DiogoMainardina ilha do desespero

Obrigado, Monica

03.06.22

A colunista social da Folha de S.Paulo publicou uma nota sobre a festa de aniversário da sogra de Gilmar Mendes. Sua leitura vale mais do que quatro anos na faculdade de jornalismo. Mas ela pode ser apreciada também como um tratado concentrado de antropologia.

Maria da Conceição Feitosa, a Doninha, completou 90 anos no mês passado com uma festa que celebrou também os 70 anos da advogada Guiomar Mendes, sua filha, e os 50 anos da neta Ketlin Feitosa Scartezini. Marido de Guiomar, o ministro do STF Gilmar Mendes esteve na comemoração, que foi realizada na Fazenda Boísa, no Ceará. Enquanto o aniversário da matriarca Doninha é comemorado em abril, o de Guiomar ocorre em agosto e o de Ketlin, em março.”

Mais do que uma festa de aniversário, portanto, foi um tributo à glória da estirpe, que nunca vai acabar.

“O dia de celebrações foi marcado por uma missa e por uma festa que teve como atrações musicais Bernardo e Manoel, Sirano e Sirino e Vicente Nery. O ministro Gilmar Mendes soltou a voz ao microfone, cantando o clássico sertanejo ‘Chalana’ em homenagem à sogra nonagenária.”

A nota incluiu até uma fotografia para eternizar esse radioso momento musical.

Ao contrário da colunista social da Folha de S. Paulo, sempre evitei qualquer contato com o ministro do STF. A escolha reflete um senso de pudor que, por mais de trinta anos, caracterizou meu trabalho na imprensa e me afastou preventivamente de determinadas fontes. Trata-se de uma barreira intelectual e, sobretudo, estética, que resultou nesse fracasso estrondoso que é a minha carreira no jornalismo. Nos últimos tempos, tenho pensado um bocado sobre o assunto. De fato, consegui fracassar até quando obtive algum sucesso. O impeachment de Dilma Rousseff, por exemplo, do qual participei ativamente, deu em Michel Temer. O encarceramento de Lula, que também contou com meu empenho direto, deu em Jair Bolsonaro e, a partir do ano que vem, novamente em Lula. A responsabilidade é de Gilmar Mendes, claro, mas tenho de reconhecer que o saldo da minha atividade profissional, analisado friamente, é um verdadeiro desastre.

Foi por isso que resolvi escrever esta coluna. É um agradecimento enviesado à colunista social da Folha de S. Paulo, da qual eu costumo debochar. Num momento em que tudo ao meu redor parecia desmoronar, apontando para meu fim, ela foi capaz de restaurar minha autoestima, com aquela nota singela sobre a sogra de Gilmar Mendes. Obrigado, Monica. Seu vexame me redimiu.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah hahahahah excelente! Parabéns!

  2. A finalização desse artigo é praticamente a assinatura do autor e a gargalhada que me arrancou paga várias vezes o que gasto com a assinatura de Crusoé. 🤣

  3. Ruy Barbosa, 1913: "Nomear um mau juiz equivale chamar ao templo um mau sacerdote, dotar a igreja de um mau pontífice. Se há expiações eternas, ninguém as merece mais que o sacrílego autor de tal atentado. Um funcionário incapaz estraga a administração. Um juiz indigno corrompe o direito, ameaça a liberdade e a fortuna, a vida e a honra de todos, ataca a legalidade no coração, inquieta a família, leva a improbidade às consciências e a corrupção às almas". Por isso, FHC arderá no inferno!

  4. O povo que temos gerou o sistema que temos. O povo que elege Calheiros e Lira põe Lula e Bolsonaro no poder, como outros tantos imbecis e ladrões do passado. Nesse sistema, proliferam partidos sem ideologia afora a do fundo partidário e dos cargos para sugar a res publicae. Nesse sistema, que o povo brasileiro mantém, são preservadas as indicações políticas para os tribunais maiores da nação e para as procuradorias públicas que deviam estar perseguindo os desonestos. Está fechado o ciclo.

