daniel Silveira. É uma questão de identificação. Daniel é truculento, primitivo e com inteligência de pequeno alcance. Mas ambos têm muitos seguidores. É que boa parte da Humanidade (não só aqui no Brasil) vive num estado de boçalidade própria dos seguidores fanáticos de religiões e ideologias. Simplificam coisas complexas, adotam credos e preconceitos para aliviar a ansiedade que o pensamento crítico trás. Por isso temos terraplanistas por aí...

    1. PERFEITO Vasconcellos pela análise lúcida. É isso que o mundo está presenciando a ignorância quase barbárie tomando conta das mentes. Você tem razão o Bozo e o Daniel DEBILCRIMINÓIDE estão a altura um do outro.

    1. Sou contra a "golpe" mais uma intervenção para afastar Lula e Bolsonaro e deixar só Candidatos "ficha limpa" seria uma medida de extrema importância para a nação brasileira. E motivo pra isso não faltam

  14. Excelente texto. Lembrando que seu "adversário" Lula adotou exatamente a mesma postura, não condenando Putin e sua sede por sangue.

  15. Cármen Lúcia mudou de voto, sem nenhum motivo, e acompanhou o Gilmar Mendes condenando Moro por parcialidade e enterrou a Lava Jato. Agora diante da desmoralização da Corte perante a Nação ela está caladizanha conforme orientação de Aécio Neves. Como não amar o "MiNto".

    1. No entanto, continua valendo a fórmula: Bolsonarismo = lulismo = petismo = fascismo = breguice = kitsch = mau gosto = estupidez = extremismo e fanatismo de direita e esquerda.

    2. A vampira brasileira Benta Carneira, o Beiçola, o Lewando, o cripto-petista Fachin são todos responsáveis pela desmoralização do stf. Usaram como argumento material ilegal e dúbio, distorcem grosseiramente a constituição como no impeachment da Dilma. Adevogadinhos enganadores da pior espécie. Nível pífio, em qq país democrático, seriam sumariamente desmascarados. Por aqui sobrevivem e prosperam... tristeza do jeca...

    3. Boa Cláudio estou de pleno acordo. O Presidente representou milhões de brasileiros com este indulto. Diogo estamos vendo com muita tristeza os acontecimento da guerra, o fato é, que neste momento o Brasil também passa uma crise institucional, e precisamos de ações concretas aqui, Parabéns Presidente!!!

  16. Na fotografia do momento, o que temos neste país, em sua máxima transparência, é o povo brasileiro estar sendo colocado em banho- maria.

  17. Excelente artigo Diogo. Você expõe todas as nossas angústias, de certo modo com palavras e ideias subliminares no texto. Nós, os eleitores órfãos da terceira via, não vislumbramos um futuro válido para o Brasil pós eleições de 2022.

  18. Por que o PR Bolsonaro é tão odiado por entes da esquerda? __ Explico: desmamou países tipo: Cuba, Venezuela, Argentina, Nicarágua, Moçambique, Guiné. ___ Entidades jurídicas tipo: Globo, Folha, Estadão, Uol, G1, Odebrecht, OAS, Andrade gutierres, Camargo Correia, JBS, Friboi, donos de Ongs, MST do Stédile, MTST do Boulos Pútridos, UNE, CUT, Sindicatos, Bancos, Artistas milionários e "intelectuais" mamadores da lei Rouanet, Donos de balsas de rios (construiu pontes), (a rela cont, ...),

    1. Respondendo a SIMONE. Ninguém ama ninguém Simone, esse tipo de viadagem é com os PTralhas. O que existe entre Brasil e Russia é parceria comercial, assim como temos parceria com a Ucrânia do PR Zelensky.

    2. Você, por falta de argumentos, ataca o autor do texto, que nada mais fez que descrever exatamente a verdade! Mostre que Mainardi está equivocado! Aí vc colabora com o debate e não fica na simples ofensa, mostrando apenas o seu nível de fanatismo!

    3. (Cont., ...), donos de carros pipa (concluiu a transposição do velho Chico) projeto da época do Brasil Império, Traficantes q perdem toneladas de drogas diariamente, Mamadores da FUNAI, mamadores do INCRA, Estinguiu milhares de cargos comissionados. _ Portanto senhores, o ódio ao PR é muito grande, ELE secou tetas generosas a nível, local, nacional e internacional. __ Para desmamar um bezerro dá muito trabalho, ele não para de berrar, imaginem desmamar infinitos mamadores do herário público.

