Daniel Medeiros/ O AntagonistaMoro: "Não dá para supervalorizar a decisão do Comitê"

‘A prisão de Lula foi um trabalho institucional’

O ex-juiz da Lava-Jato conversou com Crusoé sobre a decisão do Comitê de Direitos Humanos e disse por que, antes de mais nada, ela parece ser um acerto de contas político
12.05.22

O ex-juiz Sergio Moro comandou a Lava Jato, maior operação de combate à corrupção do país, entre 2014 e 2018. Como resultado desse trabalho, o ex-presidente Lula foi preso em 2018. Em meados do ano passado, o Supremo Tribunal Federal, STF considerou Moro parcial e enviou a ação de volta para a primeira instância, em Brasília. No final de abril, o Comitê de Direitos Humanos divulgou uma decisão em que cita e corrobora as conclusões do STF (leia a reportagem). O Comitê afirmou que Lula teve seus direitos violados quando foi submetido, em 2016, a condução coercitiva, para depoimento no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O órgão também considera que a interceptação de telefonemas do advogado Roberto Teixeira, investigado no processo, foram ilegais e arbitrárias, por violar o direito a uma defesa ampla e tentar antecipar as estratégias do réu. Moro disse a Crusoé o que achou da decisão do Comitê.

Ao ler a decisão do Comitê, o que mais chamou sua atenção?
Basicamente, eles se basearam na decisão da Segunda Turma do STF, do ano passado. Quando falam da condução coercitiva do Lula, eles dizem que, inicialmente, o governo brasileiro permitia que isso fosse feito. Mas, depois que os advogados do Lula falaram que isso seria ilegal, a Segunda Turma concluiu que seria indevido. É nessa linha que eles entenderam que os direitos políticos do Lula foram violados. O Comitê também falou sobre a interceptação das chamadas do advogado Roberto Teixeira. Mas foi explicado que isso foi feito porque ele estava sendo investigado. É algo que acontece no mundo inteiro. Mas o que mais chamou minha atenção foram os votos vencidos dos dois especialistas que analisaram os casos.

O que os votos vencidos mostram?
Eles lembraram, por exemplo, que o ex-presidente, antes da condução coercitiva, já tinha sido intimado em outro caso para depor e houve tumulto. Também havia a informação, obtida em interceptações telefônicas, de que eles iriam provocar parlamentares para evitar a busca e apreensão. Era, portanto, uma medida necessária. Nos votos vencidos é que os especialistas desceram aos fatos. Quando falam da decisão sobre minha suspeição, tomada pela Segunda Turma do STF, eles dizem que parecia ser um acerto de contas político, pelo seu teor. Além disso, escrevem que a decisão do STF foi muito além do seu escopo. 

Várias decisões da Justiça brasileira, tomadas pelo STF, pelo TSE ou por tribunais de apelação também foram citadas. Afinal, a decisão do Comitê foi contra o senhor ou contra o Judiciário como um todo?
No fundo, toda a prisão do Lula foi um trabalho institucional. Inclusive, quem determinou a prisão do Lula foi o TRF-4. A gente apenas cumpriu.

Foi a ONU que proferiu a decisão?
Existem apenas dois órgãos representativos da ONU, o Conselho de Segurança e a Assembleia-Geral. Os demais são composições, sobre temas variados. E o Comitê nem é o órgão principal na área de Direitos Humanos. Durante muito tempo sofreu muita resistência por parte da comunidade internacional. Então, não dá para supervalorizar essa decisão, porque ela não tem força jurídica, e não se sobrepõe às decisões nacionais. Além disso, foi claramente influenciada pela decisão interna do STF sobre a minha suspeição que, cá entre nós, foi uma decisão errada.

Lula não foi inocentado e é pré-candidato às eleições. Há um problema aí?
Lula não foi inocentado nem pela jurisdição brasileira, nem por esse Comitê. No fundo, o que esse órgão afirma é que houve violações dos direitos políticos do Lula, por decisões proferidas ao longo do processo, mas não se questiona em momento algum o mérito da condenação. Vai na mesma linha da Segunda Turma do STF. Eu entendo que é um problema sério ter um pré-candidato à Presidência que previamente foi condenado por nove magistrados e não foi exonerado no mérito das acusações, até porque a população sabe o que aconteceu na Petrobras e no caso do mensalão.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Brasil não tem mais jeito , está em mãos de bandidos , começando pelo STF, com exceção de alguns ministros, infelizmente minoria

  2. Onde estão os excelentíssimos juízes da segunda turma, que foram tão eloquentes para criar a suspeição de Moro e que agora, ao verem o STF atacado, se escondem como ratos ???? Tão calados, que nem na mídia, aparece uma linha se quer desses que antes, pareciam os donos do mundo... Talvez, devem ter se refugiado em PORTUGAL....

