Pesquisas internas dão ânimo ao bolsonarismo

05.05.22

O núcleo de campanha de Jair Bolsonaro comemorou o desempenho do candidato nas pesquisas eleitorais, especialmente na última do Instituto Paraná, onde ele aparece quase empatado com Lula na sondagem espontânea. Na avaliação de aliados, alguns aspectos estão sendo determinantes para a recuperação da popularidade do presidente: os constantes deslizes de Lula e a falta de estratégia de redes; o pacote de bondades, como o auxílio emergencial e isenções fiscais para alguns setores; a recuperação do emprego e os ataques ao Supremo Tribunal Federal, o STF.

O objetivo de Bolsonaro é manter certo nível de tensão na relação com o STF, enquanto sua popularidade continuar subindo nas pesquisas. Pesquisas internas mostram que a mensagem de que ministros do Supremo são lenientes com a corrupção e contra as liberdades está se fixando no eleitorado, o que beneficia o bolsonarismo. Isso explica a postura de Arthur Lira em defesa da anistia de Daniel Silveira, a movimentação dos militares e o silêncio de Valdemar Costa Neto e Ciro Nogueira.

Foto: Adriano Machado/CrusoéFoto: Adriano Machado/CrusoéBolsonaro: mensagens contra o STF estão se fixando no eleitorado

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bolsonaristas comemorando resultados de pesquisas? Então, agora que convém, as pesquisas de repente se tornaram confiáveis?

  2. Estratégias à parte, o bom senso indica Bolsonaro. Se bem que eu votaria em Moro, quando menos porque sou contra dois mandatos consecutivos.

  3. Como pode termos dois candidatos tão ruins assim. Um bandido e um desqualificado . Se algum desse ganhar , vão ser 4 anos de retrocesso e terror ao cidadão brasileiro

    1. Os cidadãos brasileiros precisam entender que o bem comum só é alcançado pela existência de um plano que transpassa e se mantém independente do governante da vez. Os candidatos ao poder criam simulacros eleitorais deste plano,mas, enganam a todos.Nós temos que eleger um governante e não um reizinho mágico todo-poderoso ou um super-herói, mas alguém que sempre faça a coisa melhor é certa para a Nação,atendendo o urgente,o presente e o futuro.Este será um verdadeiro estadista.Nenhum dois dois é.

    1. Pra quem resiste e não pretende simplesmente ir embora do Brasil a única atitude coerente é votar nulo: não serei cúmplice de qualquer uma dessas figuras nefastas.

  4. Bolsonaro estar apanhando nas pesquisas, vai apanhar nas urnas, vai ser abandonado pelo rebanho, simplesmente porque é um desqualificado, não tem nenhum atributo capaz de justificar sua condição temporária de Presidente da República. Nunca respeitou a liturgia do cargo, é atemporal em suas decisões, vomita desaforos, ofensas, perseguições, perjúrios e ameaças. Vai querer justificar sua derrota, com mentiras, arroubos e injúrias, colocando a culpa no sistema STE, dizendo que o sua eleição

    1. melhor solução seria fechar o brazil e devolver para Portugal, com essa gentalha incrustrada nas instituições não tem jeito.

    2. Parece que a maioria dos bolsonaristas já perceberam que, com quase 60% de rejeição, Bolsonaro perderia até mesmo para um "poste" de Lula. Tanto é que já estão acionando o plano B, que é desqualificar o processo eleitoral e anular as eleições, caso não vençam, pior do que Trump fez e com apoio de parte dos militares.

  5. É o STF com seus 77% de reprovação conforme registrado pelo Datafolha no final do ano passado, que está fazendo Bolsonaro subir nas pesquisas. Só falta essa Revista, que confiamos e admiramos, proclamar em "alto e bom tom", que foi o STF que deu o primeiro golpe em nossa democracia, ao anular 07 anos de combate à corrupção e lançar Lula às eleições com a "fantasia de mártir", sob a qual padece a nação despossuída e humilhada pela corrupção. Namastê!

    1. Pois é, em nível internacional a ONU, há duas semanas, também absolveu Lula. Antes dela o papa Francisco também já tinha convidado e recebeu Lula, logo que ele saiu da prisão, para uma conversa pessoal. A revistaTimes colocou Lula em manchete de capa. De fato, o tratamento dado a Lula é bem diferente do dado a Bolsonaro. Por que será?

  6. Ele continua com esse discurso de combate à corrupção? Quem fazia isso bem era o MORO e o Dallagnol, que após a posse do Bolsonaro só sofrem perseguições, tanto do STF, que soltou quase todos os condenados pela Lava Jato de saudosa memória, quanto dos políticos corruptos, que não os aceitam, porque têm medo de irem ou voltarem para a cadeia.

    1. Com certeza: Sérgio Moro Presidente

    2. De pleno acordo: Sérgio Moro para alavancar o país

  7. Meu LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 #MOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  8. Se há um bom retrato para a leniência no combate a corrupção é o Bolsonaro, que vê tudo acontecendo e nega saber ou tenta minimizar. Muito surpreende ver sujeitos que vivem na corda bamba com a justiça, como o Ciro ou o Lira, se arriscarem a provocar o STF. Nada como a véspera de uma eleição, não sobra espaço pra surpresas.

    1. Sérgio Moro Presidente único que salvará o país

    2. Lula e Bolso.... Extremistas,. Populistas. Enganadores. Incompetentes. Corrúptos..............

    3. Existe um único homem que poderá salvar o Brasil: Sérgio Moro.O único confiável!!!

    4. Bolsonaro já está na frente a bom tempo, agora é só consolidar. Bolsonaro 2022 e Tarcísio 2027.

Mais notícias
Assine agora
TOPO