  19. O Diogo MaisNada entrou em colapso, convulsões e estrebuchamento, ...kkk! É muita cara de pau vir aqui no folheto e mentir desvairadamente, ainda bem que já perdeu todo a credibilidade perante a maioria dos assinantes. Que decadência! __ Óh, nos veremos na piazza San Marco, aquela do campanile.

  20. Diogo, permita-me um conselho: pare de falar nesse ameba; ele não merece tua atenção. Aliás, não deveria merecê-la de ninguem, salvo daqueles seres unicelulares, como ele, que bordejam à sua volta, tanto políticos como eleitores. Sempre o odiei e vou odiá-lo ainda mais agora que vai obrigar-me a votar no Lula.

    1. Prefiro anular o voto que votar em um desse dois sem cérebro!

  21. Achar normal, a essa altura dos avanços tecnológicos dos tempos em que vivemos e assistir ao vivo e a cores os lances de uma guerra infame, covarde e tão desigual, é reação de seres desumanos e degenerados…

  22. Tem otários seguidores do Bozo que concordam com esse "evento mundial" e acham que está certo não escolher lado. Simplesmente covardes. Tal qual o Genocida. Pura covardia e interesse no poder e dinheiro.

  23. Putin não imagina o poder que obteve com essa guerra! Temos dois exércitos aqui que o apoiam irrestritamente: bolsonaristas e lulistas! Por que não se abraçam e vão todos para a casa do capeta? (literal e metaforicamente!)

  24. Para cada SER ( HUMANO ), a IDENTIDADE é soberana. Dentro de um contexto , esta identidade não modifica. Pelo contrário, intensifica, revelando a mesma em sua máxima transparência.

  25. Meu LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 *BOLSONARO e SEUS ALIADOS: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o MUNDO de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  26. Tenha a santa paciência Mainardi as nações se dobram a ditadores e interesses há milênios ... quem foi o maior xerife do mundo? Roma bem aí nas suas barbas e você esquece a história e na paxis romanae tinha até ditadura perpétua ou não tinha? por que mesmo? por que tinha mais e melhores armas ... vá vender dindin nas gôndolas de Veneza meu fie ... quantas asneiras.

  27. Como vc disse, o Brasil escolheu o lado errado da guerra fria, que está quente pro lado dos ucranianos. Vergonha dessa omissão desse governo, que se omite ou vota pelos russos na ONU. O Minto é um tremendo estelionatário eleitoral

    1. Quanta ignorância ... por que o Brasil tem de se alinhar a criminusos verdes, azuis ou vermelhos? O complexo de escravo é triste ... cresce cara .. liberta-te.

  28. Como sempre , .....acertou em cheio ,... no alvo, ....na mosca , ....no ponto, ...no argumento, ...na exposição , .....na análise, ....na premissa ,.... na conclusão ... na fotografia do momento , ....no absurdo a que chegamos.................................................................................

    1. Concordo plenamente com Diogo Minardi, estamos diante de dois moluscos sem cérebro para Presidente!

    1. Exatamente. No Brasil quem não pensa como Bolsonaro é comunista. Será que eles sabem que Rússia é a mãe dos comunistas?

  29. Os objetivos da visita de BOZO e filhote ao KREMLIN está cada vez mais claro. E, dói saber que o eleitor bolsomínion sequer entende de política. Acredita que Deus está ao lado do Messias (que coincidência desastrosa), e batalhará, com suas bandeirinhas do Brasil (que tenho vergonha atualmente), pela democracia (leia-se DITADURA). Vida de gado, povo feliz.

  30. Bolsonaro não é obrigado a seguir as leis da Russia, ele tem o cuidado de não ficar contra verbalmente. Obrigado é o que o poder supremo no Brasil faz com jornalistas e opositores obrigando a terem cuidado com o que falam. Será que falar contra a Russia é melhor para o Brasil? Falar contra a Russia não vai prejudicar o Bolsonaro politicamente, talvez até ajudar, mas, isso não prejudicaria o Brasil?

    1. Sua visão de mundo, assim como de Bolsonaro, é meramente utilitarista!

  31. Bolsonaro é um ser sem escrúpulos, sem caráter, sem nada. Esperar o que dele, Diogo? Um ser que depende de Gilmar Mendes de um lado, e dá indulto à um idiota como Silveira do outro?