  3. Difícil mesmo , com esses dejetos humanos como Anjo Gi, Levan e tofoli ( esse é fora da curva) . Completamente idiota . Só no Brasil para uma pessoa dessas chegar onde chegou . E os que saiam às , se aliaram ao boisonaro , sem saber porque . Esqueceram que quem descobriu tudo foram DrMoro e equipe de procuradores da Lava Jato. O povinho sem classe e cérebro

  4. Como mudar para melho o nosso país com um suprema corte com viés político e escrava da sua ideologia fechando os olhos para os crimes cometidos pelo seu líder.

  5. Quando o Brasil vai ter um presidente à altura das grandeza do nosso território.... Mais uma eleição sem opções, perspectivas .

    1. Não só um presidente, mas de um legislativo verdadeiramente preocupado com a legalidade e integridade do estado e do povo. Sem esquecer do judiciário, apodrecido por seus objetivos escusos.

  6. Realmente o processo de destruição da candidatura de Sérgio Moro tem sómente uma verdade: a responsabilidade do artista, João Plenário. Chantagista, usou e abusou de todos os artificios pra minar à possivel candidatura do ex-juiz. No entanto, quando Claúdio Dantas na entrevista com Moro, colocou no programa os áudios do suposto juiz do Supremo captados com o governador Silval Barbosa e com o Aécio, nos mostrou a "seriedade e honradez" desse mero acusador e oportunista contumaz. Boa, Cláudio.

  7. Lamentável que a paixão política, semelhante a torcida de futebol, nos envolva e nos impulsione a votar no que achamos ser o menos patife. Não se pode dar procuração pra esta gente.

  8. Moro sempre teve razão! Lula foi condenado e jamais inocentado! O que está acontecendo no Brasil é a maior inversão de valores jamais vista nesse país! A dissonância cognitiva está em alta no mercado! #Moro2022

  9. a grande midia não esclarece porque simplesmente nao entende. proponho um selo d qualidade para a crusoé: “todos os nossos jornalistas tem mais d 30 anos d idade”

  10. Não é possível entender o que se passa com o brasileiro esclarecido e às vezes até relativamente coerente em outras esferas de sua vida, e que se passa a ser gado petista ou bolsonarista. Praticamente em toda boa família brasileira, encontram-se esses tipos. Para mim, um mistério.

  11. Perfeito o esclarecimento. Infelizmente, quem bota em Lula não irá ler. E quem eventualmente tiver acesso à informação, vai negar a realidade, como de costume.

  12. Cada povo tem o presidente que merece. Quando teremos, verdadeiramente, um PRESIDENTE com todas as letras maiúsculas? Alguém em quem possamos confiar.

  13. O maestro desta palhaçada chama-se gilmar mendes. Não há decência neste pais enquanto este quadrilheiro continuar extorquindo. E derramando lágrimas de isenção.

  14. É patético como se inverte coisas no Brasil..os bandidos livres leves soltos e o homem que expôs a carniça sendo massacrado...o Brasil está podre

  15. O brasileiro só pensa em si mesmo. E vai ser aí que vai se phoder colocando um corrupto na presidência. Cada povo tem o governo que merece.

  16. O que mais me impressiona é a capacidade de brasileiros de, não sendo petistas cegos, concordar com as jogadas do STF. Parece que corrupção é um detalhe, não um fator de violência e não nos defendemos. Somos totalmente vulneráveis às mais diversas decisões tomadas pelo STF que nos coloca para escolhermos entre o Nada e o Coisa Nenhuma na eleição.

  17. Nesse país de c.... quem é direito ou enfrente essas organizações é que paga o pato...olha aí o Dallagnol! Ainda MORO 2022 contra tudo e contra todos!!!

  18. Brasil é o avesso do avesso da cidadania, direito penal , administrativo e valores civilizatorios. Só falta mandar prender os juizes que condenaram o lula.

