DiogoMainardina ilha do desespero

Vinte e dois

20.05.22

Sabe quantos eleitores se recusam a votar tanto em Lula quanto em Jair Bolsonaro? Como eu desconhecia a resposta, perguntei para Felipe Nunes, da Quaest. E ele, gentilmente, calculou para mim (e para os leitores desta coluna), cruzando os dados de sua pesquisa mais recente, realizada alguns dias atrás.

O resultado é espantoso: 22%. Esse é o percentual do eleitorado brasileiro que rejeita ambos os candidatos. Ou 436 entrevistados de um total de dois mil. Os analistas costumam se concentrar nos 59% de eleitores que jamais votariam em Jair Bolsonaro ou nos 43% que jamais votariam em Lula. Mas há também esse imenso contingente transversal de 22% de eleitores que se recusam a votar em qualquer um dos dois – e que nem aparecem nas pesquisas.

É claro que, no mano a mano, uma parte desse eleitorado pode acabar escolhendo um dos lados, porque a ojeriza por um candidato é mais insuportável do que a por outro. Cito o exemplo de Antonio Tabet, do Porta dos Fundos. Ele disse nesta semana, numa entrevista para a TV:

“Eu nunca votei no Bolsonaro e nunca votei no PT. Eu já votei em gente muito ruim, mas no PT e no Bolsonaro eu nunca votei.”

Em 30 de outubro, porém, ele vai votar:

“Eu tenho minha opção no primeiro turno. Não é o Bolsonaro e não é o PT. Eu vou me dar o direito de escolher o candidato que eu acho que é o melhor no primeiro turno, mas se o segundo turno for entre Bolsonaro e Lula, eu não só vou votar no PT pela primeira vez na minha vida, como vou digitar 13 e ‘confirma’ com a língua. Se fosse Bolsonaro e Lúcifer, era 666 e ‘confirma’.”

Assim como ele, eu também nunca votei em Jair Bolsonaro ou Lula. Só que vou continuar desse jeito. Em vez de lamber a urna e me penitenciar pelos próximos quatro anos, prefiro comemorar a derrota de um dos dois. Esse é o meu plano. Sabe como é: sou um tipinho panglossiano, capaz de enxergar o lado positivo de todas as tragédias. Se Jair Bolsonaro for eleito, vou debochar da derrota de Lula. Se Lula for eleito, vou debochar da derrota de Jair Bolsonaro. O Brasil perde com ambos, mas nunca vou admitir a derrota.

Panglossianamente, digo também que essa parcela de 22% de eleitores, por mais desorganizados que eles sejam, constitui uma base sobre a qual construir uma espécie de sociedade paralela, semiclandestina, em que cada um resiste à barbárie cultivando o próprio jardim. Claro que isso é insuficiente para resgatar o resto do bananal, ou para fertilizá-lo. Ao mesmo tempo, é gente para danar – uma massa poderosa o bastante para impedir qualquer tentativa lulista ou bolsonarista de calar ou erradicar o dissenso.

Esses 22% representam a única saída para o Brasil, a verdadeira Terceira Via. Voto neles e, depois de votar, confirmo com a língua.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Diogo, Waack afirma que o Centrão continuará dando as cartas e mesmo Lula com todo o seu expertise em seu relacionamento ($$$) com o Congresso vai ter problemas caso seja eleito. Ora, se a previsão do Waack se relaciona a Lula, o que ele diria caso Moro fosse eleito? Conhece o dito: "Ou dá, ou desce"? Tipos como o Moro não podem ser presidentes com possibilidade de criar um impasse e travar seu governo.

  2. Lamentável : Moro " Jurisdição Constitucional Como Democracia " ( leiam ) é descartado. Bivar , caso ( Stephan Kingniano ) da enfermeira de 1982 ( não esclarecido ) é escolhido. Só no Brasil... Diogo o Intercept usou a mesma " técnica " de destruição de imagem no caso " Mari Ferrer " ( moça pobre estuprada por um rico ) para desacreditar a pobre moça. O algoz foi absolvido. Qualquer semelhança com o caso Moro " é verdadeira ".

