Kleyton Amorim/UOL/FolhapressSimone Tebet:

Missão: Impossível

Lula, Bolsonaro, dissidências do MDB, PSDB rachado, 2% nas pesquisas: há tempo para a Tom Cruise da Terceira Via?
26.05.22

Desde o ano passado, a história se repete na Terceira Via. De Luiz Henrique Mandetta a João Doria, passando por Luciano Huck e Sergio Moro, foram ficando pelo caminho todos aqueles que poderiam servir de alternativa a Lula e Bolsonaro, líderes das pesquisas de intenção de voto para a Presidência, mas também donos de taxas de rejeição que não têm paralelo em eleições passadas. Caíram por não terem ânimo de fato para enfrentar a batalha, por não demonstrarem viabilidade eleitoral, ou por perturbarem o sossego dos caciques do sistema partidário brasileiro. O risco era que não restasse nenhum. Mas nesta semana abriu-se a perspectiva de que a senadora Simone Tebet mude o desfecho da história. Sua pré-candidatura ao Planalto foi ratificada com 95% dos votos da Executiva Nacional de seu partido, o MDB. Um segundo partido, o Cidadania, anunciou apoio a ela. E há boa probabilidade de que o PSDB também entre no barco. Com isso, ficaria configurada uma autêntica candidatura de Terceira Via: bancada por partidos com recursos e capilaridade nacional e encabeçada por uma política com chances de crescer. Dá tempo? No Datafolha divulgado nesta quinta-feira, 26, Lula aparece com 48% dos votos, contra 27% de Bolsonaro, o que significa que a fatura já poderia ser liquidada no primeiro turno das eleições, que está há menos de cinco meses de ser realizado. Tebet aparece com 2%, empatada com André Janones. Realisticamente, neste momento, o deputado federal do Avante é o homem a ser batido por ela. À senadora e seu time, no entanto, não faltam argumentos para demonstrar que  mudar o cenário eleitoral não é missão impossível.

Nesta quarta-feira, 24, o irmão de Simone Tebet foi abastecer o carro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, estado natal da senadora, e puxou conversa com o frentista. Perguntou se ele pretendia votar em Lula ou Bolsonaro nas eleições e a resposta foi igual à de cerca de 30% dos brasileiros: em nenhum dos dois. Em quem, então? Ele ainda não sabia. Talvez Simone? “Nada a ver, ela está no Senado”, disse o homem. A emedebista, que um dia antes havia concedido sua primeira entrevista coletiva como pré-candidata, conta a história rindo, para ressaltar um dos fatos que explicariam os índices de 1% ou 2% que ela tem registrado nas pesquisas de intenção de voto. Tebet é pouco conhecida. O número de pessoas que não sabem quem ela é de 71% no Datafolha. Além disso, mesmo quem a conhece e sabe inclusive o cargo que ocupa – como o frentista de Campo Grande – em geral não tem ideia de que ela está prestes a disputar o Planalto. São eleitores que podem ser cativados.

Há outros fatores positivos. No Datafolha, seu índice de rejeição é de 9%. Para efeito de comparação, João Doria, que desistiu de concorrer pelo PSDB na segunda, dia 23, tinha 30% na última edição da pesquisa – e esse foi um dos fatores determinantes para que ele tivesse seus planos bombardeados no próprio partido, que temia que a má vontade contra ele se transferisse a outros tucanos, especialmente Rodrigo García, que busca se eleger ao governo de São Paulo. Conta para a baixa rejeição, obviamente, o fato de ser uma relativa desconhecida, mas isso lhe dá boa margem para se fortalecer. Além disso, sondagens realizadas pelo MDB mostram que mais da metade dos eleitores brasileiros tratam o embate entre Lula e Bolsonaro como uma polarização que faz mal ao país. Elas revelam ainda o desejo de que surja uma liderança jovem, com experiência política e que mostre sensibilidade especial para as questões sociais – três características que podem ser atribuídas a Tebet, de 52 anos. Há, finalmente, como já registrou Crusoé, a tendência de que mulheres de classe C, de meia idade, e moradoras de regiões metropolitanas sejam um dos fiéis da balança na votação de 2022. Esse é um eleitorado que pode ser cativado por Tebet. Mesmo as presenças de Janja, recém-casada com Lula, e de Michelle, mulher de Bolsonaro, nas respectivas campanhas, podem favorecer a emedebista, segundo sua equipe: elas poriam em relevo a diferença entre a mulher que é protagonista e a que serve de coadjuvante a um homem poderoso.

Bolsonaro e Lula: vantagem quase inabalável nas pesquisas
“Eu não me sinto numa corrida contra o tempo”, diz Tebet. “A partir de agora, estou livre para intensificar as viagens pelo país, para conversar com as pessoas, para transmitir uma mensagem de esperança.” Até agora, seus compromissos foram de um tipo diferente. Ela participou de cerca de 60 reuniões com empresários, investidores, acadêmicos e outros  formadores de opinião. Ainda nesta quinta-feira, em São Paulo, participou de um café da manhã com os integrantes do G100, um exclusivo “núcleo de estudos do desenvolvimento empresarial e econômico” que reúne donos e presidentes de empresas. Seu lado “caxias” (como ela mesma diz), despertou simpatia nesse público. Tebet tem sempre à mão cadernos nos quais toma nota de conversas, mas sobretudo organiza informações a respeito dos assuntos que precisa abordar, quase como se fossem aulas – ela foi professora de Direito Administrativo por dezesseis anos. No fim de abril, 400 representantes do PIB se reuniram na casa da ambientalista Tereza Bracher para ouvi-la. O encontro se desdobrou num manifesto de apoio organizado pelo executivo Fabio Barbosa e pela empresária Marisa Moreira Salles, que já conta com mais de 3 mil assinaturas.