  19. a segunda turma não serve para corrigir ou manter a condenação da primeira turma? A segunda turma manteve a condenação do ex-presidiário? Porque ninguém fala desta decisão? Justiça politica

  20. A sociedade brasileira se absteve tanto da vida política, ao ponto de permitir q o time dos corrompidos ficasse muito maior q o das pessoas de bom caráter... Comemoramos um belo lance, mas o jogo não tinha acabado. Ano de eleições. Precisamos aumentar o time dos mocinhos em todas as esferas do poder. E orar, pq gente como Gilmar Mendes foge do alcance da justiça humana.

  21. Os caras se fundamentaram em decisão da Segundona Nefasta, logo com baixa credibilidade, portanto o trabalho deles vale tanto quanto uma nota de R$3,00. Nota zero para a grande mídia que vendeu gato por lebre, por conivência e/ou ignorância.

  22. A Segundona, como em TODOS os casos anteriores de corrupção envolvendo poderosos, atuou para salvar os corruptos. Do ponto de vista prático, talvez não houvesse outro caminho, dado que a quantidade de poderosos envolvidos (e devidamente investigados e eventualmente condenados) foi gigantesca. Condenar Lula, Temer, Aecio, Serra, Dirceu, Renan, Lira, Ciro Nogueira, Jader, Jucá, Dilma, Aloysio, Cabral, Cunha, Valdemar, entre tantos, do ponto de vista prático acabaria com os partidos.

    1. Todos os políticos e partidos envolvidos, atuaram nas indicações dos juízes das altas cortes. A pressão para encontrarem uma "solução" foi gigantesca, muito mais que gigantesca. Gilmar foi o operador desta "solução", carente de lógica, razoabilidade, verdade e justiça, mas foi o que o sistema conseguiu produzir... criminalizar Moro e os procuradores, usando "hackers" fajutos, contando com a "boa vontade" da imprensa rabo-preso e o apoio decisivo de Bolsonaro, cooptado para a trama mambembe.

  23. O Lula está solto e fagueiro, graças às decisões criminosas de alguns membros, sob suspeição, do STF, com a discordância de 3 instâncias - MORO, TRF-4 e STJ, não esqueçam disso… #LULANACADEIA #POVONASRUAS #MORONAPRESIDÊNCIA ou #VOTONULO

    1. Desculpe Maria, mas até as Filipinas estão à nossa frente, pois lá tem um código penal muito mais severo que o nosso e que é cumprido a risca.

    1. Moro ou NULO. Vamos usar a lei da Ficha limpa no seu aspecto moral. Temos 1 candidato condenado concorrendo com outro candidato que não respondeu a 40 e-mails da Pfizer,com consequências funestas p os brasileiros .

  24. Sim, a população brasileira sabe o que aconteceu no mensalão, no petrolão e no supremo chiqueiro… sabe também quem são os políticos corruptos que temem dar a SÉRGIO MORO a legenda presidencial pela União Brasil!

  25. E Isso dr Moro esse comite esta com certeza querendo desmobilizar o sistema,quando o Calheiros disse que Simone nao teria votos maisoumenos isso ja se viu que ele tambem tem culpa no cartorio,isto tera que ser discutido, nem que precise um abaixo -assinado, estamos esperando que o pais mude o sistema de um simples ministro destruir toda a democracia que no passado tinhamos.

  26. Nove magistrados erraram nas análises jurídicas dos processos e só a segunda turma do STF enxergou um viés para colocar abaixo toda a operação. Eis as narrativas. A história, contudo, vai se encarregar de colocar todos os envolvidos nos seus devidos lugares. Algumas pessoas deveriam temer o tempo, já que não temem a própria justiça. Ah, e não se pode esquecer da justiça divina. Esta é infalível.

  27. O maior trabalho já feito contra corruptos poderosos de todas os segmentos sociais. Graças a equipe da lava jato, esses criminosos foram condenados e presos. Podem ter condenações anuladas, mas continuam sendo bandidos

  28. O Brasil tá do avesso, um vigarista condenado por 9 juizes vira mocinho cumpridor dos seus deveres é taxado de bandido. Tá tudo errado. É por isto que os criminosos deitam e rolam, a policia prende e o judiciário solta porque o legislativo permeado de vigaristas fazem leis brandas em benefício próprio. O comite da Onu não tem a menor idéia do que se passa aqui. Aqui reina a impunidade.