    1. Jogar fora um exemplo de ser.humano conhecedor das leis, oramos, irreverência ilimitada cita o cup da política vamos lutar pelo Moro . Heroi

  3. Moro , professor , escritor , profundo conhecedor do Direito Público : " Jurisdição Constitucional como Democracia ", obra magnífica , é o Senador ideal. Precisa atentar para os princípios do Logos , Ethos e Pathos ( Aristóteles ) para entender como tentam destruir sua imagem. O Intercept usou a " técnica " no caso " Mari Ferrer " jovem estuprada por um milionário. Ajudou destruir a credibilidade da moça. Lula , candidato de GILMAR... #Bolsonaro22.

  4. O votar com a língua no mínimo u. Soco na mesa acompanhado de um deboche com pitada de revolta decepção...acho que é por aí não?

    1. Lamentável : Moro " Jurisdição Constitucional Como Democracia " ( leiam ) é descartado. Bivar , caso ( Stephan Kingniano ) da enfermeira de 1982 ( não esclarecido ) é escolhido. Só no Brasil... Diogo o Intercept usou a mesma " técnica " de destruição de imagem no caso " Mari Ferrer " ( moça pobre estuprada por um rico ) para desacreditar a pobre moça. O algoz foi absolvido. Qualquer semelhança com o caso Moro " é verdadeira ".

  5. MORO , Senador, terá meu voto. Apresenta qualidades intelectuais e conhecimento da administração pública para atuar na " Alta Corte ". Entra na política como se entrasse na brincadeira de " Cabra Cega ": VendAdo ( i ? ). Deve ler ARISTÓTELES para entender os " mecanísmo " que foram e serão usados contra ele. LOGOS , ETHOS E PATHOS o instruirão. Não " amofine " DIOGO; vamos tirar o " home " da cova dos leões.

  6. Bertrand Russel, o grande filósofo, cientista e pacifista, contava que seu avô frequentemente citava uma frase da Bíblia: "Thou shalt not follow a multitude to do evil" ("Vós não seguireis a multidão para fazer o mal"). Isto o fez com que, na vida, não temesse pertencer a pequenas minorias. Estou com os 22% que rejeitam o bolsopetismo. Para ter verdadeira democracia seria necessário: candidaturas avulsas, parlamentarismo, voto distrital, judiciário independente de indicações do executivo...

    1. Não conhecia essa frase, é perfeita!! Infelizmente, também me incluo nessa massa dos 22%. Para mim, esses dois candidatos que estão na liderança das pesquisas eleitorais são "almas sebosas"!!!

  7. Bertrand Russel, o grande filósofo, cientista, pacifista, contava que seu avô citava frequentemente uma frase da Bíblia: "Thou shalt not follow a multitude to do evil" ("Vós não deveis seguir a multidão para fazer o mal"). Isto o fez, em sua vida, não temer pertencer a pequenas minorias. Assim estou com esta minoria que rejeita o bolsopetismo com muito orgulho. Democracia seria ter: candidaturas avulsas, voto distrital, parlamentarismo, judiciário independente de indicações pelo executivo...

  8. Não é novidade que o povo brasileiro tem memória curta e lombo curtido pelas intempéries e mau jeito que os governantes lhe destinam ao longo de seus mandatos, por vezes até renovados… mas é constrangedor saber e admitir que APENAS 22% dessa gente renega Bozo e Luladrão como seu candidato…

  9. Vejam como amostra é importante.Se tomarmos as opiniões aqui 90% se enquadra nos 22%.A terceira via, com Moro ganharia no 1o. Turno. As pesquisas servem para ajuntar o gado que não pensa e é ignorante ou miserável. Asnos votam em Lula. Burros em Bolsonaro.Os demais ainda tem alguma esperança.