Tebet e sua equipe sabem que não podem se limitar ao discurso contra Lula e Bolsonaro. Segundo o ex-governador gaúcho Germano Rigotto, o plano de governo que ele coordenou deve estar pronto no começo de junho, reunindo contribuições de diversas entidades, como o Todos Pela Educação e o Instituto Igarapé. Ele está assentado sobre um tripé: Políticas Sociais, Meio Ambiente e Governo. Na primeira área, haverá um esforço para melhorar a qualidade das transferências de renda para os brasileiros mais pobres. Tebet é a relatora da Lei de Responsabilidade Social que tramita no Senado e deve aproveitar a oportunidade para detalhar essas ideias da tribuna. Caso seja eleita, ela também promete criar uma Secretaria Especial da Criança e da Juventude ligada à Presidência, sob sua influência direta. Na segunda área, o propósito é fazer com que o Brasil retome a liderança nas discussões mundiais sobre economia sustentável – espaço que foi perdido durante o governo Bolsonaro. A área de Governo deve zelar pelo equilíbrio das contas públicas e pelo enxugamento da máquina estatal. Um Ministério do Planejamento e do Orçamento seria criado, para harmonizar iniciativas de curto e médio prazo.

A economista carioca Elena Landau liderou as discussões sobre economia no plano de governo. Desde o governo Fernando Henrique Cardoso, ela trabalha com projetos de desestatização. Em uma entrevista coletiva na quarta-feira, Tebet disse que não pretende privatizar a Petrobras caso seja eleita. Landau explica a ideia: “Privatizações devem fazer parte de projeto geral de reforma do Estado. Você precisa ter um rumo e, principalmente, saber como vai usar os recursos que obtiver. Temos 40 estatais no Brasil e outras 100 empresas subsidiadas. Nesse quadro, não faz sentido começar justamente pela Petrobras, que além de ser um símbolo, é a empresa que melhor cumpre sua função social, ou seja, produz com eficiência e transfere bilhões em royalties e dividendos para a sociedade.” 

Landau também garante que cancelar o teto de gastos não está na agenda. “O Lula diz que vai derrubar o teto e o Paulo Guedes acabou com ele na prática, com o calote dos precatórios, embora ele diga que não. Isso arrasa com a confiança no país, porque teto é também uma sinalização de que você respeita o dinheiro público e não vai usá-lo como for mais conveniente para os seus próprios interesses.” 

O que joga contra a candidatura de Simone Tebet nos próximos tempos são duas leis pouco alardeadas da política brasileira. A primeira diz que eleger deputados é tarefa prioritária, pois garante acesso aos recursos do fundo partidário. A segunda, um corolário, diz que as campanhas regionais vêm antes de projetos presidenciais, e não o contrário. As  duas leis explicam por que uma fração do MDB torce o nariz para a candidatura de Tebet. Esses políticos, liderados por Renan Calheiros e com bases sobretudo no Nordeste, prefeririam aderir a Lula desde logo e liberar recursos do MDB para a eleição de uma grande bancada na Câmara dos Deputados. As mesmas leis explicam por que o PSDB ainda não declarou apoio à senadora. Há estados, como o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso do Sul, onde tucanos e emedebistas têm candidaturas concorrentes. Há outros, como São Paulo e Minas Gerais, onde o PSDB tem candidaturas bem posicionadas e espera receber apoio.

Sobre o seu próprio partido, Tebet diz que “pode não contar com unanimidade, mas conta com unidade” – o que significa que a grande capilaridade do MDB pode abrir portas para ela em todo o país. “O MDB tem tradição de respeitar as diferenças regionais e não faremos diferente agora”, diz o presidente da legenda Baleia Rossi. “Mas conseguimos construir consenso interno a respeito da candidatura de Simone, que nos rejuvenesce e nos dá protagonismo.”  

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéO presidente do MDB Baleia Rossi: “Conseguimos construir consenso interno”
Nas negociações entre MDB e PSDB, o maior nó a ser desatado está, provavelmente, no Rio Grande do Sul. Quando parou de brigar com João Doria pela candidatura tucana à presidência, Eduardo Leite voltou suas atenções para o estado natal, pensando em conquistar um segundo mandato como governador. As pesquisas locais o mostram em grande vantagem. Acontece que o MDB sempre teve candidato ao governo gaúcho e ainda sonha em fazer decolar o jovem deputado Gabriel Souza. Uma das soluções seria Leite, que por muito tempo fez parte da lista de apostas da Terceira Via, concordar em ser vice de Simone Tebet. As chances são remotas. A outra é convencer os emedebistas a deixar de lado a disputa pelo Palácio Piratini. Dificilmente o PSDB topará uma aliança se Baleia Rossi e Simone Tebet não convencerem seus correligionários gaúchos a adotar esse último caminho.

