DiogoMainardina ilha do desespero

Vou fugir da urna

12.05.22

Eu jamais votaria em Jair Bolsonaro. Eu jamais votaria em Lula. E eu jamais votaria na Terceira Via, depois do que a Terceira Via fez com a própria Terceira Via.

Em outubro, de fato, estarei a 9.708 km (em linha reta) da minha zona eleitoral. Vou fugir da urna. Em minha lápide, estará escrito que um oceano inteiro me separou do voto. Em latim.

Até pensei em oferecer um cafezinho aos eleitores ausentes que tocassem minha campainha no primeiro turno ou no segundo. Mas eu estaria violando a regra número um do verdadeiro desertor. Quem se recusa a votar é chamado a se afastar completamente do processo eleitoral. É um erro abster-se e, ao mesmo tempo, tentar convencer os outros a fazer o mesmo. O abandono tem de ser absoluto, irrevogável, intransferível.

Em meu caso, conto com o fuso horário para ignorar inclusive o resultado final. Quando o vencedor for anunciado, estarei roncando. Vou ligar o telefone celular e transmitir o ronco ao vivo. Sabe como é: sou um palpiteiro profissional, sou pago para comentar esses assuntos. O meu comentário, em outubro, vai ser o ronco. Rrrrrr.

O meu aniversário é em setembro. Vou fazer sessenta anos. Acrescento essa nota biográfica deprimente para destacar o seguinte dado: em 2018, 36,3% dos eleitores acima de sessenta anos se abstiveram. Em 2020, a taxa foi ainda maior: 41,9%. É mais do que o eleitorado total de Lula ou Jair Bolsonaro. Sou um novato da turma, mas nada impede que esse número possa ser superado em 2022.

Há outra parcela do eleitorado que, de alguma maneira, poderia ser incluída na conta dos desistentes. Ela é formada pelos brasileiros que votaram num candidato a presidente e, em menos de quatro anos, conseguiram esquecer seu nome. Em 2018, esse contingente desmemoriado representou 13,6% do total. Trata-se, porém, de uma gente dotada de uma superioridade moral que nunca serei capaz de atingir. É o desprezo supremo. Por mais que eu me empenhe, esse estágio sublime de imperturbabilidade está muito acima de minha capacidade, porque requer um grau de sabedoria digna de um Diógenes, o Cão. O máximo que posso fazer é me manter a 9.708 km das urnas e dar um calote na multa. O Brasil que se estrepe sozinho, sem a minha cumplicidade.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estou com vc Diogo e nem multa preciso pagar, pois tenho 7.3 e meu voto é opcional. Vou no primeiro turno e se ficarem esses dois pro segundo turno estou fora!!! Mais uma década perdida e o centrão vai deitar e rolar…

  2. Desistir não parece com Diogo. Não acredito nisso. Além disso, seria triste demais considerar-se fora da batalha, aos sessenta anos. Muitos brasileiros estão tristes com o que está acontecendo com a terceira via, mas não vão desistir .Lutar até o fim

  3. A turma da esquerda jamais anula seu voto. É por isso que vamos cair nas mãos deles novamente. Já, a turma da direita, com sua moral ilibada, se recusa a votar. Parabéns! Entreguem o país de volta, dessa vez para sempre, ao PT.

  4. É mas os que vivem aqui não tem a mesma oportunidade , ficaremos sabendo do resultado pouco após o término da votação, e teremos que engolir mais quatro anos.

  5. Depois da profética certeza de quem ganharia, é mesmo a sensata posição de um eleitor. De minha parte, de saco cheio, faltando pouco para os 60, de discurso.

  6. Bom pra vc Diogo, que vive a anos-luz de bananópolis, mais agente, pobres diabos, que só tem uma cova em algum lugar, DEVEMOS votar, pelo menos no 1o. turno!!!!

  7. Já que só vou poder votar no Moro para o Senado, no primeiro turno vou de Ciro, agora, se no segundo turno for entre esses dois lixos, digito 99 e confirmo.

