Adriano Machado/CrusoéJoão Doria: sua pretensão de concorrer ao Planalto não deve sobreviver a esta semana

Crônica de uma morte anunciada

Na próxima semana, o PSDB pretende dizer a João Doria que ele não pode forçar o partido a lançar uma candidatura à presidência. Em seguida, será anunciado apoio à emedebista Simone Tebet
20.05.22

O ex-governador de São Paulo João Doria vive a crônica de uma morte anunciada. Com a perseverança que lhe é peculiar, ele luta para ter o direito de disputar a presidência neste ano, pelo PSDB. Doria tem bons argumentos para dizer que a prerrogativa de ser candidato é sua, uma vez que venceu as prévias partidárias contra o ex-governador gaúcho Eduardo Leite. Mas ele não pode forçar a legenda a ter candidatura própria. Hoje, a maioria dos tucanos que almeja conquistar algum cargo em outubro prefere que o PSDB esqueça o Palácio do Planalto, se isso for sinônimo de subir em palanques com Doria e aparecer ao seu lado em programas de televisão. Eles dizem que o político paulista, com sua alta rejeição, impede a decolagem das chapas nos estados. E que não faz sentido prejudicar todo o partido em nome de um projeto pessoal. A história caminha para um desfecho na terça, 24. Nesse dia, ao lado do MDB e do Cidadania, com o qual formou uma federação, o PSDB deve anunciar que dará apoio à emedebista Simone Tebet, para que ela seja a candidata de consenso da Terceira Via (se é que ainda faz sentido falar em Terceira Via). Se Doria estiver pacificado, ótimo. Se quiser levar a discussão para a Justiça, como já se sugeriu que poderia fazer, paciência. Em qualquer caso, a morte de sua candidatura já foi decretada. 

O cerco sobre Doria vem se fechando há quinze dias. Os três partidos envolvidos na negociação sobre a Terceira Via decidiram contratar um instituto de pesquisas para medir a viabilidade eleitoral dele e de Simone Tebet, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. A empresa escolhida foi o Instituto Guimarães, de São Paulo. Ele é dirigido pelo estatístico Paulo Guimarães, que tem larga experiência em eleições e foi especialmente ligado às campanhas do extinto DEM (que se fundiu ao PSL para criar a União Brasil).

A decisão da cúpula partidária foi mal recebida pelo candidato tucano. Sua insatisfação se manifestou no fim de semana passado, quando ele enviou uma carta à direção do PSDB, dizendo-se vítima de uma tentativa de golpe interno. A pesquisa seria mera formalidade para legitimar uma decisão contrária a ele, que já estaria tomada, ecoavam assessores do ex-governador paulista. De fato, a pesquisa de Guimarães mostrou que Doria é muito rejeitado e Tebet é mais promissora, mesmo aparecendo com menos intenções de voto nas pesquisas registradas no TSE para divulgação geral. Zero surpresa. 

Em resposta à carta, a executiva nacional tucana se reuniu por três horas na terça, 17. O encontro serviu para consolidar o duro recado que deve ser dado a Doria: a sua candidatura é um empecilho para todas as demais campanhas e por isso não conta com respaldo no partido. Ao mesmo tempo, decidiu-se convidar o ex-governador para um encontro presencial – uma deferência. A intenção era realizar essa segunda reunião já no dia 18, data marcada há cerca de dois meses para o anúncio do nome de consenso da Terceira Via. Mas Doria se esquivou, e o encontro com a cúpula do PSDB foi agendado para o dia 23. 

O sonho dos tucanos é que Doria use essa oportunidade para encerrar o impasse com um grande gesto de desprendimento. Seria uma saída honrosa. A maioria, no entanto, duvida de que ele vá abrir mão de seus planos. Se for esse o caso, usarão contra Doria diversas declarações em que ele se disse pronto a trabalhar em favor de uma Terceira Via competitiva, ou seja, com um candidato único. Em seguida, dirão que a realização de prévias não obriga o partido a lançar candidatura presidencial, se achar que as circunstâncias para isso são desfavoráveis. Esse seria o caso em 2022. Em vez do voo solo, a alternativa preferida é apoiar Simone Tebet, numa aliança com o MDB. 