  5. Monica Bérgamo é previsível, monocórdica e deprimente. Suas teclas são: ódio ao Moro e à LJ, sabujice ao Lula e PT e, consequentemente, às suas hostes mais 'elevadas' , como Gilmar Mendes. Eca. E você, Diogo, nunca mais - nunca mais - junte fracasso e Diogo Mainardi na mesma frase. Te esconjuro.

  6. fracasso nada, Diogo capitaneou a quase derrota do sistema corrupto. Ele perdeu a briga assim como eu. Mas a luta foi magnífica! Em quatro anos tentamos de novo, conto com a Crusoé/Antagonista pra nos trazer os fatos que nos ajudarão a convencer os incautos que caem no canto de sereia dos populistas

    1. O bom combate, por vezes, termina em algo como uma vitória de Pirro! "Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima." Um homem de moral, como o Diogo, não fica no chão.

  7. Faltou a relação de convidados. Com certeza, os "famosos" advogados criminalistas, estariam nela. Desprezo aqueles que combateram a lava jato. Bons sujeitos não são. A passagem do ministro mal humorado, Gilmar Mendes pelo STF, será melhor avaliada no futuro, pela história da justiça no Brasil. Arrogante, prepotente, soberbo, porta-se como um deus no Olimpo.Me parece admirador de seu umbigo.Um dia de mal agouro a sua indicação para o STF, pelo ex- presidente FHC.

  8. Ahahaha ! Excelente..Muitos querem Barrbás de volta Diogo..o Brasil é ainda uma Colônia ,mas agora mais que nunca de Brasília !!

  9. Infelizmente, quem ocupa cargos em um dos três poderes não merecem respeito Quem chega lá não tem como missão , a pátria, mas o poder econômico. Infelizmente o valor moral deixou de existir é só se pensa em vantagens Acho que só falta o Moro ser preso e o Lula com a Janja na praia( Astúrias) e no sítio emprestado em Atibaia Isto e Brasil

  10. Boa, Mainardi! Essa senhora adora adorar certas figurinhas carimbadas e tarimbadas! Tudo pelo "sendo" profissional. A sorte é que logo, talvez, também cheguem ao nonagésimo aniversário e entrem para o ostracismo.

  11. Diogo , hoje 06/06/2022 será julgada a impugnação do domicílio eleitoral de Sérgio Moro em São Paulo. A ação foi proposta pelo PT , que , não só filiou como deu legenda e elegeu um Deputado ( L moura) , membro do PCC ; foi detido quando participava de uma reunião da Associação PCC . Cassado por participação comprovada em organização criminosa. Veja o currículo de Moro e a ficha criminal do Deputado L Moura.

    1. O PT é um antro de Santos O bandido e o Moro Sai Saranas

  12. Muito bom. Lembra o que disse Darcy Ribeiro: Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.

  13. Desculpem-me pelo viés elitista do comentário mas ao observar a grafia e a gramática da vasta maioria dos comentários do artigo, não abster-me-ei de dizer que prefiro 200 comentários que saúdem o meu "fracasso fragoroso" do que 20.000 que celebrem o meu "susseço". Vida longa a fracassos como o de Diogo Mainardi!

  14. Parabéns Diogo. Apesar de seu “fracasso” como jornalista continuo ávida por seus artigos sempre verdadeiros. Por favor, não nos abandone. Precisamos de jornalistas como você, sinceros e honestos.

  15. Kkkkkk Genial! Realmente essa Lulista na imprensa é uma vergonha! Seu O lugar dela deveria ser nesses blogs ideológicos de péssima qualidade, como é o trabalho dela.

  16. A culpa maior pela composição desta ditatoga do stf atual ´da atual composição do nosso congresso nacional que se acha composto de maioria corrupta e, por consequência escolhem sinistros do stf à altura moral desta maioria de deputados e senadores. O povo por sua vez também escolhemos mal nossos representantes. Esperamos que o povo não venda o voto por 10 reais como prevê o Luladrão e escolhamos melhor nossos novos representantes nas eleições deste ano.