  10. Só penso no fato de que o próximo presidente indicará dois ministros ao STF. Este fato pesará em meu voto, com certeza. Não tenho mais idade pra acreditar em milagres. Nem sou ingênua para seguir opinião de jornalistas temperamentais.

  11. Considerando a enquete "eleicoesaovivo" que está rolando há mais de um mês e já beira os 4 milhões de votos, o PR Bolsonaro deverá se reeleger já no primeiro turno para livrar esta grande Nação de se transformar numa venezuela.

    1. A amostra escolhida define o resultado.O meu círculo,faz parte dos 22%.Não votarei no Lula e na esquerda socialista, pois não acredito em sua capacidade de gestão e a sua enorme sede de poder para a eternidade. Lula é contra a verdade de que enriqueceu como político e que despreza o conhecimento que não tem pois tem uma retórica (igual a de Hitler, Fidel e etc). Fala em democracia, mas não postula a Liberdade e a Lei como princípios.13 é número do azar. Este ano mais ainda.

  12. No primeiro turno, voto no terceiro colocado nas pesquisas. No segundo turno, se permanecerem Lula e Bolsonaro, nem voto será nulo! E, como Diogo, comemorarei a derrota de um.

  13. Se também me considero parte dos 22%, não consigo ver nesse país uma terceira via que não seja mais uma dessas enganações quaisquer. O sistema está institucionalmente dominado pela corrupção desenfreada e não há Moro que consiga mudar isso. A única terceira via possível é daqui a 500 anos com uma população um pouco mais amadurecida. Um desalento para quem por 5 décadas votando já acreditou, quis acreditar mas que agora não acredita mais em nada.

  14. Também estou nos 22%. É espantoso que sejam só 22%. Olhando a folha corrida dos dois, ou tentando descobrir o que eles têm a oferecer no futuro (nada que preste!), é absolutamente INCRÍVEL que apenas 22% rejeitem esses dois desastres que condenam o Br a mais 4 anos de atraso institucional, econômico, político etc etc etc.

  15. Não voto Lula e nem Bolsonaro, porque eu teria que ir correndo pra casa e vomitar. Chega de votar no menos pior, sempre fiz isso e deu nessa [email protected] que aí está. Desta vez quero me respeitar e não trair os meus princípios. É MORO OU NADA.

  16. Caro Diogo , tendo em vista as " qualidades " da sociedade brasileira , o candidato certo é o Bivar. Pois Tem em seu currículo o escabroso caso , não esclarecido , da ex-namorada ( enfermeira ) em 1982. É um roteiro que assusta até o Stephan King.

  17. Eu não voto senão no programa de governo que inteligentes imbecis não costumam enchergar, se prendem em papéis que o Bolsonaro é obrigado a fazer. Não observam com a profundidade necessária o que já foi feito, nem no que se pretende fazer.

  18. Agora que o sistema, os “aliados” e os óbvios inimigos do “juizeco” expurgaram de vez, Moro de quaisquer possibilidades eleitorais, meu voto será Simone Tebet ( e jamais perdoarei Tabet e o My News, pelo espaço e incentivo à GG e a “farsajato” ) . Depois, se nada provocar reação, será nulo de novo! Exato como fiz após votar Amoedo na eleição passada. Não renovei minha filiação no Novo, não por culpa de Amoedo e muito pelo contrário… Só renovarei mesmo minha assinatura no Antagonista e Crusoé.

  19. Acho que as pesquisas têm sido sistematicamente desmoralizadas. Não quero acredito que o Brasil esteja dividido entre Bolsonaro e Lula, mas se essa tragédia se confirmar meu voto será nulo.