Se Doria concluir que o apoio do PSDB a Tebet é, antes de mais nada, uma alavanca para forçar a sua desistência, ele não estará completamente errado. “Há mais rejeição ao nome dele no partido do que propriamente entusiasmo pela candidatura de Tebet”, diz um integrante da executiva nacional tucana.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Queimaram MORO e agora as cupulas de politicas se mexem para acabar com Dória. Dentre dois desclassificados e corruptos, populistas autocratas de #NemLulaNemBolsonaro fico e voto em João Dória, fez bias gestões em SP como prefeito e como governador, é dedicado e trabalhador e não é maluco nem radical. Se Aécio, Tasso e opositores , e vários políticos “velhacos” querem aniquila-lo é bom gestor (SP cresceu e lidera o Brasil) vou de Doria. Tebet é boa mas não é páreo p/ enfrentar essa corja!

  2. Meu voto era de Sérgio Moro, mas eu votaria em João Doria agora. Ele pode ser o que for, mas trouxe a primeira vacina. Como não sou de São Paulo, não o conheço bem o suficiente para falar sobre ele. Porém, não conheço nada sobre Simone Tebet, nem nenhum outro nome da tal terceira via. Vou lamentar a falta de Sérgio Moro, mas já que ele não está, eu vou votar nulo.

  3. DE TODOS QUE ESTÃO AÍ, DÓRIA É O MAIS COMPETENTE, CAPACITADO. VEJAM COMO EXEMPLO SAO PAULO: NÃO ESTÁ DE PIRES NA MÃO!!!

  4. O único que tinha alguma chance de representar a população brasileira do bem e fazer um governo digno e de mudanças para melhor era o Sergio Moro, agora não temos nenhum nome relevante e os dois que estão não frente são o Deus me livre contra o Cruz Credo! Um desgoverno que so pensa em proteger amigos e família e o outro que e a volta das orcrims que mais roubaram o pais. Issa situação horrível q nos encontramos e culpa do aparelhamento politico no congresso e no justiça (stf, stj, pgr e tcu)

    1. A questão não é a pessoa Simone tebet. é a simbologia que o seu nome agrega como uma mulher empoderada e que ainda pode passar uma mensagem de "vamos arrumar essa casa". As mulheres vão decidir a eleição e certamente vão se ver representadas nela.

    2. Pelo fim da indicação politica na justiça (stf,stj,tse,tcu,pgr), em órgãos reguladores (tcu) e estatais. Pela volta da prisão em segunda instância, pelo fim do foro privilegiado, pelo fim de casos envolvendo politicos irem parar no TSE em vez de stf e stj e serem julgados pelos crimes cometidos. Pelo fim do fundo eleitoral, pelo fim de sigilo para funcionários públicos, ainda mais sendo pago pela população não da, pelo fim dos orçamentos secretos, pela redução do numero de politicos e partidos

  5. A senadora diz que é melhor avaliada mas, entretanto, Doria tem 4 % e ela tem 2 %. Senadora Simone Tebet, você não sabe fazer conta ?Doria está certo, teve a indicação do partido e deve sair deste vespeiro. Doria deve defender sua candidatura pois foi o administrador público mais eficiente do Brasil neste período; além de ter sido vital para congregar o meio científico paulista em torno da vacina e assim mudar a incidência da pandemia.

    1. Concordo com Francisco e com você, Eduardo. Se o voto em SÉRGIO MORO for impossível, o melhor candidato na disputa toda é JOÃO DORIA. Decepção para com os paulistanos não justifica a rejeição alegada, obra e graça de quem mais teme enfrentá-lo, Jair Bolsonaro, que jogou o povo brasileiro nesse infernal desgoverno…

    2. O problema do Dória é que ele e muito ambicioso. Largou a prefeitura pela metade, foi pra governador, abriu mão da reeleição (fez um conchavo c m esse Rodrigo de tal) e já quer ser presidente. Se ele é tão rejeitado como e que conseguiu ganhar essas prévias?