Para uma Terceira Via que se encaminhava para o vácuo, é uma boa notícia mudar a chave para um enredo de aventura – mesmo que seja o de Missão: Impossível. Da vantagem quase que inabalável de Lula e Bolsonaro nas pesquisas às dificuldades de escapar de uma intenção de voto de apenas 2%, sem falar nas armadilhas políticas que ainda estão pelo caminho, os obstáculos para Simone Tebet são enormes. Mas, pela primeira vez em meses, a Terceira Via parece ter alguma substância. Que a mensagem não se destrua em cinco segundos.


PS: Nesta sexta-feira, 27, o Ipespe divulgou uma nova pesquisa, mostrando que o potencial de voto em Tebet aumentou 11 pontos em uma semana. Ele agora é de 28%. Além dos 5% que disseram ao instituto que votariam nela com certeza, há outros 23% que poderiam votar. Há sete dias, os números eram 3% e 14%, respectivamente.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. “Mulher vota em mulher” ou “lugar (voto) de mulher é onde (quem) ela quiser”? ESTOU CONFUSO EM MEIO À LACRAÇÃO… não estarei muito tempo por aqui para ver a miséria dos seus filhos e dos filhos deles, que se lasque o brasil…

  2. Simone cresça e apareça! Vc precisa aparecer em entrevistas, conquistar as pessoas, mostrar sua capacidade, cultura, inteligência, competência, o que vc pensa sobre Bolsonaro, Lula, se exponha, conquiste. Obtenha apoio dos bilionários do Brasil se vc pretende presidir, não se envergonhe de pedir ajuda, corra os riscos de respostas negativas porém não desista, lute, parece que nada está acontecendo e o povo não sabe quem é você! Vc não pode ter medo de criticar Lula e Bolsonaro, morda onde + dói!

  3. mulher vota em mulher maior votantes,! Homens também devem votar nesta segunda via e sufocar Lula e Bozoca. ela é capaz ,experiente e justa,como toda mulher deve ser!

    1. “Sônia, não fica me excitando porque estou de sunga…” 🎶🎵🎶

  4. Acho quase uma tragédia que o Brasil perca a chance de aproveitar a disposição desta grande mulher, Simone Tebet, de governar o pais que vai sobrar das garras de Bolsonaro. Alguém escreveu que em 2018, votou-se em Bolsonaro para escapar de Lula. Agora faremos o inverso. Isso não é justo.

    1. excelente comparação! está terceira via , é uma única salvação! Tebet é muito competente a solução desta dobradinha infeliz e contaminada pela roubalheira!

  5. Obrigada, Carlos Graieb! Vc renovou minhas esperanças. Concordo que a missão é difícil, mas não impossível. Se Eduardo Leite aceitar, e não duvido disso, apesar de estar bem, ele parece pensar mesmo no País, e tem grande experiência. Moro, Eduardo Leite, Simone Tebet e Álvaro Dias foram as pessoas citadas por mim, aqui na Crusoé, quando as escolhas ainda não estavam definidas. E a preocupação de Simone com a criança e o adolescente me pegou de vez. Proposta, Simone! Volta, Eduardo.

  6. Tebet, a fiel escudeira dos caciques do MDB, notem que ali só tem gente fina: José Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Eunício Oliveira, Edson Lobão, Roseana Sarney e Romero Jucá. Só a Nata, ,,,, pútrida da politicagem rasteira.

    1. por isso eles torcem o nariz para candidatura dela,! É diferente desta Nata Putrida!

    2. "Eles" sempre apoiam aquele que ganha, está no DNA do MDB em cima do muro, só não deu certo com Bolsonaro.

  7. Na nossa história recente, temos vários exemplos de candidatos que começaram as pesquisas com percentuais pífios, mas que ganharam eleições. Tudo depende da competência dos marqueteiros quando a campanha realmente começar na TV. E do candidato, é claro.

  8. Nos brasileiros esperamos com ansiedade que esses conchavos sobre a futura eleicao consigam acabar nos dandoo nosso direitode escolhermos os nossos futuros dirigentes, a carta magna nos assiste,istoe.nos da ciencia de nosos direitos que essas futeis encrencas acabem, e sejjamos dignos de professar o nosso voto.

    1. vote em Simone Tebet! E nossa esperança,fora dessa podridão! Vamos testar uma Novidade Nobre

  9. Que esses políticos do submundo que grassam em Brasília tomem vergonha na cara e apoiem uma real possibilidade de livrar o Brasil dos celerados Capetão Destruição e Luladrão Dedos Leves!

  10. Eis a nata do MDB, a mais honesta do Brasil. __ José Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Edson lobão, Eunício Oliveira, Romero Jucá e Roseana Sarney.

    1. Pois é, me pergunto qual será o papel dessa figuras. Não será mais do mesmo?

  11. Enfim surge uma esperança de sairmos de dois populistas demagogos e corruptos! Chega dos mesmos! 3* via pelo Brasil!

  12. Com 50 anos de atuação partidária e coordenação de campanhas eleitorais eu vejo a candidatura de Simone Tebet com imensas chances de surpreender e ser vitoriosa. Simone na presidência representa uma nova e saudável etapa da política brasileira!