    1. É o quê farei tb. Tentar melhorar o senado e congresso. E vou de Ciro ou Tebet no primeiro turno

  8. Vargas Llosa , não escreve , mas , pensa como eu... Diogo não pensou como Bobbio nem escreveu com H. Eco... Não conseguindo transformar MORO num " Cajado " Matamos um " Inconveniente " por vez: Agora o " Sapo Barbudo " ( ê Brisola ), em 26 o " Miliciano ". Pelo " Hubber " olho a política brasileira , só vejo Gabeira: Equilíbrio, sensatez e conhecimento. Não o vejo nas seções ( não espíritas) da Crusoé... Gabeira esclarece , não incita...

  9. Estou contigo Diogo! Excelente reflexão . Os candidatos a presidente e a classe politica brasileira como um todo, não merecem meu sacrifício de ir até às urnas. Será uma hipocrisia de minha parte!

  10. Temos hoje, o maior exemplo de que tudo é possível, inclusive mudar a trajetória de um País qto : Política, corrupção etc. A Ucrânia, seu povo deixa uma honrosa lição para o mundo. Fugir jamais. Avante Ucranianos .

    1. realmente temos que lutar contra está corja de políticos sem escrúpulos e tentar eleger alguém que pense neste país.zprecisamos pensar no futuro de nossos filhos e netos

  11. sinceramente são péssimas nossas opções..mas temos que ponderar isso. se botar em branco/anular/não votar infelizmente podemos colocar direto lá um cara da esquerda mau caráter e desonesto (aliás todos os políticos são). votem em outro qualquer... infelizmente (novamente) é esse o cenário do Brasil. E a arma para consertar isso é o voto. Sei que é difícil mas não temos outro caminho não. Esperar de quem: deputados... judiciário!!! sem chance. buraco sem fundo

  12. A todos que se encontram desiludidos com a eleição presidencial, ainda restam a eleição estadual, para senadores e deputados, estas, com maior impacto na sociedade. Para quem ainda não conhece, sugiro uma pesquisa sobre os candidatos do Partido Novo (novo.org) ...

  13. Isso só prova o quanto você é covarde ! Além de estar distante da nossa pátria ainda se mostra um desertor do voto. Semelhança gigantesca com o presidente do senado kkkkk covardes! Inúteis

    1. Para votar em um dos dois criminosos e melhor ficar em casa mesmo. Farei o mesmo.

    2. O Brasil não pode ser tratado como pátria.

  14. Estou com 70 anos e não tenho nenhum interesse em votar nesses maus- caráter que estão liderando assim como ninguém que aparece na terceira via. Este ano se comparecer é pra votar nulo. Não acredito na seriedade da atual composição do Supremo, depois das decisões favoráveis a corruptos e traficantes, não acredito nas lideranças do parlamento, enfim não acredito nos três poderes.

    1. Tomei esta decisão desde que puxaram o tapete de Moro

    1. Se a Anta voltar ao poder é porque as Antas estão se multiplicando!!

  15. Desculpa lá Diogo, tomara esteja no timing errado pra jogar a toalha! É plausível abster -se como protesto mas ainda tem rounds. Ademais, o ideal numa causa não é morrer por nem se afastar dela. É lutar por ela. Simone de Beauvoir.

  16. Diogo , parabéns pelos 60 anos. Tenho 64 anos, e apesar do desânimo, ainda acredito que no final dá tudo certo . Conto com seu jornalístico para me manter informada.

  17. Agora mesmo os nefastos da câmara e do senado federais via membros do nefasto centrão composto de cerca de 300 corruptos e com as lideranças dos também nefastos chefes Artur Lera e do Pachequin, estão articulando um semi-presidencialismo com a existência concomitante de presidente e 1° ministro, onde o presidente seria uma rainha da inglaterra, não manda em nada, e o 1° ministro manda em tudo, tudo pra transferir ao congresso infestdo de corruptos, o poder de decidir tudo que hoje cabe ao PR.

    1. Pior que já está assim. Seria uma mera formalidade.

    2. Isso tudo é medo do Moro ser eleito. Mas isso não se decide assim, de um minuto pro outro. Vai ter muita briga ainda. Querem fazer, façam, mas tudo de acordo com a lei e a bênção do povo.

    1. Só uma das barbaridades da nossa legislação eleitoral é que, a despeito da massa de votos inválidos, a eleição não possa ser anulada. Se um candidato tiver 2 votos e o outro, um voto, o que teve dois vira presidente. Outras barbaridades: voto obrigatório, veto à candidatura independente...