    3. Eduardo, você só está levando em consideração os números de intenção de votos. Leve também em conta a rejeição. E eu acho o Dória um bom gestor, principalmente por conta das vacinas. Mas ele conseguiu muita rejeição com o estilo dele de ser (corretamente) contra o Bolsonaro , veja que ele e o Zema não fizeram nada muito diferente (exceto, claro, a vacina), mas o Zema é bem menos rejeitado. Nosso problema é a polarização entre dois péssimos candidatos, mas que tem muita torcida organizada.

  6. Embora ainda desconhecido, o único candidato coerente na sua pregação e com identidade partidária é o D'Avila, do Partido Novo ...

    1. Gosto do D'Ávila, mas estrutura partidária é fundamental. ele seria um grande vice presidente para a TEBET ou mesmo CIRO e fortaleceria o partido novo. Posso estar errado, como todo mundo, mas o crescimento do partido NOVO seria mais importante do que uma eleição avulso dele. A conferir.

  7. Deixando de lado o Doria, que mesmo sem o personagem principal da reportagem… me pergunto, vale a pena votar na Tebet?!?! Ela nao vaibser fantoche na mão de Renan entre outros caciques do MDB?!?! Na boa queria mesmo votar e sair contente e com esperança mas ja mataram isso na pre campanha :-(

  8. Que triste país esse nosso. Moeram candidato a candidato para uma possível saída desses dois seres abjetos. Nos resta caminhar e esperançarmos pela menos pior. Dória tem todos os defeitos que já alegaram e elencaram aqui, mas o envolvimento mais que eficaz dele no episódio da vacina, foi decisivo para salvar milhares de pessoas. Sem ele estaríamos contabilizando pelo menos o dobro de mortos pela pandemia.

    1. Herbert, o Dória "só" brigou pela vacina. Ñ é pouco, mas foi praticamente só isso! No + governou p qm tem dinheiro, o estado ñ mudou p melhor e as áreas da saúde e da educação só estão "razoáveis " nas propagandas q ele tira da própria cabeça. Além disso, o funcionário público é tido por ele como uma sanguessuga ociosa (pra ñ usar akele termo q é, por direito, do Bolsonaro 😜) e passa aperto p fechar suas contas, a despeito das verdadeiras sanguessugas c as quais ele se dá muito bem, etc etc et.

    1. Acho que uma maleta recheada de💰chega, hoje, por causa da crise braba...🙄

  9. João Doria venceu a prefeitura de S.Paulo em 2016 (no 1° turno), venceu o governo de S.Paulo em 2018, Se tivesse eleição para presidente em 2020, teria concorrido, e para o cargo de Deus em 2022, disputaria certamente. A sua ambição tem mais pressa que a expertise que o aprendizado propicia. Para o eleitor isso fica muito claro, pois não o elegeu para mandatos de 2 anos. Daí a rejeição, não pelo Doria, mas pela sua ambição deslumbrada e adolescente com o poder. Tem muito o que aprender.

    1. Portanto, sob a pele de João Doria jamais esteve um estadista, e sim mais um alpinista do poder. Sob essa serena reflexão, ele poderia ser o "pi... das galáxias" como gestor público, mas o eleitor do prefeito não queria o governador, e o eleitor do governador não queria o presidente. Não terminou nenhum serviço que lhe foi confiado. Lascou-se. Só ele não entende o eleitor, o cidadão comum. Vai ter que reduzir de 380 para 110 V, e gerar na baixa, se ainda quiser alguma coisa com a política.

  10. A única chapa capaz de mudar o Brasil seria Moro e Simone como vice , só que isso não interessa aos caciques dos partidos , que são como cracas no casco podre da política brasileira.

    1. Caro Sr. Luiz Wolf, essa seria uma boa chapa mas, a meu ver, Moro como vice seria mais adequado, porque já mostrou e demonstrou a sua "infância" para a política. Se a Simone Tebet for confirmada, o meu voto será dela. Se a intelectualidade, inteligência, conhecimento de Brasil e capacidade de gestão de Cid Gomes fossem dela, seria uma candidata "já ganhou", já que o maldito temperamento dele é a sua própria desgraça.

  11. O Dória está provando do mesmo veneno o que fez com Moro, em nenhum momento deu apoio ao Moro e ainda foi apunhalado pelo próprio PSDB.