    1. Sim tenho grande esperança disso ! Tomara que comece logo sua campanha . Tasso como vice ajudaria no nordeste .

  13. E as velhas raposas do MDB deixariam Tebet governar ? Seria só mais do mesmo que temos acompanhado nos governos do PT e do BO-tonario

  14. Ao contrário do que pensa o articulista - MISSÃO IMPOSSÍVEL, acho que ela é capaz sim de derrotar esses pilantras, que ponteiam as “pesquisas?.”

  15. SÉRGIO MORO ou FELIPE DÁVILA ou SIMONE TEBET. Essas são minhas opções possíveis, para escapar de um escroque e um pilantra, faço qualquer coisa. Chega de pilantras e ratos na política do Brasil! 🇧🇷

    1. Estamos juntos! O Brasil precisa de união! Alguém pacificador! Chega de polarização!

  16. Se a maior parte da velha guarda do MDB não aceita Simone Tebet como candidata, é porque ela deve ser uma pessoa honesta e proba, assim se ela se viabilizar, terá meu voto, com certeza, se Moro ou Dávila não se viabilizarem nas intenções de voto, o que eu duvido que aconteça, pois os caciques dos partidos corruptos não aceitam gente honesta.

  17. com certeza é uma alternativa para quem não tem opção entre um reconhecido ladrão e um bandido genocida e pela "guerra" virtual no final de semana ela deve estar incomodando os " burros e escrotos"

  18. Voces estão malucos !?? 3 Via não tem a menor chance ! Vces estão muito otimistas ! Ainda mais essa Sra que nem 5% do Brasil conhece ! Eleitor tupiniquim é igual torcedor de Futebol ! Vota com paixão e não com a razão… vide nossa situação !

  19. Simone Tebet, restou a você a nossa esperança da 3a via, ou melhor, do centro democrático, confiamos em você. Força e determinação nesta campanha que se inicia. Você tem o meu aché!

  20. Vejo e me surpreendo com mais e mais amigos e conhecidos falando em votar na Simone! Que Deus ilumine o eleitor brasileiro para fugir do fanatismo/radicalismo do falso dilema Bozolula! Voto e torço para que Simone Tebet seja eleita e que o Brasil volte a viver um tempo de paz, seriedade e prosperidade para todos os brasileiros.

  21. Tudo narrativa. Há um mês das eleições, milagrosamente, JB começará deslanchar nas pesquisas. a forma de não desqualificar os institutos de pesquisa. A ideia agora, é induzir a sociedade a votar num determinado candidato. A população cansou de assistir novela. Foi assim em 2018, está sendo em 2022. Sempre foi a sim.

    1. Bolsonaro era novidade pra imensa maioria que não acompanha os acontecimentos políticos e surfou nessa maré de desconhecendo pra chegar onde chegou.

  22. Termos lula e bolsonaro (as minúscular são propositais) à frente das pesquisas nos dá o tamanho exato de nossa tragédia. Certifica-a. O nosso sonho de Moro no planalto caiui por terra. A senadora Tebet tem o meu voto. Será uma luta enorme. Quem sabe? Seu alcance se fará voto a voto. Força senadora.

  23. senadora ,assuma logo,sua candidatura! é a única esperança de terceira via! tem meu voto! quero ve-la divulgando e botando pra quebrar, Bozó e o cachaceiro ,ladrão e condenado Lula!

  24. Nesses dois eu não voto, de jeito nenhum. Portanto se MORO (des_UNIÃO BRASIL44) ou FELIPE DÁVILA (NOVO 30) não se viabilizarem nas intenções de voto, sem dúvida, cravarei meu voto e esperanças em SIMONE TEBET (MDB

  25. É impressionante como o esgoto da deputalhada periférica comanda os movimentos do país, exatamente como o esgoto da vida prática: c/ suas baratas, seus ratos e a diversificada fauna de roedores, no caso, osdas instituições nacionais. Tudo tem gênese nos interesses pessoais e espúrios desses """representantes""" q nunca nos representam pq são estelionatários q enganam desde as prévias eleitoreiras. Tudo o q se vai decidir na esfera eleitoral ""depende"" se vai ou ñ ""beneficiar"" esses bandidos.

    1. 🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞PRESIDENTE.

    2. Veremos o que apresentará e como se conduzirá durante a possível campanha. Veremos.

    3. Mudando para o assunto Tebet (sim, por enquanto ela é apenas um assunto), é inteligente, preparada, tem amplo conhecimento sobre o """ambiente""" nefasto onde circula, tem uma percepção detalhada e realista dos fatos ao redor, qualidades muito úteis estratégicamente mas, tem um problema: ela é muito conveniente conforme o momento.

    4. É um rio de degetos imorais que corre sob o que nos é nitidamente visível e, é a determinante de tudo!!!! É inacreditável!!!! Parece uma ficção sinistra de filme de terror mas é real!!!

    1. Quem o descartou foi o próprio PSDB! Eduardo Leite continua sendo um excelente candidato!

    2. Eduardo Leite por que será que é tão apoiado por Aécio Neves? Dá muito o que pensar.

    3. Simone tem mais chance! exceto em Dilmanta o eleitorado mulher é grande Simone Ganha!

    1. Sandra cite um único partido decente.

    2. Qual partido não tem canalhas ? Não se iluda! Todos, em maior ou menor número, abrigam salafrarios. Hora agora é de pragmatismo, p/ afastar a polarização paralisante e s/ autocratas. Ninguém progride se não tiver um partido com grande capilaridade e influência, p/ enfrentar os 2 populistas. MDB tem de tudo! Desde Renan Calheiros a Simone Tebet. Mto. diferentes em tudo, mas convivendo por força da necessidade de apoios e força política. É nossa democracia! Ruim com ela, pior sem ela.