    1. Vamos viajar constitucionalmente. Já se sabe que no mínimo 22% dos eleitores não votarão em Lula e tampouco Bolso. Com certeza esse percentual aumentará e muito mais pessoas que não são acessadas pelas pesquisas tb. Não votarão nos dois.Assim deveria ter uma cláusula na carta magna que a partir de 20% de votos em branco, deveríamos ter nova eleição. É hilário, mas teríamos opções para os milhares de deserdados sem uma opção saudável Para votarem num pleito importantíssimo e decisório!

  20. Diogo, infelizmente esses 22% não estão dispostos (nem acreditam) em promover essa virada. Vc viu as manifestações do dia 15/5? Nem eu. Diante da estupidez e do descaso só nos resta o conformismo.

    1. Meu Deus, que desespero! Recorro aos céus para que ele promova essa virada, já que o povo está sem ânimo e inerte diante dessa tragédia.

    1. Eu também acho que a maioria desses 22% irá votar nulo, eu estou nesse time.

  21. Não voto nem Bolsonaro nem Lula. Sou Ciro. Faço parte dos que não votam neles nem que me ponha uma arma na cabeça. Então voto Ciro sim senhor.

  22. Se um quinhão desses 22%, sei lá, 15% (dos votos totais) se aglutinar num candidato, atrai boa parte dos que votam no 9 dedos contra bozo e vice-versa. Assim, esse candidato vai pro segundo turno. É muito difícil ocorrer, mas, não impossível. Aconteceu em MG em 2018.

    1. So de ver como o sujeito trata o candidato, por uma deficiencia fisica demonstra o carater dessa fera. Provavelmente , trata um de nove dedos, poderia tratar outro de corcunda, ou mesmo de caolho. Questão de carater.

    1. deveriam... mas ninguém sai. Por isso vai continuar o impasse até que um dos pés-na-cova embarque

    1. Idem, idem, idem. Não voto nesses dois nem com revólver na nuca.

  23. Pesarosamente, permanecendo as opções Lula x Bolsonaro, tomarei uma posição diferente da q sempre tive. Não irei votar! Meus 71 anos me concederam esse “benefício.” E, se não tivesse essa prerrogativa, votaria nulo ou branco.

    1. Alguns conhecidos com mais de 70 têm dito o mesmo que vc. Infelizmente, os q vão votar são lulistas ou bolsonaristas. Vou anular pra presidente.

  24. Mais uma poesia para a literatura brasileira. Que estes 22% consigam ter um poste com bastante iluminação para que a 3a via possa hastear a Bandeira Brasileira. Fato ou Fake? Depende do imaginário de cada um.

  25. No 1° turno, 3ª Via! No segundo, se o pior acontecer - Lula ou Bozo - aplicar a (autoria desconhecida; não é de Eça de Queiroz nem de Mark Twain) troca de fraldas. Como Bozo é inderrubável, - faça o que fizer-, melhor votar no molusco; o qual sofrerá fritura e impeachment antes de 2023 findar; assumirá o Alckmin; forçarão - com um parecer do STF -, uma nova Constituinte; teremos o parlamentarismo; e então, a cada um ou dois anos, haverá um gabinete novo, dificultando a formação de quadrilhas.

  26. Tenho 78 anos e sou fã de Diogo Mainarde e como ele sou contra os dois inimigos do Brasil. Nem Lula e nem Bolsonaro.

  27. Final perfeito: esses 22% de eleitores é que podem salvar o Brasil dos cânceres terminais lula e bolsonaro. Álvaro Dias percebeu o tamanho do lixão que teria que administrar. A sabedoria popular ensina que engenheiro eletricista é que morre de medo de levar choque.

    1. Pela democracia e contra o golpe fecho o nariz e voto no Lula.

  28. 22% de nulos no 2º turno, ainda que não tenha impacto direto no resultado da eleição, pinta uma péssima imagem da democracia brasileira e na legitimidade e força popular do eleito, dois fatores de muito peso para a política interna e externa do próximo governo. Tendo em conta que não me sobra candidato, vou dar força a única maneira de tirar força de qualquer um desses bandidos

  29. Por mais asqueroso que seja o Lula (e ele *é* asqueroso), ele tem uma biografia muito manchada que vai tentar defender, enfrentando o centrão e também não fazendo loucura com as contas públicas. O Bolsonaro é escravo do centrão, cujos integrantes não têm biografia a defender, compram os votos que os elegem e sequer se preocupam em guardar as aparências.