  17. Diogo, o seu sentimento de fracasso tenha certeza, também o é de boa parte do eleitorado trabalhador e honesto desse país... Como diria Millôr, "O Brasil tem um enorme passado pela frente"

    1. Concordo com o Marco que diz como está o povo brasileiro, e você Diogo um senhor jornalista que admiro...

  18. Essa Mônica é uma ridícula babá ovo de poderosos corruptos você sim é um verdadeiro jornalista nota dez te acompanho desde do tempo das revistas.

  19. Caro Diogo, seus comentários, até mesmo sobre as situações cotidianas, quiçá vexatórias, inerentes à "nata" social brasileira, são brilhantes. Continue com sua "fracassada" carreira jornalística. Vida longa! Abs,

  20. Fenomenal, Diogo ! A hipocrisia, "o faz de conta", aliado ao "puxa-saquismo" barato, me faz ter ânsias de vômito ao saber que o Gilmar e a Mônica ainda existem.

  21. Amigos , quando um país tem como ministro do STF uma célula cancerígena como esse Gilmar , a metástase se avoluma para agrado dos abutres e hienas , as festas destes carniceiros são corriqueiras . Pobres dos cidadãos que bancam estes banquetes.

  22. A Roda da Fortuna gira, gira e uma hora está lá em cima para em seguida estar lá embaixo. Nao fique triste, Diogo. Isso também passará. Uma pena que nao estaremos vivos para ver este país nos eixos, mas com certeza isso acontecerá. Persevere, mesmo tudo desmoronando: nada como a consciência tranquila pelo dever cumprido e a fidelidade a si mesmo.

  23. Não se entristeça Diogo. Colunistas como a da folha de são paulo são escórias desse nosso país, onde outra escória como GM responde por nossa justiça. Como diz Sabino, dá uma canseira… preciso dormir e acordar em outro verso.

  24. Estou muito triste sem a participação do Moro nas Eleições. É um jogo de cartas marcadas para que tudo fique como está ... estamos todos com uma tristeza imensa e o Brasil ladeira abaixo ... Diogo é isto mesmo somos todos fracassados ...

    1. NÃO ESTOU SONHANDO NÃO! MAS O DIOGO FAZ LEMBRAR-ME DE UM OUTRO GDE. JORNALISTA - PAULO FRANCIS- QUE TORNOU!-SE AMIGO DELE. FRANCIS NO AUGE DA DITADURA FOI PROIBIDO DE ESCREVER NOS GDES. JORNAIS BRASILEIROS. O QUE FEZ FRANCIS, MUITO TRISTE, COMO ELE MESMO DISSE: FUI P A JANELA DO MUNDO TENTAR A VIDA- NOVA YORK. DIOGO PARA MIM, PARECE UM COROLÁRIO DO VELHO FRANCIS- PROCUROU SUA JANELA : VENEZA. É DEVASTADOR MAS É UMA VERDADE: - ESTAMOS TRISTES COM UM FUTURO CHEIO DE NUVENS NEGRAS QUE ESTÁ PERTO

  25. Fica frio! Tudo passa! FHC nos legou esse sujeito, essa gente, esse jornal que, há décadas atrás apareceu se dizendo "sem rabo preso", se transformou nessa lacracao identitaria insuportável sem graça nenhuma.

  26. Diogo , todos estamos abatidos e desiludidos com o futuro deste grande país que não passa de uma promessa para o futuro, mas você consegue vislumbrar um lado importante e levantar não só a sua mas a nossa auto estima.

  27. Diogo vc não existe. Posso dizer que sou partícipe tb desse fracasso. Estou numa mata sem cachorro. Fiquei triste,vivemos de golpes. A 2a turma do STF fez com que Moro saisse do paréo . Absurdo dos absurdos. Vc tem sofrido menos que eu pois tem sua válvula de escape:Veneza . E eu?

  28. Querida Monica, você bem que podia dormir sem essa. Colunista social é jornalista ou só um cortesão com espaço na imprensa!?

  29. Esse veículo de informação é o último bastião da moralidade e civilidade. Estamos perdidos com o resto da nossa imprensa vendida. Parabéns Diogo pela sua perseverante resistência. Assim temos um ninho para sonhar....

