Ciro, puxador de votos

03.06.22

A razão para o PDT tratar a candidatura de Ciro Gomes como “irreversível” é a de sempre: eleger deputados federais. O presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, sempre lembra os aliados que, em 2006, depois de anos sem ter candidato à presidência, o partido lançou o nome de Cristovam Buarque e conseguiu aumentar sua bancada de 8 para 19 deputados. As candidaturas de Ciro ajudaram o número a continuar subindo. Se em 2018 o PDT elegeu 28 políticos para a Câmara, as projeções para este ano vão de 32 a 35 parlamentares.

Embora a candidatura própria ajude a puxar votos para a Câmara dos Deputados, ela tem o efeito contrário nas negociações em torno das chapas aos governos estaduais. Excetuando os candidatos pedetistas, como Weverton Rocha (MA) e Rodrigo Neves (RJ), poucos políticos que almejam o governo desejam subir num palanque com Ciro Gomes, tendo Lula e Bolsonaro como alternativas.

José Cruz/Agência BrasilJosé Cruz/Agência BrasilCiro: um problema nas disputas por governos estaduais

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Essa é a democracia brasileira: partidos indecentemente afastados do povo, que passam do domínio pessoal de um (no caso Brizola) para o herdeiro mais sabido. O resto se resume a egos, egos e egos (e bota Ciro Gomes nisso!). Isto vem desde a fuga da Família Real para o Brasil.

  2. Nem b nem L vou de Ciro com moral p governar único que pode tirar o pobre do buraco e cobrar imposto do rico digo rico com 5 milhões de dólares no mínimo a conta e nao Vc Que se acha rico kkkk

  3. melhor pedir transferência do título de eleitor para algum lugar onde não corra a tentação de ter que votar nesse fulano da segunda via e meia.

  4. o Bivar tinha que ter a visão de Carlos lupi e lançar Moro para Presidente, será que ele não está vendo que vai afundar o UB?

  5. Meu LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 #MOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  6. ..."subir num palanque com Ciro Gomes tendo Lula e Bolsonaro como alternativa", é de lascar rsrsrs mas é assim mesmo. Coroné nunca vai inaugurar o cemitério.

Mais notícias
Assine agora
TOPO