    1. Bruno, já leu os livros "Assassinato de Reputações I e II" do delegado Romeu Tuma Jr, filho do diretor do DOPS, amigo e admirador de Lula, o delegado Romeu Tuma? Pois então leia e depois peça à redação da Crusoé para apagar seu "pequeno elogio" ao Lula. Lula não enfrenta ninguém, ele compra. E se não pode comprar ... veja o título do livro. Algumas vezes vai mais adiante.

    2. Mensalão e petrolão foi enfrentar o centrão? Lula ou Bozo tornarão o pais ingovernavel, serão 4 anos de lambança

  30. No primeiro turmo votarei no que estiver melhor posicionado pra enfrentar Lula ou Bolsonaro no 2o turno. Entre Lula e Bolsonaro será nulo. Também não quero compactuar com projetos antidemocráticos de poder

  31. Excelente, Diogo. Só há um problema: não teremos um "Presidente Nulo", como você deve saber. A sua teoria é muito bonitinha, caso fôssemos adolescentes distraídos. Temos que votar, como sempre, no menos ruim.

  32. Grande Diogo! É o analista que mais faz previsões erradas em política. É muito passional e por isso erra muito. Pelo menos não é bolsonarista ( mas no começo era).

    1. Sandra, discordo de você, Ciro tem formação universitária e tem um plano de governo. Proponho deixar o preconceito de lado e se informar melhor sobre ele.

  33. 22% à procura de um líder! E vejam as lideranças que estão aí à frente das pesquisas! Temos, sim, grandes nomes, mas num país como esse, com políticos imprestáveis e, pior, mal intencionados, para não dizer coisa pior, ninguém se anima a participar e quando se anima, caso Sérgio Moro, a corja se assanha e faz de tudo para derrubá-los. Esse país, infelizmente, não tem jeito!

  34. Após o sucesso obtido pelos partidos poticos corruptos, a nefasta 6a turma do stf e a grande imprensa em impedir a candidatura do dr Moro à presidência da república, passei a sofrer de um novo tipo de depressão: a "depressão política". Não me bastassem as crises de ansiedade, síndrome do pânico e síndrome de burnout, agora mais essa! Infelizmente estamos caminhando para termos apenas duas opçôes em outubro: um ladrão oportunista de extrema esquerda e um idiota rachadista de extrema direita.

  35. Após o sucesso obtido pelos partidos poticos corruptos, a nefasta 6a turma do stf e a grande imprensa em impedir a candidatura do dr Moro à presidência da república, passei a sofrer de um novo tipo de depressão: a "depressão política". Não me bastassem as crises de ansiedade, síndrome do pânico e síndrome de burnout, agora mais essa! Infelizmente estamos caminhando para termos apenas duas opçôes em outubro: um ladrão oportunista de extrema esquerda e um idiota rachadista de extrema direita.

  36. O único jeito de impedir que os dois, seja qual for o eleito, faça um estrago gigantesco, é nos concentrarmos no legislativo, só para variar. Com a multiplicidade de opções, não precisaremos escolher o menos pior, podemos eleger os maias capazes, objetivamente. Se a maioria dos desiludidos (30%) fizerem isso, essa legislatura será uma das melhores jamais eleita. Se cada um de nós conseguir influir em 4 votos, teremos uma grande vitória. Eu farei isso, me ajudem, por favor.