  30. Diogo, querido, que seria de nós sem você e o Mário para nos iluminar nessas trevas com suas palavras?! Obrigada! E não, você não fracassou. Fracassaram eles. Já nasceram fracassados. Eles passarão, nós, passarinhos... antagonistas, continuaremos sempre, apesar deles.

  31. A sua importância para imprensa e, sobretudo, para o Brasil, é inestimável. Um dos poucos jornalistas honestos que temos na grande imprensa. Às vezes parece que a luta está sendo em vão, mas pela 1a vez temos candidatos que defendem de verdade a bandeira anti-corrupção e a decência na política. Verdadeiros heróis nacionais: você, Moro, Deltan...

    1. Foi o "melhor", no sentido de "menos pior", para você ver que enrascada está o Brasil.

  32. Carácolis.. ou está acontecendo algo de estranho nesse Reino da Ilha Crusoezence ou alguem fez uma faxina geral de limpeza na turba que também “estranhamente” gastava uma graninha só pra destilar um ódio que nunca entendi pelo escriba que assina essa coluna, semanalmente. Evoé! Pela 1ª vez não li nenhum xingamento ao velho e empedernido Diogo, il Duce di Venezia. Ou algo está esquisito, ou.. bem ou sei lá o quê… ora viva, Diogaço.. conquistastes almas, admiradores e adeptos por aqui,atéqueenfim

  33. Super Diogo querido, parceiro de destas loucuras brasileiros. Demos o nosso melhor e a vida trouxe tudo isto. No meio disto temos está deliciosa Crusoe e o Antagonista, AMO

  34. Odeio tudo isso que tá aí !! Gilmar, mansão do 01, aluguel da mansão do 04, o psicopata de plantão, o judiciário vergonhoso, corrupção, centrão, centrinho, terceira via que não não vai dá em nada, Cássio Marques, pobre de nós eleitores do bananão, etc …

  35. Diogo, no final das contas, quando todos q aí estão: Bolsonaros, Lulas e Gilmar Mendes, passarem, vc e sua escrita ficarão e isso é um bálsamo p nossas angústias...

  36. Esse seu desabafo eu compreendo bem. Assim como você, tentei fazer algo pelo país como servidor público. Atuei como assessor de 6 CPIs. Para surpresa geral, especialmente a minha, consegui vitórias que jamais esperava em duas delas: Futebol e Banestado. Claro que vitórias de Pirro. Deu para jogar luz, onde havia trevas, mas a sensação é de fracasso porque as derrotas impostas a um ou outro personagem nefasto não alteram as coisas. A elite econômica deste país não liga, não está nem aí.

  37. Tudo sobre este ministro nos envergonha. Joaquim Barbosa já dizia que ele envergonhava a corte. Nos meus 70 anos não tinha convivido com uma composição tão medíocre do STF, do qual já se conhece previamente as decisões se for julgamento de corruptos.

  38. Caro Diogo, se me permite tal intimidade. Suas reportagens são um verdadeiro primor e com certeza farão parte da história do Brasil. A História não perdoará os "espertos" do Brasil, e você, com certeza, será uma importante e segura fonte de dados e informação para escreve-la. Não adianta, eu acredito, a Justiça Histórica poderá tardar mas não falhará e contamos com você para escreve-la corretamente. As "Mônicas" serão apenas esquecidas pois são sem importância e nem conteúdo.

  39. Desculpe, Diogo Mainardi, mas seu propalado menosprezo ao sucesso da própria carreira jornalística não passa de modéstia explícita de sua parte, como senha esperta, para a exposição do vexame em que se enredou sua colega de trabalho…

  40. A verdade nem sempre é para todos os ouvidos, Diogo. GM e Monica fazem parte da mesma laia e só nessa esparrela quem se faz de cego.

  41. Tbém estou igual a sua "reiva". Tamanho da vergonha desta festa, do pior togado, da história do STF. Destruiu a honra da instituição, qdo liberou o lulaladrão..Aí é só ladeira ....descendo...