  18. A situação dos eleitores é: escolher entre um Condenado ou um farsante Demente. Logo, eu, assim como a maioria se encontra catando moedas para comer, usarei a tecla mágica da urna: NULO! Dane-se!

  19. Minha carreira de eleitora foi a coisa mais frustrante de toda minha vida! Tenho 70 anos, votei para presidente pela primeira vez aos 38, sim 38!! Esperei 38 anos para nada. De lá pra ca só fiz o voto útil, Lula pra não eleger Collor, FHC pra não eleger Lula, Bolsonaro pra não eleger Haddad, e por ai vai… Agora basta! Não vou. Que o país se exploda! ( e estou torcendo para que o maioria seja de nulos e abstenções)

    1. Na linguagem cara ao pop, “tamo junto”… que se lasque o país em zil pedaços, eu não fiz filho mesmo (nem vou fazer)… 🤷🏻‍♂️🤷🏻‍♂️🤷🏻‍♂️ cansei de tentar ser sensato em uma terra de estúpidos e de finórios. Bem que podia começar um movimento de secessão do país (já estou dando o chute inicial), isto aqui é grande demais, nenhum lugar com este tamanho enorme e esta pequenez de ideias e de caráter pode evoluir, bora separar e cada um que cuide da sua vida e de seu latifúndio a seu modo.

    2. Eu também tenho a mesma frustação.

  20. Acho que muita gente que posa de indignada mas que na verdade apenas exprime sua intolerância autoritária ainda não entendeu uma coisa: não votar ou votar nulo ou em branco é um direito do cidadão . E no caso atual não escolher entre dois gangsters é a única opção para uma pessoa de bem.

    1. Diogo, já me Planejei para isso desde que vi o Naufrágio da Terceira Via !

  21. Diego, diante desse caos no Brasil, seu texto irônico e crítico me diverte bastante. Se eu pudesse, iria para o Alaska.

  22. Sempre votei desde 1989, de lá pra cá só engodo, enganação, hipocrisia, mentiras, etc. Qualquer político tem carro, motorista, melhores hospitais, vale alimentação, viagens ao exterior, cursos (de mentirinha), passagens, moradia, $$$$ p/ reembolsoS diversos, $$$$$ p/ emendas "secretas( causa própria)" + cotas, +verbas de gabinete, + salários, +, +, etc. E trabalhar fazer algo útil pro país, nem pensar. Pra quê? Do jeito que TÁ, TÁ muito bom pra esses pilantras, meu voto: NULO.

  23. Se votar nulo ensejasse a anulação das eleições com a realização de novas com candidatos diferentes dos da anulada que ficariam proibidos de participarem das novas eleições, até valeria à pena. Mas, sem dúvida, é utópico imaginar isso que certamente não vai acontecer jamais, então, votar NULO vira pra mim uma covardia e até uma irresponsabilidade para com a nação. Já que é obrigatório ainda, façamos nossa parte escolhendo os menos ruins até possamos aprender sermos mais sábios nas nossas escolha

    1. No caso em questão, não existe o menos pior. Ambos são podres! Votar nulo é um direito do cidadão. Voto obrigatório é cabresto para analfabeto. Exerço o direito de votar nulo ou nem ir votar e pagar a multinha do tamanho da seriedade do povinho que elege essa camarilha.

  24. Semana passada você assumiu sua falta de caráter. Nessa semana assumi sua covardia. Vejo que tens seguidores em ambas situações. Como pode se olhar no espelho, ou ainda olhar seu filho nos olhos, sabendo quem um dia foi um admirado e respeitado profissional, e hoje não passa de uma escória arrebanhando seus iguais, para executar a filha dos não patriotas, sem caráter e covardes… O decadente arrebanhando seu rebanho. Que triste final de carreira… Quem viver verá aonde você e seu rebanho vão estar

    1. Inteligente é voce Paulo Cezar, que paga pra ler esse jornal que voce acha ridículo??? Kkkkkk

    2. Fica triste não Soninha. Exercer o direito de não votar é um direito! Voce quer votar, vote e não encha o saco nem agrida quem pensa diferente…

    3. Qta agressiva por não concordar com o que leu. Intolerância vai acabar com o mundo.

    4. compreendo perfeitamente seu estado de espírito Diogo. É assim que me sinto neste país. Onde todos parecem estar vivendo um transe hipnótico de esquecimento coletivo. Será que colocaram alguma coisa na água? Como podem mudar as leis e as regras a seu bel prazer? Na nossa cara? l Com ajuda de todos? E ainda tem gente que toma partido de um e de outro? Que ilusão é esta? Realmente. Entendo você. Entendo o Moro. É de desanimar mesmo. A articulação é coordenada.