  37. Caraca, 22 se não estiver enganado é o n° do partido político PL, credo, mas faço parte dos 22%, afinal estou me concentrando nos demais votos, ou seja, no legislativo federal e estadual (SP) que é o que interessa. Diogo achei super interessante sua solicitação ao pesquisador. Poderia fazer com os demais. Quando vejo essas pesquisas, e depois vejo o final das eleições, me pergunto: de onde vieram os quase 1/3 da população, somando os brancos, os nulos, e as abstenções?

  38. Pois é, eu sujei minha ficha votando nesse demente que está aí; me penitêncio dia e noite há três anos e meio. Hoje, quero mais é que o país exploda, me nego a assistir as cenas de "chuva dourada" protagonizadas por dois delinquentes nessa eleição. Desculpem-me a falta de modos.

  39. Estou nos 22%. Rindo aqui, Diogo, porque eu tb imagino a derrota de qualquer um é sinto um prazer enorme pra compensar o desgosto da vitória do outro. 3a via foi mesmo pro brejo 😓 Cadê aquele movimento 200+? Gostei da ideia, tomara vingue.

  40. Se quisesse realmente uma terceira via, apoiariam o Ciro. Ele é o único que poderia chegar ao segundo turno. Mas para vocês é Moro, o deslumbrado, ou nada.

    1. Coronelão nordestino com pendor autoritário e um monte de ideias econômicas erradas não!

  41. Votar no preso de mentirinha é no mínimo demonstrar falta de conhecimento histórico, prisioneiro de mentirinha, na ditadura e preso de mentirinha na Lava Jato. Presindente de mentirinha.

  42. Estou entre os 78 %, pode ser Tebet, pode ser Lula, pode ser Bolsonaro, pode ser Moro... só não pode ser Nulo! Se algo der errado vamos às quebrar tudo!

  43. Para que eu e o resto destes 22% tenhamos alguma esperança é fundamental eleger membros deste grupo para o máximo de cargos e mudar as atuais regras eleitorais que são efetivamente uma máquina de selecionar bandidos e canalhas.

  44. sou desse time, NELES NÃO em nenhuma HIPÓTESE. Infelizmente o gado prefere a tese idiota do voto útil (útil pra esses dois) ou do conformismo. Um dos dois vai levar, mas me reservo o direito de não conceder meu apoio a nenhum deles jamais. Perde o Brasil.

  45. Faço parte dos 22% e nunca mais voto no menos pior. Agora tenho uma esperança mínima de que o Santos Cruz será candidato pelo PODEMOS. Quem sabe? Pois quanto ao Moro, não tenho mais de que será candidato.

  46. Sou a parcela de 22% mas estou revoltada! Levei 38 para votar pra presidente, pois, aos 18 vivíamos sob o regime militar. Agora aos 70 não preciso mais votar. Ou seja, participei muito pouco na escolha dos presidentes que governaram o Brasil. E sempre na base do “vou escolher o menos ruim”. Com o impeachment de Dilma, achei q o Brasil poderia ter futuro. Afinal, já era o segundo “sai fora!” em 30 anos! Mas o candidato que prometeu mudanças se mostrou uma fraude. Mais uma desilusão! Agora, basta!

  47. Não vou votar nem em cacha.ceiro nem bipolar. Ou aparece outra coisa , uma surpresa (uma prisão, um empeachment sei lá - uma esperança), ou votarei NULO

  48. Minha estratégia é igual à do Diogo. Também pretendo diluir um pouco da minha frustração, pensando na derrota de um dos dois. Tanto faz, vou comemorar alguma coisa.

    1. Pela democracia e contra o golpe fecho o nariz e voto no Lula.

  49. Concordo plenamente com seu comentário, mas achei muito pouco por cento . Já perdi a esperança da terceira via !!! Vou é ficar em casa vendo Netflix!!!!

  50. Meu LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 #MOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  51. Eu penso como o Antônio Tabet, a única diferença é que infelizmente na eleição passada votei no escroto do Bolsonaro para derrotar o PT.