  42. Não Lula nem bozo, porque, quanto primeiro, não sou ladrao; quanto ao segundo, não sou maluco imbecil (se é ladrão, há apenas indicicios). Muito bem. Meu caro Diogo, vc tem razão quando trata desses tetricos personagens. Mas seja mais elegante. Assim parece que vc é uma pessoa muito amarga. Esses infelizes sabem de suas culpas, as punições terrenas e divinas virão.

  43. Mesmo que queira não ter dado certo (quem mandou nascer no Brasil?) seu jornalismo e sua visão critica são, de há muito, a anti-midia (sabe, o anticorpo?) que o Brasil precisa para registrar constrangimentos que passamos pela audácia dos outros. Já pensou o jornalismo sem Mainardi? Seria muito fácil para os russos

  44. Perfeito!!! Vc no jornalismo, e eu na ingenuidade . Obrigada Monica, vc consegue ter estômago para falar sobre o Gilmar Mendes, o principal responsável pelas nossas frustrações

  45. Você não é um fracasso, você só se coloca do lado errado da "força. É um Darth Wader ao avesso. Suas antas, são antas travestidas de Cinderelas, ou melhor, Cinderelos. Só quem gosta de você são os leitores com mais de 2 neurônios, os quais no Brasil de hoje são minoria absoluta. Particularmente, eu espero que seu fracasso continue por muito tempo assombrando as Monicas e Gilmares.

  46. Diogo. Como bom jornalista que você sempre foi, antes ao contrário, a sua carreira é um sucesso. O que lhe competiu fazer, a sua parte, você fez e fez bem. Se o seu empenho para a prisão do 9 dedos deu em Jair, o fracasso_incomensurável, é da porcaria de nação que infelizmente somos. Já me convenci de que o brasil tem a rara vocação para o fracasso, e nenhuma aptidão para o aprendizado com os seus próprios erros. Nesse sentido, relaxe Diogo, pois o seu "fracasso" é o triunfo da lucidez. Amém🙏

    1. Pois é Paulo e JR Monteiro, tb faço parte da minoria: os "perdedores com mais de 2 neurônios" e sempre me recusei a ler qualquer matéria desses(as) pseudo-jornalistas! Meus neurônios ficam em polvorosa! Portanto, caro Diogo, continuo firme a te seguir. Mas, infelizmente no final dessa absurda maratona político-judicial, perderemos sempre!🙃

    2. Mas pelo amor de Cristo, use outra métrica para medir o sucesso de "Mônicas Bérgamo", "Amaurys Jr", "Narcisas Tamborindeguy" ou coisas que os valham (existem aos montes por aí)...🤮🤮🤮

  47. Só pra não perdermos a razão de vez! Diogo, vc é o sucesso e ela é o fracasso. Isso porque os princípios éticos AINDA nos guiam!

  48. e a Folha de S. Paulo paga para publicar isso??? e os seus assinantes gostam de ler essas banalidades? E o Gilmar Mendes não tem vergonha de fazer esse papel de palha.ço, CANTANDO???? Diogo, por favor não nos abandone.

  49. Esse infeliz do alto de sua iniquidade debocha de todos nós comemorando a vitória da corrupção sobre o enfrentamento a ela, enquanto os brasileiros que o sustentam e às suas orgias penam no martírio do fracasso, da impotência e da desesperança.

  50. Diogo, os cientistas ainda não tem certeza se gravidade é força ou efeito de proporções fracas. De qualquer forma a gravidade do mau caratismo reinante neste país é tão forte que, independe de vitórias parciais, ela acaba sempre por prevalecer. Está profundamente enraizada no DNA local. Mas tenha a certeza de que as pessoas de bem apreciam o seu esforço mesmo porque daqui a uns 500 anos ele talvez passe a ser considerado algum tipo de esforço pioneiro. Ao menos pelas dúvidas, não esmoreça! Abs

  51. Meu LIVRO “O INROTULÁVEL”. Link de acesso: https://www.amazon.com.br/dp/B09HP2F1QS/ref=cm_sw_r_wa_awdo_PQSA5Z6AXXH2SX16NH87 *GILMAR MENDES: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o MUNDO de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  52. Quando eu era jovem acreditava um pouco nas instituições e nas pessoas deste país. Hoje só vejo a corrupção imperando em todos os poderes. De qualquer forma só o fato de ter acesso às matérias como a sua me traz um pouco de esperança para os nossos netos ou talvez bisnetos mudar um pouco nossa cruel realidade.