    3. Ella não vai transformar partido em anjos do mau,ela vai transformar é um Brasil destroçado em corruptos ladrões ( homens) em mulher que vai decidir o melhor para arrumar uma casa suja em um pouco limpa!

  26. Infelizmente de novo teremos que escolher entre o Luladrão e o Bozo. Quem rejeita um, vota no outro, assim teremos eleito o menos ruím. Outro tanto, milhões votam nulo. Penso que seria sensato que os desta opinião votassem em Ciro e Tebet e embolasse o meio campo desta política safada como a nossa, tdo visando confundir as pesquisas feitas pelos banqueiros e outras castas que roubam nossa nação.

    1. concordo! aprovo sua opinião! vou seguir este raciocínio! mulher tem que votar em mulher! chega de homens calhordas!

  27. Apesar de meu candidato natural ser o Felipe D'Avila (Novo), se a Simone estiver melhor nas pesquisas, votarei nela com certeza! E com muito gosto! ...

  28. Pesquisem antes sobre a atuação dela. Não esta bem avaliada no site ranking dos politicos. Pra mim só Moro seria a verdadeira mudança.

    1. Realmente com#Moro seria uma mudança de verdade, mas o sistema não deixou! Os caciques estão sugando o país há mais de cem anos! Agora só nos resta impedir esses 2 populistas demagogos e corruptos de chegarem à presidência!

  29. Admiro muito o Moro, sua moral e fibra, mas ficou provado que nesse lodo da política isso não basta. É preciso traquejo, o que ficou provado que ele não tem, sem falar que ele é altamente rejeitado pela classe política. Talvez tenha sido melhor assim, se fosse eleito, ou seria inviabilizado ou se curvaria e nos decepcionaria. Sobre a Simone, não sei ainda se ela é minha melhor opção no momento, mas está sem dúvida na frente de Lula e Bolsonaro. Já é alguma coisa, muita coisa aliás! Boa sorte!

  30. E o sistema continua. Ainda bem que minha opinião já está formada. É anular o voto, pois todos que estão concorrendo, não merecem crédito algum. Cansada dos mesmos caciques. Só mudam o discurso, quando entram, nada é feito, nem realizado. Basta

  31. É um grande alento e esperança o surgimento de nova candidatura. Esperamos que o preparo acadêmico e a vivência em posições executivas e legislativas sejam uma esperança e constiruam capital político suficiente para viabilizar a candidatura da senadora Tebet do velho e avistado (P)MDB. Torçamos pelo melhor.

    1. já que não temos Moro é melhor votar em Simone pra Bolsonaro e Lula não ganha estamos lascados! Lena

  32. Essa revista Crusoé está lamentável. Tentar forçar essa Simone, de triste memória na CPI do Circo, como "terceira via", é um pouco demais, não é mesmo?

    1. Pragmatismo, ou você prefere esses dois pilantras? Nenhum dos dois!

  33. Um pequeno adendo, sr.Graieb: o Brasil vem perdendo a liderança na temática da conservação ambiental muito antes da atual administração. Note que a Rio-92 foi uma uma conferência de Chefes de Estado em que o Brasil liderou o tema em âmbito global. A incúria das nossas míopes lideranças fez com que fosse desperdiçado esse valioso ativo geopolítico. Agradeço a sua atenção a esse respeito.

    1. Tem tudo para ganhar, uma lição de inteligência e sobretudo equilíbrio. O Brasil precisa voltar a ter rumo. Que a abençoe.

  34. Um pequeno adendo, sr.Graieb: o Brasil vem perdendo a liderança na temática da conservação ambiental muito antes da atual administração. Note que a Rio-92 foi uma uma conferência de Chefes de Estado em que o Brasil liderou o tema em âmbito global. A incúria das nossas míopes lideranças fez com que fosse desperdiçado esse valioso ativo geopolítico. Agradeço a sua atenção a esse respeito.

    1. No Brasil de hoje, apenas rolamos na sarjeta da devastação das florestas preciosas e pessimamente exploradas. Com a ajuda dos Deuses, poderemos monetizar os créditos de carbono definidos na COB-26 recentemente concluída em Glasgow.

  35. É o que as pessoas de bom senso esperam que apareça alguém com possibilidade de nos livrar do desastre alternativo já experimentado e comprovado. Chega de vergonha na representação do Brasil por pessoas inadequadas para o cargo de Presidente!

  36. Propaganda partidária hoje, 27/05/22, do MDB em SP: todo horário foi ocupado por Baleia Rossi. Nem sinal de Simone Tebet. Nem o nome foi citado. Só o que interessa é a bancada no Congresso. E a reeleição dele, Baleia…

  37. Simone Tebet não está envolvida em roubalheiras como Lula Ladrão e o bipolar pilantra Bolsonaro, porém não é realmente republicana. Rejeitou o afastamento de Aécio Neves. Não lutou pela rejeição da figura do juiz de garantias e outras barbaridades jurídicas. Presidiu a CCJ do Senado mas não conseguiu levar adiante a PEC da prisão em segunda instância. Silenciou a respeito do Fundão Eleitoral de 4,9 bilhões de reais. Silenciou sobre as emendas do Relator, com falcatruas aos montes.