    1. Os caciques partidários não deixam ele “está “.

  52. Não conseguiria votar no PT ou no Minto. Seria avalizar um deles. O pior ou o "mais pior". Meu voto para presidência será em branco!!

  53. Acho que devem ser contados como votos nulos aqueles que justificarão o voto. Tenho ouvido de quem não vota no Bolsolula que nem vão se dar ao trabalho de comparecer diante da urna.

  54. Somos os órfãos do sr. Sérgio Moro. A consciência cívica há de aflorar em algum momento. Este país ainda será uma só nação. Viva a esperança e a fé. Amém!

  55. Votar em branco, anular, não votar, não é solução. Apenas facilita a vida daqueles que julgamos não estarem à altura do cargo.

  56. Pelo visto o exílio e a saudade do amado patropi comeu o juízo do Mainardi tão bobinho e crédulo que acredita nas pesquisas da Quaest e se duvidar ainda acredita no patriotismo dos Bórgias aí da Veneza e seu guru é o Maquiavel ... acorda cara o mundo é outro.

  57. PT Nunca, Bolsonaro jamais, Ciro Gomes provavelmente, não.Nunca senti tanto valor no meu voto. No primeiro turno, voto em outro candidato, Simone Tebet, por exemplo. Segundo turno com Lula e Bolsonaro, o meu candidato é Votonulo.Eleito um dos dois, sentarei num meio fio e chorar lágrimas de esguicho, para desafogar minha tristeza. Aguardarei o próximo século, com esperança de outra gente que possa governar o país. A gentalha de hoje neste inverno, quero que todos vão para o inferno.

    1. Tentarei com TEBET no primeiro turno. Se não der, embora não seja mais obrigada a votar, irei às urnas registrar meu voto NULO. Depois será chorar e tentar sobreviver à raiva e à dor de viver neste Império da Sem-Vergonhice. Nem Lulaladrão, nem Boçalnero Rachadinha.

  58. Acho 22 menos que insuficiente, uma merreca. Precisaríamos ser pelo menos mais do que terá o vencedor. Melhor dar atenção ao pouco de ar puro que circula no jardim.

    1. Se em 2out esses 22% votarem no 3º colocado (seja ele quem for), sobram 78%. Se daí tirarmos os brancos, nulos e de outros candidatos, acho que dá pra ir ao 2º turmo.

    2. Se somar com a porcentagem que rejeita um e outro não é pouco não. Se tirar 10% de Lula e de 10% de Bozo seriam mais 20%. Dá pra ir para o 2° turno e quiçá vencer. Se a população acreditar, Simone chega lá.

  59. Faço parte desses 22% tbm: nem um, nem outro. E tbm para os outros cargos não votarei em ninguém desses partidos que enganaram Moro e retiraram da população a chance de eleger uma pessoa integra, com propostas para melhorar de fato o país.

  60. Bolsonaro e Lula são tão ruins, cada um ao seu modo, que acabam alimentando o voto contrário. O desfecho é que ficaremos revezando entre esses dois imbecís, levando o país para o abismo.

  61. Voto nulo também, me recuso a votar nesses elementos perniciosos para o Brasil. Como tenho 75 anos posso aproveitar melhor o meu precioso tempo me abstendo para ler um excelente livro.

  62. Gosto muito do Antônio Tabet! Desde porta dos fundos, q ñ assito + por causa das minhas 2 pequenas... Acompanho o canal dele, às vezes. Ñ sabia dessa entrevista e nem faço ideia de onde tenha sido transmitida, mas agora, gosto + ainda dele! Queria muito q outras pessoas se posicionassem (mas dessa forma q eu acho certa😬🙈). Tem q ter + gente, uma galera bacana, abrindo os olhos do povo! Tenho quase certeza q eles ñ sabem q ñ são obrigados a votar no Lula ou no Bolso! Vai, Diogo! Por favor!🥲🙏

  63. Temos que começar a pensar na alternativa Simone Tebet. Esses 22% podem ser uma esperança de mudanças do cenário e o apoio do Moro à Simone seria fundamental.