    1. E estude um pouco de gramática. Saber colocar pontos de interrogação é primordial para o entendimento do texto.

    2. Citei Bolsonaro porque Mainardi falou dele especificamente. Se você não entendeu o que eu quis dizer, sinto muito. Vou desenhar, ok? TODOS OS POLÍTICOS BRASILEIROS SÃO CANALHAS. Se quiser, eu desenho com palitinhos. Leia um pouco mais para acabar com seu analfabetismo funcional!

  32. A prova de que a grande maioria dos eleitores brasileiros sofre de grave doença mental vem das pesquisas eleitorais que apontam um ladrão como o Lula e um despreparado como Bolsonaro os melhores colocados na preferência desse eleitorado doido.

    1. Doença mental e moral. Povo nanico não vê que a Rússia é um nada peurto do mundo e mesmo do Brasil (econômia aprox. do mesmo tamanho e apenas 148 milhões de habitantes). Estão apoiando um genocídio declarado na Ucrânia, mas o nosso, com o mau-caratismo no combate à Covid ainda é maior. "Cada povo tem o governo que merece", isto é um teorema, inescapável. Cada um tem responsabilidade individual, mas a maioria acovardada se esconde na manada...

  33. Qual a moral tem Diogo Mainardi para reclamar dos insultos proferidos por outros quando ele próprio, em “cadeia nacional”, mandou um advogado TNC⁉️ Essa viúva de Moro nem devia falar mais do Brasil já que mora (e paga impostos) na Itália. Essa campanha contra o Bozo vai acabar por ajudar no retorno do condenado, esse Mainardi não se importa com as consequências… ele é italiano. Teoria do Mal Menor, #ptnuncamais #crusoéporcaria

    1. Se a quadrilha voltar, põe na conta do minto, que traiu o eleitor.

    2. Vc já fez isto por mim, chupasaco de emigrante… plagiando seu ídolo carcamano, VÁTOMARNOSEUCOOL‼️

  34. Infelizmente estamos neste país em que milhões de brasileiros têm memória CURTÍSSIMA .Temos que aguentar esse pé de banana em Brasília e um presidiário solto E o MORO CADA VEZ MAIS SENDO INJUSTIÇADO .

    1. Acho que na verdade não tem memória nenhuma!

  35. Bolsonaro é isso: um ser q defende a liberdade de expressão e qqr outra questão, qdo lhe convém e da forma q lhe convém, por isso vive de mentiras e fatos distorcidos. Ñ estaria em liberdade de outra forma, pois é um criminoso. Além disso, é um capacho covarde. Td q faz é por medo de enfrentar as consequências dos seus atos. Ñ estranho q seu exército digital seja "russo", o q me estranha é o apodrecimento das instituições q o blindam, ao invés de bloqueá-lo... Diogo, sua coragem é incrível! 👊🤗

  36. O comportamento do broncossauro em suas várias caras sem-vergonhas, explica-se pelo seguinte: bolsonéscio é um atlântico de ignorância e bolsonero um pacífico de perversidade.

    1. Nenhuma surpresa: bolsonada é um maricas vocacionado pra ser capacho dos escroques seus pares, como o subespécie trumpagente-laranja e o subespécie litlle putin.

  37. E dizer que Depois do condenado pensamos que não iria piorar e não é que a bomba explodiu, mortes falta de vacinas, desrespeito aí povo brasileiro as instituições. A desumanidade com os brasileiros e com a Ucrânia. O bananeiro está de cabeça para baixo ele também não sabe de nada só os seus capachos. Vai pra Rússia Negacionista 💀

  38. Temos o nosso Carniceiro das Emas e das gargalhadas. ... Só merecemos essas estrovengas, visto que somos bananeiros, bananeiros Tabajaras.

  39. Faz todo o sentido o “exército” digital bolsonarista ser apoiado pela Rússia. Além de especializados em crimes de guerra dominam também crimes digitais.

    1. MARIA, o povo russo passou de povos Eslavos para povos escravos na mão do sanguinário Putin! Acorda!

    2. Desde quando o Capitalista Putin representa luta pela liberdade! Ele saqueou o dinheiro do povo russo, enriqueceu a si próprio e seus amigos, põe na cadeia qualquer um que critica-lo!

    3. Diogo, o que falta a muitos é o conhecimento da História de luta pela liberdade dos povos Eslavos, que por tanto conhecerem as atrocidades de quem é familiar (a Rússia), ao logo de séculos, não se dobrarão novamente a ela. Para eles não se trata apenas de poderio militar, mas de bravura e escolha pela Não escravidão, coisa que muitos aqui, ainda, não aprenderam, porque desprezam o conhecimento.

Mais notícias
Assine agora
TOPO