    1. Concordo. Não esta bem avaliada no ranking dos politicos, não esta engajada em pautas anti corrupção e anti privilégios, o que seria essencial pra mudar o Brasil. Prefiro sonhar que se tiver pressão popular o Moro ainda pode ser candidato.

    2. Certo. Então, o fato d'ela estar blindando o STF e seus supremos ministros no qie diz respeito aos "impeachment" não importa? Uma santa? Vai catar coquinhos. Ou Moro ou voto nulo. Essa pilantra engana tolos.

    3. 100% de acordo, mas entre o genocida e o descondenado, ela é uma opção com a qual me sinto menos estuprado.

  38. Meu voto seria para Sérgio Moro. Na indefinição meu voto seria anulado. Agora começo a ter nova esperança com Simone Tebet candidata. Que ela não seja fuzilada pelos seus parceiros da política.

  39. 18h18m,45s. A Matéria de capa já é natimorta a candidatura da Profa. Simone respirou, criou fôlego, conquistou corações em número maior do que o costumeiro "coveirismo" do Diogo Mainardi e dos seus "colegas". 2a. feira, nessa mesma hora, coversaremos.

    1. 0 meu voto também é de SERGIO MORO , mas se ele não for candidato ele será para Simone Tebet .

  40. Enfim uma alternativa, penso que sua candidatura vai crescer principalmente, se focar sua atenção para as soluções para os problemas. Os eleitores nem nem, como eu, não precisam que bata no Bolsanaro e Lula, já sabemos quem são. deixa a baixaria para eles mesmo e o Ciro Gomes vai por mais tempero. Boa sorte..

  41. Não tem chance (nem merece minha confiança): desconhecida, filiada a um partido nojento, integrante de família política, percurso duvidoso no senado (não esqueço nem perdoo os votos pró Aras pra PGR) e cujo principal tema de campanha é "mulher vota em mulher", como se isso fosse prioridade pra carrada de problemas que o Brasil e como se esse tipo de pensamento não tivesse já parido Dilma Rousseff, a de má memória. PS: Candidato do MDB defendendo redução do estado? Faz-me rir

    1. Concordo Carlos. Sempre querem nos empurrar o menos pior, não da pra aceitar. Ela não esta bem avaliada no ranking dos politicos. Protegeu o Aecio, o Aras, não fez nada contra o fundão eleitoral absurdo e o orçamento secreto. Moro ou Nulo

    2. Eu não acredito em votar no menos pior. Acho isso nocivo pra sociedade e dá legitimidade a eleição de quem não a teria. Ou encontro alguém que me represente ou prefiro me abster/anular o voto. Nessa eleição sigo órfão de candidato, a Simone não muda isso.

    3. Paulo. Correta a sua visão de Ciro. Em meu pensar ele precisa mais de um professor de matemática elementar do que de um marketeiro. Como é que chama Lula de corrupto e ataca Moro que deu isso a conhecer ao Brasil? Que calculo é esse? Quem ele acha que eram os eleitores de Moro e quantos estes eram? Namastê!

    4. Nada do que você cita é sequer de perto pior do que Bolsonaro e Lula. Eis o nosso problema. Ninguém mais no país tem ilusão de algo bom, infelizmente o que todos desesperadamente buscamos é o que nos afaste de termos que optar entre a cruel realidade, a insuportável mentira ou o não voto (branco ou nulo). É disto do que se trata. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    5. É, Carlos. É para se pensar, realmente. Mas talvez Simone Tebet seja mais que um voto útil, pela substância e estrutura partidária para participar e ter chance. Se só temos o "só tem tu, vai tu mesmo...", que seja ela. Menos mal. Ciro Gomes, meu candidato intelectual, infelizmente é um desequilibrado emocional: já defendeu Lula, depois o apredrejou, hoje é um, amanhã é outro (ele pensa que as pessoas não se importam com isso. Ra ra ra! ).

  42. À CPI do Cavalheiros mostrou ao país quem é a Sra Tebet e eis porque chegou brilhantemente a 1% de intencõed de votos e é muuuito.

  43. *porque que o jornalista que escreve a matéria não grava o áudio? Está horrível essa voz do Google. Quero me atualizar enquanto estou na academia ou dirigindo. Mas essa voz sem interpretação e errando pronúncias não dá!

  44. Equipe Cruzoé adoro o trabalho de vocês. Mas pelo amor de Deus, porque o jornalista que a matéria não pode gravar o áudio da mesma? Essa leitura robótica e sem vida do Google é ruim demais! Vocês podem melhorar o serviço gente!

    1. Há de vencer....O brasileiro que se preza não tem direito de errar novamente Tebet na cabeça!!!!! Grande mulher, grande política!!!!!

  45. TEBET RESISTIU E CONTINUA RESISTINDO É UM BOM SINAL DE DETERMINAÇÃO E CORAGEM, A ESPERANCA DE UM BRASIL MELHOR SEM DIRIGENTES LARAPIOS, PSICOPATAS BURROS E LORPAS. DE TODOS QUE ESTÃO AÍ E A MELHOR, REPRESENTA A MODERNIDADE. CERTAMENTE TERÁ MEU VOTO, EMBORA SEJA FACULTATIVO QUERO PARTICIPAR.

