A falta de uma ala ‘tebetista’ no MDB

05.05.22

Uma reportagem do Estadão mostrou que 70% do MDB preferem apoiar Bolsonaro em vez de Lula. Depois de ela ser interpretada como mais um sinal de que a candidatura de Simone Tebet tem pouco respaldo interno, vozes do partido se apressaram a dizer que não é bem assim.

Essa é uma interpretação equivocada“, diz um deputado da ala histórica do MDB. “A intenção foi dar um recado aos lulistas do partido, que representam menos de um terço dos votos da executiva nacional, mas querem forçar todo mundo a seguir pelo caminho que eles preferem. Quisemos mostrar que se eles tentarem solapar a candidatura de Simone, que permite ao MDB, no mínimo, permanecer neutro no primeiro turno, acabarão empurrando o partido para o colo de Bolsonaro, pois essa é a posição que prevaleceria caso houvesse uma votação interna.”

A demonstração pública de que há alas lulistas e bolsonaristas no MDB, mas nenhuma ala “tebetista“, não beneficia em nada a senadora. Ainda assim, a candidatura deve ser mantida, por motivos já mencionados em outras ocasiões: ela facilita o gasto obrigatório com candidaturas femininas e a costura de acordos regionais, onde a adesão a Lula ou Bolsonaro seria um problema.

ReproduçãoReproduçãoTebet: candidatura facilita costura de acordos regionais

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Votarei nela. Sou Simone Tebet, depois da desistência de Sérgio Moro. Tem muitos atributos e capacidade intelectual e política para nos representar. Tomara que sua candidatura vingue. Amém 🙏

    1. Corrigindo: MAS infelizmente a polarização existe e mostrar-se-á cada vez mais agudizada...

    2. SIMONE TEBET é um excelente quadro emedebista na atual conjuntura política nacional! Mas infelizmente a polarização existe e mostrar-se-á cada vez mais a gurizada, dificultando e muito o surgimento da chamada terceira.via! Doutor ULYSSES, DOUTOR TANCREDO E PEDRO SIMON fazem muita falta ao desenvolvimento do processo político brasileiro!

  2. O MDB o União Brasil o PSDB são partidos comprometidos com o que há de pior na Política , só bobinhos para acreditar que estes partidos iriam apostar em candidatos que pudessem mudar o cenário macabro e fetico da política nacional . Simone Tebet e Sérgio Moro , não agradam a políticos bandidos protegidos por alguns ministros STF.

  3. Candidata ingênua e despreparada para assumir a presidência! A primeira coisa que deveria ter feito era pular fora desse partido!

    1. Perfeito Elaine. Concordo plenamente com suas colocações. Temos de confiar no conhecimento e desempenho político, intelectual e moral dessa mulher.

    2. Se alguém que foi prefeita reeleita , Deputada Federal , vice governadora , senadora , a 1ª presidente mulher da CCJ no Senado , professora universitária , advogada constitucionalista , doutora em Direito é despreparada , não sei mais o que é ser preparada !!!!Leia alguns de seus projetos , discursos , veja a atuação na CPI COVID ! Ingênua ? Bom conferir e terá uma agradável surpresa !

  4. A senadora é uma candidata "boi de piranha", refugou na candidatura para a presidência do senado e se transformou nisso

  5. Qual partido não está rachado internamente , por partidários do qto pior melhor para ganhar vantagem ? Acontece que no MDB os caciques não conseguiram manipular as bases que levantaram desde ano passado a candidatura de Simone que tem tb apoio da cúpula presidida por Baleia Rossi. Engana-se quem subestima sua candidatura . Externamente arrebatará quem não vota na dupla sinistra ! Tem inteligência , carisma e competência . Vai surpreender. Milhões estão à espera e a opção terá sua cara e coragem

    1. Acho uma ótima candidata. Por isto mesmo não tem a menor chance de ter o apoio do MDB.

  6. Vamos Alavancar a candidatura de Simone Tebet ,o Quanto Antes ,paramulher votar em mulher e acabar com todo esse escarniovom o povo! garimpeiros tem que ser castigados, cotpo de o Ianomanes tem que ser encontrados,entregar garimpeiros nas.msos dosIndigenas darem o Castigo que merecem! O governo é conivente Assassino e defensor da chacina!

  7. OU SEJA, A SENADORA É APENAS "MASSA DE MANOBRA" DESSE PARTIDO QUE NÃO VERDADE SE VENDERÁ AO QUE MELHOR LHE CONVIER, SEJA BOLSONARO OU SEJA O EX-PRESIDIÁRIO.

  8. Meu LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 #MOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

Mais notícias
Assine agora
TOPO