  53. pra mim a Propaganda eleitoral na Televisão decidirá a eleição. O verde amarelo é mais forte que o vermelho. O consciente coletivo ainda repudia a mentira e o roubo. No Brasil todos sabem que o reincidente - "ladrão véio " - sempre rouba mais que o primário... Quando as imagens encherem os cérebros vazios dos eleitores o advir derrotará o adivinho...

  54. Isto nada tem a ver com a família Feitosa primeira a ocupar os sertões do Ceará em 1782 onde fundaram várias cidades ... somos bravos, fortes, guerreiros e empreendedores não LADRÕES pois esta nunca foi nossa prática o que tivemos (não temos mais pois dividimos) e protegemos o povo até por necessário em outras épocas .. a família é imensa, digna, honesta e repito brava não tem medo de grito .. Guiomar é uma mulher inteligente e bonita e nisto o Gilmar creiam teve muito bom gosto.

    1. Verdade mas confira em vez de destilar merda.

    2. Mentirosa ridícula e cínica ... vagabunda de rabo arriado à ladrões .. escrava será você amanhã imbecil.

    3. kkkkk, o povo que o diga, escravo da família coronel até hoje. Arrre égua. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    1. Diogo esse seu fracasso é o meu também. Mais vamos em frente

  55. Bravo, Diogo! Nunca vislumbrei fracasso algum em sua carreira. O que assisto é sua inabalável persistência por um jornalismo verdadeiro que é fonte de quem procura a verdade que a impressa comum não produz. Na verdade, fracassam àqueles que engana seus leitores que está longe de ser o seu caso.

  56. Diogo, melhor "fracassar" dessa maneira do que vender sua consciência. Não dá para ser venal, "passar pano", trabalhar como assessor de imprensa disfarçado de jornalista sério não dá. Prefiro fracassar como você. Minha assinatura de Crusoé/Antagonista continua firme. Você, Mario, Cláudio, Deltan, Moro… e tantos, tantos outros profissionais e pessoas sérias não estão sozinhos.

  57. Todos nós que sonhávamos com um país melhor fracassamos, Diogo. Mas você tem uma vantagem que nós, seus leitores, não temos: você mora em Veneza, enquanto nós moramos nessa pocilga chamada Brasil, terra de Gilmar Mendes, de Mônica Bergamo, de Reinaldo Azevedo, de Lula, de Bolsonaro, de FHc, de Aécio, de Dilma, de Temer, de ACM Neto et caterva.

    1. Ricardo Nery, foi Fernando Henrique Cardoso quem colocou Gilmar Ferreira Mendes no Supremo Tribunal Federal.

    2. Só tiraria FHC.. De resto seu comentário é perfeito.

    3. Isso é muito verdade, entretanto não somos uma árvore.

  58. Nem o Lacaio Reinaldo Azevedo, nem o Márcio Chair do Consultor Jurídico, seriam capazes de uma nota tão repugnante como essa da Mônica Bergamo. A Folha de São Paulo dessa vez se superou.

  59. O mais grave de Gilmar Mendes é que ele se reproduz. É como um câncer e suas metástases. Gilmar Mendes é o retrato do Brasil corrupto e atrasado.

  60. Mais uma vez Diogo é brilhante com sua insuperável ironia. Pena que a maioria dos brasileiros não o leem e muito menos a colunista social. O povão gosta mesmo é de pão e circo. O problema é que o circo já está armado mas o pão está sumindo.

  61. ahahahaha Diogo, vc foi “ingrato e feriu meu pobre coração” !!! poderia ter nos poupado de imaginar GM cantando “Chalana”

  62. Monica faz parte da esquerda caviar que não quer perder seus privilégios, por isso, é capaz de qualquer coisa para puxar o saco de quem interessa.