  46. Meu LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 #MOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  47. Não tenho nada contra essa moça e nem a favor mas entre bolsonaro e lula até o macaco tião me serve, quanto ao mdb ou pmdb isso não é partido politico, não temos partidos politicos no Brasil e sim clubes, portanto quando a sra. aumentar sua porcentagem , todos irão devende-la, esse clube sempre foi assim o interesse maior sempre foi estar no governo , para abocanhar a sudene e outros orgãos publicos e sempre mandar no nordeste e outras boquinhas no país.

  48. Se Moro, Dória, Mandetta e outros foram caindo ao longo da estrada, temos uma mulher forte e determinada que pode quebrar essa polarização tão nociva para os brasileiros!

  49. Urge a todos os brasileiros comprometidos com o país "arregaçar as mangas" para impedir nosso povo - em nome da paz social- de ser submetido a ter que optar nas eleições presidenciais entre a cruel realidade, a insuportável mentira e o não voto (nulo ou branco). Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  50. Gostei muito da reportagem, Graieb! Há umas 2 semanas fiz um propósito (como se isso importasse🙄) de votar no 3. colocado independente de qm fosse (acho q se chegar ao 2. turno tds tem chances contra os 2 requenguelas!). Estava me conformando em votar no Ciro. Só q depois do debate tosco dele c o Gregório Duvivier (c muito custo assiti 45' +ou-), tive q mudar de ideia de novo! O Ciro é insuportável😳! C a sua reportagem deu p ver algum conteúdo na cnddtr da Simone! Volta o cão arrependido...😜

    1. O Ciro é um genio, honesto e trabalhador, mas bocarrudo e insuportável... Se deixarem o MORO ser candidato, a Tebet é a melhor opção pros esclarecidos independentes!!!

  51. pesquisas mostram as intenções de voto. onde Bolsonaro e Lula está na liderança. façam uma matéria mostrando a rejeição aos dos convidados. Rifar Moro da terceira via, mostra que estamos perdendo a capacidade de nós indignar. #MoroouNulo.

  52. Pelo visto, já nos livramos de um dos dois. O risco iminente agora é o retorno da ladroagem. As aves de rapina já estão afiando suas garras. Resta-nos um milagre/ajuda divina!

  53. Tenho 50 anos de participação em Diretórios políticos e coordenação de campanhas eleitorais. Vejo que Simone Tebet surpreenderá os mais céticos!

    1. Torço para que esteja certo!! É a nossa única salvação, mas do MDB não podemos esperar muita coerência.

  54. A terceira via é uma via em construção. A maior dificuldade é encontrar asfalto, principal matéria prima .Há também outros obstáculos. São as pedras no caminho. Essas estão em sendo retiradas e há otimismo que tenha sucesso. Outra coisa é um pássaro que voa sem rumo. O tucano parece bêbado em tiroteio. Voa para um lado, voa para o outro, ou fica em cima do muro. Há um grande número de gente que não desejam trafegar na primeira e nem na segunda via. Julgam que o país corre risco de vida

  55. a reportage. até nos dá esperanças de uma 3a via, parendo uma missão quade impossível. Sem o Moro, passo a torcer pela Simone, que poderá ter meu voto no 1o turno

  56. "O sistema é f*da", como disse o personagem da série da Netflix. Derrubaram a candidatura de Moro. Entre o Stalin e o Hitler, um terceiro nome como Tebet eu até votaria, já sabendo que ela faz parte do sistema também, e que não mudaria muito a situação, mas entre os outros dois, fazer o quê? Se ela não chegar lá, meu voto será nulo.

  57. Está difícil mesmo! Mas, não é impossível! A depender de como estarão formados os programas penso em apoiá-la com muita ênfase! Afinal, não gostaria de anular meu voto pela 2a. vez na vida… Assim, ela já tem meu voto de antemão! #NemLula&nembozo

    1. 👍👍👍 Eu voto em Simone Tebet e estou otimista pois vejo que ela será a grata surpresa desta eleição!

  58. Esperança dos tolos. MDB do nordeste fechado com Lula, MDB do norte e sul fechado com Bolsonaro. Matéria foi rasa sobre isso. Ao menos acertou no título.

  59. Diante do banquete horroroso que os caciques de partidos nos obrigaram a engolir, sem dúvida ela é a única opção comível. Se buscar Eduardo Leite como seu vice, as chances aumentam consideravelmente. Vamos torcer para que tudo se concretize e tenhamos uma alternativa para dupla Bozo-Lula.

  60. Simone é inteligente e sabe falar bem. Isso já é o bastante para mostrar ao povo o quanto Lula, o maior corrupto da história brasileira e Bolsonaro, o maior estúpido que esse país já viu, são um desastre para o futuro do país. Ela terá muita munição para derrubar esses dois cânceres.

  61. Simone Tebet não será eleita e nem quer a presidência. Foi escalada para impedir a candidatura Moro. Tebet nunca abrirá mão do poder e mordomias do Senado. É política profissional.

  62. Falando em gaúcho, PSDB tem um nome, e que carrega visibilidade no NE pró-Lula, Alessandro. Outra coisa, Magalu, até cotada para o cargo máximo, apoiaria Simone com ênfase na busca do voto feminino?