    1. Simone sequer poderá escolher seu/sua vice…o Partidão (MDB e aliados) JAMAIS permitirá q seja Moro. Acordem!

    2. Desculpe, Simone Tebet não quer ser eleita. A ideia é impedir a candidatura de Moro. Tebet é da velha política, nunca vai querer abrir mão do poder e regalias do Senado! Tá tudo combinado!!

    3. Moro ou nulo...Só se a Tebet chamar Moro para vice, ai começo a pensar no caso.

  64. Se a única opção for Simone Tebet, depois da rasteira dada em Moro, meu voto será dela. Como sempre disse, voto até em um pitbull, mas nesses dois, nunca!

    1. Eu falei, não votem, não saiam de casa. Um comparecimento menor que 30% derruba a eleição e põe em cheque esse sistema. Querem votar? estão livres para fazê-lo, mas só estão alimentando esse sistema que se retroalimenta. Cada um que faça a sua escolha.

    2. Concordo c o Álvaro. Alex, votos brancos e nulos ñ são considerados; Se 90% anularem seu voto, haverá um escolhido e, provavelmente, será um dos 2 indizíveis! Precisamos escolher! Nós vivemos aki e precisamos escolher! Ñ só escolher qm ñ seja Lula e Bolsonaro, mas escolher os deputados e os senadores q vão governar junto! Os deputados tem q ser escolhidos c + cautela ainda: o Diogo falou no Papo Antagonista q nós só escolhemos 5% deles, o resto entra de forma indireta! Precisa de voto p mudar.

    3. Nao votem! Boicotem a eleição! Esta é a única maneira de eleger Bolsonaro ou Lula. É dar tiro no próprio pé.. kkkkk

  65. Eu integro esses 22%. Nem Lulaladrão, nem Boçalnero em nenhuma hipótese. VOTO NULO. Se SIMONE TEBET for candidata, voto nela.

  66. Será nosso consolo, Diogo, acompanhar seus deboches tanto do perdedor, mas também do ganhador e com suas críticas arrasadores sobres as lambanças cometidas.

  67. Bem. O duro é que 22% não elege ninguém de uma 3ª, 4ª ou outra “via”. Assim sendo, estamos irremediavelmente condenados a engolir um dis dois que lideram as atuais pesquisas. Se brasileiro não fosse machista militante e misógino por vocação, seria a grande chance para a única mulher na disputa: Simone Tebet. Uma sugestão pra ela: chame Sergio Moro pra ser seu vice. Se ele for esperto, poderá ser um fator considerável para esta tal 3ª via.

  68. Bom dia. Permita repetir aqui meu comentário. Aí Dr. Mainardi. Agora vai. Só que precisamos "dobrar a meta", temos que alcançar 44%. A verdadeira Terceira Via é o VOTO NULO.

  69. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Aplausos, Diogo!!!! Tô dentro porque também tô fora de qualquer pacto nas próximas eleições, com esses 2 marginais, perversos, genocidas, traiçoeiros, burros, ignorantes e predatórios, com o perdão de todas as redundâncias.

  70. Diogo maravilhoso como sempre. Sabe o que mais dói? É que no 1o turno existem sim opções. E são boas opções. Mas não… caminharemos uma vez mais para o precipício no 2o turno colocando lá essas duas enfermidades políticas e sociais.

    1. O Que Fez Alguns Componentes do STF Militam a Favor da Impunidade...E o Deputado Arthur Lira..Vende_ Se...De Costa para Seus Eleitores e Para o Povo Brasileiro..O Contribuinte _ Pagador de Impostos...

    2. Isso de "ninguém me perguntou" é o argumento do gado do jumento miliciano.

    1. Parabéns Diogo. Vou votar no poste da terceira via..

Mais notícias
Assine agora
TOPO