  63. Relembro o encontro com Gilmar Mendes que ocorreu aí em Veneza com a intermediação de certo jornalista. Que bom que sobreviveste e nos proporciona essa leitura!

  64. O Brasil real não era o de Amaral Neto, nem é o de Dona Doninha ou da colunista social. O Brasil deles foi e continua sendo muito melhor q o nosso.

  65. Kkkkk. Adoro suas análises. Vc não fracassou. O país tem sistematicamente fracassado. Os valores estão totalmente invertidos e os supostos fracassados vimos anestesiados esses episódios cada vez mais frequentes.

  66. Quem ajudou a eleger Cloroquina, como tu Diogo, não te condição moral de qualquer crítica. Fica quietinho sofrendo na tua Veneza. Coitadinho!!

  67. Essa notinha de aniversário de dona Doninha é a prova do declínio da repugnante Folha de São Paulo! Diogo, você é o cara!

  68. por conta dessas e de outras reportagens é que permaneço com assinante do combo. penso o mesmo, só não tenho a mesma capacidade de externar com longo alcance

  69. Bom dia, Diogo! O sr construiu 1 carreira brilhante e pelos próprios méritos! Ñ é o rosto na tv (parece q jornalista só fica famoso se tiver programa na tv), incomoda d+ qm precisa e merece ser incomodado, dá respostas certeiras como ninguém e tem sua fonte de renda c origem limpa (o q , aki, há q se considerar pois ñ é a regra). O sr ñ é pop, é cult😉! E consegui ler uns 4 livros esse ano, mas akele dos passos do pai continua sendo 1 dos favoritos da minha vida! PS: Arrasou no deboche de novo😜

  70. Mergulhamos neste caos assombroso que é o Brasil. A culpa não é de quem tenta fazer o certo, Diogo, mas de quem aproveita a fragilidade de tudo pra se dar bem.

  71. Ainda bem que sua autoestima está restaurada! Assim continuarei lendo seus textos com prazer.😁

  72. Incrível como a Mônica Bergamo tem proximidade com bandidos. Até João de Deus , o aliciador, está na sua lista de amigos. Diga com andas....

  73. O grau de escrotismo e babação imoral dessa senhora é asqueroso. Sua régua, Diogo, felizmente é outra, caro jornalista. E talvez por isso arregimente tantos leitores, ávidos por suas análises e textos.

  74. Há algo ou alguém nessa nota social que reavivou minha lembrança da Dora Avante, apelido Dorinha, do cronista Fernando Veríssimo.

  75. Como colunista social Diogo Mainardi perde feio para Mônica Bergamo. Assim como Gilmar Mendes ganha fácil do Sergio Moro na aplicação correta da lei. Devo admitir que acordei bem irônico hoje. No jornalismo e na justiça esse país é pândego. Bola pra frente que Lula vem aí. Ou Bolsonaro, tanto faz. Desgraça pouca é bobagem.

    1. Abutres sobrevivem no meio da carniça assim como os caranguejos no fundo do mar. Poesia da degeneração

    1. O Brasil é um País fadado ao fracasso. Eta povinho.

    2. Já começou a pensar o que fará de sua vida em 2023? Pois é, bom já ir se adiantando porque "jairseacostumando" já era kkkkk.

    3. O gado do jumento miliciano pira, mas jamais larga O Antagonista

    4. êeeeiiitaaaa..... Silvana....ai tu massacrou o José. kkkkkkkkk

  76. E quem vai ser o autor da melhor fotografia atualizada deste país chamado Brasil? O fotógrafo não necessita ser nem antropólogo, nem filósofo, nem artista, nem fotógrafo, nem professor, nem historiador, nem jornalista, nem colunista, nem... Somente necessita alcançar o plenamente invisível que impede este país de sair do subdesenvolvimento.

    1. A colunista oportunista , simplesmente faz apologia aos poderosos parciais da mesma pocilga com a qual ela se identifica ....Infelizmente esse é o nosso Brasil....

Mais notícias
Assine agora
TOPO