  29. Moro é um profissional decente. Cumpriu o seu papel como magistrado, com dignidade e honradez. Todavia, seu temperamento moderado e até ético e respeitoso com seus colegas togados do STF, não produziu nemhum efeito junto aos seus pares. Pelo contrário. Serviu mais para encorajar seus inimigos da Côrte a trucidá-lo perante a sociedade. Tivesse sido mais reacionário e inconformado com os picaretas que o desautorizaram, teria obtido melhor resultado. -segue-

    1. Todos têm o direito de decidir o seu próprio destino. Moro decidiu o dele, ainda que de forma canhestra, e por isso acabou por ser prejudicado. Mas nem tudo está perdido. Se o seu atual partido, tiver alguns gramas a mais de inteligência poderá apoia-lo numa candidatura ao senado. Pena que por SP. Ser-lhe-á muitissimo mais difícil, pois somente poderá ser eleito um senador apenas. Vão massacrá-lo em campanha. Deveria ter ficado no Paraná. Seriam favas contadas. Paciência..

  30. Parabéns, Moro e procuradores da Lava Jato de Curitiba, vocês fizeram um trabalho correto e exemplar. Os que falam contra são bandidos, advogados de bandido que lucram muito com o sistema penal corrompido e idólatras que não aceitam nem as provas materiais. Fazer o quê em um país como esse?

    1. Povo na rua Moro presidente para um país DECENTE

  31. Mas a imoral DESCONDENAÇÃO do maior ladrão do mundo foi um trabalho da suja guerra revolucionária em curso no país que muitos como idiotas em perigo preferem não ver ... se nada for feito em dois anos o povo estará na chibata da ditadura clepto-comunista a comer as sobras, o lixo ou a merda das latrinas de elites criminosas impunes a fazer o que querem ... só um milagre já que em Brasília não há um único macho alfa para liderar a reconstrução nacional .. a Venzuela é o nosso espelho .. aguardem.

  32. Como sempre suas colocações são perfeitas para nos mostrar a verdadeira face da política atual que tudo faz para enganar o eleitor.

  33. Nesse processo de destruição da reputação e trabalho de Moro, o q mais me intriga é sua própria reação. Não consigo entender sua quase falta de reação aos ataques e injustiças, de combatividade e indignação, sua tolerância com as decisões estapafúrdias do STF e sua placidez em relação aos ataques de políticos criminosos. E agora, além de desistir da candidatura à presidência, sendo o melhor posicionado do que qq um da gangue da tal 3a via, vai sair pra senador e encarar o serpentário?!?!?

    1. quanto mais leio o Moro mais me convenço de que ele NÃO NASCEU para a política.

  34. Meu LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 #MOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  35. Realmente, destruíram nosso país com o término da Lavajato. Nunca mais teremos um país próximo de ser justo e competitivo.

  36. Alguns ministros do STF protagonizaram uma das páginas mais vergonhosas da história do judiciário brasileiro, ao lerem mensagens obtidas de forma criminosa e jamais periciadas, em rede nacional! Isto sim deveria ter sido objeto de indignação, aliás, um dos objetos de indignação. Outra coisa: um INDICADO pelo réu, ou pelo seu grupo político, não seria, de fato, parcial e/ou suspeito para julgar o referido réu? O que disseram sobre isso?

  37. Perfeita análise e de fácil compreensão. Uma pena a maioria do povo brasileiro ter necessidade de idolatrar politicos corruptos.

  38. Infelizmente os corruptos, conseguiram desmontar a Lava Jato. Estamos perdendo a oportunidade de limpar, nosso país da corrupção, muito triste.

  39. Votar pra que? Anular voto pra que? Qual a diferença entre Lula E Bolsonaro ? Congresso e Judiciário pra que? Vou ficar em casa que é muito melhor !

    1. seja um autêntico nemnem - bote na 3a via, seja lá quem for o único

  40. Aqui quanto mais corrupto melhor, essa é a cara do Brasil, ladrão poderoso sobrem vantagens, por isso roubam muito porque muitos irão mamar nessa teta por muitos anos… esse país já era.

  41. Quem é contra Lula e Bolsonaro vota como ???? Os partidos foram à favor de colocar FORA tds os candidatos À PRESIDÊNCIA do. BRASIL

    1. Em ultimo caso, o NULO nunca teve tanta importância em uma eleição.

Mais notícias
Assine agora
TOPO