  12. Muito bom artigo. Faltou dizer que, depois de excluírem Doria e de declararem apoio à Tebet, o PSDB vai traí-la, inventar qq desculpa e lançar o Leite como presidenciável ou como vice.

  13. Não voto no Dória mas o que fizeram com esse senhor, cafagestada é pouco, acaso fosse membro desse partidinho , mudaria para outro, só tem velhacos.

  14. O PSDB deu uma péssima contribuição à democracia brasileira! Não merece mais existir! Que acabe logo e nos livre dessa grotesca maneira de fazer política no Brasil! FHC, Aloisio Nunes, Eduardo Leite - os senhores destruiram um legado deixado por Mario Covas e a social democracia brasileira é apenas um sonho de um a geração que não deu certo! Que os seus membros recolham-se à sua insignificância!

  15. A terceira via quem diria faleceu de Covid no Anhangabaú é D+ ... mas quem sabe o arroxadim será eleito basta a negada lembrar da Coronavac redentora da qual se apropriou depois do "outro" pagar a conta ... você caro eleitor tem seu fiofó pronto para mais uma Coroninha? véio já enfiei quatro rabo arriba e se for prá salvar o patropi do ladrão tomo mais quatro rebatizo como Aligator e voto até no Sarney quanto mais no alcinha ... 2023 "premete" ser bem animado ... aguardemos.

  16. O PSDB, se afundou de fez. Foi mesquinho com o Doria. O ex governador do Rio Grande mais do que nunca, mostrou quem é. Não se discute se Doria é bom ou ruim mas sim, a forma como o partido lidou com essa candidatura natmorta. Mais esdrúxula foi a entrevista de Aloisio Nunes, declarando voto a outro candidato, não há princípios éticos nos quadros do partido? Por fim, um partido que sai de cena melancolicamente.

  17. O que impressiona é a falta de compromisso com projetos de governo. A vaidade e a idéia de Salvador da Pátria é o que tem movido essas campanhas induzindo ao contrário de educar os eleitores em escolhas de projetos modernos de sociedade ao invés dos feudos políticos. Lamentável. Vou de SIMONE ou CIRO ou VOTO NULO. Mudar mesmo com dúvidas se são mudanças.

  18. O PSDB está fazendo uma enorme cafajestada com Doria. E se o eleitor tiver um pingo de vergonha na cara não votará nos candidatos do PSDB para nenhum cargo.

    1. Tancredo!!!! Morto esta chorando no céu!!! E o pior seu neto deu início a destruição do PSDB

    2. Apoiado. Sempre votei no PSDB. A partir de agora, nunca mais. Doria foi alvo de uma manobra política do PSDB para tirá-lo de concorrer a Presidência. Quando descobriu já era tarde. Que política suja e rasteira desse partido.

    3. O PSDB ESTÁ ESFACELANDO E ANIQUILANDO. GRANDES FIGURAS DO PSDB MÁRIO COVAS, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E TANTOS OUTROS....É LAMENTÁVEL

  19. Se Doria se opor ao decidido através do judiciário, contribuirá imensamente com Bolsonaro, que não apenas deverá questionar até o transporte das urnas, mas poderá incentivar tapas e pontapés em alvos ainda a saber.

  20. Por que Doria tem tamanha rejeição? Com certeza não é pela qualidade do seu governo no Estado de São Paulo! É por sua maneira arrogante de forçar a sua presença?

    1. @Ricardo Amaral Filho, você escreveu perfeitamente o Dória, ele é exatamente assim é digo mais, foi um ótimo Governador, apesar de ser meio estrela, ele quer que aconteça e fez acontecer muito em SPaulo, é uma pena! PS não somos parentes rsrs

    2. Principais razões: Imprensa não gosta dele por ser muito pouco político (a política no Brasil é amizade); o bolsopetismo fez muita propaganda negativa em especial na época do afastamento social em especial com os pequenos empresários; ele é um outsider na política e desagrada o establishment (vulgo BolsoPetismo Centrão) que voltou com força em 2018 graças ao Bolsonaro. E é workaholic, um pecado (lembra das críticas ao Serra que faziam? Parecido).

    1. O PSDB ESTÁ ESFACELANDO E ANIQUILANDO. É LAMENTÁVEL

Mais notícias
Assine agora
TOPO