  63. Tudo e quase qualquer um, menos os 2. Votaria no Moro, agora sou Tebet desde criancinha!! Tebet 22 para mostrar que as mulheres nao sao a Dilma.

  64. Eu ainda acredito que há tempo para Simone Tebet. Não se deixem intimidar pelo último Data Folha feito na porta da festa do casamento do caudilho. Se fosse feita a pesquisa na motociata do outro famigerado seria diferente também. Simone Tebet é a esperança possível para algo diferente dos dois mestres da ilusão à frente no momento.

  65. Que o improvável e o impossível vençam nessa nefasta batalha de aquisição de cotas deste fundão eleitoral de impropérios !

  66. Ignoram em todo esre discurso o Datapovo pro Mito simples assim No chance at all como dizem os gringos de olho no Brasil

  67. Acho muito bem vinda a candidatura de Simone Tebet,agora temos opção que com certeza trará muitas das pautas de Moro com ela,de repente até um ministério da justiça pra combater estes bandidos!!!!

  68. Nào dá tempo para terceira via! Ainda que com boa chapa. Estrategicamente, ainda que planejado ou não, embromaram, procrastinaram a viabilidade dela com discussões estéreis. Nomes errático. Só pensar no ex-pretoriano e agora desajeitado projeto de político. Políticos sabem ganhar tempo para embromar, até que aconteça o que desejam: eleger quem lhes interessa e uma banana para o incauto, alienado e desinteressado eleitor.

    1. Sua observação é patética ! Em plena era da informática 5 meses é uma eternidade. Isto é falácia de quem quer esvaziar a 3ª via ! Bolsonaristas , comprometidos com a situação “comentaristas”, os que tem banca de venda de votos , oportunistas que tem um pé em cada canoa. E sim ! Aqueles que não conhecem Simone , detestam mulheres , e apreciam o mais do mesmo fazendo exatamente o que interessam os que teoricamente apontam condenáveis . Mas isto vai mudar . Simone grande alternativa . Tem meu voto

  69. Gosto muito dessa opção. Simone Tebet vem atuando muito bem nos principais assuntos e polêmicas da política. possui meu respeito.

  70. Com as candidaturas colocadas, Simone Tebet é claramente e absurdamente superior. Ótimas pessoas e entidades apoiam a criação de um plano de governo minimamente lógico e responsável. Espero que a candidatura cresça e se transforme em uma alternativa aos 2 trágicos concorrentes que lideram a disputa neste momento.

    1. Há problema para eleger uma terceira via: para padrões de terceiro mundo somos ricos. O Estado brasileiro é rico. O poder proporcionado por esta riqueza está sequestrado pela "política" em sua pior versão possivel. São políticos que a despeito de seus aparentes diferentes matizes, não hesitam em macomunar-se para preservar o status quo. (Vide Lula/Alckimin). Fica difícil para uma terceira via, ainda se boa. E o adiantado da hora complica. Não à toa, procrastinou-se tanto para chegar em Tebet.

  71. Possível sim, deixe começar a campanha. Muita mulher vai votar nela, além da turma que não quer o ladrão e nem o capitão.

    1. Lula e Bozo tem currículos invejáveis para assumir qualquer gangue de mafiosos. Se a 3ª via enfim chegar, tem meu voto.

  72. Esse eleitor órfão de candidato, é em grande parte morista, logo, a pauta da candidata tem que passar pelo repúdio à corrupção de forma convincente. Focar apenas em programas de governo, parecerá apenas mais uma querendo visibilidade e garantindo o fundo partidário. Ciro, se não tivesse batido tanto na Lava Jato e em Moro, poderia chegar lá, mais já largou sem credibilidade.

    1. De fato, sem Moro, é o melhor que temos até agora. Quanto ao Moro, vejo que jamais deixariam ele chegar lá, de um jeito ou de “outro”.

    2. Silvana, concordo com tudo que vc diz. Meu candidato é Moro. É o único transformacional que temos. Mas a realidade é que o sistema político o bloqueou. Que ele se eleja senador por SP e comece a organizar um partido real para apoiá-lo em 2026. Dentro do sistema político em que nos obrigam a escolher, Tebet está muito a frente dos demais. É inteligente, sensível, articulada e tem capacidade de atrair as melhores cabeças para ajudar. Ela é muito mais do que só "Nem Lula, nem Bolsonaro".

  73. Espero que o MDB não desista da candidatura da Simone Tebet ao Planalto. Chega do EX-PRESIDIÁRIO Lula e do golpista, incapaz Bolsonaro.

    1. Eu também... tomara que nos deixem pelo menos UMA opção para não ter que votar em quem temos rejeição extrema e absoluta. Socorro !!!

    2. Fico impressionado, em um país com 220 milhões de habitantes, não há um descente pra comanda-lo. Temos que escolher entre um ladrão; um falastrão é uma mulher que foi capacho do bandido Renan Calheiros, na farsa da CPI. Hoje nem apóia ela, mesmo sendo da mesma ORCRIM (MDB). Que pobreza. Não tenho esperança. Políticos só pensam neles. Sérgio Moro que tentou combatê-los, vai acabar preso, não tenho dúvida. Povo medíocre. Merecemos. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  74. Transfiro meu voto ( de Moro para Tebet) já que escantearam Sérgio Moro...voto nela pra "fugir"de duas figuras pouco recomendáveis ...PRA CIMA DELES,TEBET!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO