DiogoMainardina ilha do desespero

Um punhado de pó

26.05.22

Eu sempre tive uma queda por Eduardo Leite. Em meados do ano passado, apostei em sua candidatura para desbancar Lula e Jair Bolsonaro. Mas fora do PSDB.

Eu disse:

“João Doria prefere mutilar o partido a entregá-lo para seus rivais. Eduardo Leite vai acabar se acomodando em outro lugar, menos contaminado.”

Em vez de se acomodar em outro lugar, seguindo meu conselho, ele continuou no PSDB. E foi derrotado nas prévias do partido, depois de se contaminar com o apoio de Aécio Neves.

Sua derrota chateou-me um bocado, porque esfrangalhou a Terceira Via. Ao mesmo tempo, encontrei um motivo para comemorar, como disse em nosso site:

“O PSDB morreu. Fico feliz. Desde 2006, quando os tucanos salvaram Lula do impeachment, sonho com o fim do partido. Em 2014, declarei voto em Marina Silva, para torpedear o cartel eleitoral formado por petistas e tucanos, que reproduzia o cartel das empreiteiras, o mesmo que bancou a derrota da própria Marina Silva, com dinheiro de propina. Em 2018, declarei voto em João Amoêdo, com a certeza de que o duopólio tucanopetista não sobreviveria à Lava Jato, embora o resto da imprensa continuasse a apostar numa virada prodigiosa de Geraldo Alckmin. Agora, finalmente, depois de suas prévias vexaminosas, o PSDB virou pó. A representante do Acre que votou em Eduardo Leite enquanto anunciava sua adesão ao PL, a fim de apoiar Jair Bolsonaro, é a cara de um partido que deveria ter sido extinto quinze anos atrás. O PSDB não existe mais. Viva.”

Precipitei-me, como de costume. A morte cerebral do PSDB ocorreu durante as prévias, mas o partido continuou a vegetar até agora, assombrando os órfãos da Terceira Via.

Nos últimos dias, incrivelmente, a candidatura presidencial de Eduardo Leite voltou a zanzar em torno do cadáver putrefato do PSDB. Minha opinião sobre ele não mudou. É o melhor nome de todos. Disparado. Apesar dos inúmeros erros que cometeu durante a pré-campanha, ainda apostaria nele para vencer. Duvido, porém, que ele tenha alguma chance de unir os herdeiros do PSDB, que só pensam em repartir o espólio do tucanato entre Lula e Jair Bolsonaro. O espólio foi dilapidado em décadas de politicagem rasteira, mas conserva um valor que pode ser negociado por aquela gente. Eduardo Leite deve ser descartado mais uma vez, justamente por representar um perigo para os outros dois. Ele vai acabar se candidatando à vaga de melhor presidente que o Brasil deixou de ter. Ninguém, porém, vai conseguir estragar minha festa: o PSDB morreu e, finalmente, com seis meses de atraso, virou pó. Um punhado de pó.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mesmo lamentando, reconheço que Diogo está certo. De qualquer forma, é muito bom para mim ver que todos os nomes que coloquei aqui na Crusoé são os que gozaram de credibilidade na terceira via, mesmo que por pouco tempo. Sabemos os porquês, não foi novidade. Lamentável é pouco.

    1. Diogo, mesmo decepcionado, mantenha seu real posicionamento político, ajude o Brasil, vc tem lugar de fala assegurado.

  2. o PSDB sempre foi um puxadinho do PT. O próprio FHC, sempre afirma votar em um Ladrão de 09 dedos. Esse partido, assim como o lixo do PT, deveria acabar de vez.

  3. Partido que acolhe um bando de corruptos como Aécio Neves, José Richa (que tem a cara de pau de ser a cara do partido no Paraná), que indicou o GM para o STF não tem moral para nada, tem que acabar mesmo. Me admiro o Eduardo Leite pertencer ainda a seu quadro.

  4. Porque esta fixação em Eduardo Leite se temos uma candidata mais preparada,competente e acima de tudo disposta a entrar na briga? Simone é desde já a nossa candidata pra vencer as eleições e livrar o país destas pragas,um bandido e o outro ladrão.

  5. Diogo é um ótimo jornalista mas um eleitor mediocre. Seu raciocínio eleitoral é processado no fígado, não no cérebro. Marina Silva nem no fígado, mas no intestino.

  6. Lamentável, pra dizer o mínimo, esse artigo. Ainda que em algumas considerações ele tenha razão, a "morte" de um partido que tem um imenso histórico de serviços prestados ao Brasil e a São Paulo não é algo a se comemorar. Assino e sigo o Antagonistas e a Crusoe há muito tempo, e certamente esse artigo não está à altura do nível de jornalismo pretendido. Passo a olhar com viés mais crítico. Repito: LAMENTÁVEL!!!!

    1. Também, achei que o Diogo exagerou em suas acusações e proposições. Entretanto, o PSDB foi "bunda mole" no combate à CANILHICE do APEDEUTA lulla e seus asseclas.

  7. Qualquer um que não seja Lula ou Bolsonaro. Principalmente quando ouço adeptos do Lula dizerem que a Petrobras foi roubada pela Lava Jato , quando na verdade quem quase dilapidou a Petrobras foram os políticos e partidos corruptos que governavam o Brasil na época. Precisa ser muito idiota para acreditar e dizer coisas desse tipo. Pobre Brasil!! 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  8. O que sobrou então Mainardi? A nossa política toda virou pó… vejo o Senador Contarato ir para o PT, na realidade não há nenhum interesse de nação, para nós o mínimo do mínimo, vou morrer vendo esse país falando em saúde, educação e justiça.. nunca haverá interesse em melhorar nada da vida deste povo, há sim um interesse coletivo político de poder e dinheiro. Existe algum partido hoje que tem algum projeto de país? Vou continuar votando nulo.

    1. Eu não consigo ver nada em leite.

  9. O aecin é um aspirador de pó, cheirou o psdb e, no processo, empoou tudo e todos ao redor. dudú leite é um dos que saíram empoados, compatriota DIOGO. Nada mais nesse partido tem salvação. Aliás, partideco algum tem salvação.

  10. Também queria muito que Eduardo Leite concorresse. Mas o Doria ganhou as prévias, o falecido deveria ter respeitado isso. Mas o Brasil sempre foi o país onde tudo pode e deu no que deu. Tomara que Simone Tebet consiga decolar.

    1. Minha última esperança. Ou o Ciro senão estamos ferrados novamente.,.,, Asta quando, asta quando.,,

  11. Além de ser extremamente pessoal e passional, em um veículo que se propõe a ser imparcial e fiel depositário da verdade, sua insistência no Milk boy e o ódio mortal aos tucanos te colocam muito próximo às bizarrices defendidas pelos bolso petista. Sem contar a distância que vc se encontra das coisas daqui. Duas atrás até esnobou os brasileiros dizendo que ainda bem que não precisaria votar. Então tchau bambino, seja feliz na sua Veneza e não traga sujeira para o Antagonista e Crusoé.

    1. Antes era P. Francis, pedante, elitista e esnobe, de N.Y., zombando de tudo e de todos aqui. Depois viria este articulista. Mauricinho, intectualóide, fazendo joça de tudo que diz respeito ao Brasil. inclusive dos nossos símbolos. Não sou patriota, bozo ou petista. Mas estou aqui, ajudando a melhorar toda essa m. Ah, tem ainda Olavo de C. Naturalizem-se, critiquem as sociedades que escolheram. É fácil ficar de longe, com posturas vestais. Duvido que tenham honestidade intelectual. E coragem!

  12. Não existe candidato bom com tanto eleitor mentecapto para votar de forma alienada, ou interesseira. Enquanto não se criar um mecanismo de compensação (existe, não é utopia), maus eleitos serão apenas efeito da causa: maus eleitores.

  13. Também gostaria muito de votar no Eduardo Leite. Ele é ético, totalmente diferente do que se vê por aí. Quem sabe um milagre... o Brasil merece.

    1. Só não entendo Diogo porque quando puxaram o tapete de Moro você dizia que o Brasil perdeu a oportunidade de ter o melhor Presidente e agora diz que a melhor opção seria Eduardo Leite

  14. Eu tinha o apoio ao Aécio, depois das gravações, como o maximo da vergonha pra o PSDB. Teve também a proteção ao Lula, no Mensalão. Vergonha de partido

  15. Como assim ? Voltar no golpista que não quis aceitar a derrota das previas ? O Doria tinha potencial para derrotar o #bolsopetismo.

    1. DORIA é vaidoso egocêntrico e ardiloso, não tem como ser presidente de nada!

  16. O melhor presidente que o Brasil deixou de ter foi o Enéas. O Eduardo leite seria a melhor opção hoje, mas ainda assim é bem meh.

  17. Que paixão pelo Eduardo Leite. Não pode ser possível não ver o que acontece no RS. Concordo que herdou um Estado falido, agora dizer que um bom gestor? Passou quase todo seu mandado pagando parcelado os funcionários publicos e fornecedores, agora no final de mandato começou a pagar em dia, dinheiro da pandemia? Não paga a dívida do Estado desde que assumiu que está em 70 bilhões, especialistas falam que pode chegar a 100 bilhões, quando assinar a recuperação fiscal. E mesmo uma boa escolha?

  18. O PSDB padece do mesmo mal do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Presidentes da República só FHC e Lula. O primeiro assiste de casa às consequências de seus dois grandes erros. Reeleição e salvação de Lula do Impeachment. Namastê!

  19. ...sempre tive para mim que o o pt e o psdb deveriam representar as duas faces de uma mesma moeda numa democracia moderna e equilibrada. ...mas parece mesmo que são componentes de uma só moeda tanto que o apodrecimento de um está inexoravelmente arrastando o outro! mais um sonho nosso que vai pela lama abaixo!

  20. O PSDB me enganou por muitos anos. Felizmente quando a luz foi jogada sobre Aécio, Serra e tantos outros caciques do partido, assim como sua relação com Gilmar Mendes ("o nosso causídico é f*"), desisti do PSDB. Que seja enterrado logo, assim como espero que sejam enterrados outros personagens da política brasileira, inclusive do judiciário.

  21. Discordo em absoluto. A atitude do Leite durante a disputa com o Doria mostra que ele está no partido perfeito pra ele e em nada se diferencia da escória que abunda na política brasileira.

  22. Meu LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 #MOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  23. DIOGO , é preciso organizar a imagem do Juiz Incorruptível , professor de Direito , escritor ( Jurisdição Constitucional Como Democracia ) , expert em Direito Público , Ministro competente ( agiu bem nas crises que envolveram sua pasta ) colunista do Antagonista SÉRGIO MORO. Tem vastos conhecimentos teóricos e práticos. É o Senador ideal. Precisa de um programa eleitoral bem elaborado.

  24. Ha um tempo atrás, na obsessão ao Moro eu disse: e o Eduardo Leite? Mas era Moro, Moro, Moro! Acabaram com o coitado do El e o Moro foi ser ministro. Será que ele não sabia quem era o Boso? Não sabia??? ora bolas!!! Se não sabia, um ingênuo, se sabia, um canalha. Mataram o EL e agora querem resucitar???

    1. VOCÊ ESTÁ ANALISANDO O PASSADO USANDO O CONJUNTO DE INFORMAÇÕES DO PRESENTE, O QUE É A FORMA MAIS EFICIENTE DE FALSIFICAR A HISTÓRIA. TODOS SABIAM QUEM ERA BOLSONARO, MAS TODOS ACREDITAVAM QUE O CÍRCULO MILITAR AO SEU REDOR TRATARIA DE CONTÊ-LO E DAR RACIONALIDADE AO GOVERNO. NÃO ADIANTA CHAMAR HOJE DE INGENUIDADE, ERA ASSIM QUE AS COISAS SE APRESENTAVAM NO FIM DE 2018.

  25. Quem fala de Eduardo Leite e o crítica e alguém que não sabe o que diz, apenas supõe ou por apoiar outro procura enlamear seu nome. Foi o melhor governador que o RS teve, honesto, trabalhador e que sabe dialogar com todos oponentes

  26. Na verdade penso o exatamente oposto. Depois que se declarou gay virou macho e rei da cocada preta. Atrapalhou completamente a única via: Moro. Para mim é bem cabido nesse psdb que está aí e assumindo o que sempre quis ser: centrão/em cima do muro.

  27. Quantas vezes o Diogo comemorou a morte do PT? Agora é do PSDB. Amotem: PSDB volta com tudo nas eleições de 2026 tentando derrubar...o PT. Assim é o Brasil e é a partir daí que se deve pensar o país. Tentamos algo diferente em 2018 e afundamos o país elegendo o sociopata.

  28. Um dos motivos do partido da quadrilha petista ainda existir é o PSDB, que tem sua turma de corruptos. liderado pelo Aécio. O traíra do Alckmin é a maior prova dessa ligação espúria.

  29. Não sei não Diogo,,é capaz de o PSDB voltar forte apoiando Lula, Alckmim já saiu na frente e segundo Datafolha Lula é Presidente,, e será..até porque eleitores como eu que não votam jamais em Lula nem Bozo,vão de NULO,,,aí é Lula ganhando por W.O e quer saber? Foda se ... Nada mudará...

  30. Pena que o partido organização/criminosa além de não ir junto com a tucanada ainda pode voltar ao poder. Não há o que comemorar.

  31. “Um punhado de pó” é o título em português de “A handful of dust”, romance de Evelyn Waugh, traduzido pelo próprio Diogo Mainardi! Achei que ele faria alguma referência a isso.

  32. Meu candidato preferido também. Se tiver projeção neste engodo partidário, tenho certeza que será o preferido do eleitorado de centro.

  33. Excelente, Diogo! Mesmo em frangalhos -(sem trocadilhos) -, em função das inúmeras vezes em que Leite atrapalhou-se em escorregões durante a pré-campanha, ele ainda está em condições de tornar a Terceira Via factível. Quanto a ter se melado interagindo com o que aí está, foi e é inevitável que tal ocorra quando se lida com tantos interesses manipulados por velhas raposas. Ainda há tempo para uma boa chapa de Primeira Qualidade para a Terceira Via.

  34. eduardo leite aliado de aecio neves não representa perigo nenhum para a banda podre do psdb e nem para partido corrupto nenhum.

  35. Depois do MORO NÃO ESTANDO MAIS NA CORRIDA PRESIDENCIAL , não importo com mais nada . NÃO VOU VOTAR ESTOU FORA . Está uma vergonha ,os bandidos estão mandando neste país

  36. Bom dia, Diogo! Discordo de novo😬. O comportamento do Eduardo Leite durante tds esses meses mostrou q ele é um político igualzinho a imensa maioria dos demais: cheio de ego, tipinho centrão (é o + leve q dá para dizer de alguém q abraçou o apoio do Aécio Neves 😜) e q ñ se importa muito c a palavra dada, já q quebrou tds as suas promessas (feitas durante esse processo bizarro de formação da 3. via). Td isso causou uma decepção enorme (só falo por mim), pq esperava muito + de alguém tão jovem!🙃

    1. Quem critica Eduardo Leite o faz sem conhecimento do que fala .Eduardo Leite foi o melhor governador que o RS teve. Viu-se atrapalhado pela ganância de Doria e pela negligência do partido o que em nada o desmerece . E ótimo se for candidato pois e educado, trabalhador e sabe dialogar com qualquer partido

    2. Diogo dá muita bola fora. Leite tem uma sede de poder maior ainda que a do Doria, pois sequer tem alguma trajetória pessoal para ser candidato. No RS só se elege novamente se não tiver oposição, porque como governador foi absolutamente insípido. Qual a grande qualidade demonstrada por ele até agora? A juventude? Um rosto bonito? Um discursinho centrista que não diz a que veio? Engodo, isso que o pelotense é.

  37. Agora, só nos resta como expectativa, as próximas CPI'S, que irão nos presentear com bastante LSD ( LEI DA SOCIAL DEMOCRACIA), juntamente com seus pavões , futuros candidatos a 2026. Juntaremos bastante pó durante os próximos 4 anos. Amém.

  38. Neste país chamado Brasil em que a quantidade de democracia excede as expectativas, só nos resta contemplar o punhado de pó , resultante da não escolha do" PAR PERFEITO 22", tão esperado .

  39. Realmente, a covardia de 2006, no mensalão, que preferiu juntamente com o PFL, deixar o "Lula sangrar", ali se mostrou ser um partido não só de covardes, mas que também, se beneficiava do mesmo esquema onde governava. Decepção....

  40. Ouso discordar do colunista que tanto admiro: quem se aproxima de Aécio e se deixa, docemente, ser usado pelo mesmo, como ocorreu nas prévias, não pode ser um político de valores e, muito menos, um bom presidenciável. Eu nunca votaria em Eduardo Leite. Melhor companhia do que Aécio, disparadamente, é o voto nulo!

    1. Concordo, mas só no segundo turno... Voto NULO é uma opção, quando na lista ofertada, nenhum deles, atende as expectativas do eleitor.... Ser um "nem-nem" é um direto...

    1. .. Não é ódio KLEBER. .. Trata-se de raciocínio diferente do seu, de identidade e honestidade intelectual.

Mais notícias
Assine agora
TOPO