    5. Desnecessário seu comentário cheio de maldades. Essa é uma visão totalmente deturpada e desprovida de fundamentos.

    6. será que ficar nas mãos do Lula e do PT é melhor do que ficar na mão de Bolssonaro? ou só serve para os covardes que só estão aqui para ganhar dinheiro e se esconder no exterior. Deprimente.

    7. concordo com você Sônia e o problema afeta a todos do Jornal, o sonolento Mário, metido a intelectual o Cláudio que é capaz de fazer um papel que eu nunca esperei que ele faria que foi mostrar a passeata do Bolssonaro no início para dizer que foi um fracasso depois de ter passado às férias numa boa e ter nos deixado na mão do funcionário Diego, que como o Cláudio são funcionários bem instruídos. uma pena. quem está falando é um semi-analfabeto.

    1. não apareceu o resto do meu comentário. Sem coragem?

  25. Temos que votar ! Tebet , Dória, D’Avila são terceiras vias corretas . Nao roubam , tem planos para o governo Vamos dar uma chance, um voto de confiança a eles !!! Não importa o resultado . É um voto consciente .

  26. Bom vou estar a 300Km ,separado não por um oceano mas por um rio , sempre chamei os que não votam de covardes , não podem reclamar depois , pode seu candidato não vencer mas exerceu seu direito, mas esse ano sinto-me acovardado no meu direito de votar, estou desesperançoso, é como estivesse na UTI só esperando desligar os aparelhos.

    1. Estou a 12.000 km, + longe q o Diogo,mesmo assim sempre viajei 360 km (ida e volta), gastei c/almoço p/duas pessoas (no 1° e no 2° turnos) pra ir ao consulado em Frankfurt votar (e ainda ter q aturar os petistas q defendem Lula c/unhas e dentes,mas ñ saem da Alemanha capitalista nem p/tirar o pai da forca).Agora c/ 70 anos só irei se for p/votar em Moro ou em Santos Cruz. Se nenhum for candidato, quero + q o Brasil se exploda (ou se estrepe como diz o Diogo). Sinto muito por vcs da Crusoé :)

  27. Vou hibernar até 2026 e quando eu sair da minha toca vou perceber com alegria que Sérgio Moro desta vez é candidato a Presidência e favorito pra ser eleito até no primeiro turno segundo as pesquisas…….

    1. Magda , vou fazer o mesmo que você; já estou cansada deste Desgoverno FAMILICIA BolsoNero; do alto dos meus 79 anos não tenho nenhum resquício de esperança neste país.É muita bandidagem em toda a república tupiniquim.

    2. Vou hibernar porra nenhuma! Ao contrário: vou continuar aqui no Nordeste do Brasil e onde eu estiver tentando convencer meus contemporâneos de acreditar num Brasil mais decente! Vou incentivar as pessoas de fazer a “coisa certa” - inclusive na hora de votar. E se por acaso em 2026 ou 2046 …. o Sérgio Moro se candidatar - ele pode contar com a gente. Jamais vamos jogar tolha!!

  28. Pois então, meu chapa. Vc fez o que pode pra estimular Sergio Moro a uma disputa a qual estaria fadado mesmo a perder. Confundiu-se e scabou confundindo uma leva de possíveis eleitores, restando-lhe um papel de menor importância a ser deglutido com dificuldade, no próximo pleito. O rspaz está numa encruzilhada perversa. Desperdiçou energia e produziu - tomara que reverta - quase um tiro n’água no seu projeto de entrar na vida política por cima. Um baita desperdício, se não lograr ser eleito.

    1. Em novembro se Deus quiser, estarei longe desse País. Esse País não tem + jeito.

  29. Já que a terceira via foi para o brejo, só vou votar no primeiro turno, no terceiro colocado, seja lá quem for (era para ser Sérgio Moro), na esperança de que este possa rivalizar com dupla (ladrão e sociopata)!

    1. Vou votar no 1° turno na chapa Moro/ Santos Cruz. Essa chapa do União Brasil c o Podemos tem muita chance de sair. "Ainda é cedo amor"... Tomei o sonífero q faz o ronco do Diogo acontecer e, acordei assim: Moro/Santos Cruz hehe

  30. Nesses dois, nunca. Mas, reluto em anular ou deixar de votar, sinto-me perdendo o direito de criticar ou elogiar. Há de existir um nome que seja consagrado pela maioria, por maior que seja o milagre. Amém.

  31. Oi Diogo! Acho q o sr está certo, mas acho q o sr está errado😜! Temos q tentar escolher, ñ entre Lula, Bolsonaro ou a fossa democrática, mas vai ter outro nome! Estou disposta a votar no Ciro, aliás, voto até no Eymael p ñ dar voto p esse bando! Ñ no 1. turno! E desencane da idade, foque no público: meus pais fizeram 60 e ñ são bolsolula, espero q votem; a prof q trabalha cmg é bolso, q anule🙈! Fale dos deputados q, no fim das contas, o chefe é o Arthur Lira! (Lápide em latim... metido😝)😙🤗

    1. Porque não experimentar Felipe D'Avila do Partido Novo 30?

  32. Só não vou deixar de ir as urnas porque vou votar para deputado e senador (ao menos a deputado não anularei), de resto, estou com você, Diogo, me recuso a votar nesses dois trastes.

  33. Já que me encontro em faixa etária desobrigada de votar (felizmente!), e não precisarei ser convencido a não votar, talvez bata à porta do Mainardi em Veneza para aceitar o cafezinho no dia das eleições...

  34. É o que vou fazer, Diogo! Mudarei pra Itália, antes das eleições, e assistirei de camarote o país ser destruído, seja qual for o resultado das eleições. Quem sabe vá visitá-lo. Abraços. Bacci

  35. Então Mainardi…. Gostaria de fazer o Mesmo…. Mas ainda vivo no Brasil e acabarei recebendo todas as consequências! Por favor: não se ca!e!!! Você é minha voz… ouvida à distancia!!!!

  36. Viver no brasil (sim, com "b" minúsculo. Plutão foi rebaixado a sub-planeta. O brasil, a sub-país) é ser como papel higiênico: ou você está no rolo, ou está na merda.🇧🇷💩🇧🇷💩🇧🇷💩

    1. Gostei da comparação com o papel higiênico. O triste é estar rindo da nossa própria cara. Nunca votei NULO. Até cometi o grande erro de votar no menos pior nas últimas eleições presidenciais. Agora não temos menos pior. Estamos no vaso sanitário aguardando ser tragados pela descarga.

  37. É triste ler isso, Mainardi. Infelizmente, você está certo (até errando_como eu, ao pretender votar em Moro). Construimos um candidato na imaginação. Talvez lá ele fosse também, um bom presidente. Há um velho ditado na engenharia que diz: "se eu errar pelo projeto, estou certo". O projeto é que nos traiu.😔 Para onde você vai, ainda tem vaga?

    1. Prezada CELIA. Eu diria que, viver nesse case chamado brasil é como se tentar conviver com uma forte e diutúrnica dor de dente...impossível!!!

    1. Infelizmente, MoroéNulo. Assim a sua candidatura nasceu, cresceu e se perdeu na mais absoluta nulidade.

  38. Isso mostra quão patriotas vcs são, quando nosso País estiver semelhante à Venezuela, quem sabe vcs se arrependam de não ter votado.!

  39. Lamentável vcs deixarem de votar, isso mostra o quão patriotas vcs são, quando nosso País estiver semelhante à Venezuela, quem sabe vcs se arrependam.!!

    1. Quem será o candidato à impedir que nosso país se torne uma Venezuela? Se apareceu alguém novo que não divulgaram ainda? Tem milhões de brasileiros querendo um nome para se livrar da polarização

  40. Data venia, com todo respeito, abreijo carinhoso por ser agora um sessentinha, compatriota DIOGO MAINARDI! Eu igualmente NÃO compactuarei com nenhum dos 2 marginais para a presidência e nem na nanicalha covarde, egoísta, egocêntrica e medíocre que surrupiou a única chance do BRASIL sair desse brejo infecto!!!! Só o que faltava a gente TER A CHANCE DE TER UM EXCELENTE CANDIDATO PARA A PRESIDÊNCIA DO BRASIL E NÃO PODER VOTAR NELE, porque os ratos e urubús não largam a nossa fantasia de luz!!!!!!!

    1. Meu voto será NUUULLLOOOO porque NÃO ANULAREI O MEU BRASIL com essas nulidades marginais celeradas e nem com as celeradas covardes e chinfrins.

  41. Você escreveu o que estou sentindo, vou ficar vendo a Netflix, com algum seriado bem legal , e da porta da rua pra fora , não quero saber nada , nem noticiário vejo mais , só leio Crusoe e o Antagonista!!! Com as notícias que me interessam ! A minha primeira crítica que eu faço ao Crusoe ( que assinei desde o primeiro dia que foi lançada ) , os artigos estão longos demais , é uma opinião só minha !!! Agradeço sempre em ter vcs JORNALISTAS FANTÁSTICO 👏👏👏👏👏

  42. O Brasil já se estrepou quando vocês alimentaram o antipetismo, o que acabou levando Bolsonaro à presidência.

  43. Tenho 75 anos e fui teimoso como uma mula, votando em todas eleições. Depois de fazer a maior khda da minha vida votando no Bozo, vou me recolher igual ao Diogo. Enquanto viver não votarei jamais para não passar mais 4 anos me maldizendo.

  44. Mainardi o fujão fugiu do Brasil e em doce exílio quer nos dar lições de uma moral que não tem ... arrogante se acha um iluminado (ilumerdado?) que com dupla cidadania vem nos insultar? tem razão quanto as opções sim reconheça-se MAS é o eu ex-povo ou sua ex-nação que tanto tripudia que terá de comer a merda destes péssimos políticos e faremos o que mesmo? vá "jênio" ilumine-nos e aponte a saída ... melhor faturar a grana de tolos com complexo de colonizados com baboseiras inúteis e torpes.

  45. Diogo no segundo turno já terei 70 anos,portanto , não darei o ar da minha graça. Só iria se fosse Moro como não será...

    1. Eu voto apesar dos pesares em Ciro. Não há no mundo quem me faça votar no Lula ex presidiário, ou em Bolsonaro uma farsa.

  46. Tbm aniversarío em setembro e tenho 66 anos. Bem-vindo ao grupo Diogo. Assim como vc tbm, posso deixar de votar ou anular, ainda não sei qual gesto me deixará melhor com meu psicológico quando saírem os resultados. Ao contrário de vc, provavelmente serei acordado ou incomodado (se é que conseguiria dormir), com o estouro de fogos que farão os, nem sei que nome dar a esses que abandonam a Brasil nas mãos de um desses dois execráveis. Mas, um povo que não apoia um candidato como Moro. Merece.

  47. Parabéns Diogo pela extraordinária contribuição para o país. Somente desejo fazer uma pequena correção: quando você diz “que o Brasil se estrepe” você seria mais honesto e correto dizendo: que vocês se estrepem. Mais cínico, nem Pilatus.

  48. Lutar pela alteração na legislação, percentual X de votos nulos leva a nova eleição sem os que concorreram, fantasia pura eu sei, Lulalelé, Bozo ou a maior parte do atual congresso reeleito despertam desespero, desalento e fuga da realidade.

  49. Meu LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 #MOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  50. Diogo, se v faz 60 em setembro, faço 70 em agosto, daí, liberdade total. Essas urnas viciadas em drogas não me verão mais.

  51. Vou fazer uma camiseta com esses dizeres "o Brasil que se estrepe sozinho, sem minha cumplicidade" e colocar a imagem do botão "BRANCO" das urnas e usar nas eleições!!!

  52. Pois eu tenho idade para deixar de votar, mas já usei diversas vezes o famoso "voto útil". Vou usá-lo novamente para eliminar o Bolsonaro da vida pública e colocá-lo na cadeia. Mainardi mora na Itália, eu moro no Brasil.

  53. Abster-se é a política do avestruz... Por pior que seja o presidente eleito (e quanto a isso, não há dúvidas), não votar tira o direito de reclamar (e palpitar?) depois!

    1. Mas, Clarissa, votar no Bolsopetismo no segundo turno é ter a certeza do fracasso do país, a recondução da bandidagem da esquerda ou da direita ao poder e o declínio total! Não faz sentido escolher neste caso... Tudo o que podemos fazer está no primeiro turno. Aí, sim, poderemos escolher um menos pior pra mandar para o segundo turno!

    1. É isso aí, Maria Nog. Experimentem o Oartido Novo com Felipe d'Avila 30

  54. Concordo plenamente, as opções que tem se apresentado aos eleitores são um verdadeiro suicídio!!! Adoraria estar em Veneza também, no dia da eleição....kkkkkk

  55. Diogo meu Camarada, suas palavras me representam. O Moro, mostrou que falta muito (...) para ele conseguir nadar nos meio dos Tubarões. Escreva, por favor, sobre esse tema. Iniciando pelo fato de que os Partidos Políticos têm PROPRIETÁRIOS...

  56. Os 3 Poderes estão pobres. E não interessa a ninguém fazer uma limpeza nessa podridão generalizada. Meu voto seria para #Moro. Sem ele, será NULO.

    1. Desculpe, você esqueceu de citar o quarto poder , a podre Imprensa. é só podridão na excolonia Brasílis, que está pegando fogo, literalmente...

  57. Vou tentar passear na praia, ou me isolar em algum lugar. Não quero testemunhas para minha tristeza. Nem que meu choro, se houver, seja confundido com senilidade.

    1. Oi Xará. Dá pra acrescentar alguma letra do seu sobrenome? Eu tenho escrito com regularidade por aqui inclusive hoje mais cedo.

  58. Apoiado. Eu farei o mesmo. Inclusive proibi o meu filho, que fez 16 anos ano passado, de tirar título de eleitor. Imagina o trauma de ter que votar numa eleição como essa.

  59. Eu também estou nessa, não quero ser cúmplice desse afundamento do Brasil. Como disse Levy-Strauss: o Brasil vai sair da barbárie para a decadência sem conhecer a civilização.

  60. Essa farsa em que vivemos, denominada por aqui de "democracia", onde o voto é obrigatório apenas para legitimar organizações criminosas que se alternam no picadeiro e se locupletam em total sintonia tem cada vez menos adesão da minoria da população com capacidade cognitiva. Daí os números crescentes de abstenção, votos nulos e brancos. Por isso mesmo, essas abstenções não tem valor para o sistema e são criticadas pela jornalismo chapa branca.

  61. Desde há muito, advogo o não comparecimento às urnas. A abstenção maciça é a única forma de mudar esse sistema corrupto e falido. Não saiam de casa para votar!

  62. lamentável a situação que chegamos. E eu inocente achei que já tivéssemos chegado ao fundo do poço na última eleição.

  63. Quando pensamos que estava ruim, fica pior.o Brasil não tem jeito....afundou na lama..triste demais saber que não há esperança

  64. Minha opinião é muito parecida, mas ainda nutro esperança de que teremos uma opção. E com base em tudo que acompanho, se na urna tivesse a opção Diogo Mainarde para qualquer cargo, teria meu voto!

  65. Pois é, vc mora em Veneza. Pode se abster, sem consequências maiores. Eu, q aqui vivo, taparei o nariz e votarei no atual PR. Melhor, em minha opinião, q a volta do Sindicato de Ladrões do capo Nine.

    1. Desgr4çado do atual presidente fez tudo o que um petista faria e, em alguns casos, fez o que nem a Dilmanta conseguiu fazer, como interferir na PF. Entre esses dois imbecis com certeza voto NULO!

    2. É direito seu. O q é de gosto, e mau gosto, regala a vida. Sds

    3. Entre os dois maiores embustes da nossa história, fico com o molusco ladrão.

  66. Até outubro serão 74 anos de decepção política. Faço questão de tomar o caminho da minha zona (nunca uma palavra expressou tão bem seu significado) e anular meu voto. Não poderá ser escrito ,mas que todos vão a merda.

  67. Peraí.. tem uma Felipe D’avilla com ótimo histórico e propostas. Tem deputado e senador para eleger. Vamos sim votar e não procurar mágico. Só falar de dois da mesma gangue já deu.

    1. Maravilhoso seu comentário! Diogo, é isso, força! Votemos com convicção no legislativo. Aumentemos ainda q pouco, a parcela dos decentes lá dentro. Ajude-nos!

  68. Faço 60 em agosto, o suficiente para saber que não posso salvar o mundo ou o Brasil de seus destinos, mas posso cuidar do meu, começarei mantendo o dedo limpo.

  69. Estou perto dos 80 anos. Vou arrastar meu esqueleto com muiiiiita dificuldade até a urna para registrar meu voto: NULO, NULO, NULO, NULO Essa é para mim a única forma de protesto contra aqueles que transformaram este país no Império dos Corruptos, dos Ladrões, da Sem-Vergonhice.

  70. Não só você se afastara’dos dois turnos. Aceitarei tomar o cafe’ em homenagem aa cidadania (tão pobre neste Brasil sem-vergonha.

  71. Vou à urna. Digito o 13, espero aparecer a cara do Lula e dou uma banana pra ele. Limpo a tela, digito 22, vem a cara do Bolsonaro e dou outra banana pra ele. Limpo a tela, digito 00, confirmo. Vou embora. Sigo pagando meus impostos para manter essa corja me fazendo raiva diariamente. Sou prisioneiro deles. A chave da minha cela é protegida por Gilmar Mendes.

  72. Tenho 81 anos, nunca deixei de votar e nunca votei nulo ou em branco. Mas nesta eleição, pelos candidatos que vão concorrer, todos imprestáveis, lixo mesmo, estou decidido, como forma de justificado protesto, a fazer uma cafajestada. Esses candidatos vão estar reunidos metaforicamente na urna eletrônica para serem escolhidos. Então, vou comparecer ao local aonde faz mais de 30 anos que tenho votado - no prédio da Gazeta na Avenida Paulista, em São Paulo - e dar uma bela mijada na urna. Aguardem!

    1. Boa!!! Como mulher fica mais difícil pra mim.. mas vou pensar em outras opções . Non c’è niente da fare

  73. Diogo, minha zona eleitoral fica do outro lado da rua. Ainda não sei se viajo e finjo que não está acontecendo nada, ou vou à zona eleitoral só para ter o prazer de votar nulo.

  74. Há uma frase genial no fim de um filme dos anos 90 chamado War Games em que um computador simulava os vários desfechos de uma guerra nuclear e todos resultavam em destruição total. A frase? "The only winning move is not to play".

  75. Minha Zona Eleitoral fica a +/- 1,5km de minha casa. ... Ouvirei Two Thousand Light Years From Home várias vezes durante o dia da eleição. ... Terei de intercalar com outros sons intergaláticos.

  76. Os dois candidatos são péssimos, mas temos que escolher o menos ruim; do contrário, ao não votar, estaremos ajudando o que estiver na frente nas pesquisas.

  77. Como em 2018 anulei meu voto, e o farei novamente, nem Lula nem Bolsonaro.. esse país já deu.. país de ladroagem e corrupção, não sei como alguém pode perder seu tempo a ouvir políticos falando, todos farinha do mesmo saco, tudo encenação.

  78. Também estou desanimado com as opções disponíveis, em especial com os lídrres das intenções de voto, mas vou votar em quem estiver melhor colocado pra superar Lula e Bolsonaro. No 2o turno poderá ser voto nulo se não tiver candidato idôneo

    1. Concordo com o Clayton. É isto mesmo que devemos fazer . Assim vamos mostrar o quão descontente está a população , com esta quadrilha !!!

  79. Como um jogo de cartas marcadas: voto proporcional, caciques decidindo quem concorre, dinheiro público a rodo para turbinar a reeleição de quem já tem cargo, ...

    1. Desculpe a pergunta, mas o que você acredita que ele fará? Que ele vai votar em Lula ou Bolsonaro? Acredita mesmo nisso? E não venha com a desculpa que temos que votar para mudar. Nada mudará!

Mais notícias
Assine agora
TOPO